Anda di halaman 1dari 42

Escola de Administrao Fazendria

CONCURSO PBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL 2002.2

Tcnico da Receita Federal


Nome:

INGLS
INSTRUES
o

P.1
N Inscrio:

1234-

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. O CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo e deve ser assinado no seu verso. DURAO DA PROVA: 3h, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Neste caderno, as questes esto numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opes (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e.

5 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - No amasse nem dobre o CARTO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois qualquer reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso no ser aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.8 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12 - Este caderno de prova est assim constitudo: Disciplinas Lngua Portuguesa Ingls Informtica tica na Administrao Pblica Questes 01 a 20 21 a 30 31 a 45 46 a 60 Peso 1

Boa Prova

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir para responder s questes 01 e 02. Um aspecto crucial para o bom funcionamento do sistema tributrio a importncia estratgica da administrao tributria. A efetividade e a eficcia do sistema tributrio 5 dependem da administrao tributria, que desempenha um papel, fundamental e imprescindvel, de instrumento de garantia da aplicao efetiva da legislao. Grande parte dos problemas do sistema brasileiro no po10 der ser resolvida exclusivamente no plano da legislao. H uma relao importante entre a fragilidade dos rgos da administrao e determinadas deficincias do sistema tributrio nacional. Com uma administrao 15 tributria desprovida de recursos materiais e humanos, numa economia complexa e de propores continentais como a brasileira, o sistema tributrio, por mais concebido que possa ser sob o ponto de vista da legislao, 20 deixar fatalmente a desejar em termos de qualidade, eficcia e justia fiscal.
(www.unafisco.org.br)

01- Marque como corretos os itens que constituem continuao coesa e coerente para o texto. I. Portanto, fundamental o fortalecimento da mquina fiscal, que torna a administrao tributria mais efetiva. II. Diante dessa evidncia, hoje h um consenso quanto ao prescindvel papel que desempenha o fortalecimento da administrao tributria como efetivo instrumento de garantia da eficcia de todo o Sistema Tributrio. III. Para que a administrao tributria seja fortalecida e efetiva so tambm fundamentais o cumprimento voluntrio das obrigaes tributrias e a percepo do risco de sonegar por parte do contribuinte. IV. Embora a mquina fiscal no se mostre capaz de recuperar as obrigaes tributrias descumpridas, ento resta comprometida a eficcia de todo o sistema. V. Em ltima anlise, uma fiscalizao fortalecida que vai definir o limite da efetividade da administrao tributria, e, por conseqncia, do Sistema Tributrio. A quantidade de itens corretos a) b) c) d) e) 1 2 3 4 5

02- Em relao ao texto, assinale a opo correta. a) Se a palavra crucial(l.1) for substituda por decisivo, haver alterao substancial na informao do texto e prejuzo semntico. b) As palavras efetividade e eficcia(l.4) esto sendo utilizadas no texto como sinnimas. c) Sem que outras alteraes gramaticais se faam necessrias, a concordncia do terceiro perodo do texto, se feita no plural podero -, estaria igualmente correta. d) Em rgos da administrao e determinadas deficincias(l.12 e 13) a conjuno e corresponde, gramatical e semanticamente, preposio com. e) A preposio Com(l.14) pode ser substituda pela palavra Apresentando, sem que haja prejuzo para a correo gramatical do trecho.
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2 2 INGLS - Prova 1

O texto abaixo serve de base para as questes 03 e 04. Mister se faz entender que o objetivo da lei, ao estabelecer a obrigatoriedade de que as instituies financeiras tambm prestem informaes s autoridades fiscais, (A) de 5 lhes impor um dever de colaborao no intuito de auxiliar a atividade do Fisco.(B) Os dados e registros dos quais elas detm a posse so indispensveis ao fiscal para que se conheam as movimentaes finan10 ceiras dos correntistas, sejam pessoas fsicas ou jurdicas, que podero ser relativas a operaes(C) que ensejem a realizao de fatos jurdicos tributrios e se configurem como de interesse da Administrao Tributria. Em 15 ltima instncia, a citada exigncia encerra um interesse coletivo de ordem pblica, no sentido de que todos os fatos da vida real(D) que se configurem como tributrios e possam dar nascimento a obrigaes tributrias(E) 20 devero estar sujeitos e no podero ficar ao abrigo da verificao e apurao dos agentes fiscais.
(Mary Elbe G. Q. Maia, A inexistncia de sigilo bancrio frente ao poder-dever de investigao das autoridades fiscais, Tributao em Revista, julho/setembro de 1999)

04- Em relao aos elementos lingsticos do texto, assinale a proposio incorreta. a) Proveniente do mesmo timo latino de ministrio, o termo Mister(l.1), alm de significar o que necessrio e foroso, assume tambm os sentidos de ofcio, profisso, incumbncia, propsito, intuito. b) Uma forma de eliminar o segundo que(l.2) do primeiro perodo transformar a orao subordinada iniciada por ele em reduzida de infinitivo. Assim: as instituies financeiras tambm prestarem .... c) Devido forma infinitiva do verbo impor, o pronome lhes(l.5) poderia tambm figurar em posio encltica, sem provocar erro de colocao. d) O pronome se(l.1) poderia figurar em posio encltica ao infinitivo entender, e as relaes sintticas e semnticas do perodo permaneceriam inalteradas e corretas. e) Se trocssemos a por s na construo relativas a operaes(l.11 e 12), o perodo permaneceria gramaticalmente correto.

03- Assinale a substituio proposta para os segmentos sublinhados do texto (identificados com as respectivas letras das opes) que esteja construda com correo gramatical e que preserve as relaes de sentido do texto. a) sujeitar-lhes a uma posio de auxiliares do Fisco, no intuito de colaborar com a atividade fiscalizatria. b) Os dados e registros de cuja posse elas detm c) que dem causa concretizao de fatos jurdicos tributrios e se revelem significativos para a Administrao Tributria. d) suspeitos de tributao e dos quais possa se originar obrigaes tributrias e) devero se sujeitar e ficar ao amparo das autoridades do Fisco, no podendo abrigar-se na investigao e no apuro fiscais.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

INGLS - Prova 1

05- Assinale a opo gramaticalmente correta que preenche os espaos do trecho (que continuao do texto-base para as questes 03 e 04), preservando a orientao argumentativa e respeitando a coerncia e a coeso do texto. Entendimento em contrrio, no sentido de ______________________________ o dever-poder do Fisco de examinar as citadas operaes, resultaria em tornar ______________ a ao fiscal, pois somente _____________________ de exame os valores que os contribuintes espontaneamente quisessem informar em suas declaraes, o que se constituiria em um permissivo para se encobrir valores que os contribuintes no quisessem declarar e resultaria em violao da igualdade tributria, com total ________________ daqueles contribuintes que no querem, ou no podem, esconder valores do crivo da tributao.
(Mary Elbe G. Q. Maia, A inexistncia de sigilo bancrio frente ao poder-dever de investigao das autoridades fiscais, Tributao em Revista, julho/setembro de 1999)

O texto abaixo serve de base para a questo 06. SONEGAO Receita pune cartrios A Receita Federal desencadeou uma srie de aes fiscais nos cartrios de registros imobilirios e tabelies. A devassa comeou pelos Estados de Minas Gerais, Paran e Rio 5 Grande do Sul. Pelo menos 13 aes fiscais j foram concludas, revelando uma dvida com o Fisco de R$ 3,014 milhes, entre imposto devido, juros e multa sobre operaes do ano-calendrio 1998. As aes fiscais 10 sero estendidas para outros Estados. Muitos cartrios no declaram corretamente o que recebem em forma de taxas, emolumentos e outros servios, segundo a Receita. Alm disso, outras obrigaes esto sendo des15 cumpridas, entre elas a de informar mensalmente as operaes imobilirias. Esse tipo de irregularidade faz com que a Receita perca o controle sobre compra e venda de imveis.
(Correio Braziliense,28/07/2002)

a) abster ou restringir ineficaz poderiam ser passveis desprestgio b) consagrar ou fortalecer mais hesitosa estariam sob o crivo desonerao c) cercear ou limitar inoperante seria passvel desconsiderao d) conceder foros de legitimidade jubilosa seriam merecedores desrespeito e) legalizar e respaldar mais prdiga seria possvel penalizao

06- Em relao s estruturas do texto, assinale a opo incorreta. a) A palavra devassa(l.3) est sendo empregada na acepo de processo de investigao que revela as provas de um ato criminoso. b) Infere-se do texto que mais de 12 aes fiscais j foram concludas. c) O emprego do presente em declaram(l.11), recebem(l.12) e esto(l.14) permite a inferncia de que a informao refere-se apenas aos cartrios cujas aes fiscais ainda no foram concludas. d) Para interpretar a expresso entre elas a de informar(l.15) subentende-se a palavra obrigao. e) Caso a expresso Esse tipo de irregularidade(l.16 e 17) fosse substituda por Essas formas de irregularidade, o verbo deveria ir para o plural fazem e a referncia seria relativa a todas as irregularidades citadas anteriormente.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

INGLS - Prova 1

07- Assinale a opo que est de acordo com as idias do texto. O principal problema brasileiro, que consiste na retomada da confiana para possibilitar o crescimento, s ter soluo possvel a partir do momento em que houver um quadro favorvel a uma reduo substancial dos juros bsicos da economia. Para isso, as reformas tributria e previdenciria so pr-condies estratgicas. A tributria fundamental para desonerar a indstria e elevar o poder aquisitivo dos salrios, proporcionando escala e competitividade que ajudaro na substituio das importaes e no crescimento consistente dos saldos positivos na balana comercial. A previdenciria imperiosa para construir um sistema auto-sustentvel de seguridade social, que concomitantemente invista um grande volume de poupana em projetos produtivos de longo prazo.
(Emerson Kapaz, Para reverter o pessimismo, S.Paulo, 31/07/2002) Folha de

08- De acordo com as idias do texto, julgue os itens abaixo para marcar, a seguir, a opo correta. A produo, a socializao, o consumo e as prticas culturais incidem sobre usos diferenciais do espao e espelham os ritmos desiguais que caracterizam no s as relaes entre as classes, mas a dinmica das geraes e dos grupos de idade, as relaes entre os gneros, os ciclos de vida no trabalho e no lazer. Enfim, conjunto intenso de relaes que projetam em um s presente diversas temporalidades, a cidade pode se tornar, tambm, a expresso de conflitos multifacetados, capazes de oferecer novas possibilidades de apropriao do tecido urbano.
(Marlia P. Sposito, A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ao coletiva na cidade, com adaptaes)

a) Os juros bsicos da economia, se reduzidos, impulsionariam as reformas tributria e previdenciria. b) Um sistema auto-sustentvel de seguridade social traria as condies para que o crescimento permita a reduo dos juros. c) A retomada da confiana para possibilitar o crescimento contribui para promover a elevao dos salrios. d) Com a desonerao da indstria e com a elevao dos salrios, h condies estratgicas para a reforma tributria e para investimentos em projetos produtivos de longo prazo. e) As reformas tributria e previdenciria so o passo prvio para favorecer a reduo dos juros bsicos da economia, e, conseqentemente, a retomada da confiana para que haja crescimento.

I. As relaes entre as classes, a dinmica das geraes e dos grupos de idade caracterizam-se por ritmos desiguais espelhados nos usos diferenciais do espao. II. A produo, a socializao, o consumo e as prticas culturais relacionam-se com os ciclos de vida no trabalho e no lazer tentando preservar as formas homogneas dos espaos em que se distribuem. III. O espao urbano expressa conflitos multifacetados e abriga um conjunto intenso de relaes, que, embora diferenciadas, projetam a influncia de diversas temporalidades em um tempo presente. a) b) c) d) e) Todos os itens esto corretos. Apenas I e II esto corretos. Apenas I e III esto corretos. Apenas II e III esto corretos. Nenhum item est correto.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

INGLS - Prova 1

09- Marque a opo correta a respeito do emprego das palavras e expresses do texto. A absoro dos jovens pelo mercado de trabalho tambm comporta oscilaes no ltimo decnio, em seus momentos de maior recesso. Portadora de ndices de escolaridade 5 mais altos do que seus pais, essa populao, ao apresentar credenciais escolares valorizadas pelo jogo de mercado, pode estar mais protegida do desemprego no momento das crises, que atingiram, de forma mais intensa, 10 a populao adulta. Mesmo assim, torna-se importante considerar que o fantasma do desemprego no deixa de estar presente, embora suas conseqncias sejam mais atenuadas sobre a mo-de-obra juvenil. Em 15 termos gerais, a estreiteza do mercado de trabalho pela escassa oferta de novos postos e a baixa remunerao, expressa na perda crescente do poder aquisitivo dos salrios, afetam as expectativas e comporta20 mentos desta faixa etria.
(Marlia P. Sposito, A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ao coletiva na cidade, com adaptaes)

10- Para que o texto abaixo apresente coeso, coerncia de idias e progresso temtica, necessria a insero de dois dos trechos nomeados a seguir como (A), (B) e (C) nos espaos [*] e [**]. Metade dos postos de trabalho com carteira assinada j preenchida por profissionais que tm, no mnimo, o ensino mdio. Para os cargos mais altos, as exigncias esto aumentando. [*] Os trabalhadores permanecem em emprego menos qualificado durante o perodo em que esto estudando e, depois de formados, sentem-se preparados para tentar um posto mais elevado. Essa nova leva de trabalhadores j conhecida como a gerao do canudo. Educar a fora de trabalho constitui um dos maiores desafios de qualquer pas e era uma grande trava ao desenvolvimento do Brasil. [**] A compensao pode ser confirmada nos contracheques. Em valores reais, o salrio dos executivos triplicou nas ltimas dcadas.
(VEJA ESPECIAL, maio de 2002, com adaptaes)

a) A orao subordinada reduzida de infinitivo iniciada por ao apresentar ...(l.6) tem, textualmente, valor de uma subordinada causal. b) Mantm-se a correo gramatical do perodo e a coerncia textual ao substituir a expresso substantiva que inicia o texto pela forma oracional correspondente: O mercado de trabalho absorve os jovens... c) A negativa na expresso no deixa de estar presente(l.12) corresponde semanticamente a deixa de no estar ausente. d) Mantm-se a correo gramatical e as idias do texto ao se substituir a concessiva embora (l.13) por apesar de ou conquanto. e) A forma verbal afetam(l.19) est empregada no plural por exigncia das regras de concordncia com salrios(l.18 e 19).

