Anda di halaman 1dari 18

177

EDUCAO NA PRIMEIRA REPBLICA: ALFABETIZAO E CULTURA ESCOLAR NA REVISTA DE ENSINO (1902-1910)

Louisa Campbell Mathieson


Universidade de So Paulo - Brasil.

Resumo Este artigo tem por objetivo analisar o debate pedaggico referente alfabetizao veiculado na Revista de Ensino, publicada pela Associao Beneficente do Professorado Pblico de So Paulo. A periodizao abrange os anos de 1902 a 1910. Procurou-se identificar elementos que possibilitassem a reconstituio da atmosfera mental da poca, naquilo que se refere ao debate sobre alfabetizao e mtodos de ensino, isto , sobre a cultura escolar. Assim, por meio da anlise do discurso pedaggico, procurou-se examinar, tambm, os sentidos sociais dessa alfabetizao, luz das implicaes da utilizao da escola como instrumento poltico republicano para formao do povo. Palavras-chave: imprensa peridica educacional, cultura escolar, alfabetizao, civilidade.

EDUCATION DURING THE FIRST REPUBLIC: LITERACY AND SCHOOL CULTURE IN THE JOURNAL OF EDUCATION (1902-1910) Abstract This article aims to analyze the pedagogical debate on literacy that was ran by the Journal of Education, published by the So Paulo Public School Teachers Beneficent Association. The timeline covers the years from 1902 to 1910. We sought to identify elements that allow the reconstruction of the intellectual atmosphere of the time - in the debate about literacy and teaching methods, in other words, about the school culture. Thus, through the analysis of pedagogic discourse, we tried to also examine the social meanings of literacy in light of the implications of using the school as a Republican political tool for the forming of the people. Key-words: educational periodical press, school culture, literacy, civility.

EDUCACIN EN LA PRIMERA REPBLICA: ALFABETIZACIN Y CULTURA ESCOLAR EN LA REVISTA DE ENSEANZA (1902-1910) Resumen En este artculo se pretende analizar el debate pedaggico sobre el tema de la alfabetizacin en la Revista de Enseanza, publicado por la Associacin Benfica de los Maestros de Escuelas
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

178

Pblicas de So Paulo. El cronograma abarca los aos de 1902 a 1910. Hemos tratado de identificar los elementos que permiten la reconstruccin de la atmsfera mental de la poca - en el debate sobre los mtodos de alfabetizacin y la enseanza, es decir, sobre la cultura escolar. As, a travs del anlisis del discurso pedaggico, hemos tratado de examinar tambin el significado social de la alfabetizacin a la luz de las consecuencias de utilizar la escuela como una herramienta poltica republicana para la formacin de la poblacin. Palabras-clave: prensa peridica educacional, cultura escolar, alfabetizacin, civismo.

LDUCATION ABORD DANS LA PREMIER RPUBLIQUE: ALPHABTISATION ET CULTURE SCOLAIRE DANS LE MAGAZINE DE L'ENSEIGNEMENT (1902-1910) Rsume Cet article vise analyser le dbat pdagogique sur le thme de l'alphabtisation excuter le Magazine de l'Enseignement, publi par Association Bnvole des Enseignants des coles Publiques de So Paulo. Le calendrier couvre les annes 1902-1910. Nous avons cherch identifier les lments qui permettent la reconstruction de l'atmosphre mentale de l'poque - ce qui revient au dbat sur les mthodes d'alphabtisation et d'enseignement, savoir, la culture scolaire. Ainsi, travers l'analyse du discours pdagogique, nous avons essay d'examiner galement la signification sociale de l'alphabtisation la lumire des implications de l'utilisation de l'cole comme un outil politique rpublicain pour la formation des personnes. Mots-cl: ducation de la presse priodique, culture scolaire, alphabtisation, civilit.

Hist. Educ. [Online]

Porto Alegre

v. 17

n. 41

Set./dez. 2013

p. 177-194

179

Aos nove anos, eu era quase analfabeto. E achava-me inferior aos Mata Lima, nossos vizinhos, muito inferior, construdo de maneira diversa. Esses garotos, felizes, para mim eram perfeitos: andavam limpos, riam alto, freqentavam escola decente e possuam mquinas que rodavam na calada como trens. Eu vestia roupas ordinrias, usava tamancos, enlameava-me no quintal, engenhando bonecos de barro, falava pouco. Graciliano Ramos, Infncia, 1993, p. 187.

