Anda di halaman 1dari 94

Hitler e o mtodo

1.
2.

Despertar para um problema (necessidade);


Procurar uma metodologia para solucionar ( tambm um processo de criao); Embasamento terico (o que j foi dito por alguma autoridade da rea).

3.

1.

Uma passeata organizada dos operrios vienenses foi sua primeira inspirao para a manipulao das massas mediante a demonstrao pblica de fora;
O filme O Tnel, de Bernhard Kellermann lhe aguou os sentidos quanto s possibilidades dos discursos demaggicos; Concepo esdrxula de darwinismo social, com a lei do mais forte determinando a vida e a morte na sociedade.

2.

3.

O messias; Super homem; Imagem construda anseios da populao, poesia e raciocnio cientfico; Ser lembrado: pouco importa que nos apresentem como palhaos ou criminosos. O essencial que falem de ns e que se ocupem de ns incessantemente; Oportunidades: apoio das foras aliadas para evitar o comunismo; Manipular a mente: uma de suas mximas de psicologia era que uma demonstrao de fora, por pessoas de uniforme, tinha no s o efeito de intimidar como tambm o de arrastar A prpria palavra nazi; O mito: Ele se revestiu assim de uma aurola de virilidade, de destemor e de desprezo, que preparou, de modo decisivo, o mito do grande lder ; Comparar-se a outros grandes messias: Dois mil anos depois, inclino-me com profunda emoo, diante do combate inaudito que Ele travou em prol do mundo inteiro contra o veneno judeu, e constato que essa foi a razo pela qual teve de morrer sobre a cruz; O rito: o rito das conferncias semanais que se tornaram obrigatrias, as excurses em comum, os concertos ou as festas do solstcio de vero, os cnticos em coro, as refeies tomadas em conjunto, os braos levantados coletivamente e o natal dos alemes; Criou uma seita similar aos primeiros cristos.

As paradas das SA - as milcias nazistas - eram uma maneira de arregimentar o povo em torno dos seus ideais totalitrios

A maior tarefa do movimento, declarou Hitler naquela poca, dar a verdadeiras multides que erram em busca de solues ocasio de achar ao menos um lugar onde seu corao respire em paz

A imutabilidade
O Partido Nazi realmente o futuro da Alemanha, e ento nem o diabo vai det-lo, ou no , e ento merece ser aniquilado

A perseguio aos judeus


Similarmente ao que foi realizado na Inquisio Espanhola na Amrica.

Assim, o mtodo o conjunto das atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e economia, permite alcanar o objetivo - conhecimentos vlidos e verdadeiros -, traando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decises do cientista (MARCONI; LAKATOS, 2003. p. 82).

a) descobrimento do problema ou lacuna num conjunto de conhecimentos; b) colocao precisa do problema, ou ainda a recolocao de um velho problema, luz de novos conhecimentos (empricos ou tericos, substantivos ou metodolgicos); c) procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema; d) tentativa de soluo do problema com auxlio dos meios identificados; e) inveno de novas idias (hipteses, teorias ou tcnicas) ou produo de novos dados empricos que prometam resolver o problema; f) obteno de uma soluo; g) investigao das conseqncias da soluo obtida; h) prova (comprovao) da soluo; i) correo das hipteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obteno da soluo incorreta. (BUNGUE, 1980 apud MARCONI; LAKATOS, 2003)

MTODO INDUTIVO
Induo um processo mental por intermdio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, no contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos indutivos levar a concluses cujo contedo muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.

MTODO HIPOTTICO DEDUTIVO

MTODO DIALTICO
a) ao recproca, unidade polar ou "tudo se relaciona"; b) mudana dialtica, negao da negao ou "tudo se transforma"; c) passagem da quantidade qualidade ou mudana qualitativa; d) interpenetrao dos contrrios, contradio ou luta dos contrrios.

Grandes nomes da cincia: 1. Albert Einstein: 2. Charles Darwin: Lembrar que estes so os verdadeiros heris da nossa histria; Eles tiveram que informar o queriam dizer; E disseram muito bem; Muitos no dizem o que pensaram ou dizem muito mal.