A. Tanto que a qualificao para as funes de alta gerncia e de diretoria requer dezessete anos de estudo, dois a mais do que era requisitado dos diretores de empresas brasileiras no passado. B. Por isso, com o desenvolvimento da economia, o que vai diferenar as pessoas, seja os operrios controlando mquinas pesadas, seja os altos executivos dirigindo multinacionais, o investimento na prtica que neutraliza as lacunas da graduao. C. Nos anos 80, a mo-de-obra tinha, em mdia, trs anos de estudo. Atualmente os trabalhadores brasileiros estudam cerca de cinco anos. Continuam entre os menos instrudos e os menos produtivos do mundo, mas a curva de educao ascendente. Deve-se inserir, respectivamente, em [*] e [**]: a) b) c) d) e) AeB AeC BeC BeA CeB

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

INGLS - Prova 1

Leia o texto a seguir para responder s questes 11 e 12. No passado, para garantir o sucesso de um filho ou de uma filha, bastava conseguir que eles tirassem um diploma de curso superior. Uma vez formados, seriam automaticamente 5 chamados de doutor e teriam um salrio de classe mdia para o resto da vida. De uns anos para c, essa frmula no funciona mais. Quem pretende garantir o futuro dos filhos, alm do curso superior, ter de lhes 10 arrumar um capital inicial. Esse capital dever ser suficiente para o investimento que gerar um emprego para seu filho. Todo emprego requer investimentos prvios, algo bvio mas esquecido por nossos polti15 cos e governantes.
(Stephen Kanitz, VEJA, 5/6/2002, com adaptaes)

12- O texto apresenta dois grupos de formas verbais: um expressa situaes ligadas ao passado; outro, ao presente. Marque a opo em que a substituio proposta para a forma verbal provoca erro gramatical ou desrespeita as relaes temporais do texto. a) seriam(l.4) b) teriam(l.5) > eram

> tinham c) funciona(l.7) > tem funcionado d) pretende(l.8) > pretendia e) ter(l.9) > tem 13- Observe, nos grficos abaixo, as principais causas de estresse no trabalho e o ranking dos pases onde elas so mais ou menos severas no universo pesquisado.
Conflito entre chefes e subordinados + Frana China Japo Estados Unidos Alemanha Brasil - Israel Falta de confiana no prprio desempenho + Alemanha Frana Brasil Japo Estados Unidos Israel - China Exausto fsica e emocional + Japo Brasil China Estados Unidos Alemanha Frana - Israel

11- Marque a opo que no d continuidade coerente ao texto. a) Criar um emprego no somente oferecer um salrio e colocar o indivduo para trabalhar. Muito antes de contratar um porteiro, necessrio construir uma guarita para alojlo. b) Alguns diro chocados: a que ponto chegamos, ter de comprar o prprio emprego! Mas no fundo sempre foi assim. Todos ns precisamos de um capital inicial para comear a trabalhar. c) Se no forem os pais a investir no prprio filho, quem ser? Quem comprar as mquinas, os equipamentos, o escritrio, os computadores para que ele possa comear a trabalhar? d) Americanos ganham oito vezes mais que brasileiros no porque trabalham oito vezes mais, mas porque investem muito mais em estoque, mquinas e equipamentos, aumentando brutalmente a produtividade de seus filhos. e) Fica evidente que todos os investimentos prvios no combate misria devem propor um programa integrado de polticas sociais. Vrias propostas apontam as fontes de recursos que, em geral, representam redirecionamentos de outros pagamentos.

Assinale a opo que d redao coerente e correta a respeito das informaes acima. a) Embora a falta de confiana no prprio desempenho deixe a Frana atrs da Alemanha no conflito entre chefes e subordinados que o Brasil perde para ambas. b) Sabendo-se que no to afetado pelo conflito entre chefes e subordinados com a exausto fsica e emocional em alto grau os Estados Unidos apresente sempre menos presso trabalhista que aquele pas. c) Entre a exausto fsica e emocional e o conflito entre chefes e subordinados, os Estados Unidos perdem para eles mesmo com a falta de confiana no prprio desempenho. d) Entre os pases considerados, exceto a China quanto falta de confiana no prprio desempenho, Israel apresenta os mais baixos nveis de presso no trabalho, enquanto Frana, Alemanha e Japo apresentam os mais altos. e) Para o Brasil superar o conflito entre chefes e subordinados, com a falta de confiana no prprio desempenho e a exausto fsica e emocional, o nosso pas fica pouco acima da mdia quanto confiana no prprio desempenho.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

INGLS - Prova 1

14- Considerando que os trechos abaixo constituem um texto retirado com adaptaes de POCA, 17/12/2001, assinale o item que foi transcrito com erro de natureza gramatical. a) Nesta quarta-feira, o Presidente Fernando Henrique Cardoso anuncia um pacote com a poltica federal de cotas para negros. O pacote composto de trs medidas: b) empresas que prestam servio ao Ministrio da Justia ficam obrigados a manter 20% de funcionrios negros; para os outros ministrios, a medida estimulada, mas no obrigatria. c) cria-se um programa especial para auxiliar os negros a seguir carreira diplomtica; d) 20% dos cargos sem concurso da Administrao Federal ficam reservados para negros; e) H razes para que as medidas sejam bem recebidas. Elas certamente abriro espao para que o Brasil debata uma questo necessria.

15- Julgue os itens a respeito do emprego das palavras e dos sinais de pontuao do texto, para, em seguida, marcar a opo correta. A secular luta da mulher pela realizao profissional enfrenta tambm, a negligncia do registro histrico de suas conquistas, por muitos historiadores. Sob esse aspecto, no 5 apenas as realizaes das mulheres, mas tambm as de qualquer grupo menos privilegiado, acabem sempre sepultadas no silncio da histria ou, o que pior, na sua m verso. Quantos de ns conhecem a histria de 10 seu prprio povo escrita sob a viso dos menos privilegiados ou mesmo dos vencidos? No particular da mulher, cuja discriminao de mbito quase universal, so tambm raras as interpretaes de libertao.
(Eliane Azevedo & Cristina Fortuna, Cincia e Cultura, revista da SBPC, novembro de 1989, com adaptaes)

Para que o texto fique gramaticalmente correto, obrigatria a seguinte alterao: I. a vrgula aps tambm(l.2) deve ser retirada. II. a forma verbal acabem(l.7) deve ser substituda por acabam. III. a forma verbal conhecem(l.9) deve ser substituda por conhecemos. IV. o ponto de interrogao(l.11) deve ser substitudo por vrgula. V. deve ser inserida a preposio de antes do pronome cuja(l.12). Esto corretos apenas os itens a) b) c) d) e) I e II I, II e III II e III II, III e V III, IV e V

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

INGLS - Prova 1

16- Marque onde deve ser inserido o trecho abaixo para que o texto a seguir apresente coeso e coerncia. Elas contm definies sobre a dimenso estratgica do pas e sua relao com os marcos internacionais. Importa-lhes indicar os principais interesses nacionais e desenhar a defesa externa, sendo imprescindvel o seu compromisso com os regimes democrticos dos quais decorrem. O livro de defesa nacional A As polticas de defesa nacional so polticas de Estado que dependem da legitimidade democrtica, no se limitando a um mandato nem ao estrito jogo parlamentar, no raro com o apoio das oposies. B E o Brasil, por meio da poltica de defesa nacional, objetiva preservar a soberania e a integridade territorial (alm do patrimnio e interesses nacionais), o Estado de Direito e suas instituies, alm de vislumbrar a promoo dos interesses brasileiros no exterior (inclusive a manuteno da paz e da segurana internacionais). C Por isso, o livro de defesa de que o Brasil carece dever ir alm da poltica de defesa nacional. Dever dar indicaes claras das unidades militares, distribuio territorial, equipamentos blicos e estratgias de defesa que, at o momento, so conhecidos por pblicos muito restritos. D Em relao aos nossos interesses nacionais, definidos na Constituio, o livro de defesa nacional, que se encontra em fase de atualizao, ser, ao mesmo tempo, um instrumento de poder, de dilogo e de confiana. At porque a defesa nacional (e deve ser cada vez mais) um tema de toda a sociedade. E
(Elizer Rizzo de Oliveira, correio braziliense, 13/07/2002, com adaptaes)

a) b) c) d) e)

A B C D E

17- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os e assinale, entre as opes abaixo, a seqncia que recompe o texto, com coeso e coerncia. ( ) Por este sistema, chamado de Emisso de Cupom Fiscal (ECF), o cliente recebe a nota fiscal imediatamente e, ao mesmo tempo, o aparelho mantm em seus arquivos os valores das compras, que so informados posteriormente aos rgos responsveis pela arrecadao nos estados. ( ) Alm disso, reduz a burocracia que existe atualmente para que os estados tenham acesso a essas informaes. Os dados sero mantidos em meio eletrnico pelas administraes estaduais e compartilhados com a Receita Federal em uma rede interna. ( ) Por determinao das secretarias de Fazenda dos estados, lojas de todo o pas esto instalando mquinas que j emitem o boleto do carto em uma fatura com efeito de nota fiscal. ( ) Para a fiscalizao da Receita, a vantagem ser contar com mais subsdios para fazer o cruzamento de dados das empresas e dos contribuintes. O Fisco ter acesso s informaes declaradas pelos contribuintes, pelas administradoras de carto e pelo comrcio no Imposto de Renda. ( ) Essa modernizao do sistema de arrecadao do ICMS estadual reduz ainda a antiga preocupao com a emisso de notas fiscais falsas por parte das empresas, porque a mesma nota que est sendo emitida para o cliente j tem valor fiscal.
(Adaptado de Sistema eletrnico para facilitar a arrecadao,Vivian Oswald, O Globo, 29/07/2002)

a) b) c) d) e)

1, 4, 5, 3, 2 2, 5, 4, 3, 1 2, 4, 1, 5, 3 3, 5, 4, 2, 1 5, 1, 4, 2, 3

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

INGLS - Prova 1

18- Assinale a opo que, ao completar o texto abaixo, deixa-o gramaticalmente correto. ____________ nos dedos servidores pblicos, _______do Executivo, do Legislativo ou do Judicirio, que______________ em exerccio at os 70 anos de idade. Os que existem continuam no servio pblico _____________ e enquanto exercem cargo comissionado, o que ___________ retribuio bem superior ______ de seu cargo efetivo.
(Hugo C. Melo Filho, Correio Braziliense, 29/07/2002, com adaptaes)

d) Para que o texto respeite as regras gramaticais da norma culta, necessrio substituir o pronome relativo onde(l.8) por no qual. e) O pronome sua(l.11) est no feminino singular porque deve concordar, em gnero e nmero, com gente(l.11). 20- Assinale a opo que corresponde ao emprego incorreto do sinal de pontuao. O Fisco ter acesso s informaes declaradas tanto pelos contribuintes, como pelas administradoras de carto de crdito e pelo comrcio no Imposto de Renda, e, tambm, por meio do novo sistema eletrnico,(1) s informaes da movimentao real. Um contribuinte que,(2) no tenha capacidade econmica, ou seja, (3) que tenha um salrio baixo e que, em um ms,(4) gaste no carto de crdito R$ 100 mil, por exemplo,(5) poder ser investigado. As novas mquinas esto sendo implantadas em todos os estados. Entre os mais adiantados esto a Bahia e o Distrito Federal.
(Adaptado de Sistema eletrnico para facilitar a arrecadao,Vivian Oswald, O Globo, 29/07/2002)

a) Conta-se / sejam / permanea / por que / lhe garante / b) Contam-se / sejam / permaneam / por que / garante-lhes / ao c) Conta-se / seja / permanecem / por que / garante-lhe / a d) Contam-se / seja / permanece / porque / garante-lhes / ao e) Contam-se / sejam / permanecem / porque / lhes garante / 19- Marque a opo incorreta a respeito do emprego das palavras e expresses do texto. Esta a histria de brasileiros que enobrecem a comemorao de 1 de Maio, o dia do Trabalho. Privilgio uma coisa da qual eles sempre foram privados. O que os moveu foi 5 exatamente o contrrio: a persistncia para superar a excluso social, maldio que se agrava com a falta de emprego no Brasil, onde uma em cada cinco pessoas em idade de trabalhar est desocupada. So brasilei10 ros que representam o que h de melhor no pas: sua brava gente trabalhadora, pessoas que trouxeram do bero a predestinao para viver sem acesso educao, sade, trabalho e, por que no, felicidade, se trans15 formaram em heris da persistncia por uma vida melhor.
(ISTO, 1/5/2002, com adaptaes)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

a) O emprego de da qual(l.3) corresponde, gramaticalmente e textualmente, a de que. b) O artigo definido masculino em O que os moveu(l.4) refere-se a brasileiros(l.1). c) O pronome relativo que(l.6) refere-se a maldio(l.6), que, por sua vez, refere-se a excluso social(l.6).
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2 10 INGLS - Prova 1

INGLS Read the text below in order to answer questions 21-25. Britain's budget When the New Labour government first came to power in 1997, Gordon Brown, the Chancellor of the Exchequer (or finance minister), was tightfisted. He bolted down public spending and increased the tax burden. In 2000 the dividends arrived, as Mr Brown ladled out money for public services. The ever-more-powerful Chancellor promised targeted giveaways in the 2001 budget. This year's budget focused on reviving the perpetually troubled National Health Service. Mr Brown vowed to raise taxesNational Insurance contributions, more preciselyto bring British health spending to European levels. In his mid-year spending review, delivered in July, he showered still more money on other services, education in particular. But pouring money into an unreformed system may not be his cleverest idea. 21- With regard to public spending, the British finance minister was a) b) c) d) first parsimonious , then more generous. generous at first, then more cautious. first anxious to please, then more objective. popular in the early stages, but now unpopular. e) first concerned with education, now with health. 22- The text says that, as a minister, George Brown is becoming a) b) c) d) e) more and more impotent. increasingly pro-European. stronger and stronger. less and less influential. more and more tight-fisted.

