Anda di halaman 1dari 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA

Paulo Andr Choairy Oliveira

Analise e Avaliao de Raes

So Lus 2012

Paulo Andr Choairy Oliveira

ANALISE E AVALIAO DE RAES

Relatrio apresentado disciplina Nutrio de Organismos Aquticos, do Curso Engenharia de Pesca da Universidade

Estadual do Maranho, para obteno de nota.

Prof. PhD. Thales Passos de Andrade.

So Lus 2012

1. INTRODUO Atualmente a pesca extrativa mundial encontra-se aparentemente no Maximo de seu estoque natural, por conta disso aqicultura esta sendo uma alternativa vivel para grandes indstria e produtores de pescado. Nos ambientes naturais, os alimentos que so procurados pelos peixes, so ricos em energia e em protena de alto valor biolgico, alm de ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Nestes ambientes os peixes e camares escolhem entre os diversos itens existentes os que melhor suprem suas exigncias nutricionais e preferncias alimentares, conseguindo balancear suas dietas. Raramente so observados sinais de deficincia nutricional nestas condies. Um dos grandes gargalos da aqicultura a rao, pois sabe que ela pode custa certa de 70% da produo de pescados, onde o manuseio inadequado e formulao incorreta podem causa at 90% de todo o custo da produo de uma fazenda. J no aceitvel a quantidade de alimentos naturais e a biomassa dos peixes limitarem a criao do mesmo. Pois a rao j fabricada para que todos os peixes e camaro, possa ingerir e suprir todos os seus valores nutricionais. O alto valor nutritivo e comercial do pescado considerado razes suficientes para intensificao dos processos de produo, objetivando maior produtividade em menores reas, menor tempo e menores custos. Conhecimentos de nutrio e manejo alimentar so imprescindveis para o sucesso do produtor, pois o alimento artificial tem uma participao significativa nos custos de criao dos animais aquticos. Sabemos que raes economicamente viveis so muito difcil de conseguir, pois convivemos com os mais variados problemas em relao a falta de informaes quanto aos requerimentos nutricionais das espcies que trabalhamos, capacidade digestiva dos ingredientes utilizados, como tambm, as suas restries. Comumente o que acontece, nos basearmos nas informaes de pesquisas elaboradas em regies onde as condies climticas so diferentes das nossas.

O objetivo desse trabalho colabora com a analise de rao e avaliao da lixiviao, hidratao, desintegrao, flutuabilidade, finos, granulomtrica, presencia de corpos estranho.

2. FUNDAMENTAO Uma rao bem elaborada pode reduzir muitos gastos na produo de uma fazenda, com isso pode evitar um excesso de nutriente que pode interferir na qualidade da rao e de seu ambiente onde esta sendo utilizada. A rao tem uma caracterstica para cada espcie que vai consume seus nutrientes, pode ser flutuante ou pode afunda, de acordo com seus componentes e sua fabricao a prpria rao pode facilitar o seu manejo na hora de sua utilizao reduzido as pedras exigente, Existem algumas dietas que utilizada no manejo alimenta dos pescados como exemplo, a rao peletizada, que consiste em promove um coco parcial do alimento, dando mais estabilidade aos grnulos, maior uniformidade dos ingredientes. So apresentados a seguir os processos e padres a serem avaliados neste relatrio. a) Lixiviao o processo de extrao de uma substncia presente em componentes slidos atravs da sua dissoluo num lquido liberando na gua o leo da rao fabricada. b) Hidratao: Refere absoro de gua por parte dos pellets da rao. c) Desintegrao: A desintegrao se inicia aps a hidratao total dos pellets. d) Flutuabilidade: Diz respeito constatao da presena de pellets em suspenso na gua. O resultado ideal para este teste o porcentual nulo. Entretanto, admite-se como limite mximo o porcentual de 0,5%.

e) Finos: A presena de finos ou p outro fator importante que contribui para o acmulo de matria orgnica nos viveiros de cultivo e a induo de degradao de qualidade de gua. O limite mximo estabelecido para esse parmetro de apenas 1,0% (um por cento). f) Granulomtrica A uniformidade das partculas e a dimenso inferior a 250 micra devero ser exigidas, por serem parmetros por demais importantes para proporcionar maior capacidade de homogeneizao e agregao das partculas, proporcionando maior possibilidade de estabilidade aos pellets e de aproveitamento do alimento de seus consumidores. g) Presena de Corpos Estranhos So considerados como corpos estranhos, quaisquer outros ingredientes diferentes dos pellets da prpria rao como: gros de cereais, pedaos de madeira ou partculas de ferro, argila, ou pellets de outras raes animais, alm de outros.

3. MATERIAIS E MTODOS As anlises foram realizadas no Laboratrio de nutrio animal, pela manh. Utilizando-se umas raes (Fri-Ribe) comerciais, avaliando-se os seguintes processos: Tempo de lixiviao, hidratao, desintegrao, flutuabilidade, finos, granulomtrica e corpos estranhos. A metodologia para avaliar cada processo encontra-se a seguir: 3.1. Lixiviao:

Consiste na coleta de 3 gramas de rao e da imerso da mesma em gua limpa, coletada dos viveiros, usando-se um recipiente de 100 ml. O teste dever ser realizado com trs amostras e os resultados devero expressar o valor mdio. As trs amostras devero ser observadas a cada 15 minutos, e o tempo mnimo para o incio desse processo dever ser 30 minutos. 3.2. Hidratao:

