Anda di halaman 1dari 24

Balnerio Pinhal e Cidreira - Ano IV - N 82 - 11 a 25 de abril de 2014

Distribuio Gratuita

OBRAS PARADAS

Sade

Pgs. 12 12 e - 13 13 Pginas

Vacinao contra gripe


Pgina 15

JRC Classificados
Pginas 7 e 8

Editorial

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 2

Editorial
por Alexsandro Pedron

Tudo feito para voc


aqueles que querem um mundo melhor. Portanto, caro leitor, fique atento, pois nosso trabalho se destina especialmente a voc. Participe! - Alguns tpicos: - as duas primeiras entrevistas com nossos representantes do comrcio j esto nesta edio. Quer ser o prximo? Ligue 99666762, no se acanhe e agende sua entrevista; - j est aberto o espao para publicarmos a sua mensagem, foto, aviso, seja do FACEBOOK ou de sua vida cotidiana. Queremos ver voc nas pginas do JRC, basta nos encaminhar via FACEBOOK ou no e-mail jornaljrcl@terra.com.br. Para participar basta registrar l Quero estar nas pginas do JRC publique minha mensagem e fazer uma ligao para o nmero 99666762 e efetuar a confirmao; - o veraneio j foi, hora de anunciar, pois a visibilidade de nosso negcio um dos fatores mais importantes para mantermos ou alcanarmos o sucesso. Propaganda diz para as pessoas: Aqui est o que ns temos. Aqui est o que ele vai fazer por voc. Aqui est como faz-lo. Leo Burnett (famoso publicitrio) Por fim, estamos concluindo mais um projeto, esta edio j conta com a distribuio de 4000 exemplares. Alcanamos este objetivo a partir de muita dedicao e apoio de todos que participam direta ou indiretamente de nosso jornal. Nossos sinceros agradecimentos a todos os colaboradores. Um forte abrao!

m jornal que visa a participao popular. Seja voc comerciante, gari, surfista, jogador de poker, adolescente ou idoso, queremos a sua participao. Encaminhe um e-mail para a Coluna do Leitor ou para o espao Fala Comerciante, envie fotos, sugira matrias, deixe recados no FACEBOOK ou simplesmente leia o contedo que estamos dispondo. isso que queremos. Falta de iluminao pblica, sua rua fica abaixo dgua quando chove ou a sua residncia tem sido alvo de criminosos? Ligue para 99666762 que vamos a fazer uma reportagem para alertar as autoridades do que est acontecendo. Voc leitor tem alguma grande ideia? Compartilhe esse pensamento conosco e vamos tentar fazer dessa ideia uma nova realidade. Queremos ser parceiros da comunidade em geral e tambm poder contar com novos amigos e colaboradores. Nesse sentido, que informamos com grande alegria a chegada de mais dois novos colunistas. Os amigos e colaboradores Lena Sessim e Joo Sidinei Vargas. A professora Lena, como conhecida de forma carinhosa aqui no Municpio de Cidreira, nos brindar com sua experincia no contato com a Terceira Idade, e muitos outros assuntos correlatos, se utilizando da sua experincia profissional e participao direta na Associao Amigos Amigos, que uma associao voltada para entretenimento do idoso. J o amigo e colaborador Joo Sidinei Vargas msico profissional e tambm ir nos contemplar com toda sua experincia e conhecimento no mundo da msica. Sejam muito bem vindos, e que nossa parceria seja duradoura e renda muitos frutos para a nossa comunidade. Quer dizer, O CANAL ESTA ABERTO, pois este jornal se prope de forma apartidria a construir um movimento de valorizao da nossa regio, bem como informar, instruir e colaborar com todos

Expediente
Balnerio Pinhal e Cidreira Circulao quinzenal 4.000 EXEMPLARES Impresso Grupo RBS Litoral Norte Av. Fausto Borba Prates, 4566/4 - Cidreira Email: jornaljrcl@terra.com.br Curta nossa pgina no facebook Direo Alexsandro dos Santos Pedron Diagramao Jonathan Vaz Ferreira Editores Alexsandro Pedron Telefones Comerciais Joel Herbele: 9966.6762 Renato de Assis (autnomo) 8467.7756 Colunistas Alexsandro Pedron Eron Ferreira Juarez C. F. Miranda

Lena Sessim
Lino Moura Mare Ecila dos Santos Pricila Dias Ribeiro Rute Prestes Viviana Costa

Fabio Cruz
Giclr Regina

Jacira Franco
J. S. Vargas Jorge Amaro

Os artigos de nossos colaboradores so de exclusiva responsabilidade de seus autores. No existe relao nem vnculo empregatcio com as partes.

Geral

Ele foi um anjo na minha vida, diz mulher que teve conta paga por homem que encontrou o boleto com o dinheiro perdido

Exemplo de honestidade!

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 3

PSDB de Cidreira volta com fora total

Publicado por Zero Hora micheli.aguiar@zerohora.com.br

m um pas onde o que vale o bom jeitinho brasileiro e levar vantagem sobre os outros nem sempre considerado errado, Karine Peyrot, de 41 anos, de So Leopoldo, noVale do Sinos, teve uma prova de que ainda possvel confiar nas pessoas. Ela perdeu R$ 600 que seriam usados para pagar uma conta e, para sua surpresa, o boleto foi pago e, mais, entregue em mos com os 50 centavos de troco. Foi Deus que colocou o Dudu (apelido de Marco Antonio da Silva) na minha vida. Se eu no pagasse aquela conta naquele dia, eu teria uma srie de transtornos envolvendo outras pessoas conta Karine, que no esconde j considerar o seu bom samaritano um amigo querido. Modesto, Marco Antonio, no entanto, no acredita que tenha feito uma grande coisa. Para ele, ser honesto faz parte da educao que recebeu em casa, por isso, devolver o dinheiro foi algo normal e o mais correto a se fazer. Eu j perdi R$ 50 uma vez e tive que pedir emprestado para pagar a minha conta. Quando vi que aquele dinheiro era quantia para pagar o boleto, fiz o que tinha que fazer: paguei! A histria envolvendo os dois leopoldenses, que no se conheciam por detalhe, j que tm amigos em comum, aconteceu no dia 2 de abril. Marco Antonio encontrou o dinheiro enquanto esperava por um nibus para ir ao centro da cidade comprar um celular novo. Karine passou pela parada em sua moto e foi quando deixou cair do bolso a quantia, que Foto: Facebook voou pela rua. Ela s percebeu que Karine Peyrot estava desesperada enquanto Marco Antonio tentava localiz-la havia perdido o valor com a conta a em uma rede social pagar quando chegou na lotrica.

Desesperada, ela chorou e refez o caminho a p diversas vezes. Sem sucesso, foi desabafar com uma amiga. Karine no contava, que, enquanto chorava, Marco Antonio tentava localiza-la. Assim que pagou a conta e comprou o telefone, ele tirou foto do boleto e postou em uma rede social. A iniciativa deu certo e poucas horas depois ele conseguiu localizar a dona do documento, agora pago. Eu achei que aquela conta era importante para ela, por isso, achei que devia encontr-la. Me sinto muito orgulhoso de ter feito a coisa certa afirma Marco Antonio. A, agora, feliz Karine admite que quando sua filha disse tomara que algum pague a conta da minha me, ela no esperava que isso de fato pudesse acontecer. Isso para eu ver que devo acreditar nas pessoas e ter mais ateno tambm brinca.

Servidores convocam manifestao contra indicao de Gim Argello ao TCU

Exemplo de honestidade?

Publicado por O Globo

oi publicado no Dirio Oficial da Unio na segundafeira(7) o decreto com a aposentadoria do ministro Valmir Campelo do Tribunal de Contas da Unio (TCU). O candidato do governo vaga o senador Gim Argello (PTB-DF), que responde a seis inquritos no Supremo Tribunal Federal (STF). suspeito de lavagem de dinheiro, corrupo ativa e passiva, falsidade ideolgica, peculato (desvio de dinheiro pblico) e crime contra a lei de licitaes. Contrrios nomeao do parlamentar, os servidores do TCU convocaram uma manifestao nesta tarde em frente corte. O argumento dos auditores do TCU que ele no atende s exigncias constitucionais de reputao ilibada e

idoneidade moral. A indicao do governo no basta para Gim Argello ser nomeado. preciso ter a aprovao do Congresso Nacional. No entanto, a votao nos plenrios do Senado e da Cmara secreta. A nomeao do senador foi decidida na semana passada numa reunio da cpula do PTB com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relaes Institucionais). No encontro, tambm ficou acertado que Valmir Campelo iria para a vicepresidncia de governo do Banco do Brasil: um dos cargos mais poderosos da instituio. A cadeira ficar vaga porque o presidente do PTB, Benito Gama, deixar o banco para disputar as eleies para deputado federal. Para ocupar essa vaga, Campelo (ex-senador pelo PTB) antecipou sua aposentadoria no TCU marcada para outubro.

a noite de tera-feira (7) o PSDB de Cidreira realizou um grande evento no Restaurante Casa Nova, que marcou a nova fase que o partido vive no municpio. O evento reuniu cerca de 100 pessoas e teve como principal objetivo fortalecer a sigla, que est sendo reorganizada a partir do trabalho de lideranas da cidade que esto preocupadas com a forma como a administrao municipal vem conduzindo o municpio, que est no governo h pelo menos trs mandatos, deixando de atender os anseios da comunidade em diversas reas como: sade, infraestrutura e educao. A deputada estadual Zil Breitenbach (PSDB) participou de encontro, e falou sobre a visita ao RS do presidente nacional da sigla, senador Acio Neves, e sobre a necessidade de acabar com o projeto de poder que o atual governo federal impe aos brasileiros e trabalhar por um projeto de governo. Segundo o atual presidente diretrio local, advogado Dcio Itiber, a sigla tambm organizou o PSDB Mulher no municpio. Tambm participaram do evento o vice-presidente da executiva estadual, Irineu Schenkel, e do tesoureiro, Giovani Luzzatto.

por Gilclr Regina*

Reflexo

Voc nico! Admirvel Mundo Novo!


No est adiantando ter apenas um bom produto ou servio, tem que ter uma boa ideia que trabalhe o conceito Gilclr Regina BRADESCO: A campanha do banco Voc nico. Isto , quer mostrar que voc no apenas um nmero. ITA: O concorrente entra com: O nosso Banco nem parece um Banco. Ou seja, quer mostrar que humano, que ali o importante so as pessoas. O slogan da sua empresa tem que ser muito forte para reforar o seu conceito. Hoje as pessoas compram conceito e no produtos. PETROBRS: A empresa diz: O desafio a nossa energia. Ou seja, no estamos aqui para furar poos de petrleo, estamos aqui para fazer coisas fantsticas. Concluso: No est adiantando ter apenas um bom produto ou um bom servio. Tem que ter uma boa ideia e esta trabalha o conceito. E conceito passa por atendimento, sonhos, equipe vibrante, encantamento, sustentabilidade, ambiente, desejos, sorrisos espontneos. As pessoas se identificam com o conceito. O cliente quer ser nico. E at o poder pblico tem que acordar de seu sono pesado e tratar um a um, ou seja, cidado a cidado. Pense nisso, seja bem vindo ao admirvel mundo novo, vamos ajudar a construir uma nao melhor. Um forte abrao e esteja com Deus!
*Palestrante de sucesso, escritor com vrios livros, CDs e DVDs motivacionais que j venderam mais de cinco milhes de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2000 palestras realizadas no pas e exterior.

Publicidade

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 4

Aceitamos cartes BANRI MasterCard Verde Card - VISA

Poltica Coluna Livre


por Eron Ferreira*

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 5

e-mail: eron.jorna@gmail.com

Est definido. Pedro Simon vai concorrer reeleio ao Senado pelo PMDB. No vejo nesta deciso nenhuma novidade. O PMDB nunca conseguir formar uma liderana forte para disputar o Senado. Assim, l vai ele de novo. Diz que no queria. Tambm no acredito. Ele gosta de Braslia, est numa boa h muitos anos. Vai largar por qu?

Simon de novo!

O PSB, que rompeu com o PT depois de anos a reboque, parece que vai fechar aliana com o PMDB. Se eu dizer que no acredito estarei mentindo. Respeito aos princpios e ideologias o que falta na poltica. O negcio fechar com qualquer um para possibilitar reeleies, principalmente dos caciques eternos que nada produzem de positivo ao povo.

PSB e PMDB juntos

Eleitores de vrios municpios j tiveram que fazer o recadastramento biomtrico. Outros municpios, na sequencia, tero que revisar os dados e coletar foto e impresso digital dos eleitores para garantir um voto mais seguro. O recadastramento obrigatrio. O eleitor que no se recadastrar vai ter seu ttulo cancelado e poder ser excludo do cadastro eleitoral, com severas consequncias: no poder tirar passaporte, CPF, obter emprstimos em determinadas instituies financeiras, participar de concursos pblicos, receber salrios de funo ou emprego pblico, realizar ou renovar matrcula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas.

Recadastramento biomtrico

Eu, assim como muita gente, acreditava que isso ia acontecer mais cedo ou mais tarde. Era um detalhe. O seu ego no permite que seja mandado. Estava acostumado a fazer e acontecer. Pelo que parece o Palharin no aceitou e o caldo entornou. Mas no fundo ele tem razo de sair agora. Aguardem, ainda v dar ... uma questo de tempo. O Luizinho disse com todas as letras que tinha gente que no se tocava e tinha que sair. Saiu.

Caiu o secretrio Jorge Fonseca

claro que todas as alianas que se firmarem, ou que j esto, so para o bem do povo. Todos, os polticos, esto preocupados com o povo. Afinal das contas, o povo que vai eleg-los e reeleg-los. Por isso a preocupao e a dedicao. Tudo pelo povo.

Tudo pelo povo E o povo acredita

Muita gente, em muitas cidades no seriam vereadores, prefeitos se o recadastramento biomtrico ocorresse uma semana antes das eleies. Muitos, muitos mesmo, so os eleitores que no moram nas cidades e transferem os ttulos de eleitor. Aliciados por vrios motivos: amizades, parentescos, favores, benefcios dos mais variados. Em tem gente que busca, no dia da eleio, em casa, inclusive noutras cidades. voto a cabresto mesmo. No litoral a coisa pior.

Transferncia irregular de ttulos de eleitor

As desculpas para demitir os cargos comissionados dos ltimos escales e diminuir secretarias era a falta de dinheiro. Pelo jeito que os cuidados da cidade esto postos, continua sem dinheiro. Ento, tem gente retornando Secretria. No entendi.

No estava faltando dinheiro?

Com raras excees, pois tem os que votam conscientes, que no so alienados polticos, mas, sem medo de errar afirmo: maioria vota de olhos fechados ou por interesse individual. Os motivos so vrios. Vejamos alguns exemplos: voto no sicrano, porque no gosto da beltrana; voto na beltrana, porque o fulano feio; voto nele, roubou, mas fez; voto porque do meu partido e tenho que ser fiel; voto porque me ajudou com o gs; voto porque boa pessoa,arrumou emprego para mim; voto porque prometeu um monte de emprego para todos; voto porque ele me ajudou no dia da enchente, era perodo eleitoral mas sem interesse; voto porque do meu time; voto porque do meu bairro; voto porque me levou ao posto de sade; voto porque me deu uma caamba de aterro. E por a vai. Tem justificativa para tudo. Depois ficam lamentando pelos cantos.

Na edio 80 comentei sobre chantagens polticas. Na ocasio abordei sobre os aliados da presidente Dilma que estariam fazendo chantagens para conseguir mais cargos e consequentemente mais dinheiro. Conseguiram. A chantagem poltica um fato real. Primeiro o aliado comea a ficar contra o governo que at ento ele defendia. No segundo momento ele d uma aliviada deixando transparecer que se cham-lo para uma conversa, talvez reconsidere. A presidente, o prefeito, o governador acuados e precisando de apoio legislativo e no ruptura das alianas comea a ceder. Primeiro passo oferecer ao chantagista cargos no governo, bons cargos, ministrios, secretarias, diretorias e outros.

