Anda di halaman 1dari 4

Instrutor: SGT ARAUJO

NFS
1. O QUE NFS? O Network File System (NFS) foi desenvolvido para permitir que se possa montar parties ou diretrios remotos como se fossem um disco local. Garantindo especificar diferentes permisses de acesso a cada cliente de acesso ao compartilhamento.

2. CONFIGURANDO O SERVIDOR NFS 2.1. Instalao Os seguintes pacotes devero serem instalados: nfs-kernel-server nfs-common

debian:~#apt-get install <pacotes> Primeiramente vamos configurar um servidor, ou seja, o computador que conter a pasta que ser compartilhada com os outros micros de sua rede. importante lembrar, se for necessrio, que a configurao seguinte pode ser feita em todos os micros de sua rede, permitindo que todos possuam suas pastas compartilhadas para um ou mais hosts. Em seguida mostraremos como acessar esses diretrios compartilhados, chegando at na configurao do /etc/fstab para estabelecermos uma montagem automtica durante a inicializao de seu sistema. Para comear a configurar o servio, voc deve entrar no sistema como root e criar um diretrio /compartilhado, como default desse documento, ou se preferir escolha outro local ou outro nome de diretrio a ser compartilhado. Depois s seguir os quatro passos seguintes para ver seu servidor em pleno funcionamento. OBS: Os exemplos so para o compartilhamento de apenas um diretrio, mas voc pode criar quantos forem necessrios para atender suas caractersticas de trabalho. Editar o arquivo /etc/exports para definir a pasta a ser compartilhada e permisso de acesso A linha seguinte, por exemplo, d acesso ao diretrio 'compartilhado' para o IP 192.168.0.2, com direitos de leitura, escrita e execuo:

NFS

#Path do diretrio IP do Cliente Permisso de acesso /compartilhamento 192.168.0.0/24 (rw,no_root_squash,sync)

Abaixo mostro o padro de construo da linha de permisses de acesso ao compartilhamento: Diretrio host1(opo11, opo12) host2(opo21, opo22) Onde: Diretrio: diretrio a ser compartilhado (ex. /home/fabio/). HostN: IP do PC cliente do compartilhamento. OpoXY: permisses de acesso ao compartilhamento (ex. Leitura e escrita). As principais opes de permisso so: ro - O sistema de arquivos exportado com permisso de apenas leitura (default). rw - O sistema de arquivos exportado com permisso de leitura e escrita root_squash - Isto garante que o usurio `root' de uma determinada mquina no tenha as permisses especificas de `root' neste sistema de arquivos. Isto feito assinalando o user-ID 65534 aos usurios com user-ID 0 (root). Este user-ID deve ser definido como `nobody'. no_root_squash - por default, o nvel de acesso dos clientes ao servidor mesmo que o root. Porm, se quiser que os nveis de acesso sejam os mesmos que os locais, basta definir esta opo no compartilhamento. link_relative - Converte caminhos absolutos (aqueles comeados com `/') na sequncia `../'. Isto apenas til quando todo o sistema de arquivos de uma mquina montado (default). link_absolute - Os links simblicos so mantidos. map_identity - Os user-IDs so os mesmos no cliente e servidor (default). map_daemon - Os user-IDs no servidor e cliente no so iguais. Isto
NFS 2

faz com que o nfsd crie uma tabela de converso de user-IDs. Para isto funcionar necessrio o ugidd. Aps configurar ou alterar o servidor reinicie o daemon com o comando: debian:~#/etc/init.d/nfs-kernerl-server restart 3. MONTANDO O DIRETRIO REMOTO NO CLIENTE Instale o pacote nfs-common debian:~#apt-get install nfs-common Como montar o diretrio remoto no cliente: Para configurar o cliente voc deve apenas repetir o segundo e quarto passo da configurao do servidor em cada cliente. Editar tambm o arquivo /etc/fstab com a seguinte linha para definir montagem automtica das pastas compartilhadas: # Caminho do servidor Ponto de montagem Tipo-FS Opes 192.168.0.1:/Compartilhado /mnt/Compartilhado nfs rw 0 0 Para o caminho do servidor usa-se o seguinte modelo 'IP_Host:/ Diretrio'. Afim de garantir o funcionamento da definio do fstab, em relao ao exemplo, necessrio que voc crie o diretrio 'compartilhado' dentro de /mnt/. Se quiser montar em modo texto basta seguir o modelo a seguir: mount 'dispositivo' 'ponto de montagem' Exemplo:
debian:~# mount t nfs 192.168.0.1:/Compartilhado mnt/Compartilhado

NFS

Anda mungkin juga menyukai