Introduo s instituies educacionais ocuparam grande parte do debate poltico do sculo 20, tendo a alfabetizao servido de termmetro social, pois que, com a Modernidade e com o consequente processo de escolarizao da sociedade, a alfabetizao passou a ser vista como virtude e como requisito para se exercer um julgamento bom, ou ao menos razovel, sobre a realidade. O analfabetismo, em contrapartida, passou a ser associado no s ao fracasso escolar, mas tambm ao fracasso individual frente a uma sociedade letrada, marcada pela leitura e escrita. Como Jack Goody (2006) escreve, a cultura letrada promoveu a estratificao social, funcionando a leitura e a escrita como ferramentas de diferenciao entre as pessoas, porquanto aqueles que lem passam a ter hbitos e refinamentos tais que os distinguem daqueles que no lem. Compreender a educao no comeo do sculo 20 no Brasil significa, em alguma medida, entender o processo de alfabetizao da populao. Assim, por meio do ensino dos rudimentos da leitura, da escrita e dos clculos que se configuram as orientaes morais do projeto republicano de civilizar o povo. A escola, aos olhos da poca, visava a erradicar a ignorncia que grassava por todo o pas. Buscava-se preparar a nao brasileira para a sedimentao da recente Repblica. Nesse cenrio, a imprensa peridica educacional surgiu como importante suporte material de orientao didtica e de formao do magistrio, pois ela tinha dupla inteno: formar os professores e inform-los de fatos e de acontecimentos. Criou-se, assim, por meio do discurso promovido pela imprensa peridica, um espao comum aos professores para a discusso de questes educacionais. Desse modo, a impressa peridica educacional, por um lado, trazia aos professores dados novos sobre pedagogia e, por outro, agia como motivadora do debate poltico e educacional. Portanto, um espao que possibilita ao pesquisador da rea de Histria da Educao a percepo de tendncias do pensamento coletivo e da atmosfera mental de uma poca. A imprensa peridica pedaggica, como retrata Antnio Nvoa em um importante estudo sobre o tema, o melhor meio para aprender a multiplicidade do campo educativo (1993, p. 32). Pierre Caspard e Pnlope Caspard (2002) a conceituam como documento que tem como caracterstica ser testemunho vivo de mtodos e de concepes pedaggicas. Pela leitura dos peridicos pedaggicos, pode-se notar que os artigos so atravessados por aspectos polticos e morais, o que permite ao pesquisador ter contato com parte da dimenso social da poca estudada:

Hist. Educ. [Online]

Porto Alegre

v. 17

n. 41

Set./dez. 2013

p. 177-194

180

Estudo especfico e interno ao prprio peridico e sua produo, a partir do qual possvel reconstruir, num momento dado, estgios de funcionamento e estruturao do campo educacional, movimentos de grupos de professores, disputas e atuaes. Dito de outro modo, possvel partir do estudo de determinados peridicos educacionais e tomlos como ncleos informativos, enquanto suas caractersticas explicitam modos de construir e divulgar o discurso legtimo sobre as questes de ensino e conjunto de prescries ou recomendaes sobre formas ideais de realizar o trabalho docente. (Catani; Sousa, 1999, p. 11)

Assim, a escolha da Revista de Ensino (1902-1918)1 aconteceu pelo entendimento de que esse peridico representa um importante material de suporte que contempla discursos educacionais de diferentes educadores da poca, bem como permite aproximao e confronto com os acontecimentos e os debates ocorridos durante o perodo de publicao. Dessa maneira, os peridicos pedaggicos, entendidos como uma frao significativa do debate educacional, proporcionam a reconstruo de uma parte da vivncia pedaggica da poca. A Revista de Ensino, em seu ciclo de vida, trouxe discusses a que o grupo de professores no poderia estar alheio, tais como o fornecimento de material para o trabalho pedaggico, a orientao em relao prtica, a publicao de crticas e de notcias sobre as obras didticas, a transmisso das principais tendncias do ensino e a divulgao de mudanas legais no ensino. Como retrata Antonio dvila,
o ensino pblico paulista teve na dcada de 1900-1909 um dos perodos mais brilhantes de sua histria. A fundao da Associao Beneficente do Professorado Paulista, a publicao da Revista de Ensino, a florao de espritos dos mais talentosos de uma gerao de mestres ilustres deram a essa fase de nossa evoluo pedaggica o seu aspecto talvez mais fecundo. (1946, p. 101-102)