O desenvolvimento de um projeto de pesquisa compreende seis passos: 1. Seleo do tpico ou problema para a investigao. 2. Definio e diferenciao do problema. 3. Levantamento de hipteses de trabalho. 4. Coleta, sistematizao e classificao dos dados. 5. Anlise e interpretao dos dados. 6. Relatrio do resultado da pesquisa.

PLANEJAMENTO DA PESQUISA Preparao da Pesquisa 1. Deciso. 2. Especificao dos objetivos. 3. Elaborao de um esquema 4. Constituio da equipe de trabalho. 5. Levantamento de recursos e cronograma.

Fases da Pesquisa 1. Escolha do tema. 2. Levantamento de dados. 3. Formulao do problema. 4. Definio dos termos. 5. Construo de hipteses. 6. Indicao de variveis. 7. Delimitao da pesquisa. 8. Amostragem. 9. Seleo de mtodos e tcnicas. 10. Organizao do instrumental de pesquisa. 11. Teste de instrumentos e procedimentos.

Execuo da Pesquisa 1. Coleta de dados. 2. Elaborao dos dados. 3. Anlise e interpretao dos dados. 4. Representao dos dados. 5. Concluses. Relatrio de Pesquisa

ESTRUTURA DO RELATRIO A) Apresentao a) Capa entidade ttulo (e subttulo, se houver) coordenador (es) local e data b) Pgina de Rosto entidade ttulo (e subttulo, se houver) coordenador(es) equipe tcnica local e data

B) Sinopse (Abstract) C) Sumrio

D) Introduo
a) Objetivo tema delimitao do tema objetivo geral objetivos especficos b) Justificativa

c) Objeto problema hiptese bsica hipteses secundrias variveis

E) Reviso da Bibliografia F) Metodologia a) Mtodo de Abordagem b) Mtodos de Procedimento c) Tcnicas d) Delimitao do Universo e) Tipo de Amostragem G) Embasamento Terico a) Teoria de Base b) Definio dos Termos

H) Apresentao dos Dados e sua Anlise I) Interpretao dos Resultados

J) Concluses
K) Recomendaes e Sugestes

L) Apndices a) Tabelas b) Quadros c) Grficos d) Outras ilustraes e) Instrumento(s) de Pesquisa

M) Anexos
N) Bibliografia

Nveis de profundidade e complexidade do trabalho a ser produzido:


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Iniciao cientifica; Trabalhos da faculdade; Monografia de concluso de curso; Trabalhos do mestrado; Dissertao do mestrado; Artigo do mestrado; Trabalhos do doutorado; Tese do doutorado; Artigos do doutorado.

PARA QUE SERVE O ARTIGO?


"a) reproduzir as experincias e obter os resultados descritos, com a mesma preciso e sem ultrapassar a margem de erro indicada pelo autor; b) repetir as observaes e julgar as concluses do autor; c) verificar a exatido das anlises e dedues que permitiram ao autor chegar s concluses."

ESTRUTURA DO ARTIGO 1. PRELIMINARES


a) Cabealho - ttulo (e subttulo) do trabalho. b) Autor(es). c) Credenciais do(s) autor(es). d) Local de atividades.

2. SINOPSE 3. CORPO DO ARTIGO


a) Introduo - apresentao do assunto, objetivo, metodologia, limitaes e proposio. b) Texto - exposio, explicao e demonstrao do material; avaliao dos resultados e comparao com obras anteriores. c) Comentrios e Concluses - deduo lgica, baseada e fundamentada no texto, de forma resumida.

4. PARTE REFERENCIAL
a) Bibliografia. b) Apndices ou anexos (quando houver necessidade). c) Agradecimentos. d) Data (importante para salvaguardar a responsabilidade de quem escreve um artigo cientfico, em face da rpida evoluo da cincia e da tecnologia e demora de certas editoras na publicao de trabalhos).
A diviso do Corpo do Artigo pode sofrer alteraes, de acordo com o texto, e ser subdividido em mais itens. Por exemplo: a) Introduo. b) Material e Mtodo. c) Resultados. d) Discusso. e) Concluses.

