Anda di halaman 1dari 6

Elementos da culpabilidade na concepo finalista (elementos normativos): - imputabilidade; - potencial conscincia sobre a ilicitude do fato; - exigibilidade de conduta diversa.

1) Imputabilidade (capacidade de culpabilidade) Para que o agente possa ser responsabilizado pelo fato tpico e ilcito por ele cometido preciso que seja imputvel. A imputabilidade a possibilidade de se atribuir, imputar o fato tpico e ilcito ao agente. A imputabilidade constituda por dois elementos: um intelectual (capacidade de entender o carter ilcito do fato), outro volitivo (capacidade de determinar-se de acordo com esse entendimento). Critrios poltico-legislativo que conduz inimputabilidade do agente: - inimputabilidade por doena mental; - inimputabilidade por imaturidade natural. Art. 26. isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento

mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
So dois os critrios que nos levam a concluir pela inimputabilidade do agente: - existncia de uma doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado; - a absoluta incapacidade de, ao tempo da ao ou da omisso, entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. O CP adotou no art. 26 o critrio BIOPSICOLGICO. O critrio BIOLGICO reside na aferio da doena mental ou no desenvolvimento mental incompleto ou retardado. Contudo, mesmo que comprovado, ainda no ser suficiente a fim de conduzir situao de inimputabilidade. Ser preciso verificar se o agente era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento (critrio biopsicolgico). A diferena bsica entre o caput do art. 26 e seu pargrafo nico reside no fato de que neste ltimo o agente no era inteiramente capaz de entender a ilicitude do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, ser portanto condenado e no absolvido. A lei determina ao julgador que reduza a pena entre um a dois teros.

A inimputabilidade por imaturidade natural ocorre em virtude de uma presuno legal, onde, por questes de poltica criminal, entendeu o legislador brasileiro que os menores de 18 anos no gozam de plena capacidade de entendimento que lhes permita imputar a prtica de um fato tpico e ilcito. Adotou-se, portanto, o critrio puramente biolgico. Ao inimputvel dever ser aplicada medida de segurana, como consequncia necessria sua absolvio em face da existncia de uma causa de iseno de pena. Ao semi-imputvel (pargrafo nico do art. 26) impe-se uma condenao, fazendo-se incidir, contudo, uma reduo na pena que lhe for aplicada. Emoo e paixo. O inciso I do art. 28 do CP assevera que a emoo ou a paixo no excluem a imputabilidade penal. Embora a emoo e a paixo no afastem a imputabilidade penal, em vrias passagens, o CP valorou tais sentimentos, seja para diminuir ou mesmo para aumentar a pena aplicada, a exemplo do art. 65, III, c, ltima parte, que prev como circunstancia atenuante o fato de ter o agente cometido o crime sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima. Embriaguez. O inciso II do art. 28 do CP diz tambm no excluir a imputabilidade penal a embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool ou substancia de efeitos anlogos. A embriagues voluntria aquela prevista no inciso II do art. 28 e, mesmo sendo completa, permite a punio do agente, em face da adoo da teoria da actio libera in causa (os casos em que algum, no estado de noimputabilidade, causador, por ao ou omisso, de algum resultado punvel, tendo se colocado naquele estado, ou propositadamente, com a inteno de produzir o evento lesivo, ou sem essa inteno, mas tendo previsto a possibilidade do resultado, ou, ainda, quando podia ou devia prever). Para que possa ser afastada a culpabilidade do agente, isentando-o de pena, preciso, conforme determina o 1 do inciso II do art. 28 do CP, que a involuntria e completa embriaguez do agente seja conjugada com a sua total incapacidade de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 2) Potencial conscincia sobre a ilicitude do fato. Erro de tipo incidir sobre os elementos, circunstancias ou qualquer outro dado que se agregue figura tpica. Em suma, o erro de tipo analisado no tipo. O ERRO DE PROIBIO, ao contrrio, no estudado no tipo penal, mas, sim, quando da aferio da culpabilidade do agente. Com o erro de proibio procura-se verificar se, nas condies em que se encontrava o agente, tinha ele condies de compreender que o fato que praticava era ilcito.

Art. 21 do CP. O desconhecimento da lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude

do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminui-la de um sexto a um tero.


Pargrafo nico. Considera-se evitvel o erro se o agente atua ou se omite sem

a conscincia da ilicitude do fato, quando lhe era possvel, nas circunstncias, ter ou atingir essa conscincia.
O juzo de reprovao apenas se torna possvel quando se constata que o agente teve, no caso especfico, a possibilidade concreta de entender o carter criminoso do fato praticado e assim determinar o seu comportamento de acordo com os interesses do sistema jurdico. O erro sobre a ilicitude do fato erro de proibio; d-se quando o agente por ignorncia (ignorantia iuris) ou por uma representao falsa ou imperfeita da realidade supe ser lcito o seu comportamento.

Conscincia real, o agente deve, efetivamente, saber que a conduta que pratica ilcita. Conscincia potencial, basta a possibilidade que o agente tinha, no caso concreto, de alcanar esse conhecimento. Com a evoluo do estudo da culpabilidade, no se exige mais a conscincia da ilicitude, mas sim a potencial conscincia. No mais se admitem presunes irracionais, iniquas e absurdas. No se trata de uma conscincia tcnicojurdica, formal, mas da chamada conscincia profana do injusto, constituda do conhecimento da antissocialidade, da imoralidade ou da lesividade de sua conduta.