Chantagens

Sim, tinha trs vereadores assim se portando, o Luizinho, a Isabel e o Hans. Agora com o passinho para trs do Luizinho ficou s dois. Pelo menos por enquanto. Acho que ligeirinho a poeira baixa e estes tambm vo se entregar. Quanto aos que deveria assim se comportar, como oposio, esto em guas brandas e nada fazem. Pelo menos no vi nada neste tempo de mandato alguma atitude que justificasse a condio de oposicionistas. No fizeram nada mesmo. E tem coisa para fazer s querer.

A oposio encolheu

Falando em Secretarias

Nunca vi esta Avenida to abandonada. O canteiro central com a grama crescida e a iluminao pblica que sempre foi o melhor setor da prefeitura, na minha opinio, tambm no atende mais como antes. Est faltando o qu? Dinheiro, comando? Vamos ver se o Gilmarzinho vai dar conta do recado. Em primeiro lugar, agora tem que trabalhar. Acabou a molezinha de ser apenas vereador durante tantos anos.

Avenida Itlia

Tu s fala mal dos polticos, acha que no fazemos nada. Olhei para ele e disse: - at que me prove o contrrio, acho sim. E fui alm. Propus ao nobre edil que me mostrasse um projeto de sua autoria que tenha mudado a vida das pessoas na cidade que eu publicaria. Falei que no poderia ser pedidos de providncias, projetos de nomes de ruas, ganchinhos nos banheiros etc. Tem que ser um projeto amplo, de interesse coletivo. Ele se calou. Estou aguardando e ansioso para publicar. Vereador, estou reafirmando o compromisso.

Um dia destes um vereador me questionou

Finalmente o PDT, alis, o Gilmarzinho conseguiu o que tanto queria, a Secretaria de Obras. Era uma dvida de campanha e foi atendida. Porm o PDT como partido perdeu sua representatividade e ampliou a do PMDB para quatro cadeiras no legislativo. Dois, aparentemente, de oposio ao governo o qual pertencem e dois que devero seguir a cartilha caso contrrio voltam para casa. s contrariar o chefe.

Falando em Secretarias II

O que faz um poltico sorrir


Naturalmente voto na urna. De que modo foi angariado no interessa. Depois so os salrios polpudos, recessos parlamentares, viagens por conta do errio, verbas de representao, status, aplausos. E se pintar uma boquinha comissionada na administrao que pague mais para cobrir as dividas, melhor. E mais um detalhe: receber prmios pelo desempenho. Pode ser estes comprados mesmo. Sim, aqueles que pagam R$ 350,00 e so destaques, os melhores, os mais honestos e mais competentes. At porque as pessoas no sabem que pago. Desculpem, no era para dizer. Agora t dito.

Pois o vereador Luizinho num de seus ltimos discursos na tribuna da Cmara de Vereadores, na condio de oposicionista estava malhando o prefeito e o governo, alm dos partidos aliados. Numa de suas falas disse que era necessrio dar um passo atrs e rever tudo de novo. Chegou a dizer que deveria ter mudado, ou seja, no ter sido eleito o Palharin. Quanto ao passo atrs estava correto, acabou de dar o tal passo e voltar para a sua Secretaria. Valeu a presso, conseguiu o que queria. Ganhar muito mais no o caso, ou ? Agora pago para ver ele malhar o prefeito.

Nesta edio publicamos na pgina 12 e 13, apenas uma amostra de obras paradas na cidade. O prejuzo grande para a populao. Mas para os mandatrios est tudo bem. Foi com este canteiro de obras que ganharam a eleio, pelo menos em tese. A prefeitura no tem dinheiro para fazer tudo isso. E no tem porque no souberam fazer um planejamento adequado realidade financeira ou o prefeito anterior sabia, mas para alavancar o seu sucessor ultrapassou os limites? E agora o tal sucessor no d a mnima para este esforo.

E as obras paradas

J havia dito e vou repetir. O todo poderoso do PMDB o vereador Luizinho. Banca uma secretaria s para ele e ainda banca mais dois secretrios que o apoiaram na campanha eleitoral, O Zca da Sade e o Bira, dos Esportes e Juventude. E pelo que ouvi e pelo quem aconteceu tambm foi um dos responsveis pela queda do secretrio Jorge Fonseca. Esta minha humilde opinio, gostem ou no.

Poderoso

Ambos, oposio, situao, em cima do muro, qualquer um: quem vai fazer alguma coisa para levantar a questo destas obras inacabadas? Ou isso no improbidade administrativa? Querem saber minha opinio? Ningum vai fazer nada, pois muito mais fcil pegar o contracheque no dia 20 de cada ms e ficar quieto. O tempo passa e o povo esquece.

Alerta aos vereadores

Finalizando
Reafirmo meu descrdito na poltica local, estadual e nacional. uma vergonha. Tudo que fazem pensando em cargos, salrios e ficar de bom mocinhos, ou mocinhas.

Direito e Cidadania
Publicado por: Caixa Econmica Federal
O que
O Governo Federal criou o Programa Bolsa Famlia em 2003 para apoiar as famlias mais pobres e garantir o direito delas sade, educao e a assistncia social. Para isso, transfere renda direto para as famlias, por meio da CAIXA, onde a famlia beneficiria saca o benefcio a que tem direito. A famlia deve fazer a sua parte, mantendo seus filhos na escola e acompanhando o estado de sade de todos, principalmente o das crianas e gestantes.

Bolsa Famlia

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 6

Acessibilidade
por Jorge Amaro de Souza Borges*

A quem se destina
Podem fazer parte do Bolsa famlia As famlias com renda de at R$ 70,00 por pessoa, por ms; As famlias com renda entre R$ 70,01 a R$ 140,00 por pessoa, por ms, e que tenham crianas e adolescentes com idade entre zero a 16 anos incompletos, gestantes ou nutrizes (me que est amamentando); As famlias com renda entre R$ 0,00 a R$ 140,00, por pessoa, por ms, e que tenham adolescentes entre 16 e 17 anos; Famlias que atendem aos critrios do programa e esto inscritas em outros programas federais.

crianas e adolescentes de zero a 16 anos incompletos. O valor mnimo de R$ 32,00 e cada famlia pode acumular at cinco benefcios, ou seja, R$ 160,00. Varivel para Jovem Destinado a famlias que se encontrem em situao de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composio adolescentes entre 16 e 17 anos. O valor do benefcio de R$ 38,00 e cada famlia pode acumular at dois benefcios, ou seja, R$ 76,00. Superao da Extrema Pobreza Destina as famlias que se encontrem em situao de extrema pobreza. Cada famlia pode ter direito a um benefcio. O valor do benefcio varia em razo do clculo realizado a partir da renda per-capita da famlia e do benefcio j recebido no PBF. As famlias em situao de extrema pobreza podem acumular o benefcio Bsico o Varivel e o Varivel para Jovem, at o mximo de R$ 306,00 por ms. Como tambm, podem acumular 1 (um) benefcio para Superao da Extrema Pobreza. Se o municpio tem programas prprios de transferncia de renda, pode somar esforos com o Governo Federal para ampliar a base de atendimento de seus programas e, dessa forma, ampliar o valor mximo dos benefcios para as famlias atendidas.

Condies
Incluso da famlia, pela prefeitura, no Cadastro nico dos Programas Sociais do Governo Federal. Seleo pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS). No caso de existncia de gestantes, o comparecimento s consultas de pr-natal, conforme calendrio preconizado pelo Ministrio da Sade (MS). Participao em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentao saudvel, no caso de incluso de nutrizes.(me que amamenta). Manter em dia o carto de vacinao das crianas de 0 a 7 anos. Acompanhamento da sade de mulheres na faixa de 14 e 44 anos. Garantir frequncia mnima de 85% na escola, para crianas e adolescentes de 6 a 15 anos. Garantir frequncia mnima de 75% na escola, para adolescentes de 16 e 17 anos.

Como funciona
O Bolsa Famlia executado pelos municpios. Cabe prefeitura realizar o cadastramento das famlias, por meio do Cadastro nico dos Programas Sociais do Governo Federal. A seleo das famlias, no entanto, feita pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS).

Tipos de Benefcio
O programa oferece s famlias quatro tipos de benefcios: Bsico Concedido s famlias em situao de extrema pobreza. O valor desse benefcio de R$ 70,00 mensais, independentemente da composio e do nmero de membros do grupo familiar. Varivel Destinado a famlias que se encontrem em situao de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composio, gestantes, nutrizes (me que amamenta),

Estado Brasileiro caminha na direo de polticas pblicas que colocam as pessoas com deficincia na centralidade dos debates dos governos e da sociedade. A histria segregou, discriminou e at exterminou este grupo social, o que gera ainda uma sociedade que precisa avanar no olhar e na ao efetiva de polticas universais. O primeiro elemento que precisamos destacar justamente o protagonismo. Ou seja, como se d a participao social. Hoje o controle social se d a partir dos conselhos de direitos. No Brasil, so aproximadamente 600, onde, governo e sociedade civil constroem pactos possveis. A mudana de concepo se deu de forma emblemtica. Por muito tempo, as polticas pblicas eram ofertadas a partir de servios que significavam no um direito, mas a caridade aos coitadinhos, incapazes e desprovidos de direitos. Dai vm os diversos processos assistencialistas institudos nos diferentes rgos, cujo principal elemento era a segregao. O modelo atual, baseado nos direitos advm da Conveno dos Direitos da Pessoa com Deficincia da ONU, que estabelece a incluso como elemento central das polticas e aes voltadas s pessoas com deficincia. A partir disto, no so mais vistas como objeto apenas do assistencialismo, mas de uma poltica de assistncia social e de todas as demais polticas publicas. E assim, institudas no arcabouo dos direitos humanos fundamentais. Para dar conta disso, surge o Plano Viver sem Limite. Um plano para o Brasil. Um plano que organiza as polticas transversalmente, que dialoga com os direitos humanos e coloca no centro do governo os direitos da pessoa com deficincia. Os desafios so enormes. Por isso preciso fortalecer as instncias locais - conselhos, rgos gestores, sociedade civil. Todos precisam estar empenhados nesta construo democrtica. Um novo Brasil, necessariamente passa pelo respeito s pessoas com deficincia. Recentemente visitei os estados do Piau e do Par, nas regies nordeste e norte, respectivamente! Ambos, a partir do Viver sem Limite, produzem boas polticas que demonstram a capilaridade de um Plano extremamente recente! E em regies que tem uma grande carncia por conta de fatores geogrficos, sociais e econmicos. Tudo parte do reconhecimento da ONU, que estabelece a mudana de paradigma considerando os direitos humanos das pessoas com deficincia, especialmente e fundamentalmente, no seu direito de participar efetivamente em todas as esferas da vida nas mesmas condies que os demais. E este deve ser o principal objeto de nossa luta cotidiana!

Polticas para um Brasil mais inclusivo

* Mestre em Educao - PPGE-PUCRS | Coordenador Geral do Conade | Site: www.jorgeamaro.com.br | Twitter: @jorge_amaro

ia 2 de abril o dia Mundial da Conscincia sobre o Autismo, data instituda pela ONU com o objetivo que pessoas autistas, suas famlias, governos e sociedade em geral discutam o autismo e reafirmem o compromisso de promoo da incluso e defesa dos seus direitos fundamentais. No Brasil, dezenas de instituies ligadas causa realizam programao para a conscientizao da sociedade e do poder pblico, informando sobre o Espectro do Autismo e sua complexidade, com o objetivo de garantir polticas pblicas cada vez mais efetivas, apoio s famlias e combate a discriminao sofrida pelos autistas. O Conade reconhece

Dia mundial de conscientizao do autismo

o direito das pessoas com autismo, contando, desde a sua fundao h 15 anos, a participao de entidades representativas no mbito nacional. O Conade, em sua reunio ordinria de abril, de forma democrtica, com participao de entidades nacionais e precedido de consulta pblica, produziu minuta de decreto para regulamentar a Lei n 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Poltica Nacional de Proteo dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Acesse a minuta:http://www. pessoacomdeficiencia.gov.br/app/node/888

Classificados

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 7

Classificados JRC
ndice
01 - Veculos 03 - Servios Automotivos 05 - Transportes 09 - Oportunidades e Negcios 10 - Mquinas e Utenslios 11 - Comrcio e Servios 13 - Empregos 14 - Diversos e Recados Imveis 17 - Balnerio Pinhal 18 - Cidreira 19 - Costa do Sol 21 - Praia do Quinto 22 - Praia do Magistrio 25 - Chcaras e Stios 26 - Terrenos

09- OPORTUNIDADES

E NEGCIOS

COMPRO mveis e objetos antigos em geral, curiosidades, colecionveis etc. F. 9695.6443 CONSTRUES E REFORMAS - voc quer reformar ou construir seu imvel? Procure algum com experincia e referncias. Ligue 9687.8161 - MARINO TRANSFORMADOR de voltagem Unitel - vendo novo, na caixa, nunca usado 500 watts pode ser de 120 > 220 ou viceversa. R$ 75,00 F. 8415.8146

FAXINA fao servios de faxina e limpeza Balnerio Pinhal e Cidreira F. 8480.2872 Michelli REFORMAS/ELTRICA - servios de reforma e eltricos. F. 8470.8473 - Tiago Coloco-me a disposio para servios de caseiro, pintura, garom para festas e eventos. Tr. Gustavo F. 8403.9783

BRIK CENTRAL
Compramos bicicletas, pneus, rodas, baterias, botijes. Busca no local.
F.

13 - EMPREGOS
MOTORISTA - procuro emprego de motorista, para Van, nibus, carteira AD, curso de transporte de passageiro coletivos, primeiros socorros e direo defensiva. F. 9619.1158 c/Ronaldo. PESSOAS IDOSAS - coloco-me a disposio para cuidar de idosos. Tenho referncias. KIKA 8469.4282 DIARISTA - ROSANE COSTA fao servios de faxina com garantia e qualidade. Tenho referncias. 9147.9964 SEGURANA - empresa de segurana contrata funcionrios. F. 3686.2468

8484.3345

11 - COMRCIO E SERVIOS

01 - VECULOS
AMORTECEDORES vendo par dianteiro Fiesta96/97, sem uso. R$ 100,00 F. 8415.8146

10 - MQUINAS E UTENSLIOS

CAROLINA - fao salgados, doces para festas e eventos - opo tambm salgados e lanches p/ revenda. F. 8013.4439 PINTURAS - resid. e comerciais, corte de grama, servios de segurana p/comrcio. Tenho referncias. 9282.5005 c/ Rogrio BETINHO - corta grama, limpa ptios - F. 9819.7530 - 9233.5066 FAXINA - fao servios de faxina F. 8470.8473 Servio de pintura residencial, eltrica bsica. Oramento gratuito. Tratar com Gustavo 8403.9783 e Faxina Michelli 8480.2872 CORTA GRAMA - roadeira gasolina, limpeza ptios - F. 8471.3142 - 8470.8473 - Francisco DIARISTA - ofereo servios de diarista. F. 3686.1058 c/Gisele Magistrio - Balnerio Pinhal

T DIFCIL DE VENDER?

