Anda di halaman 1dari 51

C

Alguns problemas para uma teoria poltica marxista em nossa Amrica


Ricardo Prestes Pazello

Resumo. No presente ensaio procuramos problematizar importantes elementos para a revitalizao de uma teoria poltica marxista construda desde a Amrica Latina. Nossa preocupao foi a de levantar a tradio crtica do marxismo por meio de algumas questes obrigatrias para a renovao deste mtodo entre ns. Primeiramente, revisitamos as formas de interpretao do marxismo em relao ao continente, classificando-as conforme o tipo de abordagem feita pelos autores. Este mote se nos revela importante na medida em que necessitamos compreender o caminho terico trilhado pelo marxismo latino-americano em relao obra de Marx e de seus simpatizantes, bem como em relao a estas obras mesmas que tematizam Marx. Portanto, texto e metatexto. Depois, aventuramo-nos pelo pensamento de dois nomes fundamentais do marxismo da Amrica Latina, Maritegui e Che Guevara, apontando para o fato de que representam uma linha crtica e criativa de nossa produo terica e prtica. Tambm, sugerimos trs conceitos-chave para o marxismo latinoamericano, desde uma concepo arejada do que ele seja. Tais conceitos so o de dependncia, revoluo e libertao. Por fim, percorremos bastante resumidamente as mais importantes experincias revolucionrias de cunho socialista no continente, desde a revoluo cubana, de 1959, at chegar ao socialismo do sculo XXI, da Venezuela, na virada do sculo, passando pela experincia chilena da Unidade Popular, pela revoluo sandinista, na Nicargua, e pelo neozapatismo mexicano.

Palavras-chave. Marxismo; Amrica Latina; Teoria poltica marxista latino-americana.

Mestrando em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Ps-Graduao em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC), membro do Ncleo de Estudos e Prticas Emancipatrias (NEPE/UFSC) e bolsista CAPES.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract. En lo presente ensayo procuramos problematizar importantes elementos para la revitalizacin de una teora poltica marxista construida desde la Amrica Latina. Nuestra preocupacin fue la de investigar la tradicin crtica del marxismo por medio de algunas cuestiones obligatorias para la renovacin de este mtodo entre nosotros. Primeramente, revisitamos las formas de interpretacin del marxismo en relacin al continente, clasificndoselas conforme el tipo de abordaje hecha por los autores. Tal mote se nos revela importante en la medida en que necesitamos comprender el camino terico pisado por el marxismo latinoamericano en relacin a la obra de Marx e de sus simpatizantes, as como en relacin a estas obras mismas que tematizan Marx. Luego, texto y metatexto. Despus, nos aventuramos por el pensamiento de dos nombres fundamentales del marxismo de la Amrica Latina, Maritegui y Che Guevara, apuntando para el hecho de que representan un hilo crtico y creativo de nuestra produccin terica e prctica. Aun, sugerimos tres conceptos-clave para el marxismo latinoamericano, desde una concepcin aireada de lo que sea l. Tales conceptos son los de dependencia, revolucin y liberacin. Por ende, recorremos muy resumidamente las ms importantes experiencias revolucionarias de carcter socialista en el continente, desde la revolucin cubana, 1959, hasta llegar al socialismo del siglo XXI, de Venezuela, en la virada del siglo, pasando por la experiencia chilena de la Unidad Popular, por la revolucin sandinista, en Nicaragua, y por el neozapatismo mexicano. Palabras clave. Marxismo; Amrica Latina; Teora poltica marxista latinoamericana.

ABELARDO I Os ingleses e americanos temem por ns. Estamos ligados ao destino deles. Devemos tudo, o que temos e o que no temos. Hipotecamos palmeiras... quedas de gua. Cardeais! HELOSA Eu li num jornal que devemos s Inglaterra trezentos milhes de libras, mas s chegaram at aqui trinta milhes... ABELARDO I provvel! Mas compromisso compromisso! Os pases inferiores

268

grandiloqente influncia de Marx e de seus sequazes em sua produo intelectual e, ainda que em escala menor, em suas experincias polticas. uma influncia que fala alto desde os rinces universitrios at a difuso editorial e a formao literria latino-americana. Exemplo mais eloqente no poderia ser o dos movimentos literrios que, em nossa Amrica como diria Jos Mart, para nos diferenciar da Amrica que no nossa , abraaram, certamente por vias nem sempre as menos defectivas, a tradio do pensamento marxista. Como prova esto a seus cultores, como Julio Cortzar, Gabriel Garca Mrquez ou Pablo Neruda. O caso brasileiro, como uma particularidade do fenmeno maior da literatura latinoamericana, pode nos demonstrar o quanto esta cultura se influenciou pelo pensamento crtico marxista. Desde Euclides da Cunha, na virada do sculo XIX para o XX, o socialismo cairia na rede de preocupaes de nossos escritores e seria estudado e difundido com finalidades de transformao terica e prtica na realidade brasileira e, em geral, da Amrica Latina. No seria toa o fato de Osvaldo de Andrade, dos maiores nomes do modernismo literrio brasileiro, membro de sua primeira gerao, a gerao de 1922, escrever um Dicionrio de bolso, com verbetes dedicados a grandes personalidades da cultura mundial e neles incluir os de Marx, Engels, Rosa Luxemburgo, o camarada Lnin, o camarada Stlin, Trtski e Lus Carlos Prestes. Fruto de sua militncia poltica e partidria, a obra pstuma pode ser lida com os olhos datados, mas no pode ser descartada por conta de sua historicidade. historicamente localizada como qualquer outro texto, inclusive este que aqui escrevemos, e nesse sentido deve ser aproveitada como ndice de uma dada sociedade. claro, existem trechos transcendentais, mas mesmo eles provm de uma realidade determinada. De toda forma, nosso antropofgico autor deixa-nos como sugesto o que seria, para ns, brasileiros e latino-americanos, a recepo criativa do marxismo. Assim que ele
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

tm que trabalhar para os pases superiores como os pobres trabalham para os ricos. Voc acredita que New York teria aquelas babis vivas de arranha-cus e as vinte mil pernas mais bonitas da terra se no se trabalhasse para Wall Street de Ribeiro Preto a Cingapura, de Manaus Libria? Eu sei que sou um simples feitor do capital estrangeiro. Um lacaio, se quiserem! Mas no me queixo. por isso que possuo uma lancha, uma ilha e voc... (Osvaldo de Andrade, final do 1 ato de O rei da vela)

Se tomarmos como referncia a Amrica Latina de hoje, perceberemos a

269

caracteriza Marx: esquina da Histria. Assim tambm como ele termina seu dicionrio, com um verbete dedicado ao Proletrio: quem aluga diariamente os seus braos para poder comer mal e dormir pior. quem alimenta o inimigo que o explora o capitalista. quem se revolta afinal e desencadeia no mundo a revoluo que o far coveiro e herdeiro da burguesia.1 Outros, tais quais Osvaldo de Andrade, poderiam ter escrito os mesmos verbetes e o mesmo dicionrio, ainda que em outros momentos histricos e com outro estilo. Dentre os modernistas, os poetas Carlos Drummond de Andrade, da segunda gerao, ou Joo Cabral de Melo Neto, da terceira, seriam lembranas inafastveis. Ainda poetas, o engajado Ferreira Gullar ou o da prxis, Mario Chamie. Dentre os prosadores, toda a gerao regionalista, como Jorge Amado e seu impressivo Seara vermelha e Graciliano Ramos ou Raquel de Queiroz, Jos Amrico de Almeida e Jos Lins do Rego. Enfim, so exemplos da ancoragem marxista na cultura brasileira e latino-americana, o que nos leva a questionar sobre quo solidamente est alicerada esta chegada entre ns em termos tericos. Para alm de a fico, precisamos perquirir sobre sua realizao em nosso continente como teoria social e, particularmente, como teoria poltica. Para esse questionamento, propomos identificar, ainda que panoramicamente, os diversos modos de interpretao do legado de Marx em nosso continente, assim como problematizar tal linha de pensamento/prtica a partir de seus grandes representantes, conceitos mais relevantes e experincias histricas, sem esquecer seus desafios contemporneos.

1. INTRPRETES: MARXISTAS, MARXIANOS E MARXISTLOGOS

Amrica Latina de ndole didtica e diz respeito a uma suma das formas de usointerpretao do marxismo em nosso continente. Trata-se de, em linhas gerais e a partir de uma viso bastante panormica, propor uma classificao dos tericos que fizeram uso dessa corrente e a encamparam de modo tal a serem identificados com ela.

ANDRADE, Oswald de. Dicionrio de bolso. So Paulo: Globo; Secretaria de Estado da Cultura, 1990, p. 70 e 112.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

O primeiro elemento a nos interessar para a mirada sobre a teoria poltica marxista na

270

quais sejam: a) marxistas; b) marxianos; c) marxistlogos. Insistamos, aqui, em dizer que no procuramos seguir quaisquer classificaes oportunizadas por outros autores, ao menos no estrita e conscientemente. Trata-se, isto sim, de empreender despretensiosa mas necessria visualizao do estado da arte em nosso contexto histrico. Poderamos, ainda, acrescentar que, em tese, uma anlise que no tem a Amrica Latina como referente geogrfico exclusivo, a no ser pelos exemplos indicados. Justificamos a importncia, mesmo que no prioritria, dessa diviso pelo fato de que a abundante e difundida exegese de Marx no continente pode ser facilitada se entendermos o papel que desempenha no plano geral (e, portanto, no abstrato) das consideraes acerca do marxismo. Isto no quer dizer, contudo, que existam autores que se encaixem perfeitamente nos mbitos interpretativos sugeridos, a no ser prevalentemente. Marxistas. Se a literatura ficcional fico que o refgio da realidade que insiste em permanecer dialeticamente opressora traz vrios enfoques para a difuso do marxismo, poderia ela quase que em bloco ser vista a partir da designao de marxista. Mas tomemos como prioridade os tericos da prxis no sentido de sua proposta racional (para muitos deles, cientfica) para a transformao da sociedade e de seu modo de produo. Dessa forma que propomos compreender como sendo marxistas aqueles tericos cujo objetivo aplicar o pensamento de Marx a suas realidades, no caso, a realidade latino-americana. Marxianos. Diferentes, entretanto, encontram-se os marxianos em suas anlises, uma vez que so intrpretes (melhor at seria dizer exegetas, caso esta expresso no invocasse uma tradio de dogmatismos) da obra de Marx em sentido estrito, ou seja, procuram entrever aquilo que o pensador da prxis desenvolveu acerca da Amrica Latina ou aquilo que pode lhe valer como sntese terica. Bem sabemos que pouco escreveu Marx sobre nosso continente, mas ainda assim foi o suficiente para deixar um rastro para pesquisas interessadas nessa interrelao. Marxistlogos. Por sua vez, o ltimo grupo, abrigado pelo feixe conceitual denominado de marxistlogos, uma aluso aos autores que realizaram pesquisas cujo objeto foi os autores que se dedicaram a relacionar Marx e a Amrica Latina, sejam os marxistas, sejam os marxianos. Trata-se, portanto e ao contrrio do que poderia parecer, de uma categoria de intrpretes que se propuseram a inquirir sobre aqueles que tentaram ver no
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Tal proposta pretende dividir os intrpretes do marxismo em trs grandes mbitos,

271

marxismo uma teoria aplicvel ao nosso continente, e no de uma denominao pejorativa dos que se preocuparam com um tema menor. Alis, metalingisticamente, nossa tarefa aqui se desvela como essencialmente trabalho de marxistlogo, ainda que isto no prejudique nosso posicionamento terico com relao a uma postura marxista ou marxiana, ou melhor, no necessariamente prejudica, pois pertencer a um grupo no implica no fazer parte de outro. Com exemplos pretendemos esclarecer a que nos leva tal classificao e como ela pode ajudar na compreenso crtica de uma teoria poltica marxista latino-americana. Como dissemos, os marxistas seriam aqueles autores que se preocuparam em assumir uma posio terica que tivesse como marco terico a obra de Marx para analisar a realidade latino-americana. Notadamente, dois grandes nomes aparecem: Jos Carlos Maritegui e Ernesto Che Guevara. So pensadores paradigmticos para este conjunto de intelectuais, ainda que um, o primeiro, tenha se dedicado mais ao mbito terico da prxis, ao passo que o outro, o segundo, tenha sido notabilizado por sua atividade prtica. Ambos, porm, conservaram em sua histria de militncia poltica tanto a prtica como a teoria, alm de uma perspectiva claramente revolucionria. No trataremos deles aqui, pois dedicaremos um item de nosso trabalho inteiramente a eles, vez que so considerados como dois cones da teoria poltica marxista latino-americana, verdadeira pedra de toque dessa construo terico-prtica entre ns, o que os coloca como problema parte em nossa reconstruo. Contudo, no s Maritegui e Guevara integram o qualificado grupo de marxistas latino-americanos, em especial seu seleto quinho criativo. preciso desde logo apontar para o fato de que a tradio marxista na Amrica Latina no escassa, o que no quer dizer que toda ela convirja para um pensamento crtico e criativo, sendo necessrio alertar que procuraremos nos esquivar do legado de dogmatismo deixado pelo marxismo oficial dos manuais soviticos ps-Lnin.2 Nesse sentido, lembramos o registro de Michael Lwy cuja preocupao se evidencia: mesmo sob a hegemonia do stalinismo no pensamento de esquerda latino-americano, da dcada de 1930 at a Revoluo Cubana, no significa que no existiram contribuies

Como indicativo dessa vertente, registraremos apenas um livro: AGOSTI, Hector P.; ARISMENDI, Rodney; ERMOLAIEV, V.; SCHMIDT, Johann Lorenz; GATICA, Crisologo; DORTICS, Osvaldo; BETTELHEIM, Charles; FAC, Rui. Amrica Latina luz do marxismo. Traduo de Rolando Roque da Silva. So Paulo: Felman-Rgo, s. d.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

272

cientficas importantes ao pensamento marxista nesse perodo.3 O autor, exercendo a a figura de marxistlogo que mais a frente examinaremos, sublinha a existncia de notveis marxistas reforando as possibilidades da teoria marxista no continente, seja de um ponto de vista da histria econmica ou mesmo da sociologia, como o brasileiro Caio Prado Jnior, os argentinos Sergio Bag, Nahuel Moreno, Milcades Pea e Silvio Frondizi, o chileno Marcelo Segall e os mexicanos Silvio Zavala e Jos Miranda. Poderamos, ainda e aumentando o rol de autores como tambm nos atendo ao limite temporal da influncia estalinista, indicar os nomes do brasileiro Florestan Fernandes,4 dos argentinos Anbal Ponce e Carlos Astrada, do venezuelano Juan David Garca Bacca, do espanhol-mexicano Adolfo Snchez Vsquez e do argentino-mexicano Enrique Dussel.5 Panoramicamente, este o grupo de marxistas mais diferenciados e com os quais no poderemos trabalhar especificamente, uma vez que a sistematizao de suas obras e a sntese de uma relao entre eles transbordaria os intentos deste trabalho. Ficam, portanto, apenas registrados. interessante perceber, ainda, que apesar de a farta produo marxista criativa em nossa Amrica estar patentemente demonstrada, ela parece ter estado desvinculada das grandes formas de divulgao do pensamento de Marx entre ns, fazendo com que se insurgisse uma srie de autores, de influncia marxista, contra o dogmatismo acima aduzido. Os partidos comunistas e os setores da esquerda marxista em geral demoraram a se desapegar de uma leitura meramente reprodutora da obra de Marx, motivo pelo qual se pde dizer que a Revoluo Cubana foi uma revoluo contra O capital, como Gramsci se referiu Revoluo Sovitica. Ambas, alis, foram revolues contra o Manifesto Comunista, ou,

LWY, Michael. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina. Em: _____ (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 40. 4 Coutinho reala os papis diferenciados no marxismo brasileiro tanto de Caio Prado Jnior quanto de Florestan Fernandes, em COUTINHO, Carlos Nlson. O marxismo no Brasil. Em: JINKINGS, Ivana; PESCHANSKI, Joo Alexandre (org.). As utopias de Michael Lwy: reflexes sobre um marxista insubordinado. So Paulo: Boitempo, 2007, p. 129-135. 5 Esta contribuio de Ral Fornet-Betancourt, para o que poderamos chamar do grupo de marxistas que o sculo XX gestou para o nosso continente. Ver FORNET-BETANCOURT, Ral. O marxismo na Amrica Latina. Traduo de Egdio F. Schmitz. So Leopoldo: UNISINOS, 1995, captulos 5, 6 e 7.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

