Anda di halaman 1dari 5

FACULDADE FAMA PITGORAS.

KELLEN DOS SANTOS DA LUZ ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITRIA NOTURNO SO LUIS 19/11/2013

ECOLOGIA

ECOLOGIA Ecologia, palavra originria do grego oikos, que significa casa, e logos, estudo ou reflexo, trata-se do ramo da biologia que estuda as interaes entre os seres vivos e o meio onde vivem, envolvendo a dependncia do Habitat em que esto inseridos. Entende-se que as relaes que os indivduos estabelecem, vo alm do comportamento individual e a influncia causada pelos fatores ambientais (temperatura, umidade, presso) estendendo-se at a organizao das espcies em populaes, comunidades, formando um ecossistema e toda a biosfera. Entre as principais relaes destacam-se: Relaes Intraespecficas harmnicas sociedade e colnia; Relaes Intraespecficas desarmnicas canibalismo e competies Intraespecficas; Relaes interespecficas harmnicas mutualismo, protocooperao, inquilinismo e comensalismo; Relaes interespecficas desarmnicas amensalismo, predatismo, parasitismo e competio interespecfica.

Para entender com funciona tais relaes Chamamos de populao biolgica qualquer grupo de indivduos da mesma espcie que vive em um determinado local. Assim, podemos ter diversas populaes de animais, plantas, fungos, algas e at mesmo de protozorios e bactrias. O conjunto de vrias populaes encontradas em um local denominado comunidade biolgica. Os indivduos de uma comunidade biolgica (fatores biticos) interagem entre si, de forma direta ou indireta. Por exemplo: Machos e fmeas de uma espcie se reproduzem; Uma orqudea vive sob o tronco de uma rvore.

O acompanhamento do desenvolvimento dessa populao biolgica pode ser feita com auxilio da tabela de vida, Ferramenta bsica para avaliar a dinmica populacional. As tabelas de vida so usadas para descrever e entender a dinmica populacional de uma espcie. Essa informao importante nos estudos de conservao, agricultura, e sade humana. Usando a re-introduo de uma espcie como exemplo, as tabelas de vida podem indicar quando uma populao reprodutiva fica estabelecida. H dois tipos de tabelas de vida, baseados no mtodo de coleta de dados. Tabelas de vida especficas a idade comeam com o que acontece a um cohort (grupo de indivduos que nascem no mesmo perodo). Os membros do grupo pertencem a mesma gerao e a populao pode ser estvel ou flutuante. Esse tipo de tabela de vida tambm conhecido como tabela de vida horizontal. As tabelas de vida especficas ao tempo se baseiam num cohort imaginrio. Os pesquisadores coletam dados e determinam a estrutura etria para algum ponto de tempo. A premissa e que a populao estacionaria. As tabelas de vida especficas ao tempo tambm so conhecidas como tabelas de vida verticais ou estticas. A tabela de vida dependente da idade revela as taxas de mortalidade (ou sobrevivncia) e reproduo (frequncia maternal) como uma funo de idade. Na natureza, as taxas de mortalidade e reproduo podem depender de vrios fatores, como a: temperatura, densidade populacional, e outros., Ao construir uma tabela de vida., o efeito desses fatores fica como mdio. Somente a idade considerada como um fator que determina a mortalidade e a reproduo. Ex:

Um dos fatores determinantes dessa tabela o meio em que esto alocadas tais espcies em estudo, e a relao das mesmas com as demais espcies. EXCLUSO COMPETITIVA OU COEXISTNCIA? O modelo de Lotka-Volterra originou dois conjuntos diferentes de proposies para coexistncia entre especies. Um conjunto representado pelas interaes entre o

predador e a presa. O outro conjunto se refere s situaes no-predatrias, tais como a competio por alimento ou espao. As equaes do modelo que se referem competio entre os organismos por alimento ou espao esto baseadas na curva logstica. Com relao ao uso do recurso, uma espcie no ter necessariamente a mesma necessidade do recurso em termos de quantidade. PRINCPIO DA EXCLUSO COMPETITIVA Ocorre quando um competidor interespecfico forte elimina um competidor interespecfico fraco. Neste caso, torna-se importante a noo conceitual de nicho fundamental e nicho realizado. O nicho fundamental de uma espcie aquele que ocorre na ausncia de competio e outras interaes biticas. O nicho efetivo, por sua vez, ocorre na presena de competidores, cuja natureza exata determinada pelo tipo de espcies competidoras presentes nele. Essa distino destaca o fato de que a competio impe sobre uma espcie a reduo da sua fecundidade e sobrevivncia. Assim, possvel existirem pores do seu nicho fundamental que ela no consegue mais usar, considerando a existncia da competio interespecfica. Se duas espcies competidoras coexistem em um ambiente estvel, elas assim o fazem como um resultado da diferenciao dos nichos efetivos. Esta ltima expresso se refere ao princpio da excluso competitiva. A histria de vida de cada organismo tambm importante para discriminar a sua capacidade competitiva. Organismos r-estrategistas so competidores mais fracos, porm apresentam prole abundante, elevada capacidade de colonizao. Por outro lado, k-estrategistas so competidores superiores, ocorrendo prximos capacidade suporte do ambiente. Tambm, podem ser encontrados sob fortes presses competitivas intra e interespecficas. Sob efeito de recursos limitantes, os k-estrategistas mostram-se eficazes. TEIAS ALIMENTARES Temos o impulso de separar e estudar a natureza em unidades discretas. Esse tipo de comportamento til para entendermos problemas em escala simplificada. Contudo, anlises em um nvel mais alto de complexidade so necessrias. Esse o caso dos mecanismos reguladores das teias alimentares. A teia alimentar se caracteriza como uma intrincada rede de organismos. Predadores e presas, parasitos e hospedeiros, pastejadores e plantas, embora mais comumente associados entre si, tambm esto ligados nas teias alimentares. Sendo assim, as teias alimentares so um dos nveis mais complexos da ecologia de comunidades. Em ltima instncia, sendo um dos ltimos nveis de entendimento das comunidades biolgicas. Contudo, um aspecto deve ser notado. O termo teia difere de cadeia alimentar. A cadeia alimentar um tipo especfico de relao entre os