23- Gordon Browns plans for the National Health Service aims to a) provide more patients with low-cost free treatment. b) permit European countries to imitate Britains health care system. c) help health services to reach the same standards as those of education. d) allow for progressive privatization of health care, on European lines. e) catch up with spending on health care in other European countries. 24- Improvements in the British National Health system are to be financed by a) b) c) d) e) European direct investment. increases in income tax. outsourcing of some services. higher national insurance contributions. Borrowing money from public coffers.

25- The writer of the article has reservations about whether increased spending on public services a) b) c) d) e) can be effective without first reforming them. is advisable in times of global recession. has ever been a viable economic target. can lead to more equality with Europe. can really be achieved before mid year.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

11

INGLS - Prova 1

Read the text below in order to answer questions 26-30. (Re) Brand You This marketing expert and author will help you reboot yourself after a layoff. by Cecilia Rothenberger Late last year, as the tide of layoffs in the dotcom sector reached a groundswell, a certain bravado still characterized the newly unemployed. Pink-slip parties were all the rage in Manhattan and San Francisco. Internet castoffs were using their severance checks to travel or just to recover from a massive dotcom hangover. But as the winter dragged on, reality began to sink in: Job = Money = Rent. And with Internet job losses totaling more than 50,000 people in the past 12 months, people who were courted enthusiastically a few months ago are now finding the job market excruciatingly tight. Small wonder that armies of dotcom refugees are now feeling a little dispirited, wondering how to regroup and reposition themselves, especially with a layoff or two sullying their rsums. Robin Fisher Roffer says not to worry. The marketing veteran wants people to build brands strong enough to survive a dotcom flop. Roffer translates the rules of product marketing into a personal arena that helps people find their "big idea" and go after it. Lose the Guilt Above all, promote your authentic self -- your specialized set of talents and the vital strengths that you bring to the table, inside and outside of a job. Create a personal mission statement and tag line. Your slogan shouldn't hinge on your company or job title. Get to know your audience's taste and package yourself accordingly. "As with any product, it is vital that your personal brand resonates with your audience and its specific needs," Roffer says. 26- The purpose of this article is to a) express confidence in the resurgence of the technology sector. b) teach people about the commercial advertising industry. c) offer helpful advice to people who have lost their jobs. d) suggest how people can help the authorities tackle unemployment. e) promote better sales techniques through new technology.
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2 12

27- According to the article, people took some time to realize that a) b) c) d) they might have to leave their country. drinking would have bad effects on health. they might need new boots after a layoff. some bosses are unenthusiastic about technology. e) it might be quite difficult to find another job. 28- It can be deduced from Paragraph 1 of the text that pink slip parties are for a) b) c) d) e) rich socialites in Manhattan. womens underwear manufacturers. bosses planning to dismiss staff. people notified of their dismissal. workers in the car industry.

29- The meaning of with a layoff or two sullying their rsums (Paragraph 3) means a) with one or more dismissals from jobs spoiling their work record. b) with a few notable professional successes to their credit. c) bringing summaries of their achievements for their CVs. d) with plans to help refugees and displaced persons settle down. e) having a criminal record which might cause future problems. 30- The marketing expert Robin Fisher Roffer advises people to a) b) c) d) e) market almost everything they own. sell themselves like a brand of goods. re-launch a product on the market. use new technology to boost sales. avoid using any kind of sales jargon.

INGLS - Prova 1

INFORMTICA 31- Aps instalar uma nova impressora PostScript em um computador, observou-se que, ao enviar um arquivo contendo imagens para impresso, a mesma imprimia apenas uma seqncia de caracteres ininteligveis. Com relao s possveis causas do problema apresentado correto afirmar que a) o cabo utilizado para instalar a impressora est invertido, isto , o lado que deveria ser conectado na impressora est conectado ao computador e vice-versa. b) a imagem enviada para impresso uma imagem protegida. c) impressoras PostScript no podem ser utilizadas para imprimir imagens. d) provavelmente o arquivo enviado para impresso continha textos junto com a imagem e esse procedimento no pode ser realizado para o caso de impressoras PostScript. e) o driver utilizado para instalao da impressora no est correto ou no foi instalado corretamente. 32- Ao concluir a instalao de um modem, que no era do tipo Plug and Play, em uma mquina com Windows 98, observou-se que o mouse parou de funcionar corretamente. Com relao a esta situao, correto afirmar que uma causa provvel para o problema foi a) a utilizao de um driver inadequado para instalao do modem. b) a utilizao de um driver inadequado para instalao do mouse. c) a instalao do modem na mesma porta COM que o mouse j utilizava anteriormente. d) a instalao do modem na mesma porta LPT que o mouse j utilizava anteriormente. e) a tentativa incorreta de se instalar um modem que no do tipo Plug and Play, quando o Windows 98 s aceita a instalao de um modem se ele for munido de tecnologia Plug and Play.

33- Analise as seguintes afirmaes relativas a componentes bsicos de um computador. I. O chipset (conjunto de chips) controla o sistema e seus recursos. Todos os componentes comunicam-se com o processador por meio do chipset - a central de todas as transferncias de dados. O chipset utiliza o controlador DMA e o controlador do barramento para organizar o fluxo contnuo de dados pelo qual ele responsvel. II. O cache um bloco de memria de alta velocidade, no qual os dados so copiados ao serem acessados da RAM. Esse armazenamento de instrues permite a melhoria do desempenho do processador. III. A tecnologia Intel MMX foi desenvolvida para acelerar os aplicativos de multimdia e de comunicaes. Devido a sua elevada velocidade de processamento, os processadores Intel MMX no incorporam caches Nvel 1 (L1, Level 1) e Nvel 2 (L2, Level 2). IV. Uma entrada USB (Universal Serial Bus) um recurso disponvel para os PCs que permite a conexo exclusiva de perifricos de captura de imagens tais como cmaras digitais e scanners. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

13

INGLS - Prova 1

34- Ao efetuar logon em um computador ligado em rede, cujo sistema operacional era o Windows 98, trs usurios diferentes experimentaram o seguinte: Para todos foi solicitado o login do usurio e a respectiva senha para que fosse efetuado o logon na rede. Aps entrar com estes dados, foram registradas trs situaes diferentes: I. Para o primeiro, o logon foi concludo com sucesso. II. Para o segundo, foi solicitada uma outra senha para o logon no Windows, diferente da que j havia sido digitada. Aps atendida essa solicitao, o logon foi concludo com sucesso. III. Para o terceiro, foi solicitado que confirmasse a senha para que fosse concludo o logon do Windows. Com relao a essa situao, correto afirmar que a) o segundo e o terceiro usurios j haviam efetuado logon anteriormente nessa mquina. b) o primeiro usurio nunca havia efetuado logon nessa mquina. c) o segundo usurio nunca havia efetuado logon nessa mquina. d) o terceiro usurio nunca havia efetuado logon nessa mquina. e) todos os usurios j haviam efetuado logon anteriormente nessa mquina.

35- Um usurio do processador de texto MS Word configurou esse aplicativo selecionando o item Primeira letra de cada sentena em maiscula para a opo de Autocorreo. Para evitar que, ao abreviar a palavra figura utilizando apenas fig. no meio de uma sentena, o Word transforme automaticamente a primeira letra da palavra seguinte em maiscula, o usurio a) no poder usar essa facilidade do Word e dever desabilitar o item Primeira letra de cada sentena em maiscula para a opo de Autocorreo. b) clicar no boto Excees que fica ao lado do item Primeira letra de cada sentena em maiscula nas opes de Autocorreo, digitar fig. no campo No usar maiscula aps e seguir os procedimentos do Word para concluir essa configurao. c) dever clicar no item Substituir no menu Editar e substituir Fig. por fig. . d) dever desabilitar a opo Todas em maisculas do item Fonte no menu Formatar. e) dever desabilitar a opo Caixa Alta do item Fonte no menu Formatar. 36- Um usurio do MS Excel, ao trabalhar com uma planilha inicialmente sem nenhum dado preencheu as clulas de D1 a D12 com o nmero 1. Em seguida preencheu a clula E1 com jan/98 e a clula F1 com fev/98. Continuando seu trabalho, selecionou a clula F1 e deu um clique duplo sobre o pequeno quadrado que surgiu no canto inferior direito da clula selecionada. Em seguida, selecionou a clula E1 e repetiu o mesmo procedimento que havia executado para a clula F1. Aps essa seqncia de aes, os valores contidos nas clulas E12 e F12 eram a) Dez/98 para a clula E12 e Jan/99 para a clula F12. b) em branco para ambas as clulas. c) Jan/98 para a clula E12 e Fev/98 para a clula F12. d) Dez/98 para a clula E12 e em branco para a clula F12. e) Nov/99 para a clula E12 e Dez/99 para a clula F12.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

14

INGLS - Prova 1

37- Um usurio do MS Access criou uma tabela com trs campos. O primeiro denominado ID, do tipo Autonumerao, e os outros dois do tipo texto. Definiu o campo ID como chave primria e iniciou o preenchimento dos campos diretamente na tabela. Ao tentar preencher manualmente o campo ID, o Access no permitiu. Com relao a esta situao, correto afirmar que o usurio a) poder preencher manualmente o campo ID sem fazer nenhuma alterao na estrutura da tabela, desde que escolha o primeiro valor como 0 (zero). b) poder preencher manualmente o campo ID sem fazer nenhuma alterao na estrutura da tabela, desde que escolha o primeiro valor como 1 (um). c) poder preencher manualmente o campo ID sem fazer nenhuma alterao na estrutura da tabela, desde que preencha inicialmente os outros dois campos. d) dever retirar o atributo de chave primria deste campo para preencher manualmente o campo ID. e) dever alterar o tipo deste campo, retirando a opo de Autonumerao, para preencher manualmente o campo ID. 38- Considere os operadores lgicos AND/OR e os valores binrios X=00111000 e Y=11110011. Neste caso, a operao a) b) c) d) e) X AND Y resulta 00111000 X AND Y resulta 11111011 X AND Y resulta 00110000 X OR Y resulta 00000100 X OR Y resulta 00110000

III. Em um programa, se um contador no inicializado, os resultados desse programa provavelmente sero incorretos. Esse um exemplo de erro de lgica. IV. Omitir o tipo do valor de retorno em uma definio de funo no considerado erro se o valor a ser retornado um tipo padro da linguagem de programao utilizada. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

40- A topologia de uma rede de comunicao referese forma como os enlaces fsicos e os ns de comutao esto organizados, determinando os caminhos fsicos existentes e utilizveis entre quaisquer pares de estaes conectadas a essa rede. Com relao s topologias de redes correto afirmar que a) em uma rede Estrela cada n interligado a um n central, atravs do qual todas as mensagens devem passar. b) em uma rede Anel a comunicao entre estaes s ser possvel se todas as estaes estiverem em funcionamento. Quando uma estao pertencente rede desligada, a comunicao entre as demais estaes interrompida, mesmo que todas as estaes utilizem repetidores externos. c) em uma rede que opera por difuso (broadcasting), todas as informaes so enviadas ao n central, que o responsvel por distribu-las a todos os ns da rede. Devido a esta caracterstica as redes Estrela no podem operar por difuso. d) Em uma rede Anel, quando uma mensagem enviada por um n, ela entra no anel e circula at ser retirada pelo n de destino, mas nunca retorna ao n de origem. e) ao contrrio da topologia Barramento, a topologia Anel pode empregar interfaces passivas nas quais as falhas no causam a parada total do sistema.