03 - SERVIOS AUTOMOTIVOS

Anuncie J Ligue 9966.6762

14 - DIVERSOS E RECADOS

05 - TRANSPORTES
FRETES E TRANSPORTES Magistrio e regio. Limpeza de ptios e cortes de gramas c/ roadeira. 9951.9534

ANUNCIE JRC LIGUE 9966.6762

Classificados
17 - BALNERIO PINHAL
ERON FERREIRA IMVEIS vende casa de alvenaria com 3 dormitrios, sala, cozinha, banheiros, rea servios, anexo apartamento e garagem p/2 carros.
ERON FERREIRA vende casa de alv. com 3 amplos dormitrios, sendo um sute, banheiro social, sala estar, sala de jantar, salo de festas, garag. p/3 carros, dependncia de empr. com banh., terr. 15x30, excelente localizao, junto ao Banrisul. R$ 129.800,00 F. 8415.8146

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 8

18 - CIDREIRA
ERON FERREIRA IMVEIS precisamos de terrenos na Costa do Sol, Cidreira, Salinas. Ligue agora 8415.8146 creci 10.047 FAUSTO IMOVEIS vende timo terreno no bairro Ildo Meneguett, i medindo 12x25 a 2 quadras do mar aterrado, murado, pronto para construir confira no nosso sitewww. faustoimoveis.com.br , ref. 016T

Fausto vende terreno com 300m na Rua Petnia na Costa do Sol pronto para construir - 24 mil a vista! FAUSTO IMVEIS - Vende de BARBADA a melhor residncia mobiliada da Costa do Sol, c/3 dorm., suite, gar. p/5 carros, living amplo c/ lavanderia, copa c/ churrasqueira, cozinha ampla, 5 banheiros, rea de serv., lareira, QUIOSQUE cob. de palha Santa f, c/banheiro, bar e churrasqueira, piscina aquecida (energia solar), c/ vestirio e sala de mquinas c/ bomba e motor de reserva, quadra de esporte, porteiro eletrnico c/ motor reserva, terreno c/ 1.200m todo murado, Pr. R$ 198 mil, ver no site - Ref. 047. Fausto vende timo terreno localizado prximo ao mar na Bairro Ildo Meneguetti, pronto para construir , com 300m - valor 30 mil - no site cd. 016T.

19 - COSTA DO SOL
Fausto vende tima casa de alvenaria com 3 dormitrios, sala, cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros na Rua Lrio, terreno murado e gramado, preo 65 mil. Fausto vende timo terreno na Rua Hortnsia, Costa do Sol, pronto para construir, medindo 12m x 25m, valor 28 mil, a vista. FAUSTO IMOVEIS vende terreno com 300m na rua Papoula com toda infra estrutura, preo R$ 19.000,00 a combinar, ver no site da imobiliria ref. 026T ERON FERREIRA IMVEIS precisamos de terrenos na Costa do Sol, Cidreira, Salinas. Ligue agora 8415.8146 creci 10.047 FAUSTO IMVEIS vende casa de alv. com 3 dorm., mais peas, terreno 12,50x15 preo R$ 47 mil. ver no site da imobiliria ref. 012 Fausto vende casa de alvenaria com 3 dormitrios, 2 banheiros, sala com cozinha, terreno de esquina murado e cercado, prximo ao mar e avenida, preo: 65 mil a vista, fone: 51 99276062 ou 51 85790646 ou em nosso escritrio na Avenida Mostardeiro, 1149 - Costa do Sol Cidreira/RS FAUSTO IMVEIS vende na rua Jasmim casinha de madeira nova, com 2 dormitrios sala cozinha e banheiro preo R$ 45 mil ref. 021 Fausto vende tima residncia prximo ao mar com 4 dormitrios na Rua Cravo - valor 130 mil Reais, no site cd. 083 Fausto vende casa de alvenaria com 3 dormitrios e demais peas na Rua Gernio por apenas 70 mil Reais, no site cd. 032.

ERON FERREIRA IMVEIS vende em B. Pinhal - casa alvenaria com 2 dormitrios, no centro, sala, cozinha, banheiro, cobertura p/ carro, banheiro auxiliar, rea serv. no centro primeira rua paralela ao mar. R$ 90.000 F. 8415.8146 Ref 101 ERON FERREIRA IMVEIS vende prdio comercial/residencial com 150m2, composto de uma loja com banheiro, dois apartamentos, ponto comercial, terreno com 450m2, na Avenida Itlia. Ref. 504. R$ ... consultar F. 8415.8146 creci 10.047 ERON FERREIRA IMVEIS F. 8415.8146 Precisamos de casas para venda, bem localizadas, documentos em dia Praia do Pinhal Magistrio Quinto Costa do Sol Cidreira Tnel Verde . Ligue agora. ERON FERREIRA Vende terreno de esquina timo ponto comercial 12x25m. R$ 56.000 Fone 8415.8146. ERON FERREIRA vende terreno comercial, de esquina, 12x22, excelente ponto comercial, na faixa. Mais inf., EXCLUSIVAMENTE em nosso endereo. Av. Itlia, 2394/2. Centro. ERON FERREIRA IMVEIS vende casa de alvenaria com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiros, anexo apto e garagem, prxima ao Correio. R$ 90.000 F. 8415.8146 creci 10.047 ERON FERREIRA vende terreno de esquina ZONA SUL - 465M2, na Avenida Ney Zang. R$ 22.000,00

Casa na Costa do Sol com 3 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, garagem fechada com churrasqueira, prxima do mar. R$ 75.000,00 Casa com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, toda reformada, esquina, prxima do mar. R$ 65.000,00 Casa nova prxima ao Asun com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, ptio frente e fundos. R$75.600,00 Casa a 2 quadras do mar com 1 sute, 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, no centro.R$98.000,00 Negocia! Terreno 12 x 25m prximo ao Asun. R$33.000,00 Casa nova com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, terreno 12 x 25m. R$65.000,00 Casa geminada em Salinas com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, box para carro. R$ 49.000,00 Casa prxima ao Asun com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, rea envidraada, ptio frente. R$ 80.000,00 Casa na Avenida com 3 sutes, 1 dormitrio, sala, cozinha, banheiro, garagem para 2 carros. Aceita Financ. bancrio, com entr. de 7.500,00.Ap. beira mar, na frente da plataforma, com 2 dormitrios, 1 banheiro, Box para carro. Casa a uma quadra do mar, no centro, com 2 dormitrios, 2 banheiros, sala, cozinha, garagem, churrasqueira, mais um anexo nos fundos, com 1 dormitrio, 1 banheiro, semi-mobiliada. R$ 100.000,00 Entrada de R$ 9.800,00 casa de alvenaria com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, garagem fechada, ptio na frente e nos fundos, prxima a Escola Raul Pilla. Casa de alvenaria com tima localizao, 4 quadras do mar, prximo do colgio Marcilio Dias, com 3 dormitrios, 1 banheiro, sala, cozinha, garagem fechada para 3 carros, churrasqueira, ptio frente e fundos. Mais um anexo nos fundos com 1 dormitrio, 1 banheiro e lavanderia. R$ 76.000,00

Fausto vende na Costa do Sol tima casa de alvenaria com 4 dormitrios, garagem p/2 carros, mais anexo nos fdos, localizada na avenida principal - no site cd-022 - valor 160 mil Reais Fausto vde, na Rua Petnia Costa do Sol, tima casa de alvenaria c/chapa de concreto, 1 dorm. bem amplo, sala conj. com cozinha, garagem c/churrasqueira, lavanderia, rea coberta, terreno ajardinado, telado - no site cd. 059 - valor 55 mil Reais Fausto vende de BARBADA a melhor residncia da Costa do Sol, c/3 dorm, suite, garg. p/5 carros, living amplo, lavanderia, copa c/ churrasqueira, cozinha ampla, 5 banheiros, rea de servio, lareira, QUIOSQUE EM SANTA F, c/ banheiro, bar e churrasqueira, piscina aquecida ( energia solar) , vestirio, sala de mquinas c/ bomba e motor reserva, quadra de esportes, porteiro eletrnico c/ motor reserva, terreno c/1.200m todo murado - no site cd. 047 valor - 198 mil Reais Fausto vende prdio comercial de esquina na Costa do Sol com 5 apartamentos ( pousada ), 1 sobrado com 2 dorm na parte de cima e 2 dorm na parte de baixo, sala, 2 cozinhas, lavanderia, garagem, com mais ou menos 140m, e salo para comrcio com 140m - localizado em rea comercial e avenida principal na / Costa do Sol - valor - 230 mil Reais - aceita proposta! Fausto vende casa na Costa do Sol de alvenaria na com e 2 dormitrios , 1 suite, sala, cozinha, banheiro, garagem, rea nos fundos e n frente, terreno cercado, distante 600m do mar - no site cd. 065 - valor - 80 mil Reais Fausto vende timo terreno pronto para construir, localizado prximo ao mar na praia Portal do den em Tramanda, entre Cidreira e Osis valor 30 mil Reais Fausto vende 2 terrenos na Rua Azalia prximo ao mar medindo 12mx25m cada prontos para construir, na Costa do Sol, valor 50 mil os dois lotes - cd. 008T no site. Fausto vende timo terreno localizado na Rua 2 - bairro Ildo Meneguetti, prximo ao mar e comrcios - no site cd. 018 - valor - 28 mil Reais Fausto vende tima casa de alvenaria com 3 dormitrios, sala, cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros na Rua Lrio, terreno murado e gramado, preo 65 mil. Fausto Imveis localizada na Avenida Mostardeiro, 1149 - Costa do Sol est a sua disposio para todo servio referente a venda, locao, regularizao de seu imvel. Visite nosso site e confira as ofertas de imveis em Pinhal e Cidreira e Costa do Sol: www. faustoimoveis.com.br Nossos telefones so: (51) 36817427 - (51) 99276062 e (51) 85790646

21 - PRAIA DO QUINTO

ERON FERREIRA IMVEIS vende - terreno Na Praia do Quinto, 12x25, bem localizado, na Rua Pelpidas. R$ 10.000,00 Ref. 205 8415.8146

22 - PRAIA DO MAGISTRIO

ERON FERREIRA vende casa de alvenaria com 3 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, garagem, primeira quadra do mar no centro. R$ 70.000,00 - F. 8415.8146 creci 10.047 ERON FERREIRA IMVEIS vende terreno, 450m do mar, no Pinhal Sul, 15x20. R$ 22.000 F. 8415.8146 creci 10.047 ERON FERREIRA vende casa de alvenaria com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiros, garagem, rea servios, frente p/mar. R$ 65.000 F. 8415.8146 creci 10047 ERON FERREIRA vende casa de alvenaria com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, garagem 100m do mar. R$ 80.000 F. 8415.8146 creci 10.047 ERON FERREIRA vende casa de alvenaria com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, garagem prxima ao mar. R$ 95.000 F. 8415.8146 creci 10047 Fausto vende diversos terrenos na Costa do Sol prontos para construir a partir de 18 mil Reais, nas ruas Azalia, Gernio, Hortnsia, Papoula, Petnia, Avenida Mostardeiro, etc. confira em nosso site: www.faustoimoveis.com.br. Regularizamos seu imvel! Estamos a disposio na Avenida Mostardeiro ,1149 - Costa do Sol/ Cidreira/RS ou pelos telefones : (51) 36817427 - 99276062 85790646 Fausto vende casa com 3 dorm, 2 banheiros e demais peas s 47 mil, terreno 12mx15m, confira em nosso site cd. 012. Fausto vende tima residncia prximo ao mar com 4 dormitrios e demais peas na Rua Cravo - valor 130 mil Reais, no site cd. 083 Fausto vende casa de alvenaria com 2 dormitrios , 2 banheiros, garagem e demais peas na Rua Cravo por apenas 70 mil Reais!

Bela Kasa imveis Realizando o sonho da casa prpria Fones: (51) 3681-2796 (51) 3681-2745 www.belakasa.com.br Avenida Mostardeiro 2851 Cidreira - CRECI 23861

Eron Ferreira Imveis

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 9

Novo endereo: Avenida Itlia, 2394/2 centro - Balnerio Pinhal RS


Creci 10.047

guiadolitoralrs@ig.com.br

Casa alvenaria com 2 dorm. sala, cozinha, banheiro, cobertura p/ carro, banh. auxiliar, rea serv. no centro primeira rua paralela ao mar. Ref. 101

VENDE

Balnerio Pinhal

R$ 90.000,00
Casa de alvenaria com 1 dormitrio, opo de 2, sala estar/jantar/ cozinha, anexa garagem com banheiro com timo acabamento.

Ligue agora 8415.8146

Milhares de outras pessoas tambm! Anuncie aqui o seu imvel

Balnerio Pinhal

Precisamos com urgncia de duas casas de at R$ 50.000,00, com documentos em dia em Balnerio Pinhal ou Costa do Sol.

PROCURA

Quer vender sua casa? Est vendo este anncio?


Ligue: 8415.8146

VENDE

R$ 65.000,00
VENDE

Casa de alvenaria com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, garagem, e apto anexo. Terreno fechado 15x30 - 200 metros da Praia - Prxima ao Correio.

VENDE

Na Praia do Magistrio - casa de alvenaria com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, garagem, a beiramar.

VENDE

Na Praia do Magistrio casa de alvenaria com 2 dormitrios, sala, cozinha, banheiro, garagem, na quadra A prxima ao mar.

VENDE

Casa de alvenaria com 3 amplos dormitrios( 1 sute), banheiro social, sala estar, sala de jantar, salo de festas, garagem p/ 3 carros, dependncia de empregada com banheiro, terreno 15x30, prximo a prefeitura e Banrisul. Excelente oportunidade.

Balnerio Pinhal

Balnerio Pinhal

Balnerio Pinhal

R$ 90.000,00

R$ Consultar

R$ Consultar

Balnerio Pinhal

R$ Consultar

EMEI Tio Jorge Calderon e CAE Aline Sessim Ferreira Fraga so inaugurados em Cidreira

Comunidades

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 10

esta semana estiveram Emater/RS e Executivo MunicipalSecretaria Municipal de Indstria, Comrcio, Agricultura e Pesca de Balnerio Pinhal - comisso de pesca de cabo e pescadores cadastrados nos pontos de pesca(sistema pesca de cabo), colocando os postes para sinalizao, com o objetivo de atender a lei estadual n. 13.660, de 12 de janeiro de 2011, que determina a obrigatoriedade de demarcao das reas de pesca, lazer ou recreao, nos municpios com orla martima, lacustre ou fluvial. O Executivo Municipal atravs da Secretaria de Indstria, Comrcio, Agricultura e Pesca estar fornecendo as placas de sinalizao (com identificao do ponto de pesca, nome do pescador e numero do Registro Geral de Pesca-RGP) bem como os postes para colocao das mesmas. Os pescadores assinaram declarao se comprometendo cumprirem o regramento municipal de pesca e zelar pelo patrimnio pblico que esto recebendo. Segundo o tcnico Lindomar Pereira de Souza servidor da Emater/RS, para povoar os pontos de pesca, foram exigidos documentao comprobatria da atividade de pesca e comprovante de residncia no municpio, tambm salientou que para a pesca no mar, no existe ordenamento pesqueiro, estamos aproveitando o conhecimento local, e de forma organizada, discutindo e ordenando este sistema de pesca no municpio.

