Anda di halaman 1dari 6

1. HISTRIA DO DF - 1891 (CRIAO DO DISTRITO FEDERAL) (transformao do antigo Municpio Neutro, em Distrito Federal, Capital do Brasil). CF/1891- Art.

2 - Cada uma das antigas Provncias formar um Estado e o antigo Municpio Neutro constituir o Distrito Federal, continuando a ser a Capital da Unio, enquanto no se der execuo ao disposto no artigo seguinte. - 1934 (ERA VARGAS) CF/1934 Art 15 O Distrito Federal ser administrado por um Prefeito, de nomeao do Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, e demissvel ad nutum cabendo as funes deliberativas a uma Cmara Municipal eletiva. As fontes de receita do Distrito Federal so as mesmas que competem aos Estados e Municpios, cabendo-lhe todas as despesas de carter local. - 1946 (REDEMOCRATIZAO DO BRASIL) CF/1946 - Art 26 - O Distrito Federal ser administrado por Prefeito de nomeao do Presidente da Repblica, e ter Cmara eleita pelo povo, com funes legislativas. Art 4 - A Capital da Unio ser transferida para o planalto central do Pais. OBS: A Lei n. 2.874/56 autorizou a construo da futura capital. OBS: No dia 21 de abril de 1960, em homenagem a Tiradentes e ao 138 ano da Independncia e ao 71 da Repblica inaugurada a nova Capital. - 1988 (PROMULGAO DA CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL) Art. 32, da CF, estabelece autonomia para o Distrito Federal.

- 1991 (Posse o Governador e Eleito do Distrito Federal e dos 24 Deputados Distritais). - 1993 (Em 8 de junho de 1993 promulgada a Lei Orgnica do Distrito Federal) 2. FORMAO DO DISTRITO FEDERAL a) FEDERALISMO a forma como um poder se comporta em determinado territrio, ou seja, uma diviso geogrfica do poder. b) Terminologias do Federalismo: - SOBERANIA Poder Total - AUTONOMIA Parte de um Poder Total (Poltica, Administrativo e Financeira, art. 1, da LODF) c) ENTIDADES (ENTES, MEMBROS, UNIDADES) Cheks and balances EXECUTIVO JUDICIRIO LEGISLATIVO (administra) (julga) (legisla e fiscaliza) UNIO Congresso Presidente Supremo ESTADOS Assembleia Governador TJ MUNICPIOS Cmara Prefeito Juiz DF OBS: No existe hierarquia entre os entes, existem competncias. OBS: Existe uma simetria constitucional entre os entes. OBS: No existe poder judicirio municipal. OBS: O DF no pode ser dividido em municpios. OBS: O DF tem competncia cumulativa. OBS: O Judicirio e o Ministrio Pblico no DF so organizados e mantidos pela Unio.

ASSIST. ADM. DA PROCURADORIA GERAL/DF (CESPE). No sistema federativo brasileiro, inexiste diferena hierrquica entre a Unio e o Distrito Federal. 3. ESTRUTUTA DA LEI ORGNCIA DO DF - 365 artigos permanentes - 59 artigos transitrios (Atos das disposies transitrias) - 71 Emendas Lei Orgnica OBS: A LODF surge de um poder constituinte derivado decorrente. 4. DIFERENA ENTRE O DISTRITO FEDERAL E BRASLIA

DF - TERRITRIO FSICOGEOGRFICO - TEM AUTONOMIA - NO TEM CAPITAL

BSB - PARTE DESTE TERRITRIO - NO TEM AUTONOMIA - CAPITAL FEDERAL - SEDE DOS PODERES LOCAIS

5. REGIES ADMINISTRATIVAS A) CONCEITO B) OBJETIVOS - DESCENTRALIZAO - DESENLVIMENTO SOCIAL E ECONMICO - QUALIDADE DE VIDA - UTILIZAO RACIONAL DOS RECURSOS C) CRIAO E EXTINO D) GESTOR OBS: PROCESSO DE ESCOLHA OBS: NO PODE SER NOMEADO COMO ADMINISTRADOR REGIONAL, AQUELES QUE PRATICARAM ATOS TIPIFICADOS COMO CAUSA DE ILEGEGIBILIDADE PREVISTOS EM LEGISLAO ELEITORAL. E) CONSELHO COMUNITRIO F) REMUNERAO DOS ADMINISTRADORES REGIONAIS OBS: So smbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o braso. (SEJUS ATENDENTE DE REINTEGRAO SOCIAL) Por deliberao da maioria absoluta da Cmara Legislativa do Distrito Federal, foi instituda uma nova regio administrativa no Distrito Federal. Com base nessa situao hipottica, correto afirmar que a deciso da Cmara tem como objetivo a) Favorecer a descentralizao administrativa. b) Criar uma nova sede do governo. c) Assegurar o cumprimento dos objetivos prioritrios. d) Aumentar a participao popular na administrao. e) Diminuir as desigualdades sociais.