39- Analise as seguintes afirmaes relativas a tcnicas e recursos de programao. I. Na Programao Orientada a Objetos os mtodos definem o que um objeto armazena e os atributos definem os servios que podem ser solicitados a um objeto. II. Na Programao Orientada a Objetos, quando uma classe instanciada, um mtodo construtor pode ser utilizado caso haja necessidade de atribuir valores iniciais aos atributos.
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2 15

INGLS - Prova 1

41- Em qualquer transmisso nos sistemas de comunicao, o sinal recebido consiste no sinal transmitido, modificado por vrias distores impostas pelas caractersticas do meio fsico, adicionado de outras distores inseridas durante a transmisso devido interferncia de sinais indesejveis denominados rudos. O rudo um dos maiores limitantes do desempenho de sistemas de comunicao. Em relao s caractersticas dos rudos, correto afirmar que a) o rudo trmico provocado por uma interferncia indesejvel entre condutores prximos que induzem sinais entre si. b) o crosstalk provocado pela agitao dos eltrons nos condutores, estando presente em todos os dispositivos eletrnicos e meios de transmisso. c) o rudo impulsivo no contnuo e consiste em pulsos irregulares e com grandes amplitudes, sendo de preveno difcil. Tais rudos podem ser provocados por diversas fontes como, por exemplo, distrbios eltricos externos. Este tipo de rudo , em geral, pouco danoso em uma transmisso digital e a maior causa de erros de comunicao na transmisso analgica. d) a quantidade de rudo presente numa transmisso medida em termos da razo entre a potncia do sinal e a potncia do rudo, denominada razo sinal-rudo. e) quando sinais de diferentes freqncias compartilham um mesmo meio fsico pode-se obter um rudo denominado crosstalk. 42- Com relao a instalao e caractersticas de redes de computadores correto afirmar que a) existem vrios modos de passar o cabo atravs do espao do escritrio. recomendado que se utilize o mesmo duto utilizado pelos cabos de energia eltrica devido proteo j existente neste tipo de duto. b) se devem manter as configuraes dos fios nas duas pontas dos cabos seguindo-se os tipos T568A e T568B. Todos os cabos que forem utilizados para conectar um computador a um HUB devem utilizar o tipo T568A em uma extremidade e o tipo T568B na outra. Caso contrrio, o ndice de coliso na rede ser elevado. c) acesso remoto a tecnologia que conecta um computador a um Hub utilizando conexo de rede sem fio do tipo infravermelho.
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2 16

d) uma Ethernet uma Intranet quando esta tem acesso contnuo Internet ou a outra Intranet. e) em vez dos dados serem transmitidos por impulsos eltricos correndo por fios de cobre, as conexes sem fio usam impulsos produzidos por microondas, luzes de laser, sinais de rdio ou luz infravermelha. 43- Em relao s caractersticas de uma rede de computadores, aos equipamentos relacionados a ela e protocolos utilizados correto afirmar que a) um roteador simplesmente uma caixa de conexo para os cabos que transmitem dados atravs da rede. Os roteadores representam uma alternativa fcil para conectar cabos, eliminando falhas que vierem a surgir. b) em uma LAN Ethernet cada quadro transmitido vai para todas as estaes, mas s aquela que tem um endereo igual ao do destinatrio aceita a mensagem. Desta forma, apenas uma estao por vez pode enviar mensagens, logo, quanto mais estaes na rede, pior sua performance. c) uma VPN como uma Internet privada, qual somente os funcionrios da empresa tm acesso. Atravs de uma VPN os funcionrios da empresa podem comunicar-se via e-mail, compartilhar arquivos, formulrios online, aplicativos, bancos de dados, cronogramas e outros recursos. d) o Internet Protocol (IP) um dos principais protocolos em uma rede TCP/IP e responsvel pelo transporte de datagramas entre a mquina de origem e a mquina de destino. Cada datagrama dependente dos outros datagramas trafegando na rede e devem ser estabelecidas conexes lgicas na comunicao. e) O User Datagram Protocol (UDP) um protocolo de transporte que presta um servio de comunicao orientado a conexo e com garantia de entrega.

INGLS - Prova 1

44- O servio de correio eletrnico possibilita a rpida troca de informaes entre usurios. Por meio desse servio so trocadas mensagens e at documentos entre seus usurios. Com relao ao uso, configurao, protocolos e servidores de correio eletrnico correto afirmar que a) o Internet Mail Access Protocol (IMAP) um protocolo mais complexo que o POP, por meio do qual as mquinas dos usurios podem acessar mensagens nos servidores de correio eletrnico. b) o POP define comandos, permitindo que as mensagens possam ser enviadas, mas no acessadas. c) entre os recursos do SMTP pode-se destacar a possibilidade do compartilhamento de caixas postais entre usurios membros de um grupo de trabalho. d) quando um usurio se conecta a um servidor SMTP utilizando um cliente SMTP, ele pode solicitar informaes sobre as mensagens, partes das mensagens ou as prprias mensagens, podendo verificar o tamanho de uma mensagem antes de solicitar sua transferncia. e) um servidor de correio eletrnico deve ser configurado como um servidor POP e estar aguardando uma conexo na porta UDP nmero 21.

45- A World Wide Web (WWW) um repositrio online de informaes em larga escala que os usurios podem procurar usando um navegador (browser). Tecnicamente, a WWW um sistema hipermdia distribudo que suporta acesso interativo. Um sistema hipermdia fornece uma extenso direta de um sistema hipertexto. A diferena entre hipertexto e hipermdia est no contedo do documento: enquanto o hipertexto contm apenas informaes textuais, documentos de hipermdia podem conter informaes adicionais, incluindo imagens e grficos. Com relao s caractersticas da WWW e s informaes nela contida correto afirmar que a) os computadores usados para armazenar documentos da WWW devem ter administrao interdependente. b) o conjunto de informaes contidas na WWW considerado no-distribudo por ser de domnio pblico e pelo fato de a Internet no possuir um proprietrio. c) quando um navegador solicita uma pgina a um servidor WWW, este atende e fica aguardando uma confirmao do navegador, que dever informar se a solicitao foi atendida com sucesso. S aps esta confirmao o servidor poder atender solicitao de outro navegador. d) todas as pginas da WWW que contm um documento hipermdia devem usar uma representao padro definida pelo ASP. Somente para o caso do documento ser hipertexto a representao padro ser definida pelo HTML. e) os navegadores apresentam uma estrutura diferente da dos servidores WWW. Um servidor espera que um navegador abra uma conexo e solicite uma pgina especfica.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

17

INGLS - Prova 1

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA 46- No mbito dos direitos e deveres individuais e coletivos, previstos na Constituio Federal, no se prev a adoo da seguinte pena ao indivduo condenado: a) b) c) d) e) perda de bens banimento multa prestao social alternativa suspenso ou interdio de direitos

49- Assinale a afirmativa falsa. a) Aplica-se o regime geral de previdncia social ao detentor de emprego pblico ou de cargo temporrio. b) Haver contagem recproca de tempo de servio pblico, entre as esferas da Federao, para fins de aposentadoria e para efeito de disponibilidade. c) Para aposentadoria voluntria necessria a comprovao de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. d) Desde que haja instituio de regime de previdncia complementar para os seus respectivos servidores, o Poder Pblico poder estabelecer valor mximo para aposentadorias e penses, correspondente quele estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social. e) possvel a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos servidores pblicos efetivos, desde que exeram atividades sob condies especiais, que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, conforme lei complementar. 50- Assinale a afirmativa falsa, tratando-se do Cdigo Penal. a) O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena. b) Responde pelo crime o terceiro que determina o erro. c) O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo. d) Em caso de estado de necessidade, a agente responde pelo excesso culposo ou doloso. e) O crime tentado aquele que no se consuma pela vontade do agente ou por outras circunstncias alheias.

47- Assinale entre os seguintes cargos pblicos, aquele que no pode ser provido em comisso: a) Secretrio da Receita Federal b) Assistente do Diretor da Imprensa Nacional c) Gerente do Departamento Municipal de Sade Pblica d) Motorista do veculo oficial do Prefeito Municipal e) Diretor de escola pblica estadual 48- Tratando-se de direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a afirmativa errada. a) A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. b) Ningum ser levado priso ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana. c) A prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de deteno, nos termos da lei. d) Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal. e) So inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

18

INGLS - Prova 1

51- Em relao posse e ao exerccio em cargo pblico, falso afirmar: a) haver posse em todas as hipteses de provimento. b) a posse pode se dar mediante procurao especfica. c) depender a posse de prvia inspeo mdica oficial. d) de trinta dias, contados da posse, o prazo para o servidor entrar em exerccio. e) a promoo no interrompe o tempo de exerccio. 52- No se considera requisito bsico para investidura em cargo pblico: a) b) c) d) e) gozo dos direitos polticos idade mnima de dezoito anos aptido fsica e mental quitao com obrigaes militares e eleitorais aprovao em concurso pblico

54- Assinale a afirmativa falsa, tratando-se de servios pblicos: a) A subconcesso de servios pblicos admitida, desde que prevista no contrato de concesso e autorizada pelo poder concedente. b) A relao entre o concessionrio e terceiros por ele contratados para a prestao de atividades acessrias ao servio concedido regese pelo direito privado. c) A transferncia do controle acionrio da empresa concessionria sem prvia anuncia do poder concedente implica na caducidade da concesso. d) A outorga de subconcesso, se autorizada, no depende de procedimento licitatrio. e) A fiscalizao exercida pelo poder concedente no exclui a responsabilidade da concessionria em responder pelos danos causados a terceiros. 55- De acordo com a legislao federal, no possvel a delegao administrativa para a prtica do seguinte ato administrativo: a) deciso de recursos administrativos. b) nomeao de servidores para cargos em comisso. c) concesso de aposentadoria a servidor pblico. d) homologao de procedimento licitatrio. e) ordenao de despesa pblica. 56- Considere a seguinte situao: Pedro, servidor pblico, incide em acumulao remunerada de cargos pblicos. O ato de sua punio pode se graduar entre a demisso ou a devoluo dos valores percebidos, a critrio da autoridade. Neste exemplo, o poder discricionrio do ato administrativo de punio encontra-se no seguinte elemento: a) b) c) d) e) forma finalidade objeto competncia motivo

53- Em relao ajuda de custo devida ao servidor pblico, correto afirmar: a) a ajuda de custo devida exclusivamente aos servidores de carreira. b) incluem-se na ajuda de custo as despesas de transporte do servidor e de sua bagagem. c) a ajuda de custo limitada a trs vezes o valor correspondente remunerao mensal do servidor. d) a ajuda de custo dever ser restituda quando o servidor, injustificadamente, no comparecer, em 15 dias, sua nova sede. e) a ajuda de custo decorre de mudana de domiclio do servidor, em carter permanente ou provisrio.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

19

INGLS - Prova 1

57- O servidor pblico federal, que patrocina interesse privado perante a Administrao Fazendria, valendo-se de sua qualidade funcional, mesmo sem causar leso ao Errio, a) no comete nenhuma infrao prevista em lei como passvel de punio. b) comete apenas a infrao disciplinar, que veda a advocacia administrativa, punvel com suspenso de at 30 dias. c) comete infrao capitulada como crime funcional contra a ordem tributria (Lei n 8.137/90, art. 3). d) comete ato de improbidade administrativa, como tal previsto expressamente em lei (Lei n 8.429/92). e) viola o Cdigo de tica (Decreto n 1.171/94), mas isso no tipificado como ato de improbidade nem como crime funcional contra a ordem tributria. 58- Nos termos da Lei Federal n 8.429/92, obrigatria a declarao de bens do agente pblico ao tomar posse. Esta declarao no inclui, necessariamente, os seguintes bens: a) semoventes. b) de filhos que vivam sob a dependncia econmica do declarante. c) localizados no exterior. d) objetos e utenslios de uso domstico. e) qualquer espcie de valores patrimoniais. 59- No mbito do Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, no se considera vedao ao servidor pblico: a) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos de seu conhecimento para aprimorar o seu desempenho. b) pleitear vantagem de qualquer espcie para o desempenho de sua misso. c) tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento do servio pblico. d) desviar servidor pblico para o atendimento a interesse particular. e) incidir em acumulao remunerada de cargos pblicos, no autorizada constitucionalmente.