Sinalizao dos Pontos de Pesca

EMEI Tio Jorge Calderon


Fatos do Litoral Norte
por Lino Geraldo Vargas Moura*

CAE Aline Sessim Ferreira Fraga


especiais. Alm de discursos marcantes o evento foi carregado de emoo, eis que em ambos os casos as famlias, amigos e convidados ficaram muito comovidos com as homenagens prestadas aos entes queridos j falecidos. (Jorge Calderon e Aline Sessim Ferreira Fraga). Estiveram presentes no local Vereador. Luis Gustavo Calderon. Prefeito Milton Bueno, Vice-Prefeito Cludio Volf, Secretrios Rodrigo Neto; Luziele Bueno; Mercedes Giroleti de Paula; Romildo Oliveira da Silveira; Altair Ado Agatti; Leia Espindola; e o Vereador. Alex Contini (representando o Presidente do Legislativo); imprensa e demais autoridades civis e militares.

m 28 de maro do corrente ano foram inauguradas a EMEI Tio Jorge Calderon e o CAE Aline Sessim Ferreira Fraga. Em ambas solenidades estiveram presentes as famlias dos homenageados e Vereadores, Secretrios de Governo, Autoridades civis e Militares e membros da impressa. A EMEI TIO JORGE CALDERON Escola de Educao Infantil localizada no Parque dos Pinos, conta com inmeras salas de aula; cozinha; rea de recreao e quadra poliesportiva coberta. J o CAE Aline Sessim Ferreira Fraga tambm conta com instalaes novas e adequadas para o atendimento de crianas e adolescentes com necessidades

Homem morto durante assalto a residncia em Cidreira, no Litoral Norte


Vtima foi morta a tiros aps se identificar como guarda municipal

Publicado por Zero Hora

m guarda municipal de Estncia Velha foi morto a tiros na noite de tera-feira em sua casa de praia em Cidreira, no Litoral Norte. O crime ocorreu durante um assalto a residncia, localizada na Rua Valdir de Azevedo, bairro Salinas. Conforme a Brigada Militar, trs homens armados invadiram a propriedade por volta das 19h30min e anunciaram o assalto. Ao vasculhar o local, o trio encontrou o revlver de Arlindo Berft, 51 anos, que se identificou como guarda municipal. Eles atiraram quatro vezes na cabea do homem. Berft estava acompanhado da esposa e do cunhado, que levaram tiros de raspo, e da cunhada, que no se feriu. Os

criminosos fugiram levando a arma da vtima, uma bolsa e um veculo. Cerca de 40 minutos aps o crime, o carro foi encontrado em chamas prximo ao Terminal Turstico de Tramanda. Foram feitas buscas na regio, mas nenhum suspeito foi encontrado. Somente no ms de fevereiro, foram registrados 15 casos de latrocnio no Estado. O ltimo ocorreu no dia 20 de maro, em Novo Hamburgo, quando o proprietrio de um bar reagiu a um assalto. No final de janeiro a Secretaria de Segurana Pblica (SSP) do Rio Grande do Sul divulgou dados sobre a violncia no Estado entre 2012 e 2013. O levantamento mostrou que, no ano passado, os latrocnios aumentaram 21,98% em relao ao ano anterior.

uma das minhas andanas pelo nordeste presenciei algumas cenas que me marcaram bastante. Cenas de solidariedade que no so comuns por aqui. Em um restaurante, aps jantar, perguntei ao garom se poderia alguns pedaos de macaxeira frita (aipim) a uma senhora com crianas que estava perto da porta do restaurante. Ele imediatamente disse que sim e perguntou se eu no queria oferecer o restante da comida dos pratos de servir quelas pessoas. Concordei. Ele buscou pratos e colocou a mulher e os dois meninos na mesa para jantarem como se fossem clientes normais. Em outro local, numa situao semelhante, perguntei ao garom como poderia fazer para oferecer a comida que sobrara a pessoas que estavam em frente ao restaurante. Ele buscou embalagens de alumnio. Arrumou bem. E ele mesmo levou para as pessoas que estavam com fome. Estes exemplos me levaram a uma reflexo: porque no fazemos assim no dia-dia da nossa vida? Porque falta tanta solidariedade? Porque s doamos Campanha do Agasalho aquilo que no presta mais, mesmo que nosso guarda-roupa esteja atopetado de coisas que nunca usamos? Porque as pessoas furam fila? Porque muitas pessoas passam em velocidade, abrigados dentro de seus carros, em dias de chuva, mesmo que o pedestre esteja na chuva e pudesse se beneficiar com uma paradinha do carro? Porque pescadores cortam ou retiram peixes das redes de outros pescadores? Porque cada um anda em um carro, mesmo quando trabalham no mesmo lugar e poderiam usar a carona solidria como alternativa de economia e reduzir os congestionamentos? Porque misturamos o lixo orgnico com o lixo seco esquecendo que os catadores poderiam ter vantagens se os resduos que recebem estiverem limpos? Porque vemos algum com o carro estragado na beira da rua e no paramos para ajuda? Ou pior, o sujeito est no meio da rua, com o carro emperrado, e outros ficam buzinando como se ele estivesse, atrapalhando o trnsito, por livre e espontnea vontade.Porque to difcil trabalhar em associaes ou cooperativas? Sem falar na solidariedade com as geraes futuras, a chamada sustentabilidade. Muitos entendem que se tem dinheiro podem gastar energia, gua e outros bens no renovveis porque tem condio de pagar. Esquecem que isto tudo poder faltar para seus filhos e netos. A vida seria mais fcil para todos se cada um, em cada atitude se colocasse no lugar do outro. Um exerccio da empatia. A solidariedade algo que pode dar mais satisfao a quem a pratica do que a quem a recebe.
* Engenheiro Agrnomo Emater Imb

A solidariedade que falta

Cultura
Charla de Peo
por Juarez Cesar Fontana Miranda*

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 11

Na Catinga do Jaguara
no te mete nesse assunto de encontro, tch! - Sai fora que boca entaipada. Esses dois eu conheo bem e tu sabe que jaguara conhece jaguara por causa da catinga.

uenas Gauchada! Vo puxando o cepo e se abancando que o Eleutrio j t com o mate cevado e a gua, aquentada na chiculateira, t no ponto. Hoje o amargo t loco de especial, pois o Eleutrio foi no povo - pegar o INSS - depois passou no rancho do Paulinho Pires, que me mandou de presente essa gervada, da grossa, l das bandas da Palmeira. Eu vou empilhando a lenha ali debaixo do fogo de barro, pr ela ficar bem seca e enquanto vocs mateiam, se quiserem, vo tragueando a cachacinha que t ali ao lado da gamela. Essa t curtida com o buti que eu mesmo colhi ali nas dobras da coxilha e que, h mais de ms, botei de molho na Azulzinha de Santo Antnio. Bueno, agora d licena que eu vou entrar na mo e aproveitando a Charla vou dar uma espiada nos chasques que os parceiros mandaram. O Cndido Brasil, poeta da mais pura cepa, Presidente da Estncia da Poesia Crioula avisa que esto abertas as inscries para o 3 Concurso de Poesia gauchesca Jayme Caetano Braum; para o 3 Concurso de Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo e tambm para o 4 Concurso Literrio Cristvo Pereira de Abreu. Ainda informa que todos os trabalhos devero ser inditos e enviados, exclusivamente por e-mail, at o dia 30 de abril deste ano, para o seguinte e-mail:

Quando Rosna a Guaipecada


Lhes juro que fiquei meio chapeto com o chusque do vio Eleutrio, mas como eu j tava pong mesmo, perguntei de donde ele tinha tirado esse causo. O Eleutrio, sem se fazer de rogado e mais empelegado que padre quando d sermo, me sai com mais essa: tch, puxa o banquito e senta aqui perto do fogo, que eu v te cont essa lorota. - Antes me serve um amargo e me traz mais um poquito de canha. Mas, s dois dedos, viu tch? Bueno, tu sabes que antes de eu ser changueiro por estas bandas, j fui carreteiro. Eu carreteava l pros lados de Alvorada. De madrugadita, nas granjas do Passo do Feij carregava a carreta com melancia, mandioca e batata doce, entregava uma quarteada no Passo de Canoas e, no final do dia, chegava nas Costa do Ipiranga. De l eu vinha, no outro dia, carregado de farinha pr entreg nos bolichos do Anbal, do Lothrio e do Frederico. Como tinha que passar a noite por l, eu ia pro chinaredo. Foi por l que eu conheci os dois jaguaras. De china eles no gostavam muito, mas de truco e vinho, o Italiano gostava uma barbaridade e o Alemo se babava por um chope e por um arrasta p. Um dia os dois tavum junto e vinho vai, chope vem, a jogatina correndo solta e a poeira tapando os ios, num xote bem sacudido, os dois mais pr l do que pra c, resolveram montar um CTG. Pois no que mexero meio mundo e fizeram o Amaranto. Mas, como calavera mais liso que muum na sanga, eles inventaram os bailes. Na entrada do Amaranto tinha um cartaz dizendo que no se podia entrar de tnis. Pois sabe o que o Alemo fazia: alugava sapato na porta do salo. As vias linguarudas contam que um dia uma guria e o namorado foram num dos bailes, que a esta altura j tavam ficando famosos, s que o rapaz no pode entr porque tava sem sapato. O alemo no teve dvida. Deixou a moa entr, carregou o namorado dela prum canto e ofereceu um calado condizente com a ocasio. Mostrou um que no agradou, mostrou outro, outro e outro e aconteceu a mesma coisa. De repente o bailarino viu um par de botas bem no feitio dele. O Alemo pegou o tnis e mais duzentos pilas e vendeu a bota pro namorado da prenda. Quando passou pela porta do CTG, se sentindo um gal, ele enveredou pro lado da guria e, loco de faceiro, mostrou a nova aquisio, a que a muchacha teve um faniquito. O namorado, mais aperreado que rato embretado numa guampa por causa do tal faniquito, pergunta pr moa: essa bota to bonita assim pr todo esse fuduno? Ao que a namorada lhe respondeu: at que nem bonita, mas que a bota que o meu pai usava no dia do velrio dele, ah! isso . As fofoqueiras tambm falavam do Italiano. Diziam que ele gostava de mont umas coisas. Diz que primeiro ele inventou um bolicho, depois o tal do CTG e adespos falam que ele inventou de construir uma igreja. Pois no que a tal igreja saiu do cho. O nome da igreja no lembro. nome de santa, s no sei qual. Mas diz que a festa de inaugurao foi de rebent a lonca da chincha. Tinha prefeito, vereador, china - pobre e rica - borracho, vendedor de casquinha, vendedor de cd sertanejo, crente da universal, madame, brigadiano e at o padre, indicado pelo bispo, pr assumir a comunidade. Depois de todo o palavrrio, se seguiu uma churrascada ao ar livre - lgico que

a carne vendida pr igreja, tu j sabe de quem , n tch? - e como no podia dex de s, ensiguidita se armou um surungo. Diz que at a santa tossia com a polvadeira e por detrs da sacristia o Intalianu se goleava num vinacho. L pelo meio da tarde o Italiano j tava dentro da guampa e assim no ms, sem se esquece do seu papel de anfitrio, alou a cola e, mesmo com o silencio repentino, saiu marcando um vanero bagual, pros lados duma senhora mui distinta e toda emperequetada, dentro de um longo vestido negro. Chegando bem pertito, deu uma sofrenada, mandou um bafo de vinho e se refrestelando todo, gentilmente soltou essa pr mui prendada dama: madame, me permita essa marca, pr nos se lasca num vanero? E a resposta veio de sopeto: Eu no dano com o senhor por trs motivos. O primeiro motivo que o senhor est podre de borracho; o segundo que a musica que diz: sirvam nossas faanhas de modelo a toda a terra, o Hino do Rio Grande do Sul e no um vanero para sair danando, como o senhor fez, no meio do salo e a terceira razo de porque eu no dano com o senhor que eu no sou uma madame coisa nenhuma, eu sou o padre dessa igreja. Isso o que dizem l pelo Jardim Algarve. Eu no acredito. Pr mim tudo isso lambana daquelas via fofoquera. Bueno tch, depois de toda essa lenga-lenga, fiquei com a goela mais seca que vassoura de guanxuma, entonces me bota a mais dois dedo da azulada, enquanto eu vou d uma bombeada l na porteira do corredor, porque eu to ovindo o rosnido da guaipecada.

estanciadapoesiacrioula@gmail.com. No site www.estanciadapoesiacrioula.com.br, tu encontras todas as informaes que necessitas. Passa por l, d uma espiadita e depois me conta, que tal? Aproveitando o trote do flete, pr arredondar a prosa, quero dizer pr vocs que ando mais feliz que filhote de lagarto lambendo lichiguana. Isso porque, por meio da Charla de Peo, duas pessoas que h muito tempo no se viam, acabaram se encontrando. Isso uma barbaridade! ou no , tch? O Eleutrio, que por sinal tava quieto, mas no porque tava trabalhando, e sim porque tava derrubando mais um pouco da minha embutiazada, naquele copo de massa de tomate. Tu conhece aquele copo de massa de tomate, acinturado, que vem com o distintivo do inter e escrito embaixo Campeo do Mundo 2006? aquele, tch! E o Eleutrio diz que so s dois dedos. Mas que cuera! Pois, entonces, quando o Eleutrio ficou sabendo da olada, sobre o encontro dos dois - e da minha felicidade em ter promovido esse encontro - me saiu com essa: Tu

*Poeta Nativista | juarezmiranda@bol.com.br | jornaljrcl@terra.com.br

Pgina 12

Distrito Industrial Tnel Verde


ser realizada na rea, sob pena de responsabilidade do gestor pblico. No foi o caso da Prefeitura de Balnerio Pinhal que no dia 04 de outubro de 2012(trs dias antes das eleies municipais) inaugurou a obra com a colocao de placas, inclusive com o nome da empresa vencedora para a implantao. A Lei 1520, art. 63 prev tambm como nulas quaisquer licitaes para a instalao de empreendimentos sem as devidas licenas ambientais autorizativas, no caso a Licena de Instalao(LI), portando o contrato com a empresa vencedora no teria valor legal por infrao Lei Ambiental. Art. 63 - Sero consideradas nulas as eventuais licitaes para a realizao de obras pblicas dependentes de licenciamento ambiental que no estiverem plenamente

Obras paradas em Balnerio Pinhal

Reportagem: Eron Ferreira Fotos: Joel Heberle

om a Licena Prvia vencida desde 18 de janeiro de 2012, as obras anunciadas do Distrito Industrial do Tnel Verde esto totalmente abandonadas. At o ano de 2013 ainda havia placas indicativas que em breve as obras iriam iniciar para a implantao do que seria a primeiro distrito industrial do litoral norte. Considerada de potencial poluidor alto - havia sido concedida a Licena pela Fepam em 2010. A Licena Prvia(LP) prevista na fase preliminar, de planejamento do empreendimento ou atividade, contendo requisitos bsicos a serem atendidos, nas fases de localizao, instalao e operao, observadas as diretrizes do planejamento e zoneamento ambientais e demais legislaes pertinentes, atendidos os planos municipais, estaduais e federais, de uso e ocupao do solo; Segundo o Art. 55 da Lei Estadual N 11.520, DE 03 DE AGOSTO DE 2000 - A construo, instalao, ampliao, reforma, recuperao, alterao, operao e desativao de estabelecimentos, obras e atividades utilizadoras de recursos ambientais ou consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras, bem como capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, dependero de prvio licenciamento do rgo ambiental competente, sem prejuzo de outras licenas legalmente exigveis. A mesma Lei n 1520, no seu Art. 56 - II , prev a Licena de Instalao (LI), que autoriza o incio da implantao do empreendimento ou atividade, de acordo com as condies e restries da LP e, quando couber, as especificaes constantes no Projeto Executivo aprovado, e atendidas as demais exigncias do rgo ambiental; Antes da liberao da Licena de Instalao(LI), expedida pela FEPAM, nenhuma atividade poderia

regularizadas perante os rgos ambientais. Para a inaugurao foram disponibilizados recursos pblicos com a locao de mquinas equipamentos, aquisio de aterro, confeco de placas que foram colocadas na rea dando inicio s obras, amplamente divulgado na data. Foi um evento poltico que contou inclusive com a participao de vrios funcionrios em horrios de expediente. Atualmente a rea, destinada instalao do Distrito do Tnel Verde, no conta mais com a placa indicativa, foi retirada restando apenas as madeiras de sustentao. Elas jamais poderiam ter sido colocadas no local e a obra no poderia ter sido inaugurada. Uma clara inobservncia das Leis constituindo assim improbidade administrativa, alm de prejuzo ao errio municipal.