consumidores, sem as intersees existentes da natureza. J as teias tm natureza muito mais complexa e contemplam as relaes na natureza tais como elas so. EFEITOS INDIRETOS E DIRETOS SOBRE AS TEIAS ALIMENTARES Remover algum organismo de uma teia alimentar pode ser til para examinar as atividades da teia alimentar. Os efeitos que decorrem dessa remoo nem sempre so bvios. Por exemplo, podemos esperar que a remoo de um organismo possa causar o aumento da abundncia de um competidor, porm o contrrio pode ocorrer. Tambm, a remoo de um predador pode at causar a reduo em uma populao presa. Tais eventos inesperados surgem quando os efeitos diretos tm menos importncia do que os efeitos indiretos. Sendo assim, a remoo de uma espcie pode ocasionar o aumento de um competidor que, em seguida, provoca o aumento de outro competidor. Tambm, a remoo de um predador pode aumentar a abundncia de uma espcie de presa que apresenta habilidade competitiva superior, determinando o decrscimo da ltima. Dessa forma, as espcies apresentam padres diferentes de ligao nas teias alimentares. Quando a remoo de uma espcie ocasiona a extino de uma ou mais espcies da teia, dizemos que a espcie removida tem um efeito significante e, portanto, fortemente interativa. Essas espcies fortemente interativas, quando afetadas, promovem alteraes expressivas nas teias, sendo conhecidas como espcies-chave. Remover uma espciechave levaria, em outras palavras, ao colapso da teia alimentar. No incio, a denominao espcie-chave era atribuda somente a predadores. Hoje, admite-se que espcies de outros nveis trficos tm igual papel na manuteno das teias trficas. ESTABILIDADE DA COMUNIDADE E ESTRUTURA DA TEIA ALIMENTAR O maior nmero de espcies e interaes que estejam inseridas na teia alimentar poderia gerar mais rotas de passagem de energia. Em caso de perturbao dessa comunidade, uma parcela menor da mesma seria afetada, j que existiriam muitas outras rotas possveis para a energia. Diz-se, da, que o efeito da perturbao seria pequeno sobre outras espcies. Comunidades complexas estariam mais protegidas. Teoricamente, acreditava-se que ecossistemas dotados de comunidades mais complexas seriam mais resilientes. Porm, com o avano dos modelos matemticos, os dados apontam para uma direo oposta. Comunidades mais ricas em espcies, com maior nmero de interaes e elevada conectividade tm sido consideradas menos resilientes. Assim, a complexidade leva instabilidade. As nicas comunidades que somos capazes de observar so exatamente aquelas que so estveis o suficiente para existir. Se uma comunidade apresentar mais espcies, por sua vez, ela dever ter menos conexes e/ou fora de interao. Assim, pensar em estabilidade em uma comunidade no possvel a partir dos dados obtidos das teias alimentares.

Resistncia ambiental significa a capacidade que um ecossistema tem de resistir a mudanas ambientais aps perturbaes. Alguns dados sugerem que comunidades mais ricas em espcies so menos resistentes a mudanas ambientais diante de uma perturbao. Porm, existem tambm dados que mostram o contrrio, onde a complexidade promove maior estabilidade. Assim, no existe uma base cientfica slida para definir a relao estabilidade/complexidade, j que os dados so conflitantes. As comunidades provavelmente iro variar quanto s suas capacidades de estabilidade. Uma relao nica para todas as comunidades entre estabilidade e complexidade no resolveria o problema. As alteraes proporcionadas pelo homem em comunidades complexas de ambientes relativamente estveis so as mais profundas. Isso se deve principalmente ao fato de que essas comunidades no esto sob o regime catico de perturbaes. Assim sendo, quando alteraes dessa ordem ocorrem, os efeitos sofridos por estas comunidades so mais dramticos.

Anda mungkin juga menyukai