Anda di halaman 1dari 10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

Nmero complexo
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O fato de um nmero negativo no ter raiz quadrada parece ter sido sempre claro para os matemticos que se depararam com esta questo, at a concepo do modelo dos nmeros complexos[1][2]. Um nmero complexo um nmero que pode ser escrito na forma , em que e so nmeros reais e denota a unidade imaginria. Esta tem a propriedade , sendo que e so chamados respectivamente parte real e parte imaginria de .[3][4] O conjunto dos nmeros complexos, denotado por , contm o conjunto dos nmeros reais. Munido de operaes de adio e multiplicao obtidas por extenso das operaes de mesma denominao nos nmeros reais, adquire uma estrutura algbrica denominada corpo algebricamente fechado, sendo que esse fechamento consiste na propriedade que tem o conjunto de possuir todas as solues de qualquer equao polinomial com coeficientes naquele mesmo conjunto (no caso, o conjunto dos complexos). O conjunto dos nmeros complexos tambm pode ser entendido por seu isomorfismo com um espao vetorial sobre , o conjunto dos reais. Alm disso, a cada nmero complexo podemos atribuir um nmero real positivo chamado mdulo, dado por: .

Conjuntos de nmeros

Naturais Inteiros Racionais Reais Imaginrios Complexos Nmeros hiper-reais Nmeros hipercomplexos Quaternies Octonies Sedenies Complexos hiperblicos Quaternies hiperblicos Bicomplexos Biquaternies Coquaternies Tessarines

O mdulo de z, visto como uma norma no espao vetorial, conduz a um espao normado topologicamente completo. Os nmeros complexos so representados geometricamente no plano complexo. Nele, representa-se a parte real, , no eixo horizontal e a parte imaginria, , no eixo vertical. Os nmeros complexos so utilizados em vrias reas do conhecimento, tais como engenharia, eletromagnetismo, fsica quntica, teoria do caos, alm da prpria matemtica, em que so estudadas anlise complexa, lgebra linear complexa, lgebra de Lie complexa, com aplicaes em resoluo de equaes algbricas e equaes diferenciais. Em algumas situaes, comum a troca da letra pela letra , devido ao frequente uso da primeira como indicao de corrente eltrica.

ndice
pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo 1/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

1 Histria 2 Definies 2.1 Plano complexo 2.2 Operaes elementares 2.3 O mdulo 3 Propriedades algbricas 3.1 Radical algbrico 4 Propriedades topolgicas e analticas 4.1 Convergncia nos complexos 5 O conjunto dos nmeros complexos como extenso algbrica 5.1 Logaritmos 5.1.1 Funo logartmica natural 5.1.2 Funo logartmica decimal 6 Grficos de funes complexas 7 Ver tambm 8 Referncias 9 Ligaes externas

Histria
O conceito de nmero complexo teve um desenvolvimento gradual. Comearam a ser utilizados formalmente no sculo XVI em frmulas de resoluo de equaes de terceiro e quarto graus[5]. Os primeiros que conseguiram dar solues a equaes cbicas foram Scipione del Ferro e Tartaglia. Este ltimo, depois de ter sido alvo de muita insistncia, passou os resultados que tinha obtido a Girolamo Cardano, que prometeu no divulg-los. Cardano, depois de conferir a exatido das resolues de Tartaglia, no honrou sua promessa e publicou os resultados, mencionando o autor, em sua obra Ars Magna de 1545, iniciando uma enorme inimizade. A frmula deduzida por Tartaglia afirmava que a soluo da equao era dada por

Um problema inquietante percebido na poca foi que algumas equaes (as equaes que tem trs razes reais, chamadas de casus irreducibilis) levavam a razes quadradas de nmeros negativos. Por exemplo, a equao:

tem trs razes reais, como se pode observar facilmente ou pelo grfico da funo:

ou por fatorao:

pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo

2/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

se e somente se: ; ; ou: . Entretanto, usando-se a frmula de Tartaglia, chega-se a:

Essa questo evidenciou o fato de que havia mais a se investigar e a se aprender sobre os nmeros. Rafael Bombelli experimentou escrever as expresses: e na forma: e respectivamente. Admitindo vlidas as propriedades usuais das operaes tais como comutativa, distributiva etc., usou-as nas expresses obtidas, obtendo e . Com isso, chegou a:

No incio, os nmeros complexos no eram vistos como nmeros, mas sim como um artifcio algbrico til para se resolver equaes. Descartes, no sculo XVII, os chamou de nmeros imaginrios. Abraham de Moivre e Euler, no sculo XVIII comearam a estabelecer uma estrutura algbrica para os nmeros complexos. Em particular, Euler denotou a raiz quadrada de -1 por . Ainda no sculo XVIII os nmeros complexos passaram a ser interpretados como pontos do plano (plano de Argand-Gauss), o que permitiu a escrita de um nmero complexo na forma polar. Com isso, conseguiu-se calcular potncias e razes de modo eficiente e claro. Ainda no sculo XVIII, Gauss demonstrou o Teorema Fundamental da lgebra.