273

pelo menos, contra a interpretao mais generalizada desse texto no continente.6 Com crticas ainda mais duras, Edgardo Lander demonstra que o pensamento social moderno teve uma feio nitidamente colonial e o marxismo no escapou dessa caracterizao. Apresentando as tenses existentes no pensamento de Marx, o autor elege uma como fio condutor de suas consideraes, vale dizer, o marxismo como crtica e o marxismo como cincia. Isto para no falar na constatao de que o marxismo se insere como um metarrelato da histria universal eurocntrico, por causa de uma de suas fontes principais, o hegelianismo. Esta crtica, entretanto, no pretendemos esquadrinhar mais, mesmo porque talvez sua mais bem acabada resposta tenha sido dada por Jos Aric, de quem nos ocuparemos em seguida. De qualquer forma, o texto de Lander dedica um item a algumas questes sobre o marxismo latino-americano, as quais ainda estariam abertas com respeito ao que foi a experincia do marxismo e da luta pelo socialismo na Amrica Latina.7 Ressaltemos que ele adota como padro de marxismo para nosso continente aquele dogmatista j assinalado acima. Ele indica, desse modo, que houve um longo e estril debate acerca do carter da sociedade latino-americana com relao existncia de um feudalismo ou no (ressalvando a recusa a este falso dilema por Sergio Bag); uma renitente tentativa de aliana com as burguesias nacionais; uma aposta em um setor minoritrio do continente, o proletariado fabril; a no visualizao da heterogeneidade cultural e racial; a considerao de que a questo de ndios e negros seria um tema pr-capitalista, no concernente viso modernizadora do marxismo (aqui se faz a ressalva tambm de Maritegui); a dificuldade de pensar o futuro do continente a partir da realidade dele; o surgimento de novos sujeitos de contestao e lutas apartados do marxismo; a abundncia de acontecimentos histricos e polticos que deixou os marxistas latino-americanos surpreendidos; e uma correlao entre eurocentrismo e economicismo. As questes so, sem dvida, importantes e merecem uma resposta das novas geraes de marxistas, novos tericos que devem se preocupar com uma verso criativa do marxismo

SADER, Emir. O Manifesto Comunista visto da Amrica Latina. Em: REIS FILHO, Daniel Aaro (org.). O Manifesto comunista 150 anos depois. 4 reimp. Rio de Janeiro: Contraponto; So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2005, p. 183. 7 LANDER, Edgardo. Marxismo, eurocentrismo e colonialismo. Traduo de Simone Rezende da Silva. Em: BORN, Atlio A.; AMADEO, Javier; GONZLEZ, Sabrina (org.). A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO; So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 223.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

274

para a Amrica Latina. Mas elas tambm revelam que a crtica que lhe subjaz acaba por tomar metonimicamente a parte pelo todo e um tempo histrico por todos. possvel sim renovar o marxismo e no repetir seus erros, como os do estalinismo to repetidos pelos seus crticos, mas isto sem abdicar de uma transformao radical da sociedade (trataremos melhor desta questo no item sobre os conceitos-chave do marxismo na Amrica Latina). Dois outros exemplos podem demonstrar a renovao implcita e a no homogeneidade do marxismo latino-americano. Em um, trata-se de reconsiderar o conceito de nao no pensamento de Marx, como algo inacabado e aproveitvel para nossa realidade. o que nos traz Jorge Enea Spilimbergo, terico e militante argentino, ao desbravar os escritos de Marx que envolvem o assunto, chegando constatao da guinada em seu pensamento guinada esta ocultada, sem dvida, pela interpretao marxista mais corrente em que a questo nacional ganha um estatuto privilegiado, em especial com a defesa da independncia da Irlanda, o que era encarado como a alavanca da revoluo social dentro da Inglaterra.8 Com isso, Marx tornava patente seu entendimento de que todas as classes sociais da Inglaterra se beneficiam da colonizao da Irlanda, amortecendo assim seus conflitos internos, propugnando pela irlandizao do mundo, dando vivas mostras de que, na interpretao de Spilimbergo, cada vez mais, revoluo nacional e socialista se aproximam, at tornar-se aspectos de um mesmo processo revolucionrio combinado.9 O outro exemplo o da avaliao do ps-marxismo por Augustn Cueva, socilogo equatoriano, em especial no tocante ao estado. O autor, no texto por ns resgatado, critica os autores da sociologia ps-marxista latino-americana, assinalando que em lugar de descobrir a lgica de que necessita para justificar seu prprio raciocnio, fabrica os elementos de que necessita para justificar seu prprio raciocnio,10 uma vez que apela para explicaes baseadas na geografia e na famlia para desvendar a cultura autoritria do continente, ao invs do sistema econmico. Assim, ele toma tais construes tericas no como ps-marxistas, mas sim como pr-marxistas, por desconsiderarem sua contribuio para a anlise sociolgica. E mais, faz uma crtica bastante pertinente para a atualidade, na medida em que

SPILIMBERGO, Jorge Enea. A questo nacional em Marx. Traduo de Carlos Fernando de Moraes Barros. Florianpolis: Insular, 2002, p. 88. 9 SPILIMBERGO, J. E. A questo nacional em Marx, p. 91 e 94. 10 CUEVA, Augustn. A anlise ps-marxista do estado latino-americano. Em: SADER, Emir (coord. ed.). Cadernos de pensamento crtico latino-americano. So Paulo: Expresso Popular; CLACSO, vol. 1, 2008, p.34.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

275

aqueles autores se rendem a uma espcie de movimentismo que renega qualquer organizao partidria (que no se confunde com organizao eleitoral) e acaba por fazer uma ode ao espontanesmo como forma de contraposio opresso moderna, o que, de fato, no constitui uma abordagem de transformao radical. Cremos assim ter contribudo com uma ampla viso daquele grupo de autores que consideramos marxistas. Agora, passemos aos marxianos, ou seja, queles que se dedicaram obra de Marx e nela encontraram a Amrica Latina. Paradigmtico, aqui, o caso de Jos Aric, de origem argentina, e sua dedicao ao estudo e divulgao da obra de Marx relativa Amrica Latina. Ser o principal o autor por ns abordado, at por conta de sua peculiar dedicao a esta empreita. Em seu livro Marx e a Amrica Latina, Aric se dedica a construir, como diz um seu comentador, um pensamento que conquista sua autonomia mas que passa pelo conflito entre um pensamento terico liberado e uma resistncia afetiva ruptura,11 dentro de um espectro de ilaes tericas que percebe a Amrica Latina em sua ambigidade, pelo que no acabou passando impune o marxismo. bom registrar que Aric foi um gramsciano declarado,12 tendo por fulcro as categorias de criticidade e historicidade, o que se revelar predominante na anlise que segue. Aric destrincha a ressonncia do marxismo na Amrica Latina a partir das referncias de Marx. Nessa tarefa percebe que a Amrica Latina se apresenta como um sujeito histrico, o qual apresenta dificuldades intrnsecas de anlise para o terico da prxis alemo. Entretanto, sua principal contribuio foi rebater as crticas de que Marx teria realizado uma interpretao eurocntrica em seus escritos. O rtulo no lhe cabe pela disparidade entre sua simplicidade categorial e o nvel de complexidade que se constata na obra do grande revolucionrio. A suposta crise do marxismo, acriticamente considerado eurocntrico (no que tange obra de Marx), no passa na verdade de um sinal de vitalidade, pois percebe seus limites e se supera. Teses bastante difundidas foram a de que Marx ignorou ou desprezou a situao do capitalismo perifrico e Aric apaixonadamente as desmente, resgatando, inclusive, como essencial sua pesquisa e comentrio sobre a Irlanda, que j
FRANCO, Carlos. Apresentao. Em: ARIC, Jos. Marx e a Amrica Latina. Traduo de Maria Celeste Marcondes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 27. 12 PRADO, Maria Lgia. Marx e a Amrica Latina. Em: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Marx e Engels na histria. So Paulo: Xam; Humanitas-FFLCH/USP, 1996, p. 330.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009
11

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

276

indicamos acima como ncora para a compreenso da questo nacional desde Marx. Assim que evidencia que com seus Elementos fundamentais para a crtica da economia poltica (Grundrisse) e com a produo de artigos que vo de 1851 a 1862 Marx se interessara pela expanso do capitalismo, o que tinha no colonialismo seu grande desdobramento. Mas no s, pois ao enfocar o estudo do subdesenvolvimento, Marx estabelecera as premissas da teoria do imperialismo bem como projetara a possibilidade de revoluo no mundo colonial. No -toa, alm de Irlanda e ndia, tambm estiveram sob suas lentes o caso chins e o russo. E assim que se pode melhor entender uma assero que j se apresentava nas bocas dos tericos da dependncia: o subdesenvolvimento se desenvolve em funo do desenvolvimento da metrpole, e o que permanece constante a posio subordinada do pas colonizado.13 Da que se tornaria mais factvel a investigao dos porqus do esquecimento de Marx em relao Amrica Latina. Afastado o eurocentrismo, restaram algumas tenses em seu pensamento, sendo a principal a herana filosfica hegeliana, encarapitada pela contraposio de conceitos entre naes com e sem histria. Aqui se erigia uma filosofia da histria universal e linear, contra o que o prprio Marx posteriormente se oporia, uma vez reconhecido o papel da questo nacional, em especial no caso irlands, para se pensar a questo da revoluo. Todavia, a reflexo de Marx quanto Amrica Latina padeceu com essa tradio terica, vendo-se na formao de naes a partir do estado, ou seja, da irracionalidade e arbitrariedade autoritrias, o carter de nossos pases. Para ele, portanto, havia um descompasso entre estrutura econmica e fora social e este descompasso foi avaliado negativamente. Eis o exacerbado antibonapartismo de Marx: no exacerbado antibonapartismo de Marx que possvel localizar as razes polticas que provocaram a ressurreio da noo [de povos sem histria] e essa espcie de cegueira sofrida pelo pensamento marxiano.14 No entanto, a mais bem articulada reflexo de Aric em relao obra de Marx sobre a Amrica Latina diz respeito anlise deste sobre Simn Bolvar, o libertador. Recentemente

ARIC, Jos. Marx e a Amrica Latina. Traduo de Maria Celeste Marcondes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 53. 14 ARIC, J. Marx e a Amrica Latina, p. 92.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

13

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

277

republicado no Brasil15 o artigo sobre o lder latino-americano, introdu-lo exatamente o captulo em que Aric o comenta, o qual o ltimo captulo de seu livro. Em suma, podemos dizer, junto a Aric, que Marx assume e nega, a um s tempo, a filosofia hegeliana ao escrever sobre o Libertador. De um lado, a noo dos povos sem histria subsumida; de outro, a idia de que um estado pode produzir a sociedade civil rejeitada. Marx teria esgotado o projeto bolivariano no plano do autoritarismo. Mas o autor argentino argumenta terem existido duas idias-fora naquele projeto: uma nacionalidade geograficamente estendida e o estabelecimento de uma ordem poltica e social. E isto teria passado despercebido por Marx no que se refere a sua singularidade. Assim, queda explicada a ojeriza do alemo pelo lder de nossa Amrica, o que desbanca o argumento do eurocentrismo, pois aceitar a qualificao de eurocntrico com que se pretende explicar a ocluso marxiana, implica questionar de fato o filo democrtico, nacional e popular que constitui uma parte indestacvel do pensamento de Marx16 e ao mesmo passo aceitar que o capitalismo no eurocntrico. Definitivamente, o achamento das duas almas de Marx, por Aric, uma hegelianizante e uma libertria, significou a comprovao de que o marxismo uma corrente de pensamento totalmente vlida como instrumento para a transformao da realidade de nosso continente, apesar de os desvos em que se imiscuiu ao longo de nossa histria.17 Quanto aos marxistlgos, investiremos em uma comparao acerca da periodizao feita por eles com respeito recepo do marxismo na Amrica Latina. Como se trata de autores que tiveram por intento dissertar sobre os anteriores, sejam os marxistas ou os marxianos, sua caracterizao se coaduna com uma percepo meta-terica, quer dizer, que se debrua sobre outros autores que se debruaram sobre o marxismo. No por isso deixam de ser marxistas, mas seu papel fica ligado, no que tange a sua atividade marxistolgica, histria das idias. Talvez a mais completa sntese sobre esse assunto e possuidora de uma clareza sobre

MARX, Karl. Simn Bolvar por Karl Marx. Traduo de Vera Ribeiro. So Paulo: Martins, 2008. ARIC, J. Marx e a Amrica Latina, p. 116. 17 Werner Altmann acentua que a produo terica de Marx, como a de Engels, insere-se no marco do pensamento socialista do sculo XIX, pensamento este no de todo imune ou at mesmo impregnado do esprito colonialista europeu da poca e no mais no diverge muito de Jos Aric. Ver ALTMANN, Werner. Marx, Engels, o Mxico e a Amrica Latina. Em: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Marx e Engels na histria. So Paulo: Xam; Humanitas-FFLCH/USP, 1996, p. 325.
16

15

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

278

seu objeto de estudo a de Ral Fornet-Betancourt, intitulada O marxismo na Amrica Latina. Em especial, socorrer-nos-emos dele, mas tambm do bastante divulgado, certamente mais que o do autor citado, ensaio de Michael Lwy sobre o marxismo latino-americano, bem como da contribuio de Enrique Dussel, o qual constrange qualquer analista que pretende fazer uma classificao com categorias genricas, vez que ele pode ser descrito, qui mais que os outros quanto a Amrica Latina, como um marxista, um marxiano e um marxistlogo. Comecemos pela periodizao de Lwy, que soeu ser amplamente aceita pelos meios intelectuais marxistas do continente. Divide ele nosso marxismo do sculo XX em trs momentos, dois dos quais marcados pela tonalidade revolucionria. O primeiro o concernente s dcadas de 1920 e 1930, perodo no qual foi possvel o desenvolvimento de uma concepo aberta de marxismo e que teria na figura de Maritegui seu ponto alto. J o segundo perodo o caracterizado pela hegemonia estalinista, em especial aps o falecimento de Maritegui, em 1930, at que em Cuba se reinaugurasse uma era revolucionria. Este perodo, tangido pela submisso a Moscou, mostraria as polticas de alianas com a burguesia, em prol de uma construo do capitalismo em nosso continente que permitisse a passagem para o socialismo, revelando desde logo uma concepo etapista da histria e da luta poltica. Tambm ficaria marcado pelas marchas e contramarchas do conflito de superpotncias mundiais, conhecido como a guerra fria. Por fim, o terceiro perodo seria o de um novo momento revolucionrio, no qual ganha projeo o sucesso do Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel Castro e que acaba triunfando por sobre o governo desptico de Fulgencio Batista, em Cuba. A partir da, vrias experincias revolucionrias emergiriam, a maior parte delas frustras, mas, de qualquer modo, arejando a corrente marxista na Amrica Latina e assentando o fato de que paralelamente ao crescimento de novas correntes revolucionrias, a Revoluo Cubana estimulou o desenvolvimento da cincia social marxista.18 Algumas discordncias h, por sua vez, com relao periodizao apresentada, na proposta de Fornet-Betancourt. Insta-nos, antes, chamar a ateno para uma curiosa coincidncia: tanto Lwy quanto Fornet-Betancourt so latino-americanos emigrados e estabelecidos na Europa. Um brasileiro-francs e o outro cubano-alemo. Qui seu distanciamento do continente os tenha impulsionado a escrever sobre sua tradio marxista.

