Anda di halaman 1dari 36

01:03-01

Edio 4

pb

Motores de 11,12 e 16 litros


Descrio de funcionamento

Scania CV AB 2003, Sweden

1 711 131

123 134

ndice

ndice
Gases de combusto e escape Bloco de cilindros Mecanismo da vlvula Mecanismo da rvore de manivelas (cambota) Distribuio Acionamento do ventilador (ventoinha) Sistema de lubrificao Turbocompressor
.................................................................................. 3 .................................................................................. 8 Camisas de cilindro .................................................. 9 ................................................................................ 10

................................................................................ 12 ................................................................................ 17

................................................................................ 21 ................................................................................ 23 ................................................................................ 31

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

Gases de combusto e escape

Esta descrio de funcionamento aplica-se ao novo motor DC11 de 11 litros, ou seja, o motor de 11 litros com 4 vlvulas/cilindros.

Gases de combusto e escape


Quando o diesel faz combusto, so formados os gases de escape do diesel. Os constituintes dos gases de escape que so regulados pela lei so:

xido de nitrognio, que venenoso e contribui para o nevoeiro fotoqumico e para o oznio ao nvel do solo e tambm para a eutrofizao e acidificao. Hidrocarbonetos, que fornecem aos gases de escape o seu cheiro caracterstico e contribuem para o nevoeiro fotoqumico e o oznio ao nvel do solo. Partculas, que so consideradas nocivas para a sade. Monxido de carbono, que um gs venenoso. O contedo do monxido de carbono bem pequeno em gases de escape de diesel, porque h um grande excesso de ar em um motor a diesel.

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

Gases de combusto e escape

xido de nitrognio, NOx


A atmosfera contm: 80% de nitrognio e 20% de oxignio.
N + O2 NO + NO2

Quando o ar sujeito a temperaturas altas, o nitrognio e o oxignio no ar reagem e xidos de nitrognio so formados. A fim de reduzir a descarga dos xidos de nitrognio, possvel:

Abaixar a temperatura de combusto. Reduzir a quantidade de oxignio durante a combusto. N= nitrognio O2= oxignio
115 244

A temperatura de combusto pode ser abaixada por:


NO+NO2 = NOx = xidos de nitrognio

Refrigerao do ar de admisso. Injeo de gua. Recirculao de gases de escape. Tempo de injeo atrasado.

A quantidade de oxignio na cmara de combusto pode ser reduzida por:


Recirculao de gases de escape. Rotao de ar reduzida na cmara de combusto.

Uma presso alta de injeo produz gotas de combustvel menores, o que fornece uma concentrao de oxignio maior em volta de cada gota, o que por sua vez leva produo elevada de xidos de nitrognio. A maioria dos mtodos para reduzir os xidos de nitrognio tambm reduz a eficincia do motor, que leva ao consumo elevado de combustvel, que por sua vez leva produo elevada de dixido de carbono.

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

Gases de combusto e escape

Hidrocarboretos, HC
Os hidrocarboretos so detritos de combustvel e so o resultado de uma combusto incompleta. Os hidrocarboretos tambm tm substncias que fornecem aos gases de escape de diesel o seu cheiro caracterstico. A descarga de hidrocarboretos pode ser reduzida por:

Temperatura elevada na cmara de combusto. Rotao de ar elevada na cmara de combusto. Maior atomizao de combustvel. Volume reduzido da cmara de presso no bico injetor. Presso de injeo elevada. Ps-tratamento cataltico.

5 1

4 3
1 2 3 4 5

Agulha do bico injetor Orifcio do bico injetor Volume da cmara de presso Assento da agulha Combustvel

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

115 242

Gases de combusto e escape

Partculas
As partculas contm fuligem e hidrocarboretos do combustvel, leo de lubrificao, cido sulfrico e da cinza. As partculas causam fumaa (fumo) e so formadas no caso de combusto incompleta, do leo na cmara de combusto e do enxofre no combustvel. A descarga de partculas pode ser reduzida por:

Mais ar na cmara de combusto. Rotao de ar elevada na cmara de combusto. Presso de injeo mais alta, orifcios menores no bico injetor, o que significa temperaturas mais altas na cmara de combusto. Volume reduzido da cmara de presso no bico injetor. Quantidade menor de leo na cmara de combusto. Teor de enxofre inferior no combustvel. Com um filtro de partculas.