Foto atual sem a placa (09/04/2014)

Discurso de inaugurao

Pblico, mquinas e equipamentos

Placa no dia da inaugurao com prazo estipulado em 180 dias para a entrega da obra Placa da empresa vencedora da licitao

Instalao das placas

Pblico e funcionrios presentes

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 13

Prdio Secretaria Educao e Cultura

m maio de 2012, com o ttulo da matria Prdio da SEC est na reta final um jornal local de propriedade de uma ex-cargo comissionado da prefeitura, divulgava a magnitude do futuro prdio da Secretaria de Educao e Cultura de Balnerio Pinhal. Com rea construda de 1668m2, disponibilizaria de um

PSF Tnel Verde

palco acstico para 200 pessoas, alm de diversas oficinas ligadas cultura. Nos dois pavimentos o forro de favos que so acsticos e termo defletores que possibilita uma temperatura uniforme. Alm disso, na ocasio, o ex-prefeito Jorge Fonseca garantia a finalizao do prdio com recursos prprios at

o final de 2014. Hoje, dois anos aps a divulgao a obra encontra-se abandonada e aberta. O local usado para os diversos fins no recomendveis, como uso de drogas por exemplo.

PSF 4

bra tambm iniciada em 2012 e que j deveria estar disposio da comunidade est abandonada. Aparentemente est concluda, porm sem uso. No tem equipamentos para o seu funcionamento e tambm teria que ter um quadro de funcionrios especializado, pois segundo a prefeitura a instalaes deveriam atender pessoas dependentes de drogadio com a finalidade de recuperao. O prdio fica na Rua Guido Valente zona sul de Balnerio Pinhal. Enquanto isso o mato est tomando conta da rea.

Capela Morturia Tnel Verde


Iniciada em meados de 2012, a to prometida Capela Morturia est com as obras paradas h mais de um ano, segundo a informao de moradores vizinhos. Questionase tambm se o Plano Diretor permitiria a atividade no local.

bra iniciada em 2012 que j devia estar concluda com promessa de que em poucos meses estaria pronta. No h sinais visveis de que a obra est em andamento embora tenhamos encontrado uma pessoa dentro do prdio que

aparentemente estaria trabalhando no local. A comunidade local espera com muita expectativa a finalizao da obra que deveria estar atendendo. So dois anos desde o inicio da obra e pelo ritmo no h previso para sua concluso.

Geral

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 14

Panorama
por Jacira Franco*

Brasil: arrecadao atinge 83 bilhes em fevereiro

Abril, ms da mentira....
a mbito Nacional e municipal, sei no... Isso se chama Brasil. Da impunidade , dos valores revertidos, da mo no bolso, dos impostos altos, da falta de caridade, do no reconhecimento pela dedicao de homens e mulheres que doaram 20 anos de suas vidas por amor a esse pedacinho de cho. Me anima saber que no se consegue enganar todos ao mesmo tempo. O povo est acordando, vendo que est sendo feito de bobo de palhao. Acredito, (quase certeza) que tudo uma jogada poltica. Lembrem que daqui a pouco mais de 2 anos teremos eleies e quem voc pensa que volta , se tudo for mesmo uma armao? Tadinho, coitadinho, pobrezinho.... Tomara que no, mas se for, o boi vira vaca e a vaca vira gazela.... Pago meus imposto CARSSIMOS ,rigorosamente EM DIA, ento assim como voc , exijo DIREITOS. Aqui, nossa opinio no vale nada,tambm por culpa nossa, pois quem deve mandar o POVO, s esto l porque ns deixamos.. . Mas a panela familiar est fechada. A tampa est enroscada e ningum passa pela rosca, s os donos do segredo....e eles existem, acreditem. Nosso prefeito DEVE fazer uma reunio e responder perguntas cara a cara. Se defender. Quem no deve no teme. Porque o Ilmo. Senhor no fala, no se defende do que seus sditos esto pensando ? Esclarea para que ningum o julgue erradamente, no lhe tenha preconceito e pense coisas que no so, como se fossem.

curva. Pobre do ms de abril....levando a culpa pela falta de capacidade e valores dos homens. Pensei que 2014 nos deixaria a salvo de seu antecessor. Ledo engano. O que est acontecendo em nosso Balnerio?... Penso que estamos em Braslia, lutando contra os faz de conta e os mentirosos. Esto conseguindo desmoralizar o poder constitudo. O poder do cidado votar e que o voto permanea onde o povo quer. Com olhos de gato e percepo de um tigre, aliados honestidade, seria to fcil viver e administrar nossa cidade. Mar lindo....cidade esburacada, assaltos, seqestros com pedido de resgate, mato por todos os lados, sade no tem, morte tambm no. Um morto tem que viajar pelo menos uma hora para entrar em terra santa(?) gente....no queiram conhecer...descaso com a vestimenta da alma. Pera a...vou comear novamente....Mar lindo....cidade limpa, gramada, cheia de flores como promessa do ento vereador Luizinho, praas lindas.. ..Desculpem....no sei mais o que acontece aqui. T tudo enrolado, tudo misturado. Estou viajando na maionese. Coitado tambm de maro que teve que festejar os 50 anos do golpe militar de l964. Do jeito que as coisas andam

emos novidades no quartel de Abrantes... Nosso municpio que outrora diziam que seria governado pelo povo e para o povo, hoje governado por um homem s. O povo no apita, nem na reta nem na

Fonte: Receita Federal

arrecadao das receitas federais atingiu R$ 83,1 bilhes em fevereiro, um crescimento real de 3,44% em relao ao mesmo ms no ano passado. O valor recorde para o ms na srie histrica da Receita. De janeiro a fevereiro, a arrecadao chegou a R$ 206 bilhes, incremento de 1,9% comparado ao sobre o mesmo perodo em 2013. De acordo com o Secretrio Adjunto da Receita, Luiz Fernando Teixeira Nunes, o resultado est em linha com o esperado. Nunes tambm manteve a previso de crescimento das receitas para o ano de 2014 entre 3% e 3,5%.

RF comea a pagar restituies de 2014 em 16 de junho

Publicado por O Estado

Jacirafranco@hotmail.com

Justia Eleitoral marca audincia do processo de pedido de cassao do prefeito de Balnerio Pinhal
Fonte: TRE-RS

partir do dia 16 de junho, a Receita Federal pagar os lotes de restituio do Imposto de Renda 2014, um dia a menos do que foi em 2013. Ao todo sero sete lotes at dezembro, segundo publicao do Dirio Oficial da Unio (DOU) na segunda-feira, 7. Vale lembrar que no pagamento da restituio tm prioridade pessoas com mais de 65 anos e, em seguida, os que enviaram primeiro a declarao. Para receber o benefcio, o contribuinte no pode estar na malha fina ou ter qualquer tipo de pendncia na Receita. A entrega da declarao do IR neste ano comeou no dia 6 de maro e terminar em 30 de abril. A Receita espera receber 27 milhes de declaraes. At a ltima quinta-feira, 3, haviam sido entregues 7 milhes de declaraes. Quem no declarar ou perder o prazo est sujeito a multa, que comea em R$ 165,74. O calendrio da restituio do IR 2014 ser o seguinte: 1 lote: 16 de junho de 2014; 2 lote: 15 de julho de 2014; 3 lote: 15 de agosto de 2014; 4 lote: 15 de setembro de 2014; 5 lote: 15 de outubro de 2014; 6 lote: 17 de novembro de 2014; 7 lote: 15 de dezembro de 2014.

a quarta-feira(9), a Justia Eleitoral marcou a audincia referente o processo que pede a cassao do diploma e pedido de inelegibilidade do prefeito Luiz Antonio Palharin(PMDB), de Balnerio Pinhal. A Ao de investigao judicial eleitoral apura o abuso de poder econmico, de poder poltico/autoridade. A ao tem como representantes o PT Partido dos Trabalhadores, Coligao do Bem Bloco da Esperana e da Mudana e Heron Ricardo de Oliveira. Os representados so Luiz Antonio Palharin, Edmilson Gomes Ogando, Jorge Luiz de Souza Fonseca, Srgio Luiz Zimermann(Presidente da Carris), Vidal Pedro Dias(Diretor da Carris), Srgio Antonio Vieira e Sandro Luiz Vieira Abadde. Os representantes argumentam que no ano eleitoral (2012) a prefeitura de Balnerio Pinhal fez a cedncia de quatro terrenos para duas associaes representativas sediadas em Porto Alegre, infringindo a Lei Eleitoral conforme dispe uma resoluo do TSE. A audincia ser para ouvir as partes e testemunhas no dia 29 de maio, s 14 horas.

por J. Vargas*

MusicArte
O Palco

omo diria Gilberto Gil: Subo neste palco, minha alma cheira a talco... O Palco muito mais que uma estrutura fsica, onde o espetculo acontece, onde a arte torna-se viva. Nossa Cidade contemplada com uma linda construo elaborada para o entretenimento, diverso e lazer, um Palco. Uma obra de suma importncia de cunho cultural; inaugurada nos anos 90. Obra esta ao ar livre que o maior palco fixo para shows e eventos do nosso litoral gacho, usufrudo por milhares de pessoas: Nossa Concha Acstica de Cidreira. Palco que motivo irrefutvel de orgulho para todos que moram e veraneiam aqui. A funo de uma concha acstica perder o mnimo possvel de sonoridade, ecoando assim o som em suas paredes e direcionando-o para o pblico frente, tendo tambm uma maior projeo e alcance sonoro. Em entrevista com Sr. Rodrigo Almeida Neto, Secretrio Municipal de Turismo; vi o empenho do mesmo, para a realizao de projetos na concha, que tragam cultura e turismo, destacando ainda mais nossa cidade. Entre eles est a 6 PscoMar, de 17 a 20 de abril deste ano, com entrada franca. A feira contar com a venda de chocolates, artesanato, gastronomia, e pescado, realizados em frente Concha Acstica. Para seu Palco trar entre outros shows Nacionais, como Claus e Vanessa dia 20. A concha acstica ponto de encontro da cidade, referncia entre os Artistas e citao quando o assunto a msica e a arte em Cidreira. Quando se fala em festa logo vem mente o que faz uma acontecer: O Palco, o Artista e o Pblico. Referente a isso, estamos bem servidos. Ento que comesse a festa, pois O Palco j est pronto.
*Msico | Guitarrista | joaosidineivargas@hotmail.com

Campanha de vacinao contra a gripe comea dia 22

Sade

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 15

Vacinao no Rio Grande do Sul

Publicado por Ministrio da Sade

campanha nacional de vacinao contra gripe deste ano ser realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilizao nacional. A novidade deste ano a ampliao da faixa etria para crianas de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o pblico infantil foi de seis meses a menores de dois anos. A estratgia de mobilizao para todo o pas, executada em parceria com estados e municpios, foi anunciada na quarta-feira (02) pelo ministro da Sade, Arthur Chioro. O pblico-alvo da campanha de 49,6 milhes de pessoas e a meta do Ministrio da Sade vacinar 80% desta populao, considerada de risco para complicaes por gripe. Alm das crianas de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de sade, povos indgenas, gestantes, purperas (at 45 dias aps o parto), populao privada de liberdade e os funcionrios do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenas crnicas no-transmissveis ou com outras condies clnicas especiais tambm devem se vacinar. Para esse grupo no h meta especfica de vacinao. Durante a apresentao da campanha, o ministro Arthur Chioro destacou a importncia da ampliao da vacina ao pblico infantil. A extenso da faixa etria para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e bitos, ressaltou. Segundo o ministro, a vacinao desta faixa etria beneficia tanto a criana que recebe a vacina, como tambm os grupos mais vulnerveis que convivem com ela. Assim, so

imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade (crianas amamentadas); idosos e pessoas com doenas crnicas. Outro fator que contribuiu para a incluso desta faixa-etria foi o fato de que as taxas de internao em crianas menores de cinco anos, em 2013, terem se igualado a dos idosos. O ministro lembrou ainda que, apesar das diferenas climticas no pas, as recomendaes para preveno da gripe so mesmas para todas as regies. importante manter os hbitos saudveis de higiene, como lavar as mos sempre e manter os ambientes arejados, aconselhou. Ele explicou ainda que o Ministrio da Sade, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de sade, est preparando a rede e as equipes de sade para o atendimento dos pacientes com gripe. Esta preparao tambm inclui a realizao de diagnsticos e abastecimento dos estados e municpios com antivirais. Todo o recurso que investimos em preveno, retorna sociedade, seja na melhoria da qualidade de vida da populao ou pela diminuio dos casos graves e bitos, afirmou Chioro. O secretrio de Vigilncia em Sade, do Ministrio da Sade, Jarbas Barbosa, destacou a importncia do lanamento da campanha neste perodo que antecede o inverno, estao mais propcia para a gripe. A criao de anticorpos ocorre entre duas e trs semanas aps a aplicao da dose. Por isso importante que as pessoas procurarem a vacinao no perodo da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estaro protegidas, afirmou Barbosa. O perodo de maior circulao da gripe de final de maio a agosto. O secretrio ressaltou que a vacina contra a influenza diferente das demais porque tem efeito limitado, ou seja, elaborada apenas no perodo da sazonalidade.

Fonte: Secretaria de Sade do RS

o RS, cerca de 3,5 milhes de pessoas integram os grupos prioritrios, onde a meta preconizada pelo Ministrio da Sade a cobertura de 80% da populao desses grupos, o que totaliza mais de 2,8 milhes de pessoas. Para os doentes crnicos, sero destinadas mais de 1,19 milhes de doses.

Populao a ser vacinada:

- Crianas maiores de 6 meses e menores 2 anos: 206 mil - Crianas maiores de 2 e menores de 5 anos: 387 mil - Pessoas acima dos 60 anos: 1,4 milho - Gestantes: 103 mil - Purperas: 17 mil - Indgenas aldeados: 21 mil - Doentes crnicos: 1,2 milho

A vacina protege contra trs tipos de vrus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, pelo perodo de um ano. Em 2013, foram vacinadas 3 milhes de pessoas, onde 926 mil eram doentes crnicos. Integram os grupos de risco: crianas de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, purperas (at 45 dias aps o parto), trabalhadores de sade, povos indgenas, populao privada de liberdade e os funcionrios do sistema prisional. Portadores de doenas crnicas no-transmissveis ou com condies clnicas especiais tambm devem se vacinar. Todavia, conforme o MS, para esse grupo no h meta especfica de vacinao.

Sade Bucal
por Dra Viviana Costa*

Nutrio
por Mare Ecila dos Santos*

o se aproximar da Pscoa, observa uma procura maior pelo consumo de peixe. Porm o ideal que este consumo se estenda alm deste perodo. Os peixes, principalmente os de guas profundas como o salmo e o atum, so fonte de cidos graxos mega-3 que tm a propriedade de aumentar o colesterol bom HDL Cada brasileiro comeu em mdia 9 quilos de peixe em 2009, um aumento de quase 40% em relao ao consumo verificado em 2003 (6,46 quilos), fazendo o Pas se aproximar do patamar de consumo considerado ideal pela Organizao Mundial de Sade (OMS), que de 12 quilos por habitante/ano O Ministrio da Sade recomenda o consumo de peixe fresco duas vezes por semana. A ingesto regular de pescado oferece ferro, vitamina B12, clcio e aminocidos essenciais que auxiliam na constituio de protenas. As substncias

Peixe: na alimentao sade

contidas no pescado apresentam baixo teor de gordura. De acordo com a mdica endocrinologista Dra. Claudia Chang, alm de ser fonte de protena, o peixe apresenta uma srie de vantagens sade. Sua principal ao seria antioxidante e de auxlio na preveno de doenas cardacas. Segundo a mdica, os peixes, principalmente os de guas profundas como o salmo e o atum, so fonte de cidos graxos mega-3 que tm a propriedade de aumentar o colesterol bom HDL. Com isto h o fator de proteo a doenas cardiovasculares, principalmente infarto e derrame. Fonte: htm http://www2.uol.com.br/vyaestelar/peixe_saude.