18

LWY, Michael. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina, p. 48.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

279

Amrica Latina, possvel perceber sete grandes momentos, alm de uma pr-etapa que antecede e torna possvel esta recepo. Esta fase preliminar se caracteriza pela incorporao do pensamento utpico na Amrica Latina, desde 1830 quando o argentino Estebn Echeverra volta de Paris influenciado pelo socialismo francs. A partir de ento, toda uma srie de experincias, que no nos cabe relatar, d-se no sentido de uma vertente anarquista e utopista. A primeira fase, no entanto, erige-se como um momento de divulgao bastante difusa do marxismo, uma preparao para seu florescimento no continente que se inicia, simbolicamente, com a publicao da Cartilha socialista, de Plotino Rhodakanaty, terico grego fixado no Mxico com formao utpico-crtica, mas tambm j absorvendo alguns elementos da obra de Marx. Tambm simbolicamente, esta primeira fase se encerra com o texto de 1883 de Jos Mart sobre Marx, quando da morte deste, o primeiro escrito relevante filosoficamente para a histria do marxismo na Amrica Latina. Como conseqncia, a segunda fase traz j a delimitao ideolgica necessria para uma abordagem mais sria do marxismo no continente. Assim que, em 1884, ocorre a primeira publicao de uma traduo do Manifesto comunista, aparecida no jornal mexicano El socialista, reimpresso de uma verso madrilenha editada doze anos antes. Este perodo histrico aquele em que justamente costumam se basear os marxistlogos que procuraram reconstituir a histria do marxismo na Amrica Latina. o caso do prprio Lwy, ao notar a divulgao feita pelos imigrantes europeus e a influncia da constituio da II Internacional (a Socialista), em 1899, bem como a presena de figuras como Juan B. Justo, o primeiro a traduzir O capital, algo como um reformista argentino, e Luis Emilio Recabarren, integrante da ala revolucionria da II Internacional. Tambm, no se pode esquecer a presena do correspondente da revista alem Neue Zeit, na Argentina, Germn Ave-Lallemant.19 Tambm Pablo Gonzlez Casanova empreende sua interpretao a partir

LWY, M. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina, p. 14. Conferir tambm LWY, M. Notas sobre a recepo do marxismo na Amrica Latina. Traduo de Regiani Zornetta e Viviani Zornetta. Em: BARSOTTI, Paulo; PERICS, Luiz Bernardo (org.). Amrica Latina: histria, idias e revoluo. So Paulo: Xam; Santo Andr: NET, 1998, p. 11 e seguintes. As mesmas constataes so feitas em COGGIOLA, Osvaldo. O surgimento do marxismo na Amrica Latina. Em: JINKINGS, Ivana; PESCHANSKI, Joo Alexandre (org.). As utopias de Michael Lwy: reflexes sobre um marxista insubordinado. So Paulo: Boitempo, 2007, 137-138.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

19

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Para Fornet-Betancourt, que pesquisou sobre a recepo filosfica do marxismo na

280

desse perodo, dando destaque para trs casos singulares, quais sejam, o do Brasil, da Argentina e de Cuba.20 Por seu turno, Fornet-Betancourt abarca todas essas peculiaridades em sua investigao e d nfase ao debate ocorrido entre marxismo e positivismo, algo tambm assinalado pelos outros marxistlogos citados, mas que ganha um relevo especial em seu trabalho por ser encarado como um verdadeiro encontro, especialmente na Argentina, no qual o positivismo tingira-se de cores progressistas. Grandes nomes do socialismo positivo latinoamericano, seus verdadeiros fundadores j mostrando o ineditismo da empreita seriam o j mencionado Juan B. Justo e Jos Ingenieros. Para o autor cubano-alemo, o perodo em tela se encerra com a vitria da revoluo russa, em 1917. desde a implantao dos partidos comunistas na Amrica Latina, que se inicia em 1918, que toma corpo a terceira fase do marxismo por essas bandas. um perodo marcado pela institucionalizao do movimento operrio em sua luta poltica e que culminar com a Primeira conferncia comunista latino-americana, em 1929, sob os auspcios das determinaes da III Internacional (a Comunista), criada em 1919. nesta fase, portanto, que surgem os PCs da Argentina (1918), do Mxico (1919), do Uruguai (1920), do Chile (1921), do Brasil, (1922), de Guatemala, El Salvador e Nicargua (1923), de Cuba (1926), do Peru e do Equador (1928) e da Colmbia (1926 e, depois, 1930). Mais tardio seria o aparecimento dessas organizaes em outros pases, como Repblica Dominicana (1942), Venezuela (1945) e Bolvia (1950). E tambm nesse perodo se desenrolaria a discusso entre marxismo e populismo, a partir de grandes personagens do continente, o cubano Julio Antonio Mella e o mexicano Victor Ral Haya de la Torre. Fornet-Betancourt destaca um quarto momento do seio deste terceiro para diferenciar a produo intelectual de Maritegui, que em 1928 publica seu Sete ensaios de interpretao da realidade peruana e logo em 1930 vem a falecer por complicao de seus antigos problemas de sade. Mas o mais interessante a se verificar, algo que sugere uma profunda reflexo histrico-filosfica sobre o tema, que o autor diverge sensivelmente em relao s trs etapas propostas por Lwy:

CASANOVA, Pablo Gonzlez. Os pioneiros do marxismo na Amrica Latina. Traduo de Paulo Barsotti e M. Dolores Prades. Em: BARSOTTI, Paulo; PERICS, Luiz Bernardo (org.). Amrica Latina: histria, idias e revoluo. So Paulo: Xam; Santo Andr: NET, 1998, p. 19 e seguintes.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

20

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

281

a autonomia do pensamento mariateguiano, a qual de fato se deu, ao contrrio de como procede Lwy ao considerar o prprio perodo em que se insere Maritegui como sendo um momento em que estouram revolues, de ndole no exclusivamente marxista, mas tambm a considerao de que a revoluo russa uma inspirao tambm revolucionria para o prprio pensamento marxista latino-americano da poca. E assim se justificaria Lwy:
juntamente com quadros e pensadores que eram autenticamente revolucionrios e internacionalistas mas tambm, como Mella e Maritegui, capazes de pensamento independente, o comunismo latino-americano comeou a ver o desenvolvimento de outro tipo de lder no fim da dcada de 1920. Esses dirigentes estavam ligados muito mais diretamente a um ponto de vista poltico e intelectual do aparelho do Comintern de Stalin, cujas variaes seguiram com uma fidelidade exemplar.22

em ambos apontamentos que bem explicam o marxismo latino-americano. Com o segundo, estamos de acordo em aceitar a benfica influncia da revoluo de 1917, assim como o relevo da obra de Maritegui. Com o primeiro, entretanto, cabe concordar no que pertine acurada percepo de que hegemnico mesmo foi manualesco marxismo estalinista, frente ao qual Maritegui foi uma exceo, e que sua influncia se faria sentir por muito tempo. Esta portanto uma dificuldade intrnseca prpria tarefa de periodizar um fenmeno histrico que raramente si ajustar-se a uma definio homognea e padro. A panormica de Fornet-Betancourt ainda possui outros trs momentos. O quinto se notabiliza pela incluso do marxismo nas discusses filosficas acadmicas de nossa Amrica. Vai de 1930, ano em que fervilham as publicaes regulares de revistas marxistas

21 22

FORNET-BETANCOURT, R. O marxismo na Amrica Latina, p. 72-73. LWY, M. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina, p. 20.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

diferena de autores como Boris Goldenberg, no falo desta etapa [a terceira] no sentido de um tempo de fundao do comunismo ibero-americano, nem tambm diferena de Michael Lwy , no sentido do perodo revolucionrio do marxismo na Amrica Latina. Como indica o ttulo deste captulo [Etapa da implantao da ortodoxia ou da recepo do marxismo no fio condutor da atuao dos partidos comunistas da Amrica Latina (1918/19-1929)], designo esta etapa antes como perodo em que, graas ao trabalho terico e prtico dos partidos comunistas, se impe a ortodoxia.21

Assim, Fornet-Betancourt precisa promover uma inciso no perodo para salvaguardar

Fica explcita, portanto, a contrariedade entre os autores, ainda que se possa ressalvar

282

ligadas aos partidos comunistas, at 1940, quando Jos Vasconcelos, filsofo mexicano de grande alcance universitrio, dedica um captulo ao marxismo em seu Manual de filosofia. nesse perodo que se destacam nomes como o de Carlos Astrada e Anbal Ponce, ainda que inseridos num contexto de adversidade acadmica s idias marxistas. O desdobrar desse contexto o surgimento de uma etapa caracterizada pela estagnao e estalinizao profunda do pensamento marxista latino-americano. Do fim do pacto de noagresso entre URSS e Alemanha, o que faz avanar os partidos comunistas na Amrica Latina que se reorientam no sentido de retomarem o capitalismo, e no o fascismo de almmar, como seu principal inimigo, at 1958, fim oficial da guerra fria, gesta-se esta estagnao. Bastante sugestivo perceber que os acontecimentos histricos a delimitar esta poca so justamente os que mostram o quo decisivo era o bedelho sovitico. Por fim, chegamos ao perodo em que se busca parir uma nova forma de marxismo, resgatando sua natividade, principalmente tributria de Maritegui. Na interpretao do autor, feita no primeiro meado da dcada de 1990, este perodo comeava com a revoluo cubana, indiscutvel marco para a intelectualidade de esquerda do continente, e se dilua na atualidade. Trata-se de um momento em que os grupos acadmicos melhor se articulariam e se arejariam, traduzindo Marx, lendo Gramsci, recebendo Sartre e Marcuse e concebendo a teologia da libertao. Estas seriam as inovaes da teoria poltico-filosfica marxista no continente que se conjugavam com as grandes experincias revolucionrias, como a guinada socialista do regime encabeado por Fidel Castro, a tentativa de uma via democrtica para o socialismo no Chile de Allende e a vitria do marxismo sandinista na Nicargua. Os autores destacados por nosso marxistlogo seriam Ernesto Guevara, de quem falaremos no prximo item, Juan David Garca Bacca, Adolfo Snchez Vsquez e Enrique Dussel. , alis, a partir deste ltimo que nosso autor ressalta o carter antidogmtico do marxismo latino-americano intencionado e com isso se liga linha de tradio do marxismo criativo na Amrica Latina, especialmente daquele de Jos Carlos Maritegui e Ernesto Che Guevara.23 O caminho, inclusive, que vai de Maritegui, passando por Guevara, e chegando a Dussel o que inspira este trabalho e informa as possibilidades de se discutir, sem pretender mais que reavivar o debate na Amrica Latina ainda que de uma forma no esttica, os

23

FORNET-BETANCOURT, R. O marxismo na Amrica Latina, p. 316.


CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

283

problemas, certamente preliminares, de uma teoria poltica marxista na Amrica Latina. Nesse ponto, cabe-nos valermo-nos de Dussel, autor verstil de vasta obra marxiana24 e que, ao mesmo tempo, pode ser tido como um marxista e um marxistlogo. Em um de seus livros sobre Marx ele desenha tambm um prospecto sobre o marxismo na Amrica Latina, aps resgatar o pensamento de Marx oriundo de sua viragem terica com a anlise da questo russa, bem como da irlandesa e polonesa. Ou seja, um Marx atento questo nacional e periferia do sistema capitalista europeu. Divide o marxismo em quatro etapas, essencialmente, sendo a primeira de preparao, at 1919, representada pelos pioneiros; a segunda, caracterizada pelos marxistas revolucionrios note-se aqui a concordncia com a interpretao de Lwy j existente desde pelo menos 1982, sendo que o livro de Dussel de 1990; a terceira, marcada pelo frentismo etapista (poltica de alianas dos PCs com a burguesia) e pelo browderismo anti-revolucionrio (poltica de apoio aos aliados contra o fascismo), que perdura desde 1935 at 1959; e a quarta fase que a das revolues cubana e nicaragense, permitindo novas perspectivas para o marxismo no continente latino-americano, enriquecendo-o com um cabedal de conceitos que extrapolaria os encarnados pelas viseiras dogmticas de at ento, destacando-se o pensamento de Che Guevara, com sua anlise de povo e nao, bem como sua mirada para a dimenso subjetiva da revoluo socialista. No toa nos ensinaria Dussel, quanto necessidade de assentarmo-nos ante um contedo tico do marxismo: desde ahora entindase por tico la posicin poltica e histrica en la que la subjetividad se pone ante el sistema de dominacin.25 Com Dussel, encontramos um marxismo que se renovou e est tentando responder realidade concreta latino-americana, sendo devedor direto da criatividade metodolgica (investigativa, expositiva e prtica) da linhagem que vai de Maritegui a Guevara, de um revolucionrio a outro. por isso que no poderamos deixar de considerar a produo desses dois marxistas, verdadeiros mitos (como talvez o pensar mariateguiano se expressaria) ou

Enrique Dussel dedicou trs grandes obras suas, fruto de seu estudo sobre Marx na dcada de 1980, sobre este pensador da prxis e que revelam sua importncia no cenrio marxista latino-americano. So elas: DUSSEL, Enrique Domingo. La produccin terica de Marx: un comentario a los Grundrisse. 4 ed. Mxico, D.F.: Siglo Veintiuno Editores, 2004; DUSSEL, E. D. Hacia un Marx desconocido: un comentario de los Manuscritos del 61-63. Mxico, D.F.: Siglo Veintiuno Editores; Iztapalapa, 1988; e DUSSEL, E. D.. El ltimo Marx (1863-1882) y la liberacin latinoamericana: un comentario a la tercera y a la cuarta redaccin de El capital. Mxico, D.F.: Siglo Veintiuno Editores; Iztapalapa, 1990. 25 DUSSEL, E. D. El ltimo Marx (1863-1882) y la liberacin latinoamericana, p. 293.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

24

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

284

exemplos (de acordo com o discurso guevarista) para o movimento de transformao radical da realidade da Amrica Latina.

2. DOIS CONES: MARITEGUI E GUEVARA

marxismo na Amrica Latina. O final da vida de um coincide com o incio da vida do outro. Maritegui, indubitavelmente o pensador marxista mais vigoroso e original que a Amrica Latina j conheceu,26 e Guevara, o ms significativo terico marxista, adems de revolucionario real, de la historia del continente,27 no casualmente, vez por outra e a depender do intrprete, so considerados os mais importantes nomes do marxismo latinoamericano. Iniciemos esta breve notcia sobre o significado da obra desses dois pilares do marxismo em nossa Amrica por Maritegui. Este peruano, nascido em 1894, faria histria ao investir em uma interpretao nacional a partir do marxismo, um verdadeiro testamento histrico do marxismo criativo latino-americano. Os intrpretes mais afamados no cansam em render homenagens a essa figura que, sem dvida, oxigenou o movimento operrio do continente. Prolfico crtico literrio e poeta, escreve com o pseudnimo de Juan Croniquer at 1918, ano em que assume uma postura poltica mais radical e o que lhe obriga mesmo a deixar o pas, ainda que no da pior forma, afinal lhe fora proposto o exlio, s expensas do governo peruano em troca da priso, muito por conta de um parente que trabalhava no alto escalo pblico, algo que lhe renderia muitas crticas. E seria exatamente o exlio a lhe proporcionar o amadurecimento poltico necessrio, especialmente sua aproximao militncia italiana, para que, quando retornasse ao solo peruano, engrossasse as jornadas de protestos organizada por Haya de la Torre e fizesse parte das universidades populares Gonzlez Prada, universidades estas influenciadas pelo movimento de reforma universitria

26 27

LWY, M. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina, p. 17. DUSSEL, E. D. El ltimo Marx (1863-1882) y la liberacin latinoamericana, p. 285.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Quase em sua unanimidade, as reflexes marxistolgicas apontam dois pilares para o

285

desabrochado em Crdoba, em 1918, e que veria surgir tambm as universidades populares Jos Mart, em Cuba, e Lastarria, no Chile. Em 1924, aps a priso e exlio de Haya de la Torre (Maritegui tambm sofreria uma deteno), Maritegui se apresentaria como a principal liderana de esquerda no Peru, chegando a assumir a direo da revista Claridad, o rgo da juventude que reivindicava a reforma universitria. Aqui, ele assumia a posio de mais importante nome do socialismo no Peru, ao mesmo tempo em que sua sade se esvaa, tendo mesmo uma perna amputada. A partir da se conhece os anos mais importantes da produo terica de Maritegui, sendo que sua preocupao principal nessa instncia estudar profundamente a realidade peruana a partir do mtodo marxista.28 Snchez Vsquez considera trs momentos distintos na vida intelectual de Maritegui: um primeiro, de 1911 a 1919, em que a tnica a atividade jornalstica; um segundo, de 1919 a 1923, marcado por seu exlio na Itlia; e um terceiro, de 1923 a 1930, em que se caracteriza por estar definitivamente convertido j em um socialista marxista.29 Cabe lembrar que este ltimo perodo, o que mais nos interessa, ficou para a histria como o da construo da APRA (Aliana Popular Revolucionria Americana). Maritegui compartilhou em muito de sua proposta encabeada por Haya de la Torre at que seu dirigente principal, no exlio mexicano, props para o que at ento era um movimento que ele se tornasse um partido eleitoral. As convergncias, a, acabaram e Maritegui abandonou o projeto que parecia cair em um populismo do qual ele no podia comungar. Ele, ainda assim e contudo, coincide em vrios pontos importantes com a APRA, o que o diferenciar da linha oficial da Internacional,30 vez que no ano de 1928 ele fundaria o Partido Socialista do Peru. Essas coincidncias giram em torno do papel da nao e dos indgenas, da luta contra o latifndio e da percepo da peculiaridade peruana frente ao capitalismo central. No entanto, elas no permitem ocultar o principal, vale dizer, para os apristas tratava-se de superar o