5 1

4 3
1 2 3 4 5

Agulha do bico injetor Orifcio do bico injetor Volume da cmara de presso Assento da agulha Combustvel

Scania CV AB 2003, Sweden

115 242

01:03-01

Gases de combusto e escape

Concluso
As medidas que podem ser tomadas para reduzir a produo de um constituinte nos gases de escape podem levar simultaneamente a um aumento em um outro constituinte. A tendncia hoje :

A relao entre os xidos de nitrognio, NOx e hidrocarboretos, HC


E (g/kWh)

Atrasar o sincronismo da injeo a fim de abaixar a temperatura de combusto, o que reduz a produo de xidos de nitrognio.

NO x

HC

HC

A desvantagem que a eficincia do motor reduzida, o que leva ao consumo elevado de combustvel.
A

NOx

A = Sincronismo da injeo cedo B = Sincronismo da injeo tarde

Reduzir a quantidade de oxignio na combusto, o que reduz a produo de xidos de nitrognio. Aumentar presso de injeo, o que reduz a produo de partculas.

A relao entre os xidos de nitrognio, NOx e o consumo de combustvel


NOx (g/Kwh)

1 A

2
Fuel comsumption
115 243

1 = Sincronismo da injeo cedo 2 = Sincronismo da injeo tarde A = Motor com um turbocompressor B = Motor com um turbocompressor e um radiador de ar de admisso

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

115 241

Bloco de cilindros

Bloco de cilindros
O bloco de cilindros fundido em um pedao e os cabeotes (cabeas) do cilindro so separados para cada cilindro. Os pistes funcionam em camisas de cilindro midas.

Motores de 11 e 12 litros

Motor de 16 litros

Scania CV AB 2003, Sweden

115 262

01_1403

01:03-01

Bloco de cilindros

Camisa de cilindro
As camisas do cilindro so substituveis. Uma junta de ao com vedaes vulcanizadas de borracha veda o espao entre a camisa e o cabeote (cabea) do cilindro. Uma junta separada para cada cilindro. A camisa de cilindro est posicionada um pouco acima do nvel do bloco de cilindros e empurra a junta em direo ao cabeote (cabea) do cilindro a fim de fornecer uma vedao. As vedaes vulcanizadas de borracha vedam os canais do lquido e do leo de lubrificao.

A temperatura na e em volta da cmara de combusto extremamente alta. As camisas tm uma fixao baixa que possibilita a refrigerao at o cabeote (cabea) do cilindro. Isso reduz a temperatura dos anis de pisto, o que aumenta a vida til dos anis de pisto e da camisa do cilindro. A fixao baixa da camisa reduz o risco da camisa descer, visto que a temperatura inferior reduz a tenso no material.

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

01 1410

Mecanismo da vlvula

Mecanismo da vlvula
A funo do mecanismo da vlvula controlar as vlvulas de modo que elas abrem e fechem no tempo correto em relao rvore de manivelas (cambota) e posio do pisto. A rvore de comando (veio de excntricos) acionada por uma engrenagem na transmisso de modo que ela gira com a metade da velocidade da rvore de manivelas (cambota). H dois modelos de rvore de comando (veio de excntricos) para motores de 11 e 12 litros. Em motores com uma bomba injetora, a rvore de comando (veio de excntricos) tem dois excntricos por cilindro e em motores com uma unidade de injeo, a rvore (veio) tem trs excntricos por cilindro, visto que a rvore (veio) tambm aciona a unidade de injeo. O motor de 16 litros tem rvore de comando (veio de excntricos) dupla, uma para cada fileira de cilindros. As rvores de comando (veios de excntricos) tm trs excntricos por cilindro. O motor de 16 litros est apenas disponvel com unidades de injeo. As hastes do tucho da vlvula encostam com uma extremidade nos tuchos, enquanto que as outras afetam os balancins. Em uma extremidade, os balancins tm um parafuso de ajuste com a extremidade inferior de forma redonda repousando na haste do tucho de modo que o tucho da vlvula sempre segue a rvore de comando (veio de excntricos).

