Anda di halaman 1dari 73

Cor, luz e cenografia

O que desenho de iluminao?


A arte visual que utiliza a luz e suas propriedades como meios de expresso. Termo que indica tanto o estudo e criao dos elementos poticos de um projeto, como tambm os elementos tcnicos. No ltimo caso torna-se ento uma ferramenta de comunicao entre profissionais.

A arte da iluminao
Caractersticas prximas s artes pictricas por suas relaes com as formas, as cores, as luzes e as sombras. A arte pictrica fundamenta-se em espaos bidimensionais enquanto a iluminao em espaos tridimensionais.

Pincis, tintas, vernizes, suportes...


Instrumentos: Pincis, esptulas, trinchas, etc. Filtros: Tintas, vernizes, aguadas, etc. Suportes: Cenrios, figurinos, atores, atrizes, adereos, etc.

Uma arte...outras artes...


O artista da luz divide seu espao e sua criao com outros artistas e meios de expresso em busca de uma obra coerente, harmnica.

Visibilidade e expresso
A iluminao determina o olhar do pblico Visibilidade seletiva Determina qualidade, a clareza das imagens sobre o palco. Revelao da forma Enriquece os elementos atravs das relaes de luz e sombra. Composio Materializao da pintura da cena cria efeitos visuais que interagem dinamicamente com os outros elementos. Modo (clima) Utilizao das propriedades da luz para explorao acentuada dos efeitos psicolgicos e emocionais.

Quem o artista da luz?


Aquele cuja obra est ligada a conceitos criativos no-repetitivos, intencionais, cujas funes so determinadas pelos seus momentos expressivos atravs da luz. O iluminador ou designer de iluminao trabalha tanto com os conceitos estticos como com os conceitos tcnicos.

O que cenografia?
do Gr. sken, cena + graph, r. de graphein, representar s. f., arte de representar objetos, lugares, edifcios, etc. , em perspectiva; especialmente, a arte de pintar cenrios.

O que cenrio?
o espao real ou virtual onde a histria se passa. No teatro, um cenrio qualifica um palco com a disposio de objetos, painis, etc. sob uma iluminao adequada, para relacion-la com a pea (obra) a ser representada. Existe uma rea do conhecimento que trata do estudo da criao desse espao: arquitetura cnica.

Quem o cengrafo?
o profissional que cria, conceitua, projeta e coordena a construo de cenrios de teatro, shows, teledramaturgia, eventos e entretenimento em geral. Aquele cuja obra est ligada a conceitos criativos no-repetitivos, intencionais, cujas funes so determinadas pelos seus momentos expressivos atravs dos elementos de cenografia. O cengrafo trabalha tanto com os conceitos estticos como com os conceitos tcnicos.

Luz, cenografia e arte


A luz tem uma participao fundamental na visualidade dos elementos cnicos. Harmonia esttica do todo. O espetculo como um todo deve ser a preocupao desses profissionais. O trabalho em conjunto e o respeito pelos limites tcnicos e estticos fundamental.

A luz sobre os cenrios - estudo


Levantamento de modelos, escalas e de posicionamento dos elementos cenogrficos. Mudanas ou mutaes possam ser detalhadamente explicitadas Conhecimento do comportamento da luz na tridimensionalidade (ngulo, direo, intensidade, etc.) A quantidade e os tipos de equipamentos utilizados nos efeitos de iluminao sobre cenrios ,conhecidos como walls, nas zonas de gerais, banhos (washes) e efeitos luminosos em geral.

A luz sobre os cenrios - estudo


Levantamento da existncia de bloqueios de iluminao pelos elementos cenogrficos. necessidade de complementar esses espaos com luzes, conseguidas atravs da soma de estruturas e equipamentos. criao de sombras sobre o palco, importam na medida em que fornecem elementos criativos de composio tridimensional atravs da luz. Criao de efeitos visuais aproveitando-se as estruturas cenogrficas.

A luz sobre os cenrios - estudo


Luzes coloridas sobre superfcies pigmentadas criam terceiros cromatismos. Com isso possvel criar diferentes ambientes e "climas" psicolgicos atravs das mudanas cromticas sobre os cenrios.

Fora dos palcos


Na arquitetura: o personagem o pblico Os pontos de vista so complexos As cenas cotidianas no seguem roteiros rgidos Os atores saem de cena apenas e quando deixam o teatro A iluminao operada pelos prprios atores Os equipamentos compem parte da atmosfera e da cenografia A luz nos palcos como na arquitetura deve iluminar, mas ao mesmo tempo contribuir para a valorizao das poticas inseridas no todo da obra

www.iar.unicamp.br/lab/luz

THE END

Anda mungkin juga menyukai