Denice Catani (1989) escreve que a relevncia da investigao histrico-educacional em peridicos pedaggicos centra-se na possibilidade de analisar, por intermdio de fontes primrias, os valores culturais, polticos e sociais presentes em uma poca. Reaver aspectos da vivncia educacional de So Paulo no comeo do sculo passado pode ser um instrumento privilegiado para se pensar as prticas escolares e a cultura escolar de uma poca, visto que os peridicos atuaram no sentido de projetar mudanas no campo educativo. A partir do estudo das prticas escolares e acerca dos mtodos e das tcnicas referentes ao ensino da primeira leitura, que se estruturou o estudo da cultura escolar vinculado s questes sociais, tendo em vista que a alfabetizao se apresenta como uma prtica estruturante e formadora do nosso tempo. Nesse sentido, o conceito de cultura escolar aqui entendido como um conjunto de normas que define os conhecimentos a ensinar e as condutas a incentivar, alm de ser tambm um conjunto de prticas que permite transmitir esses conhecimentos e incutir nos sujeitos os comportamentos desejados (Julia, 2001).
1

A Revista de Ensino foi publicada em So Paulo pela Associao Beneficente do Professorado Pblico do Estado de So Paulo nas duas primeiras dcadas do sculo 20. Os artigos podem ser localizados nos diferentes volumes da Revista de Ensino, esta encontrada no acervo de obras raras - Biblioteca Paulo Bourroul - da Biblioteca da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo.
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

181

O presente artigo buscou analisar os artigos da Revista de Ensino na mesma linha em que Dominique Julia (2001) defende o conceito de cultura escolar. Assim, o conceito de cultura escolar empregado como uma categoria de anlise apta a indicar o modo pelo qual a imprensa peridica educacional lidava com o debate acerca do ensino da leitura e da escrita. Por um lado, a Revista de Ensino prescreveu, em seus artigos, como devia ser a alfabetizao e, por outro, descreveu as prticas que ocorriam no interior das escolas, tais como: questes de espao e tempo, currculos, mtodos de ensino. A Revista de Ensino teve uma forte influncia na difuso de modelos, de mtodos e de ideias pedaggicas, ou seja, de cultura escolar. O enfoque desta pesquisa se vale dessa influncia. O propsito principal deste artigo analisar a temtica da educao na Primeira Repblica, por meio dos discursos veiculados em um peridico pedaggico paulista, a Revista de Ensino (1902-1918), dirigido aos professores e que aborda a concepo de leitura, de mtodos e de estratgias de alfabetizao, a partir das perspectivas dos autores e colaboradores no mbito do peridico. Com a apreenso da influncia que a Revista exerceu na difuso de modelos e de ideias pedaggicas que o conceito de cultura escolar se fez presente como categoria de anlise emprica. Assim, o objetivo especfico do presente artigo identificar elementos que possibilitem, de algum modo, a reconstituio da atmosfera mental da poca, naquilo que se refere ao debate sobre educao, mtodos e estratgias para o ensino da primeira leitura. Nesse sentido, procurou-se examinar, tambm, os sentidos sociais da alfabetizao ento discutida e proposta luz das implicaes scio-culturais da utilizao da escola como instrumento poltico republicano que integrava um projeto mais amplo de formao da cidadania do povo. Para alcanar seu objetivo, o presente artigo centrou-se, primeiramente, na reconstituio de parte do debate acerca dos mtodos e das tcnicas de alfabetizao difundidos pela Revista de Ensino entre os anos de 1902 e 1910. Especial ateno foi dada, todavia, aos trs anos iniciais de publicao, 1902-1904, pois foi nesse perodo que se encontrou a maior parte de artigos sobre a temtica do ensino da leitura. Depois a ateno se concentrou no perodo situado entre os anos de 1905 a 1910: nessa fase, devido falta de recursos financeiros para a publicao da revista, percebeu-se alterao de enfoque no discurso do peridico, o que provocou mudanas no tom dos artigos. A terceira e ltima fase da Revista de Ensino, com incio em 1910 e trmino em 1918, no abordada neste artigo, pois o momento em que o governo toma para si a iniciativa de publicao do peridico e o enfoque dos debates muda completamente ao assumir o discurso do governo. Essa diviso dos momentos da Revista de Ensino est baseada na tese de Denice Catani (1989). Em geral, mudanas no debate podem ser compreendidas por meio do que Maria Helena Bastos (2002) caracteriza como influncia significativa no discurso veiculado em peridicos, ou seja, ocorrem quando um assunto trabalhado no sentido de perpetuar ou de cristalizar determinados discursos em detrimento de outros, conforme a ressonncia e a importncia dada para cada tema publicado. A reconstituio de parte da vivncia educacional do Brasil parece ser um instrumento privilegiado para se pensar a validao histrica das prticas escolares de hoje. De acordo com Jos Mrio Pires Azanha (1992), pressupe-se que h a
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