10

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

Mecanismo da vlvula

Os anis do assento de vlvula so firmemente pressionados no cabeote (cabea) do cilindro com um ajuste muito apertado. Os assentos de vlvula tm uma vida til longa porque eles so fabricados com um material durvel. Os anis do assento de vlvula podem ser substitudos, se necessrio.

Com quatro vlvulas por cilindro, a rea da vlvula maior, o que facilita o enchimento do cilindro com ar. Tambm necessrio menos energia para retirar os gases de escape. H menos servio de troca de gs e isso melhora a eficincia do motor, que por sua vez significa menor consumo de combustvel.

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

01 1408

100 160

11

Mecanismo da rvore de manivelas (cambota)

Mecanismo da rvore de manivelas (cambota)


Pistes
H dois tipos diferentes de pisto. Pistes de alumnio fundidos como um pedao simples e os assim chamados pistes bipartidos. Os pistes bipartidos so divididos e tm uma liga de alumnio e uma coroa de ao. Uma das vantagens dos pistes bipartidos que eles toleram cargas mais altas que os pistes convencionais. Isso possibilita a extrao de mais potncia de motores com pistes bipartidos.

Motor com pistes bipartidos

12

Scania CV AB 2003, Sweden

100162

01:03-01

Mecanismo da rvore de manivelas (cambota)

Uma depresso no topo do pisto forma a cmara de combusto. Foi desenvolvida como um copo com uma rea elevada no meio. O modelo da cmara de combusto afeta a rotao do ar na cmara de combusto.

A fim do pisto se mover com facilidade, deve haver um espao entre o pisto e a parede do cilindro. O pisto tem, portanto, dois anis de compresso que vedam o espao entre o pisto e a parede do cilindro e dissipa o calor do pisto.

O anel de leo previne que o leo de lubrificao do crter penetre na cmara de combusto e seje conseqentemente queimado. Dentro do anel h um expansor que ajuda a empurrar o anel contra a parede do cilindro. O expansor consiste em uma mola espiral. O modelo dos pistes e dos anis do pisto importante para a confiabilidade do motor, da lubrificao, do consumo de leo e de combustvel.

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

01_1268

13

Mecanismo da rvore de manivelas (cambota)

Bielas
A parte superior da biela cuneiforme. Isso aumenta a superfcie do mancal para ambos o pisto e a biela.

A parte inferior da biela dividida indiretamente de modo que o pisto e a biela possam ser puxados pelo cilindro.

A fim da capa da biela no ser deslocada em relao biela, as superfcies de contato so fabricadas ou com canaletas e abas ou com superfcies de fratura que no foram usinadas.

115 202

Biela com superfcie de contato no usinada

Biela com superfcie de contato chanfrada

14

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

116 762

Mecanismo da rvore de manivelas (cambota)

rvore de manivelas (cambota)


Cada curso de compresso "interrompe" a rvore de manivelas (cambota), enquanto que cada curso de combusto tenta aumentar a velocidade rotacional da rvore (cambota). Os pistes e as bielas mudam de direo duas vezes a cada revoluo. Os impulsos de fora das bielas provocam vibraes de torso na rvore de manivelas (cambota). Essas vibraes so mais potentes a uma determinada rotao do motor. As vibraes de torso so expressas da seguinte maneira: Imagine que a traseira da rvore de manivelas (cambota) e o volante girem com uma velocidade uniforme por toda a revoluo. Em relao ao volante, a dianteira da rvore de manivelas (cambota) aumentar e diminuir a velocidade de rotao vrias vezes durante cada revoluo. O material importante para a vida til da rvore de manivelas (cambota). Altas demandas tambm so colocadas no modelo e no tratamento da superfcie. A qualidade da superfcie das pontas de eixo importante para prevenir falhas (avarias) de tenso.

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

15

Mecanismo da rvore de manivelas (cambota)

As superfcies do mancal na rvore de manivelas (cambota) so endurecidas to profundamente que elas podem ser esmerilhadas novamente vrias vezes.

