Anda di halaman 1dari 54

CURSO DE SERVIO SOCIAL

O SERVIO SOCIAL E A ORTOTANSIA: DENTRO DE UMA VISO TORICA E PRTICA DA INTERVENO EM CONFLITOS MORAIS

ANTONIO CSAR FRANCISCO NEVES. E REN DE SOUSA CAMELO

BRASLIA DF DEZEMBRO DE 2012

ANTONIO CSAR FRANCISCO NEVES E REN DE SOUSA CAMELO

O SERVIO SOCIAL E A ORTOTANSIA: DENTRO DE UMA VISO TORICA E PRTICA DA INTERVENO EM CONFLITOS MORAIS

Monografia apresentada como requisito para a aprovao na disciplina Trabalho de Concluso de Curso TCC II, do Curso de Servio Social da Faculdade Projeo, sob orientao do Professor Wederson Rufino dos Santos.

BRASLIA DF DEZEMBRO DE 2012

ANTONIO CSAR FRANCISCO NEVES E REN DE SOUSA CAMELO CURSO DE SERVIO SOCIAL BACHAREL EM SERVIO SOCIAL

Aprovado em, ______ de dezembro de 2012.

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________________ Prof. Msc. Wederson Rufino dos Santos

_______________________________________________________ Prof. Msc.

AGRADECIMENTOS

Nessa hora, as palavras at faltam, uma vez que o verdadeiro agradecimento que tenho a vida, o trabalho e o corao a todos vocs que de alguma forma contriburam para que este trabalho e o homem-menino Ren Camelo se construa a cada dia. Como no comear agradecendo Aquele que antes que no seio fosse formado, eu j te conhecia, antes de teu nascimento, eu j te havia consagrado, e te havia designado profeta das naes. (Jeremias 1:5), obrigado Senhor pelo dom da vida, mesmo que no oriente seja Al, no terreiro Oxal em qualquer lugar minha vida a nica coisa que posso retribuir e te dar. Agradeo as duas mulheres que sempre me acompanharam por toda minha vida: A Bem Aventurada e sempre Virgem Maria Me de Deus e minha me. Sempre serei teu simples servo TOTUS TUUS MADRE MARIAE (Todo teu minha me Maria) e a Minha amadssima mame Dona Sila, mulher que sou parte vital tua com ligao uterina at hoje (saudade de senti o cheiro da tua vacina no brao esquerdo, mania de criana que cultivo at hoje nas horas de aflio). como diz Maria Gad na cano que tem teu nome: Salve, salve essa nega que ax ela tem. Te carrego no colo e te dou minha mo, minha vida depende s do teu encanto. Sila pode ir tranquila teu rebanho t pronto (isso a prova da ida de Luana e famlia para o Rio de Janeiro). Aos irmos que no se tem correlao sangunea, mas sei que a amizade maior que qualquer barreira ou dificuldade: Leonardo Nobre sem voc eu no sei onde estaria hoje, e voc sabe disso! Eder Barbosa teu doutorando meu leme que motiva sempre querer mais estudo, Diego batera no s a msica que me deixa perto de voc, mas teu testemunho me faz um msico, irmo e amigo melhor. Por fim, porm no, menos importante a minha irm Luana Camelo, voc pea fundamental na minha vida, sempre aprendo contigo seja no dia a dia ou na vida tua superao maior que todo meu estudo. E termino agradecendo a Dona Maria (in memriam) minha av, contigo aprendi que o amor uma coisa bem simples, e se teu amor bem simples eu quero tambm ser bem simples tambm. E a todos que externalizaram ou no energias positivas para que chegasse at o fim. Mrcia Canalle (supervisora de campo) tudo que sei devo a tua pacincia, tua gratido sempre me deixou perto de Deus e de uma profissional fantstico, se conseguir ser metade do que voc estarei realizado.

AGRADECIMENTOS Primeiramente a essa fora superior, que a razo de nossa existncia, Ao meu pai, in memoriam, amigo, batalhador e uma pessoa incrvel, de quem sinto muito falta. Ao meu filho Gabriel Lima, a pessoa mais importante da minha vida, minha fonte de inspirao. Aos meus colegas de trabalho, em especial aos meus amigos Jos Cezrio, Noelyza Vieira e Renata Santos, pelas caronas, confidncias e pacincia. Aos meus amigos que sempre estiveram ao lado, em todos os momentos de angstia e alegrias, principalmente Marcus Henrique, Sandro Guedes, Cleber Xavier, Grazi Figueiredo, Carolina Bogaz, Rodrigo Celso e Karla Figueiredo. Obrigado a todos por essa parceria de mais de 20 anos. Ao meu amigo e companheiro de monografia, por todas as trocas de experincia, pela amizade e cumplicidade. A todos os professores, em especial aos que mais marcaram minha vida acadmica: Marlcia Carmo, Renato de Paula, Aparecida Velasco e Camila Marques. Ao meu orientador Wederson Rufino, pela acessibilidade, disponibilidade e socializao de seu conhecimento, que contribuiu para que esse trabalho pudesse ser feito. Aos meus colegas de faculdade, pela agradvel companhia todas as noites.

A morte no nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocs so vocs. O que eu era para vocs, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocs sempre me deram, falem comigo como vocs sempre fizeram. Vocs continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. No utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem nfase de nenhum tipo. Sem nenhum trao de sombra ou tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio no foi cortado. Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas? Eu no estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho... Voc que a ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi. (Santo Agostinho)

RESUMO A questo social o objeto de trabalho do Servio Social: ela pode ser abrangida por situaes que abarcam a vulnerabilidade, a desigualdade e a luta por direitos, tais como conflitos de ordem jurdica, econmica, poltica, social, moral e tantas outras. Esta monografia abordou temticas de ordem moral, com a finalidade de apresentar a relao entre a atuao profissional do Servio Social em sade e a Biotica, com o intuito de propor que a Biotica sirva como uma ponte para novos caminhos e horizontes para o Servio Social em sade, possibilitando a mediao de conflitos morais que surgem com a interveno profissional. Para se chegar ao objetivo proposto, entrevistou-se um profissional do Hospital Regional de Ceilndia (HRC), a fim de que se pudesse constatar como so resolvidos os conflitos morais no seu campo de trabalho. Alm disso, foram analisados os marcos legislativos e normativos do campo profissional do Servio Social para levantar as possibilidades, desafios e lacunas na formao profissional, principalmente no que diz respeito a utilizao da Biotica como ferramenta interventiva de trabalho dos assistentes sociais na sade. Com as lacunas existentes no mbito legislativo do Servio Social pode-se mostrar, diante da situao que envolve subjetividade e valores, a grande influncia e importncia do Servio Social. J em uma anlise terica dos fundamentos epistemolgicos, verificou-se que o efeito de unir a Biotica e o Servio Social poderia significar uma fortificao da metodologia para o profissional na rea da sade nas resolues dos conflitos morais. Palavras-chave: Servio Social; Sade; Biotica, Legislaes e conflitos morais.

ABSTRACT The social question is the object of Social Work: it can be covered by conditions that include vulnerability, inequality and struggle for rights, such as conflicts of law, economic, political, social, moral, and many others. This monograph has addressed issues of moral order, in order to present the relationship between the professional practice of social work in health and Bioethics, in order to propose that Bioethics serve as a bridge to new paths and horizons for Social Work in Health enabling the mediation of moral conflicts that arise with professional intervention. To reach the proposed objective, interviewed a professional Regional Hospital Ceilndia (HRC), so that it could be seen as moral conflicts are resolved in their field of work. In addition, we analyzed the regulatory and legislative frameworks of the professional field of Social Work to raise the possibilities, challenges and gaps in training, especially regarding the use of Bioethics as a tool for interventional work of social workers in health. With gaps in the legislative framework of Social Work can be shown, given the situation that involves subjectivity and values, the great influence and importance of Social Work. Already in a theoretical analysis of epistemological, it was found that the effect of uniting Bioethics and Social Services could mean a fortification of the methodology for professionals in the health field in the resolutions of moral conflicts. Keywords: Social Work in Health, Bioethics, Legislation and CFESS.

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

CFESS CFM CRAS PNAS SUS CNE CSE UTI

Conselho Federal de Servio Social Conselho Federal de Medicina Centro de Referncia de Assistncia Social Poltica Nacional de Assistncia Social Sistema nico de Sade Conselho Nacional de Educao Cmara Superior de Educao Unidades de Terapia Intensiva

SUMRIO

INTRODUO 11 1. SERVIO SOCIAL SER SOCIAL E A TERMINALIDADE DA VIDA 14 1.1 tica e Servio Social 14 1.2 Princpios da Ontologia Social 16 1.3 Processos histricos sobre a morte 17 1.4 Conceitos da terminalidade da vida 19 1.4.1 Eutansia 19 1.4.2 Distansia 20 1.4.3 Mistansia 21 1.4.4 Ortotansia 21 2. CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DO SERVIO SOCIAL: OS DESAFIOS DA UNIVERSALIDADE E PARTICULARIDADES DOS USURIOS 24 2.1 Assistente Social na rea da sade 29 3. METODOLOGIA DO ESTUDO 33 4. TEMAS GERAIS DA BIOTICA E A APROXIMAO COM O CAMPO DO 35 SERVIO SOCIAL 4.1 Cuidados Paliativos 37 4.2 O assistente social e a ortotansia 38 4.3 Os desafios da atuao profissional e as lacunas na formao 39 4.4 O profissional em sade e a biotica: entrevista 45 5. CONSIDERAES FINAIS 48 6. REFERNCIAS 50 7. APNDICES 52

11

INTRODUO

A existncia dos conflitos morais na rea de sade real e palpvel no cotidiano de muitos campos profissionais, dentre eles, o do Servio Social. O prolongar da vida sempre foi algo que a biomedicina e os avanos nas reas tecnolgicas tiveram como prmio mximo de sua atividade. No entanto, viver mais, como sinnimo de avanos da biomedicina, passou a significar desafios para os governos e profisses ligadas s reas da sade. Norteados por essa dialtica vida-morte, os profissionais do Servio Social na rea da sade realizam seu trabalho. O assistente social insere-se nesta relao de conflitos e subjetividades partindo do princpio de que os conflitos requerem sua participao ou mediao. Indica-se nesta monografia que a subjetividade do paciente algo que vai alm dos limites normativos que regulamentam as profisses da rea da sade e os instrumentais direcionados aos pacientes no cotidiano de um servio de sade e, neste transcender que o profissional pode fazer uso dos conhecimentos produzidos pela Biotica, como meio de discutir estratgias a serem utilizadas pelos profissionais para resolver as questes ticas e os conflitos morais que surgem no campo de trabalho. Considerando que profissionais da sade tm como norte a fisiologia, onde o conhecimento tcnico sobre o corpo, sade e a doena fundamental, cabe ao profissional do Servio Social considerar que as pessoas no se resumem somente ao campo fisiolgico, mas so seres sociais, morais e polticos, ou seja, pessoas que possuam diferenas culturais, morais, religiosas e entre outras. Assim, mesmo que uma sociedade aparente grande diversidade humana em seu sentido mais amplo, as pessoas em condies de pacientes so seres que se inserem em grupos sociais diversos e que tem valores diferentes dos trazidos pelo profissional que os atendem em servios de sade. Uma das maiores atribuies dos profissionais do Servio Social a mediao de conflitos que passa a existir na sua rea de interveno: so mediaes de conflitos entre pessoas (interpessoais), entre pessoas e o Estado (inter-relacionais) e os conflitos entre as diversas instituies (interinstitucionais) que esto relacionados aos conflitos culturais, econmicos, morais e outros. Deste modo, a pesquisa que fundamentou essa monografia apresentou conflitos que envolvem a moralidade e a tica na rea da sade, por compreender que o Servio Social tem ampla atuao e contribuio nesta rea. Atualmente, exige-se do assistente social prticas interventivas que estejam de acordo com aquilo que lhes ensinado na faculdade. Sendo assim, as aes do Servio Social so construdas

