Anda di halaman 1dari 3

Entre Margens, 10.

ano | Caderno do Professor

72

FICHA DE AVALIAO 5
L atentamente o texto que se segue e responde s questes formuladas.

Crnica das palavras


H muito se perdeu a noo de que as palavras tm honra. Polticos servem-se delas para mentir, ocultar, dissimular a verdade dos factos e as evidncias da realidade. Mas tambm escritores e jornalistas as debilitam e as entregam s suas pessoais negligncias. No , somente, uma questo de gramtica e de estilo; mas tambm, uma questo de gramtica e de estilo. H escritores e jornalistas que o no so fora de o querer ser. A confuso instalou-se, com a cumplicidade leviana de uma crtica pednea1 e de um noticirio predisposto a perdoar a mediocridade e a fraude. As palavras possuem cores secretas, odores subtis, densidades ignoradas. O discurso poltico conduz-nos ao nojo da frase. Pessoalmente, tento limpar o reiterado registo da aldrabice e da ignorncia com a releitura dos nossos clssicos. Recomendo o paliativo2. Eis-me s voltas com as Viagens na Minha Terra. Garrett3 no era, propriamente, uma flor imaculada. Mas foi um mestre inigualvel na arte da escrita. Lembro-o porque, a seguir, revisitei o terceiro volume de As Farpas, onde Ramalho3 reproduz uma conversa com Herculano3. O historiador retratou assim o seu companheiro das lutas liberais: Por cem ou duzentas moedas, num dia de apuro, o Garrett seria capaz de todas as porcarias que quiserem, menos de pr num papel, a troco de todo o ouro do mundo, uma linha mal escrita. Desaprendeu-se (se que, vez alguma, foi seriamente aprendido) o vocabulrio da lngua. L-se-o por a publicado e a pobreza lexical chega a ser confrangedora. No se trata de simplicidade; antes, desconhecimento, incultura, ausncia de estudo. Foge de palavras velhas; mas no receies o uso de palavras antigas. Recomendava Garrett. Palavras velhas, travestidas de modernidade, so, por exemplo: expectvel, incontornvel, enfatizar, implementar, recorrente, elencar, factvel, plafonamento, exequvel, checar, fraturante, imperdvel, abrangente, atempadamente, alavancar, empolamento e h mais. Reconheo o meu verdete por certas palavras e expresses. No embirrao de caturra, nem rabugice de um recta-pronncia. Ser o gosto da palavra, a alegria de com elas trabalhar h longussimos anos, a circunstncia de ser um leitor com flego, o facto de ter tido professores como o gramtico e linguista Emlio Menezes, gos paciente, sbio e afvel; e de haver frequentado alguns dos maiores escritores do sculo passado, para os quais o ato de escrever representava moral em ao. Lembro, com emoo e orgulho, Aquilino, Jos Gomes Ferreira, Miguis, Sena, Mrio Dionsio, Carlos de Oliveira, Manuel da Fonseca, Abelaira. Esta crnica foi, tambm, um pretexto para os lembrar.
Baptista Bastos, Dirio de Notcias, 4 de fevereiro de 2009

10

15

20

25

30

35

1. pedneo: apressado, aligeirado. 2. paliativo: que serve para remediar ou esconder um problema em vez de o resolver. 3. Almeida Garrett, Ramalho Ortigo e Alexandre Herculano: escritores portugueses do sculo XIX.

Entre Margens, 10. ano | Caderno do Professor

73

FICHA DE AVALIAO 5
I
1. Das afirmaes seguintes, identifica, para cada ponto, aquela que completa a frase, de acordo com o sentido do texto. 1.1. Esta crnica uma reflexo acerca a. da forma como os polticos so vistos pela populao. b. da beleza das palavras bem escolhidas. c. do facto de a lngua portuguesa ser frequentemente maltratada. d. das vantagens e desvantagens do novo Acordo Ortogrfico. 1.2. Para combater os maus-tratos que a nossa lngua sofre frequentemente, o cronista recomenda a leitura a. dos escritores portugueses clssicos. b. de discursos polticos. c. da Histria de Portugal. d. de livros estrangeiros em verso original. 1.3. A pobreza lexical que aflige o autor deve-se a. procura da simplicidade por parte de quem escreve. b. s prprias limitaes do vocabulrio da lngua portuguesa. c. ignorncia, falta de cultura e falta de estudo de quem fala e escreve. d. falta de qualidade dos programas da nossa televiso. 1.4. Com esta crnica o escritor pretende, para alm do mais, a. reconhecer, perante os leitores, a sua teimosia. b. homenagear alguns dos seus professores e vrios grandes escritores portugueses do sculo XX. c. mostrar aos seus leitores a importncia da modernidade. d. chamar a ateno dos leitores para a necessidade de dobrar os filmes em portugus.
10 Pontos 10 Pontos 10 Pontos 140 Pontos

10 Pontos

2. Faz corresponder aos quatro elementos da coluna A quatro elementos da coluna B, de modo a obteres afirmaes verdadeiras.
30 Pontos

A 1. No excerto No , somente, uma questo de gramtica e de estilo; mas , tambm, uma questo de gramtica e de estilo (ll. 4-6), a locuo sublinhada 2. O advrbio Pessoalmente (l. 10) 3. Com a frase entre parnteses (l. 19), o autor do texto 4. Na passagem No se trata de simplicidade; antes, desconhecimento (l. 21), o vocbulo assinalado

B a. introduz uma opinio do escritor. b. anuncia uma ideia de causa. c. um advrbio com valor temporal. d. marca uma adio. e. um marcador discursivo equivalente a mas. f. manifesta dvida em relao ao que afirmou imediatamente antes.

Entre Margens, 10. ano | Caderno do Professor

74

FICHA DE AVALIAO 5
3. Rel o texto e responde s questes que se seguem. 3.1. Explica por que razo os polticos contribuem para que falte a honra s palavras 3.2. Explica o sentido da frase As palavras possuem cores secretas, odores subtis, densidades ignoradas. (l. 9). 3.3. Justifica a escolha do ttulo Crnica das palavras. 4. Prope um sinnimo para o vocbulo assinalado na passagem Palavras velhas, travestidas de modernidade (l. 23).
10 Pontos 20 Pontos 20 Pontos 20 Pontos

II
Resume o texto informativo a seguir transcrito, num texto que tenha entre cinquenta e setenta palavras.

60 Pontos

O que a lngua portuguesa?


O portugus a lngua que os portugueses, os brasileiros, muitos africanos e alguns asiticos aprendem no bero, reconhecem como patrimnio nacional e utilizam como instrumento de comunicao, quer dentro da sua comunidade, quer no relacionamento com as outras comunidades lusofalantes. Esta lngua no dispe de um territrio contnuo (mas de vastos territrios separados, em vrios continentes) e no privativa de uma comunidade (mas sentida como sua, por igual, em comunidades distanciadas). Por isso, apresenta grande diversidade interna, consoante as regies e os grupos que a usam. Mas, tambm por isso, uma das principais lnguas internacionais do mundo. possvel ter percees diferentes quanto unidade ou diversidade internas do portugus, conforme a perspetiva do observador. Quem se concentrar na lngua dos escritores e da escola, colher uma sensao de unidade. Quem comparar a lngua falada de duas regies (dialetos) ou grupos sociais (socioletos) no escapar a uma sensao de diversidade, at mesmo de diviso.
in http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/historia-da-lingua-portuguesa.html, consultado em 23-02-2009

TOTAL: 200 Pontos

Anda mungkin juga menyukai