PERICS, Luiz Bernardo. Introduo: Jos Carlos Maritegui e o marxismo. Em: MARITEGUI, Jos Carlos. Do sonho s coisas: retratos subversivos. Traduo, organizao e notas de Luiz Bernardo Perics. So Paulo: Boitempo, 2005, p. 21. 29 VSQUEZ, Adolfo Snchez. Maritegui, grandeza e originalidade de um marxista latino-americano. Traduo de Terezinha Ferrari e Rubens Gallino Jnior. Em: BARSOTTI, Paulo; PERICS, Luiz Bernardo (org.). Amrica Latina: histria, idias e revoluo. So Paulo: Xam; Santo Andr: NET, 1998, p. 47. 30 ALIMONDA, Hctor. Jos Carlos Maritegui: redescobrir a Amrica. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. So Paulo: Brasiliense, 1983, p. 64.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

28

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

286

marxismo contextualizando-o na Amrica Latina, ao passo que para Maritegui significava incorporar, sem mutilar, a realidade latino-americana interpretao marxista da realidade.31 Isto tudo mostra que esto certos todos os que vem nele o prdromo da criatividade marxista no continente. E o mais surpreendente encontrar em sua histria a crtica de que ele propunha uma viso europesta para suas interpretaes da Amrica e do Peru. Tal a reao principal ante seu clssico Sete ensaios de interpretao da realidade peruana, de 1928: muitos crticos, principalmente apristas, na ocasio, acusam-no de apenas ser um jornalista, ainda com traos europeizantes, sem profundidade nem conhecimento acadmicos.32 Extrema contradio para o autor que seria, posteriormente, tido como o lapidador da primeira anlise marxista sistemtica do conjunto da evoluo de um pas latinoamericano.33 Marx mariateguizado nos revela a hiperatualidade de seu mtodo. Talvez trs temas se destaquem em Maritegui no que tange a sua contribuio para a teoria poltica marxista latino-americana. Um, sem dvida, a questo nacional, conciliada com o marxismo, ou seja, a juno da realidade indgena proposta socialista. Outro seria a concatenao, inaugurando-se a uma bastante inteligente linha marxista no continente, entre objetivo e subjetivo, quer dizer, o papel da ao humana como parteira da histria que no flutua no ar mas antes assenta-se na realidade concreta das condies objetivas postas. Por fim, o otimismo militante, que cr na ao e v pessimistamente a inteligncia. Enfim, poderamos resumir tudo em duas palavras: mito e revoluo. Comecemos pelo fim. Com uma frmula do mexicano Jos Vasconcelos, nem de longe um marxista o que atesta a heterodoxia de Maritegui , nosso marxista peruano parte em busca de uma nova significao para o homem. O dstico pessimismo da realidade e otimismo do ideal34 se converte logo na gramsciana tese do pessimismo da inteligncia,

O especificamente indo-americano no para ele razo para superao, respectivamente, ruptura, mas o desafio que os marxistas da Amrica Latina devem colocar para si mesmos, isto , da aplicao criativa do mtodo de Marx, significando o criativo a preocupao de tomar em conseqente considerao a peculiaridade da Amrica Latina. FORNET-BETANCOURT, R. O marxismo na Amrica Latina, p. 116. 32 PERICS, L. B. Introduo: Jos Carlos Maritegui e o marxismo, p. 23. 33 ALIMONDA, Hctor. Jos Carlos Maritegui..., p. 57. 34 MARITEGUI, Jos Carlos. Pesimismo de la realidad y optimismo del ideal. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 35-39.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

31

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

287

otimismo da ao.35 Aqui estamos ante uma postura filosfica, a partir da qual possvel perceber sua coerncia prtica. Por exemplo, enquanto integrava a APRA via nela uma possvel compactao de foras, afinal a realidade no era perfeita e aquela aliana supria uma necessidade coletiva de opor-se ao imperialismo na Amrica Latina. Chegou o momento necessrio da ruptura e a realidade no seria menos dura, tendo-se de enfrentar o dogmatismo da III Internacional, ainda que o Partido Socialista peruano aderisse integralmente ao marxismo-leninismo dela em seu programa. nesse sentido que possvel perceber a admirao e, ao mesmo tempo, a superao crtica ao escritor russo Mximo Grki no comentrio que segue: Grki nunca foi bolchevique. Em geral falta aos intelectuais e aos artistas a f necessria para envolver-se de forma facciosa, disciplinada e sectria nos quadros de um partido. Contudo, o literato no tardou em aproximar-se da revoluo, afinal ele e outros intelectuais russos se contagiaram e se inflamaram de f revolucionria.36 Assim, tal como Grki mas tambm o superando, Maritegui pressente a necessidade do projeto coletivo que leve revoluo, pois a ao individual incua se no estiver conjugada com um sentimento coletivo de mudana. Tambm intelectual, no deixou nunca de s-lo, Maritegui superou sua prpria falta de f. A f necessria um elemento central em sua concepo marxista. Da fica mais claro o que quisemos dizer com concatenao objetivo-subjetiva mariateguiana. A hegemonia presente no marxismo de ento, um efeito colateral da recepo do biologismo espenceriano de cunho positivista no marxismo da virada do sculo, faria um intelectual, sem formao como insistiriam seus crticos, como Maritegui refletir sobre sua realidade de modo a no crer em um infundado objetivismo. Esta a funo do mito em seu pensamento, tributrio neste particular de Sorel. Um mito que significa uma f e uma esperana.37 Talvez, por conta de seu otimismo na ao, trate-se antes de uma agirana, se nos for concedido brincar com a formao da palavra. Ele, ento, props seu mito e sua utopia, realizvel todavia. Era o socialismo.

Conferir NASCIMENTO, Cludio. Maritegui, Che Guevara, Carlos Fonseca: fontes da revoluo na Amrica Latina. Em: NASCIMENTO, Cludio; LWY, Michael. Marxismo e socialismo na Amrica Latina. So Leopoldo: CECA; Rio de Janeiro: CEDAC, 1989, p. 29. 36 MARITEGUI, Jos Carlos. Do sonho s coisas: retratos subversivos. Traduo, organizao e notas de Luiz Bernardo Perics. So Paulo: Boitempo, 2005, p. 101-102. 37 La civilizacin burguesa sufre de la falta de un mito, de una fe, de una esperanza. MARITEGUI, J. C. El hombre y el mito. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 28.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

35

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

288

da realidade. E no nos parece descabido concordar com Snchez Vsquez quando diz que h dois traos essenciais ao marxismo de Maritegui: sua ateno ao papel da ao, das foras sociais que podem transformar a realidade, assim como sua preocupao pelas peculiaridades desta realidade concreta, que devem ser sobretudo levadas em conta tanto na hora de sua interpretao quanto na de sua transformao prtica, efetiva.38 Nessa toada, tange Maritegui um instrumento bastante fecundo, a interpretao nacional. E esta clareza no est longe da necessria interpretao do continente latinoamericano. Como diria um dos mais importantes marxistas peruanos ps-Maritegui, conectada con este inters por la poltica mundial est la inquietud continental de Maritegui y su accin como lder del movimiento revolucionario de Hispanoamrica, hoy ms patente y reconocido que nunca.39 Desse modo, falar de nao tambm falar de continente, ou seja, o Peru tambm a Amrica Latina. E disso que se deve nutrir o marxismo latino-americano renovado pelo sculo XXI. Diz-nos Maritegui: la crtica marxista estudia concretamente la sociedad capitalista. E foi isto que ele prprio destinou-se a fazer, pois que vana es toda tentativa de catalogarla como una simple teoria cientfica, mientras abre en la historia como evangelio y mtodo de un movimiento de masas.40 Nada de encarar o marxismo com as lentes deveras embaadas do cientificismo. Melhor seria torn-lo ele mesmo, o marxismo, lentes para melhor compreender a realidade. E com essa viso pde Maritegui intuir que los pueblos de la Amrica espaola se mueven en una misma direccin e , muito por causa disso, que su unidad no es una utopa, no es una abstraccin. Los hombres que hacen la historia hispano-americana no son diversos. claro que aqui se deveria apontar para uma aproximao revolucionria:
ahora como entonces, la emocin revolucionaria da unidad a la Amrica indoespaola. Los intereses burgueses son concurrentes o rivales; los intereses de las masas no. Con la Revolucin Mexicana, con su suerte, con su ideario, con sus hombres, se sienten solidarios todos los hombres nuevos de Amrica. Los brindis

38 39

VSQUEZ, A. S. Maritegui, grandeza e originalidade de um marxista latino-americano, p. 50. BONDY, Augusto Salazar. Prlogo. Em: MARITEGUI, Jos Carlos. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 9. 40 MARITEGUI, J. C. La filosofa moderna y el marxismo. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 15.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Sua mstica revolucionria e sua tica socialista no se desapegavam, como frisamos,

289

nacional, ainda que no se possa, de forma alguma, dizer de Maritegui que ele era um nacionalista. Em um dos vrios momentos em que tratou do tema, o marxista peruano tomou o problema da terra como o cerne da questo indgena, o que fazia denotar que el problema no es racial, sino social y econmico; pero la raza tiene su rol en l y en los medios de afrontarlo.42 E isto forjaria, provavelmente, uma conscincia revolucionria entre negros e indgenas, batizada com o carter que lhe prprio, a luta de classes. Maritegui, como visto, encarna o ideal revolucionrio marxista na Amrica Latina em tempos adversos. Porm, suas realizaes prticas no corresponderiam grandeza de sua intelectualidade. Seria necessrio um novo momento histrico para o continente para que se formasse outra conscincia revolucionria e que conseguisse subverter os cnones do marxismo e tentar concretiz-los de maneira indita para ns. A revoluo cubana inauguraria um novo perodo para no s o marxismo latinoamericano como tambm para a prpria Amrica Latina que ter nela o bastio da possibilidade do novo e do diverso, sufocada que seria por um domin de ditaduras incentivadas e financiadas pelo imperialismo. No seio de tal experincia histrica, um inusitado ator, um mdico argentino, com problemas respiratrios e uma incrvel coragem, mostrar-se-ia, como o exemplo de um revolucionrio, um novo homem, construtor de uma nova sociedade. Ernesto Che Guevara, e seu esprito aventureiro, tambm tido como marco para a teoria poltica marxista na Amrica Latina. Ele representa o lder e pensador revolucionrio que melhor simboliza e encarna esse novo perodo para o marxismo na Amrica Latina43 e sua influncia seria largussima para os movimentos em prol da revoluo no continente. preciso, antes de mais, atentarmos para o fato de que Che Guevara no influiu s na medida de sua prtica revolucionria, como guerrilheiro e chefe poltico. Tambm suas concepes
41

MARITEGUI, J. C. La unidad de la Amrica indo-espaola. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 179, 182 e 184. 42 MARITEGUI, J. C. Conclusiones sobre el problema indgena y las tareas que impone. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 226. 43 LWY, M. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina, p. 45.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

pacatos de la diplomacia no unirn a estos pueblos. Los unirn, en el porvenir, los votos histricos de las muchedumbres.41

Eis que o porvir o da unidade, ao passo que a atualidade reclama pelo seu quinho

290

tericas tiveram forte eco, sendo, ento, importante pressupor esta unidade distintiva de sua vida e obra da teoria e da prtica.44 Nascido em 1928, ano dos Sete ensaios e da fundao do Partido Socialista, por Maritegui, na Argentina, Ernesto Guevara no tinha destino traado. Filho de pequenos proprietrios de terra, estudaria medicina e teria repulsa pela poltica, por conta do contexto de seu pas natal. No entanto, seu esprito arredio o faria se tornar um viajante que aos dezenove anos conhecera o interior argentino e, aos vinte-e-trs, as profundas da Amrica Latina. Nesse mpeto, aps esta experincia vivida ao lado do amigo Alberto Granados, o qual conseguira um posto como mdico de um leprosrio na Venezuela, Guevara torna-se especialista em alergia e vai ao encontro do amigo, em Caracas. O caminho, entretanto, no estava mesmo traado e depois de vagar por uma Bolvia em plena revoluo, Peru e Equador, acaba sendo convencido a ir para a Guatemala, local em que se vivia um momento histrico de tentativa reformista de mudar a situao do pas. L passaria pela decepo de ver seus sonhos de mdico popular se perderam com a invaso de tropas mercenrias para derrubar o governo. Viaja para o Mxico com seus amigos exilados. E o destino no poderia ser mais incerto: l conhece o casamento, a formao marxista e os cubanos do movimento 26 de Julho. Com eles, desembarcaria em Cuba para realizar uma audaz revoluo a partir do campo e da guerrilha. E, por essa trajetria, Che teria seu nome gravado na histria: quando se for escrever a histria do pensamento poltico latino-americano da segunda metade deste sculo, o nome de Ernesto Che Guevara se projetar sem dvida de forma toda especial.45 Seus principais textos seriam escritos a partir de 1957, quando a guerrilha j alcanara bastante sucesso. Segundo Michael Lwy, h trs grandes contribuies tericas de Che Guevara: sua filosofia comunista baseada no homem novo; sua anlise da economia poltica a partir da transio cubana para o socialismo; e sua estratgia poltico-militar.46 A ttulo de informao, insta-nos registrar que para Eder Sader,47 que concorda com estas grandes linhas do pensamento guevarista, h uma preocupao com a questo do partido, como decorrncia da discusso de sua filosofia, e outra com a Amrica Latina, como conseqncia da

44 45

FORNET-BETANCOURT, R. O marxismo na Amrica Latina, p. 269. SADER, Eder. Introduo. Em: _____ (org.). E. Che Guevara: poltica. Traduo de Regine Ferrandis. So Paulo: tica, 1981, p. 7. 46 LWY, M. O pensamento de Che Guevara. 7 reimp. So Paulo: Expresso Popular, 2008, p. 20. 47 SADER, Eder. Introduo, p. 19-21.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

291

sistematizao de sua vivncia guerrilheira.48 Na esteira de Lwy, podemos identificar a existncia de valores a serem respeitados na filosofia de Che. Certamente, h um toque humanista em seu pensamento, mas sem dvida um humanismo Marx, o Marx dos Manuscritos econmico-filosficos. O homem novo que tanto entoava deveria ter por horizonte subjetivo os valores da humanidade, vida, justia, dignidade e liberdade. E no havia contradies: respeitar profundamente a vida e estar disposto a pegar em armas e, se preciso, a matar, no contraditrio seno aos olhos do humanismo cristo ou pacifista.49 J no plano da economia poltica de transio, revelam-se na produo terica de Che alguns temas que pareceriam incomuns ao marxismo dogmtico, como a temtica do estmulo e do trabalho voluntrio na sociedade transicional. Mas talvez o mais significativo mesmo seja a concluso da inexistncia, em uma sociedade em transio, de correspondncia das foras produtivas (atrasadas) em relao s relaes de produo (avanadas). Em polmica com alguns economistas, cubanos e estrangeiros, assevera que em Cuba, em 1959-1962, como na Rssia, em 1917-1818, foi levada a cabo uma revoluo socialista, apesar do atraso e do desenvolvimento das foras produtivas.50 Intumos que este tema seja central para a compreenso de como se pode desdobrar uma revoluo socialista em nosso continente, a partir de nossos pases. Ainda que no seja uma frmula inequvoca, o estudo da economia poltica de transio como um dos momentos privilegiados da teoria poltica marxista da Amrica Latina, tendo Che Guevara como passaporte para ela, ponto nodal para o avano de nosso marxismo e sem ela no vamos a local algum. Como corolrio das posturas filosficas e econmicas de Che, podemos envidar alguns momentos de sua contribuio poltica como dissemos, fruto da sistematizao de sua prtica de guerrilhas para melhor visualizarmos a posio do continente latino-americana numa proposta marxista de teoria poltica. Ao afastar a via pacfica como plausvel para a chegada ao socialismo e perceba-se

48

No poderamos deixar de lembrar quais so estes textos, uma vez que nosso tema justamente a Amrica Latina, ainda que no possamos analis-los: Cuba, exceo histrica ou vanguarda na luta anticolonialista?, de 1961; A influncia da revoluo cubana na Amrica Latina, de 1962; Ttica e estratgia da revoluo latinoamericana, tambm de 1962; e Guerra de guerrilhas: um mtodo, de 1963. 49 LWY, M. O pensamento de Che Guevara, p. 50. 50 LWY, M. O pensamento de Che Guevara, p. 65.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