60- Nos termos da Portaria SRF n 782, de 20 de junho de 1997, a revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo, constitui infrao funcional punvel com a penalidade de: a) b) c) d) e) multa demisso advertncia suspenso remoo

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

20

INGLS - Prova 1

ESAF

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

24

INGLS - Prova 1

CONTABILIDADE GERAL 01- A empresa Abestos S/A vendeu mercadorias, a prazo, para a Cia. Carvalhais por R$ 17.500,00, a preo de fatura, prometendo entregar em domiclio. Para fazer a referida entrega a Abestos teve que pagar o transporte da mercadoria vendida. Esse gasto realizado com o transporte at o endereo do comprador ser, contabilmente a) Acrscimo na despesa da Abestos S/A. b) Reduo no custo de vendas da Cia. Carvalhais. c) Acrscimo no custo de vendas da Abestos S/A. d) Reduo no custo de vendas da Abestos e acrscimo no valor das compras da Carvalhais. e) Reduo das vendas da Abestos e acrscimo no custo de vendas da Carvalhais. 02- Os itens abaixo contm agrupamentos de trs contas cada um. Assinale aquele que s contm contas com o mesmo tipo de saldo. a) Reservas Estaturias, Proviso para Ajuste de Estoque e Despesas Provisionadas. b) Duplicatas a Pagar, Duplicatas Protestadas e Duplicatas Descontadas. c) ICMS Sobre Vendas, ICMS a Recuperar e ICMS a Recolher. d) Proviso para Frias, Proviso para Imposto de Renda e Crditos de Liquidao Duvidosa. e) Aes de Coligadas, Aes de Controladas e Aes em Tesouraria. 03- O Mercado de Artesanato Local mantm conta corrente no Banco da Terra S/A. Em 31 de agosto recebeu o extrato do ms com saldo credor de R$ 38.800,00. Como o livro razo apresentava na conta Bancos c/Movimento um saldo devedor de R$ 24.000,00, a empresa mandou fazer uma conciliao. Os dados colhidos para conciliao constaram dos seguintes fatos: 1. um cheque de R$ 600,00, recebido de clientes e depositado em 20.08, foi devolvido por insuficincia de fundos; 2. trs cheques de R$ 1.200,00, 5.500,00 e 2.000,00, emitidos para pagamentos a terceiros, no foram apresentados; 3. um cheque de R$ 700,00 foi debitado ao Mercado, por engano do banco;
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2 2

4. um depsito de R$ 200,00 foi erroneamente creditado a outro correntista; 5. uma cobrana de duplicatas, emitidas pelo Mercado, no valor de R$ 8.000,00 fora feita pelo banco, mas no houve emisso de aviso a tempo; 6. no extrato aparecem despesas bancrias de R$ 400,00, ainda no contabilizadas pelo Mercado. Aps analisar todos esses fatos, o Contador comunicou administrao que a conta Bancos c/ Movimento dever ir a balano com o saldo de a) b) c) d) e) R$ 16.400,00 R$ 23.300,00 R$ 31.000,00 R$ 38.800,00 R$ 46.600,00

04- A firma J.J.Montes Ltda. apurou os seguintes valores em 31.12.01: - dinheiro existente - mquinas - dvidas diversas - contas a receber - rendas obtidas - emprstimos bancrios - moblia - contas a pagar - consumo efetuado - automveis - capital registrado - adiantamentos a diretores 200,00 400,00 900,00 540,00 680,00 500,00 600,00 700,00 240,00 800,00 450,00 450,00

Os componentes acima, examinados pelo prisma doutrinrio lecionado segundo a Teoria das Contas, demonstra a seguinte atribuio de valores: a) R$ 2.990,00 s contas de agentes devedores. b) R$ 2.540,00 s contas de agentes consignatrios. c) R$ 2.100,00 s contas integrais devedoras. d) R$ 890,00 s contas de resultado. e) R$ 440,00 s contas diferenciais.

Prova 2

05- Os grupos e contas abaixo apresentados compem o patrimnio da empresa Jeffertite S.A. Grupos/Contas Disponibilidades Crditos a Receber Estoques Financiamentos Bancrios Fornecedores Capital Social Adiantamentos a Diretores Aes de Empresas Coligadas Receitas Antecipadas Reservas de Lucros Ativo Diferido Impostos a Recolher Despesas a Vencer Ativo Imobilizado Obrigaes Trabalhistas Reservas de Capital Prejuzos Acumulados Saldos R$ 2.650,00 R$ 8.900,00 R$ 5.000,00 R$ 6.500,00 R$ 5.300,00 R$ 7.000,00 R$ 1.200,00 R$ 2.000,00 R$ 930,00 R$ 1.800,00 R$ 1.510,00 R$ 1.300,00 R$ 370,00 R$ 3.420,00 R$ 1.120,00 R$ 1.550,00 R$ 250,00

c) Ao fim de cada exerccio social, a Diretoria far elaborar demonstraes financeiras que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio. d) As demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior. e) As demonstraes financeiras registraro a destinao dos lucros segundo a proposta dos rgos da administrao, no pressuposto de sua aprovao pela assemblia geral. Rascunho

O balano no est fechado, pois o Contador deixou de incluir uma, e apenas uma, das seguintes contas. Indique-a entre as seguintes opes: a) b) c) d) e) Proviso para Ajuste de Valores Mobilirios. Proviso para Imposto de Renda. Reverso de Devedores Duvidosos. Reverso de Reservas de Contingncias. Contribuies Sociais a Recolher.

06- A seguir so apresentadas cinco assertivas relacionadas s sociedades por aes. Quatro delas so verdadeiras. Assinale a opo que contm a afirmativa incorreta. a) O exerccio social tem a durao de 1 (um) ano e a data do trmino ser fixada no estatuto. b) As demonstraes de que trata o item anterior so balano patrimonial; demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; demonstrao do resultado do exerccio; demonstrao das origens e aplicaes de recursos; e demonstrao das mutaes do patrimnio lquido.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

Prova 2

07- A empresa Belmont S/A adquiriu um equipamento por R$ 27.000,00 e gastou mais R$ 3.000,00 para sua instalao. Decorrido certo tempo, a empresa vendeu, a vista, o equipamento por R$ 12.000,00. Nessa poca, a conta Depreciao Acumulada tinha saldo de R$ 15.000,00. O lanamento correto para registrar o fato acima citado deve ser o que segue:
a) Diversos a Equipamentos Caixa Depreciao Acumulada Equipamentos a Diversos a Caixa a Depreciao Acumulada Diversos a Diversos Equipamentos Gastos de Instalao a Caixa a Depreciao Acumulada Diversos a Equipamentos Caixa Depreciao Acumulada Perda de Capital Diversos a Diversos Caixa Depreciao Acumulada a Equipamentos a Gastos de Instalao

08- Em primeiro de outubro de 2001, a Ameriflores Ltda. adquiriu um veculo usado por R$ 23.000,00, pagando 60% a vista. O carro fora comprado novo pelo ora vendedor pela quantia de R$ 27.000,00, h um ano e meio, e contabilizado com valor residual de R$ 12.000,00. A depreciao considera a previso normal do fisco para a vida til de veculos (cinco anos). Em 31 de dezembro do mesmo ano, em relao ao referido veculo, pode-se afirmar que a) a conta Depreciao Acumulada desse veculo ter saldo de R$ 5.650,00. b) o valor contbil do veculo, no comprador, de R$ 22.450,00. c) a operao de compra deu ao vendedor um lucro de R$ 4.100,00. d) a operao de compra deu ao vendedor uma perda de R$ 500,00. e) o valor contbil do veculo, no comprador, de R$ 21.850,00. 09- A firma Ptrea Ltda. promoveu o movimento de entradas e sadas de mercadorias, isentas de tributao, na forma como segue: existncia anterior de 1.000 unidades ao custo unitrio de R$ 20,00; compra a vista de 1.500 unidades ao preo unitrio de R$ 30,00; venda a vista de 2.000 unidades ao preo unitrio de R$ 25,00; compra a prazo de 500 unidades ao preo unitrio de R$ 35,00. Nessa ordem, no fim do perodo considerado, a empresa ter um estoque de mercadorias no valor de

R$ 12.000,00 R$ 15.000,00 R$ 27.000,00

b)

R$ 12.000,00 R$ 15.000,00 R$ 27.000,00

c)

R$ 27.000,00 R$ 3.000,00 R$ 12.000,00 R$ 18.000,00 R$ 30.000,00 R$ 30.000,00

d)

R$ 12.000,00 R$ 15.000,00 R$ 3.000,00 R$ 30.000,00

e)

R$ 12.000,00 R$ 18.000,00 R$ 27.000,00 R$ 3.000,00 R$ 30.000,00 R$ 30.000,00

a) R$ 27.500,00 se trabalhar com o critrio Preo Mdio. b) R$ 27.500,00 se trabalhar com o critrio UEPS. c) R$ 30.500,00 se trabalhar com o critrio PEPS. d) R$ 20.000,00 se trabalhar com o critrio PEPS. e) R$ 20.000,00 se trabalhar com o critrio UEPS.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

Prova 2

10- A empresa Tlburi de Ao S/A demonstrou, no exerccio de 2001, os valores que seguem: Lucro bruto Lucro operacional Receitas no-operacionais Despesas no-operacionais Participao de Administradores Participao de Debenturistas Participao de Empregados R$ 180.000,00 R$ 140.000,00 R$ 15.000,00 R$ 55.000,00 R$ R$ R$ 5.000,00 7.000,00 6.000,00

Rascunho

A tributao do lucro dessa empresa alquota de 30% para Imposto de Renda e Contribuio Social Sobre o Lucro Lquido, conjuntamente, vai aumentar o passivo no valor de a) b) c) d) e) R$ 24.600,00 R$ 26.100,00 R$ 27.900,00 R$ 28.200,00 R$ 30.000,00

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

Prova 2

DIREITO TRIBUTRIO 11- Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. A Constituio Federal de 1988 veda ( ) o estabelecimento de limitaes ao trfego de pessoas, capitais ou bens por meio de impostos. ( ) a instituio de tributo sobre o patrimnio, a renda ou servios dos partidos polticos, das entidades sindicais e das instituies de educao e de assistncia social. ( ) a instituio de imposto que no seja uniforme em todo o territrio estadual ou municipal do ente poltico criador do imposto, admitida a concesso de incentivos fiscais para a correo dos desequilbrios regionais scio-econmicos. a) b) c) d) e) V, V, V, F, V, V, V, F, F, F, V F F F V

13- Verifique os quadros abaixo e relacione cada uma das alneas do primeiro quadro com uma das alternativas do segundo e assinale a opo correta. V. Imposto sobre transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos. W. Imposto sobre a propriedade de veculos automotores nos Territrios Federais. X. Imposto no previsto no art. 153 da Constituio Federal, criado por Lei Complementar. Y. Taxa em razo do exerccio do poder de polcia. Z. Imposto sobre transmisso inter-vivos, por ato oneroso, de bens imveis. 1. Tributo da competncia privativa da Unio. 2. Tributo da competncia privativa dos Municpios. 3. Tributo da competncia comum. 4. Tributo da competncia residual da Unio. 5. Tributo da competncia privativa dos Estados e do Distrito Federal. a) b) c) d) e) V1 V5 V2 V3 V4 W3 W1 W4 W5 W2 X5 X4 X3 X2 X1 Y2 Y3 Y1 Y4 Y5 Z4 Z2 Z5 Z1 Z3

12- Assinale a opo correta. a) A generalidade, a universalidade e progressividade so caractersticas constitucionais dos impostos da Unio. b) O Imposto sobre Produtos Industrializados deve ser no-cumulativo em funo da essencialidade dos produtos. c) O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural deve ter sua base de clculo e alquotas fixadas de forma a desestimular a manuteno de propriedades improdutivas. d) A instituio do Imposto sobre grandes fortunas depender de lei complementar e de resoluo do Senado, fixando as alquotas mnima e mxima. e) O ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou ativo cambial, sujeita-se apenas a um imposto de competncia da Unio, devido na operao de origem.

14- Assinale a opo correta. a) As empresas pblicas, as sociedades de economia mista e suas subsidirias gozaro dos privilgios tributrios estabelecidos em lei complementar. b) As empresas pblicas, as sociedades de economia mista e suas subsidirias gozaro dos privilgios fiscais estabelecidos em lei complementar. c) As empresas pblicas, as sociedades de economia mista e suas subsidirias gozaro dos privilgios tributrios estabelecidos em lei, desde que extensivos s do setor privado. d) As autarquias federais, municipais e estaduais gozam de imunidade quanto aos tributos dos outros entes polticos em decorrncia da imunidade recproca. e) O regime jurdico tributrio das empresas pblicas e das sociedades de economia mista que explorem atividade econmica de produo ou de comercializao de bens estabelecido em norma complementar da legislao tributria.
6 Prova 2

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

15- Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. ( ) O crdito tributrio no atingido pela decadncia. ( ) Modificados a extenso e os efeitos do crdito tributrio, altera-se a obrigao tributria que lhe deu origem. ( ) O lanamento regido pela legislao vigente poca da ocorrncia do fato gerador, no lhe sendo aplicvel a legislao posterior. a) b) c) d) e) V, V, V, F, V, V, V V, F F, F F, F F, V

18- Considera-se ocorrido o fato gerador do IPI, entre outras hipteses, na seguinte situao: a) na sada do estabelecimento filial de estabelecimento industrial ou equiparado a industrial, que opere exclusivamente no comrcio varejista. b) no retorno de produtos ao estabelecimento industrial remetente, efetivado pelo comprador ou destinatrio. c) nas sadas de estabelecimentos atacadistas, sem vnculo com os estabelecimentos industriais ou equiparados. d) nas sadas subseqentes primeira, nos casos de locao ou arrendamento. e) no momento da sua venda, quanto aos produtos objeto de operao de venda que forem consumidos ou utilizados dentro do estabelecimento industrial. 19- O prazo de recolhimento do IPI, para as microempresas e empresas de pequeno porte, conforme definidas no art. 2 da Lei n 8.850, de 1994, ser: a) at o dcimo dia do decndio subseqente ao decndio de ocorrncia dos fatos geradores, excetuados os produtos do captulo 22 e do cdigo 2402.20.00 da TIPI. b) at o ltimo dia do ms subseqente ao de ocorrncia dos fatos geradores. c) at o trigsimo dia do ms de ocorrncia dos fatos geradores. d) at o ltimo dia da quinzena subseqente a da ocorrncia dos fatos geradores do imposto. e) at o ltimo dia til do ms em que ocorrerem os fatos geradores do imposto.

