Anda di halaman 1dari 8

Jol Candau Memria e Identidade

Nosso embasamento terico inicial provm do livro Memria e Identidade, de Jol Candau, professor de Antropologia da Universidade de Nice Frana e coordenador do Laboratrio de Antropologia Social, Memria, Identidade e Cognio Social (LASMIC). Em Memria e Identidade, Candau traz-nos duas questes que esto a todo o momento sendo discutidas, principalmente, nas cincias humanas e sociais, fazendo, assim, um panorama de reflexes de distintas reas do conhecimento incluindo em suas discusses autores como Pierre Nora, Paul Ricoeur, Stuart Hall, Jacques Le Goff, Maurice Halbwachs, entre inmeros outros, porm A Memria Coletiva, de Halbwachs, e Os Lugares de Memria, de Nora ocupam a centralidade do texto. Ao trazer a tona discusses acerca de memria e identidade, Candau alerta que impossvel indissociarmos esses dois termos, visto que um sujeito sem memria no pode construir sua identidade, do mesmo modo que sua memria decorre de questes ligadas construo da identidade. O antroplogo francs traz tona uma importante discusso, que nos interessar mais de perto, sobre o problema das relaes entre memrias individuais e coletivas. Interessa-nos, sobretudo, a formulao de Candau acerca da problemtica entre as memrias individuais e coletivas, como tambm da quase impossibilidade de compartilhamento de memrias, visto que cada ser constri sua prpria memria. Portanto, diante de um acontecimento histrico, por exemplo, a guerrilha, cada ser construir sua memria. Essa impossibilidade de memria coletiva trazida pelo narrador Kene Vua, ao afirmar que no tem condies de narrar a experincia histrica dessa coletividade, mesmo tendo legitimidade para isso, por ter participado na guerra pela descolonizao em Angola Da que a verdade de suas vidas sempre no possvel de escrever, ainda que, desejada, mas, menos ainda desejada se possvel. (p. 12) Como forma de discutir essa impossibilidade, Candau decompe a memria em trs nveis: - protomemria (ou memria de baixo nvel): a incorporao da memria social, por meio de tarefas do cotidiano, gestos e linguagem que so realizados quase automaticamente quase sem tomada de conscincia (CANDAU, 2011, p. 23);

- memria de evocao (ou memria de alto nvel): a memria propriamente dita evocao deliberada ou invocao involuntria de lembranas autobiogrficas ou pertencentes a uma memria enciclopdica (CANDAU, 2011, p. 23). - metamemria: a representao que cada sujeito faz de sua prpria memria, seu conhecimento e discurso sobre ela tambm a construo explcita da identidade (CANDAU, 2011, p.23). Diante dessa taxonomia da memria, Candau afirma que essas noes de memria aplicam-se somente individualidade, visto que, quando passadas em relao coletividade, as significaes desses termos mudam ou invalidam-se. Por exemplo, a protomemria ativada ao caminharmos com certas gestualidades, sem nos darmos conta, porm impossvel dizer que uma sociedade inteira caminhe igualmente, ou que todos tenham a mesma memria de evocao, ou seja, lembranas autobiogrficas idnticas. A nica memria passvel de compartilhamento a metamemria, porque durante a produo de discursos acerca de um acontecimento histrico, em nosso caso de estudo a guerrilha, h uma tentativa de narrativa comum que geralmente acompanham a valorizao de uma identidade local. (CANDAU, 2011, p. 25) Acreditamos que na narrativa ora estudada de Luandino no h essa valorizao da identidade local, mas sim um modo de repensar, pela perspectiva do presente, questes referentes construo da identidade angolana, problematizando os rumos da revoluo. Para tratar acerca dessa possibilidade de memria coletiva, que um modo de representao da metamemria, um enunciado que membros de um grupo vo produzir a respeito de uma memria supostamente comum a todos os membros desse grupo (CANDAU, 2011, p. 24) no podendo ser tratado como uma faculdade do ser humano, j que um grupo no tem suas lembranas de acordo com uma conveno social, apenas uma parte capaz disso, Candau prope que nos utilizemos das retricas holistas, termo entendido pelo autor como
o emprego de termos, expresses, figuras que visam designar conjuntos supostamente estveis, durveis e homogneos, conjuntos que so conceituados como outra coisa que a simples soma das partes e tidos como agregador de elementos considerados, por natureza ou conveno, como isomorfos. Designamos assim um reagrupamento de indivduos (a comunidade, a sociedade, o povo), bem como representaes, crenas, recordaes (ideologia X ou Y, a religio popular, a conscincia ou a

memria coletiva) ou ainda elementos imaginrios (identidade tnica, identidade cultural). (CANDAU, 2011, p. 29)