O QUE DEVE CONSTAR NO REFERENCIAMENTO


1. Autor; 2. Organizadores; 3. Data; 4. Local; 5. Editora ou Universidade; 6. Nmero de pginas total; 7. Nmero da pgina utilizada; 8. Quando for parte de uma monografia, citar as pginas do texto; 9. rgo governamental; 10.Endereo eletrnico: origem de uma forma geral; 11.Data de acesso;

O QUE DEVE CONSTAR NO REFERENCIAMENTO


12. Documentos jurdicos: legislao, jurisprudncia e doutrina; 13. Imagem em movimento: ttulo, diretor, produtor, local, produtora, data e especificao do suporte em unidades fsicas; 14. Documento iconogrfico: autor, ttulo (quando no existir, deve-se atribuir uma denominao ou a indicao Sem ttulo, entre colchetes), data e especificao do suporte; 15. Documento cartogrfico: autor(es), ttulo, local, editora, data de publicao, designao especfica e escala;

O QUE DEVE CONSTAR NO REFERENCIAMENTO


16. Documento sonoro: compositor(es) ou intrprete(s), ttulo, local, gravadora (ou equivalente), data e especificao do suporte; 17. Partitura: autor(es), ttulo, local, editora, data, designao especfica e instrumento a que se destina; 18. Documento tridimensional: autor(es), quando for possvel identificar o criador artstico do objeto, ttulo (quando no existir, deve-se atribuir uma denominao ou a indicao Sem ttulo, entre colchetes), data e especificao do objeto

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


ALVES, Roque de Brito. Cincia criminal. Rio de Janeiro: Forense, 1995. DAMIO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito jurdico. So Paulo: Atlas, 1995.

PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemtica, segunda srie, 2, primeiro grau: livro do professor. So Paulo: Scipione, 1995. 136 p. URANI, A. et al. Constituio de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Braslia, DF: IPEA, 1994.
Em casos especficos (projetos de pesquisa cientfica, indicao de produo cientfica em relatrios para rgos de financiamento etc.), nos quais a meno dos nomes for indispensvel para certificar a autoria, facultado indicar todos os nomes.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


FERREIRA, Lslie Piccolotto (Org.). O fonoaudilogo e a escola. So Paulo: Summus, 1991. MARCONDES, E.; LIMA, I. N. de (Coord.). Dietas em pediatria clnica. 4. ed. So Paulo: Sarvier, 1993. MOORE, W. (Ed.). Construtivismo del movimiento educacional: soluciones. Crdoba, AR.: [s.n.], 1960.

LUJAN, Roger Patron (Comp.). Um presente especial. Traduo Sonia da Silva. 3. ed. So Paulo: Aquariana, 1993. 167 p.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


DANTE ALIGHIERI. A divina comdia. Traduo, prefcio e notas: Hernni Donato. So Paulo: Crculo do Livro, [1983]. 344 p. GOMES, Orlando. O direito de famlia. Atualizao e notas de Humberto Theodoro Jnior. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1995. 562 p. ALBERGARIA, Lino de. Cinco anos sem chover: histria de Lino de Albergaria. Ilustraes de Paulo Lyra. 12. ed. So Paulo: FTD, 1994. 63 p. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos. Traduo Vera da Costa e Silva et al. 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1990.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Autor entidade

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Catlogo de teses da Universidade de So Paulo, 1992. So Paulo, 1993. 467 p.

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAO, 10., 1979, Curitiba. Anais... Curitiba: Associao Bibliotecria do Paran, 1979. 3 v.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Autor entidade

SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a poltica ambiental do Estado de So Paulo. So Paulo, 1993. 35 p.
BRASIL. Ministrio da Justia. Relatrio de atividades. Braslia, DF, 1993. 28 p.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Autor entidade

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatrio da Diretoria-Geral: 1984. Rio de Janeiro, 1985. 40 p.


BIBLIOTECA NACIONAL (Portugal). O 24 de julho de 1833 e a guerra civil de 1829-1834. Lisboa, 1983. 95 p.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Autoria desconhecida DIAGNSTICO do setor editorial brasileiro. So Paulo: Cmara Brasileira do Livro, 1993. 64 p.