12

historicamente, como a formao tica profissional, instrumentais para reconhecimento de demandas sociais e instrumentais interventivos para as respostas aos usurios. Todos esses elementos so produtos da metamorfose histrica, econmica, social e cultural a que o campo profissional est submetido. E como fazer para resolver conflitos que extrapolam o saber profissional? Como se pautar para realizar atendimentos que visam uma releitura de seus prprios valores morais? Esses so pontos de partida dessa monografia, que apresenta a Biotica como a resposta para os conflitos morais em sade, podendo vir a ser um dos instrumentos metodolgicos utilizados pelo Servio Social na fundamentao de sua atuao profissional na rea da sade. Neste momento, de grande fundamentao o elo firmado entre a Biotica e o Servio Social, em que ambos esto ajustados a uma lgica semelhante de entendimento da sociedade. Algo eminentemente plural, com duas disciplinas que se voltam para o compromisso tico com essa pluralidade, visando proteo da dignidade dos usurios. A Biotica foi elaborada como uma tica aplicada s situaes da vida, trazendo consigo princpios como liberdade, autonomia e justia. No primeiro captulo sero tratadas questes como a tica, a biotica e sua relao com o assistente social, bem como o posicionamento do profissional diante dos usurios em doenas terminais. No segundo captulo, buscou-se apresentar um histrico explicativo sobre os Cdigos de tica da profisso, bem como demais legislaes a eles relacionadas. No terceiro captulo, h uma descrio dos procedimentos metodolgicos utilizados no trabalho de campo, sendo utilizadas a anlise documental e a entrevista, com o intuito de demonstrar a realidade dos profissionais com as questes da Biotica, seu cotidiano de trabalhos na rea da sade, lindando com os conflitos morais e suas intervenes mediante tais contextos. No quarto captulo, ser apresentado o nascimento da Biotica no mundo filosfico e acadmico, atravs da apresentao de estudo e de sua aplicabilidade no dia a dia do profissional. Nele sero apresentadas as atitudes tomadas pelo profissional no campo do Servio Social em sade com influncia de princpios da Biotica, que oferece ferramentas para se refletir os parmetros de mediao no mbito da sade. Sero apresentadas tambm as lacunas existentes na formao do profissional, uma vez que a prtica muitas vezes no descrita pela teoria. Por fim, nas consideraes finais sero apresentadas as principais contribuies deste estudo para que a Biotica seja ajustada discusso do currculo do Servio Social, como forma de pensar criticamente algumas relaes que se estabelecem na atuao do Servio Social da sade e na mediao de conflitos. Compete ressaltar que embora a Biotica seja uma nova disciplina, que est

13

se concretizando no Brasil, j existe um debate importante sendo desenvolvido e a participao do profissional neste debate pode ser importante tanto para o assistente social quanto para a prpria Biotica.

14

1. SERVIO SOCIAL SER SOCIAL E A TERMINALIDADE DA VIDA

A partir de sempre toda cura pertence a ns. Toda resposta e dvida. Todo sujeito livre para conjugar o verbo que quiser, todo verbo livre para ser direto ou indireto. Nenhum predicado ser prejudicado, nem tampouco a frase, nem a crase, nem a vrgula e ponto final! Afinal, a m gramtica da vida nos pe entre pausas, entre vrgulas, e estar entre vrgulas pode ser aposto, e eu aposto o oposto: que vou cativar a todos sendo apenas um sujeito simples. Um sujeito e sua orao, sua pressa, sua prece, sua verdade, sua f, que a regncia da paz sirva a todos ns. Cegos ou no, que enxerguemos o fato de termos acessrios para nossa orao. Separados ou adjuntos, nominais ou no, faamos parte do contexto da crnica e de todas as capas de edio especial. Sejamos tambm o anncio da contracapa, pois ser a capa e ser contra a capa a beleza da contradio. negar a si mesmo. E negar a si mesmo muitas vezes encontrar-se com Deus. Com o teu Deus. (Letra de Sintaxe vontade, grupo O Teatro Mgico) tica e Servio Social

1.1

tica um componente que envolve as relaes sociais e como um processo histrico, no pode se separar dos contextos sociais em que as relaes humanas so construdas. O Servio Social tambm est inserido em conflitos dessa diversidade social: sua histria o processo de produo e reproduo da vida material e social (BARROCO, 2010). A conscincia tica um requisito indispensvel prtica profissional de todos os Assistentes Sociais. A capacidade de proceder em conformidade com a tica um aspecto essencial qualidade do servio que prestado. Assim como o conceito de tica, o Servio Social comea a tomar forma de profisso, evoluindo seu papel atravs de sua forma de interveno. A partir das dcadas de 1930 a 1950, era comum conflitos mediados com carter religioso estarem relacionados profisso, que baseava-se na moral crist e na ao profissional (IAMAMOTO, 2008). Em 1970, tem-se no Movimento de Reconceituao um profissional que no possui mais o sentimento com relao pessoa ou sua situao, mas um trabalho tcnico com as suas bases tericas, prticas e ticas reestruturadas, tendo assim uma viso que compreende os acontecimentos ao seu redor (IAMAMOTO, 2008). O

15

Movimento de Reconceituao fez com que o profissional no trabalhasse para julgar as pessoas que ele atende e nem transform-las de acordo com princpios cristos, mas mantivesse uma viso analtica, criando um novo compromisso profissional com a sociedade: ao reconhecer que o atendimento aos usurios passa por uma compreenso da diviso das sociedades capitalistas em classes, a superao dessas desigualdades passa a ser o grande objetivo a ser alcanado pela profisso. Atualmente, o profissional do Servio Social se depara diretamente com a desigualdade social e assume o papel de medi-la, e super-la. Agora, o produto de seu trabalho passa pela compreenso da contradio dialtica capital/trabalho, Estado/sociedade, para chegar aos inmeros enfrentamentos das vulnerabilidades em que as pessoas esto inseridas, sejam elas individuais, polticas, sociais ou culturais. Conforme Dirce Guilem:

Existem as vulnerabilidades individuais: biolgicos, cognitivos e comportamentais; programticos: programas para preveno, educao, controle e assistncia, bem como vontade poltica; sociais: relacionamentos a questo econmica e social e por fim cultural: submisso a padres relacionados crena moral, hierarquia, relaes de gnero (GUILHEM, 1984)

Tendo como foco o profissional na rea da sade, as vulnerabilidades culturais so as de maior ocorrncia, e a partir da que se insere o olhar do profissional do Servio Social: uma nova vertente de trabalho, onde agora o indivduo e sua subjetividade so o que movem o atendimento de modo que o profissional de sade transcenda seu olhar, no focalizando apenas a patologia, mas o eu do paciente, fazendo uso do direcionamento oferecido pelo projeto tico-poltico da profisso em respeito aos valores dos usurios. A diversidade no aparece apenas nas manifestaes que particularizam os indivduos que sero os usurios dos servios sociais. Alm do cuidado com as pessoas, fundamental que em cada local de atuao, o profissional tenha uma metodologia e um instrumental de utilizao (GUERRA,
2008), como, por exemplo, o Servio Social realizado em um Centro de Referncia de Assistncia

Social (CRAS), que requer instrumentais de elaborao, implantao de avaliaes de projetos de polticas pblicas, entre outros, ou a prtica do Servio Social em hospitais pblicos, onde so adotadas aes preventivas s inmeras doenas. importante compreender que Ortotansia deixar o paciente em estado terminal seguir seu curso, ou seja, na verdade um conceito de aceitao da morte, sem abandonar os cuidados a serem dispensados pelo mdico ao paciente durante o processo. Partindo de um princpio orientador da prtica profissional, que visa garantia da dignidade e da emancipao humana, o Servio Social

16

busca traduzir a Ortotansia como um processo que faz com que o morrer pertena ao ciclo da vida. Consequentemente, o prolongamento de uma vida sem dignidade vai de encontro aos princpios do campo profissional do Servio Social, e a partir dessa aproximao dos conflitos analisados pela Biotica com os princpios utilizados no cotidiano dos assistentes sociais que essa monografia busca analisar em que medida a Biotica pode ser um instrumental utilizado pelos assistentes sociais. Agora com maior clareza pode se compreender o conceito de tica apresentado no primeiro pargrafo. Muitos estudiosos da filosofia raciocinavam sobre o valor da tica, que para Karl Marx uma categoria ontolgica-social, ou seja, seria a procura daquilo que bom ou mau, belo e feio, verdadeiro e falso, sagrado e profano (MARX, 1980). Segundo Barbara Heller (1983) o par mais geral de categorias orientadas de valor o bom/mau, esse pode substituir, todos os outros pares categoriais, representando assim o par categorial primrio. com a tica que a liberdade usada para resolver questes particulares como forma de tentar solucionar questes conflituosas entre a realidade e o desejo o pode ser e o que deve ser, o certo e o errado, tudo depende do contexto a ser verificado. O conhecimento sobre a biotica importante uma vez que o profissional na sua posio detm um poder institucionalizado e hierarquizado pelos saberes. Por ser o possuidor do conhecimento e pela fragilidade apresentada pessoa atendida, pode com facilidade ser influenciada ou desrespeitada quando o profissional usa suas crenas morais na atividade profissional, uma vez que o profissional aqui o assistente social da sade. Temos o hospital como um espao pblico e laico e deve ser preservado o respeito diversidade moral existente na sociedade, fundamental para a atuao. Princpios da Ontologia Social

1.2

Segundo Marx, fundamento ontolgico a compreenso do homem como ser social prtico, que realiza em si suas objetividades e organizao da vida em sociedade (MARX, 1971). Sua relao com a natureza d-se com os outros homens de acordo com nvel de desenvolvimento de produo e reproduo das suas relaes sociais.

Referencial que marca a compreenso do mundo, de homem e de sociedade, que abre os ares da constituio do ser social e permite entender o processo scio-histrico de construo de valores na sociedade. A ontologia do ser social aproxima o leitor da essncia humana atravs da prxis social. A prxis (o trabalho, as artes, as cincias, a filosofia, a tica e a poltica) um capacidade do ser social de tornar sua realidade social, que resultado de sua ao consciente e intencional (BRITES, 2006, p. 42).

17

Deste modo o trabalho o fundamento ontolgico-social do ser social. ele que permite o desenvolvimento das mediaes que instituem a diferenciao do ser social em face de outros seres da natureza. O trabalho resultante de um processo histrico de autoconstruo, que ao longo do processo obteve a sociabilidade, a conscincia, a universalidade e a liberdade. Dentro da ontologiasocial, o trabalho tem a condio de ineliminvel, na reproduo e produo do ser na perspectiva scio-histrico. Ele resultado da colaborao entre os homens e s se objetiva socialmente de modo determinado, promovendo formas interao humana como a linguagem e os costumes. Todavia, a sociabilidade implica a criao e recriao de necessidades e formas de satisfao, no qual ocorre a transformao do ser e do mundo natural, do sujeito e do objeto, podendo ser descrito ainda como necessidade primria, como a fome.

A fome fome, mas se satisfeita com carne preparada e cozida e se ingerida com a ajuda de garfo e faca diferente da fome que satisfeita devorando carne crua, destroada com as mos, as unhas e dos dentes. No se trata somente do objeto de consumo, mas tambm do modo de consumo, criado pela produo, tanto em sua forma objetiva como subjetiva. (MARX, 1971 p.43)

Considerando a sociabilidade e a universalidade, o trabalho d a entender um dado conhecimento da natureza e a valorao dos objetos necessrios ao seu desenvolvimento, e a isso chama-se gnese da conscincia humana. Por ser capaz de raciocinar, o homem pode conhecer a realidade de modo a apreender sua prpria existncia como produto da prxis. O homem age teleologicamente transformando suas necessidades e formas de satisfao autoconstruo. Processos histricos sobre a morte

1.3

A morte ao longo do tempo foi tema de vrias interpretaes, e o entendimento do que morrer variou nessa periodicidade. A morte era entendida como a capacidade de responder a estmulos externos. Posteriormente, a morte foi associada perda da capacidade de respirar, que era considerada em inmeras culturas como o ltimo suspiro. Nos sculos 16 e 17 se entendeu o funcionamento do corpo humano e se associou o fluxo sanguneo e o corao manuteno da vida. Com esse entendimento aceitou-se que a vida dependia do funcionamento espontneo do corao e dos pulmes. poca, o desenvolvimento de procedimentos de interveno, como ressuscitao ou reanimao cardiorrespiratria foi um grande avano da medicina.

