Anda di halaman 1dari 14

15

APOSTILA
PERCEPO DE RISCOS E DENGUE

Caros Colegas, Apresentamos a XV apostila das nossas Olimpadas da Segurana, cujos temas, so a Percepo de Risco e a Dengue. A Percepo de Risco faz parte do dia a dia de todos os colaboradores da BSM. Nosso objetivo aguar a Percepo de Risco existente em cada um de ns, para que estejamos sempre atentos ao nossso trabalho e a quaisquer eventos indesejveis que possam contribuir para colocar em risco nossa sade e segurana. Outro assunto importante a Dengue. Divulgamos aqui, informaes sobre os cuidados que todos devemos tomar na preveno da Dengue. Tambm inclumos um acidente de trabalho, com a respectiva anlise de causa, e que esta sirva como alerta de segurana todos, principalmente aos colaboradores que circulam pelas reas operacionais.

Boa leitura e boa prova!

Percepo de

Riscos

DEFINIES A percepo de Riscos o principal instrumento para eliminar desvios, incidentes e acidentes o ato de ter contato com um perigo por meio dos sentidos (ouvir, tocar, ver, cheirar e gosto), interpretar essa informao e ento decidir o que fazer. REVENDO ALGUNS CONCEITOS

FATALIDADE ACIDENTE COM AFASTAMENTO

ACIDENTE SEM AFASTAMENTO INCIDENTES

DESVIOS

DEFINIES Desvio: Qualquer ao ou condio, que tem potencial para conduzir, direta ou indiretamente, a danos a pessoas, ao patrimnio (prprio ou de terceiros) ou impacto ao meio ambiente, que se encontra desconforme com as normas de trabalho, procedimentos, requisitos legais ou normativos, requisitos do sistema de gesto ou boas prticas. Incidente: Evento imprevisto e indesejvel que poderia ter resultado em dano pessoa, ao patrimnio (prprio ou de terceiros) ou impacto ao meio ambiente. Acidente: Evento imprevisto e indesejvel que causa dano a pessoa, ao patrimnio ou impacto ao meio ambiente BREVE CENRIO Para carregar um caminho com materiais txicos, utilizando-se uma empilhadeira, o caminho estacionado, engrenada a 1a. marcha, acionado o freio de estacionamento, retirada a chave do contato e colocados calos para evitar que este se desloque durante a operao de carregamento. Para assegurar o cumprimento dessas medidas, realiza-se uma inspeo (check list) antes do incio da operao.

EXEMPLOS:

DES

VIO

Exemplo de desvios: Calos aplicados de forma incorreta e no verificados pela inspeo.

INC

IDE

NTE

Exemplo de Incidentes: A carreta se move, mas no h perdas.

AC

IDE

NT

EM ES

AFA

M STA

EN

TO

Exemplo de Acidente sem Afastamento Carreta se move, empilhadeira vai para trs, fica presa entre plataforma e carreta - empregado bate o trax no volante, sem maiores conseqncias
EN TO

ID AC

EN

TE

M CO

A AF

M STA

Exemplo de Acidentes com Afastamento Carreta se move, empilhadeira tomba e empregado salta da empilhadeira, torcendo o tornozelo e se afastando para recuperao

ALID FAT

AD

Exemplo de Fatalidade O operador se assusta, pula da empilhadeira e ela cai por cima dele

1. Fatores que Alteram a Percepo de Risco

Cultura da pressa tenho que concluir logo! Competitividade Desconhecimento dos Perigos Existentes Cultura da Continuidade Operacional Boas Intenes Reduz custos (elevao no perceptvel no grau de risco)

2. Como podemos ou o que precisamos fazer para melhorar nossa percepo de risco ?
No espere que algum cuide da sua segurana: ela est em suas mos ! No espere que a sorte te d proteo. As suas escolhas so seus maiores EPIs ! No espere o amanh para cuidar da sua sade. Uma pessoa consciente comea a se prevenir aqui e agora ! No espere que as coisas corram como previsto. Nada 100% seguro !

TEM DVIDA PARA ONDE IR ? Consulte o SMS

No tome deciso sem conhecer os perigos do trabalho

Cada um de ns deve ser a mudana que quer ver no mundo. Mahatma Ghandi

Combate a

Dengue

1.Cuidados a serem tomados na preveno da Dengue:


Lixo:

Plantas e Jardins:

Caixa dgua, Calhas e Lajes:

Tonis e Depsitos de gua:

10

2. Outros cuidados que voc deve tomar para a Dengue no te pegar:

1. No acumule materiais descartveis desnecessrios e sem uso. Se forem destinados reciclagem, guarde-os sempre em local coberto e abrigados da chuva. 2. Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela no estiver em uso, esvazie-a completamente, no deixando poas dgua. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos dgua, mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas. 3. Entregue pneus velhos ao servio de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os, sem gua, em locais cobertos. 4. Verifique se todos os ralos da casa no esto entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se no os estiver usando, deixe-os fechados. 5. Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabea para baixo. 6. Lave com escova e sabo as vasilhas de gua e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana. 7. Retire a gua da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabo. 8. No deixe acumular gua na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de gua.

Procure logo um servio de sade em caso dos seguintes sintomas: febre com dor de cabea e dor no corpo.

11

1. Descrio do acidente
Durante as operaes com movimentao de cargas o funcionrio foi atingido por um container, que estava sendo movimentado pela empilhadeira (0713) na rea do pr embarque, vindo a cair e bater no cho, O mesmo foi encaminhado imediatamente para o RH/AM do per e aps avaliado pela enfermeira de planto e posteriormente encaminhado para o Pronto Socorro So Joo Batista em Maca.

6 - SITUAO ATUAL

12

2. Anlise

13

3. Medidas de Controle
O que
Divulgao

Como
DDS

Quem
Superviso TST

Onde
Pr - Embarque

Por qu
Conscientizar

Aumentar Reduzindo tempo espao para das cargas no cho armazenamento / aumentando a das cargas rea de armazenamento Adequao de Uniformes com faixas refletivas Aumentar a visibilidade na rea operacional

Petrobrs

Pr - Embarque

Evitar acidentes Similares Facilitar visibilidade durante as movimentaes

Superviso TST

rea operacional

4. Situao Atual
O que Como Situao Atual
Realizado

Divulgao do acidente

DDS

Aumentar espao para armazenamento das cargas

Reduzindo tempo das cargas no cho / aumentando a rea de armazenamento Substiuindo por uniformes adequados

Realizando

Adequao de Uniformes com faixas refletivas

Realizando

14

Anda mungkin juga menyukai