16- Excluem a espontaneidade: a) o registro da Declarao de Importao e o termo de incio de fiscalizao aduaneira de zona secundria. b) o desembarao aduaneiro e a homologao do lanamento. c) a reviso aduaneira do despacho de importao e a seleo do despacho para fiscalizao de zona secundria. d) a concesso do regime aduaneiro suspensivo e a conferncia final de manifesto. e) a lavratura de auto de infrao ou a expedio de notificao de lanamento. LEGISLAO DO IPI 17- A notao NT(no-tributado) aposta diante do cdigo TIPI, constante da Tabela de Incidncia do IPI, implica considerar-se que o produto est: a) b) c) d) e) imune. isento. sujeito a pauta de valores. fora do campo de incidncia. sujeito tributao pelo preo da operao.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

Prova 2

20- A empresa Ypsolon Ltda. importou da ndia 2000 jaquetas de couro de boi e 5000 varetas de incenso,varetas essas que seriam para brinde aos seus compradores. Diante destas informaes, responda qual a opo correta. a) Ocorre o fato gerador nas sadas das 2000 jaquetas e das 5000 varetas no desembarao aduaneiro, e, na sada do estabelecimento importador, apenas nas sadas das 2000 jaquetas de couro. b) Ocorre apenas o fato gerador no desembarao das jaquetas e das varetas. c) Ocorre o fato gerador, no desembarao e na sada de seu estabelecimento comercial importador, tanto das jaquetas como das varetas. d) Produtos doados no esto sujeitos ao imposto. e) No ocorre o fato gerador em nenhum dos casos acima apontados. LEGISLAO ADUANEIRA 21- Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. ( ) Nas zonas de vigilncia aduaneira demarcadas na faixa de fronteira terrestre proibida a presena ou circulao de mercadorias, animais e veculos em viagem internacional. ( ) As operaes de despacho aduaneiro nos portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados a ttulo permanente sero efetuados nos horrios, locais e condies determinados pela autoridade aduaneira. ( ) A busca aduaneira, para prevenir ou reprimir a ocorrncia de extravios ou de acrscimos de volumes ou de mercadorias, deve ser precedida da lavratura do termo de entrada do veculo e da comunicao ao responsvel, que poder ser verbal. a) b) c) d) e) V, V, F, F, F, V, F, V, F, V, V V V F F

22- A jurisdio dos servios aduaneiros, exercida atualmente, compreende: a) os portos, os aeroportos e os pontos de fronteira. b) a zona primria e a zona secundria. c) a Zona Franca de Manaus, as Zonas de Processamento das Exportaes e o restante do territrio nacional. d) os enclaves e os exclaves aduaneiros. e) os recintos alfandegados situados nas zonas de vigilncia aduaneira. 23- A responsabilidade tributria pelas faltas ou extravios de volumes ou de mercadorias importadas pode ser do transportador ou do depositrio, conforme normas contidas a) b) c) d) e) nos Incoterms. no Direito Comercial. nos acordos internacionais de transporte. na legislao tributria. nos contratos de transporte internacional e de armazenagem da carga.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

Prova 2

24- Observe os quadros abaixo e relacione cada uma das alneas do primeiro quadro com as do segundo. Atente para a possibilidade de haver mais de uma vinculao possvel, isto , mais de uma alnea pode estar vinculada a um numeral. v) qualquer pessoa que promova a entrada de mercadoria estrangeira no territrio nacional; w) o adquirente ou cessionrio de mercadoria importada beneficiada com iseno ou reduo do imposto; x) o destinatrio de remessa postal internacional; y) o adquirente de mercadoria de procedncia estrangeira, no caso de importao realizada por sua conta e ordem, por intermdio de pessoa jurdica importadora; z) o transportador que der causa a dano ou falta de mercadoria importada. 1 - Contribuinte 2 - Responsvel 3 - Responsvel solidrio A opo que contm as vinculaes corretas : a) b) c) d) e) v1 v2 v3 v1 v3 w3 w2 w3 w2 w3 x1 x1 x2 x3 x2 y3 y2 y3 y2 y1 z2 z3 z1 z3 z2

25- Importador brasileiro adquiriu mquina estrangeira no dia 10/01, por US$100,000.00, data em que havia iseno objetiva do IPI. O Registro de Importao (RI) foi obtido em 01/02. A mercadoria foi embarcada em 04/02. A mercadoria entrou no territrio nacional, foi descarregada e atracada em 20/02. Em 22/02, a iseno do IPI foi revogada. A Declarao de Importao (DI) foi numerada pelo Siscomex em 26/02. Em 28/02, a alquota do II foi reduzida para zero e restabelecida a iseno do IPI. A mercadoria foi desembaraada em 01/03. A taxa cambial e as alquotas vigentes no perodo eram as seguintes:
Dia 10/01 01/02 04/02 20/02 26/02 28/02 01/03 US$1.00 = R$ Alquota do I I Alquota do IPI R$1,80 15% 8% R$2,20 15% 8% R$2,00 15% 5% R$2,00 10% 5% R$2,50 10% 5% R$2,00 0% 5% R$2,50 0% 5%

Com base nessas informaes, assinale a opo que contenha o valor do IPI devido. a) b) c) d) e) Zero (R$0,00) R$25.000,00 R$13.750,00 R$38.750,00 R$11.000,00

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

Prova 2

26- Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. A verificao da mercadoria, no curso do despacho aduaneiro, pode ser feita na presena: ( ) do importador ou seu representante, do depositrio e do transportador ou de seus prepostos. ( ) do viajante, do importador, do exportador, ou de seus representantes. ( ) de depositrio ou de seus prepostos, na hiptese de mercadoria depositada em recinto alfandegado. a) b) c) d) e) V, F, F, F, V, V, V, V, F, F, V F V F V

28- Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. ( ) O depsito afianado autorizado para empresas de transporte martimo, areo e rodovirio, estrangeiras, podendo ser utilizado por elas inclusive para provises de bordo, localizando-se os depsitos na zona primria ou na zona secundria. ( ) Os depsitos afianados das empresas de transporte rodovirio podem localizar-se na zona primria ou na zona secundria e os das empresas de navegao martima ou area devem localizar-se na zona primria. ( ) O prazo de permanncia dos materiais no DAF de 5 anos, contados de seu registro no MANTRA ou na Folha de Controle de Carga (FCC). a) b) c) d) e) V, F, F, F, V, V, V, V, F, F, V F V F V

27- Avalie a correo das afirmaes abaixo. Atribua a letra V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opo que contenha a seqncia correta. Extingue(m) o regime aduaneiro de admisso temporria: ( ) despacho para consumo promovido por terceiro autorizado a nacionalizar os bens na vigncia do regime. ( ) a reexportao, ainda que realizada fora do prazo. ( ) a exportao de produto equivalente ao produto nacional exportado definitivamente e que tenha retornado ao Pas para reparo ou substituio em virtude de defeito tcnico que exija sua devoluo. a) b) c) d) e) V, F, F, F, V, V, V, V, F, F, V F V F V

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

10

Prova 2

LEGISLAO DO IMPOSTO DE RENDA 29- Assinale as proposies abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opo que contm a seqncia correta. ( ) O imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, de competncia da Unio, deve ser informado pelos critrios da progressividade e da especialidade. ( ) vedado Unio instituir imposto sobre a renda das empresas pblicas estaduais e municipais. ( ) De acordo com o princpio da anterioridade, sobrevindo lei que aumente o imposto de renda e preveja expressamente sua entrada em vigor para a data de sua publicao, o imposto decorrente do aumento pode ser cobrado imediatamente a partir da data da publicao, porm sem alcanar fatos geradores ocorridos anteriormente. a) b) c) d) e) V, V, F F, F, F V, F, F V, V, V F, V, V

31- No so contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurdica: a) as filiais das pessoas jurdicas com sede no exterior. b) as sociedades em conta de participao. c) as firmas individuais. d) as pessoas fsicas que, em nome individual, pratiquem habitual e profissionalmente a venda de servios a terceiros, com o fim especulativo de lucro. e) as pessoas fsicas que em um mesmo anocalendrio alienarem mais de 10 imveis de sua propriedade. 32- Assinale as proposies abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opo que contm a seqncia correta. ( ) O imposto de renda das pessoas jurdicas ser devido no encerramento do balano anual. ( ) A pessoa jurdica pode optar por apurar o imposto de renda em perodos mensais, trimestrais ou semestrais, devendo, em qualquer caso, fazer o ajuste anual. ( ) No integram a base de clculo do Imposto de Renda Pessoa Jurdica os rendimentos, lucros e ganhos auferidos no exterior. a) b) c) d) e) V, V, F F, F, F V, F, F V, V, V F, V, F

30- Complete a proposio abaixo com as alternativas I, II, III e IV e, a seguir, assinale a resposta que contm somente as opes que resultam numa proposio verdadeira. No que se refere ao imposto de renda, no esto ao abrigo de imunidade: I. as rendas dos partidos polticos relacionadas com suas atividades essenciais. II. as sociedades cooperativas. III. atendidos os requisitos da lei, as instituies de educao sem fins lucrativos. IV. os rendimentos provenientes de aposentadoria ou penso pagos pela previdncia social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, a pessoa com idade superior a 65 anos. a) b) c) d) e) I e II I e III I e IV II e IV II e III
11

33- Entre as formas de tributao pelo Imposto de Renda Pessoa Jurdica previstas na legislao, no se inclui: a) a tributao pelo lucro presumido. b) o pagamento mensal unificado de impostos e contribuies federais (SIMPLES). c) a tributao pelo lucro arbitrado. d) a tributao pelo lucro bruto. e) a tributao pelo lucro real.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

Prova 2

34- De acordo com a legislao do Imposto de RendaPessoa Fsica, no constitui rendimento tributvel: a) a remunerao dos estagirios. b) a licena-prmio convertida em pecnia. c) o auxlio transporte pago em pecnia ao servidor pblico federal ativo. d) a verba para custeio de despesas necessrias para o exerccio do cargo ou funo. e) a indenizao por lucros cessantes. 35- Considerando as disposies da legislao referentes s dedues na apurao da base de clculo do Imposto de Renda da Pessoa Fsica, assinale, entre as opes abaixo, a que no corresponde a uma proposio verdadeira. a) O contribuinte que receber rendimentos de trabalho no-assalariado pode deduzir as despesas de custeio pagas, necessrias percepo da receita e manuteno da fonte produtora. b) A deduo a ttulo de dependente est sujeita a limite fixado por dependente. c) O contribuinte pode considerar como dependente o irmo, neto ou bisneto, sem arrimo dos pais, bastando, para tanto, que seja ele menor de 21 anos. d) Na declarao de rendimentos podem ser deduzidos os pagamentos feitos no anocalendrio de prteses ortopdicas e dentrias, relativas a tratamento do prprio contribuinte e dos seus dependentes. e) Observado o limite por dependente, podem ser deduzidos os pagamentos efetuados a creches.

36- Assinale as proposies abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opo que contm a seqncia correta. ( ) Os rendimentos e ganhos auferidos por pessoas fsicas so tributados no curso do anocalendrio, medida em que so percebidos, devendo ser feito o ajuste anual quando concludo o ano-calendrio. ( ) No curso do ano-calendrio, os rendimentos percebidos pelas pessoas fsicas devem ser tributados, conforme a hiptese, mediante reteno e recolhimento do imposto feito diretamente pela fonte pagadora ou mediante recolhimento feito pelo prprio contribuinte. ( ) A pessoa fsica que receber, de outras pessoas fsicas, rendimentos que no tenham sido tributados na fonte no Pas, pode optar entre pagar mensalmente o imposto sobre os rendimentos percebidos no ms e fazer o ajuste anual, ou oferec-los tributao apenas na declarao anual. a) b) c) d) e) V, V, F F, F, V V, F, F V, F, V F, V, F

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

12

Prova 2

LEGISLAO DAS CONTRIBUIES ADMINISTRADAS PELA SRF 37- Avalie as formulaes seguintes e, ao final, assinale a opo que corresponde resposta correta. I. Nos termos da Constituio Federal, somente a Unio pode instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse de categorias profissionais, ressalvada a permisso conferida aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios para institurem contribuio, exigvel de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, de sistemas de previdncia e assistncia social. II. Por fora da Constituio Federal, as contribuies sociais e de interveno no domnio econmico no podem incidir sobre as receitas decorrentes de exportao e sobre a importao de petrleo e seus derivados. III. Por determinao constitucional, as contribuies sociais e de interveno no domnio econmico podero ter alquotas: ad valorem, tendo por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operao e, no caso de importao, o valor aduaneiro; e especfica, tendo por base a unidade de medida adotada. a) b) c) d) e) I e II so verdadeiras. I e III so verdadeiras. II e III so verdadeiras. somente a II verdadeira. todas so verdadeiras.

d) so computados na determinao da base de clculo da contribuio os resultados brutos, positivos ou negativos, obtidos em operaes de cobertura (hedge) realizadas em mercados de liquidao futura, diretamente pela empresa brasileira, em bolsas no exterior. e) no se sujeitam contribuio os lucros das sociedades civis de prestao de servios profissionais relativos ao exerccio de profisso legalmente regulamentada de que trata o art. 1 do Decreto-Lei n 2.397, de 21 de dezembro de 1987. 39- A contribuio social para financiamento da seguridade social, conhecida pela sigla Cofins, incidente sobre a receita ou o faturamento de pessoas jurdicas: a) no alcana, para efeito de apurao de sua base de clculo, receitas financeiras das pessoas jurdicas sujeitas exao. b) no pode ter bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica do contribuinte. c) inclui em sua base de clculo receitas de entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. d) no alcana receita de pessoa jurdica adquirente de mercadoria de procedncia estrangeira, no caso da importao realizada por sua conta e ordem, por intermdio de pessoa jurdica importadora. e) no inclui em sua base de clculo as receitas decorrentes de fornecimentos de mercadorias ou servios para uso ou consumo de bordo em embarcaes ou aeronaves em trfego internacional, quando o pagamento for efetuado em moeda conversvel.