182

possibilidade de se alcanar a totalidade de um cotidiano, isto , a atmosfera mental de uma poca a partir da apreenso de uma parte dele. Assim, para se analisar a temtica da educao brasileira na Primeira Repblica foi escolhido o debate interno aos peridicos pedaggicos, por esses revelarem temas de profundidade acerca da educao no Brasil no perodo em questo:
Embora cultura escolar no seja um conceito simples de delimitar, considera-se que na escola foram sendo historicamente construdas normas e prticas definidoras dos conhecimentos que seriam ensinados e dos valores e comportamentos que seriam inculcados, gerando o que se pode chamar de cultura escolar. Conhecimentos, valores e comportamentos que, embora tenham assumido uma expresso peculiar na escola, e, principalmente, em cada disciplina escolar, so produtos e processos relacionados com as lutas e os embates da sociedade que os produziu e foi tambm produzida nessa e por essa escola. (Pessanha; Daniel; Menegazzo, 2004, p. 58)

Desse modo, Caspard (2002) diz que a imprensa peridica pedaggica validou-se como local de popularizao das ideias, de ordem terica e de ordem prtica da educao, pois um suporte material dinmico para revelar as questes educacionais, interagindo com os movimentos sociais e as questes polticas de um perodo histrico. Com a instaurao da Repblica, a imprensa peridica pedaggica desempenhou importante funo na disseminao de materiais, no sentido de transcrever, prescrever e debater mtodos e concepes pedaggicas, sendo um meio de fcil acesso devido ao baixo custo (Bastos, 2002). Concomitantemente a esse processo de disseminao de materiais e de prescrio de prticas, a imprensa peridica pedaggica foi aliada dos professores, tanto no processo de sistematizao dos programas de ensino, quanto como ferramenta de auxlio aos professores, tendo em vista a insuficincia dos cursos de formao de professores, associada, ainda, a dois outros fatores: a dificuldade de frequentar cursos de formao e os altos custos dos livros. O presente trabalho pressupe como corpus de anlise a Revista de Ensino, publicada na capital paulista pela Associao Beneficente do Professorado Pblico do Estado de So Paulo, nas duas primeiras dcadas do sculo 20. A partir desse material, utilizou-se, como estratgia de pesquisa, a classificao da fonte documental, ou seja, a sistematizao dos artigos sobre alfabetizao. Por meio da leitura e da apreenso do discurso pedaggico veiculado pela Revista de Ensino sobre os temas ligados ao papel da alfabetizao como elemento central da escola primria, elegeram-se algumas categorias operatrias de anlise, pelas quais se construiu a pesquisa. Tal metodologia foi utilizada a fim de ordenar o processo de entendimento do contedo do material de pesquisa. As categorias trabalhadas na anlise interna revista foram: ensino, alfabetizao, leitura e escrita. Procurou-se estudar como as categorias analticas aparecem nos artigos que abrangiam o assunto do ensino da leitura e da escrita na escola primria. Simultaneamente ao processo de classificao da fonte documental, foi feita uma pesquisa bibliogrfica a respeito da temtica escolhida para amparo terico e metodolgico do trabalho. Para tanto, analisou-se o contedo retirado da Revista de
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

