Anda di halaman 1dari 1

14/4/2014

BVS - Ministrio da Sade - Dicas em Sade

Elaborada em dezembro 2009

Gripes e resfriados
Todos os anos, com a aproximao do inverno, comeamos a nos preocupar em evitar as doenas respiratrias que popularmente chamamos de gripe. Apesar de usarmos esse termo de forma genrica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabea, a gripe e os resfriados so causados por vrus diferentes e apresentam algumas caractersticas que permitem a sua diferenciao. Enquanto a maioria das pessoas infectada algumas vezes durante o ano com o vrus do resfriado, a gripe ocorre com menos freqncia, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos. Gripe causada pelo vrus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhido no rosto, dores no corpo e cansao. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratrios aumentam, aparecendo com freqncia uma tosse seca. C omo no resfriado, na gripe a presena de secrees nasais e espirros comum. Resfriado causado na maioria das vezes por rinovrus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritao na garganta, os quais so seguidos aps algumas horas por espirros e secrees nasais. A congesto nasal tambm comum nos resfriados, porm, ao contrrio da gripe, a maioria dos adultos e crianas no apresenta febre ou apenas febre baixa. IMPORTANTE

Tratamento Ainda no existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vrus da gripe e do resfriado, por isso, o tratamento direcionado ao alvio dos sintomas. Os principais medicamentos sintomticos utilizados so os analgsicos e antitrmicos, que aliviam a dor e a febre. Ateno: Mesmo medicamentos que podem ser comprados sem necessidade de receita mdica podem provocar reaes indesejadas. Somente o profissional de sade poder indicar o medicamento mais apropriado para cada caso. Preveno A vacina a melhor maneira de se evitar a gripe e suas complicaes. Todos os anos necessrio receber uma nova dose, j que sua composio alterada de acordo com o tipo de vrus mais provvel de se disseminar. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas no protege contra outras infeces respiratrias como o resfriado. O efeito preventivo da vacina observado cerca de duas semanas aps sua administrao, por isso a aplicao da vacina deve ser feita antes do inverno, poca em que ocorrem os maiores ndices de infeco. C omo o vrus utilizado na vacina foi inativado em laboratrio no possvel que a vacinao provoque gripe. As reaes adversas que podem ocorrer costumam ser leves, como: dor no local da injeo, febre e mal-estar que duram um ou dois dias. H evidncias de que quem recebe a vacina todos os anos desenvolve maior resistncia doena, por isso todas as pessoas que tiveram acesso vacina devem receb-la anualmente. Para o resfriado ainda no h vacina disponvel.

Somente um mdico pode diagnosticar doenas, indicar tratamentos e receitar remdios. As informaes disponveis em Dicas em Sade possuem apenas carter educativo. Fonte: - C entro Brasileiro de Informao sobre Medicamentos (C EBRIM). Gripes & resfriados: a preveno a melhor soluo. (Folder).
Sugira um tema: grupofocal@saude.gov.br Crditos: Biblioteca Virtual em Sade do Ministrio da Sade

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/217_gripes.html

1/1

Anda mungkin juga menyukai