18

Uma das maiores conquistas do sculo XX foi o aumento da longevidade: atravs das conquistas de novas tecnologias e do aperfeioamento das cincias, muitas doenas anteriormente fatais passaram a ser controladas, passando a ser chamadas de doenas crnicas. Como dito, a forma como a sociedade encara os momentos finais da vida mudaram com o tempo. Nas sociedades tradicionais so vrios os registros da morte epidmica de crianas por doenas infecciosas, de mulheres por parto ou mesmo os homens pelas vrias guerras. Os homens que morriam no campo da batalha eram considerados como heris, as crianas anjos e as mulheres nobres por terem lutado pela sobrevivncia do seu filho e ter sacrificado sua prpria vida para o nascimento dele. Nesse perodo o significado era o da salvao, a autoridade era a figura religiosa para abenoar tanto quem estava partindo desse mundo quanto quem estava chegando. Os enfermos sabiam da chegada da morte, pois as epidemias deixavam evidncias fsicas da evoluo do quadro. Ao perceber esses sinais, os amigos, vizinhos, parentes eram comunicados, e este era o momento dos arrependimentos, despedidas, pedidos de perdo para que o doente pudesse partir em paz. Ele vivia sua prpria morte, era protagonista de sua morte. Com a chegada do sculo XX, a cincia tem um significativo avano e a medicina encontra respostas com comprovaes cientficas, fazendo com que a crena se deslocasse da religio para a cincia. Agora no mais a autoridade religiosa era solicitada e sim o mdico. O surgimento de tecnologias, antibiticos e vacinas trouxe resultados cientficos comprovados com os prprios pacientes. Em 1946, por exemplo, na Noruega, criou-se o primeiro pulmo de ao, o modelo do respirador artificial1. Em 1969, foi realizado o primeiro transplante de corao, sua realizao s foi possvel devido existncia de respirador artificial2. O corao no para mais dai surge o conceito de morte cerebral que o aceito atualmente. Nas sociedades tradicionais o medo era de no ter a beno da autoridade religiosa, j neste sculo, com a medicalizao da morte o medo de sentir dor e de morrer sozinho. Como bem ensina Montaigne (1972) junto com a medicalizao da morte, h a interdio lingustica do tema, uma vez que o tema morrer foi banido do vocabulrio mdico e ao paciente foi negado o direito de gerenciar a prpria morte. A prtica de no falar no assunto e de negar o direito
1

O respirador artificial mudou a concepo de morte. Antes, ao parar a respirao ou os batimentos cardacos, o indivduo era considerado morto. A partir deste perodo, no. A morte tornou-se um processo. Os rgos param aos poucos, um por um. Cria-se o argumento cientfico de morte cerebral ou falncia mltipla dos rgos. O indivduo considerado morto por partes do corpo, aos poucos (Menezes, 2004). 2 Como se faz um transplante de corao? Por escrever para profissionais das cincias humanas, cabe descrever: 1) retira-se todo sangue do corpo e a circulao passa a ser de forma extracorprea; 2) respira-se artificialmente e; 3) retira-se o corao e coloca-se outro no lugar.

19

prpria morte no se tornou apenas universal como j se reveste de valores altrustas e humanistas. Conceitos da terminalidade da vida

1.4

O Cuidado com a dor e o sofrimento humano um dos maiores desafios para os profissionais de sade que tratam hoje com pacientes fora de possibilidade teraputica e a biotica tem sido muito discutida nas questes de humanizao e bem-estar total nas relaes interpessoais e de cuidados. O termo biotica foi apresentado pela primeira vez pelo oncologista Van Potter, em 1971, em sua obra Bioethics Bridge the future. definida como o ramo da tica que enfoca questes relativas vida e morte, propondo discusses sobre alguns temas, entre os quais: prolongamento da vida, morrer com dignidade, eutansia e suicdio assistido. O desenvolvimento da biotica tem como base um trip, denominado de trindade biotica que so os princpios da autonomia, beneficncia e justia. O princpio da autonomia refere-se ao direito do indivduo exercer o papel decisrio em seu processo de sade e de doena. O princpio da beneficncia diz respeito ao fazer bem e evitar o sofrimento adicional. O princpio da justia deve ser entendido como equidade, reconhecendo que todas as pessoas devem ter suas necessidades atendidas, preservadas suas diferenas e singularidades. Sempre que surge a preocupao com a dignidade do paciente em fase terminal, h a preocupao com os meios pelo quais se percorrer pra esse fim e algumas definies sobre o tema so importantes acentuar, tais como a Eutansia, a Distansia, a Mistansia e a Ortotansia.

1.4.1 Eutansia

A Eutansia tem como conceito a interpretao do ato de abreviar a vida. A palavra originria grego eu, que quer dizer boa, e thanato, que quer dizer morte, ou seja, boa morte, sem sofrimento ou dor. Tragamos baila, por exemplo, as classificaes por Roxana Cardoso identificadas, quais sejam:

a) eutansia eugnica: eliminao de idosos, invlidos ou doentes incurveis com a finalidade de limpar a sociedade ou livr-la de pessoas economicamente inteis; b)

20

eutansia lenitiva: quando so utilizados meios para eliminar o sofrimento, e o resultado a morte do enfermo; c) eutansia criminal: morte sem sofrimento de criminosos; d)eutansia legal; a modalidade de eutansia autorizada por lei, ou no proibida; e) eutansia experimental: a morte indolor de pessoas em pesquisa cientfica; f) eutansia homicdio: a eutansia em sua finalidade pura, quando no for praticada mediante ato mdico (BORGES, 2001).

J no Dicionrio Aurlio, a definio de eutansia dada por 1) morte serena, sem sofrimento. 2) Prtica, sem amparo legal, pela qual se busca abreviar, sem dor e sofrimento, a vida de um doente reconhecidamente incurvel (AURLIO, 2004). No se pode deixar de registrar tambm o posicionamento da Igreja em relao Eutansia. O Papa Joo Paulo, em pronunciamento na encclica Evangeliun Vitae, publicada em 1995, no diz que:

(...) em sentido verdadeiro e prprio, deve-se entender uma ao ou uma omisso que, por sua natureza e nas intenes, provoca a morte com o objetivo de eliminar o sofrimento, A eutansia situa-se, portanto, ao nvel das intenes e ao nvel dos mtodos empregues

A prtica da eutansia existe desde os tempos primordiais e vem sendo discutida a cada dia. O que era considerado prtica comum pela maioria dos povos, no passar dos sculos passou a ser condenada, tida como imoral e no tica. A opinio das pessoas sobre este assunto se formou ao longo dos anos e consequentemente atingiu a rea do Direito, sendo importante destacar que no Brasil, ela no permitida.

1.4.2 Distansia

Em se tratando de distansia, este se coloca de forma inversa ao entendimento de eutansia, ou seja, ao invs de abreviar, prolonga-se a vida, ou melhor, adia-se a morte. Tambm originria do grego, dys, que significa mal e thanatos, que significa morte, ou seja, morte lenta, morrer mal. Padre Leo Pessini, Camiliano Diretor do Instituto de Pastoral da Sade e Biotica, ViceDiretor Geral das Faculdades Integradas So Camilo e Capelo no Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, usando de seu brilhantismo nos mostra a distansia como o resultado da ao mdica que prolonga indevidamente o processo do morrer, provocando um distanciamento da morte (PESSINI, 2004). Desta forma, compreende-se como distansia a tentativa de atrasar ou retardar a morte, neste caso usando todos os meios mdicos, tecnolgicos e cientficos disponveis para manter a pessoa

21

viva, porm no necessariamente se preocupando com o estado de sofrimento do paciente , isto , mesmo sabendo que a morte iminente e inegvel, busca-se a sobrevida de forma artificial. Leonard Martins ensina que A distansia(...) ou futilidade teraputica, uma postura ligada especialmente aos paradigmas tcnico-cientficos e comercial-empresarial da medicina (MARTIN, 1998). J para Maria Elisa Villas Boas, Suspender tratamentos fteis no encurtar o tempo de vida, deixar de along-la artificialmente e indevidamente (VILLAS-BOAS, 2005). Desta forma a distansia tem por fim o tratamento invlido, pois mesmo diante da possibilidade de prolongar a vida, isso trar a morte lenta e sofrida ao paciente.

1.4.3 Mistansia

O termo deriva do grego mis, que significa infeliz, ou de outra forma que seria interpretado como mys, que seria morrer como rato de esgoto, porm para Maria Elisa Villas-Boas, seria:

Em qualquer das duas opes, a expresso tem aplicabilidade perfeita ao seu sentido, que remete a uma morte miservel, transcendendo o contexto mdico- hospitalar para atingir aqueles que nem sequer chegam a ter um atendimento mdico adequado, por carncia social, por falta de condies e de oportunidades econmicas e polticas que se refletem numa falta de acesso ao judicirio e na deficiente proteo mesmo aos direitos fundamentais a que fazem jus todos os seres humano (VILLAS BOAS, 2005).

Para a autora, a mistansia o que se encontra nos corredores e hospitais pblicos, como tambm em suas macas. Nesse mesmo sentido, Padre Leo Pessini, demonstra que a forma mais comum de mistansia a omisso de socorro estrutural que atinge milhes de doentes e de tal forma que perdura do inicio de uma enfermidade at a fase terminal (PESSINI, 2004).

1.4.4 Ortotansia

Em confronto com a distansia, porm totalmente contrria a eutansia, surge a ortotansia, como uma das modalidades que perfazem o universo mdico, se baseia no entendimento de grande parte da doutrina como morte tranquila. Seria a morte no tempo certo e adequado, sendo exatamente aquela em que o processo que se entende como vida e morte chega sem a busca de meios desproporcionais e mais, de mtodos que

22

se tornam extraordinrios, como na distansia, fazendo com que o doente siga o curso natural de vida e de morte. Marciano Vidal e Javier Gafo, sendo citado por Leonard M. Martin, assim define ortotansia:

Refere-se ao direito de morrer com dignidade, pensando em termos no incluem a eutansia. uma abordagem do problema que toma como tnica a solicitude pela pessoa que est morrendo, prestando ateno s suas necessidades fsicas, psicolgicas e espirituais. Promover a ortotansia significa trabalhar para que as pessoas possam morrer humanamente, tendo sua dor aliviada, e tranquila na convico de que esto rodeadas por amor e carinho e que no andam sozinhas no vale da morte. Nesta perspectiva, a morte no apressada, mas humanizada e, apesar das dificuldades e complicaes, busca-se uma alternativa aceitvel eutansia, de um lado, e da distansia, do outro (MARTIN, 1998).

Mister se faz esclarecer que nesses casos, o cuidado paliativo se torna necessrio, inclusive como forma de atender ao paciente desenganado e sua famlia, esclarecendo que o tratamento dispensado ser para aliviar seu sofrer com tratamentos e recursos apropriados a tratar sintomas como a dor e a depresso (MARTEL, op cit., p. 209). Em sntese, coaduna com o pensamento Marla Barata de que no prolongar a vida de pacientes terminais sem chance de cura uma forma objetiva de definir ortotansia (BARATA, 2011). De acordo com Kfouri, nos dias atuais a ocorrncia associada ao consentimento informado est tendo grande repercusso, isto , grande importncia, e com certeza em breve ser ponto central de discusses (KFOURI, 2010). De forma brilhante Padre Leo Pessini define ortotansia:

A ortotansia a arte de morrer bem, humana e corretamente, sem ser vitimado pela mistansia, por um lado, ou pela distansia, por outro, e sem abreviar a vida, ou seja, recorrer eutansia. Tem grande desafio o resgate da dignidade do ser humano em seu processo final, onde h um compromisso com a promoo do bem estar da pessoa em fazer terminal (PESSINI, 2004).

Para o Padre Luiz Antonio Bento, ortotansia uma forma correta, isto uma atitude correta diante da morte:

A ortotansia poderia ser associada, caso fosse um termo amplamente adotado, aos cuidados paliativos adequados prestados aos pacientes nos momentos finais de suas vidas. saber que, quando no se pode curar, ainda podemos cuidar, a conscincia de quando se deve comear esta mudana, se no pode curar, alivia; e se no pode aliviar, pelo menos

23

consola, conforta. A Medicina paliativa preocupa-se em manter e, na medida do possvel, aumentar, a tranquilidade do paciente e de sua famlia (BENTO, 2011).

Desta forma, a ortotansia, considerada a morte em seu momento certo, onde cabe ao mdico tomar a deciso que julgar certa perante o paciente terminal, sem que haja prolongamento do sofrimento, sendo, portanto, analisada como medida tica, pois no toma pra si o ato de encurtar a morte, como tambm no prolongar o sofrimento. Imperioso frisar que no se confunde ortotansia com eutansia passiva, como ensina Maria Villas-Boas, pois na primeira a atuao no resultar em nada til, enquanto a segunda a suspenso do tratamento, mesmo ante a possibilidade de retardar os efeitos da doena (VILLASBOAS, 2005).

24

2. CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DO SERVIO SOCIAL: OS DESAFIOS DA UNIVERSALIDADE E PARTICULARIDADES DOS USURIOS

Para a normatizao profissional do assistente social faz-se extremamente necessria a utilizao do componente terico-metodolgico, isto , a criao de tcnicas e instrumentais para interveno no seu alvo de estudo: a sociedade (GUERRA, 1995). Sendo assim, imprescindvel a apresentao de um conjunto de normas ticas para regulamentar a profisso, no qual todos passem a ter a mesma natureza de atuao. No diferente das demais profisses, o Servio Social criou seu Cdigo de tica Profissional, e com um carter organizacional, seu referencial terico-metodolgico passou a ser padronizado ao longo do tempo. Em 1947, formulou-se no Brasil o primeiro Cdigo de tica dos Assistentes Sociais, onde a interveno profissional estava diretamente focada na conservao de valores cristos
(IAMAMOTO, 2008). Neste perodo, a questo social era um problema moral e individual, e a

compreenso da solidariedade neste era vista como categoria fundamental da atuao profissional, contudo, estava diretamente vinculada ideia de caridade. Ressalta-se que a questo solidariedade s retomada na dcada de 1990, todavia com uma nova modelagem, envolvida pela ideia de justia social, numa perspectiva bem particularista de solidariedade comunitria, numa lgica de desresponsabilizao do Estado e transferncia para as famlias, comunidades e terceiro setor
(MONTAO, 2012).

