Anda di halaman 1dari 6

DOLINi DOLINinforme

Informativo Eletrnico Eletrnico


Grupo Universitrio de Pesquisas Espeleolgicas GUPE
ANO 1 N 2 23/01/2010

GUPE lana tema do 31 Congresso Brasileiro de Espeleologia: Espeleodiversidade: Ensino e Conservao


Da Redao

O GUPE definiu o tema do 31 CBE (Congresso Brasileiro de Espeleologia), que acontecer em Ponta Grossa nos dias 21 a 24 de julho de 2011. Espeleodiversidade: Ensino e Conservao surgiu como consenso entre os membros do Grupo. A escolha reflete a preocupao em discutir estratgias que conjuguem atividades pedaggicas e de pesquisa, com aes que visem proteger a diversidade espeleolgica do Brasil. Como destacou o coordenador geral do Gupe, Henrique Pontes, o Paran rene uma rica variedade espeleolgica, onde possvel encontrar cavernas em calcreos, dolomitos, arenitos, diamictitos e basaltos. Ponta Grossa e regio dos Campos Gerais conservam cenrios que representam bem esse leque de possibilidades para pesquisa e ensino.

Vila Velha, furnas, falhas, fendas, cachoeiras, lagoas e sumidouros, alinhados a campos, vegetao ambrfila mista e de mata atlntica. A relao destes ambientes com a cidade, desafios com a urbanizao, o conflito com atividades rurais e industriais e o potencial turstico indicam desafios para pesquisadores e professores que pensam a relao da espeleologia com a natureza a seu entorno. As atividades em cavidades subterrneas esto intimamente relacionadas conservao. A questo do Ensino desponta na temtica do Congresso justamente pelo fato de muitos professores, espelelogos e outros profissionais desenvolverem atividades pedaggicas com estudantes de vrias idades. A busca por combinar o ensino conservao Sabemos do trabalho de inmeros professores de Geografia, Biologia, Geologia e de outras reas do conhecimento, que realizam trabalhos de prospeco em cavernas e realizam timos trabalhos educacionais visando combinao do Ensino e Conservao das cavidades subterrneas, explicou Pontes.

Logo do 31 CBE criado pelo atual Secretrio do GUPE, Heder Rocha. Taa da Vila Velha e a Araucria representam a cidade de Ponta Grossa e a regio Sul do Brasil, respectivamente. A letra mega ao entorno do logo o smbolo internacional da espeleologia.

DOLINinforme

A preocupao com a utilizao das cavernas para visitao turstica so um dos aspectos especficos da conservao. Quando no controladas devidamente, estas atividades geram srios impactos nos ambientes subterrneos e superficiais. A temtica do 31 CBE abrir espao para discusso deste assunto e possveis aes para mitigaes dos problemas e melhorias nos ambientes naturais, sejam eles subterrneos ou superficiais. Logo do 31 CBE Alm do tema, a logo do evento foi apresentada diretoria e est devidamente exposta para a avaliao da comunidade espeleolgica. A imagem final, feita pelo atual secretrio do GUPE Heder Rocha, representa a regio Sul e a cidade de Ponta Grossa. A araucria representa a regio Sul e a Taa de Vila Velha (formao arentica peculiar

de Ponta Grossa) simboliza a cidade. A representao da taa indica tambm a entrada de uma caverna. Em volta da taa observa-se a letra mega, smbolo internacional da espeleologia. Um espelelogo realizando rapel e alguns morcegos finalizam a idia do logo do 31 Congresso Brasileiro de Espeleologia: representar a cidade de Ponta Grossa e a regio sul do Brasil inseridas no contexto da espeleologia brasileira. Desde j, o GUPE convida a todos espelelogos, professores, cientistas, esportistas, cidados e aqueles que lutam pela conservao das cavidades naturais do nosso pas - a participarem da preparao do Congresso e a planejarem desde j conhecer as belezas da regio dos Campos Gerais, no Paran.