38- Relativamente contribuio social sobre o lucro das pessoas jurdicas, correto afirmar que: a) a base de clculo da contribuio devida pelas pessoas jurdicas desobrigadas de escriturao contbil corresponder a doze por cento da receita bruta, na forma definida na legislao vigente, auferida em cada ms do ano civil. b) o lucro bruto auferido pelas entidades fechadas de previdncia complementar constitui base de clculo da contribuio que lhes exigida nos termos da lei. c) para apurao da base de clculo da contribuio em referncia, so tomados como parmetro, supletivamente, no caso de ausncia de componentes apropriados, elementos formadores da base de clculo do imposto sobre produtos industrializados.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

13

Prova 2

40- Avalie as formulaes seguintes e, ao final, assinale a opo que corresponde resposta correta. I. A contribuio para o Programa de Integrao Social (PIS) deve ser apurada semestralmente pelas empresas pblicas, sociedades de economia mista e suas subsidirias e, mensalmente, pelas demais pessoas jurdicas de direito privado. II. Na determinao da base de clculo das contribuies para o PIS e a Cofins, os bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, caixas econmicas, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedades de crdito imobilirio, sociedades corretoras, distribuidoras de ttulos e valores mobilirios, empresas de arrendamento mercantil e cooperativas de crdito podero excluir ou deduzir desgio na colocao de ttulos. III. Na determinao da base de clculo da contribuio para o PIS e a Cofins, as operadoras de planos de assistncia sade podero deduzir a parcela das contraprestaes pecunirias destinada constituio de provises tcnicas. a) b) c) d) e) I e II so verdadeiras. I e III so verdadeiras. II e III so verdadeiras. II falsa. todas so verdadeiras. DIREITO CONSTITUCIONAL 41- Assinale a opo correta. a) A caracterstica da raa da pessoa no pode ser tomada pela lei como fator de tratamento diferenciado entre brasileiros. b) Fere o princpio da isonomia que a lei estabelea limites mnimos de altura para candidatos em concurso pblico, qualquer que seja o cargo a ser provido. c) Uma vez verificado que o legislador no estendeu certa vantagem financeira a uma categoria funcional anloga que foi contemplada expressamente pela lei com a benesse, ao Judicirio compete, em princpio, corrigir o vcio da quebra da isonomia, realizando a extenso da vantagem omitida pela lei.

d) O legislador pode fixar limites etrios mximos para a admisso de pessoal no servio pblico em ateno natureza das atribuies do cargo a ser preenchido. e) Fere o princpio da isonomia que a Administrao Pblica recuse a um particular o mesmo tratamento que vinha sendo dispensado aos administrados ao longo do tempo, mesmo que passe a entender que aquele tratamento ilegal. 42- Sobre o sigilo bancrio e fiscal, assinale a opo correta. a) Trata-se de garantia fundamental absoluta. b) Como nem o sigilo bancrio nem o sigilo fiscal esto previstos expressamente na Constituio como direitos fundamentais, no podem ser assim tratados pelos tribunais. c) No constitui quebra do sigilo fiscal que o rgo fazendrio divulgue na imprensa o nome dos maiores contribuintes investigados por inadimplncia das obrigaes tributrias. d) Apenas o Poder Judicirio pode determinar a quebra dos sigilos fiscal e bancrio de algum. e) possvel a quebra do sigilo bancrio e fiscal de um cidado, mesmo antes de ele ser formalmente acusado de fato definido como crime. Nas questes 43 a 45, assinale a opo correta. 43- a) Normas de direitos fundamentais podem criar deveres e obrigaes no somente para o Estado como tambm para o particular. b) Todas as normas de direitos fundamentais so aptas, por si mesmas, para gerar pretenses exigveis em juzo. c) Os direitos sociais previstos na Constituio em vigor no podem ser considerados direitos fundamentais. d) Somente podem ser considerados titulares de direito fundamental os brasileiros ou os estrangeiros aqui residentes que tenham atingido a maioridade. e) Os direitos fundamentais so irrenunciveis, o que significa dizer que inadmissvel a auto-limitao, mesmo que temporria e para finalidades especficas, do exerccio de um direito fundamental.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

14

Prova 2

44- a) No se admite hiptese de lei retroativa no sistema constitucional em vigor. b) Uma lei desarrazoada pode ser considerada ofensiva garantia constitucional do devido processo legal. c) Como regra geral, pode-se invocar a garantia constitucional do direito adquirido, para se escapar da incidncia de uma norma editada pelo poder constituinte originrio. d) Porque o confisco de bens proibido entre ns, o legislador no pode instituir pena de perda de bens. e) No conflito entre o direito constitucional de liberdade de expresso e o direito constitucional intimidade, este ltimo deve invariavelmente prevalecer. 45- a) Tanto o brasileiro, nato ou naturalizado, como o estrangeiro residente no Brasil podem propor ao popular, na defesa do patrimnio pblico contra atos administrativos contrrios moralidade administrativa. b) Somente por fato definido como crime algum pode ser preso, no atual regime constitucional. c) Somente por ordem de autoridade judiciria algum pode ser preso, no atual regime constitucional. d) Somente por deciso judicial uma associao pode ser compulsoriamente dissolvida. e) Toda desapropriao deve ser precedida de justa indenizao. 46- A respeito da associao profissional ou sindical, correto afirmar: a) obrigatria a autorizao estatal para a fundao de sindicato. b) no possvel haver mais de uma organizao sindical representativa de uma mesma categoria profissional numa mesma base territorial. c) os sindicatos podem defender em juzo apenas os direitos coletivos da categoria que representam, no podendo defender direitos individuais dos sindicalizados. d) compulsria a filiao do trabalhador ao sindicato da categoria a que pertence. e) o aposentado no tem direito de participar de sindicato profissional.

47- Assinale a opo correta. a) Se o brasileiro adquiriu a nacionalidade de um Estado estrangeiro porque as normas deste condicionam a permanncia no seu territrio aquisio da sua nacionalidade, no perder a nacionalidade brasileira. b) Os portugueses em passagem pelo Territrio Nacional gozam de todos os direitos inerentes ao brasileiro naturalizado. c) O brasileiro nato ou naturalizado perde a nacionalidade brasileira, se for condenado, em juzo, por atividade nociva ao interesse nacional. d) A Constituio Federal no admite hiptese de dupla nacionalidade originria de brasileiro. e) O legislador livre para, a seu critrio, estabelecer os cargos da Administrao Pblica que devem ser preenchidos exclusivamente por brasileiros natos. 48- Considere a situao dos seguintes personagens: I. X nasceu em Braslia, quando os seus pais, argentinos, estavam lotados na nossa Capital, na condio de agentes diplomticos da Repblica Argentina. II. Y portugus, tendo vindo morar no Brasil h mais de quinze anos, aqui residindo ininterruptamente. Nunca sofreu condenao penal. III. Z nasceu na Repblica Argentina. filho de pai argentino e de me brasileira, que fora morar no pas vizinho por motivos particulares. Z, h um ano, mora no Brasil, mas nunca optou pela nacionalidade brasileira. IV. W, que era nacional da Repblica Argentina, naturalizou-se brasileiro h dois anos. Desses quatro personagens, quantos podem ser oficiais do Exrcito brasileiro? a) b) c) d) e) um dois trs todos nenhum deles

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

15

Prova 2

49- Suponha que, num Estado da Federao, tenha sido editada uma lei, estabelecendo que os supermercados so responsveis civilmente ou seja, devem indenizar os prejudicados pelos furtos e roubos de veculos estacionados em vagas prximas ao estabelecimento comercial. vista disso, assinale a opo correta. a) A lei inconstitucional, porque disciplina matria que se inclui na competncia legislativa privativa da Unio. b) A lei inconstitucional, porque o tema tipicamente municipal, devendo ser regulado pelo legislador do Municpio. c) A lei foi editada por entidade competente para tanto, uma vez que, sendo o assunto de direito civil, tanto o Estado como a Unio podem legislar sobre ele. d) O Estado competente para legislar sobre o tema, uma vez que, sendo de direito civil, inclui-se na lista das matrias da competncia residual dos Estados-membros. e) A lei somente poder ser tida como constitucional, se houver sido aprovada pela Assemblia Legislativa como lei complementar. 50- Assinale a opo correta. a) Em virtude da autonomia de que goza, um Estado-membro pode, por deciso que compete exclusivamente sua Assemblia Legislativa, desmembrar-se para formar outros Estados-membros. b) O legislador federal no tem competncia para influir no processo de criao ou desmembramento de Municpios. c) No mbito da competncia legislativa concorrente, o Estado-membro pode legislar sobre normas gerais, se a Unio no o houver feito, ou, se o houver feito, em carter suplementar. d) A Constituio veda toda a colaborao da Unio, Estados e Municpios com igrejas e cultos religiosos. e) Incumbe Unio, com exclusividade, o combate s causas da pobreza e os fatores de marginalizao e a promoo da integrao social dos setores desfavorecidos.

DIREITO ADMINISTRATIVO 51- Na Administrao Pblica Federal, a sociedade de economia mista considerada como sendo um(a) a) b) c) d) e) rgo estatal. entidade de direito pblico. pessoa jurdica de direito privado. entidade da Administrao Direta. paraestatal fora da Administrao.

52- O princpio da motivao, a que a Administrao Pblica Federal est obrigada a obedecer, de acordo com o que dispem os artigos 2 e 5 da Lei n 9.784, de 29/01/1999, consiste em ter de indicar nos seus atos administrativos os respectivos pressupostos fticos e jurdicos, sendo isso dispensvel, porm, nos casos em que a autoridade decide a) b) c) d) e) processo administrativo de concurso pblico. dispensa de procedimento licitatrio. recurso administrativo. em decorrncia de reexame de ofcio. caso concreto aplicando jurisprudncia sobre ele j firmada.

53- O instituto jurdico administrativo, pelo qual o Estado transfere a outra entidade a execuo de determinado servio pblico, com a particularidade de que para cuja remunerao ela pode cobrar tarifas de seus usurios, classifica-se mais propriamente como sendo a) b) c) d) e) autorizao. desconcentrao. delegao. concesso. permisso.

54- O mrito aspecto do ato administrativo que, particularmente, diz respeito (ao) a) b) c) d) e) convenincia de sua prtica. sua forma legal. sua motivao ftica. princpio da legalidade. poder vinculado.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

16

Prova 2

55- A avocao um fenmeno, inerente ao poder hierrquico, aplicvel ao processo administrativo, pelo qual a autoridade pode em certos casos, como assim previsto na Lei n 9.784/99, a) b) c) d) e) delegar competncia a rgo inferior. rever deciso em instncia recursal. exercer delegao de rgo superior. exercer competncia atribuda a rgo inferior. rever suas prprias decises.

59- Salvo disposio legal especfica em sentido contrrio, o prazo normal para a interposio de recurso administrativo, quanto aos processos autuados no mbito da Administrao Pblica Federal Direta, conforme previsto na Lei n 9.784/99, de a) b) c) d) e) cinco dias. dez dias. quinze dias. vinte dias. trinta dias.

56- Toda conduta, ao ou omisso da autoridade administrativa ou do poder pblico, que tenha incidncia sobre contrato firmado com particular, de certa forma retardando ou impedindo sua execuo, entende-se como sendo a) b) c) d) e) caso fortuito. fato da administrao. fato do prncipe. fora maior. teoria da impreviso.

60- Na rea federal, o Tribunal de Contas da Unio (TCU) exerce o monoplio do controle contbil, financeiro e oramentrio, da Administrao Pblica Federal Direta e Indireta, quanto aos aspectos de legalidade, legitimidade e economicidade. a) Correta essa assertiva. b) Incorreta a assertiva, porque esse controle exercido com exclusividade pelo Congresso Nacional (CN). c) Incorreta a assertiva, porque tal funo cabe ao sistema de controle interno, com exclusividade. d) Incorreta a assertiva, porque tal fiscalizao compartilhada entre CN, TCU e sistema de controle interno. e) Incorreta a assertiva, porque esse controle exercido pelo TCU se restringe Administrao Direta.