A primeira seo do Cdigo de tica de 1947 referia-se ao compromisso da profisso e dos profissionais com as leis divinas:

Cumprir os compromissos assumidos, respeitando a lei de Deus, os direitos naturais do homem, inspirando-se, sempre em todos seus atos profissionais, no bem comum e nos dispositivos da lei, tendo em mente o juramento prestado diante do testemunho de Deus (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Aprovado em 29 de Setembro de 1974. p. 01).

O Cdigo apresentava ainda caractersticas de moralizao da atitude pessoal do profissional que se associava diretamente ao carter religioso, sendo estes orientados a: [...] manter uma atitude honesta, correta, procurando aperfeioar sua personalidade e dignificar a profisso (CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS, 1947, p. 01-02). Entretanto, a pessoa atendida era considerada como problema levantado em cima do julgamento de valor. Vale acrescentar que neste perodo na moral individual ou religiosa o profissional tinha relao com o

25

ajuste doutrinrio que seria realizado para a pessoa se adequar sociedade, o que levava a vrias sobreposies de compreenses entre Cdigo de tica e cdigo de moral. Transformaes scio-histricas e at mesmo econmicas so fatores que movimentaram toda a sociedade. Sendo assim, o profissional que atua diretamente com a sociedade no poderia deixar de ser influenciado por tais transformaes. O Cdigo de tica foi reformulado na dcada 1960, onde os profissionais intencionavam uma proposta de mudanas no cenrio profissional, na esteira do ento Movimento de Reconceituao (IAMAMOTO, 2008). Neste momento, existiam dois blocos de profissionais: os que queriam abrir fora com as atitudes conservadoras comprometidos com o Estado e o Mercado, e os que acreditavam na reviso do referencial terico do Servio Social como forma de mudar a interveno (NETTO, 2006). Surge, ento, o Cdigo de 1965, adicionando uma nova ligao de comprometimento profissional, passando a servir como instrumento de efetivao dos interesses do Estado e do capital para promoo do bem comum e do progresso na perspectiva de ajuste da pessoa sociedade. Isso apresentado com maior clareza em seu artigo 7:
Ao assistente social cumpre contribuir para o bem comum, esforando se para que o maior nmero de criaturas humanas dele se beneficiem, capacitando indivduos, grupos e comunidades para sua melhor integrao social (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Aprovado em 08 de Maio de 1965. p. 2).

O profissional apresenta-se como coligado do poder pblico para a promoo da harmonia social, isso advm da amenizao da questo social, da pobreza e do constrangimento da populao com a ditadura e o aglomero de capital por determinados setores, conforme definido em seu artigo 8:

O assistente social deve colaborar com os poderes pblicos na preservao do bem comum e dos direitos individuais, dentro dos princpios democrticos, lutando inclusive para o estabelecimento de uma ordem social justa social (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Aprovado em 08 de Maio de 1965. p. 2).

Entretanto, o Servio Social decorreu da utilizao de novos instrumentos para sua atuao. Para desempenhar os objetivos declarados no Cdigo vigente, os profissionais passaram a trabalhar com grupos e comunidades. O trabalho com grupo teve origem na perspectiva da Psicologia de trabalhos teraputicos e de fortalecimento dos membros do grupo e ajuda psicossocial (TRINDADE, 2001). O desenvolvimento de comunidade era uma tentativa de harmonizar as relaes Estado/Sociedade, e melhorar as condies imediatas da vida populacional, entretanto, o

26

trabalho ocorria de forma multidisciplinar e enfocava principalmente a mobilizao e educao da comunidade. Em 1970, as crises polticas e econmicas, que se estenderam at a dcada de 1980, levaram o Brasil ao movimento poltico que se iniciava dentro da profisso, quando foram fornecidas maiores contribuies para a crtica das prticas conservadoras da profisso, questionamentos sobre as prticas profissionais e sobre a identidade profissional de maneira homognea, para que no desviassem para vertente burguesa como instrumento do Estado, como meio de manter a desigualdade (IAMAMOTO, 2002). Cinco anos depois, em 1975, o Cdigo de tica foi reformulado, com as alteraes da conjuntura social e no ncleo da profisso, que acreditavam que o profissional responsvel pelo bem comum, onde abandonou o foco intervencionista dos grupos e passou a intervir no sujeito individual, trabalhando assim com o valor central ao Servio Social que a pessoa humana. Isto , o valor central que serve de fundamento ao Servio Social a pessoa humana. Reveste-se de essencial importncia uma concepo personalista que permita ver a pessoa humana como centro, objeto e fim da vida social. (CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS, 1975, p.02). Dessa forma, destacam-se novamente as ramificaes da Psicologia, que coloca a pessoa como o centro da ao. Conforme Alexandra Trivelino, isso pode ser uma forma de desconsiderar as relaes sociais contraditrias estabelecidas no sistema capitalista (TRIVELINO, 2004). Passando o foco da ateno para a pessoa, ou tentar resolver a questo social de forma individual seria menos ameaador ao sistema capitalista. O bloco de profissionais mencionados anteriormente buscou estabelecer a ruptura com a subordinao ao Estado e ao Mercado, e, portanto, o Cdigo de tica ensaiava a utilizao de alguns conceitos, tais como dialtica, surgido no referencial terico marxista (NETTO, 2006). Contudo, esses conceitos no vieram seguidos de uma base terica trabalhada, o que os tornou delicados e vazios de contedo. Em sntese, na dialtica homem-sociedade deve assegurar-se o mais ser do homem, a partir de: Subsistncia digna; Direito de um status social; Direito de associao; Direito de intervenes pertinentes; e, por outro lado, intervenes pertinentes; de busca de valores que respondem as exigncias do dever; de legislao fiel ao interesse geral; de instituies adequadas ao modo social; de oferecimento de condies de vida humana digna, atendido a aspectos curativos e preventivos; de composio do bem total humano (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Aprovado em 30 de Janeiro de 1975. p. 07-08). A volta da adoo das eleies diretas no Brasil o marco do

27

ano de 1986, onde a sociedade experimentava uma mudana na forma de governo. Por sua vez, os profissionais do Servio Social puderam expressar seus pensamentos e o Cdigo de tica de 1986 apresentou resultados dessas aberturas e mudanas que ocorriam na atmosfera social e profissional (TRIVELINO, 2004). Karl Marx passou a ser um orientador terico que direcionou a prtica e a teoria da profisso, surgindo assim um profissional com nova tica profissional, direcionada sociedade e s pessoas. J na introduo do novo Cdigo apresenta-se a ideia do processo histrico, de contextualizao, de um momento que era nico e incerto:

As ideias, a moral e as prticas de uma sociedade se modificam no decorrer do processo histrico (...) a sociedade brasileira no atual momento histrico impe modificaes profundas em todos os processos da vida material e espiritual. Nas lutas encaminhadas por diversas organizaes nesse processo de transformao, um novo projeto de sociedade se esboa, se constri e se difunde uma nova ideologia (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Aprovado em 09 de Maio de 1986. p. 01).

Neste momento, discutiram se a tica deveria ser algo absoluto, onde deveria ter um olhar muito alm da tica at ento apresentada.

A nova tica resultado da insero da categoria nas lutas da classe trabalhadora e, consequentemente, de uma nova viso da sociedade brasileira. Neste sentido, a categoria atravs de suas organizaes, faz uma opo clara por uma pratica profissional vinculada aos interesses desta classe. As conquistas no espao institucional e a garantia da autonomia da prtica profissional (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Aprovado em 09 de Maio de 1986. p. 01).

Destacam-se outros aspectos que at ento ainda no teriam sido abordado nos cdigos anteriores, como o respeito autonomia da pessoa e efetivao dos direitos de cidadania. (CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS, 1986, p. 01). Outro artifcio inserido neste Cdigo foi o respeito possibilidade de a pessoa formular e encaminhar denncias, para os Conselhos Regionais que regulamentam a profisso. Isso ocorreria contra quem no cumprisse seu trabalho, e neste ano foi um marco para ruptura com a prtica conservadora dos profissionais. O processo de debates ticos que tiveram incio em 1992, resultando com a aprovao do novo Cdigo, foi marcado por um encaminhamento indito na trajetria da reflexo tica profissional. O profissional do Servio Social demandou sobre as novas modificaes no campo terico profissional, no que desrespeita sua atuao e normatizao tica, que deixa de ser tratada como tema do cotidiano e passa a ser apreendida como relao entre as esferas e atividades sociais. O novo cdigo manteve as conquistas e adaptou-se as novas tendncias sociais apresentadas na

28

poca, como a ruptura com o conservadorismo e as eleies diretas. O novo Cdigo apresenta j na sua introduo a necessidade da reformulao do Cdigo de 1986 na qual a laicidade da profisso declarada: Na intercorrncia de mudanas ocorridas na sociedade brasileira com o prprio acmulo profissional, o Servio Social se desenvolveu terica e praticamente, laicizou-se, diferenciou-se e, na entrada dos anos noventa (CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS de 1993, p. 02). O Cdigo parte do processo de renovao profissional luta dos setores democrticos contra a ditadura, e pela consolidao das liberdades polticas, onde destaca-se a ordenao jurdica consagrada na Constituio de 1988 (. Contudo o Cdigo de tica de 1993 apresenta onze princpios fundamentais da profisso:

Reconhecimento da liberdade (...), defesa intransigente dos direitos humanos (...), consolidao da cidadania (...) garantia dos direitos civis, sociais e polticos (...) democracia, (...) equidade e justia social, (...) respeito diversidade, (...) construo de uma nova ordem societria, articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princpios deste Cdigo e com a luta geral dos trabalhadores, Compromisso com a qualidade dos servios prestados populao (...) e Exerccio do Servio Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questes de insero de classe social, gnero, etnia, religio, nacionalidade, opo sexual, idade e condio fsica (CFESS, 1993:9).

O Cdigo de tica de 1993 tornou-se um referencial tico importante para o profissional e para a consolidao do projeto tico-poltico iniciado h dezoito anos antes da sua criao. Estas temticas tiveram inicio no Movimento de Reconceituao, um instrumento eficaz para que os profissionais pautassem a sua interveno sobre um foco inteiramente voltado para a sociedade. Com o surgimento de vrias demandas para o Servio Social, o Cdigo de tica tem sido o nico recurso para a mediao de questes ticas:

[...] de fundamental importncia ressaltar que o Cdigo de tica, por mais bem elaborado que tenha sido nos seus mais diversos aspectos e por mais que se faam projees em termos de realizaes, de valores e intenes, ele no pode ser garantido s a partir dele mesmo. Para que seja posto em prtica, vrios fatores esto presentes: a qualidade da formao profissional, o nvel de conscincia poltica e de organizao da categoria, o compromisso dos profissionais enquanto cidados, e as condies objetivas que atuam fortemente sobre o desempenho profissional (BARROCO, 2010).

Porm, se os valores eticamente legitimados expressam conquistas scio-histricas essenciais, sempre relativa e no depende somente da categoria profissional, mas do conjunto das foras sociais democrtico-populares. A hegemonia que este Cdigo sinaliza a sua capacidade terico-prtica de responder positivamente a tais desafios, como a tica que um componente

29

bsico, mas no exclusivo, de um projeto profissional, onde ter contribudo para concretizar a superao do histrico conservadorismo do Servio Social (BARROCO, 2010). Com isso certo que durante a formao profissional, o molde ideolgico e tico do profissional so fatores fundamentais na sua prxis profissional para garantia da qualidade do atendimento prestado, e que somente a base tica do Cdigo no disponibiliza os meios necessrios para a mediao de situaes que envolvem conflitos que surgem no campo de trabalho. Na rea da sade esse tipo de litgio mais latente, pois o olhar do Assistente Social vai alm dos estabelecimentos de sade, buscando o atendimento do usurio na sua integridade e nas situaes que envolvem suas relaes sociais, e no somente na patologia que esta acometido quando busca o servio de sade. O compromisso tico-poltico com os princpios da igualdade, liberdade e dignidade humana guiam a atuao profissional na rea da sade na luta por sua universalizao, como determina a Constituio e sua humanizao.