Toxina Botulnica, famoso Botox, conhecida por disfarar rugas de expresso e flacidez no rosto, utilizada tambm no tratamento odontolgico para a resoluo dos casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabea de origem odontolgica, dentre outros. mais um recurso teraputico que a odontologia dispe para solucionar problemas. A Toxina Botulnica age paralisando o msculo que est em hiperfuno, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento seguro e no h nenhum comprometimento motor da boca. um tratamento simples, eficiente, feito em vinte minutos com agulha fina como a usada para aplicar insulina e com alto grau de satisfao relatado pelos pacientes. Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulnica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substncia aplicada de cada lado da face, nos principais msculos da mastigao para faz-los perderem a fora excessiva. um tratamento novo que vem apresentando resultados incrveis, ideal para quem no quer mais dormir com a placa protetora nos dentes. O tratamento tambm usado para casos de disfuno de ATM e dor orofacial. Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso - chamado sorriso gengival - podem escapar/ livrar-se da cirurgia nos casos em que a distncia do lbio at a gengiva no excede trs milmetros. Uma pequena aplicao no msculo interno do buo, responsvel por tracionar o lbio superior para cima, impede que ele suba e, mantendo-se no lugar, expe menos a gengiva. A melhora do quadro notria e no h perda de sensibilidade no lbio superior, nem a sensao de face paralisada. Assim como acontece quando usado para fins estticos, pela Medicina, a toxina botulnica na odontologia tambm tem durao de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.
*Graduada pela UFSM | Especialista em Ortodontia | vivianadacosta2007@gmail.com

Toxina Botulnica na Odontologia

*Nutricionista Responsvel Tcnica pelo Programa de Alimentao Escolar do Municpio de Balnerio Pinhal.

Cursos e Concursos 5 atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo


Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 16

B
Antes

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira Publicado por Nana Morais - JusBrasil

2. Foque em um ponto esttico


O esvaziamento da mente um dos pressupostos da meditao cujo objetivo conectar o praticante ao momento presente. Seus benefcios para ativar a capacidade de foco so propagados h milhares de anos. Para se ter uma ideia, na poca do julgamento do mensalo, o ento ministro do STF, Ayres Britto, contou que 30 minutos dirios de meditao bastavam para encarar com serenidade a presso e a pesada carga de trabalho. Nunca tentou? Para comear, imagine, por alguns minutos, a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. O desafio no pensar em mais nada, o que bem difcil, diz Juliana.

4. Faa do estudo um jogo

asta sentar-se mesa rodeado de apostilas e livros para se dar conta de que a dedicao aos estudos para concursos pblicos exige um poder de concentrao para l de afiado. Na base da falta de foco esto velhos e novos viles. O som hipnotizante da televiso, o toque repetitivo do celular, redes sociais e aplicativos de mensagens (como o WhatsApp) so alguns deles. No entanto, venc-los apenas questo de (muita) fora de vontade. Afinal, basta apertar o boto desligar para ter a certeza de no ser interrompido. Mas e quando o pensamento que insiste em voar longe levando o concurseiro a adiar a leitura de uma doutrina do Direito ou a resoluo daqueles exerccios cascudos de raciocnio lgico? Se a raiz da distrao est fincada dentro da sua cabea, algumas atitudes antes e durante o perodo de estudos podem ajudar. Veja o que Juliana Pivotto, scia diretora da Nova Concursos, sugere para aumentar o poder de concentrao e conseguir estudar mais em menos tempo.

Durante

3. V logo ao limite da sua capacidade mental


Com mais tranquilidade, hora de partir para os livros e apostilas. Mas no comece pelo caminho mais fcil, ou seja, aquela matria que voc j domina. Na opinio de Juliana, assuntos complexos foram a mente a trabalhar mais. Quanto mais difcil, mais voc ter que se concentrar e, assim, seu crebro permitir menos brechas para a distrao, recomenda.

Criar um esquema de auto premiao pode ser o empurrozinho que faltava para continuar motivado, segundo Juliana. Venceu um tpico daquela doutrina complicada? Gabaritou a lista de exerccios? Ponto para voc. Estabelea uma lista metas, e medida que elas forem cumpridas, d a si mesmo pequenos presentes, como pausas e momentos para estudar sua matria preferida, por exemplo.

1. Preste ateno ao fluxo de respirao


Sim, investir 2 minutos da sua ateno (apenas) no ritmo da respirao pode ser decisivo para baixar a ansiedade e melhorar a concentrao. um exerccio simples, que d para fazer em casa e baixar a adrenalina, diz Juliana. Experimente alongar o tempo de inspirao e, sobretudo, o de expirao durante estes minutos.

Depois

5. Anote o que tira a sua concentrao


Conhecer o inimigo o primeiro passo para super-lo. Por isso, Juliana indica tambm um exerccio de autoconhecimento. A ideia verificar o que o tira do foco e criar suas prprias estratgias para no se deixar vencer pela distrao.

IF Sul-rio-grandense abre Processos Seletivos e Concursos Pblicos

Fonte: www.pesquisa.in.gov.br Jornalista: Aline Martins

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Sul-rio-grandense (IF Sul-rio-grandense), divulgou a abertura de Processos Seletivos e de Concurso Pblico, para a contratao de docentes e profissionais para cargos tcnico-administrativos. Por meio do PS 87/2014 ser selecionado um Professor Substituto, para atuao na rea de Educao Fsica, em Sapucaia do Sul. J o PS 88/2014 prov a nomeao de um profissional no campus de Passo Fundo, junto rea de Controle e Processos Industriais/ Mecnica. Por meio do CP 91/2014 sero preenchidas 59 oportunidades em funes de classificao C, D e E, que exigem formao de nvel fundamental, mdio/ tcnico e superior. Os aprovados no Concurso Pblico iro atuar nos campi de Bag, Camaqu, Charqueadas, Gravata, Jaguaro, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Santana do Livramento, Sapiranga e Venncio Aires, nas funes de Administrador (3); Analista de Tecnologia da Informao (4); Assistente de Alunos (3); Assistente em Administrao (5); Assistente Social (1); Contador (1); Engenheiro Civil (4); Jornalista (1); Mdico Veterinrio (1); Operador de Mquinas Agrcolas (1); Pedagogo (1); Pedagogo / Orientao Educacional (4); Pedagogo / Superviso Pedaggica (3); Programador Visual (1); Tcnico de Tecnologia da Informao (4); Tcnico em Assuntos Educacionais (5); Tcnico em Contabilidade (3); Tcnico em Edificaes (1); Tcnico em Secretariado (3);

Tecnlogo em Agroindstria (1); Tecnlogo em Gesto Pblica (5); Tecnlogo em Redes de Computadores (1); Tecnlogo em Sistemas para Internet (1); e Tradutor e Intrprete de Linguagem de Sinais (2). A remunerao devida aos aprovados pelos Processos Seletivos varia entre R$ 2.514,44 e R$ 4.117,35, de acordo com a titulao apresentada, j que a jornada a ser desempenhada de 40 horas semanais. Por sua vez, o Concurso Pblico pagar aos seus convocados, salrios de R$ 1.640,34, R$ 2.039,89 ou de R$ 3.392,42, conforme a funo preenchida. O perodo de inscrio dos PSs 87 e 88, segue de 7 a 14 de abril de 2014, nos Campi de Sapucaia do Sul (Avenida Copacabana, n 100, Bairro Piratini) e de Passo Fundo (Avenida Perimetral Leste, n 150). J as inscries para o CP 91 devem ser efetuadas entre os dias 6 e 29 de abril de 2014, pelo site www.ifsul.edu. br/concursos. Podem participar das seletivas, candidatos que possuem Licenciatura em Educao Fsica; Bacharelado em Educao Fsica com formao pedaggica, ou Curso Superior em Engenharia Mecnica; Engenharia de Produo; Engenharia de Produo Mecnica; ou em Fabricao Mecnica. Os inscritos sero submetidos s Provas Escrita, Prtica, e de Desempenho, de acordo com o mtodo de avaliao adotado em cada certame, sendo que o resultado final, tanto do Concurso Pblico quanto dos Processos Seletivos, sero vlidos por dois anos. Mais informaes podem ser obtidas nos editais disponveis em nosso site.

por Fabio Cruz da Silva*

Opinio

xistem momentos em nossa vida que so nicos. Passar dia aps dia e eles no sero revividos novamente. O nascimento de um filho, por exemplo. Aquela flor que abre e fecha uma nica vez no ano. O primeiro beijo, entre outros tantos momentos marcantes que guardamos na memria apenas, vem sempre acompanhados de expectativas e emoes. Parece que foi ontem, mas l se vo 35 anos da primeira vez que entrei no Estdio Beira-Rio para uma partida entre o Inter e o Atltico Mineiro. Acompanhado de meu pai, vi um Gigante que estava esplendoroso, como no poderia deixar de ser para uma criana de cinco anos. Confesso que no lembro quase nada, mas ainda ouo a torcida cantando: Ole Inter, ole Inter. Eis que chegamos a 2014, e um novo captulo dessa histria escrito. Os protagonistas foi o nome dado ao maior espetculo que um clube de futebol j apresentou no Brasil. Que me perdoem aqueles que at nisso querem Grenalizar, mas o fato que a festa de reinaugurao do Gigante da Beira-Rio no se tem como medir com palavras, ainda assim irei tentar. Um show de luzes, imagem e udio. Projees em teles e no gramado, acompanhados de uma orquestra e um coral de 200 vozes contaram os 45 anos de existncia de um dos maiores estdios do mundo. Personalidades do esporte ligadas ao Internacional como ex-jogadores, jornalistas e msicos, relembraram cada dcada e suas particularidades traando um paralelo com histria do clube. Foi emocionante ver Figueroa, Fernando e DAlessandro juntos. Aplaudir de p Falco, o Rei de Roma. Dad Maravilha, Pinga, Fabiano cachaa, Manga, Adriano Gabir, Valdomiro, ndio, todos grandes dolos e protagonistas de muitos jogos que se assemelham a verdadeiras batalhas campais. Treze segundos. Esse foi o tempo que a bola percorreu desde o chute do zagueiro ndio, raspando na cabea do Luis Adriano, indo para o Iarley at encontrar o Gabir e as redes do Barcelona na Final do Mundial de Clubes no Japo em 2006. O estdio explodiu. Veio abaixo como se diz. Ao longo de quase trs horas, os dolos e feitos do clube foram sendo apresentados, mas o melhor estava reservado para o final. Na voz dos atletas e olho no olho, eles afirmaram que os verdadeiros protagonistas estavam ali e ramos ns. Que tudo o que fizeram, foi por ns e para ns torcedores. No h como segurar a emoo, mas voc pode imaginar. Um filme passou na minha cabea. Foi demais. Registro aqui Os protagonistas de Cidreira que l estiveram. Meus amigos Beto Pires e sua esposa Janana; o seu Davi Cunha, alm do Cnsul do Inter em Cidreira Ruben Rosa e sua esposa Paula. Valeu cada segundo. Faa valer cada segundo de sua vida.
*graduado em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas E-mail: fabiocruz.silva@terra.com.br

Os Protagonistas

Educao
por Rute Prestes*

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 17

Psicologia
Enurese infantil
da criana ou ao mais geral sobre o plano de seu desenvolvimento afetivo. Um grande nmero de autores assinala que uma conduta inconsciente ou atitudes neurticas dos pais atuam desfavorecendo o estabelecimento do controle esfincteriano em uma idade normal, quer atravs de uma atitude excessivamente coercitiva que, em geral, leva a criana a reaes de revolta e de defesa, quer, pelo contrrio, atravs de uma atitude permissiva, que impede a organizao do controle da mico. Os pais que foram enurticos, podem ter uma atitude de temor ou de superproteo motivada pela recordao de sua prpria humilhao. Em geral os pais somente participam atravs do tipo de relao existente entre os irmos: cime em relao a um irmo mais novo, sobretudo quando o nascimento deste ocorre por volta do perodo de aquisio do controle esfincteriano, sendo a regresso mais freqente entre as crianas que foram superprotegidas; rivalidade com o irmo mais velho, sendo que a enurese obriga a me se ocupar do menor afastando-se do mais velho. importante salientar que a criana que faz xixi na cama a noite ou no consegue reter a urina durante o dia, ela est em sofrimento emocional, devido as constantes recriminaes por parte dos pais e at mesmo do irmo (a) como tambm dos parentes prximos e dos amiguinhos que frequentam a casa, por isso, procurem ajuda tanto mdica como psicolgica, para poder avaliar se fsico ou emocional.
*Graduada em Psicologia Plinica - Ulbra | Ruteprestes.psico@gmail.com

Seduc nomeia mais 1.013 professores em abril

trs). A enurese, pode ser primria ou segundria. A Enurese Primria: Trata-se aqui de uma enurese imposta pela falha ou falta de vigilncia, por maus hbitos adquiridos e rapidamente arraigados, distinta de uma enurese que ele denomina congnita e que seria devida a uma perturbao do rtmo urinrio. A Enurese Segundria: a mais rara, em relao a enurese primria. A enurese tardia das crianas maiores, aparece nos meios scio-econmicos modestos, estas crianas apresentam frequentemente atraso, dificuldades escolares e distrbios de comportamento, as vezes com debilidade mental. Diagnstico diferencial

hamamos de Enurese a falta de controle na emisso de urina, diurna ou noturna, aparentemente involuntria, que aparece ou persiste aps a idade em que adquirida a maturidade (por volta dos

Publicado por Seduc

m 29 e 30 de abril, a Secretaria de Estado da Educao (Seduc) realiza mais um mutiro para dar posse a 1.013 professores aprovados no concurso pblico de 2013. Esta a quarta etapa da nomeao dos aprovados. Com esses professores, chega a 1.898 o nmero de profissionais nomeados para atuao na rede estadual desde novembro, quando foi realizado o primeiro mutiro de posse dos candidatos aprovados no concurso realizado no primeiro semestre de 2013. Os 1.013 professores tero a nomeao publicada no Dirio Oficial do Estado no dia 16 de abril. Os profissionais vo atuar em escolas localizadas na abrangncia das 30 Coordenadorias Regionais de Educao (CREs). O mutiro de posse ser realizado na sede da Seduc, em Porto Alegre. O perodo entre segunda-feira (7) e o dia 24 compe a primeira etapa do processo de nomeao, composto pela percia mdica (DMEST/SARH) e entrega de documentos (DRH/Seduc).

Vai para a Cmara projeto que cria residncia pedaggica


Senado aprova residncia para professores

feito essencialmente em relao incontinncia urinria, que traduz a existncia de uma leso orgnica precisa, mecnica, nervosa ou inflamatria. H enurese quando a emisso involuntria e inconsciente, e h incontinncia quando a emisso de urina involuntria, mas consciente, sendo que neste ltimo caso as tentativas do doente para reter a urina so ineficazes e as mices so anormais. Papel dos pais na gnese da criana enurtica O papel dos pais pode ser encarado de 02 modos: Ao inadequada sobre o plano da organizao esficteriana

Publicado por Agncia Senado

Comisso de Educao, Cultura e Esporte (CE) aprovou na tera-feira (8) projeto que cria a residncia pedaggica para professores da educao bsica, nos moldes da residncia para a capacitao prtica dos estudantes de Medicina. Os estudantes devero cumprir pelo menos 1.600 horas aps a formao inicial e tero direito a bolsa de estudo. Na avaliao do relator, o projeto oferece resposta a uma parte dos problemas da educao no pas. Entre as medidas ainda necessrias, ele cita a formao continuada e a melhoria dos ganhos dos professores.

Tele Entrega 3681.2273

Outono: Temperatura Indefinida!


Publicado por Luana Chaves Blazer leve:
De tecidos suaves, sempre! Ainda no estamos em temperatura dos blazers pesados.

Moda e Beleza

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 18

o est to quente, e nem est to frio! Mas como na moda, para tudo h soluo, poderemos usar melhor os tecidos e as modelagens para esta poca do ano. Lembrando que as peas-chaves para o outono, sero super tendncia no inverno 2014.

