Anda di halaman 1dari 8

REDES DIGITAIS PDH, SDH E SONET

PDH (PLESIOCHRONOUS DIGITAL HIERARCHY HIERARQUIA DIGITAL PLESICRONA) O padro PDH de transmisso de sinais foi concebido para uma arquitetura de multiplexao assncrona. Cada canal multiplexado opera de forma plesicrona, ou seja, com um relgio que no sincronizado com os relgios dos outros canais. O canal PDH de menor hierarquia composto por um conjunto de canais multiplexados de 64 kbps. Entretanto, o nmero de canais desse conjunto NO padronizado. A tabela a seguir mostra a hierarquia PDH utilizada na Amrica do Norte e Europa. O padro PDH Europeu, recomendado pelo UIT (G.702), o adotado na maior parte do mundo, inclusive no Brasil.
Hierarquia Digital 0 1 2 3 4 DS0 DS1 ou T1 DS2 ou T2 DS3 ou T3 DS4 Amrica do Norte Taxa de Bits (Kbit/s) 64 1 544 6 132 32 064 97 728 E0 E1 E2 E3 E4 Europa Taxa de Bits (Kbit/s) 64 2 048 8 448 34 368 139 264

O canal de voz digital bsico de 64 kbps denominado E0 na terminologia ITU (europeu) e DS0 na terminologia ANSI (americano). O primeiro nvel de multiplexao em cada hierarquia : E1 (ITU-T): 30 canais E0 para trfego, um canal E0 para sinalizao e um canal E0 para sincronismo, totalizando 2048 Kbps (ou, aproximando, 2 Mbps); DS1, mais conhecido como T1 (ANSI): 24 canais DS0 para trfego e um canal de 8 Kbps para sincronismo, totalizando 1544 Kbps (ou 1,544 Mbps).

Cada canal sincronizado pelo equipamento multiplex atravs de justificao positiva (insero de bits). Aps a sincronizao os canais so multiplexados por intercalamento bit a bit, para compor o quadro (frame) da hierarquia PDH. Cada passo da multiplexao utiliza um equipamento multiplex especfico, com posies RGIDAS para cada tributrio (canal). Para extrair tributrios de menor hierarquia torna-se necessrio demultiplexar os canais de hierarquia at essa hierarquia. A figura a seguir ilustra esse processo, usando como exemplo o padro PDH adotado no Brasil.

SONET (SYNCHRONOUS OPTICAL NETWORK REDE TICA SNCRONA) Tentando padronizar as transmisses baseadas em fibra tica principalmente na rede de telefonia pblica, a ECSA - EUA (Exchange Carriers Standards Association) desenvolveu o padro SONET. O padro SONET uma arquitetura de multiplexao sncrona. Cada canal opera com um relgio sincronizado com os relgios dos outros canais. O sinal SONET transporta diferentes tipos de sinais PDH, atravs do quadro (frame) padronizado para sinais eltricos denominado STS (Syncronous Transport Signal). Esse sinal, ao ser convertido para ptico denominado OC (Optical Carrier). A figura a seguir apresenta a estrutura de multiplexao do quadro SONET.

Como se pode observar possvel acomodar em um tributrio virtual (VT) canais PDH dos dois padres (Europeu e Americano). A tabela a seguir mostra a capacidade de transporte para cada uma das hierarquias do padro SONET recomendado pelo ANSI.
Hierarquia Digital Sncrona Taxa (bits/s) Capacidade de Transporte DS1 28 84 336 1344 5376 E1 21 63 252 1008 4032 DS2 7 21 84 336 1344 DS3 1 3 12 48 192 STS3 1 4 16 64 STS12 1 4 16 STS48 1 4 STS192 1

STS1, OC1 STS3, OC3 STS12, OC12 STS48, OC48 STS192, OC192

52 M 155 M 622 M 2,5 G 10 G

SDH (SYNCHRONOUS DIGITAL HIERACHY HIERARQUIA DIGITAL SNCRONA) O padro SDH de transmisso de sinais foi concebido para uma arquitetura de multiplexao sncrona. Cada canal opera com um relgio sincronizado com os relgios dos outros canais. O sinal SDH transporta tambm os diferentes tipos de sinais PDH, atravs do quadro (frame) PADRONIZADO denominado STM-N (Syncronous Transport Module), utilizado tanto para sinais eltricos como para sinais pticos. Sua elevada flexibilidade para transportar diferentes tipos de hierarquias digitais permite oferecer interfaces compatveis com o padro PDH europeu (nas taxas de 2 Mbit/s, 8 Mbit/s, 34 Mbit/s e 140 Mbit/s) e americano (nas taxas de 1,5 Mbit/s, 6 Mbit/s e 45 Mbit/s), alm do prprio SDH (nas taxas de 155 Mbit/s, 622 Mbit/s, 2,5 Gbit/s e 10 Gbit/s). A figura a seguir apresenta o processo de multiplexao dos canais tributrios no frame SDH.