2.1 Assistente Social na rea da sade

O posicionamento do Cdigo de tica a favor da equidade e justia sociais, que assegurem a universalidade de acesso aos bens e servios e vai de encontro ao direito garantido constitucionalmente de acesso a sade. A Seguridade Social brasileira composta pelo trip Sade, Assistncia Social e Previdncia Social: a sade de carter universal, a Assistncia de quem dela necessitar e a Previdncia Social de forma contributiva. O Sistema nico de Sade (SUS), uma das conquistas do Projeto de Reforma Sanitria, foi regulamentado, pela Lei 8080 de 19 de setembro de 1990 e pela a Lei 8142 de 28 dezembro de 1990. A principal proposta da Reforma Sanitria a defesa da universalizao das polticas sociais e a garantia dos direitos sociais. A Constituio Federal estabelece a sade como um direito de todos e dever do Estado, devendo ser garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem a reduo do risco de doenas e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao da sade. O exerccio profissional do Assistente Social tem sua rea de atuao nas mltiplas expresses da questo social, bem como definido por Marilda Iamamoto, so as expresses das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo (IAMAMOTO, 2008). Essas expresses passam

30

pela rea da sade o que fez com que a demanda profissional do Assistente Social aumentasse muito nesse espao institucional. A Lei de Regulamentao da Profisso de 1993 trouxe atribuies importantes como gesto, assessoria e pesquisa e no s o exerccio profissional como denomina Jos Paulo Netto, de executor terminal da poltica social (NETTO, 1990). A Resoluo n 218, de 06 maro de 1997, do Conselho Nacional de Sade, reconhece a categoria dos Assistentes Sociais como profissionais de sade, alm da Resoluo n 383, de 29 maro 1999 do Conselho Federal de Servio Social, que caracteriza o assistente social como profissional de sade. A Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), aprovada pela Resoluo do Conselho Nacional de Assistncia Social n 145, de 15 de outubro de 2004, pede um novo olhar para o social: o da proteo social como direito, como elemento fundante da cidadania (NETTO, 1990). Da mesma forma, a lei n 8080, de 19 setembro de 1990, direciona a luta pela vida, no compromisso pela construo de prticas democrticas, sintonizadas com as necessidades sociais e de sade da populao (BRASIL, 2004). Um outro pilar para atuao profissional a Carta dos Direitos dos Usurios da Sade, do Ministrio da Sade, em que se pode destacar como direo o atendimento acolhedor e livre de descriminao, que respeite os valores e deveres do paciente que vai de encontro aos princpios fundamentais do Cdigo de 1993 dos Assistentes Sociais. No mbito desses marcos legais, interessante destacar a importncia dos Parmetros para Atuao dos Assistentes Sociais na Poltica de Sade, elaborados a partir da ampla participao da categoria profissional e promulgados pelo Conselho Federal de Servio Social, com objetivo de referenciar a interveno dos profissionais na rea da sade (CFESS, 2010, p.11). Esse documento de extrema importncia at porque vem para tentar preencher a lacuna at ento existente em relao s demandas identificadas no cotidiano do trabalho no setor de sade e nas demandas trazidas pelos usurios e empregadores desses profissionais. O documento tem uma relevncia maior por partir do rgo responsvel pela regulamentao e fiscalizao do exerccio profissional. De acordo com a orientao do CFESS, o Servio Social tem na questo social a base de sua fundamentao enquanto especializao de trabalho. Nesta perspectiva, a atuao profissional deve estar pautada em uma proposta que vise o enfrentamento das expresses da questo social que

31

repercutem nos diversos nveis de complexidade da sade, desde a ateno bsica ate os servios que se organizam a partir das aes de mdia e alta densidade tecnolgica. Em 2001, O Governo Federal, atravs do Ministrio da Sade, criou o Programa Nacional de Humanizao da Assistncia Hospitalar, com o objetivo de promover a cultura de um atendimento humanizado na rea da sade, depois transformado em Poltica Nacional de humanizao, o que tem pleiteado o trabalho dos Assistentes Sociais (BRASIL, 2001). Neste trabalho de humanizao, o Assistente Social tem o papel de interlocuo com a equipe e com a participao dos usurios numa viso ampliada, analisando as determinantes sociais e o atendimento na sua totalidade, o que esbarra em vrias dificuldades inclusive culturais. O Cdigo de tica atual aponta para criao de novos valores ticos, fundamentados na definio mais abrangente, de compromisso com os usurios, com base na liberdade, democracia, cidadania, justia e igualdade social. A atuao do Assistente Social, especificamente no que diz respeito terminalidade da vida, tem sido pouco explorada, embora tenha se apresentado como uma demanda em crescimento, e consequentemente, tem aberto um espao para novos valores ticos que ganham relevncia nas questes da Biotica. As aes dos Assistentes Sociais devem estar voltadas para a promoo de qualidade de vida, at mesmo quando as possibilidades teraputicas para o paciente no atendem mais o efeito desejado. O trabalho do Assistente Social tem a particularidade de no se limitar a integrar somente as equipes de sade, mas uma ao profissional que envolva pacientes e familiares, buscando assegurar seus direitos e benefcios. Na formao profissional, durante a graduao, so poucos os espaos destinados aos assuntos que envolvem as questes do fim da vida, porm, a formao permite uma escuta e um atendimento qualificado que permitem propostas para atender esses pacientes. Uma das possibilidades de trabalho para essas questes de paciente fora das possibilidades teraputicas seriam o cuidados paliativos, num trabalho em equipe para aprimorar a qualidade de vida do paciente, oferecendo a sua famlia suporte emocional e social. De acordo com Ballone o profissional que adota o mtodo paliativo vai atuar no s respeitando as vontades do mesmo, mas tambm seus sentimentos (BALLONE, 2003). Neste sentido, o autor ressalta que:

nessa fase, a paliativa, que a autonomia do paciente deve adquirir maior relevncia e autoridade na tomada das decises. Para tal, fundamental que o mdico e a famlia tenham

32

plena noo do curso da doena, da fase em que se encontra e do que, realmente, est ao alcance da medicina sem sacrificar a j precria qualidade de vida do paciente. (BALLONE, 2003, p.2)

E de extrema importncia a articulao junto com os demais profissionais da sade, para o fortalecimento do apoio ao paciente, evitando que o mesmo seja transformado em um paciente institucional, respeitando seus valores, crenas, sua autonomia e principalmente a dignidade da pessoa, que quando se depara com uma doena terminal, fica perdida. A proposta para construo e formulao de polticas sociais mais justas, atendimentos e prticas que valorizam no s a doena, mas sim o paciente na sua totalidade deve fazer parte das prioridades do governo, afinal, o cuidado sempre possvel, mesmo quando no existe a possibilidade de cura.

33

3. METODOLOGIA DO ESTUDO

A metodologia do trabalho foi composta por anlise documental e entrevista. A primeira tcnica de pesquisa foi pautada nos documentos considerados pilares de sustentao para a profisso do assistente social na rea da sade, sendo analisados inmeras Resolues do Conselho Federal de Servio Social (CFESS), o Cdigo de tica vigente da profisso, as Diretrizes Curriculares do Curso de Servio Social e uma Moo de Apoio ao Manifesto Contra a Criminalizao das Mulheres que Praticam Aborto. Dessa forma, o conjunto destes documentos que normatizam e orientam a formao profissional do assistente social. A segunda tcnica de pesquisa utilizada foi a entrevista, e o objetivo foi verificar a realidade dos profissionais com as questes da Biotica, seu cotidiano na rea da sade e como lida com conflitos morais e suas intervenes. Conforme Antnio Chizzotti, a entrevista dirigida em pesquisa um tipo de comunicao entre um pesquisador que pretende colher informaes sobre fenmenos e indivduos que detenham essas informaes e possam emiti-las (CHIZZOTTI, 1995). Entretanto, a entrevista uma forma de aprimorar a fidedignidade, como afirma Peter Mielzinski, para se assegurar que as respostas obtidas sejam verdadeiras, isto , no influenciadas pelas condies de aplicao e contedo do instrumento (MIELZINSKI, 1998). Para alcanar os objetivos do trabalho, de apresentar as lacunas existentes nas legislaes que normatizam a profisso do assistente social em sade sobre questes que envolvem a Biotica, foi preciso meditar sobre os instrumentos normativos resultantes da materializao do Projeto ticoPoltico profissional construdo nos ltimos 30 anos no seio da categoria (NETTO, 1999), considerando principalmente que foram formulados para dar sustentao legal ao exerccio profissional de assistentes sociais, ainda que no se restringem a essa dimenso. Pelo contrrio, fortalecem e respaldam as aes profissionais na direo de um projeto em defesa dos interesses da classe trabalhadora, articulando-se com outros sujeitos sociais na construo de uma sociedade sem explorao de classe, de afirmao da dignidade humana, dos direitos humanos e da cidadania (CFESS, 2011). Para a anlise dos dados dessa pesquisa, foi utilizada a anlise de contedo. Laurence Bardin se refere anlise de contedo como um conjunto de instrumentos metodolgicos que se aperfeioam constantemente e que se aplicam a discursos diversificados (BARDIN, 1977).

34

A utilizao dos resultados de anlise com fins tericos, conforme Bardin, permitiram que o contato com o profissional entrevistado remetesse a uma anlise mais profunda sobre as questes da Biotica no campo terico. Sendo assim, procurou-se tratar a informao a partir de um roteiro especfico, onde foram aplicadas nove perguntas, iniciada com pr-anlise das questes da Biotica. Bardin afirma que essa pr-anlise o que deve ser primeiramente feito, na qual se formulam hipteses e objetivos para a pesquisa (BARDIN, 1977). Na explorao do material, aplicou-se tcnicas especficas segundo os objetivos e no tratamento dos resultados e interpretaes. Cada fase do roteiro segue regras bastante especficas, para que a confirmao do resultado previsto pudesse ser verificado, ou no.

35

4. TEMAS GERAIS DA BIOTICA E A APROXIMAO COM O CAMPO DO SERVIO SOCIAL

Para falar sobre um tema como a Biotica indispensvel que se mergulhe nas origens de seu nascimento dentro da temtica no mundo filosfico e acadmico. Em uma totalidade contextual, poucas reas evoluram com tanta eficincia como a Biotica. Conforme Volnei Garrafa, os primeiros relatos de ideias no campo da Biotica apareceram em 1971 com o cancerologista norte americano Van Potter que publicou Biothics: a Bridge to the Future, dentre outros (GARRAFA, 1998). Com inmeras publicaes, nem o prprio Potter poderia imaginar a velocidade com que as coisas transcorreriam: sua viso original da Biotica focalizava-a como uma questo ou um compromisso mais global frente ao equilbrio e preservao da relao dos seres humanos com o ecossistema e com a prpria vida do planeta (GARRAFA, 1998). Sendo assim, a Biotica, do final da dcada de 1970 e incio de 1980 cresceu sobre uma dupla bifurcao de carter deontolgico (no maleficncia e justia) e de carter teleolgico (beneficncia e autonomia), sendo estes quatros princpios bsicos o conjunto a que denominamos de corrente principialista da Biotica (OSELKA, 1998). Mesmo no sendo absolutos, estes princpios foram rapidamente assimilados, passando a constituir a ferramenta dos bioeticistas na mediao ou resoluo dos conflitos morais pertinentes temtica da Biotica. Essa demarcao tem o intuito de deixar claro que hoje se caminha em direo busca de uma Biotica mais global. Nesse caminho, ela no se abstrai de instrumentos tericos e prticos que at aqui caracterizaram os princpios da Biotica, mas dever avanar em direo a uma viso mais globalizada e, ao mesmo tempo, mais especfica no enfrentamento de questes relacionadas aos conflitos morais em sade, como o caso da atuao do profissional do Servio Social. Deste modo, a Resoluo do Conselho Federal do Servio Social (CFESS) n 383, de 1999, caracterizou o profissional do Servio Social como profissional da Sade (CFESS, 1999), e isso significa que uma vez que um novo conceito de sade foi construdo, a partir da 8 Conferncia Nacional de Sade, em 1986, foi-se ampliando a compreenso da relao sade e doena, como resultado das condies de vida e de trabalho, e a profisso do Servio Social passa a ser uma das profisses da rea da sade (CFESS, 1999). Portanto, exatamente sob essa tica que se insere a busca da construo de uma original Biotica no territrio nacional, em que a capacidade de enfrentar, mediar, e se possvel, dar respostas aos conflitos morais emanados das diferentes questes Bioticas est relacionada com os