As capas dos mancais principais e dos mancais da biela consistem em trs camadas. A camada exterior de ao, a do meio de bronze de chumbo e a camada mais perto da rvore de manivelas (cambota) de chumbo e ndio ou de chumbo, estanho e cobre. A camada interior normalmente se desgastar durante o uso do motor.

Antes do mancal da rvore de manivelas (cambota) no local de eixos, h espaadores prximo ao mancal principal traseiro. Esses espaadores esto disponveis em tamanhos diferentes de modo que a folga axial da rvore de manivelas (cambota) possa ser mantida depois do esmerilhamento.

16

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

100 151

Distribuio

Distribuio
A transmisso de engrenagem est situada na traseira do motor. Componentes importantes como a bomba injetora, as unidades de injeo e o mecanismo da vlvula exigem um controle preciso. Eles esto conectados na extremidade traseira da rvore de manivelas (cambota), perto do volante onde a rotao da rvore (cambota) mais suave.

Motores de 11 e 12 litros com bomba injetora A engrenagem da rvore de manivelas (cambota) aciona duas engrenagens intermedirias e a engrenagem da bomba de leo. Uma das engrenagens intermedirias aciona a rvore de comando (veio de excntricos). Por sua vez, a engrenagem da rvore de comando (veio de excntricos) aciona a bomba injetora e a bomba hidrulica. A outra engrenagem intermediria aciona o compressor de ar comprimido. A rvore de comando (veio de excntricos) e a bomba injetora giram com a metade da velocidade da rvore de manivelas (cambota).
6

3 2
100 159

1 Engrenagem da bomba de leo 2 Engrenagem do ar comprimido 3 Engrenagem da rvore de manivelas (cambota) 4 Engrenagem intermediria 5 Engrenagem da bomba injetora 6 Engrenagem da rvore de comando (veio de excntricos) 7 Engrenagem da bomba hidrulica

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

17

Distribuio

Para facilitar a montagem, as engrenagens so marcadas, ou num dente ou numa abertura entre dentes. A engrenagem de injeo tem um furo oval para ajustar o sincronismo da injeo (conhecido como ngulo ).

18

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

01 1407

Distribuio

Motores de 11 e 12 litros com unidades de injeo

A engrenagem da rvore de manivelas (cambota) aciona as engrenagens intermedirias e a engrenagem da bomba de leo. Uma engrenagem intermediria aciona a rvore de comando (veio de excntricos), o compressor de ar comprimido e a bomba hidrulica. A outra engrenagem intermediria aciona a tomada de fora e, em nibus (autocarros), ela tambm aciona uma bomba hidrulica, que por sua vez aciona o motor do ventilador (ventoinha).

Motor com unidades de injeo: 1 Engrenagem da bomba de leo 2 Engrenagem da rvore de manivelas (cambota) 3 Engrenagem intermediria 4 Engrenagem da bomba hidrulica 5 Engrenagem do compressor (ar comprimido) 6 Engrenagem da rvore de comando (veio de excntricos) 7 Tomada de fora

Para facilitar a montagem, as engrenagens so marcadas, ou num dente ou numa abertura entre dentes.

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

113 528

19

Distribuio

Motor de 16 litros
A engrenagem da rvore de manivelas (cambota) aciona as rvores de comando (veios de excntricos) e a bomba de leo atravs de uma engrenagem intermediria. Uma engrenagem da rvore de comando (veio de excntricos) aciona ento o compressor. Uma rvore de comando (veio de excntricos) tem uma engrenagem na extremidade dianteira que aciona a bomba hidrulica e a bomba de alimentao. As rvores de comando (veios de excntricos) giram com a metade da velocidade da rvore de manivelas (cambota).
8 9

3 10

1 Engrenagem da rvore de manivelas (cambota) 2 Engrenagem intermediria (tomada de fora) 3 Engrenagem intermediria 4 Engrenagem da rvore de comando (veio de excntricos) 5 Engrenagem do compressor 6 Engrenagem da bomba de leo 7 Engrenagem dianteira da rvore de comando (veio de excntricos) 8 Engrenagem da bomba hidrulica 9 Engrenagem da bomba de alimentao 10 Engrenagem da tomada de fora

Para facilitar a montagem, as engrenagens so marcadas, ou num dente ou numa abertura entre dentes.

