Anda di halaman 1dari 5

Unidade de Ensino: Anhanguera Uniderp Curso: Administrao Disciplinas: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional Aluno: Frederico Diniz Gonalves Borges

RA: 8377862844 Ttulo: Desafio Profissional Tutor: Profa. Grasiele A. Loureno So Jos dos Campos Data 23\04\2014

Apresentao

O municpio Vale da Felicidade povoado por descendentes de imigrantes poloneses que migraram em meados da dcada de 1950. A economia do municpio se sustenta principalmente pela agricultura familiar e a atividade turstica, que explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaa que outrora transportava trabalhadores da minerao. Hoje, o passeio de trem uma tima opo para aqueles que buscam a beleza das paisagens naturais e que desejam curtir ao lado da famlia e amigos a nostalgia de um passeio moda antiga. Os passeios ocorrem aos sbados e domingos e duram praticamente o dia inteiro, com pequenas paradas para observao dos vales, pequenas cachoeiras, da fauna e da flora que amplamente preservada na regio. O embarque dos passageiros ocorre na Estao Felicidade, localizada prximo a uma antiga mina de carvo desativada, distante trs horas de trem do centro da cidade. Pontualmente as 11:30 os passageiros desembarcam no centro da cidade, para fotografar as casas de arquitetura tpica e almoar em um dos quatro restaurantes da cidade. Um destes estabelecimentos de propriedade de Irena Partala, viva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do pequeno restaurante na companhia dos pais idosos. Embora o restaurante da famlia Partala tenha uma excelente localizao e tradio em comidas tpicas polonesas, cujo prato principal o pierogi, o restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Os outros restaurantes da cidade servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. A fachada do restaurante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura tpica polonesa, mesas rsticas de cedro, cardpios escritos mo em lngua polonesa e interiormente decorado com as cores branco e vermelho, compondo a identidade do restaurante. Infelizmente nos ltimos anos Irena no tem conseguido bons ganhos com o negcios, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios tursticos de Maria Fumaa iniciaram. Com o falecimento do seu esposo, que outrora assumia a cozinha e a gesto do local, Irena teve que contratar um cozinheiro e um garom para auxili-la no atendimento aos clientes. Seu garom, Lorival, um antigo amigo da famlia que estava desempregado h bastante tempo devido um problema de sade, e procurou por Irena para pedir uma oportunidade. Muito carinhosa, Irena no hesitou em contrat-lo. Seu cozinheiro, um rapaz bastante tmido, chamado Ademir, tem grande experincia na culinria, mas s pode fazer exatamente o que Irena determina no cardpio, j que ela faz questo de definir as refeies, desde o falecimento do seu esposo.

Durante os dias da semana o restaurante opera com um nmero reduzido de clientes. quando Irena aproveita para realizar algumas atividades como compras, cotao e pagamento de fornecedores. Inclusive estas so atividades que Irena no se sente muito vontade para realizar, pois acaba sempre esquecendo de fazer um pedido ou pagar um boleto. J no final de semana, com o aumento de clientes, Irena tem que se desdobrar entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas. Quase no h tempo para descansar. A vida desta viva no tem sido nada fcil. No entanto, mesmo diante de tantos desafios, Irena quer que seu negcio d certo. Ela deseja que o restaurante Smak seja reconhecido como o melhor restaurante do Vale da Felicidade. E voc pode ajud-la nisso!

O seu Desafio Profissional identificar problemas que afetam os negcios do restaurante Smak, e propor solues para que Irena desenvolva uma gesto mais profissionalizada, mais prxima dos clientes em potencial e dos colaboradores que esto diretamente envolvidos com o negcio. Passo I Analise Swott. Foras Fraquezas - Comida tpica polonesa - Localizao - Prato Principal (pierogi) - Arquitetura do Restaurante - Ambiente Familiar - Decorao - Tradio - Controle Financeiro - Colaboradores despreparados e desmotivados - Cardpio desatualizado escrito a mo na lngua polonesa - Falta de insumos (estoques) - Falta de marketing - Falta de espao

Oportunidades Ameaas - Aumento do turismo - Tendncia de comida a quilo - Experincia do cozinheiro - Inovar no cardpio - Atrao artstica - Marketing na estao felicidade para divulgar o restaurante Smak - Formao dos colaboradores - Ambiente agradvel e limpo - Aumento da concorrncia - Falta de atendimento qualificado - necessrio a inovao no cardpio visto que seus concorrentes fazem com frequncia. - Instabilidade de fornecedores Passo II Problemas Identificados Proposta de Soluo - Falta de controle Financeiro. - Sugere-se a redefinio das funes da dona Irena contratar uma pessoa especializada em finanas. - Cardpio escrito a mo na lngua polonesa. - A impresso do cardpio na lngua polonesa para reforar a cultura, tendo traduo no portugus e ingls para opo do cliente e todos possam entender. - Colaboradores despreparados e desmotivados. - Sugere-se uma profissionalizao dos colaboradores ,dando lhes autonomia no seu setor. - Falta de espao - Aumentar o espao fsico do restaurante - Falta de insumo (estoque) - Redirecionar a funo das compras ao cozinheiro para ele melhor elaborar o cardpio. - Falta de marketing - Fazer uma divulgao na estao felicidade com cartazes e panfletagem para que as pessoas passem a conhecer o restaurante. - Aumento da concorrncia - Diversificar o cardpio, passar a servir a comida a quilo dando uma opo aos clientes.

- Falta de criatividade e inovaes - Sugere-se a ela oferecer aos clientes nos fins de semana uma atrao artstica polonesa, com espao kids para os turistas. O restaurante Smak tem uma tima localizao e tradio servindo pratos tpicos polons. Assim tendo a oportunidade de alavancar com a inovao do cardpio, com a profissionalizao dos seus colaboradores, redirecionando as funes que sobrecarregam a dona Irena e a impedem de dar maior ateno aos seus clientes. Dessa forma mostrando para a empresa as qualidades e os defeitos, possibilitam a dona Irena a chance de somar tais defeitos. Dessa forma juntamente com a anlise de outros fatores, garante espao e credibilidade em um mercado que se encontra cada vez mais competitivo.

Anda mungkin juga menyukai