36

costumes vigentes na nossa sociedade e na atuao dos assistentes sociais. Como j foi mencionado, a Biotica no tem respostas prontas para os dilemas e conflitos em sade: a Biotica que possibilita uma reflexo diferenciada sobre vrios olhares profissionais, buscando separar os valores privados da pessoa que atende de sua atuao profissional e suas diretrizes no atendimento. Este um dos questionamentos feitos nessa monografia, ou seja, apresentar que a Biotica e o Servio Social se associam nas suas possibilidades de um olhar interventor. Essa unio no campo da sade pode formular novas estratgias de atuao, onde o profissional atua em espaos de mediao de conflitos. Desse modo, a Biotica pode ser uma ferramenta para essa mediao que poderia qualificar o atendimento na rea da sade na experincia de assegurar que o atendimento dos assistentes sociais seja realizado com apoio na garantia da autonomia da pessoa atendida e no na dos valores pessoais do profissional. Assim, possvel identificar a existncia de conflitos morais no campo profissional do assistente social a partir de seu cotidiano laboral. Para que no haja interpretaes resultantes de sua moral individual, o profissional precisa contar com instrumentais, regulamentaes e formao adequada, todos comprometidos com valores ticos. Em seus atendimentos, o profissional pode at tentar persuadir a pessoa como persuadir a tomar os medicamentos usando influncia como profissional da sade, assim como outros profissionais poderiam tentar influenciar a tomar uma deciso pautada no valor moral da profisso. A concepo de direitos e o papel do profissional no moralizar a pessoa atendida e, sim, atuar, tendo por parmetro atendimentos que os elementos no violem a garantia da autonomia ou outros direitos do paciente. Segunda Alexandra Trivelino, as decises no cotidiano do profissional:

extrapolam o que foi ensinado na academia, como por exemplo, como encarar o fato de que a profissional deve conviver com diferenas de pensamentos que contradizem suas formas de pensar e, ainda, como conviver com sofrimento que isso causa, como a impotncia referida e com a solido da atuao.(TRIVELINO, 2004)

Estratgias para mediar esses conflitos so criadas no dia a dia da atuao, como a atualizao dos referenciais tericos e a reciclagem profissional, tais como cursos sobre novos paradigmas de atuao e atuao com novas diretrizes, introduzidas pelos prprios rgos que regulamentam a profisso. Essas estratgias podem ser meios que buscam uma melhoria das adaptaes sobre novos desafios profissionais. O assistente social elabora diversas formas para instrumentalizao da sua ao, mas a tica profissional tem um peso que diferencia a utilizao desses instrumentais. A graduao acadmica em Servio Social construda no compromisso tico

37

que assumido pelos seus profissionais quando estiverem em atuao (NETTO, 1999; BARROCO, 2001). Mas, a discusso sobre tica poderia ser fortalecida com a incluso de novas reas do conhecimento, tais como a Biotica. As atitudes tomadas pelos assistentes sociais so decisivas, no somente para garantir a qualidade de seu trabalho, mas para garantir tambm a justia social. Com isso, a Biotica pode ser uma disciplina que oferece ferramentas para se refletir nestes parmetros de mediao das questes voltadas para conflitos morais no mbito da sade, tornando assim a atuao profissional mais de acordo com a valorizao de princpios ticos. Neste momento, percebe-se que no s as teorias sejam o suficiente para a mediao, mas se estende agora para um coletivo: o trabalho da equipe multidisciplinar uma das premissas para ampliao das aes, em que a atuao do Servio Social na sade se torna fundamental. Antes de analisarmos as regulamentaes e a experincia cotidiana do Servio Social na sade em sua aproximao com a Biotica, importante serem apresentadas definies como Cuidados Paliativos e Ortotansia, temticas atravs das quais os profissionais assistentes sociais se deparam em seu cotidiano e que o olhar da Biotica poderia ser um instrumento a ser utilizado nessa prtica. 4.1 Cuidados paliativos Conforme Santo Agostinho: A morte no nada. Somente passei para o outro lado do caminho. A vida significa tudo o que ela sempre significou. Porque estaria fora de seus pensamentos, agora apenas fora de suas vistas? (CONFISSES, 2001, 30). No distante, apenas estou do outro lado do caminho: como essa motivao agostiniana que os cuidados paliativos buscam a compostura em relao ao alivio mediante ao sofrimento para todos os pacientes. O aumento da expectativa de vida uma das maiores conquistas biotecnolgicas na rea da sade, resultado da reduo dos ndices da mortalidade e o que, por sua vez, apresenta uma melhoria das condies de vida em geral. O viver mais acompanhado do progresso fisiolgico das funes orgnicas e, consequentemente, de maior probabilidade do surgimento de doenas crnicas, incapacitantes e no evolutivas (BURL, 2011). Segundo Cludia Burl

os cuidados paliativos so uma abordagem para a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de seus familiares, frente a problemas associados a doenas que pem em risco a vida, e com isso abala todo o eixo familiar. Sua atuao busca a preveno e o alvio do sofrimento, mediante o reconhecimento precoce de uma avaliao precisa e criteriosa e do

38

tratamento da dor e de outros sintomas, e das demandas, quer de natureza fsica, psicossocial ou espiritual. (BURL, 2011)

Tais reconhecimentos devem ser levados tambm em conta pelo profissional do Servio Social. Contudo, de fundamental importncia o profissional conhecer seu papel dentro da sua rea de atuao. Segundo Manual de Cuidados Paliativos, elaborada pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos, a atuao do assistente social em equipes de ateno paliativa pode ser resumida em conhecer o paciente, a famlia e os cuidadores, nos aspectos socioeconmicos, visando ao oferecimento de informaes e orientaes legais, burocrticas e de direitos, imprescindveis para o bom andamento do cuidado ao paciente e para a garantia de morte digna.

Cabe avaliar a rede de suporte social dos envolvidos, para junto a eles acion-la em situaes apropriadas; conhecer e estabelecer uma rede institucional, no intuito de garantir atendimento preciso ao paciente, alm de constituir-se como interlocutor entre paciente/famlia e equipe nas questes relacionadas com aspectos culturais e sociais que envolvem o cuidado de forma geral. (BURL, 2011)

Conforme Rachel Duarte Moritz, so aspectos cruciais neste campo de cuidados paliativos: a promoo do alvio da dor e de outros sintomas que geram sofrimento; reafirmao da vida para compreender a morte como um processo natural; oferecer um sistema de suporte que auxilia o paciente a viver to ativamente quanto possvel at a morte; oferecer um sistema de suporte que auxilia a famlia e entes queridos a sentirem-se amparados durante todo o processo da doena e no luto; utilizao de recursos de uma equipe multiprofissional para focar as necessidades dos pacientes e seus familiares, incluindo acompanhamento no luto (MORITZ, 2011). O objetivo melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente no curso da doena. Desse modo, os cuidados paliativos devem ser iniciados o mais precocemente possvel, junto a outras medidas de prolongamento de vida, tais como a quimioterapia e a radioterapia, por exemplo, e, principalmente, inclurem todas as investigaes necessrias para melhor compreenso e abordagem dos sintomas. 4.2 O assistente social e a ortotansia

Uma vez apresentada de forma sucinta a definio de cuidados paliativos segue agora a conceituao de ortotansia. Embora os avanos das tcnicas da medicina estejam trazendo indiscutveis vantagens para a sociedade, no menos verdade que, muitas vezes, h tambm consequncias negativas, paradoxais e indesejveis, tais como o suposto prolongamento da vida nas

39

unidades de terapia intensiva, nas quais o desejo humano de combater a morte culmina com a expropriao da prpria existncia, com baixa qualidade de vida e altos custos, emotivos e econmicos. Como afirma o Padre Lo Pessini, a aceitao e a compreenso da morte seriam partes integrantes do objetivo principal da medicina: a busca da sade (PESSINI, 1994). dentro dessa perspectiva que profissional do Servio Social tenta trazer consigo novas intervenes ticas e Bioticas, realizando atendimento que apresente ao paciente, em sua terminalidade, uma dignidade que muitas das vezes foi expropriada, uma vez que a sociedade acredita que um prolongamento dos dias sinnimo de descanso e conforto. Mediante a problematizao da terminalidade da vida, o assistente social deve conhecer e compreender esse paciente e sua famlia em seus limites e possibilidades. o primeiro passo para um atendimento adequado: a escuta e ao acolhimento so aes indispensveis, assim como o reconhecimento do momento adequado para a abordagem. Por isso, fundamental que o profissional do Servio Social saiba a maneira e o tempo certos de colher informaes ou o momento adequado de s ouvir e acolher. 4.3 Os desafios da atuao profissional e as lacunas na formao

Na prtica do Servio Social, os principais desafios do campo profissional estiveram relacionados adequao da prtica realidade vivida. Os movimentos scio-histricos e tantas outras lutas que marcaram a gnese do Servio Social no Brasil o que resulta nas grandes conquistas para a prxis da profisso (IAMAMOTO, 2011). Um dos elementos que hoje se tem como resultado de lutas dirias e conquistas que os assistentes sociais tm de ter uma formao vinculada s legislaes que a regulamentam e a legitimam como campo profissional. Por sua vez, a Biotica nasce de uma proposta progressista na qual existe a possibilidade de mediar os dilemas morais em sade de forma abrangente e pluralista (DINIZ, 2006). Esta monografia busca levantar lacunas existentes na formao do assistente social no que diz respeito a atuao em sade e temas de conflitos morais e da Biotica. A Resoluo n 383, de 1999, que caracteriza o assistente social como profissional da sade no apresenta algo especfico das temticas da Biotica que o profissional poderia enfrentar, nem sinaliza diretrizes relacionadas a temas de conflitos morais em sade e como o profissional assistente social deve proceder em tais casos. Atualmente, as Diretrizes Curriculares para a formao, o atual Cdigo de tica e as Resolues do CFESS que direcionam a prtica profissional

40

no trazem consigo questes sobre a Biotica e a atuao profissional do assistente social. Dentre as resolues do CFESS no h documentos que apresentem a Biotica como instrumental possvel de ser utilizado pelo profissional do Servio Social na sade. Apresentar possibilidades para que o profissional do Servio Social trabalhe com questes relacionadas Biotica requer novos meios de trabalho e novos profissionais prontos para o reconhecimento desses novos dilemas. imprescindvel ainda o conhecimento da legislao social em vigor, de acordo com o campo de atuao do profissional, no caso especfico aqui analisado, a atuao na rea da sade. Sendo assim, a regulamentao da profisso composta por documentos tais como: Cdigo de tica onde o que est em vigncia foi publicado no ano de 1993; a Lei de Regulamentao, a Lei n 8.662, de 07 de Junho de 1993; as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Servio Social, Resoluo n 15, de 13 de maro de 2002; e as diversas Resolues do CFESS. atravs da anlise desse arcabouo que se conclui que a Biotica necessita de ser inserida ainda na formao dos assistentes sociais, dado que o conjunto de documentos analisados no abordam temas relacionados a ela. Nos ltimos anos, o CFESS publicou algumas resolues que se aproximam de temas tangencias Biotica. Um dos primeiros exemplos talvez seja a prpria resoluo que anuncia o Servio Social como um campo da sade: a Resoluo CFESS n 383, de 1999. Em seguida, tem-se a Resoluo CFESS n 569, de 2010, que dispe sobre a vedao da realizao de terapias associadas ao ttulo e/ou ao exerccio profissional do assistente social. Tem-se ainda a Resoluo CFESS n 615, de 2011, que dispe sobre a incluso e uso do nome social da assistente social travesti e do(a) assistente social transexual nos documentos de identidade profissional. Tem-se tambm a Resoluo CFESS n 627, de 2012, que dispe sobre a vedao de utilizao de smbolos, imagens e escritos religiosos nas dependncias do Conselho Federal, dos Conselhos Regionais e das Seccionais de Servio Social. Por fim, a Moo de Apoio ao Manifesto Contra a Criminalizao das Mulheres que Praticam Aborto que ocorreu no 38 Encontro Nacional CFESS/CRESS, realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em setembro de 2009. Contudo, o CFESS no tem uma Resoluo sobre a descriminalizao do aborto, mas a Moo de Apoio apresenta uma ideia emancipatria s mulheres vtimas dessa violncia. Esta descriminalizao cita que a maternidade deve ser uma deciso livre e desejada e no uma obrigao das mulheres (CFESS, 2010). Deve ser compreendida como funo social onde o Estado deve prover todas as condies para que as mulheres decidam soberanamente se querem ou no ser mes. Para aquelas que desejam ser mes, devem ser asseguradas condies econmicas e sociais,

41

atravs de polticas pblicas universais que garantam assistncia a gestao, parto e puerprio, assim como os cuidados necessrios ao desenvolvimento dessa criana (CFESS, 2010). Como resposta desse encontro, afirma-se que necessria uma poltica integral de sade sexual e reprodutiva que contemple todas as condies para uma prtica sexual segura das mulheres:

