Anda di halaman 1dari 9

GRUPO I

Membrana plasmtica Colocaram-se clulas de rato e clulas humanas (ambas possuindo protenas membranares) num determinado meio de cultura, aps o que se provocou a sua fuso. As clulas hbridas, resultantes da fuso, possuem uma nica membrana plasmtica. No incio, as protenas membranares das clulas hbridas, encontram-se separadas em dois hemisfrios: um apenas com as protenas membranares do rato, e outro apenas com as protenas membranares humanas. Estas clulas foram utilizadas em duas experincias, I e II, cujos resultados se encontram representados na figura 1. Todas as observaes foram efectuadas com microscpios de fluorescncia. EXPERINCIA I (figura 1 esquerda) Colocou-se um lote (A) de clulas hbridas temperatura de 0C e adicionaram-se anticorpos florescentes, que reconhecem as protenas da membrana plasmtica do rato, s quais se ligam. Colocou-se um lote (B) de clulas hbridas temperatura de 37C e adicionaram-se os mesmos anticorpos fluorescentes, que se ligaram s protenas da membrana plasmtica do rato. EXPERINCIA II (figura 1 direita) - Adicionaram-se molculas fluorescentes (marcadores) a clulas fundidas, que se ligam s protenas da membrana. Aps exposio das clulas a um feixe de raios laser, que atinge uma pequena regio da superfcie celular, incubaram-se as clulas a uma temperatura de 37C. Os marcadores atingidos com os raios lazer podem distinguir-se os restantes mais claros.

Na resposta a cada um dos itens de1 a 6, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1.O objectivo da investigao descrita foi (A) comparar os diferentes tipos de protenas da membrana. (B) decifrar as funes dos constituintes membranares. (C) descobrir a composio da membrana plasmtica. (D) estudar a fluidez da membrana plasmtica. 2.A principal concluso que se pode retirar dos resultados destas experincias que (A) a temperatura condiciona a entrada e sada de substncias na clula. (B) as protenas membranares apresentam mobilidade. (C) o Homem e o rato pertencem a espcies diferentes. (D) o Modelo de Singer e Nicholson apresenta falhas. 3.As glicoprotenas e os glicolpidos da membrana plasmtica (glicoclix), (A) asseguram os processos de transporte mediado. (B) intervm na endocitose e exocitose de polissacardeos. (C) localizam-se na superfcie interna da membrana plasmtica. (D ) so responsveis pelo reconhecimento de certas substncias por parte da clula. 4.Como os fosfolpidos so molculas anfipticas, isto , possuem uma extremidade hidroflica (polar) e uma extremidade hidrofbica (no polar), a bicamada fosfolipdica muito permevel (A) gua. (B) s molculas orgnicas polares, como os acares. (C) aos gases e a pequenas molculas sem carga. 5.As membranas das mitocndrias e dos cloroplastos esto envolvidas em processos (A) da digesto intracelular. (B) da respirao aerbia e da fotossntese, em bactrias. (C) de obteno de compostos orgnicos por parte da clula. (D )de obteno de energia por parte da clula. 6.A hiptese de que o ncleo e os sistemas endomembranares tenham resultado de invaginaes da membrana plasmtica admitida (A) pelo modelo autogentico. (B) pelo modelo de mosaico fluido. (C) pelo modelo endossimbitico. (D) pelos modelos autogentico e endossimbitico 7.Faz corresponder cada um dos tipos de transporte atravs da membrana caracterizados na coluna A respectiva designao, que consta da coluna B . Coluna A (a)Deslocao de substncias a favor do gradiente de concentrao sem interveno de transportadores. (b) Incluso de macromolculas ou agregados moleculares em que a clula emite pseudpodes que rodeiam o material.

(c) Processo endoctico em que as substncias entram em soluo atravs de invaginaes da membrana. (d) Transporte de substncias contra o gradiente de concentrao com interveno de protena transportadoras. (e) Transporte passivo e no mediado que se efectua de um meio hipotnico para um meio hipertnico. Coluna B (1) Difuso facilitada (2) Difuso simples (3) Fagocitose (4) Osmose (5) Transporte activo (6) Endocitose (7) Exocitose (8) Pinocitose 8.Quando os camelos tm gua disponvel, podem ingerir uma grande quantidade sem da resultarem problemas osmticos. Relaciona a importncia da grande elasticidade da membrana celular das hemcias dos camelos com as alteraes osmticas que ocorrem no sangue destes animais, resultantes da ingesto de grande quantidade de gua.