Em caso de autoria desconhecida, a entrada feita pelo ttulo. O termo annimo no deve ser usado em substituio ao nome do autor desconhecido.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Supresso de termos GONSALVES, Paulo Eir (Org.). A criana: perguntas e respostas: mdicos, psiclogos, professores, tcnicos, dentistas... Prefcio do Prof. Dr. Carlos da Silva Lacaz. So Paulo: Cultrix: Ed. da USP, 1971.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Edio SCHAUM, Daniel. Schaums outline of theory and problems. 5th ed. New York: Schaum Publishing, 1956. 204 p. PEDROSA, Israel. Da cor cor inexistente. 6. ed. Rio de Janeiro: L. Cristiano, 1995. 219 p.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Local SCHAUM, Daniel. Schaums outline of theory and problems. 5th ed. New York: Schaum Publishing, 1956. 204 p. PEDROSA, Israel. Da cor cor inexistente. 6. ed. Rio de Janeiro: L. Cristiano, 1995. 219 p.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Editora DAGHLIAN, Jacob. Lgica e lgebra de Boole. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. 167 p., il. Bibliografia: p.166-167. ISBN 85-224-1256-1.
O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se palavras que designam a natureza jurdica ou comercial, desde que sejam dispensveis para identificao.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Editora
Quando houver duas editoras, indicam-se ambas, com seus respectivos locais (cidades). Se as editoras forem trs ou mais, indica-se a primeira ou a que estiver em destaque.

ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; MAIA, Carlos A. (Coord.) Histria da cincia: o mapa do conhecimento. Rio de Janeiro: Expresso e Cultura; So Paulo: EDUSP, 1995. 968 p. (Amrica 500 anos, 2). Quando a editora no puder ser identificada, deve-se indicar a expresso sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.]. FRANCO, I. Discursos: de outubro de 1992 a agosto de 1993. Braslia, DF: [s.n.], 1993. 107 p. Quando o local e o editor no puderem ser identificados na publicao, utilizam-se ambas as expresses, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.]. GONALVES, F. B. A histria de Mirador. [S.l.: s.n.], 1993. Quando a editora a mesma instituio ou pessoa responsvel pela autoria e j tiver sido mencionada, no indicada. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA. Catlogo de graduao, 1994-1995. RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memria. AACR2, Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrio e pontos de acesso. 2. ed. rev. e atual. Braslia, DF, 2001.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Datas
[1971 ou 1972] um ano ou outro [1969?] data provvel [1973] data certa, no indicada no item [entre 1906 e 1912] use intervalos menores de 20 anos [ca. 1960] data aproximada [197-] dcada certa [197-?] dcada provvel [18--] sculo certo [18--?] sculo provvel

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Datas
ALCARDE, J. C.; RODELLA, A. A. O equivalente em carbonato de clcio dos corretivos da acidez dos solos. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 53, n. 2/3, p. 204-210, maio/dez. 1996.
BENNETTON, M. J. Terapia ocupacional e reabilitao psicossocial: uma relao possvel. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de So Paulo, So Paulo, v. 4, n. 3, p. 11-16, mar. 1993.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Volumes
Exemplo: TOURINHO FILHO, F. C. Processo penal. 16. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 1994. 4 v.

Quando o documento for publicado em mais de uma unidade fsica, ou seja, mais de um volume, indica-se a quantidade de volumes, seguida da abreviatura v.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Ilustraes CESAR, A. M. A bala e a mitra. Recife: Bagao, 1994. 267 p., il. AZEVEDO, Marta R. de. Viva vida: estudos sociais, 4. So Paulo: FTD, 1994. 194 p., il. color. BATISTA, Z.; BATISTA, N. O foguete do Guido. Ilustraes de Marilda Castanha. So Paulo: Ed. do Brasil, 1992. 15 p., principalmente il. color.