Ns, sujeitos polticos, movimentos sociais, organizaes polticas, lutadores e lutadoras sociais e pelos diretos humanos, reafirmamos nosso compromisso com a construo de um mundo justo, fraterno e solidrio, nos rebelamos contra a criminalizao das mulheres que fazem aborto, nos reunimos nesta Frente para lutar pela dignidade e cidadania de todas as mulheres. Nenhuma mulher deve ser impedida de ser me. E nenhuma mulher pode ser obrigada a ser me. Por uma poltica que reconhea a autonomia das mulheres e suas decises sobre seu corpo e sexualidade. Pela defesa da democracia e do principio constitucional do Estado laico, que deve atender a todas e todos, sem se pautar por influncias religiosas e com base nos critrios da universalidade do atendimento da sade! (ENCONTRO NACIONAL CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL /CONSELHO REGIONAL DE SERVIO SOCIAL. 38, 2009, Campo Grande/MS. Moo de Apoio ao Manifesto Contra a Criminalizao das Mulheres que Praticam Aborto, Campo Grande- MS, 2009, p 02)

Como apresentado no captulo anterior, o Cdigo de tica de 1993 tornou-se um referencial tico importante para o profissional e de consolidao do projeto tico-poltico iniciado no Movimento de Reconceituao (NETTO, 1999). Embora haja este instrumento eficaz para que os profissionais pautassem a sua interveno sobre um foco inteiramente voltado para sociedade, existem lacunas no que se diz respeito a Biotica. Uma vez que o Cdigo de tica vigente apresenta j na sua introduo que valores so determinaes da prtica social, e que mediante o processo de trabalho que o ser social se constri e se diferencia do ser natural e se pe como livre, acrescentando ainda que esta concepo seja uma projeo da sociedade de novos valores, que supe a erradicao de todos os processos de explorao, opresso e alienao (BRASIL, 1993). assim que as lacunas, como os conceitos apresentados como novos valores, deixam de pautar questes que desguem no campo da Biotica para orientaes que poderiam ocorrer na prtica profissional. Considerando ainda a necessidade de criao de novos valores ticos, fundamentados na definio mais abrangente, de compromisso com os usurios, com base na liberdade, democracia, cidadania, justia e igualdade social, o Cdigo no apresenta nenhuma questo que garanta a emancipao do profissional da sade no campo da Biotica. Na aluso das Diretrizes Curriculares para o Curso de Servio Social, a Resoluo n 15, de 2002, apresenta mltiplos aspectos sobre novos desafios no campo profissional. No que seja precisamente o conceito da Biotica, mas de questes que superem as fragmentaes do processo de ensino e aprendizagem, abrindo novos caminhos para a construo de conhecimentos como

42

experincia concreta no decorrer da formao profissional. As Diretrizes Curriculares, em sua competncia e habilidade cita que a formao profissional deve viabilizar a capacidade terico metodolgica e tico-poltico tais como requisito fundamental para sua atividade (BRASIL, 1993). Tudo isso ligado compreenso do significado social da profisso no cenrio internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ao contidas na realidade alm de identificar demandas da sociedade. Sendo assim, no h questes que direcionem o profissional na rea da sade nas questes especficas do campo da Biotica. As Diretrizes Curriculares tem os seguintes eixos:

Sustenta-se no trip dos conhecimentos constitudos pelos ncleos de fundamentao da formao profissional, quais sejam: ncleo de fundamentos terico-metodolgicos da vida social, que compreende um conjunto de fundamentos terico-metodolgicos e tico-polticos para conhecer o ser social; ncleo de fundamentos da formao scio -histrica da sociedade brasileira, que remete compreenso das caractersticas histricas particulares que presidem a sua formao e desenvolvimento urbano e rural, em suas diversidades regionais e locais; ncleo de fundamentos do trabalho profissional, que compreende os elementos constitutivos do Servio Social como uma especializao do trabalho: sua trajetria histrica, terica, metodolgica e tcnica, os componentes ticos que envolvem o exerccio profissional, a pesquisa, o planejamento e a administrao em Servio Social e o estgio supervisionado. (Conselho Nacional de Educao/Cmara Superior de Educao. Diretrizes Curriculares para o Curso de Servio Social n 492 de 03 de Abril de 2002, p. 3)

A Resoluo CFESS n 383, de 1999, que caracteriza o assistente social como profissional da sade considera que as aes de sade devem se possibilitar na perspectiva interdisciplinar a fim de garantir a ateno a todas as necessidades da populao usuria na mediao entre seus interesses e a prestao de servios (CFESS, 1999). Acrescenta ainda que o profissional em sua prtica possa contribuir para o atendimento das demandas imediatas da populao, alm de facilitar o seu acesso s informaes e aes educativas para que a sade possa ser percebida como produto das condies gerais de vida.

Considerando que, para a consolidao dos princpios e objetivos do Sistema nico de Sade, imprescindvel a efetivao do Controle Social e o Assistente Social, com base no seu compromisso tico-poltico, tem focalizado suas atividades para uma ao tcnicopoltica que contribua para viabilizar a participao popular, a democratizao das instituies, o fortalecimento dos Conselhos de Sade e a ampliao dos direitos sociais. (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Ementa: Caracterizando o assistente social como profissional da sade. Resoluo n 383, de 29 de Maro de 1999. p1-2).

Em 2010, o CFESS publicou a Resoluo n 569, que prope a vedao da realizao de terapias associadas ao ttulo e/ou ao exerccio profissional do assistente social. Mesmo terapias no sendo temticas prximas da Biotica, fundamental apresentar temas que transcendem a conduta

43

profissional do assistente social. Nesta resoluo, o CFESS deixa claro que no existe nenhuma restrio na realizao da prtica teraputica e afirma ainda que pode ser realizada por qualquer cidado desde que tenha formao para tal conforme descreve a Constituio Federal.
Considerando que a realizao de terapias no est sendo restringida, discriminada, limitada, cerceada pela presente Resoluo, pois, qualquer cidado poder exerc-las desde que tenha formao para tal, conforme inciso XIII do artigo 5 da Constituio Federal, eis que no so privativas de profisso regulamentada por lei (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Ementa: Dispe sobre a vedao da realizao de terapias associadas ao ttulo e/ou ao exerccio profissional do assistente social. Resoluo n 569, de 25 de Maro de 2010, p. 2).

Por sua vez, em 2011, o CFESS publicou a Resoluo n 615, que dispe sobre a incluso e uso do nome social da assistente social travesti e do(a) assistente social transexual nos documentos de identidade profissional. Essa Resoluo abre caminho para a discusso de temtica relevante no campo profissional no que diz respeito busca da no discriminao de qualquer natureza. O texto busca mostrar que toda pessoa tem direito ao tratamento correspondente a sua identidade de gnero.

Considerando que os direitos livre orientao sexual e livre identidade de gnero constituem direitos humanos de lsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), e que a sua proteo requer aes efetivas das entidades do Servio Social no sentido de assegurar o pleno exerccio da cidadania da populao LGBT (lsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Ementa: Dispe sobre a incluso e uso do nome social da assistente social travesti e do(a) assistente social transexual nos documentos de identidade profissional. Resoluo N 615 de 08 de Setembro de 2011, p. 01).

Por fim, em 2012, a Resoluo do CFESS n 627 props a vedao de utilizao de smbolos, imagens e escritos religiosos nas dependncias do Conselho Federal, dos Conselhos Regionais e das Seccionais de Servio Social. Sendo assim, depara-se com o fato de que as entidades profissionais so entidades pblicas que defendem os interesses da sociedade em ltima anlise, independente de proselitismo religioso de cada cidado. Esta resoluo apresenta como sustentao o art. 5 da Constituio Federal de 1988 afirma que Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana, sendo assim, dentro dessa u niformidade o CFESS tornar indefeso a utilizao de smbolos religiosos em suas dependncias.

Considerando as normas e princpios do Cdigo de tica do Assistente Social, regulamentado pela Resoluo CFESS n 273, de 13 de maro de 1993, que adota como seus valores fundantes a liberdade e a justia social, articulados a partir da exigncia democrtica tomada como valor tico central e o nico padro de organizao poltico

44

social capaz de assegurar a explicitao dos valores essenciais da liberdade e da e quidade (CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Resoluo N 273 de 13 de maro de 1993, p 01).

Ao avaliar as Resolues, as Diretrizes Curriculares, os Cdigos de tica e a Moo de Apoio ao manifesto contra o aborto, verifica-se que no h uma orientao direta para a formao de assistentes sociais em temas comprometidos com as reas da biotica. Por exemplo, no campo do aborto essas questes so enfrentadas diariamente por profissionais da rea da sade, onde constantemente mulheres pobres, negras e jovens, do campo e da periferia das cidades, so as que mais sofrem com a criminalizao (DINIZ; MEDEIROS, 2011), mas no h direcionamento neste sentido como, por exemplo, por meio das Resolues do CFESS. Ainda que tenha se avanado em questes sociais, como a escolha do nome defendida pela Resoluo n 615, e a laicidade defendida pela Resoluo n 627, na formao e regulamentao da profisso ainda prevalece a ausncia de documentos e legislaes que possam sustentar e legitimar contedos pautados na Biotica como temas presentes na formao dos assistentes sociais. Ao se deparar com a ausncia de legislaes e parmetros campo da Biotica, nota-se que profisses como a medicina j discutem tais assuntos. A Resoluo do Conselho Federal de Medicina (CFM) n 1.805, de 2006, preceitua que na fase terminal de enfermidades graves e incurveis permitido ao mdico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessrios para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistncia integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal (CFM, 2006). Traz ainda em seu artigo 1 que permitido ao mdico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente em fase terminal, de enfermidade grave e incurvel, respeitada a vontade da pessoa ou de seu representante legal (CFM, 2006). Pertence, ao mesmo tempo a este artigo, a conduta da ortotansia, para melhor desenvolvimento o Cdigo tica Mdica.

Art. 41 Abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu representante legal. Pargrafo nico. Nos casos de doena incurvel e terminal, deve o mdico oferecer todos os cuidados paliativos disponveis sem empreender aes diagnsticas ou teraputicas inteis ou obstinadas, levando sempre em considerao a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal (CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Cdigo de tica. Resoluo n 1.931 de 24 de Setembro de 2009).

O objetivo dessa aproximao do Servio Social do campo biomdico iluminar outras profisses da rea da sade sobre como tem trabalhado com temticas ligadas Biotica, o que

45

pode servir de modelo e inspirao para os rgos responsveis pelo processo de regulamentao e formao no campo profissional do Servio Social. 4.4 O profissional em sade e a biotica: entrevista

A entrevista com um profissional assistente social foi realizada com a finalidade de testar os impactos das lacunas na formao profissional na rea da sade. O foco agora apresentar as relaes ligadas Ortotansia que esto ligadas ao profissional do Servio Social na sade, onde o assistente social realiza a ao profissional, mas sem conseguir traduzir teoricamente seu trabalho. O profissional atualmente est lotado no Hospital Regional de Ceilndia (HRC) e responsvel por atendimento de demandas espontneas, atendimento aos pacientes e comunidade prxima ao HRC. Cabe destacar um trecho em que o profissional descreve sua atividade: Aqui no hospital a gente orienta sobre sepultamento gratuito e o Cras faz, e o Cras que realiza o papel nossa aqui prestas orientaes e fazer o encaminhamento, a gente faz o encaminhamento por escrito e prestas as orientaes documento que tem que levar, procurar o CRAS e para eles procederem com esse sepultamento gratuito ne. E tambm quando a gente percebe que a famlia ficou muito desorientada, muito abalada a gente tambm encaminha pra servio de psicologia e eu trabalhei algum tempo na UTI neonatal e a maioria dos pacientes que so internados na UTI neonatal so crianas prematuras ento houve muito bito, muito bito mesmo! Ento as genitoras na maioria das vezes, na maioria das vezes no todas as genitoras que passam pelo bito do beb so encaminhadas para o servio de psicologia.. (ENTREVISTADO)

A perguntar como o profissional compreende sua atuao mediante a Ortotansia, em um primeiro momento, o entrevistado apresentou certa resistncia ao conceito de Ortotansia, que est ligada diretamente morte:

46

A gente tem acompanhado vrios casos. Agora mesmo eu estava recentemente em uma clnica, clnica ortopdica so muitos acidentes automobilstico n e tem muito bito, n?.