GRUPO II
Combate ao dengue A dengue uma doena transmitida por vrios mosquitos, tais como Aedes aegypti , Aedes albopictus e Aedes polynesiensis , que transportam o vrus que est na sua origem. O controlo biolgico dos mosquitos inclui o uso de vrios predadores, invertebrados aquticos (comoToxorhynchites ) ou peixes (Gambusia e outros) que comem larvas e pupas, de parasitas e patognicos (como Bacillus thuringiensis israelensis e Bacillus sphaericus ). O controlo qumico feito atravs de insecticidas, como os organoclorados e os organofosforados. O grupo de organoclorados inclui o DDT (proibido em 1972). Embora o modo de aco deste insecticida nunca tenha sido claramente estabelecido, sabe-se que ele actua nos canais de sdio, provavelmente mantendo-os abertos. Os organofosforados so, actualmente, amplamente utilizados, por apresentarem muitas vantagens sobre os organoclorados, como serem biodegradveis e no se acumularem nos tecidos. Os organofosforados actuam inibindo a enzima acetil-colinesterase (AChE). A AChE responsvel pela degradao de acetilcolina, neurotransmissor que, quando presente na fenda sinptica, provoca a abertura de canais de sdio na clula ps-sinptica.O uso continuado de insecticidas tem provocado o aparecimento de populaes de mosquitos resistentes e ocasionando problemas. A resistncia tem sido detectada em todas as classes de insecticidas. Esta resistncia definida pela OMS como a habilidade de uma populao de insectos tolerar uma dose de insecticida que, em condies normais, causaria a sua morte. A resistncia uma caracterstica gentica, como, por exemplo, a cor dos olhos. Populaes de insectos podem, naturalmente, apresentar uma proporo de indivduos que tenham genes que lhes confiram resistncia a um determinado produto qumico. Alm dos insecticidas qumicos propriamente ditos, outros produtos vm sendo usados no controle dos mosquitos. o caso dos insecticidas reguladores de crescimento (IGR), que incluem os BPU - inibidores de sntese de quitina. Um inibidor da sntese de quitina foi recentemente aprovado pela OMS para uso em gua potvel. Na resposta a cada um dos itens de1 a 6, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1.Aedes aegypti , Aedes albopictus e Aedes polynesiensis pertencem (A) mesma espcie e mesma famlia. (B) mesma espcie, mas no ao mesmo gnero. (C) ao mesmo gnero e mesma famlia. (D )ao mesmo gnero, mas no mesma famlia. 2.Existindo organoclorados no meio, os seres vivos, ao consumirem gua ou outros organismos que j os absorveram, acumulam-nos nos tecidos, o que implica que as concentraes nos tecidos dos organismos (A) de uma cadeia alimentar sejam idnticas em todos os nveis trficos. (B) de uma teia alimentar sejam idnticas em todos os nveis trficos. (C) pertencentes a nveis trficos inferiores so maiores do que as concentraes naqueles que pertencem a nveis trficos mais altos. (D) pertencentes a nveis trficos superiores so maiores do que as concentraes naqueles que pertencem a nveis trficos mais baixos. 3.Certas substncias podem ser consideradas como agentes mutagnicos, induzindo mutaes gnicas, que so alteraes (A) nas protenas. (B) no cdigo gentico. (C) no DNA. (D) no RNA. 4.A transmisso normal de impulsos nervosos nos insectos impedida (A) apenas pelos inibidores da enzima acetil-colinesterase. (B) pelos insecticidas reguladores de crescimento. (C) pelos mtodos de controlo biolgico. (D) pelos organoclorados e pelos organofosforados. 5.A acumulao de acetilcolina nas sinapses conduz morte dos insectos por asfixia porque: (A) o corao deixa de se contrair, terminando o fluxo de sangue oxigenado s clulas. (B) os msculos deixam de se contrair, o que bloqueia a ventilao. (C) os msculos se contraem sem parar, acabando por estrangular as traqueias. (D)os msculos se contraem sem parar, acabando por estrangular o corao. 6.Os BPU actuam ao nvel (A ) da mitose. (B ) da sntese de protenas. (C) do controlo da expressividade gentica. (D) do metabolismo de hidratos de carbono.

7.Ordena as letras de A a G de modo a reconstitures a sequncia cronolgica de acontecimentos relativos passagem do impulso nervoso nas sinapses qumicas dos insectos, existentes entre as terminaes dos axnios e as clulas musculares. Inicia a ordenao pela afirmao A. A.A acetilcolina do axnio pr-sinptico est armazenada em vesculas. B. Os canais Na abrem-se, permitindo a entrada deste io na clula muscular. C.A acetilcolina lanada na fenda sinptica por exocitose.