(TCNICO EM ASSISTNCIA SOCIAL / TCNICO ADMINISTRATIVO / SEJUS 2010) Acerca da organizao administrativa do Distrito Federal conforme prevista na Lei Orgnica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta.

a) A segmentao do Distrito Federal em regies administrativas constitui tcnica de descentralizao administrativa e visa melhoria da qualidade de vida dos cidados. b) O poder, em cada regio administrativa, exercido por um prefeito eleito pela populao residente na respectiva regio, o qual perceber, como remunerao, valor igual ou inferior remunerao fixada para os secretrios de Estado do Distrito Federal. c) Somente ao governador do Distrito Federal cabe a deciso de criao e de extino de regies administrativas. d) O Conselho de Representantes Comunitrios, com sede na cidade de Braslia, o rgo responsvel por fiscalizar as atividades desenvolvidas por todas as regies administrativas do Distrito Federal. e) As administraes regionais, por gozarem de relativa autonomia, no integram a estrutura administrativa do Distrito Federal. TC. JUDICIRIO - TJDFT (CESPE) Uma lei deve ser aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais para criar nova regio administrativa no DF, pelo desmembramento de regio j existente. TCNICO DE TRANSPORTES DFTRANS/GDF (CESPE) Acerca da Lei Orgnica do Distrito Federal (LODF), julgue os itens seguintes. lcita a criao ou a extino de regies administrativas mediante decreto do governador do DF. BRB/CESPE. O DF organiza-se em regies administrativas, que no so dotadas de autonomia poltica. 6. ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL A) LEI COMPLEMENTAR FEDERAL 94/98 B) REGIO INTEGRADE DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO OBS: na execuo de seu programa de desenvolvimento econmico-social, buscar a integrao com a regio do entorno do Distrito Federal. 7. VALORES FUNDAMENTAIS DO DF (ROL DE PROTEO) - AUTONOMIA - CIDADANIA - DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA - VALORES SOCIAIS DO TRABALHO - LIVRE INICIATIVA - PLURALISMO POLTICO - COMBATE DISCRIMINAO 8. OBJETIVOS PRIORITRIOS DO DF (ROL DE PROTEO) - DIREITOS HUMANOS (PREVISTOS NA CF E NA DUDH) - BRASILIA (CONJUNTO URBANISTICO) - DISTRITO FEDERAL (MEMRIAS, TRADIES E PECULIARIDADES) - HIPOSSUFICIENTES (ASSISTNCIA JURDICA) - HABITANTES (JUSTIA SOCIAL, BEM COMUM E DIGNIDADE HUMANA) - VTIMAS, TESTEMUNHAS E FAMILIARES (PROTEO FSICA E PSICOLGICA) - CULTURA DO DF - BEM DE TODOS - INTERESSES GERAIS E COLETIVOS - DEMANDAS SOCIAIS (EDUCAO, SADE. SEGURANA, TRANSPORTE, TRABALHO, MORADIA, SANEAMENTE, ASSISTNCIA SOCIAL E LAZER) (SEJUS ATENDENTE DE REINTEGRAO SOCIAL / 2010) Um administrador recorreu a um rgo pblico do Distrito Federal a fim de ver respeitados os seus direitos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. a) O administrador exerceu seu direito por meio de iniciativa popular. b) Para o exerccio do direito de petio no Distrito Federal, indispensvel o pagamento de emolumentos. c) Para o exerccio do direito de petio no Distrito Federal, indispensvel a garantia de instncia. d) No h lei no Distrito Federal que assegure o direito de representao. e) A Lei Orgnica do Distrito Federal assegura o direito de petio independentemente do pagamento de emolumentos.

CESPE. Um dos objetivos prioritrios do DF assegurar, por parte do poder pblico, a proteo individualizada integridade psicolgica das testemunhas de infraes penais. DE ESTAO DO METR (SEPLAG - FUNIVERSA) Acerca dos valores fundamentais garantidos na Lei Orgnica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta. A ( ) Ficam assegurados a plena cidadania e o pluralismo poltico. B ( ) A LODF admite a discriminao de pessoas com certos tipos de deficincia fsica. C ( ) A livre iniciativa no faz parte dos valores fundamentais protegidos, mas sim dos objetivos a serem alcanados. D ( ) Segundo a LODF admitem-se aes em prejuzo da dignidade de presos condenados por crimes graves. E ( ) O Distrito Federal, como unidade federativa, possui caractersticas prprias, entre elas inclui-se a sua dissolubilidade. 9. SOBERANIA POPULAR A) FORMA INDIRETA - SUFRGIO UNIVERSAL - VOTO DIRETO - VOTO SECRETO B) FORMA DIRETA - REFERENDO - PLEBISLCITO - INICITATIVA POPULAR OBS: PARA A PROPOSITURA DE PROJETO DE LEI PERANTE A CLDF EXIGE 1% DE ASSINATURAS DOS ELEITORES DOMICILIADOS ELEITORALMENTE NO DF, DISTRIBUDAS EM, PELO MENOS, 3 ZONAS ELEITORAIS. OBS: PARA PROPOSITURA DE EMENDA LODF EXIGE, ALM DOS REQUISITOS ACIMA, 3/10% DOS ELEITORES DE CADA UMA DAS ZONAS ELEITORAIS.

(TERRACAP / Administrador) O Distrito Federal, por imperativo constitucional, regido por sua Lei Orgnica atendidos os princpios estabelecidos na Carta Maior Federal. Acerca dos fundamentos da organizao dos Poderes e do Distrito Federal previstos na Lei Orgnica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta. a) prevista expressamente a possibilidade de participao poltica direta dos cidados domiciliados eleitoralmente no Distrito Federal, alm do direito ao sufrgio universal. b) O pluralismo poltico consagrado objetivo prioritrio do Distrito Federal. c) A LODF prev que o Distrito Federal seja protegido por tombamento, junto ao Instituo do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN). d) O Distrito Federal, como unidade poltica, detm soberania, como princpio decorrente da Constituio Federal. e) assegurado aos cidados o amplo direito de petio e de representao, exigindo-se apenas os emolumentos decorrentes dos custos administrativos.

Anda mungkin juga menyukai