Anteriormente no captulo foi apresentado que a conduta da Biotica somada ao Servio Social seria um instrumental importante para os conhecimentos desses novos dilemas. E quando questionado sobre questes da Biotica tais como: Reproduo Assistida, Aborto, o Projeto Genoma Humano e seus valores pessoais, que esto no cotidiano da prtica profissional do entrevistado e como lida com tais questes, o profissional responde o seguinte: difcil! No fcil. Porque, por exemplo, eu tento respeitar o paciente da melhor forma possvel, vou te citar um caso, por exemplo, nos pegamos uma beb l na UTI neo que a famlia era Testemunha de Jeov e ela tinha que o bebezinho recm nascido prematuro, bem prematuro ele teria de uma transfuso sangunea (...)E nos tentamos explicar que o beb s

sobreviveria se realizasse a transfuso, mas eles ficaram irredutveis, e eles mandaram um lder religioso deles para vir conversar comigo tentando se posicionar assim com convico mesmo de que aquilo era impossvel. (...) E chegou o momento que os pais cederam ento se por conta da vida a minha filha ns vamos fazer a transfuso de sangue. E mesmo que eles no tava aceitando bem e ento eu como profissional do Servio Social o que depender de mim estou respeitando as questes religiosas e tanto que tambm tenho a minha religio e gosto de respeitar. (ENTREVISTADO)

fundamental perceber que os conceitos apresentados como bases de estruturao no representam sustentao para as respostas do profissional entrevistado. Baseados nos conflitos da Biotica, que vo alm da previso do seu surgimento e requerem no somente treinamento, mas constantes avaliaes da prpria ao e da moral, isso faz com que o profissional da rea da sade se permute nas questes da Biotica, estando em constante formao sobre as adversidades que tema o proporciona. de carter essencial que parmetros curriculares sejam revistos diariamente, com intudo de que tais instrumentais sejam utilizados pelos assistentes sociais da sade, para que

47

acessem o ncleo desses situaes, muitas vezes embaraosas, por colocarem-se em fuga do campo terico-metodolgico.

48

5. CONSIDERAES FINAIS

O aparecimento do Servio Social no Brasil tem uma relao inseparvel com a rea da sade. A atuao do assistente social consistia em atender a pessoa no hospital, fornecer suprimentos e acessos, como meios de garantir seu sustento e de sua famlia at a prxima consulta. O cotidiano profissional se fortaleceu com a importncia que os pareceres sociais emitidos por assistentes sociais redigiam, prestando informaes realistas sobre as situaes enfrentadas pelas pessoas. Estes pareceres sociais foram se mostrando cada vez mais necessrios e a insero do profissional em programas especiais, se tornou fundamental para o funcionamento, bem como a criao de novos paradigmas de ao tica e prtica. Ao verificar as legislaes, nota-se que existem lacunas entre o Servio Social e a Biotica, e essa foi a razo pela qual se pretendeu analisar a temtica e realizar uma aproximao dentro do campo profissional a Biotica, ainda considerado um novo campo no Brasil. O CFESS proporciona aos seus profissionais diversos temas que perpassam o Cdigo de tica, mas ainda fundamental que todos os assistentes sociais tenham conhecimento de assuntos que vo alm de suas prticas dirias e de sua interveno. A entrevista realizada permitiu mostrar que existem divergncias de posies morais na rea da sade, e que tais situaes devem ser mediadas para que no ocorram conflitos e embates entre a vontade da pessoa envolvida e os valores do profissional. Isso porque os conflitos que nascem na sade exigem no somente treinamentos, e sim atos da prpria ao e crenas morais. Percebeu-se que os conflitos nascidos no campo da profisso necessitam ser trabalhados continuamente. A atividade multidisciplinar fundamental para o referencial tico da Biotica e para soluo dos dilemas apresentados pelo paciente. O Projeto tico-Poltico apresenta a preocupao com a tica profissional e a relaciona com as posies ideolgicas e ticas. Sendo assim cada rea do Servio Social encontra conflitos diferentes que necessitam de respostas ticas diferentes. O Cdigo de tica descreve os princpios fundamentais e a posies ideolgicas assumidas pelos profissionais nessas trs ultimas dcadas. O respeito autonomia e pessoa, proposto no Cdigo de tica, pode ser atingido como uma forma de afirmar que a moral da profisso no faz parte do atendimento. Apesar de o profissional ter um carter moral e declarar uma religio, esses so elementos que no estaro presentes no espao de trabalho, pois no responsabilidade do assistente social moralizar a pessoa e muito menos doutrinar como feito na gnese da profisso em territrio nacional. Isso porque o Servio Social

49

transformou-se na profisso mediadora de conflitos, atravs da verificao das questes sociais, , e afirmando que A Biotica est exercendo um papel de auxlio nas situaes conflituosas na rea da sade, no que diz respeito todas as profisses em sade,. Observou-se que no aplicar a Biotica na atuao negar-se a expandir o mundo plural e o crescimento do Servio Social, pois questes complexas no campo tico comeam a surgir e o profissional cada vez mais solicitado a fazer parte das equipes, para acrescentar conhecimentos e solucionar dilemas A entrevista no demonstrou que o profissional estivesse apto a realizar estas intervenes, mas, contudo, permite verificar que o profissional pode renovar esse olhar nas novas discusses para enriquecimento da profisso. Sendo assim pode observar que a existncia de conflitos e mediaes so as ferramentas mais importantes na atuao do Servio Social, e neste campo que a Biotica auxilia o profissional como um instrumental extraordinrio, a ser utilizada quando a tica profissional j no tem o alcance na interveno mediada pelo assistente social. Foi nessa perspectiva que esta monografia props a utilizao da Biotica para preencher as lacunas apresentas nas normas que regulamentam a profisso. Com isso, pretendeu-se mostrar aos novos profissionais que existem questes que transcendem as normativas, e que auxiliar o profissional pode-se aplicar a Biotica como ferramenta de trabalho. A Biotica no representa a soluo de todos os conflitos na rea de sade, mas assim como o Servio Social se ajustou com o decorrer do tempo, a Biotica pode passar pelo mesmo processo.

50

6. REFERNCIAS BARATA, Marla. Ortotansia. In: Revista Vida e tica. Cremeb, Ano 2. N 5. Jan/Fev/Mar/2011, P. 15, 2011. BARROCO, Maria Lucia Silva. tica e Servio Social: Fundamentos Ontolgicos. 8 edio. So Paulo: Cortez, 2010. BENTO, Luiz Antonio. Abreviar, prolongar ou acompanhar a vida? Disponvel em: http://www.paroquiameninojesus.com.br/articles.php?id=115, acessado em 07/11/2011. BORGES, Roxana Cardoso Brasileiro. Eutansia, ortotansia e distansia: breves consideraes. In Biodireito. So Paulo, Revista dos tribunais, 2001. BIOTICA. Braslia: Conselho Federal de Medicina, v. 17, n. 02, 2009. BIOTICA. Braslia: Conselho Federal de Medicina, v. 18, n. 03, 2010. BIOTICA. Braslia: Conselho Federal de Medicina, v. 20, n. 01, 2012. BORGES, Roxana Cardoso Brasileiro. Eutansia, ortotansia e distansia: breves consideraes. In Biodireito. So Paulo, Revista dos tribunais, 2001. BRASIL. Lei Federal N 8.080 de 19 de Setembro de 1990. Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. Disponvel no site: www.portal.sade.gov.br BRASIL. Lei Federal N 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Dispe sobre a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade (SUS) e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade e d outras providncias. Disponvel no site: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm> BRASIL. Lei Federal N 8.662 de 7 de junho de 1993. Dispe sobre a profisso de assistente social e d outras providncias. Disponvel no site: www.cfess.org.br CFESS. Resoluo N 383 de 29 de maro 1999. Caracteriza o assistente social como profissional de sade. Disponvel no site: <www.cfess.org.br> CFESS. Resoluo N 569 de 25 de maro de 2010. Dispe sobre a VEDAO da realizao de terapias associadas ao ttulo e/ou ao exerccio profissional do assistente social. Disponvel no site: <www.cfess.org.br> CFESS. Resoluo N 615 de 8 de setembro de 2011. Dispe sobre a incluso e uso do nome social da assistente social travesti e do(a) assistente social transexual nos documentos de identidade profissional. Disponvel no site: <www.cfess.org.br> CFESS. Resoluo N 627 de 9 de abril de 2012. Dispe sobre a VEDAO de utilizao de SMBOLOS, IMAGENS E ESCRITOS RELIGIOSOS nas dependncias do Conselho

51

Federal; dos Conselhos Regionais e das Seccionais de Servio Social. Disponvel no site: <www.cfess.org.br> CNE/CES. RESOLUO N15 DE 13 DE MARO DE 2002. Diretrizes Curriculares para o curso de Servio Social. FERREIRA, Aurlio B. de Hollanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Servio Social. 9 Edio. So Paulo. Ed. Cortez. 2000 IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relaes Sociais e Servio Social no Brasil: Esboo de uma interpretao histrico-metodolgico. 25 edio. So Paulo: Cortez, 2008. KFOURI NETO, Miguel. Responsabilidade Civil do Mdico 7 ed. Ver. Atual. e Ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais 2010. MARTIN, Leonardi M. A tica Mdica Diante do Paciente Terminal: Leitura tico-teolgica da Relao Mdico-Paciente Terminal nos Cdigos Brasileiros de tica Mdica. So Paulo: Santurio, 1998. MARTINELLI, Maria Lcia. Servio Social: Identidade e Alienao. 11 edio. So Paulo: Cortez, 2007. MARTINS, Newton; COBAS, Vernica. Manual de cuidados paliativos. 1 Rio de Janeiro: Ancp, 2009. MARX, K. O capital. Livro I, v. 1 e 2. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1980. MELO, Luciana Maria Cavalcante. Biotica no exerccio profissional do Servio Social: Uma anlise sob a tica da ontologia social de Marx. Tese de Doutorado So Paulo: Puc-sp, 2009. MORITZ, Rachel Duarte. Conflitos bioticos do viver e do morrer.01 Edio Braslia: Conselho Federal de Medicina, 2011. SANTOS, Roberto Figueira; MAGALHES, Raphael de Almeida; HERMGENES, Jos Alberto. 8 Conferncia Nacional de Sude. Braslia: Ministrio da Sade, 1986. TRIVELINO, Alexandra. Biotica como instrumento de mediao na interveno do Servio Social em Sade. Trabalho de Concluso de Curso Monografia Braslia: Unb, 2004. VEJA: Eu decido meu fim. So Paulo: Abril, v. 2286, n. 45, 12 set. 2012 VILLAS-BOAS, Maria Elisa. Da Eutansia ao Prolongamento Artificial. Aspectos polmicos da disciplina jurdico-penal do final da vida. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

52

7. APNDICES APNDICE A TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIMENTO APNDICE B - QUESTIONRIO

53

APNDICE A TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIMENTO

Eu, __________________________________________________ (nome completo), ___ anos, aceito participar, de livre e espontnea vontade, da pesquisa para o Trabalho de Concluso de Curso: ________________________________________ (nome), que ser apresentado pelo(s) estudante(s) __________________________________________________ (nomes) Faculdade Projeo. Declaro estar informado(a) de que a pesquisa tem por finalidade

________________________________________________(Objetivo Geral do Trabalho). Declaro ainda estar informado(a) de que: a minha participao na pesquisa no obrigatria; que poderei desistir ou retirar o meu depoimento durante ou aps a entrevista; que as entrevistas podero sero feitas por meio de gravao de voz ou por meio de questionrio escrito; que eu no serei identificado no trabalho; e que minha participao no trar qualquer remunerao ou despesa.

_____________, ___ de ________ de 2012.

___________________________________ Assinatura do Entrevistado

___________________________________ Assinatura do Pesquisador

54

APNDICE B - QUESTIONRIO

1) Explique sua atuao, como realizado o servio, o que oferecido ao paciente e a famlia no momento da fase terminal? Qual sua atuao no momento da terminalidade? 2) Como o profissional compreende sua atuao mediante a ortotansia? 3) Voc tem conhecimento sobre o que ortotansia e biotica? 4) Existe uma extenso do trabalho com as famlias? E qual sua importncia? 5) Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais para atendimento nas questes da terminalidade e na ortotansia? 6) do seu conhecimento que os profissionais atualmente apresentam conhecimento nas questes da biotica e conseguem realizar tais aplicaes em suas intervenes profissionais? 7) Dado que valores pessoais e religiosos so difceis de se desenraizar no momento de uma prtica cotidiana, como negocia seus valores e valores pessoais dos pacientes, como lida com diferenas no momento do atendimento, como lidar com crenas que podem ser diferentes das suas, que estratgias usa para atendimentos universais com respeito aos valores do paciente? 8) Como realizar atuao profissional nesse novo campo de atuao: a ortotansia na viso da biotica? 9) Qual a importncia do conhecimento da biotica para emancipao profissional e para o tratamento com o usurio?

Anda mungkin juga menyukai