Anda di halaman 1dari 7

DPC SEMESTRAL Criminologia Mnica Resende Data: 23/05/2013 Aula 9 RESUMO SUMRIO 1) Vitimologia...

continuao;

VITIMOLOGIA

ITER VITIMAE:

Trata-se do caminho percorrido pela vtima para ela se proteger contra o criminoso. H relao com o iter criminis (caminho do crime), pois, toda vez que o iter vitimae se consumar, o crime ser tentado necessariamente, ou seja, o iter criminis no se concretizou. So as etapas do iter vitimae: -Intuio; -Atos preparatrios (conatus remotus); -Incio da execuo (conatus proximus); -Execuo; -Consumao.

a) Intuio: Momento em que a vtima suscita / pensa na possibilidade de ser vitimizada. No excede a esfera de pensamento.

b) Atos Preparatrios (conatus remotus): Momento em que a vtima passa a pesquisar um mecanismo de defesa. o primeiro momento em que a pessoa coloca em prtica a sua intuio (pesquisa meios de defesa, realiza oramentos). Exemplo: pesquisar o custo para blindar um carro ou para cercar sua propriedade.

c) Incio da Execuo (conatus proximus): Momento em que a vtima adquire o mecanismo de proteo almejado, ou seja, ela contrata o servio.

d) Execuo: Momento em que o mecanismo de defesa acionado em virtude de uma leso ou tentativa desta, contra um bem da vtima (sendo ou no efetivo na proteo).

DPC SEMESTRAL 2013 Anotador(a): Tiago Ferreira Complexo Educacional Damsio de Jesus

e) Consumao: Ocorre com a tentativa de crime, ou seja, com a no violao do bem jurdico por circunstncias alheias vontade do agente. Demonstra, com isso, que o mecanismo de proteo foi suficiente a impedir a consumao do ato criminoso. Portanto, nota-se que a consumao do iter vitimae acarreta na no consumao do iter criminis, ou seja, acarreta na tentativa de crime. -Consumao do iter vitimae = crime tentado. -Consumao do iter criminis = crime consumado.

CIFRAS DA CRIMINALIDADE:

Trata-se do distanciamento progressivo (processo de atrio) entre a criminalidade legal (registrada) e a criminalidade real, acarretando o prejuzo das estatsticas oficiais do Estado relacionadas criminalidade. Vrios fatores influenciam para a ocorrncia das cifras da criminalidade, como por exemplo, medo de represlias, descrdito na justia e nas autoridades policiais, vergonha, burocratizao dos procedimentos etc.

Espcies de cifras da criminalidade:

-Negra; -Cinza; -Amarela; -Dourada; -Verde.

1) Cifra Negra: Trata-se do conjunto de crimes que no chegam ao conhecimento do Estado para registro por razes subjetivas, tais como o medo de represlia (sequestro, ameaa), vergonha (estupro) ou por descrdito com a polcia e a justia, ou seja, com os rgos de controle social formal (crimes de bagatela). Atentar que nas cifras negras os crimes sequer chegam ao conhecimento da autoridade policial ou de outro rgo estatal.

2) Cifra Cinza: So crimes que chegam ao conhecimento da autoridade policial, entretanto no prosperam na fase processual, haja vista a composio das partes ou a ausncia de representao.

3) Cifra Amarela: So crimes praticados com abuso de poder ou arbitrariedade ou violncia policial, os quais no so noticiados aos rgos fiscalizadores competentes (corregedorias, por exemplo).

2 de 7

4) Cifra Dourada: So os crimes praticados por criminosos diferenciados, denominados criminosos do colarinho branco (conexo com a teoria consensual da Associao Diferencial).

5) Cifra Verde: So os crimes ambientais cuja autoria no identificada, impossibilitando a responsabilizao do delinquente (Exemplo: a pichao).

STALKING / ASSDIO MORAL:

Trata-se de uma forma de violncia moral, sendo necessrio existir um vnculo hierrquico de subordinao entre autor (stalker) e vtima, haja vista ser praticado no ambiente profissional. H um controle geral dos movimentos da vtima, sendo que a vtima adota a lei do silncio por receio prprio, por receio de perder o emprego etc. **No h previso legal do crime de assdio moral. Damsio de Jesus aponta que tal conduta pode configurar a contraveno de perturbao da tranquilidade, haja vista a ausncia de tipificao penal. Homem ou mulher pode figurar tanto como sujeito ativo quanto passivo.

BULLYING:

Art. 2 da L 13.632/10 - Paran: Art. 2 Para os efeitos desta Lei, considera-se "bullying" qualquer prtica de violncia fsica ou psicolgica, intencional e
repetitiva, entre pares, que ocorra sem motivao evidente, praticada por um indivduo ou grupo de indivduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar, humilhar, ou ambos, causando dano emocional e/ou fsico vtima, em uma relao de desequilbrio de poder entre as partes envolvidas. 1 Constituem prticas de "bullying", sempre que repetidas: I - ameaas e agresses verbais e/ou fsicas como bater, socar, chutar, agarrar, empurrar; II - submisso do outro, pela fora, condio humilhante e/ou constrangedora na presena de outros; III - furto, roubo, vandalismo e destruio proposital de bens alheios; IV - extorso e obteno forada de favores sexuais; V - insultos ou atribuio de apelidos constrangedores e/ou humilhantes; VI - comentrios racistas, homofbicos ou intolerantes quanto s diferenas econmico-sociais, fsicas, culturais, polticas, morais, religiosas, entre outras; VII - excluso ou isolamento proposital do outro, pela intriga e disseminao de boatos ou de informaes que deponham contra a honra e a boa imagem das pessoas; e VIII - envio de mensagens, fotos ou vdeos por meio de computador, celular ou assemelhado, bem como sua postagem em "blogs" ou "sites", cujo contedo resulte em exposio fsica e/ou psicolgica a outrem. 2 O descrito no inc. VIII do 1 deste artigo tambm conhecido como "cyberbullying".