20

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

112 294

113 529

Acionamento do ventilador (ventoinha)

Ventilador (Ventoinha)
Motores de 11 e 12 litros
H dois modelos diferentes de acionamento de correia. H um novo modelo, introduzido a partir de setembro de 1997. Esses modelos no so trocveis. Modelo antigo O ventilador (ventoinha) acionado pela rvore de manivelas (cambota) e atravs de um acoplamento com um elemento de borracha. Para reduzir vibraes na frente do motor, h amortecedores de vibraes e um acoplamento de ventilador (ventoinha) sincronizado de tal maneira que ele atua como um amortecedor de vibraes. Modelo novo O ventilador (ventoinha) acionado pela rvore de manivelas (cambota). H um amortecedor de vibraes para reduzir vibraes na frente do motor.
100 166

Modelo antigo

Modelo novo

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

21

22

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

Sistema de lubrificao

Sistema de lubrificao
7 Um filtro de leo Em adio ao crter de leo, o sistema de lubrificao contm os seguintes itens. 1 Um filtro de leo 2 Uma bomba de leo 3 Uma vlvula de segurana (localizada na bomba de leo) 4 Um radiador de leo 5 Um filtro de leo 6 Uma vlvula reguladora de presso (localizada na carcaa (alojamento) do filtro de leo nos motores de 11 e 12 litros, e na carcaa (alojamento) dianteira da distribuio no motor de 16 litros). 8 Uma vlvula de refrigerao do pisto (localizada na carcaa (alojamento) do radiador de leo nos motores de 11 e 12 litros, e na carcaa (alojamento) dianteira da distribuio no motor de 16 litros). 9 Um sensor da presso de leo (localizado na carcaa (alojamento) do filtro de leo nos motores de 11 e 12 litros, e na carcaa (alojamento) dianteira da distribuio no motor de 16 litros).

4, 8

9
8

7 2, 3 1 5, 6
116 456

116 639

Motores de 11 e 12 litros

2, 3

Motor de 16 litros

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

116 457

23

Sistema de lubrificao

Circulao de leo
A bomba de leo aspira leo de lubrificao do crter de leo atravs do filtro de leo. O leo de lubrificao passa por uma vlvula de segurana depois da bomba de leo. Se a presso de leo ultrapassar 9,5 bar, a vlvula de segurana se abre e encaminha o leo de lubrificao de volta para o crter de leo. Uma presso de leo excessivamente alta coloca a bomba de leo e outros componentes no sistema de lubrificao em esforos excessivos. O leo de lubrificao passa ento pelo radiador de leo. Um pouco do leo de lubrificao passado pelo filtro de leo. Aps a limpeza, o leo volta para o crter de leo. O resto do leo de lubrificao passa por uma vlvula reguladora de presso, que regula a presso no sistema de leo. O excesso de leo drenado de volta para o crter de leo. O leo de lubrificao passa adiante para o filtro de leo para a limpeza.

Circulao de leo no motor de 12 litros

24

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

Sistema de lubrificao

O leo de lubrificao passa pelos canais no bloco de cilindros para atingir os apoios da rvore de comando (veio de excntricos) e o munho principal da rvore de manivelas (cambota). Os canais na rvore de manivelas (cambota) encaminham o leo para os mancais da biela.

O leo de lubrificao para os balancins encaminhado por um canal direto a partir do canal principal. O canal est sob constante presso. O leo encaminhado para os eixos do tucho atravs de canaletas no apoio da rvore de comando (veio de excntricos). Os eixos do tucho tm canais com furos para lubrificar os tuchos.

Circulao de leo at o filtro de leo no motor de 16 litros 1 Para os cabeotes (cabeas) de cilindro 2 Para o mecanismo da vlvula 3 Para o turbocompressor 4 Injetor de refrigerao do pisto 5 Vlvula reguladora de presso 6 Vlvula de refrigerao do pisto

A circulao de leo do filtro de leo no motor de 16 litros

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

25

Sistema de lubrificao

O leo de lubrificao do motor esfria os pistes. Bicos injetores individuais, um para cada cilindro, injetam leo at sob a coroa do pisto.