Internacional

Mais uma vez socorro para pesquisadores presos em caverna


Yahoo.com (traduzido pelos editores) Sbado, 26 de Dezembro de 2009. A equipe francesa de resgate Pirinus comeou na parte da manh uma nova tentativa de penetrar na caverna onde trs exploradores esto presos. Vrios mergulhadores estavam envolvidos, noite pegaram um helicptero para chegar at a entrada da caverna nas proximidades de Saint-Pierre-Martin, como diretor de operaes, disse Eric Soupra. Os pesquisadores franceses amadores esto sentados dentro da caverna a 700 metros e a nica sada foi inundada. A primeira equipe comear as exploses para expandir espaos apertados na caverna. A segunda equipe de resgate, far o caminho com equipamento de mergulho e com alimentos para os pesquisadores, que ficaram presos cerca de doze horas a partir da entrada da caverna, e tm apenas pequenos estoques de alimentos. As equipes de resgate esperam alcanar os investigadores tarde da noite de sbado. Um total de 20 homens esto envolvidos na operao de resgate. O grupo preso na caverna composto por sete investigadores amadores da cidade de Lille, que queria traar em conjunto as cavernas nas proximidades de Saint-Pierre-Martin. Seus colegas que ficaram do lado de fora da caverna alertaram o servio de resgate de montanha. (no entendi) Na sexta-feira, equipes de resgate lanaram suas tentativas de resgate, mas foram forados a cancelar porque a gua novamente aumentou no acesso caverna.
Fonte da matria: http://de.news. yahoo.com/ 2/20091226/ twlerneutrettungsaktionfuer-festsitze4bdc673.html Traduo do material realizada atravs do tradutor do Google e revisada pelos editores.

Na foto ao lado a equipe de resgate se prepara para entrar na Caverna, o frio intenso.

DOLINinforme

Pesquisa

GUPE cadastra Caverna da Chamin no CNC


Por Henrique Simo Pontes Coordenador Geral GUPE

A caverna da Chamin, localizada no Canyon do Rio So Jorge, na poro nordeste da cidade de Ponta Grossa, uma cavidade estrutural em arenitos da Formao Furnas, controlada por um sistema de fraturas e fendas, juntamente com os planos de estratificao dos arenitos. A estrutura principal da cavidade possui direo N 10 W, existindo outras ramificaes transversais e quase paralelas a esta. A caverna considerada semi-vertical e sua gnese est relacionada aos processos estruturais da rocha, descartando a ao da gua na sua formao. A caverna da Chamin teve sua formao atravs de estruturas litolgicas como: fendas, fraturas, fissuras, diaclasamentos e outras fraquezas da rocha geradas por tenses, arqueamentos e soerguimentos. Essas distenses no corpo rochoso passam posteriormente por processos de desabamento de blocos, formando ento sales, galerias, corredores, que estruturam a caverna. O Arco de Ponta Grossa, responsvel pelo soerguimento regional ativo desde o Paleozico, mas palco de intensos processos no Mesozico durante a separao do continente Godwana, gerou grandes falhas, fendas e fraturas nos arenitos da Formao Furnas. Essas rochas soerguidas originaram o Escarpamento Estrutural Furnas. Por fim, a unio desses processos possibilitou a existncia de vrias grutas e redes subterrneas.
Foto 1 Pontes H.S. Foto 1 Pontes H.S.

A Caverna da Chamin localiza-se sobre os arenitos da Formao Furnas (Siluriano/Devoniano) da Bacia Sedimentar do Paran. Esta unidade rochosa estende-se pelos Campos Gerais do Paran e sustenta o Escarpamento Estrutural Furnas, degrau que limita o primeiro e o segundo Planaltos Paranaenses. O estgio inicial da formao da Caverna da Chamin foi um fendamento que aps processos de desabamento no topo, resultou na tapagem do teto. Outras galerias so originadas por fendas e fraturas na rocha, junto com planos de estratificao e de acamamento da rocha. Os desabamentos ocorreram no interior da cavidade criando passagens exprimidas e de pequeno porte. Na caverna da Chamin so encontrados pequenos espeleotemas, principalmente os conhecidos como couve-flor (denominao derivada da semelhana morfolgica com o vegetal), todos compostos por slica, caulinita e ilita. A Caverna da Chamin j est no Cadastro Nacional de Cavernas (CNC). Na regio de Ponta Grossa existem ainda vrias cavidades a serem trabalhadas e catalogadas, principalmente sobre os arenitos da Formao Furnas, onde ocorrem grandes falhas, fendas, fraturas e canyons, os quais possibilitam a existncia de inmeras cavidades. Para ter acesso ao artigo completo acesse: http://www.uepg.br/eventos/semanageo2009/ana is/geo_fisica/04_pontes_geoespeleologia_geomo rfoespeleologia.pdf

Foto 2 Melo M.S.

Foto 1: Espeleotema semelhante a uma couve-flor. Foto 2: Ramificao estrutural na Caverna da Chamin (Corredor da Guilhotina).

