Anda di halaman 1dari 3

COMPONENTE CURRICULAR: CINCIAS DIREITOS GERAIS Elaborar compreenses sobre o mundo condizentes com perspectivas atuais da comunidade cientifica.

Entender que as compreenses sobre o mundo so produes humanas, criadas e influenciadas por seus contextos histricos. Fazer uso da compreenso sobre o mundo para estabelecer a relao entre o conhecimento que se produz sobre este mundo e as aplicaes e produtos que tal gerar, quanto dos efeitos de ambos compreenso e produtos, para a vida social e poltica dos cidados. PLANA ANUAL 1 - 3 ANO CINCIAS

EIXO/CONTEUDO

CAPADIDADES - Conhecer a natureza da cincia entendendo como os conhecimentos so produzidos e suas implicaes para a humanidade e o meio ambiente. -Aprender como a cincia constri conhecimento sobre os fenmenos naturais. -Considerar o impacto promovido do progresso pelo conhecimento cientfico e suas aplicaes na vida, na sociedade e na cultura de cada pessoa. - Reconhecer os limites da utilidade das cincias e das tecnologias para a promoo do bem estar humano e para os impactos sobre o meio ambiente.

Ambiente e vida

Ser humano sade

- Considerar como a cincia e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econmico e o e progresso das sociedades. - Utilizar o conhecimento cientfico para tomar decises no dia-a-dia.

CONTEUDOS - Os seres vivos e os elementos no vivos: *Os seres vivos -Os animais: *Animais vertebrados e animais invertebrados -As plantas -De onde vem o dia e a noite *As estaes do ano e o movimento de translao -Ecossistemas: *Os seres vivos dos ecossistemas - A atmosfera terrestre - A gua fonte de vida - O solo -Corpo humano em movimento - Partes visveis do corpo humano - Conhecendo o corpo humano por dentro. - Os olhos a viso - A orelha e audio - Sentindo o ambiente - O gosto e o cheiro

1 x X X X X X X X X X X X X X X

2 x X X X X X X x x X X X X X X

3 X X X X X X X X X X X X X X X

- Perceber o papel das cincias e das tecnologias na - O tato e a temperatura vida cotidiana. Tecnologia sociedade e - Identificar as fontes vlidas de informaes cientficas e saber recorrer a elas. - Perceber as relaes existentes entre as informaes e os experimentos adquiridos e desenvolvidos por cientistas e o estabelecimento de conceitos e teorias. - Compreender a maneira como as cincias e as tecnologias foram produzidas ao longo da histria. - Perceber o papel das cincias e das tecnologias na vida cotidiana. - A importncia da Cincia e da Tecnologia para a sociedade - Utilizao racional de recursos naturais - Fontes de energia - Transformao da energia eltrica - Preveno de acidentes com energia eltrica - Economizar energia

X X X X X X X

X X X X X X X

PROCEDIMENTOS Observaode fenmenos naturais. Experimentos. Exibio de vdeos. Aula expositiva. Pesquisas. Transcrio de observaes com a ajuda de um escriba. Consulta ao dicionrio Aula passeio Musicas Rodas de conversas Recortes e colagens Apresentao e explorao de textos cientficos variados Atividades individuais e coletivas Brincadeiras Interpretao de fatos observados. Leitura de textos e imagens. Produo de desenhos. Debates. Entrevistas.

AVALIAO

RECURSOS Potes de plsticos Conversas informais com os alunos sobre os temas Estrume. discutidos. Recursos Humanos Realizao de experimentos. Dicionrio Aula passeio. Livros, revistas, jornais. Pesquisa Jogos. Observao Quebra cabeas CDS Toca CD Vdeos Aparelho para CD Quadro e acessrios.

Leitura de textos e imagens. Produo de desenhos. Debates. Entrevistas. Leitura, interpretao e produo de tabelas e grficos. Escuta de textos. Jogos, quebra-cabea, cruzadinhas. Caa-palavras. Texto: curiosidades cientficas Dramatizaes Atividades Culturais REFERNCIAS: Parmetros Curriculares Nacional- Cincias Naturais 1 e 2 ciclo - Braslia MEC-SIC 1997 Girassol saberes e fazeres do campo Alfabetizao Matemtica e Cincias 3 ano 1ed.- So Paulo. Brasil. Secretaria de Educao Bsica. Diretoria de Apoio Gesto Educacional. PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa: ano 02, unidade 05/ Ministrio da Educao. Braslia : MEC, SEB, 2012.

Anda mungkin juga menyukai