A vlvula para refrigerao do pisto se abre entre 1,7-2,2 bar. Nos motores de 11 e 12 litros, a vlvula se encontra na carcaa (alojamento) do radiador de leo, e no motor de 16 litros ela se encontra na carcaa (alojamento) dianteira da distribuio. A revolues baixas (marcha lenta (ralenti)), a refrigerao do pisto no executada.

26

Scania CV AB 2003, Sweden

768

01:03-01

100 152

Sistema de lubrificao

Diagrama da circulao de leo no sistema de lubrificao Motores de 11 e 12 litros


B 2 3 4 5 6 7 8

1
119 920

1 2 3 4 5 6 7 8

Crter de leo Bomba de leo Vlvula de segurana Radiador de leo Filtro de leo Vlvula reguladora de presso Filtro de leo e vlvula de passagem Vlvula de refrigerao do pisto

A = Para mancal e turbocompressor B = Para bicos injetores de refrigerao do pisto

Motor de 16 litros
2 3 4 5 6 7 8 9

1 2 3 4 5 6

1
116 459

A = Para mancal e turbocompressor B = Para bicos injetores de refrigerao do pisto

Crter de leo Bomba de leo Vlvula de segurana Radiador de leo Filtro de leo Carcaa (Alojamento) dianteira da distribuio 7 Vlvula reguladora de presso 8 Filtro de leo e vlvula de passagem 9 Vlvula de refrigerao do pisto

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

27

Sistema de lubrificao

Bomba de leo
A bomba de leo acionada pela engrenagem da rvore de manivelas (cambota) e produz a presso necessria para o leo de lubrificao atingir todos os pontos de lubrificao. A presso de leo deve ser suficientemente alta para que a quantidade necessria de leo para lubrificao e refrigerao de cada ponto de lubrificao atinja todos os pontos desejados.
100 156

Bomba de leo para motores de 11 e 12 litros

Radiador de leo
Todo o leo que circula, passa pelo radiador e resfriado pelo lquido do sistema de arrefecimento. Nos motores de 11 e 12 litros, h uma vlvula de abertura para refrigerao do pisto na carcaa (alojamento) do radiador de leo.

Radiador de leo para motores de 11 e 12 litros

01_1416

Radiador de leo para motor de 16 litros

28

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

116 197

Sistema de lubrificao

Filtro de leo centrfugo


O filtro de leo centrfugo tem um rotor que gira como conseqencia do esforo de reao causado pelo leo de lubrificao injetado por dois bicos injetores no fundo do rotor. Partculas de sujeira (sujidade) so emitidas em direo parede do rotor e so depositadas l como uma camada permanente. O filtro centrfugo deve ser desmontado e limpo a intervalos dados no programa de manuteno da Scania. Na carcaa (alojamento) do filtro de leo para os motores de 11 e 12 litros h uma vlvula reguladora de presso que regula a presso no sistema de leo. O excesso de leo de lubrificao drenado de volta para o crter de leo. Filtro de leo centrfugo para motores de 11 e 12 litros

Filtro de leo centrfugo para motor de 16 litros

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

115 751

29

Sistema de lubrificao

Filtro de leo
O leo de lubrificao passa adiante para o filtro de leo para a limpeza. O filtro de leo um filtro de papel. Se o filtro ser bloqueado, uma vlvula de alvio se abre. O motor receber sempre leo de lubrificao, mas se o filtro for bloqueado, esse leo no ser limpo. A vlvula de alvio est situada no recipiente do filtro de leo ou na carcaa (alojamento) da distribuio, dependendo do tipo de motor. O filtro para o motor de 16 litros tem um orifcio de drenagem e drenado quando o elemento do filtro retirado. O filtro de leo deve ser substitudo a intervalos dados no programa de manuteno da Scania. Filtro de leo para motores de 11 e 12 litros

Filtro de leo para motor de 16 litros

30

Scania CV AB 2003, Sweden

116 196

01:03-01

Turbocompressor

Turbocompressor
A funo do turbocompressor aumentar a quantidade de ar nos cilindros do motor. Mais ar significa que o motor pode queimar mais combustvel e com isso, produzir uma potncia maior que um motor equivalente sem o turbocompressor. O turbocompressor consiste em uma turbina e um compressor. A turbina acionada pelos gases de escape do motor. O compressor comprime o ar de entrada no motor.