183

Ensino, tanto do ponto de vista da Histria da Educao, quanto sob a ptica dos estudos de alfabetizao, pois a anlise emprica apenas se faz sentir a luz de conceitos tericos. Estrutura interna da Revista de Ensino A Revista de Ensino foi publicada em So Paulo nas duas primeiras dcadas do sculo 20, com algumas interrupes. O lanamento da revista ocorreu em um momento de expressivo crescimento da capital paulista, quando os imigrantes2 j representavam um nmero considervel da populao e, desse modo, a questo da consolidao da lngua era de carter prioritrio para a construo da identidade nacional. vista disso, ficava a cargo da escola disseminar a lngua portuguesa. Assim, o perodo estudado marcado por intensa atividade do setor educacional, a qual caracterizada pelo baixo investimento na formao dos professores, pela preocupao com a adoo e o investimento em mtodos de ensino e pela falta de prdios escolares. Refletir acerca de um peridico exige uma anlise emprica de sua estrutura interna. Os autores da Revista de Ensino caracterizam-se por serem alunos egressos da Escola Normal da capital paulista ou profissionais que ocupavam cargos privilegiados do sistema educacional. Os destinatrios da revista, ou seja, os leitores, eram, em geral, professores e profissionais da rea de educao. J o texto apresenta uma preocupao com os rumos do pas e a crena positivista de que seria por meio da escola que se reorganizaria socialmente a nova nao. Assim, percebe-se pela interao desses trs elementos autor, leitor e texto - que h uma aposta na educao moral, no civismo e na nacionalidade, caractersticas que so fortemente debatidas ao longo da revista. A Revista de Ensino comeou a ser publicada em 1902 por iniciativa de um grupo de professores e profissionais ligados educao que havia h pouco se congregado para a criao de uma entidade chamada Associao Beneficente do Professorado Pblico de So Paulo (Catani, 1989, p. 42). Esta associao foi criada em 27 de janeiro de 1901, como entidade que tencionava agremiar os professores do Estado de So Paulo. No entanto, por denncias e crticas ao governo, houve uma ruptura entre este e a Associao no ano de 1905. A ruptura fez com que a revista passasse a ser impressa em uma tipografia privada. Tal mudana provocou alterao no tom do debate interno ao peridico, alm de irregularidade nas publicaes. Catani (1989) divide o ciclo da Revista de Ensino em trs momentos, a saber: 1) 1902-1904: o perodo marcado pelo tom moderado dos artigos. Os articulistas reconhecem-se como especialistas da rea de educao e acreditam que podem orientar as aes de outros professores, bem como propiciar debates sobre as medidas oficiais. Porm, 1904 um ano decisivo para o ciclo da Revista, pois, diante de uma medida governamental - um corte de 15% nos salrios dos professores -, a Revista, enquanto meio de defesa do professorado e, acima disso, da educao, viu-se no dever de publicar
2

Um dos elementos importantes e impulsionadores de alterao do setor social na Primeira Repblica, como Jorge Nagle (1976) escreve, o processo imigratrio, tendo o seu perodo ureo entre 1888-1914. A imigrao foi um elemento importante na alterao do mercado de trabalho e das relaes trabalhistas. Com a ida dos escravizados para o sul, por volta de 1870, So Paulo, desde 1876, comeou a organizar o servio de imigrantes para suprir a mo-de-obra nas fazendas de caf, sendo que a abolio da escravatura, em 1888, significou o deslocamento definitivo da economia para a regio sudeste e sul do pas com o consequente declnio dos proprietrios de acar, mormente do nordeste. Outro aspecto que precisa ser levado em conta a utilizao da imigrao como meio de branqueamento da populao.
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