Embora os formatos de quadros sejam diferentes e as hierarquias tenham taxas de bits diversas, os padres SONET e SDH convergiram para taxas de bits comuns e quadros com os mesmos tamanhos, de forma a permitir a interoperabilidade das redes. A tabela a seguir mostra a relao entre os sinais SONET e SDH.
SONET STS1, OC1 STS3, OC3 STS12, OC12 STS48, OC48 STS192, OC192 Taxa de Bits (kbit/s) 51 840 155 520 622 080 2 488 320 9 953 280 SDH STM0 STM1 STM4 STM16 STM64

Exerccios 1) O frame OC-1 comporta quantos canais E1?

2) Qual a taxa de bits do STM-1? Quais frames SONET so compatveis com ele?

3) O que diferencia as redes PDH, SONET e SDH quanto sincronizao dos relgios?

4) Quantos canais so usados para trfego nos canais E1 e DS1/T1?

5) Qual a taxa de bits na sada do mux PDH europeu de 3 ordem e como se chama este canal?

6) O que contm o canal E0?

7) O canal E4 pode receber canais DS3?

8) Que canais esto nas entradas do canal E2?

9) Como se chama o frame do SDH?

10) Em SDH, o canal E1 recebido em qual componente na etapa de mapeamento?

11) Qual a taxa de bits do STM-64?

CONTINER VIRTUAL - VC A hierarquia SDH foi concebida para uma arquitetura de multiplexao sncrona. Cada canal opera com um relgio sincronizado com os relgios dos outros canais, e sincronizado com o equipamento multiplex atravs de um processo de justificao de bit e encapsulamento da informao (continer). O continer recebe um cabealho (POH), que o caracteriza e indica sua localizao no frame, e forma-se ento um continer virtual (VC - Virtual Container) para cada canal. Os diversos canais multiplexados (VCs) normalmente so chamados de tributrios, e os sinais de transporte gerados (STM-N) so chamados de agregados ou sinais de linha. ESTRUTURA EM CAMADAS O padro SDH foi desenvolvido usando a abordagem cliente/servidor e sua arquitetura de administrao e superviso procurou apoiar-se no modelo de camadas OSI (ISO), permitindo que a superviso do transporte de informaes seja feita atravs de camadas hierarquizadas. Do ponto de vista de rede, essas camadas so representadas conforme a figura a seguir. Para um determinado servio caracterizado por sua origem e destino e por uma taxa de bits conhecida, so identificados os tipos de funcionalidades e as camadas envolvidas para execut-lo.

Entende-se por Via o caminho percorrido pelo sinal entre a origem e o destino. Nesse caminho o sinal acondicionado no frame SDH que faz o seu transporte atravs de todos os equipamentos da rede nessa rota. Em cada equipamento, de acordo com a sua funo, o frame processado pelas camadas adequadas para ser restaurado ou para extrair ou inserir novos servios. Em cada etapa desse processo as informaes de administrao e superviso do SDH so geradas e inseridas no frame. O modelo em camadas para um determinado equipamento da rede apresentado na figura a seguir.