As mesmas amostras usadas para o teste de lixiviao so empregadas para o teste de hidratao. O tempo assumido como ideal para a hidratao considerado como sendo de 30 (trinta) minutos a um mximo de 2 (duas) horas. 3.3. Desintegrao:

As amostras empregadas para os procedimentos anteriormente citados, tambm se usam para essa avaliao e as observaes devero ser realizadas, tambm, a cada 30 (trinta) minutos, torna-se necessrio que a rao inicie o seu processo de desintegrao somente aps um tempo mnimo de 3 (trs) a 3,5 (trs e meia) horas, o tempo mximo determinado para a desintegrao da rao dever ser de 6 (seis)a 7 (sete) horas, caso contrrio a estabilidade da mesma est exagerada e, portanto, o seu consumo poder estar comprometido. 3.4. Flutuabilidade:

Coletaram-se no mnimo trs e at seis amostras aleatrias de 400 (quatrocentas) gramas de rao, retiradas de sacos diferentes escolhidos aleatoriamente. Os pellets flutuantes contados para se estimar o porcentual de flutuantes. Para que tal clculo esteja correto, necessrio que se determine previamente o nmero de pellets por grama ou por 100 (cem) gramas de cada rao utilizada.

3.5.

Finos

Os dois sacos de rao escolhidos ao acaso foram abertos e o seu contedo colocado de modo individualizado, Aps a elevao e movimentao manual suave do peneirado, o p resultante desse processo deve ser recolhido e pesado, determinando-se, assim, o porcentual de finos. 3.6. Granulomtrica:

Para a realizao desse teste, trs amostras de 1 gramas foram coletadas escolhidas aleatoriamente, sendo em seguida maceradas individualmente e visualizada ao microscpio ou lupa. 3.7. Corpos estranhos

A avaliao de corpos estranhos foi feita visualmente, podendo-se usar como amostras os mesmos sacos de rao coletados para a avaliao de finos.

4. RESULTADOS E DISCURSO Nas trs amostras observadas por 8 (oito) horas, pde-se observar resultados significativos em alguns dos procedimentos, como mostra as tabelas 1, 2, 3 , 4 e 5.

Procedimentos Lixiviao Flutuabilidade Hidratao Desintegrao Finos Granulomtrica P. de Corpos Estranhos

Especificaes Tempo Mnimo: 30 mim 90% suspenso em 15minutos Mnimo: 30min./Maximo: 120min. Ocorrer em at 7 horas Mximo: 1% O mais uniforme possvel Ausente

Tabela 1: tempo e quantidade aceitvel em cada procedimento

Tempo 0 min. 15 min. 30 min. 35 min. 45 min.

Amostra 1 No ocorreu No ocorreu No ocorreu No ocorreu Inicio da Lixiviao

Amostra 2 No ocorreu No ocorreu No ocorreu No ocorreu Inicio da Lixiviao

Amostra 3 No ocorreu No ocorreu No ocorreu No ocorreu Inicio da Lixiviao

Tabela 2: Lixiviao

Tempo 0min. 15min. 30min. 45min. 60mim. 1h 30 mim. 2 h 00min. 2h 30min. 3h 00min. 3h 30min. 4h 00min. 4h 30min.

Amostra 1 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

Amostra 2 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

Amostra 3 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

5h 00min. 5h 30min. 6h 00min. 6h30 min. 7h 00min. 7h 30min. 8h 00min. Tempo 0min. 15min. 30min. 45min. 60mim. 1h 30 mim. 2 h 00min. Tempo 0min. 15min. 30min. 45min. 60mim. 1h 30 mim. 2 h 00min. 2h 30min. 3h 00min. 3h 30min. 4h 00min. 4h 30min. 5h 00min. 5h 30min. 6h 00min. 6h30 min. 7h 00min. 7h 30min. 8h 00min.

100% 100% 100% 100% 100% 100% 97% 97% 97% 97% 97% 97% 97% 97% Tabela 3: Flutuabilidade Amostra 1 Amostra 2 No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu Ocorreu Ocorreu Ocorreu Ocorreu Ocorreu Ocorreu Tabela 4: Hidratao Amostra 1 Amostra 2 No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu Ocorreu No Ocorreu Ocorreu Tabela 5: desintegrao

100% 97% 97% 97% 97% 97% 97% Amostra 3 No Ocorreu No Ocorreu Ocorreu Ocorreu Ocorreu Ocorreu Ocorreu Amostra 3 No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu No Ocorreu

O resultado obtido atravs do procedimento que determina a quantidade de finos presentes na rao foi encontrado um percentual de 0,096%, em 3g. A uniformidade determinada atravs da granulomtrica, sendo utilizados 13 pellets, encontrando um percentual de 2%.

No sendo encontrado nenhum corpo estranho nas amostras durante os procedimentos.

5. CONCLUSO O resultado obtido em cada um dos procedimentos realizados, conclui-se que o grau de qualidade da rao Fri-Ribe, em alguns dos itens analisados foi melhor do que na expectativa esperado, vimos que a amostra 1 e 3, no atingiu o tempo esperado, por conta disso a estabilidade est exagerada, podendo comprometer o consumo.

REFERENCIA

ABCC-Associao Brasileira de Camares; Cartilha de boas prticas de manejo na fazenda para prevenir e controlar enfermidades do camaro Litopenaeus Vannamei; Recife-PE, Outubro de 2004. OLIVEIRA, G. F. Metodologia Otimizada para a Determinao de Digestibilidade de Dietas para Camares Marinhos em Cultivo. Instituto Oceangrafo da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2008.

Anda mungkin juga menyukai