184

crticas s aes oficiais, as quais, segundo os articulistas, propiciavam a deteriorao do ensino pblico. 2) 1905-1910: o momento marcado pelo distanciamento entre a Associao e o governo, tendo como consequncia a radicalizao do discurso por parte do professorado. Outro fato importante a dificuldade financeira da Associao que, sem a contribuio do governo, no consegue manter a regularidade da publicao da Revista de Ensino. 3) 1911-1918: o momento em que a diretoria da Instruo Pblica toma para si a iniciativa de edio da Revista de Ensino. No bojo dessas relaes polticas, econmicas e sociais, So Paulo firmou-se como Estado modelo para o restante do pas3. A primeira publicao da revista ocorreu em 1902, momento de exacerbado crescimento de So Paulo. Assim, os acontecimentos polticos, econmicos e sociais da cidade de So Paulo so estampados nas pginas do peridico que passa a ser, muitas vezes, um local de respostas aos dilemas e s dificuldades do momento histrico que circunda a cidade, tal como problematiza Ilada Silva (2004, p. 257):
Os discursos dos organizadores da Revista de Ensino podem ser lidos no cruzamento de duas tenses, de um lado, a produo de um discurso de carter ofensivo, cuja inteno eliminar as sobrevivncias da tradio monrquica e, de outro, um discurso de carter defensivo, perante a intensificao das questes sociais, que ambiciona desenvolver uma poltica integradora capaz de diluir os conflitos sociais. Ambos resduos do antigo e emergncia do novo insistiam em perpetuar o projeto de enraizamento de sentimentos consensuais. nessa dimenso que se inscreve o discurso da Revista de Ensino. Fica difcil pensar o projeto pedaggico da Revista sem estabelecer as relaes com estas problemticas.

A histria da educao brasileira, como constata Catani (1989), costumava retratar metaforicamente as duas primeiras dcadas do sculo 20 como um tempo meia-luz, visto que se costumava diminuir a importncia dessa poca, dando relevncia s dcadas posteriores. Todavia, o primeiro quartel do sculo 20 demonstra grande anseio por uma reforma da educao pblica, pois se acreditava que, caso essa educao atendesse s massas, os preceitos republicanos de civilizao do povo iriam tomar forma. Assim, a reforma da educao era tida como o nico caminho possvel para emplacar as mudanas sociais em direo ao progresso, no sentido de construir um futuro mais positivo mediante o aperfeioamento da sociedade. O objetivo da educao, no incio do sculo 20 no Brasil, transformar a sociedade por meio da instruo das massas, com o intuito de embutir-lhes a noo de patriotismo. Assim, o discurso da escola republicana permeado pelo discurso poltico acerca da alfabetizao, ou como Maria Mortatti (2000b, p. 21) escreve, tanto naquela como em nossa poca, a alfabetizao apresentada como um dos instrumentos privilegiados de aquisio do saber e, portanto, de esclarecimento de massas. Acreditava-se que, por meio da difuso das primeiras letras, seriam curados os males que afetavam a sociedade, pois se esperava que o ser humano escolarizado obtivesse o manejo cvico do alfabeto. Marta Carvalho (1989) aponta, entretanto, que o projeto republicano de
3

Colimava-se a estruturao de um sistema modelar de ensino para o resto do pas, principalmente aps a reforma Caetano de Campos em 1891.
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

185

escolarizao tinha, para a educao, um papel superestimado, pois os republicanos compreendiam o pas como uma estrutura social amorfa e o lugar da educao seria regenerador. Buscava-se transformar os habitantes em povo (Ibid., p. 9). Portanto, poca, a escolarizao era entendida como uma obra de modelagem que tinha uma misso a cumprir. Feito esse breve recorte histrico de reconstituio do ciclo da Revista de Ensino, passa-se ao objetivo de pesquisa mais especfico: a anlise interna da revista. Por meio da apreenso discursiva dos artigos do peridico, buscou-se obter informaes relevantes, tanto sobre as concepes pedaggicas, quanto sobre as prticas de alfabetizao nas primeiras dcadas do sculo 20. Para tanto, foram analisados, prioritariamente, os artigos acerca dos mtodos de alfabetizao, porm, a partir desses buscou-se tambm sinais e indcios (Ginzburg, 1990) que possibilitassem compreender as decorrncias do ensino da leitura e da escrita no processo de construo da nao, pois a alfabetizao era utilizada como ferramenta poltica na constituio da cidadania e da civilidade da Repblica recm-instaurada. Revista de Ensino: primeiro momento (1902-1904) A partir de abril de 1902, a Associao Beneficente do Professorado Pblico do Estado de So Paulo passou a publicar a Revista de Ensino. O primeiro momento, compreendido entre 1902 e 1904, caracteriza-se por ser um perodo marcado pelo tom suavizado dos artigos da revista. Os articulistas reconhecem-se como especialistas da educao e acreditam poder orientar as aes de outros professores. Assim, l-se no editorial da primeira edio que o objetivo da Associao era,
por todos os meios de seu alcance, no s facilitar a tarefa do mestre, divulgando os melhores mtodos e processos de ensino, como se empenhar, com o maior desvelo, para orientar o governo e os nossos legisladores na elaborao das leis futuras sobre instruo pblica. [...] O professor primrio, como elemento modificador, o mais importante na evoluo social. (1902, p. 3)