A camada do meio de transmisso dependente do meio utilizado, e por isso foi dividida em 2 camadas distintas: meio fsico e seo. A camada do meio fsico realiza o condicionamento do sinal de acordo com esse meio, seja ele ptico ou eltrico. A camada de seo tambm est dividida em 2 novas camadas. A seo de regenerao responsvel pelo processamento dos frames em todos os equipamentos da rede, sejam eles de passagem, de extrao ou insero de tributrios, ou de terminao de via. A seo de multiplexao responsvel pelo processamento fim-a-fim dos frames nos equipamentos de extrao ou insero de tributrios, ou de terminao de via. A camada de via est divida alta ordem e baixa ordem. Nessa camada cada VC uma estrutura com a informao til (continer) e um cabealho que o caracteriza (POH). Na via de baixa ordem cada VC contm um nico continer e seu cabealho (VC-1x, VC-2 ou VC-3). Na via de alta ordem um VC pode conter um nico continer e seu cabealho (VC-3 ou VC-4), ou um conjunto de contineres de menor ordem e o respectivo cabealho. A camada de circuito realiza o condicionamento da informao til retirada do continer para a interface eltrica ou ptica definida para cada servio a ser fornecido pelo equipamento. ESTRUTURA DO FRAME O frame SDH tem tamanho padro para cada hierarquia. Cada frame constitui uma unidade para fins de administrao e superviso da transmisso no sistema. O frame SDH para a hierarquia STM1, por exemplo, tem 2430 bytes, organizados em 9 linhas com 270 colunas de bytes, os quais so transmitidos serialmente linha a linha da esquerda para a direita, e de cima para baixo. Sua estrutura bsica apresentada na figura a seguir.

O cabealho (overhead) composto por 3 tipos de estruturas: RSOH (Regenerator Section Overhead), processado em cada equipamento da rede, contm informaes de alinhamento de frame, identificao de frame, monitorao de erro de

regenerao, alarmes fsicos externos ao equipamento, e superviso de sistema. Contm tambm um canal de voz, para comunicao de tcnicos entre equipamentos. POH (Path Overhead), processado em cada equipamento, possui os ponteiros que indicam onde se localiza o primeiro byte do(s) VC(s) dentro da rea de informao til (payload) do frame, e eventuais bytes provenientes de justificao desse(s) VC(s). MSOH (Multiplex Section Overhead), processado apenas em equipamentos onde existe insero (add) ou retirada (drop) de canais multiplexados, contm informaes de monitorao e indicao de erros de multiplexao, controle de chaveamento de mecanismos de proteo, monitorao de sincronismo e gerncia de sistema.

PROCESSO DE MULTIPLEXAO A figura a seguir apresenta o processo de multiplexao dos canais tributrios no frame SDH.

O processo de multiplexao dos canais tributrios no frame SDH tem os seguintes passos: Mapeamento, onde os tributrios so sincronizados com o equipamento multiplex (justificao de bit), encapsulados e recebem seus ponteiros (POH) para formar os VC's; Alinhamento, onde os VC's recebem novos ponteiros para formarem as unidades TU (Tributary Unit) ou AU (Administrative Unit), para permitir que o primeiro byte do VC seja localizado; Multiplexao byte a byte, onde os VC's de baixa ordem so agrupados para compor os VC's de alta ordem ou os VC's de alta ordem so processados para formar os AUG (Administrative Unit Group); Preenchimento, onde, na falta de tributrios configurados ou para completar o espao restante de tributrios de baixa ordem, so adicionados bits sem informao para completar o frame.

Nos equipamentos do padro SDH o processo de multiplexao normalmente executado pela matriz de conexo cruzada (Cross-connect Matrix). A capacidade desta matriz para compor os frames SDH com canais de taxas de bits diversas define, de fato, a capacidade do equipamento. Normalmente os equipamentos com sinais agregados de taxas de bits at STM-4 (622 Mbit/s) possuem matrizes com capacidade para multiplexar canais com taxa de bits de 2 Mbit/s at 155 Mbit/s. Os equipamentos com sinais agregados de taxas de bits superiores a STM-4 (622 Mbit/s) possuem matrizes com capacidade para multiplexar canais com taxa mnima de 155 Mbit/s. Exerccios 1) Qual a diferena entre continer e continer virtual?

2) Quantos VCs h para cada canal?

3) O que so tributrios?

4) Qual a diferena dos VCs de baixa ordem e alta ordem?

5) Qual a diferena entre VC-2 e VC-4?

6) Como composto o frame STM-1?

7) Em qual seo de cabealho (overhead) processada a insero ou retirada de informao ou servio de um tributrio?

8) Em qual seo de cabealho (overhead) feita a identificao de frame?

9) Em que parte do cabealho h a informao para localizar o primeiro byte do VC no payload?

10) O VC-12 foi formado em que etapa do processo de multiplexao?

11) A TU-2 foi formada em que etapa do processo de multiplexao? Ela j consegue localizar o primeiro byte do VC? Por qu?

12) O VC-4 multiplexado em baixa ou alta ordem?

Anda mungkin juga menyukai