Dica:

Dica: Sandlias poderosas e coloridas, com a cala mais curta uma opo.

Modelo prtico e usado no dia-a-dia, alguns com as mangas , no pegam ningum de surpresa, caso um ventinho venha durante o dia.

Vestido-Camisa:

Macaco:
Se quiser sair da rotina: use-o! Esfriou? Blazer por cima.

Conhea o Frotox, novo mtodo que deve virar "o" assunto nos consultrios de dermatologia e que usa o nitrognio lquido como ingrediente principal

Idade congelada: o novo Botox promete efeito imediado e aplicao sem dor

Dica:

Usado com a sandlia Anabela com salto de cortia, o que foi tendncia no vero, segue em alta no outono.

Dica:
Estampas de desenhos geomtricos e florais, e fechando com tons urbanos.

Linhas + Animal print:


Tric ou croch, com pontos vazados, combinado com estampas de animais, ganham o ar de outono.

Conforme a temperatura for caindo, os acessrios devem ser modificados, passando dos tons vibrantes do vero, para tons mais fechado, como o vinho.

Dica:

Mix de Texturas:
poca de misturar peas pesadas com as leves; confortvel e moderno.

Dica:

Hora de aproveitar tecidos que voltaram a moda, como o jacquard.

Malha Cropped:
Blusas e malhar curtinhas esto em alta, combinam certamente com saias ou calas de cintura alta, deixando a mostra, pequena parte da barriga.

Colete longo:
Pea que ajuda a proteger o colo e os ombros, pea do momento.

Dica: Sem dvidas, pea perfeita

Dica: Pode ser usada com sandlias


pesadas e de tiras grossas.

para mulheres que trabalham em escritrios, combinando com uma pantalona, voltando a moda, sem erro!

Jeans com Jeans:


Inspirado nos anos 90, ele vem com tudo, passando do seu ar de bsico para looks modernos.

Minimalista:
Vestido com corte reto e tons clssicos.

Dica: Use jeans com lavagens


diferentes, com estampas em alto relevo, e uma camisa jeans bsica na parte de cima.

Dica:
Observando sempre a fibra e a gramatura do tecido, as melhores opes so a viscose e o linho; evitar a l e o polister, esquentam demais.

Outras peas que sero ideais para esta estao:


Moleton largado por cima caso bata aquele friozinho. Estampa xadrez inspirada com anos 70 e 90. Roupas de couro, desde as jaquetas, passando pelas blusas e calas tambm.

velha conhecida toxina botulnica ganha um acompanhante ou concorrente de peso no combate s rugas. O novo mtodo que deve virar o assunto nos consultrios de dermatologia (e tambm nas mesas dos rests prediletos das elegantes adeptas do power lunch) usa como ponto de partida o ingrediente coqueluche na gastronomia molecular: o nitrognio lquido. Batizada de Frotox, a tcnica utiliza a baixa temperatura do nitrognio para congelar os sinais do tempo. O objetivo usar o frio de forma segmentada, em um nervo especfico que controla os msculos que causam rugas na testa e entre as sobrancelhas. Um choque intenso frio coloca o nervo em hibernao, relaxa os msculos, e as rugas desaparecem, explica a dermatologista paulistana Carla Vidal. O tratamento uma alternativa ao Botox (especialmente para quem desenvolveu alergia toxina), compromessas de efeito semelhante e menos incmodo na hora da aplicao. A regio a ser tratada leva anestesia tpica, e o Frotox aplicado atravs de um dispositivo parecido com uma caneta, que introduz minsculas agulhas na pele e injeta o nitrognio lquido em uma exploso de 30 segundos de frio em determinados nervos. O processo leva cerca de dez minutos para ser concludo. No se sente dor, apenasuma sensao de presso na pele, diz Edislene Viscardi, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Santa Catarina e uma das principais defensoras da entrada da tcnica no Brasil. A baixa temperatura pode causar desconforto e at uma dorzinha de cabea passageira. E outra boa-nova que, se aplicado em nervos especficos, o Frotox tambm pode tratar a enxaqueca. (ALESSANDRA MOURA)

Foto: Christophe Kutner

Geral

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Publicado por Elioenai Paes - IG-SP

Qual a idade certa para ir a cada mdico?


Ortopedista

Pgina 19

por Lena Sessim*

3 Idade

o dia mundial da sade, celebrado na segundafeira(7), uma das muitas dvidas da populao quando se deve comear ir ao mdico. Com qual idade - no caso de uma pessoa que no apresenta queixas de dores ou sintomas anormais -, se deve consultar um mdico ou fazer um exame especfico? A resposta varia, mas, na maioria dos casos, a necessidade de recorrer medicina para possveis diagnsticos s acontece depois dos 40 anos. A recomendao geral para pessoas jovens e saudveis que visitem um clnico geral uma vez por ano. s vezes a pessoa no tem nenhuma reclamao acerca da sade, mas, fazendo uma consulta detalhada, o mdico identifica fatores de risco para ter uma doena, explica o clnico geral e geriatra do Hospital das Clnicas de So Paulo, Paulo Camiz. Uma pessoa que bebe bastante pode apresentar um indicativo de se tornar um alcolatra, por exemplo. No calendrio que marca a quarta dcada de vida o momento de fazer os primeiros exames especficos, como mamografia. Veja quando voc deve visitar ou no um mdico.

qual o cncer que vai ser letal ou o que vai ficar com a pessoa a vida inteira, sem prejudic-la, diz. O Instituto Nacional do Cncer (INCA), se posiciona a favor do mdico, indicando o exame no mais como medida de sade pblica, mas para aquelas pessoas em que o urologista considera importante que faam. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no entanto, recomenda que o exame seja feito a partir dos 50 anos. Mais uma vez, no h idade certa para visitar um mdico dessa especialidade. Se a criana tiver um dficit de crescimento, necessrio lev-la, mas o prprio pediatra vai encaminhar, explica o mdico do Hospital das Clnicas.

Oncologista

No necessrio visitar um oncologista, a no ser que a pessoa apresente sintomas ou algum da famlia j tenha tido cncer, como de mama e intestino. Nesses casos, indicado que a pessoa procure um mdico 10 anos antes da idade em que o cncer foi diagnosticado no familiar, diz o especialista.

Cardiologista

Exames Colesterol e triglicrides


Para os homens que no apresentam sintomas, se pede a partir dos 35 anos. J para as mulheres, aos 45 anos, explica Camiz. Agora, se a pessoa tem algum fator de risco, como obesidade ou sobrepeso, se pede em qualquer idade, inclusive em crianas.

Pessoas assintomticas no precisam se preocupar. Agora, quem quer fazer atividade fsica, deve passar em um cardiologista para avaliar se tem presso alta, colesterol ou diabetes, explica o mdico. Segundo ele, no h necessidade de fazer eletrocardiograma, a no ser que a pessoa apresente alguma queixa, como dor no peito, por exemplo.

Ginecologista

O ideal, segundo Camiz, que a menina v ao ginecologista assim que os primeiros sinais de puberdade vierem tona, como o crescimento das mamas ou alteraes de comportamento. A mulher passa por transformaes e o ginecologista pode aconselhar. Se ela quer comear a vida sexual, o ginecologista a orientar com as formas adequadas de proteo, explica o mdico.

Colonoscopia

l Leitores! Primeiramente gostaria de agradecer o feedback dos amigos e leitores sobre minha primeira coluna e agradecer e parabenizar a forma respeitosa e tica que o Dr. Alexsandro conduz este veculo de comunicao, que vem se tornando cada vez mais importante para o nosso municpio e regio. Hoje quero salientar a importncia da rea da educao na vida do idoso, no estatuto do idoso temos as obrigaes que devem ser cumpridas pelo Estado, compartilho com vocs algumas: Inserir currculos mnimos, nos diversos nveis do ensino formal, contedos voltados para o processo de envelhecimento, de forma a eliminar preconceitos e a produzir conhecimentos sobre o assunto; Incluir a gerontologia e a geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores; Desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicao, a fim de informar a populao sobre o processo de envelhecimento; Desenvolver programas que adotem modalidades de ensino distncia, adequadas s condies do idoso; e Criar universidade aberta para a terceira idade, como meio de universalizar o acesso s diferentes formas do saber, bem como estimular e apoiar a admisso do idoso na universidade, propiciando a integrao intergeracional. Quero dar destaque especial ao ltimo item citado, eu enquanto professora e defensora das causas da educao apoio a criao da universidade aberta para a terceira idade e tenho certeza que esta uma obrigao do Estado, porm vocs pessoas da terceira idade precisam conhecer seus direitos e lutar por eles, sejam eles na rea da sade, da assistncia social, trabalho e previdncia, cultura, esporte e lazer, habitao e urbanismo, justia e segurana pblica, na rea financeira , de transporte e educao, cujo tema foi revisto nesta coluna. Vivemos em uma sociedade diversificada, onde pessoas diferentes lutam por objetivos diferentes, e nossa misso lutarmos juntos pelos direitos e objetivos da terceira idade, mesmo no tendo idade para ser considerada da terceira idade, acredito que todos vocs sabem do trabalho voluntrio que desenvolvo h 17 anos em prol destas pessoas. Elas tornam os meus dias mais felizes, menos tristes e me do a esperana de que realmente vale a pena buscar por dias melhores independente da idade que se tenha. Precisamos agradecer sempre a Deus pelas pessoas que cruzam o nosso caminho e conseguem transformar choro em riso e hoje quero agradecer aos integrantes do Grupo Amigos...Amigos de Cidreira que me proporcionam este crescimento dirio enquanto ser humano. O tempo que tudo transforma, transforma tambm o nosso temperamento. Cada idade tem seus prazeres, o seu esprito e os seus hbitos. Nicolas Boileau At a prxima edio, forte abrao e fiquem com Deus!

Terceira Idade: tempo de ser feliz

Camiz explica que a partir dos 50 anos, necessrio que todos se submetam a esse exame, capaz de detectar cncer no intestino. Existem tambm outros exames que podem complementar, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Disfunes da tireoide

Endoscopia

Esse exame no faz parte de um checkup, a investigao s feita quando o mdico suspeita de algo. Mas, como qualquer queixa em geral pode ser justificada por algum problema na tireoide, os mdicos costumam pedir, diz o clnico geral.

Urologista

Camiz explica que no h idade certa para o homem visitar o urologista, desde que ele no apresente sintomas. O mdico ainda explica que at mesmo a importncia do exame de prstata est sendo discutida. No tem um exame para definir

No h necessidade, a no ser que a pessoa reclame de dores ou sintomas que a incomodam. H um mito, porm, de que preciso fazer endoscopia para detectar se portador ou no da bactria H. Pylori. Paulo Camiz explica que a presena dessa bactria no estmago dos brasileiros chega a 80%, e a grande maioria das pessoas vive muito bem com ela e nem sabe que tem. Se ficar fazendo pesquisa dessa bactria, vai falir o sistema de sade, identificar um nmero enorme de pessoas que no vo se beneficiar do tratamento. E, se for tratar, vo criar formas resistentes dessa bactria, alerta Camiz.

*Professora | Vice-Diretora nos colgios Raul Pilla e Marclio Dias Voluntria h 19 anos para ajuda de idosos

Espao Cristo Padre Jos de Anchieta foi canonizado pelo papa Francisco

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 20

Pastora
por Isabel Guglieri Ferreira

Publicado por Agncia Brasil Danilo Macedo Marcos Chagas

papa Francisco assinou no dia 03 de abril o decreto de canonizao do beato Jos de Anchieta, um dos jesutas fundadores da cidade de So Paulo. O apstolo do Brasil considerado pela Igreja um exemplo de evangelizao, foi beatificado pelo papa Joo Paulo II em 1980 e tornou-se santo mesmo sem ter milagres comprovados. O processo de canonizao foi aberto h mais de 400 anos e, segundo o arcebispo de So Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, sua demora est ligada a uma campanha de difamao, feita contra a ordem dos jesutas. No dia 4 de maio, durante a 52 Assembleia Geral da CNBB, foi celebrada missa em Ao de Graas pela canonizao do beato no Santurio Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). Jos de Anchieta nasceu em 1534, na Espanha. Ingressou na Companhia de Jesus e, quando se tornou jesuta, seguiu para o Brasil, em 1553, como missionrio. Em 1554, chegou capitania de So Vicente, onde, junto com o provincial do Brasil, padre Manoel da Nbrega, fundou aquela que seria a cidade de So Paulo. No local, foi instalado um colgio e seu trabalho missionrio comeou. Anchieta desempenhou intenso trabalho no colgio, o primeiro dos jesutas na Amrica, informou texto publicado

pela CNBB. Ele ensinou a lngua portuguesa aos filhos de ndios e portugueses. O padre Anchieta tambm estudou a lngua dos indgenas e comps a primeira gramtica da lngua tupi. No mesmo idioma dos ndios escreveu um catecismo, vrias peas de teatro e hinos. Ao longo dos anos, percorreu o litoral desde Cananeia, no sul de So Paulo, at o Recife, para acompanhar as vrias misses que os jesutas j tinham no Brasil. No Rio de Janeiro, em 1582, iniciou a construo da Santa Casa de Misericrdia, destinada a assistir os doentes e as vtimas das frequentes epidemias. Durante sua trajetria, deu ateno especial aos pobres e doentes, aos grupos indgenas ameaados e aos negros escravizados. Jos de Anchieta morreu no dia 9 de junho de 1597, sendo reconhecido como o apstolo do Brasil. Jos de Anchieta ser o terceiro santo que tem ligao com o Brasil. Os outros dois so Madre Paulina, nascida em territrio inicialmente austraco e que hoje pertence Itlia, viveu no Brasil e foi canonizada em 2002, e Frei Galvo, nascido em Guaratinguet (SP) e canonizado em 2007. O espanhol Jos de Anchieta foi canonizado juntamente com dois beatos nascidos na Frana, ligados evangelizao do Canad: o bispo de Qubec, D. Francisco de Laval (16231708) e a Irm Maria da Incarnao (1599-1672), fundadora de um mosteiro das Ursulinas na cidade de Qubec.

stamos nos aproximando da Pscoa, e somos bombardeados pela mdia que faz desse evento to grandioso um comrcio desenfreado nas vendas de ovos e coelhos. A realidade que este momento muito mais do que essa festa doce, relembramos o maior evento que toda humanidade j viveu. Jesus o Filho de Deus, entregou a sua vida para que pudssemos ter a salvao e a vida eterna. Num contexto histrico a Pscoa comemorada desde que o povo Hebreu partiu do Egito, onde era escravizado, cerca de 1445 a.C. Deus designou Moises como lder para livrar o povo daquela situao. O livro de Exodo12 conta que antes da partida cada famlia deveria preparar uma ultima refeio antes da longa viagem pelo deserto. Prepararam um cordeiro assado, pes zimos (sem fermento, para lembrar que saram com pressa do Egito) e ervas amarga (para lembrar do sofrimento do povo no deserto, rumo Terra Prometida). Todas as casas deveriam passar o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, como sinal da submisso a Deus e tambm para preservar a vida. Por isso, Pscoa, do termo hebraico Pesah, quer dizer passagem. Para os hebreus significava a libertao, passagem para uma vida melhor em lugar especial preparado por Deus. Essa tradio era repetida todos os anos como forma de manter viva a lembrana da libertao, de gerao em gerao. Mas o povo precisava novamente ser liberto, e desta vez da escravido do pecado. Jesus foi o cordeiro imolado. O apostolo Paulo em I Co 5:7, chama Cristo como nosso cordeiro de Pscoa, que foi sacrificado por ns. Jesus antes de sua morte celebrou a Pscoa com seus discpulos (Lc22. 13-20), instituindo a Santa Ceia do Senhor. Ele morreu, padeceu na cruz, foi humilhado, ultrajado, mas no vencido pela morte, ressuscitou, Ele Vive. Esse acontecimento deveria ser lembrado por ns todos os dias, avivando nossa f, nos impulsionando a vitria e derrotando o pecado que nos afasta de Deus. Amados irmos, vivamos a Pscoa, no como festa pag, mstica ou cheia de fbulas que levam o povo longe do amor do Pai, mas como verdadeiros cristos que creem no poder de Cristo ressurreto que venceu o maior de todos os temores da humanidade, a morte. Celebrem a Pscoa e contem aos filhos, aos netos a verdadeira historia da Pscoa Crist. Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unignito, para que todo aquele que Nele crer no perea, mas tenha a vida eterna Jo 3:16. Paz a todos!