57- Aos convnios celebrados por rgos da Administrao Pblica Federal Direta a) no se aplicam as disposies da Lei n 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos. b) aplicam-se as disposies da Lei n 8.666/93. c) s se aplicam as disposies da Lei n 8.666/93, quanto s chamadas clusulas derrogativas ou excepcionais. d) s se aplicam as disposies da Lei n 8.666/93, quanto exigncia de licitao. e) aplicam-se as disposies da Lei n 8.666/93, no que couber. 58- De acordo com as atuais regras constitucionais relativas aos servidores pblicos da Unio, regidos pelo regime da Lei n 8.112/90, a) a estabilidade ocorre aos 2 anos. b) a estabilidade ocorre aos 5 anos. c) a remunerao do trabalho noturno deve ser superior do diurno. d) permitida a diferena, para o exerccio de certos cargos ou funes e de critrio para admisso, por motivo de sexo ou estado civil. e) extinto o cargo ocupado por servidor estvel ele fica em disponibilidade, com vencimentos integrais.
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2 17

Prova 2

ORGANIZAO BSICA E FUNCIONAMENTO DO MINISTRIO DA FAZENDA E DA SRF 61- Integra a estrutura bsica do Ministrio da Fazenda: a) o Conselho Deliberativo da Poltica do Caf b) o Conselho Diretor do Fundo de Garantia Exportao CFGE c) o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos d) o Conselho Nacional de Imigrao e) o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportao 62- Representar a Unio nas causas de natureza fiscal, assim entendidas as relativas a tributos de competncia da Unio, inclusive infraes referentes legislao tributria, emprstimos compulsrios, apreenso de mercadorias, nacionais ou estrangeiras, decises de rgos do contencioso administrativo fiscal, benefcios e isenes fiscais, crditos e estmulos fiscais exportao, responsabilidade tributria de transportadores e agentes martimos, e incidentes processuais suscitados em aes de natureza fiscal competncia: a) b) c) d) e) da Secretaria da Receita Federal da Cmara Superior de Recursos Fiscais dos Conselhos de Contribuintes do Conselho Nacional de Poltica Fazendria da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional

( ) competncia da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministrio da Fazenda acompanhar temas relacionados ao endividamento externo brasileiro junto a credores oficiais e privados. a) b) c) d) e) FFVVV FVFFV VVFFV FVFVV VVVFV

64- Assinale a opo correta. a) Compete ao Comit Brasileiro de Nomenclatura promover a divulgao das Notas Explicativas da Nomenclatura Aduaneira de Bruxelas e recomendar normas, critrios ou notas complementares de interpretao. b) Ao Conselho Monetrio Nacional compete promover a gesto do Sistema Nacional Integrado de Informaes Econmico-Fiscais SINIEF, para coleta, elaborao e distribuio de dados bsicos essenciais formao de polticas econmico-fiscais e ao aperfeioamento permanente das administraes tributrias. c) Secretaria de Acompanhamento Econmico do Ministrio da Fazenda compete apresentar alternativas de poltica de relacionamento com o Fundo Monetrio Internacional FMI, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio GATT e o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, incluindo a poltica de contratao de emprstimo junto a esses organismos. d) Controlar a dvida decorrente de operaes de crdito de responsabilidade, direta e indireta, do Tesouro Nacional competncia da Secretaria da Receita Federal. e) Gerir o Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeioamento das Atividades de Fiscalizao FUNDAF, competncia da Escola de Administrao Fazendria.

63- Coloque V nas afirmativas verdadeiras, F nas falsas e assinale a opo correspondente: ( ) So rgos de assistncia direta e imediata ao Ministro de Estado da Fazenda, as Secretarias da Receita Federal e de Acompanhamento Econmico. ( ) O Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdncia Privada Aberta e de Capitalizao um rgo colegiado do Ministrio da Fazenda. ( ) Desenvolver as atividades de execuo oramentria, financeira e contbil, no mbito do Ministrio da Fazenda, competncia da Diretoria de Gesto do Sistema de Controle Interno. ( ) Compete Diretoria de Auditoria de Contas da Secretaria Federal de Controle Interno avaliar o desempenho da auditoria interna das entidades da Administrao Federal Indireta.
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2 18

Prova 2

65- Compete ao Primeiro Conselho de Contribuintes julgar os recursos de ofcio e voluntrios de deciso de primeira instncia sobre a aplicao da legislao referente a Imposto sobre a importao e a exportao. O Segundo Conselho de Contribuintes tem como uma de suas competncias julgar os recursos de ofcio e voluntrios de decises de primeira instncia sobre a aplicao da legislao referente a Imposto sobre Propriedade Territorial Rural. Os Conselhos de Contribuintes so rgos colegiados judicantes diretamente subordinados ao Secretrio da Receita Federal. a) b) c) d) e) As trs assertivas so verdadeiras. As trs assertivas so falsas. So falsas a primeira e a ltima assertivas. falsa apenas a ltima assertiva. verdadeira apenas a primeira assertiva.

67- Avalie as informaes abaixo e marque a opo correta. s Delegacias da Receita Federal DRF compete, quanto aos tributos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal, desenvolver as atividades de arrecadao e cobrana, de atendimento ao contribuinte, de fiscalizao, de controle aduaneiro, de tecnologia e de segurana da informao, e de programao e logstica, bem assim as relacionadas com planejamento, organizao, modernizao e recursos humanos, nos limites de suas jurisdies. Coordenao-Geral de Tributao COSIT compete planejar, coordenar, orientar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades de fiscalizao dos tributos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal, exceto as relativas a tributos sobre o comrcio exterior. Uma das competncias da Coordenao-Geral de Programao e Logstica COPOL formular proposta de poltica de informao e informtica da Secretaria da Receita Federal, bem assim planejar, coordenar, orientar, supervisionar, controlar e avaliar as atividades inerentes a sua aplicao. a) b) c) d) e) No, Sim, No Sim, No, No Sim, No, Sim Sim, Sim, Sim No, No, No

66- A Secretaria da Receita Federal tem por finalidade:


Propor medidas destinadas a compatibilizar os valores previstos na programao financeira federal com a receita a ser arrecadada. Dirigir, supervisionar, orientar, coordenar e executar as atividades relacionadas com nomenclatura, classificao fiscal e origem de mercadorias, inclusive representando o pas em reunies internacionais sobre a matria. Apurar a liquidez e certeza da dvida ativa da Unio, tributria ou de qualquer outra natureza, inscrevendo-a para fins de cobrana, amigvel ou judicial. Zelar pelo equilbrio financeiro do Tesouro Nacional. Acompanhar e analisar a evoluo da distribuio funcional da renda na economia brasileira. Todas as assertivas so falsas. Todas as assertivas so verdadeiras. verdadeira apenas a ltima assertiva. falsa apenas a primeira assertiva. So verdadeiras apenas a primeira e segunda assertivas.

68- So Unidades Centrais da Secretaria da Receita Federal: a) Coordenao-Geral de Administrao Aduaneira COANA e Superintendncia Regional da 1 Regio Fiscal. b) Coordenao-Geral de Pesquisa e Investigao e Escola de Administrao Fazendria. c) Cmara Superior de Recursos Fiscais e Coordenao-Geral de Fiscalizao. d) Coordenao-Geral de Administrao Tributria e Corregedoria-Geral. e) Delegacia Especial de Assuntos Internacionais de So Paulo e Delegacia Especial de Instituies Financeiras do Rio de Janeiro.

a) b) c) d) e)

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

19

Prova 2

69- competncia da Coordenao-Geral de Poltica Tributria da Secretaria da Receita Federal SRF: a) disseminar informaes gerenciais sobre os tributos e contribuies administrados pela SRF. b) efetuar o tratamento de dados e informaes, a fim de elaborar estatsticas do comrcio exterior. c) representar a Secretaria da Receita Federal na Comisso Tcnica Permanente do ICMS. d) quantificar as receitas tributrias, objeto da renncia fiscal, sob a forma de incentivos, benefcios, redues, dedues ou isenes. e) definir indicadores econmicos a serem aplicados na previso e anlise do comportamento das receitas administradas pela SRF. 70- Avalie as informaes abaixo e marque a opo que no atribuio do Secretrio da Receita Federal. a) Representar privativamente a Unio, na execuo de sua dvida ativa de carter tributrio. b) Proceder a alfandegamento de portos organizados, instalaes porturias, aeroportos, pontos de fronteira e recintos. c) Estabelecer a rea de jurisdio das unidades da Secretaria da Receita Federal. d) Propor a criao, a transformao ou a extino de unidades da SRF. e) Autorizar a participao de servidores da SRF em conferncias, congressos, cursos, treinamentos e outros eventos similares que se realizarem no pas.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2002.2

20

Prova 2

ESAF

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DA RECEITA FEDERAL - TRF - 2002.2

GABARITOS (antes dos recursos)

Prova 1
Idioma INGLS (aplicada em 28/09/2002 - SBADO) Questes 01 - C 02 - E 03 - C 04 - D 05 - A 06 - C 07 - E 08 - C 09 - A 10 - B 11 - E 12 - D 13 - D 14 - B 15 - A 16 - B 17 - C 18 - E 19 - D 20 - B 21 - A 22 - C 23 - E 24 - D 25 - A 26 - C 27 - E 28 - D 29 - A 30 - B 31 - E 32 - C 33 - A 34 - D 35 - B 36 - D 37 - E 38 - C 39 - B 40 - A 41 - D 42 - E 43 - B 44 - A 45 - E 46 - B 47 - D 48 - C 49 - B 50 - E 51 - A 52 - E 53 - C 54 - D 55 - A 56 - C 57 - C 58 - D 59 - E 60 - B

Prova 2
(aplicada em 29/09/2002 - DOMINGO) Questes 01 - A 02 - E 03 - C 04 - A 05 - D 06 - B 07 - D 08 - E 09 - C 10 - B 11 - D 12 - E 13 - B 14 - C 15 - C 16 - A 17 - D 18 - E 19 - B 20 - C 21 - E 22 - B 23 - D 24 - A 25 - C 26 - C 27 - A 28 - B 29 - B 30 - D 31 - E 32 - B 33 - D 34 - C 35 - C 36 - A 37 - B 38 - A 39 - E 40 - C 41 - D 42 - E 43 - A 44 - B 45 - D 46 - B 47 - A 48 - E 49 - A 50 - C 51 - C 52 - E 53 - D 54 - A 55 - D 56 - B 57 - E 58 - C 59 - B 60 - D 61 - B 62 - E 63 - D 64 - A 65 - C 66 - E 67 - B 68 - D 69 - C 70 - A

RESULTADO FINAL DA 1 ETAPA MINISTRIO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA ESCOLA DE ADMINISTRAO FAZENDRIA - ESAF EDITAL ESAF N 80, DE 17 DE OUTUBRO DE 2002

CONCURSO PBLICO PARA TCNICO DA RECEITA FEDERAL

O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO DA ESCOLA DE ADMINISTRAO FAZENDRIA - no uso de suas atribuies, observadas as disposies contidas no Edital ESAF n 67, de 26/07/2002, publicado no Dirio Oficial da Unio de 29/07/2002 e em acolhimento aos pronunciamentos da Banca Examinadora emitidos em razo dos recursos apresentados s Provas Objetivas 1 e 2 do concurso pblico para o cargo de Tcnico da Receita Federal, realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2002, resolve: I - ANULAR as questes abaixo relacionadas, nos seus respectivos gabaritos: a) na prova 1 - as questes n 19, da disciplina Lngua Portuguesa; n 22 da disciplina Ingls; n 23 da disciplina Espanhol; n 36 da disciplina Informtica e n 51 da disciplina tica na Administrao Pblica; b) na prova 2 - as questes n 06 e n 10 da disciplina Contabilidade Geral e n 12 da disciplina Direito Tributrio; II - ATRIBUIR os pontos correspondentes s questes anuladas a todos os candidatos presentes, independentemente de terem os mesmos recorrido; III ALTERAR, na Prova 2 - a resposta da questo n 65 da disciplina Organizao Bsica e Funcionamento do MF e da SRF, da letra C para a letra B; V- VALIDAR o gabarito divulgado, para fins de recurso, com as anulaes constantes do item I e a alterao a que se refere o item III, ambas deste Edital; V - JULGAR improcedentes os demais recursos apresentados; VI - DIVULGAR a relao dos candidatos aprovados na Primeira Etapa do concurso, observados os critrios de habilitao e classificao e de desempate estabelecidos, respectivamente, nos subitens 9.1, 9.2 e 9.3, do Edital n 67/2002 regulador do concurso; VII - CONSIDERAR reprovados, para todos os efeitos, os demais candidatos, de conformidade com o subitem 9.5 do supracitado Edital.

JOO GOMES GONALVES ESAF CONC.PUB.TECNICO DA RECEITA FEDERAL - TRF - 2002/2 CORRDIA Relacao de Candidatos Aprovados e Classificados Em 17/10/2002

Anda mungkin juga menyukai