CHUEIRE, C. Marca angelical. Ilustrao Luciane Fadel. Petrpolis: Vozes, 1994. 18 p., somente il. ISBN 85-326-10870.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Teses e dissertaes
MORGADO, M. L. C. Reimplante dentrio. 1990. 51 f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao)Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, So Paulo, 1990. ARAUJO, U. A. M. Mscaras inteirias Tukna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indgena. 1985. 102 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais)Fundao Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo, So Paulo, 1986. ALENTEJO, Eduardo. Catalogao de postais. 1999. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovao na Disciplina Catalogao III, Escola de Biblioteconomia, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Obras online
ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponvel em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/ navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Publicao peridica
REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. Absorveu Boletim Geogrfico, do IBGE. ndice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X. BOLETIM GEOGRFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. Trimestral. SO PAULO MEDICAL JOURNAL. So Paulo: Associao Paulista de Medicina, 1941- . Bimensal. ISSN 0035-0362.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Publicao peridica - partes
AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, set. 1984. Edio especial.

MO-DE-OBRA e previdncia. Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, Rio de Janeiro; v. 7, 1983. Suplemento.
COSTA, V. R. margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131148, 1998.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Publicao peridica - partes
GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Braslia, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1344, p. 30-36, 3 fev. 2002.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Publicao peridica - partes
VIEIRA, Cssio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: <http://www.brazilnet.com.br/ contexts/brasilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


Ordenao das referncias As referncias dos documentos citados em um trabalho devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para citao no texto, conforme NBR 10520. Os sistemas mais utilizados so: alfabtico (ordem alfabtica de entrada) e numrico (ordem de citao no texto).

CITAES EM DOCUMENTOS
Sistema autor-data Neste sistema, a indicao da fonte feita:

a) pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsvel at o primeiro sinal de pontuao, seguido(s) da data de publicao do documento e da(s) pgina(s) da citao, no caso de citao direta, separado por vrgula e entre parnteses:

CITAES EM DOCUMENTOS
Sistema autor-data
No texto: A chamada "pandectsta havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no sculo XIX na Alemanha em particular." (LOPES, 2000, p. 225)." Na lista de referncias: LOPES, Jos Reinaldo de Lima. O direito na Histria. So Paulo: Max Limonad, 2000.

CITAES EM DOCUMENTOS
Sistema autor-data
No texto Bobbio (1995, p.30) com muita propriedade nos lebra, ao comentar esta situao, que os "juristas medievais justificaram formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Imprio Romano que tinha sido reconstitudo por Carlos Magno com o nome de Sacro Imprio Romano." Na lista de referncias: BOBBIO, Norberto. O positivismo jurdico: lies de Filosofia do Direito. So Paulo, cone, 1995.

CITAES EM DOCUMENTOS
Sistema autor-data
No texto: De fato, semelhante equacionamento do problema conteria o risco de se considerar a literatura meramente como uma fonte a mais de contedos j previamente disponveis, em outros lugares, para a teologia (JOSSUA; METZ 1976, p.3). Na lista de referncias: JOSSUA, Jean Pierre; METZ, Johann Baptist. Editorial: Teologia e Literatura. Concilium, Petrpolis, v. 115, n. 5, p. 2-5, 1976.

CITAES EM DOCUMENTOS
Sistema autor-data
No texto: Merriam e Caffarella (1991) observam que a localizao de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida. Na lista de referncias: MERRIAM, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adul'hood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

CITAES EM DOCUMENTOS
Sistema autor-data
No texto: "Comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstncia, sem quaisquer restries estatais, pelas moedas dos outros Estados-membros." (COMISSO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 1992, p. 34). Na lista de referncias:

COMISSO DAS COMUNIDADES EUROPIAS. A unio europia. Luxemburgo: Servio das Publicaes Oficiais das Comunidades Europias, 1992.

CITAES EM DOCUMENTOS
Sistema autor-data
No texto: O mecanismo proposto para viabilizar esta concepo o chamado Contrato de Gesto, que conduziria captao de recursos privados como forma de reduzir os investimentos pblicos no ensino superior (BRASIL, 1995). Na lista de referncias:

BRASIL. Ministrio da Administrao Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Braslia, DF, 1995.