A verdadeira histria da Pscoa

Esportes

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

Pgina 21

Pel diz que morte na Arena Corinthians normal e se preocupa com aeroportos

Atividade Fsica
por Pricila Dias Ribeiro*

Musculao x perda de peso

uitas pessoas preocupadas em emagrecer e at mdicos acreditam que a musculao atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, h tambm um aumento da massa magra, podendo no apresentar perda de peso na balana. Saiba que emagrecer saudavelmente no significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que o que a musculao faz. Afinal, voc prefere emagrecer e ficar flcida e fraca ou emagrecer enrijecendo os msculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudvel e atraente? Estudos asseguram e a prtica comprova que a musculao acelera o metabolismo do seu aluno, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculao voc no queimar gordura como fonte de energia, durante o esforo (onde usa-se o fsforo, a creatina e a glicose anaerbia), existe um processo chamado gliconeognese, que a utilizao de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, voc continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade fsica. Sem dvida, o melhor que se tem a fazer associar a dieta aos exerccios aerbios, a musculao e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, bitipo e condicionamento fsico, tornando indispensvel uma avaliao e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educao Fsica e mdicos.
*Professora de Educao Fsica, Licenciatura plena e bacharelado,Ps graduada em Personal Trainner, Performance e Sade - FACOS, prifitnessacademia@gmail.com

Por Bruno Winckler - iG So Paulo

morte do operrio Fabio Hamilton da Cruz em servio na construo da Arena Corinthians, no ltimo dia 29 de maro foi algo normal. Essa a opinio de Pel. O maior jogador de todos os tempos disse na segunda-feira(7) que acidentes acontecem, e que a realizao da Copa do Mundo no est comprometida. Sua maior preocupao est na organizao, em especial na situao dos aeroportos brasileiros. Isso que aconteceu no Itaquero normal, so coisas da vida. Foi um acidente, coisa normal, nada que assuste (para a realizao da Copa), disse Pel durante evento em So Paulo em que lanou uma linha de diamantes fabricados a partir dos

seus fios de cabelo. Alm do operrio morto h 10 dias, outros dois morreram no palco de abertura da Copa em novembro de 2013 durante o trabalho. Pel acabou de voltar ao Brasil depois de uma srie de visitas a pases que receberam a taa da Copa do Mundo. No retorno, o ex-jogador, tricampeo do mundo com a seleo brasileira, disse estar preocupado com a imagem que os turistas vo ter do Pas desde a chegada aos aeroportos. Fui para Russia, China, Europa, e todo mundo diz que quer ver a Copa. Mas chegamos anteontem de viagem e estava o caos no aeroporto faltando dois meses para a Copa. Esta a minha preocupao: que a gente estrague essa oportunidade. Temos a oportunidade de crescer, mas as coisas no esto prontas, disse Pel, que aposta no jeitinho brasileiro, para que tudo ocorra bem no final. A gente d um jeitinho, disse.

Lanada a msica oficial da Copa, com Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte

Os cantores Pitbull e Claudia Leitte


We Are One (Ole Ola), msica tema da Copa do Mundo 2014, foi divulgada na tera-feira (8). A cano uma parceria entre os cantores Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte e far parte do disco One Love, One Rhythm, que tambm ter faixas de Arlindo Cruz, Shakira e Ricky Martin. O disco ser lanado no dia 12 de maio, um ms antes da abertura da Copa. O clipe do tema oficial j foi gravado na Flrida (EUA), mas no tem previso de estreia. Outros cantores como Ellie Goulding, Beyonc e Katy Perry tambm pretendem fazer canes sobre a Copa do Mundo.

atraso nas obras da Arena Corinthians est deixando a relao entre Fifa e o clube paulista praticamente insustentvel. Neste momento, simplesmente impossvel saber com preciso qual a data de entrega do estdio. Parte do Itaquero est interditada pelo Ministrio do Trabalho, pois no houve cumprimento de exigncias para maior segurana dos operrios, principalmente em relao rede de proteo coletiva, j que dois funcionrios morreram durante as obras. Uma nova inspeo est marcada para esta segunda-feira. Alm disso, a questo das estruturas temporrias ainda no ficou clara. O Corinthians insiste que vai pagar, em conjunto com a Odebrecht, mas esta garantia tratada com muita desconfiana pela Fifa, que vai aguardar at o limite. Se no houver soluo, ela ir bancar e cobrar do clube depois. Diante destes problemas, internamente a organizao do Mundial trabalha agora com uma previso de entrega entre 20 e 25 de maio. Se isto for confirmado, o evento teste oficial comandado pelo COL, previsto para 17 de maio, no jogo Corinthians x Figueirense, teria que ser adiado. O problema que a abertura da Copa est marcada para 12 de junho, com Brasil x Crocia, e as possibilidades de teste esto ficando cada vez mais remotas. O secretrio-geral da Fifa, Jrme Valcke, tem uma verdadeira obsesso por testar estdios antes das competies. A entidade necessita, por exemplo, verificar se todos os ingressos vendidos pela internet esto na localizao certa dentro da Arena. Uma possibilidade a realizao de uma partida, com capacidade de pblico reduzida. O Corinthians mantm a ideia de receber o jogo contra o Flamengo, no dia

Interdio na Arena Corinthians pe em risco abertura da Copa

Foto: Divulgao / Portal da Copa

27 de abril, mesmo com o estdio inacabado. A ltima reunio entre Valcke e Andrs Sanchez, ex-presidente corintiano e responsvel pelas obras do Itaquero, terminou da pior maneira possvel. O encontro, no final de maro, realizado na sede do COL, no Rio de Janeiro, teve que ser interrompido por causa de uma forte discusso. Na mesma semana, o secretrio-geral disse que acredita na Odebrecht para que a obra fique pronta, sem citar o clube. Nos bastidores, Sanchez considerado arrogante e prepotente. E na verdade ele no faz questo de ter boa relao com os organizadores da Copa, tanto que em recentes entrevistas em So Paulo disse que Joseph Blatter, presidente da Fifa, s fica em gabinete e jatinho, no conhece estdio. De qualquer maneira, com todos os ingressos vendidos para a abertura do Mundial, a possibilidade de troca de sede no cogitada pela alta cpula da entidade.

Empresarial

Jornal Regional do Comrcio - Edio 82

JRC Entrevista
N

Pgina 22

Joel Porto Erling Supermercado Samy ( Rede Unisuper)

Martin Goulart da Rosa Lima

Supermercado Super Timm

stabelecido no municpio desde 10/12/1991. Na poca em que iniciou a atividade comercial o ramo principal era fruteira, e hoje e continua sendo supermercado. Quem participou do incio? Somente a famlia. JRC: Quais foram os principais fatores para que o seu negcio prosperasse de l pra c? Em primeiro lugar, a mo de Deus estendida sobre a empresa, o apoio da famlia, a equipe de trabalho e a incessante busca de informao para melhoria dos processos. JRC: Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos comerciantes hoje para manter o negcio? Altas taxas de impostos, falta de informao, e, se tratando de litoral, a sazonalidade. JRC: Na sua opinio, a melhora do sistema de transporte local poderia impulsionar o crescimento das vendas e especialmente aumentar a oferta de produtos e servios no perodo de inverno? No inverno no creio, mas no vero, com certeza, pois nossas rodovias inviabilizam o aumento do fluxo de veculos, o que provoca significativas perdas para os comerciantes da nossa cidade. JRC: O que os comerciantes em conjunto poderiam fazer para tornar mais atrativo o Municpio no perodo de inverno (para os moradores, turistas e veranistas)? Unir-se no intuito de criar novos projetos para aumentar o fluxo de veranistas e visitantes na nossa praia e com isso gerar renda aos moradores do municpio. JRC: O que a Administrao Municipal poderia fazer para tornar mais atrativo o Municpio no perodo de inverno (para os moradores, turistas e veranistas)? Creio que esto fazendo, pode ser que ainda no seja o suficiente, mas estamos vendo projetos sendo realizados na rea do turismo, alguns deles, na baixa temporada. JRC: Quais as principais falhas de nossos Administradores Pblicos Municipais e Vereadores ao longo dos ltimos anos no que diz respeito ao desenvolvimento do Comrcio Local? No quero apontar falhas, pois no meu ponto de vista (isso sou eu quem pensa) ns, comerciantes no devemos esperar apenas pela administrao pblica e sim praticar o que sabemos fazer de melhor que trabalhar nas nossas empresas procurando inovar a cada dia com ousadia, mas com responsabilidade, gerando emprego e renda no municpio, cumprindo com todas as nossas obrigaes e contribuindo com o crescimento da nossa cidade. JRC: Enquanto cidado, quais das reas voc gostaria que houvesse mais ateno de nossos governantes)? Em todas, dando nfase segurana. JRC: Em relao s entidades empresariais, CDL Associao Comercial, atualmente quais as iniciativas e atitudes em prol da comunidade comercial? Sem resposta. MENSAGEM Por mais que pensemos que somos capazes de dirigir nossas empresas apenas com nosso trabalho e nossa inteligncia, no podemos nos esquecer de que quem nos d sade para trabalhar e sabedoria para crescer, e DEUS.

ossa histria teve seu comeo em 1987. Padaria Esplanada era o nome fantasia, localizada na Zona A. Com muita dificuldade e ainda sem experincia, o que tnhamos era vontade de vencer. Com o apoio de meus sogros no comeo e com suas experincias, as coisas ficaram mais fceis. A partir dali trabalhamos no centro da Cidade em 1989 e em Salinas no ano de 1990. Foi ento que surgiu a ideia de construirmos nosso prdio comercial com 90m2 e sem padaria. Fundamos a Casa de Carnes e Mercado Super Timm. Muitos anos se passou, veio o Asun, nossos arredores se tornaram reas comerciais e o crescimento de nossa loja foi acompanhando tudo isto. Se passou 27 anos e s tenho a agradecer a esta praia maravilhosa e as pessoas que fizeram e ainda fazem parte de nossa histria. JRC: Quais foram os principais fatores para que o seu negcio prosperasse de l para c? Muito trabalho, dedicao e perseverana, porque no nada fcil constituir uma empresa slida e mant-la em funcionamento ao longo dos anos. JRC: Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos comerciantes hoje para manter o negcio? Altos custos dos encargos, impostos, dificuldade na contratao de mo de obra especializada, etc... JRC: O que os comerciantes poderiam fazer em conjunto para tornar mais atrativo o Municpio no perodo de inverno? Acredito que a busca de uma unio maior entre os comerciantes e o poder pblico a fim de obter solues para essa questo. Devamos nos reunir para discutir os problemas e buscar solues que se concretizassem atravs de aes em conjunto. JRC: O que a Administrao Pblica poderia fazer para tornar mais atrativo o Municpio no perodo de inverno? Mudar a concepo de uma praia que s vive de veraneio, para uma ideia de praia turstica, onde teramos vida o ano inteiro. O Poder Pblico deveria promover o Turismo, pois Cidreira tem potencial para isso. JRC: Quais as principais falhas de nossos Administradores Pblicos Municipais e Vereadores ao longo dos ltimos anos, no que diz respeito ao desenvolvimento do comrcio local? No investir de forma objetiva no turismo e na melhora da infraestrutura da Cidade. JRC: Enquanto Cidado, quais dessas reas voc gostaria que houvesse mais ateno de nossos governantes? Sade Turismo Educao Segurana Obras Todas. Para que o Municpio cresa, todas estas reas tem que ter uma ateno mais especial. MENSAGEM O nosso crescimento dar-se- a partir da conscincia de comunho com o meio ambiente em que vivemos, do respeito em relao as pessoas que escolheram a nossa praia para viver, da preocupao com as futuras geraes e do senso de que a felicidade individual depende do xito da comunidade, pois o sucesso o resultado de uma construo coletiva.

Balnerio Pinhal e Cidreira - Ano IV - N 82 - 11 a 25 de abril de 2014

Licenciamento Ambiental da Pesca

36811577 - 36811500
Avenida Fausto Borba Prates, 3200

Publicado por DITEC/Ibama/RS Divulgao local: Coordenao do Frum da Pesca do Litoral Mdio e Norte do RS

fim de manter o processo de aprimoramento do licenciamento ambiental da pesca profissional no mbito da Bacia Hidrogrfica do Rio Tramanda (LAP-T), previsto na IN-MMA n 17/2004, alterada pela INI MPA-MMA n 07/2013, encontra-se em curso na Autarquia a elaborao de uma Instruo Normativa (Presidncia do IBAMA), a qual tratar de apresentar os ajustes necessrios, aumentando a segurana institucional e dos cidados e buscando a sustentabilidade do uso dos recursos naturais naquela regio. Com vistas a dar mais agilidade o processo e atendendo a recomendao da Advocacia Geral da Unio, atravs da Procuradoria Federal Especializada junto ao IBAMA/RS, informamos que a partir da prxima quarta-feira (dia 09 de abril de 2014) os interessados em obter a LAP-T para o exerccio de 2014 podero se dirigir a Base do IBAMA em Tramanda ou a SUPES/RS em Porto Alegre para protocolar sua solicitao. O processo poder ser aberto pelo prprio interessado ou por pessoa legalmente habilitada por este indicada.

e) cpia do Talo de Produtor ou do protocolo de aquisio do mesmo; f) cpia de procurao delegando poderes especficos no caso de realizao de protocolo por terceiros; MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS - IBAMASUPERINTENDNCIA NO RIO GRANDE DO SUL g) cpia do Documento de identidade civil ou equivalente de terceiros envolvidos no processo, conforme itens (c), (d) e (f).

Documentos de entrega facultativa


a) cpia do registro junto ao Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF), podendo ser considerado o CPF constante em documento oficial; OBSERVAES: Toda documentao apresentada, exceto aquela prevista no item (g), estar sujeita a conferncia, mediante a apresentao obrigatria dos originais no momento do protocolo. A Base do IBAMA no dispe de copiadora para uso do pblico, devendo os interessados providenciar as cpias da documentao antes de comparecer a Autarquia. Sero distribudas senhas de atendimento, cujo nmero mximo depender da capacidade operacional da base em receber e efetuar os protocolos. O prazo para resposta em primeira instncia do DEFERIMENTO ou INDEFERIMENTO da solicitao aquele previsto na legislao de at30 dias, garantindose no transcurso do processo o direito a ampla defesa e ao contraditrio por parte dos interessados. Esclarecemos que o registro no CPF obrigatrio, o que facultativa a entrega de cpia do documento. A consulta aos sistemas corporativos ou a busca de informaes de ofcio junto a Receita Federal para localizao do registro fatalmente atrasar o andamento do processo.

Documentos obrigatrios para instruo do Processo:


a) cpia do Documento de identidade civil ou equivalente; b) cpia do Registro Geral de Pesca junto ao MPA na categoria Pescador Profissional Artesanal; c) cpia de comprovante de residncia atualizado, sendo que sero somente aceitos a conta de gua ou de energia eltrica, emitidas em no mximo trs meses anteriormente ao protocolo, em nome do interessado ou atestadas por terceiros; d) declarao de exerccio da atividade pesqueira: - individual com duas testemunhas ou - emitida por entidade de representao;

Anda mungkin juga menyukai