292

que sequer tivera ele a oportunidade de ver a derrocada de Allende, no Chile , prope como ttica a ao guerrilheira, por bvio armada, pautada por dois elementos: a necessidade de um exrcito popular que se oponha ao exrcito contra-revolucionrio; e o carter continental da luta, conseqncia lgica do internacionalismo marxista e da idia de comunismo. Para ele, era preciso fazer da Cordilheira dos Andes a Sierra Maestra do continente, ainda que ponderasse: no podemos dizer quando esta luta adquirir este carter continental, nem quanto tempo durar, mas podemos prover seu advento, porque ela filha das circunstncias histricas, econmicas e polticas e por isso no poder desviar-se do seu rumo.51 Assim que ele rejeitaria as frmulas limitadas da luta eleitoral e das estratgias reformistas que se escondem no interior das manifestaes reivindicatrias do povo que no adquiriu ainda sua conscincia de classe. por isso que faz atentar para a confuso que h, na Amrica Latina, entre ttica e estratgia. E a ttica deveria ser a da via armada e no parlamento, legalidade, greve econmica legal, reivindicaes por aumento salarial, constituio burguesa, libertao de algum heri popular.52 Por outro lado, ao fazer severa crtica ao sectarismo, critica tambm o burocratismo e a corrupo ps-revolucionria: todos aqueles que falando de revoluo violam a moral revolucionria, no so apenas traidores potenciais da revoluo mas tambm seus piores detratores, afinal contra-revolucionrio aquele que luta contra a revoluo, mas tambm aquele senhor que, valendo-se de sua influncia, consegue uma casa, consegue depois dois carros, viola o racionamento e obtm depois tudo o que o povo no tem.53 Fica evidente que a situao de revoluo no e no fora perfeita, sendo necessria muita crtica e autocrtica, alm de vida moral revolucionria, nos moldes guevaristas. Por isso, Guevara pretendia que pelo exemplo esta ltima se forjasse. E o exemplo deveria vir do exrcito revolucionrio. Em tudo, dever-se-ia entender e considerar Cuba como parte da Amrica, pois aqui foi feita uma experincia que tem uma transcendncia histrica e que mesmo contra a nossa vontade atravessar o continente.54 Eis a f de que falava Maritegui e de quem Che era

GUEVARA, Ernesto Che. Crtica da via pacfica. Em: SADER, Eder (org.). E. Che Guevara: poltica. Traduo de Regine Ferrandis. So Paulo: tica, 1981, p. 56. 52 GUEVARA, E. C. Crtica da via pacfica, p. 57. 53 GUEVARA, E. C. O sectarismo. Em: SADER, Eder (org.). E. Che Guevara: poltica. Traduo de Regine Ferrandis. So Paulo: tica, 1981, p. 157. 54 GUEVARA, E. C. O sectarismo, p. 158.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

51

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

293

confessamente legatrio. Como assegura Cludio Nascimento: as concepes de Guevara sobre o carter dependente do capitalismo na Amrica Latina e a incapacidade das burguesias internas para hegemonizar uma revoluo democrtica-nacional, assim como sua concluso de que s atravs do socialismo possvel escapar ao subdesenvolvimento, encontram razes latino-americanas no pensamento de Maritegui e, sua demonstrao evidente na revoluo cubana.55 Guevara, por sinal, morreria assassinado na selva boliviana ao tentar estender sua prxis revolucionria para outros locais do continente, seis anos depois, quando a revoluo j havia passado pelo seu batismo de fogo, quando as fbricas e os campos j produziam regularmente. Sem embargo, no resumiria seu intento Amrica Latina, pois pensava irmanar todos os povos perifricos, tendo ido mesmo lutar no Congo, entre 1965 e 1966. Sua morte, porm, em 8 de outubro de 1967 inspiraria a continuidade de seu iderio, ainda que sua pujana revolucionria com o tempo tenha se perdido, vez que estava morto o smbolo da guerrilha na Amrica Latina56 e sua morte foi un golpe tremendo para el movimiento revolucionario en cuanto le priva sin duda de ninguna clase de su jefe ms experimentado y capaz.57 Resta, dessarte, consolidada a iconoteca marxista latino-americana em sua sala principal. Maritegui e Guevara, mais que mais altos expoentes de nosso marxismo, representam mesmo uma linha terica, uma tradio, qui a mais fecunda para se pensar o desenvolvimento da teoria poltica marxista latino-americana. Sem dvida, como em Maritegui, a mstica revolucionria e a tica socialista tambm esto presentes em Che e Carlos Fonseca,58 este ltimo, comandante da revoluo nicaragense. A dialtica pensada em sua extrema complexidade entre objetividade e subjetividade, o carter latino-americano da revoluo, um marxismo criativo e corajoso, a pauta prtica como critrio e uma sensibilidade humana inafastvel unem estes dois grandes nomes e faz de suas obras

NASCIMENTO, C. Maritegui, Che Guevara, Carlos Fonseca: fontes da revoluo na Amrica Latina, p. 31. 56 PAULINO, Analdino Rodrigues. Che morreu como queria: lutando. Em: AVALON, Manville (org.). Che Guevara por ele mesmo. So Paulo: Martin Claret, 1993, p. 46 e 48. 57 RUZ, Fidel Castro. Discurso pronunciado por el comandante Fidel Castro Ruz en la velada solemne en memoria del comandante Ernesto Che Guevara. Em: GUEVARA, Ernesto Che. Obras 1957-1967: la accin armada. Paris: Franois Maspero; Havana: Casa de las Amricas, tomo I, 1970, p. 17. 58 NASCIMENTO, C. Maritegui, Che Guevara, Carlos Fonseca: fontes da revoluo na Amrica Latina, p. 25.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

55

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

294

momentos imprescindveis para o aprofundamento e aperfeioamento de uma teoria poltica marxista de nossa Amrica.

3. CONCEITOS-CHAVE: DEPENDNCIA, REVOLUO E LIBERTAO

poderamos reviver um inumervel conjunto de categorias, as quais dimanam da construo terica de Marx e de seus sucessores. No entanto, escolhemos trs que nos parecem essenciais e ao mesmo tempo originais, levando em considerao a impossibilidade de uma apreciao exaustiva de tantas categorias. Esclarecemos a essencialidade e a originalidade de tais conceitos no por seu ineditismo ou tampouco por sua suficincia, mas sim por expressarem uma condio concreta, que a latino-americana, assim como por terem sido encampadas em nosso continente pelos tericos mais criativos do marxismo. Renovando o quadro de marxistas exemplares de nossa grande ptria latino-americana, herana de nomes como os dos marxistas Jos Carlos Maritegui e Ernesto Che Guevara, podemos pinar trs grandes linhas de pensamento que influiriam fortemente para esta renovao. A primeira, sem sombra de dvidas, a da teoria da dependncia, interpretao que propiciou uma mais que necessria inovao nas investigaes econmicas que tm a Amrica Latina como fulcro. Como conseqncia das descobertas tericas dos dependentistas marxistas, floresce uma perspectiva filosfica que se prope como horizonte intelectual a partir do qual se pode e deve trabalhar com as massas proletrias e populares. Trata-se da filosofia da libertao. um caminho que vai da dependncia, e sua denncia, libertao, e seu anncio. Como se percebe, um trajeto pedaggico que precisa ser operacionalizado para alm de uma mirada meramente terica e acadmica, ainda que superar esta contingncia seja obra da mobilizao e contestao dos trabalhadores conscientizados e unidos. E o instrumento para esta concretizao no pode ser outro que a aposta, inerente a todo o marxismo, na revoluo. Portanto, no se trata exatamente de uma corrente terica tributria do marxismo mas sim de a prpria reflexo-ao marxista que tematiza o processo revolucionrio como estratgia de luta. Tentemos esboar nosso programa analtico de teoria poltica para o continente a partir
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Dentro do quadro conceitual para uma teoria poltica marxista latino-americana,

295

do conceito de dependncia. Segundo um dos maiores expoentes da teoria da dependncia, Ruy Mauro Marini, um momento em que se configura uma relao de subordinao entre naes formalmente independentes, em cujo mbito as relaes de produo das naes subordinadas so modificadas ou recriadas para assegurar a reproduo ampliada da dependncia.59 Inegavelmente, a situao de dependncia j est incubada em todo o pensamento marxista, comeando por Marx, passando por Rosa Luxemburgo e Lnin, e tendo na leitura de Maritegui um importante antecedente latino-americano. Em um dos vrios momentos em que focaliza a economia peruana, Maritegui sentencia: la economa del Per es una economa colonial, vale dizer, su movimiento, su desarrollo, estn subordinados a los intereses y a las necesidades de los mercados de Londres y de New York. Isto significa constatar que estos mercados miran en el Per un depsito de materias primas y una plaza para sus manufacturas.60 Eis a a forma histrica que Maritegui descreveu a dependncia peruana e que, em geral, encaixa-se perfeitamente na definio de Marini. Mas Maritegui vai um pouco alm, tocando a ferida sem rodeios:
esta dependencia de la economa peruana se deja sentir en toda la vida de la nacin. Con un saldo favorable en su comercio exterior, con una circulacin monetaria slidamente garantizada en oro, el Per, a causa de esa dependencia, no tiene, por ejemplo, la moneda que deba tener. A pesar del supervit en el comercio exterior, a pesar de las garantas de la emisin fiduciaria, la libra peruana se cotiza 23 24 por ciento de descuento. Por qu? En esto, como en todo, aparece el carcter colonial de nuestra economa.61

a realidade de quase um sculo depois. Qui afora o padro ouro e as percentagens especficas, o resto pode ser mantido como incio de anlise. Assim, sua insistncia na descrio de uma economia colonial teve sua superao dialtica, que por conseqncia no a nega de todo, com o conceito de dependncia, relacional, sem dvida, mas moldado com as categorias econmicas marxistas. Este um mote que sugere a volta aos estudos do

MARINI, Ruy Mauro. Dialtica da dependncia. Em: _____. Dialtica da dependncia. Petrpolis: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 109. 60 MARITEGUI, J. C. Economa colonial. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 216. 61 MARITEGUI, J. C. Economa colonial, p. 217.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

59

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Verdadeiramente, assusta verificar as similaridades entre o prospecto mariateguiano e

296

imperialismo (e do subimperialismo, como nos provocou Marini), mas fundados na realidade concreta de dependncia latino-americana. Marini toma uma precauo que a ns nos vedado no revelar. A situao colonial no se confunde com a de dependncia. Por isso, enfatizamos a superao da descrio de Maritegui e que Marini desenrola no contexto de uma crtica construtiva a Andr Gunder Frank, outro pioneiro da teoria da dependncia na Amrica Latina. Isto porque a situao de dependncia tem um momento histrico bastante evidente: surgimento da grande indstria e consolidao da diviso internacional do trabalho. Trata-se do sculo XIX, sculo da emancipao formal da Amrica Latina, custeada com a dvida externa exercendo sua funo de transferncia do excedente para a nova metrpole, a Inglaterra. Bem assim, a existncia da Amrica Latina no cenrio capitalista integrado possibilita que haja disponibilidade de bens agrcolas e matrias-primas industriais, fazendo possvel uma grande virada no capitalismo de centro, vale dizer, a mudana do eixo da acumulao da mais-valia absoluta (explorao pura e simples do trabalhador) para a mais-valia relativa (explorao centrada no aumento da capacidade produtiva), ao passo que no continente latino-americano continuaria valendo a mais-valia absoluta. Dessa forma, a insero da Amrica Latina na economia capitalista responde s exigncias que coloca nos pases capitalistas a passagem produo de maisvalia relativa.62 Ento, a Amrica Latina se apresenta como condio de possibilidade para o desenvolvimento do capitalismo e seu aperfeioamento. A Amrica Latina aparece, pois, como o instrumento que possibilitou a reproduo ampliada do modo de produo capitalista, uma vez que a este no basta alcanar a acumulao, preciso mant-la e expandi-la. Assim que se caracterizou entre os latinoamericanos uma superexplorao do trabalho, vincada em a intensificao do trabalho, a prolongao da jornada de trabalho e a expropriao de parte do trabalho necessrio ao operrio para repor sua fora de trabalho.63 Enfim, a economia dependente integra uma contradio, qual seja, a de que os pases centrais se baseiam na capacidade produtiva do trabalho e ela no caso, a Amrica Latina tem por referncia a superexplorao do trabalhador. Separa-se, ento, circulao e produo. No momento, por sua vez, em que a economia latino-americana entrasse a fundo no processo
62 63

MARINI, R. M. Dialtica da dependncia, p. 113. MARINI, R. M. Dialtica da dependncia, p. 125.


CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

297

de industrializao, a superexplorao do trabalhador se manteria, incentivando-se o mercado da indstria pesada pautado pela venda de equipamentos obsoletos no centro. At que se necessite expandir a economia mais ainda para o exterior, fazendo vir tona as integraes regionais e os subimperialismos. De todo este plexo de consideraes, devemos insistir na pauta concreta de Marini e em seu vnculo com a materialidade da produo e circulao capitalistas, realando que o fundamento da dependncia a superexplorao do trabalho.64 Parece-nos importante fazer notar, ainda, que a teoria de Marini no se desvincula da linha criativa do marxismo, acentuando mesmo que no se pode restringir a classe operria ao proletariado fabril, incompreenso bastante comum quando das anlises marxistas latinoamericanas, seja em sua verso crtica, seja em seu cariz apologtico. Segundo o autor brasileiro que teve de se exilar no Mxico, restringir a classe operria aos trabalhadores assalariados que produzem a riqueza material, isto , o valor de uso sobre o qual repousa o conceito de valor, corresponde a perder de vista o processo global da reproduo capitalista.65 Nesse sentido, Marini avana tambm na conceituao e visualizao da classe operria, entendida inclusive como sujeito privilegiado da transformao social, mas no o faz somente a partir de critrios objetivos e econmicos, mas tambm subjetivos e ideolgicos, revigorando o entendimento motriz da luta de classes. O estabelecimento dessa ordem de reflexes em torno da situao de dependncia fez surgir uma nova perspectiva para o marxismo latino-americano, afinal o estudo do desenvolvimento do capitalismo nos centros hegemnicos deu origem teoria do colonialismo e do imperialismo. O estudo do desenvolvimento de nossos pases deve dar origem teoria da dependncia.66 No por acaso esta teria o condo de influenciar os filsofos latino-americanos, no sentido de se apropriarem da crtica que o marxismo vinha procedendo realidade latino-americana. Desse modo, os filsofos (mas tambm telogos) da libertao surgiriam com o aparato de Marx em suas discusses.67 E delas nos interessa a forja

MARINI, R. M. Dialtica da dependncia, p. 165. MARINI, R. M. O conceito de trabalho produtivo. Em: _____. Dialtica da dependncia. Petrpolis: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 249. 66 SANTOS, Theotonio dos. Subdesenvolvimento e dependncia. Em: LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 395. 67 Dussel chega a mesmo a especificar em que medida essa influncia se deu, especialmente no tocante teologia da libertao (que se aproxima mas no se confunde com a filosofia da libertao): o marxismo que marcou a
65