Definies
Plano complexo
O plano complexo, tambm chamado de plano de Argand-Gauss uma representao geomtrica do conjunto dos nmeros complexos. Da mesma forma como a cada ponto da reta est associado um nmero real, o plano complexo associa biunivocamente o ponto ( x , y ) do plano ao nmero complexo x + yi. Esta associao conduz a pelo menos duas formas de representar um nmero complexo: Forma retangular ou cartesiana:
pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo 3/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

representa o nmero Z em coordenadas cartesianas separando a parte real da parte imaginria. Forma polar:

No plano de Argand-Gauss, parte real representada pela reta das abscissas (x, horizontal) e a parte imaginria pela reta das ordenadas (y, vertical)

onde r a distncia euclidiana do ponto:

at a origem do sistema de coordenadas, chamada de mdulo do nmero complexo e denotada:

Enquanto o ngulo entre a semi-reta complexo Z e denotado por . Atravs da identidade de Euler

e o semi-eixo real, chamado de argumento do nmero

A forma polar equivalente chamada forma exponencial:

Operaes elementares
O conjunto dos nmeros complexos um corpo. Portanto, fechado sobre as operaes de adio e multiplicao, alm de possuir a propriedade de que todo elemento no-nulo do conjunto possui um inverso multiplicativo. Todas as operaes do corpo podem ser performadas atravs das propriedades associativa,
pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo 4/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

comutativa e distributiva, levando em considerao a identidade Sejam z e w dois nmeros complexos dados por operaes elementares tal como segue: Identidade : se e somente se Soma: e . e ento definem-se as relaes e

Produto:

Conjugado: , onde denota o conjugado de z. Outra notao usada para o conjugado de . O conjugado de um nmero complexo seu simtrico no plano complexo em relao ao eixo real. A soma e o produto de um nmero complexo com seu conjugado tem parte imaginria nula. Soma de um Complexo por seu Conjugado: . Produto de um Complexo por seu Conjugado:
Exemplo nmero complexo com mdulo 2 e argumento 120. Em vermelho o conjugado deste nmero em em verde o oposto.

Como se d por: Mdulo:

, temos que o produto de um Nmero Complexo .

. pelo seu Conjugado

Inverso multiplicativo (para

): .

As operaes de subtrao e diviso so efetuadas transformando em adio com o oposto aditivo e em multiplicao com o inverso multiplicativo, respectivamente. Algumas operaes so mais facilmente realizadas na forma polar: .

pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo

5/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

Produto:

Inverso multiplicativo (para

):

Diviso:

Potenciao:

Conjugado:

A produto de um nmero complexo pelo seu conjugado :

O mdulo
Sejam z e w dois nmeros complexos dados por propriedades: e , o mdulo possui as seguintes

A distncia entre dois nmeros complexos definida como:

Propriedades algbricas
O conjunto dos nmeros complexos formam um corpo algebricamente fechado. Isso significa que toda equao algbrica de grau no nulo pode possuir como soluo um nmero complexo. Mais formalmente, a seguinte equao

pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo

6/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

possui pelo menos uma soluo complexa. Este resultado conhecido como teorema fundamental da lgebra e foi demonstrado primeiramente pelo matemtico alemo Carl Friedrich Gauss. Uma consequncia deste teorema que todo polinmio de grau n pode ser decomposto em um produto de n fatores lineares complexos:

Gauss demonstrou que o conjunto dos nmeros complexos algebricamente fechado.

Radical algbrico
O radical algbrico definido no conjunto dos nmeros complexos como uma funo multivalente, devido ao fato que a equao algbrica:

possui n solues distintas para cada

, que so dadas pela frmula de De Moivre:

onde

Propriedades topolgicas e analticas


O conjunto dos nmeros complexos munido da distncia completo. De fato, o mdulo possui todas as caractersticas de uma norma. forma um espao mtrico

Convergncia nos complexos


Diz-se que uma sequncia
pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo

de nmeros complexos convergente se existe um nmero complexo

tal que:
7/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

neste caso, denota-se:

fcil verificar que se , ento converge para converge para e converge para . Do fato de que , vlido que se

se e somente se ento

O conjunto dos nmeros complexos como extenso algbrica


No campo da lgebra abstrata, o nmero pode ser interpretado como o elemento que gera a extenso algbrica dos nmeros reais contendo a raiz do polinmio . Isto , o corpo isomorfo ao corpo quociente pela aplicao , homomorfismo de anis tal que restrito aos reais a aplicao identidade e que leva em .