CITAES EM DOCUMENTOS
Sistema autor-data
No texto: "As IES implementaro mecanismos democrticos, legtimos e transparentes de avaliao sistemtica das suas atividades, levando em conta seus objetivos institucionais e seus compromissos para com a sociedade." (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55). Na lista de referncias: ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Braslia, DF,. N. 13, p. 51-60, jan. 1987.

Pela primeira palavra do ttulo seguida de reticncias, no caso das obras sem indicao de autoria ou responsabilidade, seguida da data de publicao do documento e da(s) pgina(s) da citao, no caso de citao direta, separados por vrgula e entre parnteses.

CITAES EM DOCUMENTOS
Apud
(VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215)

TRANSCRIO DOS ELEMENTOS


ISBN
Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number - um sistema que identifica numericamente os livros segundo o ttulo, o autor, o pas e a editora, individualizando-os inclusive por edio.
O sistema controlado pela Agncia Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes s agncias nacionais. No Brasil, a Fundao Biblioteca Nacional representa a Agncia Brasileira desde 1978, com a funo de atribuir o nmero de identificao aos livros editados no pas. A partir de 1 de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dgitos, com a adoo do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente nmero de publicaes, com suas edies e formatos.

Este trabalho prvio abrange trs aspectos: a) orientao geral sobre a matria que vai ser desenvolvida; b) conhecimento da bibliografia pertinente; c) reunio, seleo e ordenao do material levantado.

Este trabalho prvio abrange trs aspectos: a) orientao geral sobre a matria que vai ser desenvolvida; Neste estgio o aluno de ensino mdio ou da faculdade depende muito de seu orientador. Basicamente aprende o este lhe fornece e orienta. uma fase necessria, pois a construo de uma base cientfica.

Este trabalho prvio abrange trs aspectos: b) conhecimento da bibliografia pertinente;


Leituras desnecessrias podem atrapalhar neste estgio. Especificamente para iniciantes, o mais seguro e ler os materiais orientados. Ler menos e com qualidade. Para muitos materiais o primeiro contato que um estudante est tendo. Erro comum em iniciao cientfica o estudante acreditar que deve aprender tudo sobre uma cincia na elaborao de seu primeiro artigo. Coadunam com este erro os orientadores despreparados que saem vidos do mestrado e querem que seus estudantes leiam tudo que leu no mestrado ou doutorado. Antes de tudo, a iniciao cientfica um perodo para aprender.

Este trabalho prvio abrange trs aspectos: c) reunio, seleo e ordenao do material levantado.
Ponto crucial para no perder o trabalho e o futuro pesquisador. Poucos ou quase nenhum estudante de iniciao cientfica recebe a orientao para esta etapa, ou seja, como por a mo na massa mesmo. Ler o material que preciso, selecionar os textos que usarei e ao mesmo tempo pensar e elaborar o meu texto com meus resultados. uma questo de tcnica, ou tcnicas, a ser desenvolvida e no momento que voc comea a escrever o trabalho que percebe o quanto a metodologia importante. Agora vamos focar um bom tempo em discutir estas tcnicas e salientando que elas no so uma receita imutvel, pois depende de cada um e tambm das tecnologias disponveis. Atualmente as tcnicas de confeco so bem diferentes do perodo que fazamos os trabalhos na mquina de datilografia. Um dos problemas das excessivas tecnologias a sua seleo para um uso proveitoso.

Delimitao do problema:
Para iniciao cientfica dificilmente o estudante sabe algo sobre o assunto e muito menos sobre um problema a ser resolvido naquela rea. Assim, o orientador que delimita o problema a ser atacado. Esta caracterstica da iniciao cientfica traz um grande problema. O estudante pode iniciar no projeto e descobrir que no gosta nada do assunto. Ele estava interessado no dia que se candidatou vaga porque assistira uma super produo do Discovery sobre o assunto em laboratrios americanos do Instituto de Pesquisa de Sade dos EUA. A partir da teremos alguma decepes: o estudante com o assunto, com a pesquisa e o orientador com aquele que depositou tempo e dedicao para iniciar o projeto. Recomendao: conhea o tema da pesquisa e acompanhe as rotinas antes de entrar de cabea.

Anda mungkin juga menyukai