Espcies de erro sobre a ilicitude do fato. - erro de proibio Direto: diz-se direta quando o erro do agente vem a recair sobre o contedo proibitivo de uma norma penal. No erro de proibio direto o agente, por erro inevitvel, realiza uma conduta proibida, ou por desconhecer a norma proibitiva, ou por conhece-la mal, ou por no compreender o seu verdadeiro mbito de incidncia. O agente supunha ser lcita uma conduta que, no entanto, era proibida pelo nosso ordenamento jurdico. - erro de proibio Indireto: tambm constitui erro de proibio a suposio errnea de uma causa de justificao, se o autor erra sobre a existncia ou os limites da proposio permissiva (erro de permisso). Devem distinguir-se dois casos de erro de proibio indireto: o autor supe erroneamente a existncia de uma causa de justificao no admitida pelo

ordenamento jurdico (erro sobre a existncia), ou bem desconhece os limites de uma causa de justificao admitida (erro sobre os limites), a terceira hiptese, em que o autor cr erroneamente que concorrem aquelas circunstancias que, se existisse, justificariam o fato (erro sobre o tipo de permisso) constitui um erro sui generis. - erro Mandamental: aquele que incide sobre o mandamento contido nos crimes omissivos, sejam eles prprios ou imprprios. o erro que recai sobre uma norma mandamental, sobre uma norma impositiva, sobre uma norma que manda fazer, que est implcita, evidentemente, nos tipos omissivos. Erro sobre elementos normativos do tipo: Elementos normativos do tipo so aqueles cujos conceitos so provenientes de uma norma, ou aqueles sobre os quais o intrprete, obrigatoriamente, dever realizar um juzo de valor, a exemplo do que ocorre com as expresses indevidamente e sem justa causa. Consequncias do erro de proibio: O erro de proibio pode ser evitvel (vencvel, inescusvel), ou inevitvel (invencvel, escusvel). A finalidade precpua do erro de tipo a de afastar o dolo da conduta do agente, seja ele escusvel ou inescusvel. Entretanto, se o erro de tipo for considerado escusvel, eliminar o dolo e a culpa; se inescusvel, ainda continuar a afastar a conduta dolosa, mas permitir a punio do agente por cum crime culposo, se previsto em lei. As consequncia do erro de proibio vem previstas no art. 21 do CP. Se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminui-la de um sexto a um tero.

3) Exigibilidade de conduta diversa.

A possibilidade que tinha o agente de, no momento da ao ou da omisso, agir de acordo com o direito, considerando-se a sua particular condio de pessoa humana. Essa possibilidade ou impossibilidade de agir conforme o direito variar de pessoa para pessoa, no se podendo conceber um padro de culpabilidade. As pessoas so diferentes umas das outras. Causas legais de excluso da culpabilidade por inexigibilidade de outra conduta: podemos citar, dentre elas, as seguintes: coao irresistvel, obedincia hierrquica e a possibilidade de aborto quando a gravidez resultante de estupro.

A coao irresistvel e a obedincia hierrquica foram previstas no art. 22 do CP: se o fato cometido sob coao irresistvel ou em estrita obedincia a

ordem no manifestamente ilegal, de superior hierrquico, s punvel o autor da coao ou da ordem.


a coao moral (vis compulsiva), e no a fsica (vis absoluta). Isso porque a coao fsica afasta a prpria conduta do agente, por ausncia de dolo ou culpa. NO CASO DE COAO MORAL IRRESISTVEL, O COAGIDO PRATICA, GERALMENTE, UM FATO TPICO E ANTIJURDICO. O INJUSTO PENAL POR ELE COMETIDO QUE NO LHE PODER SER IMPUTADO, POIS, EM VIRTUDE DE COAO A QUE FOI SUBMETIDO, NO SE LHE PODIA EXIGIR UMA CONDUTA CONFORME O DIREITO. Nos casos de coao RESISTVEL, embora o fato seja considerado tpico, ilcito e culpvel, poder ao agente ser aplicada a circunstncia atenuante prevista no art. 65, III, c, primeira parte, do CP. A ESTRITE OBEDINCIA A ORDEM NO MANIFESTAMENTE ILEGAL DE SUPERIOR HIERRQUICO afasta a culpabilidade do agente em virtude de no lhe ser exigvel, nessas condies, um comportamento conforme o direito. Requisitos: a) Que a ordem seja proferida por superior hierrquico; b) Que essa ordem no seja manifestamente ilegal; c) Que o cumpridor da ordem se atenha aos limites da ordem. Hierarquia relao de Direito Pblico. preciso que exista dependncia funcional do executor da ordem dentro do servio pblico, em relao a quem lhe ordenou a prtica do ato delituoso. No h relao hierrquica entre particulares. Se a ordem no for manifestamente ilegal, ou seja, se no for evidente a sua ilegalidade, dever o servidor, atento aos princpios que regem a Administrao Pblica, obedecer-lhe. Ao contrrio, se for manifesta a ilegalidade da ordem, o servidor estar desobrigado de cumpri-la. O ltimo requisito diz respeito ao cumprimento do ordem no manifestamente ilegal dentro dos limites que lhe foram determinados. Se o agente extrapola esses limites, tambm no poder ser beneficiado com a causa de excluso da culpabilidade prevista no art. 22. OUTRA HIPTESE DE EXCLUSO DA CULPABILIDADE AQUELA PREVISTA NO INCISO II DO ART. 128 DO CP, QUE DIZ NO SER PUNVEL ABORTO PRATICADO POR MDICO SE A GRAVIDEZ RESULTA DE ESTUPRO E O ABORTO PRECEDIDO DO CONSENTIMENTO DA GESTANTE OU, QUANDO INCAPAZ, DE SEU REPRESENTANTE LEGAL.

Anda mungkin juga menyukai