A proposta terminolgica de Candau tem por finalidade superar o que o autor chama de hipostasia do coletivo (CANDAU, 2011, p. 28), ou seja, uma tentativa de intuio da existncia de uma memria coletiva de um grupo apenas pela observao singular de alguns membros de tal grupo. Esse mtodo de estudo se aproximaria de uma abordagem cartesiana da memria, dividindo o todo em partes para, ento, estud-lo. Porm, como afirma Candau, nem todas essas partes so estudadas, por isso noes como memria de grupo, coletivas, sociais comuns etc. seriam inferncia[s] expressa[s] por metforas [...], que na melhor das hipteses, daro conta de certos aspectos da realidade social e cultural ou, na pior delas, sero simples flactus vocis sem nenhum fundamento emprico. (CANDAU, 2011, p. 29) Diante desse problema, um estudo holstico oposto abordagem cartesiana, estudando o todo de modo sistmico Metafsica, de Aristteles) auxiliaria a pensarmos em configuraes narrativas mais ou menos aptas a dar conta de certa realidade (CANDAU, 2011, p. 30).

Retricas Holistas (p. 28-59)

Retrica: tcnica de persuaso para o melhor ou para o pior.

Holismo (tambm chamado de no-reducionismo): a ideia de que as propriedades de um sistema no podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes (O todo maior do que a simples soma das suas partes Aristteles, Metafsica) vendo o mundo como um todo integrado, um organismo.

Chamo de reducionismo ao ponto de vista clssico, consolidado por Descartes, que divide o todo em partes e as estuda em separado. Por "holismo" compreendo o ponto de vista oposto, que se ope abordagem cartesiana e estuda o todo sem dividi-lo, ou seja, examina-o de modo sistmico. O pensamento sistmico uma concepo basicamente "holstica", apresentada em 1940 por Ludwig von Bertalanffy.

Antropologia: tem por um de seus objetivos fundamentais a compreenso da passagem do individual para o coletivo (p. 28).

Hipostasia do coletivo: so formas de generalizao que nada diferem fundamentalmente daquelas que consistem em intuir sobre a existncia de uma memria coletiva ou de uma identidade cultural no interior de um grupo, a partir da observao sempre singular de alguns indivduos, membros desse grupo. Mesmo quando o nmero de indivduos seja elevado, as generalizaes feitas a partir de classes modais carecem de um exame crtico (p. 28).

Memria compartilhada uma inferncia expressa por metforas que daro conta de certos aspectos da realidade social e cultural ou no tero fundamento emprico.

Fico de um ou vrios sujeitos coletivos (RICOEUR, configurao narrativa).

As retricas holistas alimentam as configuraes narrativas mais ou menos aptas a dar conta de certa realidade.

H um engajamento ontolgico de retricas holistas.

Identidade coletiva e memria: a identidade em ao. Se admitirmos que os seres humanos no so indivduos atomizados, criando suas identidades e perseguindo seus objetivos independentemente uns dos outros, reconhecemos ao mesmo tempo que a sociedade existe. necessrio supor que os sujeitos so capazes de se comunicar entre eles e acessar, assim, um compartilhamento mnimo do trabalho de produo de significaes, seja um compartilhamento de conhecimentos, de saberes, de representaes, de crenas cuja descrio e explicitao iro justificar o recurso s retricas holistas.

Resultado da comunicao, ou seja, o compartilhamento efetivo daquilo que foi comunicado

A memria coletiva seria pertinente se todos os membros de uma sociedade fossem capazes de compartilhar integralmente um nmero determinado de

representaes relativas ao passado.

Memria social: conjunto de lembranas reconhecidas por um determinado grupo; Memria coletiva: conjunto de lembranas comuns a um grupo. Memria pblica/comunidade de pensamento Certa memria comum (TODOROV)

Essas memrias, ltimas, so empiricamente impossveis e insustentveis do ponto de vista terico, pois encobre uma tripla confuso: 1) 2) 3) Lembranas tais como so e lembranas manifestadas; Metamemria e memria coletiva; Ato de memria e contedo desse ato (p.32).