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

03_0750

31

Turbocompressor

O rotor do compressor e o rotor da turbina esto posicionados no mesmo eixo. Entre o compressor e a turbina se encontra a carcaa (alojamento) do mancal. Uma potncia elevada do motor produz mais gases de escape. Mais gases de escape fornece ao rotor da turbina e com isso, ao compressor, uma velocidade rotacional mais alta. Desta maneira, a quantidade de ar adaptada para cumprir as necessidades do motor sem qualquer sistema especial de regulao. Os rotores do compressor e da turbina giram bem rapidamente. Na potncia total, eles giram a aproximadamente 100.000 rpm. Ao mesmo tempo, a temperatura do rotor da turbina est acima de 600C. Isto exige muito dos componentes rotativos, do balano, da refrigerao e da lubrificao. Se o rotor da turbina ou do compressor estiver danificado, o turbocompressor deve ser substitudo.

O eixo montado em dois mancais radiais e em um mancal axial que giram livremente na carcaa (alojamento) do mancal. As vedaes da carcaa (alojamento) do mancal contra a turbina e o compressor consistem em anis de vedao.

32

Scania CV AB 2003, Sweden

100 154

01:03-01

Turbocompressor

Um filtro de ar bloqueado significa que o vcuo no tubo de entrada se tornar muito alto. H ento um risco do vapor de leo ser sugado para fora da carcaa (alojamento) do mancal. Se o anel de vedao no lado da turbina estiver desgastado, os gases de escape se tornaro azuis quando o motor estiver funcionando em marcha lenta (ralenti). Partculas estranhas como gros de areia ou limadoras de metal na turbina ou no compressor danificaro as palhetas. Isso resulta em desequilbrio e desgaste do mancal. A potncia do motor diminuir e usar o motor de forma contnua, poder causar danos por superaquecimento (sobreaquecimento) devido reduo no fornecimento de ar. No se observa esse tipo de superaquecimento (sobreaquecimento) no indicador de temperatura do lquido de arrefecimento. Vazamentos (fugas) pequenos no tubo entre o filtro de ar e o turbocompressor tambm podem causar depsitos de sujeira (sujidade) no rotor do compressor. A presso de admisso reduzida e isso leva a um aumento na temperatura dos gases de escape e um encurtamento da vida til do motor. Vazamentos (fugas) no tubo de escape entre o cabeote (cabea) do cilindro e o turbocompressor tambm resultaro em uma baixa presso de admisso. Para cumprir os requisitos da fumaa (fumo) e do consumo de combustvel em revolues baixas, alguns motores tm uma turbina menor que produz uma presso de admisso mais alta.

01:03-01

Scania CV AB 2003, Sweden

33

Turbocompressor

Alguns tipos de motor esto instalados com uma vlvula de comporta de sobrealimentao. A funo dessa vlvula reduzir a presso de modo que a velocidade mxima da turbina no seja ultrapassada. Quando a presso se tornar muito alta na carcaa (alojamento) do compressor, a vlvula de comporta de sobrealimentao se abrir. Os gases de escape so encaminhados para um tubo de passagem depois da turbina e a velocidade do turbocompressor diminui.

101750

Turbocompressor sem uma vlvula de comporta de sobrealimentao

Turbocompressor com uma vlvula de comporta de sobrealimentao

8 4 6 3

7 1 5

2
127 579

1 2 3 4 5

Ar para dentro Ar para o motor Gases de escape do motor Gases de escape para fora Regulador de presso

6 7 8 9

Tubo de passagem Compressor Turbina Vlvula de comporta de sobrealimentao

34

Scania CV AB 2003, Sweden

01:03-01

101749

Anda mungkin juga menyukai