D.O impulso nervoso induz a fuso das vesculas com a membrana do axnio. E.A acetilcolina liga-se a receptores associados a canais Nada membrana da clula muscular. F.A despolarizao da membrana, origina um impulso nervoso na clula muscular. G.A acetilcolina degradada pela enzima acetil-colinesterase. 8.Explica, com base no neodarwinismo, o aparecimento da resistncia aos insecticidas nos insectos.

GRUPO III
Gelogos revelam segredo da "Capela Sistina dos minerais" a maior descoberta geolgica do mundo subterrneo nos ltimos tempos: as monumentais formaes de minerais da Cueva de los Cristales , no Mxico. O tempo geolgico parece ter parado face imponncia da gruta de cristais, descoberta por dois mineiros da IndustriasPeoles , do estado de Chihuahua no Mxico. A "Cueva de los Cristales", localizada em Naica, considerada a Capela Sistina dos minerais. A gruta est repleta de cristais de selenite, uma variedade de gipsita, tambm designada pedra de gesso (CaSO 2HO), que chegam a atingir os dois metros de dimetro por 10 de comprimento. um minrio. Este mundo enigmtico existe e encontra-se bem no corao da Terra. Porm, apenas alguns gelogos e especialistas podem ter um curto vislumbre do espectculo mineral da mina de zinco, prata e chumbo de Naica. A 300 metros de profundidade, a temperatura chega aos 50C e a humidade atinge nveis mximos (100%), tornando-se numa autntica sauna natural que os humanos no conseguem aguentar sem fatos e instrumentos de pesquisa especiais. Muitos gelogos so da opinio que os cristais atingiram tamanhas propores, porque ficaram submersos em gua rica em minerais e a uma temperatura mdia de 58C. Os cristais formaram-se a partir da dissoluo do calcrio em contacto com fluidos gasosos e lquidos ricos em enxofre e com outros componentes provenientes da superfcie, ricos em oxignio. pois provvel que estes macrocristais tivessem sido formados em guas termais profundas (58C), quentes e saturadas de sulfatos em contacto com guas externas bem mais frias (que se infiltraram naturalmente na montanha). igualmente referida a existncia de depsitos de sulfatos de origem vulcnica. Os peritos defendem que, na fase final do processo mineralizao, acumularam-se enormes quantidades de sulfato de clcio.

Na resposta a cada um dos itens de1 a6, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1.Os cristais de selenite da Cueva de los Cristales so (A) lquidos, naturais, inorgnicos e com estrutura cristalina. (B) slidos, artificiais, inorgnicos e com estrutura cristalina. (C) slidos, naturais, inorgnicos e com estrutura cristalina. (D) slidos, naturais, orgnicos e com estrutura cristalina. 2.Os cristais de selenite da Cueva de los Cristales formaram-se por (A) deposio seguida de cimentao. (B) deposio seguida de compactao. (C) dissoluo seguida de evaporao. (D) dissoluo seguida de precipitao. 3.A formao dos cristais de selenite da Cueva de los Cristales relaciona-se com fenmenos de

(A) hidrotermalismo. (B) magmatismo. (C) metamorfismo. (D) sedimentao detrtica. 4.A selenite um material (A) cuja extraco no apresenta efeitos ambientalmente negativos. (B) cuja prospeco pode ser efectuada de forma indirecta atravs de mtodos ssmicos e gravimtricos. (C) que nunca ocorre com um teor vrias vezes superior ao do seu clarke. (D )que, num jazigo mineral, rejeitado. 5.Quando verificamos que o gesso (termo 2 na escala de Mohs) risca o talco (termo 1 na escala de Mohs) e riscado pela calcite (termo 3 na escala de Mohs), estamos a determinara (A)dureza absoluta destes minerais. (B)dureza relativa destes minerais. (C)risca ou trao do gesso. (D)risca ou trao dos trs minerais. 6.As rochas que constituem os melhores aquferos possuem (A) poros de grandes dimenses e sem qualquer ligao entre si. (B) poros de grandes dimenses e que estabelecem ligaes entre si. (C) poros de pequenas dimenses e sem qualquer ligao entre si. (D) poros de pequenas dimenses e que estabelecem ligaes entre si.

7.Menciona a importncia de classificar a Cueva de los Cristales como geomonumento escala mundial . 8.Entre as diferentes fases includas na actividade mineira, aquela que pretende dar um destino ao material extrado que classificado como estril (ganga), uma das que se revela mais problemtica, em termos ambientais. Explica de que forma a formao de escombreiras, associada actividade mineira, pode contribuir para a contaminao de aquferos.