64

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

298

e o molde da noo de libertao como conceito-chave para a teoria poltica marxista em nossa Amrica. No discutiremos o importante movimento da teologia da libertao, no continente, com sua extensa bibliografia, uma vez que extrema e alarga desnecessariamente nosso trabalho. Contentar-nos-emos com o conceito de libertao fecundado no seio da filosofia da libertao que tem no nome do argentino-mexicano Enrique Dussel seu mximo expoente. A par de sua distncia inicial em relao ao marxismo (um relativo antimarxismo, segundo Fornet-Betancourt68), logo Marx seria descoberto como fundamentao essencial de sua filosofia, fazendo-se, inclusive, a analtica seu mtodo que se propunha superar a dialtica hegeliana incorporar-se dentro da dialtica marxista.69 Como j dissemos, Dussel se dedicou ao estudo da obra de Marx principalmente na dcada de 1980, quando produziu sua importe trilogia sobre o autor. quela poca, seus textos envidaram o marxismo de uma forma to criativa que no nos permitido passar por sua elaborao em branco. Devido aos limites que se impem a nosso artigo, faremos uso de textos menores que proporcionam vermos sua dimenso. Poderamos fixar a libertao dusseliana com uma pergunta: libertar-se de qu? Certamente, a libertao no se apresenta como um conceito definitivo, uma ontologia acabada e atemporal. A libertao o libertar-se, uma espcie de vir-a-ser que no se contenta com a ontologia do ser, mas antes procura na alteridade sua realizao. Sua guinada filosfica, mas no s. Como diria Salazar Bondy, para quem a formulao de uma filosofia

teologia da libertao foi o marxismo sociolgico e econmico latino-americano da dependncia de Orlando Fals Borda at Theotonio dos Santos, Faletto, Cardoso etc. (muitos dos quais, na verdade, no eram nem so marxistas). Esta sociologia da dependncia, em sua crtica ao funcionalismo e ao desenvolvimentismo (e Gino Germani tambm influenciar J. Comblin ou J. L. Segundo) permite a ruptura epistemolgica da teologia da libertao. Por isso a posio de Gunder Frank apesar de todas as crticas que possa receber ser determinante na teologia da libertao anterior a 1972. Da mesma forma, a postura de F. Hinkelammert como marxista e telogo talvez signifique a nica presena do Marx definitivo, pois no final da dcada de 1960, em Santiago, O Capital foi estudado seriamente em grupo (no Centro de Estudos da Realidade Nacional), o que possibilitar um desenvolvimento do marxismo em uma corrente muito criativa da teologia da libertao na dcada de 1980. DUSSEL, E. D. Teologia da libertao e marxismo. Em: LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 524. 68 FORNET-BETANCOURT, R. O marxismo na Amrica Latina, p. 300. 69 A analtica significa, pois, para Dussel, a superao metodolgica da dialtica. Esta concepo da analtica como mtodo prprio que Dussel defende at 1979 deve-se destacar, porque a mudana na posio filosfica dusseliana caracterizada por mim metodologicamente como a passagem da resistncia a Marx para a convergncia com Marx, se mostra, em 1980, precisamente porque a analtica perde o status de mtodo e se torna momento do mtodo dialtico. FORNET-BETANCOURT, R. O marxismo na Amrica Latina, p. 307.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

299

da libertao se opunha a uma situao (tambm filosfica, ainda que no restritamente) de dominao, las posibilidades de cambios en un sector estn vinculadas siempre con las posibilidades de cambios en los sectores econmico-sociales.70 assim, inclusive, para a filosofia e, por que no?, para a libertao. H-de se convir que aludida vinculao no representa, e nem poderia, uma postura determinista ou economicista, mas sim uma viso totalizadora, pois, assim como a economia no basta, no bastam tambm a cultura, o direito e a psique. Dessa forma, mostra-se-nos plausvel pensar que a libertao o libertar-se da dependncia. uma autntica prxis ou projeto libertador:
a revelao do outro abre o projeto ontolgico passado, da velha ptria, da dominao e da alienao do outro como outro, ao pro-jeto libertador. Esse projeto libertador, mbito transontolgico da totalidade dominadora, o mais-alto, o mais-alm para o qual a palavra reveladora nos convida e pro-voca. Somente confiados no outro, apoiados firmemente sobre sua palavra, a totalidade pode ser posta em movimento; caminhando na libertao do outro alcana-se a prpria libertao.71

entender em seu discurso no que a noo de libertao auxilia a formao de uma teoria poltica marxista latino-americana. A clareza da insero de Marx nessa interpretao viria especialmente com o estudo dos Grundgrisse, em que se percebe o trabalho como nocapital, momento em que o prprio Dussel se torna consciente de seu papel de marxista: o discurso que continua Marx marxista enquanto no trai sua lgica, seus fundamentos, o j efetuado de seu discurso; mas, ao mesmo tempo, no meramente repetitivo, nem meramente explicativo, mas criador.72 E da ganha vida o que diz um intrprete de Dussel: o estudo que Dussel faz de Marx distinto porque parte da misria real, histrica e crescente do povo latino-americano. Neste sentido, a preocupao com o homem real, uma exigncia tica que, no contexto atual da Amrica Latina, economicamente perifrica, se manifesta como condio

BONDY, A. S. Filosofa de la dominacin y filosofa de la liberacin. Em: _____; ZEA, Leopoldo; DURATTI, Julio Cesar Tern; SCHWARTZMANN, Flix. Amrica Latina: filosofia y liberacin. Simposio de filosofa latinoamericana. Buenos Aires: Bonum, 1974, p. 8. 71 DUSSEL, E. D. Mtodo para uma filosofia da libertao: superao analtica da dialtica hegeliana. Traduo de Jandir Joo Zanotelli. So Paulo: Loyola, 1986, p. 207. 72 DUSSEL, E. D. Os Grundrisse e a filosofia da libertao. Em: _____. Mtodo para uma filosofia da libertao: superao analtica da dialtica hegeliana. Traduo de Jandir Joo Zanotelli. So Paulo: Loyola, 1986, p. 256.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

70

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Aqui, ainda a incorporao de Marx no est clara para Dussel, mas possvel

300

de eliminao da opresso e da alienao para uma sociedade mais justa.73 Para Dussel, neste texto que Marx consegue desenvolver trs dos cinco momentos da analtica (e que depois seria a prpria dialtica): o caminho que vai do ente (abstrato) ao ser (concreto); o trajeto que vai do ser (concreto) aos entes (concretos); e a crtica da totalidade a partir da exterioridade (identificao com os oprimidos). Esta constatao muito interessante e talvez a mais importante das concluses dusselianas: Marx descobriu a essncia da moral burguesa e fundou uma tica da libertao do assalariado, ou seja, construiu uma interpretao da realidade a partir do que o oprimido, alienado, subsumido no capital, tem assim um projeto de libertao que cria o fundamento para uma prxis revolucionria de libertao.74 Tais projeto e prxis de libertao Marx no pde formular. Estes seriam os dois ltimos momentos da analtica e que nenhuma teoria proveniente da mente de um nico indivduo pode conceber. Trata-se de um projeto coletivo que se dar em um momento histrico em que conflurem todas as condies favorveis, subjetivas e objetivas, mas que, bvio, no surgiram tambm espontaneamente. Por isso a importncia da crtica (que teve um esboo de programa filosfico na pena de Salazar Bondy: ao crtica da filosofia; recolocao dos problemas; e reconstruo de um pensamento filosfico)75 encontrvel tanto em Marx quanto em Dussel, algo que no mera fraseologia nem abstrao acadmica, uma vez que ligada a interesses de amplos setores do povo, dos trabalhadores. Assim, descobrindo a exterioridade na obra de Marx, a reflexo dusseliana d importante passo no marxismo latino-americano, notadamente ao perceber o papel do nocapital nesta esfera. O no-capital, em ltima anlise, o trabalho criador do homem que se recusa a se submeter ao capital. Ainda que pobre, o trabalhador como exterioridade, corporalidade latente e insubmissa, a fonte criadora de todo o valor do capital.76 Enfim, na dialtica entre totalidade e exterioridade, renova-se o marxismo e se encontram novas mediaes que permitem desfazer os simplismos das interpretaes comezinhas de Marx: pela categoria da totalidade o oprimido como oprimido no capital s classe explorada;

VIEIRA, Antonio Rufino. Filosofia da libertao e marxismo. Em: PIRES, Ceclia Pinto (org.). tica e cidadania: olhares da filosofia latino-americana. Porto Alegre: Da Casa; Palmarica, 1999, p. 37. 74 DUSSEL, E. D. Os Grundrisse e a filosofia da libertao, p. 272 e 277. 75 Ver BONDY, A. S. Filosofa de la dominacin y filosofa de la liberacin, p. 8-9. 76 DUSSEL, E. D. A exterioridade no pensamento de Marx. Traduo de Roque Zimmermann. Em: ZIMMERMANN, Roque. Amrica Latina O no-ser: uma abordagem filosfica a partir de Enrique Dussel (1962 1976). 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1987, p. 236.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

73

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

301

mas no caso de constituirmos tambm a categoria da exterioridade, o oprimido como pessoa, como homem (no como assalariado), como trabalho vivo no-objetivado, pode ser pobre (singularmente), e povo (comunitariamente). A classe a condio social do oprimido como subsumido no capital (na totalidade); o povo a condio comunitria do oprimido como exterioridade.77 Por fim, cabe-nos mediar tais extremos do projeto marxista na Amrica Latina a crtica dependncia e a busca pela libertao fazendo reemergir o debate acerca da revoluo, n grdio para os questionamentos tericos de muitos marxistas e marxistlgos do continente. A questo da revoluo no s um tema universal do marxismo, como tambm uma marca forte do marxismo latino-americano que no se submete a frmulas dogmticas e reducionismos tericos. Ao menos, o que faz notar todo marxistlogo que considera a guinada de nosso marxismo a partir da revoluo cubana. O que mais evidentemente empreendeu esse critrio como paradigma de suas anlises foi Lwy. Sua periodizao do marxismo latino-americano exposto no item 1 deste trabalho parte da chave categorial natureza da revoluo:
um dos principais problemas que o marxismo latino-americano teve de confrontar foi precisamente a definio do carter da revoluo no continente definio que era ao mesmo tempo resultado de certa anlise das formaes sociais latinoamericanas e o ponto de partida para a formulao de estratgias e tticas polticas. Em outras palavras, um dos momentos-chave da reflexo cientfica e uma mediao decisiva entre a teoria e a prtica. Toda uma srie de questes polticas fundamentais as alianas de classe, os mtodos de luta, as etapas da revoluo est intimamente ligada a essa problemtica central: a natureza da revoluo.78

em nossa reflexo, apontando-a como essencial ao marxismo latino-americano, vez que mediao decisiva e que instaura o critrio prtico sobre a factibilidade de nosso marxismo. o intento da revoluo que liga homens to distantes no tempo, seno tempo histrico ao menos tempo prtico, como Maritegui e Guevara,79 e ele ainda que amarra, na

DUSSEL, E. D. A exterioridade no pensamento de Marx, p. 238. LWY, M. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina, p. 9. 79 o mesmo Lwy quem atesta: um novo perodo revolucionrio para o marxismo latino-americano, portanto, teve incio aps 1960 um perodo que recuperou algumas das idias vigorosas do comunismo original da
78

77

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

assim que se inicia sua exposio e tal ordem de questionamentos que inserimos

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

302

factibilidade crtica, a dependncia libertao, nos moldes que cremos ter evidenciado anteriormente. Como assinalara Che Guevara, as revolues nacionais deveriam ser pensadas como o que de fato devem ser, como momentos da revoluo continental. Entretanto, e esperado que ocorra assim, as revolues so pensadas em seu mbito nacional, talvez pelo excesso de fragmentao que vive principalmente a Amrica espanhola, aquela que incuba o maior potencial revolucionrio. Entre os brasileiros, a revoluo teve considerveis pensadores, como Caio Prado Jnior e Florestan Fernandes. Desafortunadamente, no podemos empreender uma anlise de suas propostas, a no ser apontar na direo do que frutificaram, como comprova o trecho a seguir: as foras polticas comprometidas com o futuro da nao devem transformar a revoluo democrtica a erradicao do regime de segregao social , a revoluo nacional a desarticulao da dependncia econmica e cultural e a revoluo socialista a ruptura com a modernizao dos padres de consumo e com os valores da concorrncia e do individualismo nos trs principais objetivos da luta poltica.80 Outro exemplo a ser registrado, ainda que com outro vis, o da Bolvia. Segundo lvaro Garca Linera, h cinco grandes ideologias contestatrias entre os bolivianos: o anarquismo, o indianismo de resistncia, o nacionalismo revolucionrio, o marxismo primitivo e o Movimento Nacionalista Revolucionrio (MNR) o qual liderou a revoluo de 1952. Estreitando a anlise de tais foras e reduzindo-as a duas o marxismo e o indianismo o autor relata que o marxismo primitivo se desenvolveu, desde 1920, em sua luta contra o marxismo de ctedra e em busca da hegemonia sindical, pondo-se como uma ideologia da modernizao industrial e da consolidao do estado nacional, erigindo um extravagante bloqueio para com as temticas camponesa e tnica. Por seu turno, o indianismo teve trs grandes fases (a formativa, a da cooptao estatal e a da estratgia de poder) e, de incio, pautou-se por objurgar o marxismo assim como o cristianismo. Isto at a dcada de 1980, quando o discurso indianista se descentraliza e se aproxima do movimento operrio,

dcada de 1920. No houve nenhuma continuidade poltica e ideolgica direta entre os dois perodos, mas os castristas redimiram Maritegui e resgataram Mella e a revoluo de 1932 em El Salvador do esquecimento histrico. LWY, M. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina, p. 45. 80 SAMPAIO JNIOR, Plnio de Arruda. Apndice: sete notas sobre a teoria da revoluo brasileira. Em: PRADO JUNIOR, Caio; FERNANDES, Florestan. Clssicos sobre a revoluo brasileira. 1 ed. 4 reimp. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 159.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

303

recepcionando o marxismo. Ao se apresentar como estratgia privilegiada de poder, o indianismo passa seu recado na medida em que alberga a capacidade de sublevao comunitria com as quais as comunidades indgenas respondem a um crescente processo de deteriorao e decadncia das estruturas comunitrias camponesas e dos mecanismos de mobilidade social cidade-campo.81 Dessa maneira, o marxismo tem de se reciclar na medida da fora social do indianismo boliviano, restando cada vez mais claro que se instaura a possibilidade de um espao crtico de comunicao e enriquecimento mtuo entre indianismo e marxismo, que sero provavelmente as concepes emancipatrias da sociedade mais importante no sculo 21.82 patente que, tanto para a revoluo brasileira quanto para as razes revolucionrias bolivianas, a revoluo no deixa de ser uma aposta no futuro, como se ns nos desprendssemos de nossa presentificao e pudssemos jogar todas as fichas no no-ainda. A utopia que guia, na prtica, a revoluo latino-americana, passa pelos estilhaos de uma revoluo tardia, mas no se desacoroa com isto. No mera coincidncia que, h alguns anos (em 1989), o que justifica algumas impropriedades frente realidade atual, Cludio Nascimento predicava os caminhos revolucionrios na Amrica Latina aproximando-se do que indicamos. Reproduzamos suas palavras:
inicia-se, assim, um novo curso para a revoluo no continente. Suas caractersticas enquanto processo de reorganizao do movimento operrio e seu conseqente projeto poltico de classe, se define em 3 pontos fundamentais: 1. controle do processo de produo, articulando reivindicaes democrticas, antiimperialistas e socialistas; 2. organizao sindical altura destas reivindicaes: comisses de fbrica, conselhos de fbrica, etc. Com base na democracia direta com delegados eleitos e revogveis perante assemblias de trabalhadores; 3. valorizao da tradio de auto-organizao dos trabalhadores, com base nos princpios da autogesto social.83

Gilly para assinalar suas vias possveis (e aqui justificamos nosso comentrio anterior quanto
LINERA, lvaro Garca. Indianismo e marxismo: o desencontro de duas razes revolucionrias. SADER, Emir (coord. ed.). Cadernos de pensamento crtico latino-americano. So Paulo: Expresso Popular; CLACSO, vol. 1, 2008, p. 58. 82 LINERA, A. G. Indianismo e marxismo: o desencontro de duas razes revolucionrias, p. 62. 83 NASCIMENTO, C. Maritegui, Che Guevara, Carlos Fonseca: fontes da revoluo na Amrica Latina, p. 54.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009
81

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Depois de enumerar as questes centrais da revoluo continental, o autor cita Adolf

304

a existncia de impropriedades). Seriam: a via brasileira e argentina, com sua ruptura com os partidos comunistas (que na prtica fez surgir PT e CUT, no Brasil); a via boliviana, pautada nas organizaes de massa, como centrais operrias e sindicatos; e a via centro-americana, de guerrilha e levantes, como a prpria histria da regio testemunha. Entendemos que em muito esta interpretao padece de comprovao histrica. Mas de qualquer forma ela revelou a preocupao revolucionria, bem como o interesse em renovar os instrumentos analticos dessa preocupao. por isso que ela retomada. E tambm por isso que dedicaremos, ainda que em mui breves linhas, o nosso prximo item para o que chamamos de ciclo revolucionrio latino-americano, seguindo a visualizao de Enrique Dussel.84 Ou seja, tal ciclo so as experincias histricas das revolues latinoamericanas, ainda que em nem todas prepondere o marxismo. Em todo caso, ele sempre l est.