Logaritmos
Funo logartmica natural Definimos a funo logartmica natural de uma varivel complexa z pela equao: = + ( )

onde o mdulo e o argumento medido em radianos do nmero complexo ; e define o logaritmo natural real positivo de . Assim, a funo multivalente com infinitos valores - mesmo para nmeros reais. Chamamos de valor principal de o nmero definido por: + Funo logartmica decimal Em termos de logaritmos decimais, podemos definir a funo logartmica anterior como: ( ) .

Essa funo tambm multivalente e tm seu valor principal quando

Grficos de funes complexas


A representao grfica de uma funo com domnio e imagem no campo dos complexos impraticvel, pois tal funo reside na quarta dimenso, ou seja, seria preciso um sistema de coordenadas com quatro eixos perpendiculares entre si para a construo da curva, a qual seria uma "superfcie-2D" representada num "hiperespao-4D". Todavia, existem diversas maneiras de se estudar o comportamento de tais funes sem sair de nosso espao euclidiano de trs dimenses.
pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo 8/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

Uma delas, pouco usual, representar uma funo complexa, por exemplo "f(z)=-z", no prprio plano de Argand-Gauss, utilizando cores para representar o "jeito" da funo. Este mtodo denomina-se "Color Domain" ou Domnio de Cores.Temos ento que para todo ponto do plano complexo est associada uma cor que corresponde imagem da funo neste ponto.Para mais informaes veja "Links Externos". Outra opo representar apenas os valores da funo que tm imagem real, como na figura ao lado.Esta seco da curva de uma funo complexa ir resultar em uma nova curva unidimensional que est distribuda no espao tridimensional.A representao dos valores reais da imagem da funo complexa interessante principalmente porque nos ajuda a compreender, por exemplo, as razes complexas de um polinmio, como P(x)=x^2+1, cujas razes so "i" e "-i". Observe que na figura ao lado o plano X/Y corresponde ao plano de Argand-Gauss, e o eixo Z de valores reais representa a imagem de apenas nmeros complexos cuja transformao "z^2+1" possui parte imaginria nula.Isso no quer dizer que a funo no tenha imagem no campo complexo, apenas que essa imagem no pode ser representada na figura.

Ver tambm
Nmero complexo hiperblico Quaternies Quaternies hiperblicos

Referncias
1. Whitehead, Alfred North & Russell, Bertrand: Principia Mathematica. 3 vols, Merchant Books, 2001, ISBN 978-1603861823 (vol. 1), ISBN 978-1603861830 (vol. 2), ISBN 978-1603861847 (vol. 3) 2. Russell, Bertrand (1919), Introduction to Mathematical Philosophy, George Allen and Unwin, London, UK. Reimpresso, John G. Slater (intro.), Routledge, London, UK, 1993 3. Trigonometria e Nmeros Complexos, por M. P. do Carmo, A. C. Morgado, E. Wagner; IMPA-VITAE, Brasil, 1992 4. GELSON, Iezzi. Fundamentos de Matemtica elementar. 3 ed. So Paulo: Atual, 1977. p. 1-9. vol. 6. 5. Cerri, Cristina; Monteiro, Martha S. (setembro de 2001). Histria dos Nmeros Complexos (http://www.ime.usp.br/~martha/caem/complexos.pdf) . Instituto de Matemtica e Estatstica da Universidade de So Paulo. Pgina visitada em 17 de janeiro de 2012.

Ligaes externas
Domnio de Cores, Funes Complexas (http://sorzal-df.fc.unesp.br/~edvaldo/dominiocores.htm) (em portugus) Projeto MatWeb - Nmeros Complexos (http://www.interaula.com/matweb/medio/213/ncomplex.htm) Nmeros Complexos, uma abordagem cientfica (http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euler/numeroscomplexos.htm) (em portugus) Funes de uma Varivel Complexa: Visualizao e Interpretao Grfica (http://wwwp.fc.unesp.br/~edvaldo/) (em portugus) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Nmero_complexo&oldid=34441639" Categorias: Nmeros complexos Anlise complexa Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 20h15min de 14 de maro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no
pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo 9/10

18/03/13

Nmero complexo Wikipdia, a enciclopdia livre

Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Nmero_complexo

10/10

Anda mungkin juga menyukai