GRUPO IV
O arquiplago da Madeira O arquiplago da Madeira de origem vulcnica e localiza-se no oceano Atlntica e est intimamente ligado abertura do Atlntico, processo que se iniciou h cerca de 200 M.a. e continua actualmente. O arquiplago teve origem numa pluma quente, que perfurou a placa Africana ao mesmo tempo que esta se deslocava no sentido WE, resultando o grupo de ilhas. A ilha da Madeira divide-se em dois grandes macios o Macio Vulcnico do Paul da Serra e o Macio Vulcnico Central. O primeiro corresponde a uma plataforma estrutural mantida por derrames baslticos. No segundo predominam grandes blocos, lapilli e cinzas, em disposio catica e atravessados por uma rede densa de files, na maioria bsicos. A pouca coeso do material piroclstico permitiu o escavamento de profundos rasges de eroso, constituindo a morfologia das principais ribeiras. A acumulao de lixo nos leitos de algumas destas ribeiras, aliada orografia da ilha e a valores de precipitao recorde, bem como a erros de planeamento urbanstico, tero sido as causas das inundaes e derrocadas ao longo das

encostas, em 2010.O litoral da ilha relaciona-se com a plataforma submarina. Segundo alguns autores esta tem maior largura a Norte, face que se situa a Sul. As costas viradas a Norte so, no conjunto, mais abruptas, elevadas e contnuas, do que as voltadas a Sul. Em torno da Madeira, formaram-se calcrios recifais, posteriormente erodidos, sendo actualmente conhecido, na ilha, o afloramentode calcrios recifais de S. Vicente. Nos calcrios recifais de S. Vicente, identificaram-se detritos de rochas vulcnicas, lvicas e piroclsticas, e gros de minerais ferromagnesianos (olivinas, anfbolas e piroxenas). Na resposta a cada um dos itens de1 a8, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1.A formao do arquiplago da Madeira relaciona-se com vulcanismo (A) de subduco. (B) de vale de rifte. (C) intraplaca continental. (D) intraplaca ocenica. 2.A ilha mais antiga do arquiplago da Madeira localiza-se no extremo (A) Este. (B) Norte. (C) Oeste. (D )Sul. 3.A grande maioria das formaes geolgicas constituintes da ilha da Madeira constituda por rochas magmticas (A) de textura fanertica. (B) leucocratas. (C) ricas em slica. (D) sem quartzo. 4.No Macio Vulcnico Central predomina material com origem em magmas (A) de ponto de fuso alto. (B) expelidos por erupes vulcnicas efusivas. (C) pobres em gases. (D) viscosos. 5.Na ilha da Madeira, a maior capacidade de abraso no litoral virado a Norte deve-se (A) maior energia das ondas e provoca um mais lento recuo das arribas. (B) maior energia das ondas e provoca um mais rpido recuo das arribas. (C) menor energia das ondas e provoca um mais lento recuo das arribas. (D) menor energia das ondas e provoca um mais rpido recuo das arribas. 6.Na crosta ocenica ao largo da Madeira, um istopo radioactivo desintegra-se a uma taxa (A) constante e a sua percentagem, na rocha aumenta com o afastamento da rocha dorsal ocenica. (B) constante e a sua percentagem, na rocha diminui com o afastamento da rocha dorsal ocenica.

(C) varivel e a sua percentagem, na rocha aumenta com o afastamento da rocha dorsal ocenica. (D) varivel e a sua percentagem, na rocha diminui com o afastamento da rocha dorsal ocenica. 7.Nas zonas de vertente, o risco de movimentos em massa aumenta com a inclinao, devido ao aumento da (A) componente normal da gravidade. (B) componente tangencial da gravidade. (C) fora da gravidade. (D )fora de atrito.

8.De acordo com o Princpio (A) da incluso, os detritos de rochas vulcnicas dos calcrios recifais de S. Vicente somais recentes do que o coral que os engloba. (B) da interseco, a rede de files do Macio Vulcnico Central mais antiga do que os piroclastos, por ela atravessados. (C) da sobreposio, as escoadas lvicas do Macio Vulcnico do Paul da Serra so mais recentes do que os estratos que ficam por cima delas. (D) do actualismo, estudando a formao da cadeia do Havai a partir do ponto quente ainda activo, podemos deduzir as condies em que se formaram as ilhas da Madeira. 9.Faz corresponder cada um dos minerais das sries de Bowen caracterizados na coluna A respectiva designao, que consta da coluna B. Coluna A (a) Cristaliza a seguir ao feldspato potssico. (b) Menos resistente eroso da srie descontnua. (c) ltimo a cristalizar. (d) ltimo a cristalizar na srie descontnua. (e) nico mineral da srie contnua. Coluna B (1) Anfbola (2)Biotite (3) Feldspato potssico (4) Moscovite (5) Olivina (6) Piroxena (7) Plagioclase (8) Quartzo (9) Granito

Anda mungkin juga menyukai