4. O ITINERRIO DE CINCO GRANDES EXPERINCIAS

revolucionrio latino-americano que se inicia em 1959 como seriam os casos de El Salvador (1932), Bolvia (1952), Guatemala (1954) ou as revoltas e guerrilhas de Brasil, Uruguai, Colmbia e Honduras, por exemplo , preferiremos realar os contornos de uma aquarela mais ntida e pincelar os cinco casos mais notrios desde a data citada: Cuba (1959), Chile (1970), Nicargua (1978), Chiapas/Mxico (1994), Venezuela (1999). Cuba. Como j foi diversas vezes reiterado, Cuba representou um novo momento do marxismo latino-americano e tambm da prpria histria do continente. Sua revoluo significou a possibilidade concreta de se aspirar a uma revoluo socialista ao tempo em que a Amrica passou a ser completamente hegemonizada pelos Estados Unidos da Amrica AngloSax. A revoluo cubana se gestou quando, em 1953, Fidel Castro tentou assaltar o quartel Moncada, campanha frustra e que acabou gerando baixas e prises, inclusive de sua liderana. Era tempo da presidncia desptica de Fulgencio Batista e logo se exerceria forte presso

Ver DUSSEL, E. D. Vivemos uma primavera poltica. Traduo de Elaine Tavares. Disponvel em: < http://www.ola.cse.ufsc.br/analise/20061215_enrique.htm >. Acesso em 12 de dezembro de 2006.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

84

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Apesar de podermos aceder a experincias anteriores ou paralelas ao ciclo

305

para que os insurretos do denominado movimento 26 de Julho fossem anistiados. E em 1955 isto se deu. No mesmo ano eles partiriam para o exlio no Mxico prometendo voltar em 1956 ainda para serem heris ou mrtires. At a, no havia clareza sobre a adeso ao marxismo. J no Mxico alguns membros se proclamariam marxistas, como Ral Castro e Ernesto Guevara, que cerraria voluntariamente fileiras como mdico do grupo, ao lado de outros bravos combatentes, como Camilo Cienfuegos. No final de 1956, o grupo se organiza para desembarcar em Cuba para provocar um levante nacional. Os problemas da expedio fizeram com que os revolucionrios tivessem de empreender uma luta por dentro das matas cubanas, o que acabaria se tornando seu grande trunfo. Estavam postas as condies para uma guerra popular de guerrilhas, a qual se desdobraria at a entrada triunfal em Havana, em 1 de janeiro de 1959. A luta guerrilheira se daria desde 1957, com forte apoio campesino e uma bem-sucedida ttica foquista de combate. Revoluo feita e poder tomado, os cubanos passaram a construir a nova repblica com aes que significaram uma democracia popular radicalizada. Apenas em 1961 se definiriam os revolucionrios como socialistas, e no tardaria a endurecer a postura estadunidense, essencial para a estabilidade de qualquer governo centro-americano e caribenho. De tal forma que de um processo democrtico radical de derrubada da ditadura de Batista e implementao de um programa de democratizao ampla da sociedade, ela foi enfrentando a resistncia das grandes empresas norte-americanas no pas e dos setores da burguesia cubana ligadas a elas e do prprio governo dos EUA no plano externo. Assim que suas medidas foram cada vez mais atacando as bases do capitalismo dependente cubano no plano interno e os vnculos com o sistema imperialista dirigido pelos EUA.85 Logo, Cuba transformaria sua economia e sua realidade em uma sociedade de transio para o socialismo com todas as dificuldades intrnsecas a seu contexto histrico e ao ineditismo continental de seu feito. A seu favor, porm, a revoluo: sem revoluo, isto , destruio, pela insurgncia popular, do aparelho repressivo do Estado burgus, de suas estruturas repressivas e burocrticas, no possvel comear a transio para o socialismo.86 Esta frase significativa na medida em que professa o entendimento de que a revoluo
SADER, Emir. A revoluo cubana. 2 ed. So Paulo: Moderna, 1986, p. 55-56. LWY, M. As organizaes de massa, o partido e o estado: a democracia na transio para o socialismo (Cuba e Nicargua). Em: NASCIMENTO, Cludio; LWY, Michael. Marxismo e socialismo na Amrica Latina. So Leopoldo: CECA; Rio de Janeiro: CEDAC, 1989, p. 61.
86 85

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

306

conceito-chave, mediao necessria e prtica, para a teoria poltica marxista no continente, conforme assinalamos no item 3 acima. Assim que Cuba estruturar-se-ia de tal modo a demolir a democracia burguesa, ainda que sua democracia apresente e apresentasse alguns limites. A tentativa mais significativa de super-los se daria em 1975, quando se instaura o poder popular. Este teria por princpio bsico que toda unidade de produo ou servio que fornece bens ou servios comunidade deve ser gerida e controlada por essa comunidade,87 alm de uma estrutura de assemblias em nveis municipais, provinciais e nacional e, mais recentemente, de bairro. Assim que se manteria Cuba, como se mantm at hoje, como a grande experincia socialista da Amrica Latina. Chile. Ao contrrio da experincia cubana, a via chilena para o socialismo constitui-se a partir da democracia burguesa. Foi pelo voto que os chilenos, no em sua maioria, advirtamos, colocaram na presidncia e chefia do governo Salvador Allende, grande esperana e alento para uma significativa parcela do marxismo j afastado da boa impresso da histria sovitica. O Chile se distingue historicamente por possuir uma classe operria oriunda da poltica de exportao de minrios. J havia vivido um governo socialista de 12 dias, em 1932, sob o comando do brigadeiro Marmaduke Grove, efemeridade governamental que seria derrubada por uma coalizo burguesa. Em 1970, a experincia se renovaria com Allende vencendo uma disputa eleitoral entre trs fortes candidatos, de direita, centro e esquerda. Os 34% de votos na Unidade Popular, de Allende, foram suficientes para al-lo ao poder: o governo de Allende contava com dois partidos fundamentais o socialista e o comunista , numa aliana que se estendia a um setor do tradicional, e j decadente, Partido Radical, de tendncia de centro, e a grupos cristos de esquerda sados da democracia crist. Com uma posio crtica em relao experincia do governo de Allende se situava o MIR, propugnando uma via insurrecional.88 Do momento que assumiu o poder at o golpe militar perpetrado pelas foras armadas, nas quais Allende confiava, contradizendo o alerta de Che Guevara sobre a necessidade de

LWY, M. As organizaes de massa, o partido e o estado: a democracia na transio para o socialismo (Cuba e Nicargua), p. 65. 88 SADER, Emir. Cuba, Chile, Nicargua: socialismo na Amrica Latina. 9 ed. So Paulo: Atual, 1999, p. 43.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

87

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

307

colocar o povo em armas, o Chile socialista teve muitos avanos mas tambm muitas dificuldades. Buscava-se, ento, uma transformao gradual da economia e do estado, baseada na estatizao da indstria mineradora, do sistema financeiro, do comrcio exterior, das empresas de distribuio e das de atividades estratgicas para os servios pblicos. Tambm se intencionava proclamar uma assemblia do povo como rgo legislativo, aprofundando a participao direta popular. Os socialistas chilenos eram guiados por uma viso marxista da sociedade, considerando que essa deveria passar por uma situao de dualidade de poderes, em que coexistiriam por um tempo rgos de poder de dois tipos adversos, at que um deles se impusesse ao outro.89 E isto se deu. E a ingenuidade de Allende no pde perceber que o poder que se imps foi o da reao, capitaneado pelo comandante-em-chefe do exrcito chileno, o general Pinochet. Seu ideal socialista naufragou ao acreditar na conscincia patritica das nossas Foras Armadas e dos Carabineros, sua tradio profissional e sua submisso ao poder civil,90 que bombardearia o Palcio da Moneda a 11 de setembro de 1973. Nicargua. Nova experincia revolucionria armada se passaria na Amrica Central continental, cerca de vinte anos depois da revoluo cubana. O triunfo nicarengense, ao qual no conseguiu se juntar o salvadorenho, esteve sob a flmula da tradio sandinista. De acordo com Emir Sader, a revoluo nicaragense pode ser considerada como um meio-termo entre Cuba e Chile, pois apesar de se ter derrubado a ditadura na Nicargua pela fora, props-se um sistema democrtico de poder, com economia mista e no-alinhamento. Atrelados figura histrica de Sandino, a qual carrega em si a idia de patriotismo e antinorte-americanismo, em especial aps seu assassinato por Somoza, em 1934, os revolucionrios surgem de uma Nicargua pobre e explorada pelo imperialismo ianque, ainda que com uma economia exportadora expandida. J em 1961 fundou-se a Frente Sandinista de Libertao Nacional (FSLN), pela juventude do Partido Socialista Nicaragense, na busca de organizar uma fora militar no campo. Da, a experincia guerrilheira se desenvolveria, com fracassos e avanos, at conseguir unificar suas tendncias internas e ocupar o lugar j gasto
SADER, Emir. Cuba, Chile, Nicargua: socialismo na Amrica Latina, p. 44. ALLENDE, Salvador. A via chilena para o socialismo. Em: LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 402.
90 89

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

308

que representava a oposio legal ao regime do cl somozista que governaria at 19 de julho de 1979, ano da entrada vitoriosa dos sandinistas em Mangua. Os nomes mais destacados desta revoluo seriam Carlos Fonseca, Toms Borge, Omar Cabezas, Victor Tirado, Humberto e Daniel Ortega. A resposta estadunidense tambm aqui no tardaria e muito rapidamente grupos contra-revolucionrios que se haviam reagrupado em Honduras, centrados em ex-membros da Guarda Nacional somozista, comearam a realizar aes terroristas em territrio nicaragense,91 com o que a FSLN teve de gastar muito dinheiro. Conflitos com a igreja catlica (seguido de uma reao dos movimentos cristos de base) e as eleies gerais abrindo espao para lideranas no marxistas, como Violeta Chamorro, vencedora da presidncia em 1990, fez com que a revoluo terminasse no ponto em que mais foi louvada, seu sistema pluripartidrio. Um pluripartidarismo que extrapolou os limites prprios a uma revoluo socialista (a qual no precisa de um unipartidarismo, mas tambm necessita de limites, hoje dir-se-iam constitucionais, s plataformas de direo da sociedade). Dessa forma, foi posta a escanteio uma definio possvel do pluralismo poltico socialista: a livre organizao de todos os partidos que respeitam a legalidade revoluionria.92 De qualquer modo, enquanto durou em sua plenitude, a revoluo nicaragense abriu muitas perspectivas para a concretizao revolucionria na Amrica Latina, tendo sido mesmo considerada como a experincia mais avanada de transio democrtica para o socialismo.93 Chiapas/Mxico. A partir da revoluo na Nicargua, dissipam-se as experincias histricas dos grandes projetos revolucionrios socialistas. Talvez o rano das ditaduras ainda esteja em nossas bocas, talvez o discurso da democracia burguesa ainda no tenha sido totalmente desvendado, talvez a prtica ainda esteja a espera de uma revoluo continental. O fato que os dois prximos pontos do ciclo revolucionrio latino-americano no seguem os delineamentos que marcaram, de uma forma ou de outra, as experincias anteriores. No Mxico, na selva chiapaneca, cresce um movimento diferente, que tem dimenses no

SADER, Emir. Cuba, Chile, Nicargua: socialismo na Amrica Latina, p. 72. LWY, M. As organizaes de massa, o partido e o estado: a democracia na transio para o socialismo (Cuba e Nicargua), p. 67. 93 LWY, M. As organizaes de massa, o partido e o estado: a democracia na transio para o socialismo (Cuba e Nicargua), p. 77.
92

91

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

309

nacionais (no sentido de um pas formal inteiro da Amrica Latina, como o Mxico) e no quer tomar o poder. o neozapatismo, que estoura em 1 de janeiro de 1994, com o Exrcito Zapatista de Libertao Nacional (EZLN) tomando a cidade de San Cristbal de las Casas. Trata-se de um movimento rebelde que se ope tenazmente ao discurso neoliberal, aposta na comunicao virtual e apia-se em Emiliano Zapata como cone da histria das lutas sociais mexicanas, em especial as ligadas terra. em um quadro de mobilizao em prol de demandas econmicas, polticas e culturais das etnias que surge o levante insurrecional do Exrcito Zapatista de Libertao Nacional. E mais: a composio bsica do grupo combatente era de indgenas migrantes descomunalizados que comearam a chegar selva lacandona a partir de 1960.94 Seu quadro principal, ao menos na forma em que se deu a conhecer, o subcomandante Marcos, provvel ex-ps-graduando em cincia poltica da Universidade Nacional Autnoma do Mxico, o qual encampou a luta zapatista e seu portavoz mais conhecido. Ainda que se caracterize o EZLN como no necessariamente aderindo ao marxismo e pondo nfase na democracia direta, como legado dos costumes indgenas, inegvel a influncia do guevarismo bem como a coincidncia com as propostas de Maritegui. Querendo suscitar a auto-organizao da sociedade civil mexicana, com vistas a uma profunda transformao do sistema social e poltico do pas,95 o novo zapatismo acredita, s vezes potica, s vezes humoradamente, que no preciso conquistar o mundo. Basta faz-lo de novo. Ns. Hoje.96 Venezuela. A ltima experincia com traos revolucionrios a ser mencionada a venezuelana, comandada pelo militar Hugo Chvez. A histria venezuelana dos ltimos cinqenta anos foi alicerada por um pacto burgus efetuado aps a queda da ditadura de Marcos Prez Jimnez. Em 1958, estabelece-se o Pacto de Ponto Fixo, a partir do qual o populismo e uma democracia representativa excludente conseguiriam grande xito macroeconmico na dcada de 1970 e sofreriam uma profunda depresso no decnio seguinte,

ALTMANN, Werner. A rebelio indgena de Chiapas: o anti-neoliberalismo orgnico da Amrica Latina. Em: BARSOTTI, Paulo; PERICS, Luiz Bernardo (org.). Amrica Latina: histria, idias e revoluo. So Paulo: Xam; Santo Andr: NET, 1998, p. 192. 95 LWY, M. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina, p. 61. 96 MARCOS (subcomandante). Convocao da Conferncia Intercontinental contra o Neoliberalismo e pela Humanidade. Em: LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 555.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

94

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

310

o que permitiu a virada neoliberal e o que, por outro turno, excitou a populao pobre a se rebelar contra as polticas de seu governo. El Cordobazo, de 1989, revolta que resultou em milhares de mortes de civis por conta do protesto contra os preos do transporte, significaria o declnio do pacto anunciado acima e degringolaria a situao de levantes cvico-militares j em 1992. cabea da tentativa de tomada de poder estava o Movimento Bolivariano Revolucionrio-200 (MBR-200) grupo clandestino de jovens militares nascido j em 1982 que alaria Chvez como uma importante figura poltica. Ainda sem tonalidades marxistas, reivindicando justia, liberdade e anticorrupo, um pouco moda do movimento de Fidel Castro antes de sua priso e exlio, o movimento seria engrossado por descontentes em relao ao sistema poltico e econmico do pas e, nas eleies de 1998, Hugo Chvez seria eleito presidente da repblica. Sob a bandeira do bolivarianismo, embasado nas diferentes experiencias de luchas emancipadoras locales, regionales y continentales y de la propia historia de resistencia,97 o novo governo eleito empreenderia a difcil tarefa de mudanas estruturais pela via institucional, a comear pelo processo constituinte de 1999, o qual representa um importante momento de mudanas na Venezuela. A partir do ano 2000, h uma tentativa de se aprofundar as medidas sociais, o que gera o desconforto das elites e uma forte reao ao novo governo, o que faz com que at 2003 assuma este uma postura de defesa de seu processo formal. De 2003 a 2005, destaca-se uma fase de implantao das chamadas misses, cujo objetivo sanar as necessidades bsicas do povo venezuelano por meio da auto-organizao popular e da participao, com preferncia a reas como sade, educao, alimentao e moradia. At que em 2005, Chvez e seu governo assumem a construo do socialismo do sculo XXI, a partir do que se tomaria a opo por ladrilhar um caminho que levasse radicalizao do processo fortalecendo-se a participao popular, conforme uma reforma constitucional, o impulso educao popular, uma reordenao territorial e o fortalecimento do poder popular por meio de conselhos comunais e de trabalhadores. E nessa ltima etapa da revoluo bolivariana na Venezuela que podemos observar o papel do marxismo em sua gestao, de modo que, com

AZZELLINI, Dario. La revolucin bolivariana: o inventamos o erramos. Claves para leer el proceso de transformacin social venezoelano. Em: Herramienta: revista de debate y crtica marxista. Buenos Aires: Herramienta, n. 36, Octubre de 2007. Disponvel em: < http://www.herramienta.com.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article &sid=537&mode=thread&order=0&thold=0 >. Acesso em 29 de janeiro de 2009.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

97

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

311

influncias como a do mariateguismo e do guevarismo, como tambm dos tericos da dependncia, da tradio de Bolvar e Mart, e dos novos movimentos sociais, el socialismo es el poder del pueblo, como herramienta de lucha para su liberacin,98 ou seja, reivindica-se Marx e o socialismo como proposta atual, ainda que cotejada com a tradio bolivarianista. Enfim, como vemos, uma revoluo ainda modesta, com ampla repercusso popular e que pode, ou no, alinhavar os rumos revolucionrios do continente. Como visto, o ciclo revolucionrio latino-americano ponto crucial para a mirada crtica de uma teoria poltica marxista no continente, introduzindo para seu mbito de reflexo a dimenso histrica, extravasando a da histria das idias. -nos necessrio conhecer estes momentos histricos como preparao para o momento de uma revoluo nacional e/ou continental, superando seus equvocos, afirmando suas conquistas. Se, como disse Marini,
para a Amrica Central, a redemocratizao se articula com a militarizao, enquanto que, na Amrica do Sul, o apoio redemocratizao se realizou gradualmente, deixando para o fim o Chile, onde a esquerda conservava ainda muita fora, a ponto de vir compartilhar o poder no governo civil. Paralelamente, mediante a poltica de combate ao narcotrfico, os Estados Unidos perseguem o objetivo de controlar e subordinar as foras policiais militares latino-americanas, valendo-se mesmo disso para em atitude indita na histria da Amrica do Sul instalar foras prprias em vrios pases, como Bolvia, Equador e Peru, mediante o envio de tropas e assessores militares;99

se isso se verifica, faz-se mister compreender as maneiras factveis de se opor a esta arregimentao continental, em que, aps as ditaduras militares com apoio imperialista, o rumo mais usado foi o da democracia burguesa, para tornar possvel um programa revolucionrio. As cinco experincias do ciclo latino-americano tm o desiderato de permitir uma melhor visualizao dessa empreita, em tempos de desarticulao proletria e autoritarismo miditico.