3 de 7

A prtica de bullying por si tambm no configura tipo penal. As suas consequncias eventualmente podem configurar crimes autnomos, tais como, ameaa, leso corporal etc. Bully: valento, mando. Partes envolvidas: necessrio existir agressor, vtima e testemunha, formando uma relao triangular.
Agressor

Vtima

Testemunha

O intento do agressor, alm de agredir a vtima, tambm ser visto por outros, por isso a necessidade de existir testemunhas.

Autores de Bullying: -Personalidade autoritria; -Comportamento agressivo; -Uso da fora para resolver problemas; -Rapidez para se enraivecer, ou seja, pouca tolerncia; -Hostilidade; -Baixa autoestima (apesar de passar imagem robusta, a origem da violncia do agressor uma carncia, muitas vezes familiar); -Necessidade de notoriedade (A ao do agressor tambm visa chamar a ateno para si).

Fatores da agressividade: -Desestruturao familiar; -Relacionamento afetivo pobre; -Maus tratos fsicos (pretritos); -Explorao emocional dos pais; -Excesso de tolerncia (das atitudes dos filhos pelos pais, por exemplo).

Efeitos colaterais para o agressor: -Falsa sensao de poder; -Prejudica a convivncia com os colegas; -Comportamento delinquente; -Pode se tornar um adulto violento; -Pode se envolver em atos criminosos.

4 de 7

Alvos (sujeito passivo) de bullying (faz parte do carter do indivduo): -Conceito negativo de si (transparece isso); -Indivduo pouco socivel; -Inseguro; -Retrado; -Ansioso; -Passivo; -Infeliz; -Tmido. Lembrando que a pessoa nasce com um carter e desenvolve a personalidade ao longo da vida.

Fatores de vitimizao (contribuem para a ocorrncia do bullying): -Proteo excessiva dos pais; -Tratamento infantilizado; -Ridicularizao familiar.

Sintomas e sinais do bullying (demonstrados pela vtima): -Distrbios do sono; -Enurese noturna (urinar na cama); -Transtorno alimentar (anorexia - deixar de comer / Bulimia - comer e vomitar em seguida); -Transtorno de ansiedade (automutilao [prtica feminina], roer unhas etc); -Agressividade familiar; -Averso escola; -Mau rendimento escolar.

Ruim para quem sofre / Efeitos na vtima: -Sente-se humilhado; -Sente-se intimidade; -Seu aprendizado prejudicado; -Sofre intensamente; -Isola-se dos colegas; -Tem medo de ir para a escola; -Autoestima fica balada; -Tentativa de suicdio.

Testemunhas do Bullying: -Adotam a lei do silncio; -Receiam a aproximao com o alvo (vtima); -Simpatizam com o agressor (para no se tornar alvo / vtima); -Indivduos ablicos (vai no embalo / No toma partido); -Status Escolar.

5 de 7

Ruim para quem testemunha / Efeitos na testemunha: -Medo de ser vitimizado (postura ablica); -Sente-se intimidado e indefeso; -No sabe como ajudar a vtima; -Fica ansioso; -Seu aprendizado prejudicado; -Acredita que seja bom praticar (isso pode ocorrer aps presenciar tais atos diversas vezes).

Espcies de Bullying: 1) Bullying Direto: Colocar apelidos na pessoa, praticar agresses, ameaas, roubos, ofensas verbais, expresses ou gestos de mal estar. Homens praticam mais. 2) Bullying Indireto: Agresso mais velada. Atitudes de indiferena, isolar a vtima, difam-la, praticar fofocas sobre ela, ridicularizar a pessoa. Mulheres praticam mais. 3) Cyberbullying: Atualmente pior do que as duas modalidades acima, isso em vista da amplitude que pode alcanar. Trata-se de aes difamatrias online, utilizando recursos tecnolgicos. Utiliza-se de redes sociais, e-mails, fotos digitais. 4) Troll: Trata-se do envio de mensagens polmicas via internet que provoca uma reao em cadeia. So discusses e apelos para a baixaria, falcias (comum com artistas, por exemplo, falar que determinado sujeito morreu).

Consequncias do Bullying - Jurdicas e Sociais: A) Consequncias Jurdicas para o agressor: Apenas se a conduta se desdobrar em crime ou ato infracional. B) Consequncias sociais: Comportamento antissocial; Sentimento de traio pelos pais; Instabilidade no trabalho; Dificuldade em se relacionar afetiva e socialmente.

6 de 7

Medidas Preventivas: -Implementar projetos escolares; -Priorizar a conscientizao geral; -Apoiar as vtimas; -Garantir ambiente sadio e seguro -Encorajar as testemunhas ao enfrentamento (ou seja, tentativa de afastar o estado ablico da testemunha); -Evitar represses violentas para no instigar / robustecer a violncia no agressor, ou seja, evitar aes punitivas de marginalizao.

7 de 7

Anda mungkin juga menyukai