Um fato nunca totalmente pblico (p. 33).

As manifestaes da memria so apenas a expresso parcial entre outras tantas possveis.

A lembrana verbalizada no a totalidade da lembrana.

A presena do passado no presente bem mais complexa, bem menos explcita, mas talvez bem mais forte que a existncia de narrativas explcitas nos poderia fazer crer.

As lembranas no manifestadas tm sua significao social, pois se tratam de um ativo colocado em reserva para futuras representaes sociais.

Memria coletiva reducionista, pois deixa na sombra aquilo que no compartilhado.

A memria coletiva existe, porm a escrita no d conta dessa memria, assim, existe apenas no plano discursivo, no no concreto.

Recordar-se da mesma maneira que outros seria metamemria coletiva, ou seja, acreditam se recordar da mesma maneira que outros.

A existncia desse discurso metamemorial revela uma relao particular que os membros de um grupo mantm com a representao que eles fazem da memria desse grupo. De outro lado esse discurso pode ter efeitos performativos sobre essa memria, pois, retomado por outros membros, esse discurso pode reuni-los em um sentimento de que a memria coletiva existe, conferindo um fundamento realista a esse sentimento.

A singularidade de cada crebro humano faz com que eles no sigam o mesmo caminho, que tenham as mesmas construes de memria, anulando assim as possibilidades de uma memria coletiva e tambm que o compartilhamento memorial seja fraco ou nulo.

Ao inicial da lembrana (recordao a partir de ndices fornecidos pela sociedade): problema de Halbwachs, por no distingui-la (multiplicidade de sries causais). Incomunicabilidade dos estados mentais: dois observadores no compartilham jamais a mesma experincia (LEACH apud NORA)

Mesmo que as representaes de atos de memria sejam corretamente transmitidas, no podemos afirmar que so compartilhadas. Sperber explicar a cultura explicar [...] por que e como certas ideias se contagiam

Representaes individuais e pblicas (na passagem de uma para a outra h um cerceamento da opinio referente a algum (f)ato. Individuais: crenas, intenes, preferncias.

Pblicas: enunciados, textos, imagens.

Quando uma representao torna-se pblica, ou seja, transmitida a outro(s) indivduo(s) grande parte dela se mantm individual.

A representao pblica ser sempre transformada em representao mental, portanto, individual, em decorrncia das histrias pessoais dos indivduos, gerando assim a inacessibilidade da mesma.

Lembranas dos acontecimentos (memria factual) podem ser compartilhadas, porm as representaes permanecero idiossincrticas.

Representaes factuais: existncia de certos fatos; Representaes semnticas: sentido atribudo a esses mesmos fatos.

Estudo dos significados conferidos a acontecimentos histricos problemtico (representao semntica).

Compartilhamento parcial, caso sejam estudados apenas alguns discursos, no todos.

Memria forte: massiva, coerente, compacta e profunda que se impe a grande maioria de um grupo (quanto menos o grupo, mais forte ser essa memria). Dimenso importante da estruturao de um grupo e da representao que ele vai ter de sua prpria identidade. Quando for de um grande grupo ser uma grande memria organizada.

Memria fraca: sem contornos bem definidos, difusa e superficial. Pode ser desorganizacional, pois pode desestruturar um grupo.

A memria coletiva s possvel em locais com memrias fortes, ou seja, pequenos grupos (aldeias) ou de acesso restrito (seitas). (enraizada em uma tradio cultural, por meio da fama ver Assmann).

A memria compartilhada forja a identidade.

No pode haver memria coletiva se as memrias individuais no tm objetivos comuns, com um mesmo horizonte de ao.

Problema de Halbwachs: memrias individuais como fragmentos da memria coletiva (cartesiano?).

Memria coletiva: instncia mediadora de regulao da lembrana individual (Hervieu-Lger).

Toda a memria social, mas no necessariamente coletiva. Franoise Zonabend: memria coletiva aparece como um discurso de alteridade no qual a possesso de uma histria que no se compartilha confere ao grupo sua identidade (p. 50).

Memrias fortes: identidade coletiva. Memrias fracas: colapsos de identidades.

A identidade um estado.

Anda mungkin juga menyukai