98

SNCHEZ, Roberto Lpez. El socialismo bolivariano del siglo XXI. Disponvel em: < http://www.aporrea.org/ideologia/a13623.html >. Acesso em 21 de janeiro de 2009. 99 MARINI, R. M. A luta pela democracia. Em: SADER, Emir (coord. ed.). Cadernos de pensamento crtico latino-americano. So Paulo: Expresso Popular; CLACSO, vol. 1, 2008, p. 15.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

312

5. O DESAFIO CONTEMPORNEO DA ORGANIZAO PROLETRIA: VELHOS E NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E MAIS O QU?

tradio de teoria poltica marxista. A problematizao aduzida neste trabalho aponta para o que precisa ser resgatado e redeglutido em prol de sua suprassuno dialtica entre ns. Esquadrinhados os tipos de interpretao e o histrico de sua recepo, seus principais nomes, os conceitos-chave e as mais significativas experincias histricas, sobra teoria poltica marxista latino-americana pensar a realidade concreta, em sua totalidade continental, criticando a situao de dependncia e propondo, invariavelmente, a libertao ao nvel dos saberes e das prticas, o que, conjugado, levar-nos- prxis revolucionria que nos exige a contemporaneidade. Hoje, parece, os sujeitos histricos da transformao adquirem grande complexidade, aglutinam opresses especficas, espalham-se pelo continente, em campos, cidades, florestas e praias. Isto no quer dizer que a dimenso econmica deva ser secundarizada. De modo algum. Ela adquire, agora, nova atualidade. Os movimentos populares latino-americanos, que pululam ante nossos olhos ou no, precisam de uma superao ana-dia-ltica que passa pela reconciliao com a dimenso laboral, ainda que no presa s velhas formas de reivindicao (como os velhos formatos sindicais e as velhas alternativas partidrio-eleitorais) nem tampouco aderindo ao discurso ingnuo e quimrico das propostas artesanais de organizao econmica. Precisamos de movimentos com fora contra-hegemnica em nveis totais e que permitam a cristalizao de um novo modo de produo. Os novos movimentos populares do incio a esta caminhada, mas ainda precisam andar muito para fechar um trajeto que se coloca longnquo. Certamente, isto so aparncias. A superexplorao do trabalhador reina absoluta e o capital se degenera num futuro agonizante. Mas este soobrar no ser espontneo. S a organizao da classe trabalhadora poder responder a esse incerto futuro. E, assim como a criao de um imaginrio crtico para o que a fico comprometida com a transformao da sociedade (como um certo filo da literatura latino-americana) tem um papel imenso a desempenhar, a constituio de uma teoria poltica marxista em nossa Amrica para o novo sculo um seu ponto essencial.

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

Nem o marxismo carece de uma teoria poltica nem Amrica Latina falta uma

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

313

AGOSTI, Hector P.; ARISMENDI, Rodney; ERMOLAIEV, V.; SCHMIDT, Johann Lorenz; GATICA, Crisologo; DORTICS, Osvaldo; BETTELHEIM, Charles; FAC, Rui. Amrica Latina luz do marxismo. Traduo de Rolando Roque da Silva. So Paulo: Felman-Rgo, s.d. ALIMONDA, Hctor. Jos Carlos Maritegui: redescobrir a Amrica. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. So Paulo: Brasiliense, 1983. ALLENDE, Salvador. A via chilena para o socialismo. Em: LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 401-403. ALTMANN, Werner. A rebelio indgena de Chiapas: o anti-neoliberalismo orgnico da Amrica Latina. Em: BARSOTTI, Paulo; PERICS, Luiz Bernardo (org.). Amrica Latina: histria, idias e revoluo. So Paulo: Xam; Santo Andr: NET, 1998, p. 183-203. _____. Marx, Engels, o Mxico e a Amrica Latina. Em: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Marx e Engels na histria. So Paulo: Xam; Humanitas-FFLCH/USP, 1996, p. 318-327. ANDRADE, Oswald de. Dicionrio de bolso. So Paulo: Globo; Secretaria de Estado da Cultura, 1990. ARIC, Jos. Marx e a Amrica Latina. Traduo de Maria Celeste Marcondes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. AZZELLINI, Dario. La revolucin bolivariana: o inventamos o erramos. Claves para leer el proceso de transformacin social venezoelano. Em: Herramienta: revista de debate y crtica marxista. Buenos Aires: Herramienta, n. 36, Octubre de 2007. Disponvel em: < http://www.herramienta.com.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=5 37 &mode =thread&order=0&thold=0 >. Acesso em 29 de janeiro de 2009. BONDY, Augusto Salazar. Filosofa de la dominacin y filosofa de la liberacin. Em: _____; ZEA, Leopoldo; DURATTI, Julio Cesar Tern; SCHWARTZMANN, Flix. Amrica Latina: filosofia y liberacin. Simposio de filosofa latinoamericana. Buenos Aires: Bonum, 1974, p. 5-9. _____. Prlogo. Em: MARITEGUI, Jos Carlos. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 7-12. CASANOVA, Pablo Gonzlez. Os pioneiros do marxismo na Amrica Latina. Traduo de Paulo Barsotti e M. Dolores Prades. Em: BARSOTTI, Paulo; PERICS, Luiz Bernardo (org.). Amrica Latina: histria, idias e revoluo. So Paulo: Xam; Santo Andr: NET, 1998, p. 17-43. COGGIOLA, Osvaldo. O surgimento do marxismo na Amrica Latina. Em: JINKINGS, Ivana; PESCHANSKI, Joo Alexandre (org.). As utopias de Michael Lwy: reflexes sobre um marxista insubordinado. So Paulo: Boitempo, 2007, 137-144.
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

LEITURAS

314

COUTINHO, Carlos Nlson. O marxismo no Brasil. Em: JINKINGS, Ivana; PESCHANSKI, Joo Alexandre (org.). As utopias de Michael Lwy: reflexes sobre um marxista insubordinado. So Paulo: Boitempo, 2007, p. 129-135. CUEVA, Augustn. A anlise ps-marxista do estado latino-americano. Em: SADER, Emir (coord. ed.). Cadernos de pensamento crtico latino-americano. So Paulo: Expresso Popular; CLACSO, vol. 1, 2008, p. 29-40. DUSSEL, Enrique Domingo. A exterioridade no pensamento de Marx. Traduo de Roque Zimmermann. Em: ZIMMERMANN, Roque. Amrica Latina O no-ser: uma abordagem filosfica a partir de Enrique Dussel (1962 1976). 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1987, p. 231-238. _____. El ltimo Marx (1863-1882) y la liberacin latinoamericana: un comentario a la tercera y a la cuarta redaccin de El capital. Mxico, D.F.: Siglo Veintiuno Editores; Iztapalapa, 1990. _____. Hacia un Marx desconocido: un comentario de los Manuscritos del 61-63. Mxico, D.F.: Siglo Veintiuno Editores; Iztapalapa, 1988. _____. La produccin terica de Marx: un comentario a los Grundrisse. 4 ed. Mxico, D.F.: Siglo Veintiuno Editores, 2004. _____. Mtodo para uma filosofia da libertao: superao analtica da dialtica hegeliana. Traduo de Jandir Joo Zanotelli. So Paulo: Loyola, 1986. _____. Os Grundrisse e a filosofia da libertao. Em: _____. Mtodo para uma filosofia da libertao: superao analtica da dialtica hegeliana. Traduo de Jandir Joo Zanotelli. So Paulo: Loyola, 1986, p. 255-287. _____. Teologia da libertao e marxismo. Em: LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 520-525. _____. Vivemos uma primavera poltica. Traduo de Elaine Tavares. Disponvel em: < http://www.ola.cse.ufsc.br/analise/20061215_enrique.htm >. Acesso em 12 de dezembro de 2006. FORNET-BETANCOURT, Ral. O marxismo na Amrica Latina. Traduo de Egdio F. Schmitz. So Leopoldo: UNISINOS, 1995. FRANCO, Carlos. Apresentao. Em: ARIC, Jos. Marx e a Amrica Latina. Traduo de Maria Celeste Marcondes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 11-27. GUEVARA, Ernesto Che. Crtica da via pacfica. Em: SADER, Eder (org.). E. Che Guevara: poltica. Traduo de Regine Ferrandis. So Paulo: tica, 1981, p. 55-57. _____. O sectarismo. Em: SADER, Eder (org.). E. Che Guevara: poltica. Traduo de Regine Ferrandis. So Paulo: tica, 1981, p. 154-158. LANDER, Edgardo. Marxismo, eurocentrismo e colonialismo. Traduo de Simone Rezende da Silva. Em: BORN, Atlio A.; AMADEO, Javier; GONZLEZ, Sabrina (org.). A
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

315

teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO; So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 201-234. LINERA, lvaro Garca. Indianismo e marxismo: o desencontro de duas razes revolucionrias. Em: SADER, Emir (coord. ed.). Cadernos de pensamento crtico latinoamericano. So Paulo: Expresso Popular; CLACSO, vol. 1, 2008, p. 41-62. LWY, Michael. As organizaes de massa, o partido e o estado: a democracia na transio para o socialismo (Cuba e Nicargua). Em: NASCIMENTO, Cludio; LWY, Michael. Marxismo e socialismo na Amrica Latina. So Leopoldo: CECA; Rio de Janeiro: CEDAC, 1989, p. 58-79. _____. Notas sobre a recepo do marxismo na Amrica Latina. Traduo de Regiani Zornetta e Viviani Zornetta. Em: BARSOTTI, Paulo; PERICS, Luiz Bernardo (org.). Amrica Latina: histria, idias e revoluo. So Paulo: Xam; Santo Andr: NET, 1998, p. 11-16. _____. O pensamento de Che Guevara. 7 reimp. So Paulo: Expresso Popular, 2008. _____. Introduo: pontos de referncia para uma histria do marxismo na Amrica Latina. Em: _____ (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 9-64. MARCOS (subcomandante). Convocao da Conferncia Intercontinental contra o Neoliberalismo e pela Humanidade. Em: LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 553-555. MARITEGUI, Jos Carlos. Conclusiones sobre el problema indgena y las tareas que impone. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 226. _____. Do sonho s coisas: retratos subversivos. Traduo, organizao e notas de Luiz Bernardo Perics. So Paulo: Boitempo, 2005. _____. Economa colonial. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 214-217. _____. El hombre y el mito. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 28-34. _____. La filosofa moderna y el marxismo. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 13-21. _____. La unidad de la Amrica indo-espaola. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 179-184. _____. Pesimismo de la realidad y optimismo del ideal. Em: _____. Ensayos escogidos. 2 ed. Lima: Universo, 1974, p. 35-39.

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

316

MARINI, Ruy Mauro. A luta pela democracia. Em: SADER, Emir (coord. ed.). Cadernos de pensamento crtico latino-americano. So Paulo: Expresso Popular; CLACSO, vol. 1, 2008, p. 11-28. _____. Dialtica da dependncia. Em: _____. Dialtica da dependncia. Petrpolis: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 105-165. _____. O conceito de trabalho produtivo. Em: _____. Dialtica da dependncia. Petrpolis: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 243-253. MARX, Karl. Simn Bolvar por Karl Marx. Traduo de Vera Ribeiro. So Paulo: Martins, 2008. NASCIMENTO, Cludio. Maritegui, Che Guevara, Carlos Fonseca: fontes da revoluo na Amrica Latina. Em: NASCIMENTO, Cludio; LWY, Michael. Marxismo e socialismo na Amrica Latina. So Leopoldo: CECA; Rio de Janeiro: CEDAC, 1989, p. 10-57. PAULINO, Analdino Rodrigues. Che morreu como queria: lutando. Em: AVALON, Manville (org.). Che Guevara por ele mesmo. So Paulo: Martin Claret, 1993, p. 43-49. PERICS, Luiz Bernardo. Introduo: Jos Carlos Maritegui e o marxismo. Em: MARITEGUI, Jos Carlos. Do sonho s coisas: retratos subversivos. Traduo, organizao e notas de Luiz Bernardo Perics. So Paulo: Boitempo, 2005, p. 7-28. PRADO, Maria Lgia. Marx e a Amrica Latina. Em: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Marx e Engels na histria. So Paulo: Xam; Humanitas-FFLCH/USP, 1996, p. 329-334. RUZ, Fidel Castro. Discurso pronunciado por el comandante Fidel Castro Ruz en la velada solemne en memoria del comandante Ernesto Che Guevara. Em: GUEVARA, Ernesto Che. Obras 1957-1967: la accin armada. Paris: Franois Maspero; Havana: Casa de las Amricas, tomo I, 1970, p. 11-24. SADER, Eder. Introduo. Em: _____ (org.). E. Che Guevara: poltica. Traduo de Regine Ferrandis. So Paulo: tica, 1981, p. 7-38. SADER, Emir. O Manifesto Comunista visto da Amrica Latina. Em: REIS FILHO, Daniel Aaro (org.). O Manifesto comunista 150 anos depois. 4 reimp. Rio de Janeiro: Contraponto; So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2005, p. 179-185. _____. A revoluo cubana. 2 ed. So Paulo: Moderna, 1986. _____. Cuba, Chile, Nicargua: socialismo na Amrica Latina. 9 ed. So Paulo: Atual, 1999. SAMPAIO JNIOR, Plnio de Arruda. Apndice: sete notas sobre a teoria da revoluo brasileira. Em: PRADO JUNIOR, Caio; FERNANDES, Florestan. Clssicos sobre a revoluo brasileira. 1 ed. 4 reimp. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 149-160. SNCHEZ, Roberto Lpez. El socialismo bolivariano del siglo XXI. Disponvel em: < http://www.aporrea.org/ideologia/a13623.html >. Acesso em 21 de janeiro de 2009. SANTOS, Theotonio dos. Subdesenvolvimento e dependncia. Em: LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. Traduo de
CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

317

Cludia Schilling e Lus Carlos Borges. 2 ed. ampl. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 394-398. SPILIMBERGO, Jorge Enea. A questo nacional em Marx. Traduo de Carlos Fernando de Moraes Barros. Florianpolis: Insular, 2002. VSQUEZ, Adolfo Snchez. Maritegui, grandeza e originalidade de um marxista latinoamericano. Traduo de Terezinha Ferrari e Rubens Gallino Jnior. Em: BARSOTTI, Paulo; PERICS, Luiz Bernardo (org.). Amrica Latina: histria, idias e revoluo. So Paulo: Xam; Santo Andr: NET, 1998, 45-54. VIEIRA, Antonio Rufino. Filosofia da libertao e marxismo. Em: PIRES, Ceclia Pinto (org.). tica e cidadania: olhares da filosofia latino-americana. Porto Alegre: Da Casa; Palmarica, 1999, p. 27-40.

aptura rptica

Revista Discente do Curso de Ps-Graduao em Direito Universidade Federal de Santa Catarina

CAPTURA CRPTICA: direito, poltica e atualidade. Florianpolis, v. 2, n. 1, jan./jun. 2009

318

Anda mungkin juga menyukai