DOLINinforme

Cartaz de Divulgao 31 Congresso Brasileiro de Espeleologia

DOLINinforme

Em campo

Mapeamento da Fenda da Freira marca primeiro trabalho de campo de 2010


Por Henrique Simo Pontes Coordenador Geral - GUPE

Sexta, 15 de Janeiro de 2010. O Gupe iniciou os trabalhos de campo de 2010 em uma das principais reas de interesse espeleolgico de Ponta Grossa: o Buraco do Paadre. O trabalho teve como objetivo realizar prospeco e mapeamento da Fenda Freira, situada a aproximadamente 500 metros da furna do Buraco do Padre. Essa atividade serviu como um mini-curso de mapeamento de cavidades subterrneas para os novos membros do GUPE, bem como uma introduo na realizao de trabalhos espeleolgicos. A Fenda da Freira uma feio do relevo situada sobre os arenitos da Formao Furnas. Ela foi formada devido aos processos tectnicos relacionados ao Arco de Ponta Grossa. Trata-se de uma fenda cortada por fraturas transversais que em certos trechos tem seu teto fechado impedindo a passagem de luz. A fenda possui uma inclinao de pouco mais de 20 graus, o que gerou vrios desmoronamentos de blocos rochosos, formando uma tpica caverna em arenito. A presena de vrios blocos rochosos, passagens apertadas e trechos da fenda que afunilam fazem com que a prospeco da cavidade tenha um grau de dificuldade relevante, tornando essncial a prudncia e a ateno.

dividido para agilizar os servios. Enquanto Henrique, Las, Joslia e Tssio realizavam o mapeamento, Heder, Felipe e Cintia realizavam a explorao da cavidade. gua verte das paredes fazendo um pequeno curso que apareceu devido s fortes precipitaes dos ltimos dias. Essa gua empoada em certos trechos fazem aumentar o frio no interior da cavidade. Diversos espeleotemas foram encontrados como as pipocas de slica e as cascatas de rocha (escorrimentos minerais nas paredes), destacando o escorrimento de argila derivado de um nvel de sedimento mais fino da Formao Furnas. Alguns animais como andorinhes e curucacas foram encontradas nas proximidades do stio, bem como o grilo sem asas (tpico das cavernas da regio), opilies, pererecas, e um peculiar inseto semelhante ao Barbeiro de colorao alaranjada. Nas paredes da Fenda da Freira, onde penetra a luz solar, plantas rupestres desenvolvem-se, formando um mar de cor verde de belo aspecto. Os trabalhos encerraram-se s 18 horas, foram mapeados cerca de 150 metros da Fenda da Freira. Calcula-se o tamanho da cavidade seja o dobro, pois h trechos onde no foi possvel chegar devido a complexa dificuldade das passagens. Em outras visitas Fenda da Freira ser realizada uma varredura na superfcie para averiguar se existem outras entradas e para reconhecimento de outras estruturas transversais. Desde j estejam todos convidados a participarem desse trabalho a ser realizado pelo GUPE.

O trabalho de mapeamento do stio comeou s 10 horas da manh, sendo o grupo


Equipe do mapeamento Fenda da Freira (da esquerda para direita: Cntia, Joslia, Tssio, Las, Henrique, Heder e Felipe).

DOLINinforme

Institucional

GUPE cria Regimento Interno


Em reunio ordinria do GUPE, realizada no dia 06 de janeiro deste ano, os presentes Henrique Simo Pontes, Tssio Augusto Beck Farago, Heder Leandro Rocha, Las Luana Massuqueto, Felipe Mateus Schamne, Cntia Daiane Silva e Joslia Souza dos Santos Granado aprovaram o novo Regimento Interno do Grupo. Com o objetivo de regular as atividades e aes de seus membros, oferecendo informaes detalhadas, o Regimento Interno baseado no Estatuto do GUPE. Com o Regimento possvel estabelecer direitos, deveres e normas para as aes e tarefas dos membros do Grupo. O atual Regimento dividido em oito ttulos principais: das atividades de campo; das reunies ordinrias e extraordinrias; do e-mail do GUPE; do informativo eletrnico; da representao pblica; da admisso de novos membros; das mensalidades e das disposies gerais e finais. Todos os membros do GUPE devero ter uma cpia impressa ou digital deste documento, servindo de orientao a seus membros, assim como o Estatuto.

Espeleofoto do Leitor

nfima gota (Espeleotema de slica) Autor: Heder Leandro Rocha Data: Outubro de 2009 - Local: Caverna do Sistema Sumidouro do Rio QuebraPedra (Furna do Buraco do Padre) Ponta Grossa Paran.

Nossa comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94144937

Imprima somente se for necessrio, lembre-se de sua responsabilidade com o Meio Ambiente, pense ecologicamente. Expediente

DOLINinforme

uma publicao eletrnica do Grupo Universitrio de Pesquisas

Espeleolgicas GUPE, contato: gupe_caves@yahoo.com.br Comisso Editorial Felipe Simo Pontes MTB 6797 Heder Leandro Rocha, Henrique Simo Pontes e Las Luana Massuqueto A reproduo desse permitida, desde que citada a fonte.

DOLINinforme

Anda mungkin juga menyukai