Como Silva (2004) escreve em sua tese, a Revista de Ensino tinha o objetivo de abarcar os interesses dos professores, facilitar a divulgao pedaggica e orientar os governantes na feitura das leis. Observa-se que, nos anos iniciais de publicao do peridico, havia um grande impasse sobre quais seriam os ideais que iriam compor o projeto de uma nova escola destinada para o povo. Os princpios educacionais apresentados pela revista so: cincia, educao moral e cvica e preparao para o trabalho. Nesse sentido, com a educao moral das crianas esperava-se que a escola se tornasse uma instituio vocacionada a produzir um sujeito ativo, trabalhador e responsvel. Em clima de debates em torno dos mtodos, a Revista de Ensino apresentou-se como espao adequado para a discusso dessa temtica. Nesse sentido, um importante artigo que pode ser encontrado sobre o referido tema de autoria de Roman Roca Dordal, Cartilha moderna. Nos primeiros pargrafos, Roca Dordal (1902) aborda a importncia de o grupo de professores se questionar a respeito dos livros didticos a serem usados em sala: no h professor que possa ser indiferente quando se trata da cartilha, do primeiro livro que h de dar ao seu novo aluno (Ibid., p. 213). Logo aps esse
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

186

questionamento, Roca Dordal entra na implicao direta que a escolha de uma cartilha traz, isto , qual mtodo ser usado. Para tanto, o autor inicia a discusso relembrando a palestra ministrada pelo professor Joo Kpke, em 1886, quando este exps o mtodo analtico como seu mtodo de ensino. Roca Dordal afirma que o mtodo de Kpke o mais racional, porquanto impe a lgica, desenvolve a aprendizagem de forma ordenada: do mais simples para o mais complexo. O mtodo de Kpke, como Roca Dordal explica, inicia-se com o professor fazendo um desenho no quadro negro. Depois, faz-se a escrita desse desenho, composta por uma palavra, at se chegar finalmente frase. Roca Dordal pondera, entretanto, que no seria possvel a utilizao desse mtodo nas escolas pblicas, porque o ensino pblico no mais poderia ser individualizado4. Alm disso, Roca Dordal entende a cartilha como uma auxiliar necessria da prtica de ensino. Quando debate sobre o mtodo de Kpke, Roca Dordal ressalta a importncia do desenho para o ensino da leitura, pois uma das maneiras de se representar o mundo. Todavia, Roca Dordal aponta o desenho como um aspecto negativo do mtodo de Kpke pelo fato de que, provavelmente, muitos professores no saibam desenhar. Roca Dordal argumenta, ainda, que a Cartilha moderna a que mais contm desenhos e, seguido desses, esto exerccios para se trabalharem as vogais mediante o uso de pequenas palavras. O autor propugna que o mtodo a configurao de cada passo. Assim, as cartilhas, para Roca Dordal, devem ser estruturadas no sentido de que cada pgina seja uma preparao para a seguinte. Ler, para ele, dizer uma sentena que exprima uma idia completa (Roca Dordal, 1902, p. 217). Esse autor anota, ainda, que a escolha do mtodo atribuda ideia de eficincia, pois, para ele, a questo de tempo de suma importncia: o ensino da leitura deve ser obtido do mais simples para o mais completo e, no menor prazo possvel (Ibid., p. 217). Joaquim Luiz Brito escreveu uma resenha tambm intitulada Cartilha moderna, pela qual dialogou com o artigo de Roca Dordal. Nela, o autor comenta que os professores brasileiros, historicamente, foram inimigos dos mtodos de palavrao americanos crtica centrada na figura da professora Miss Mrcia Browne, da Escola Americana -, sendo que tambm foram, em certa medida, contrrios ao mtodo de Joo Kpke, por no ser ele aplicvel em nossas escolas, onde o ensino feito coletivo e no individualmente, e nem serem todos os professores desenhistas (Brito, 1902, p. 321). Contudo, a Cartilha moderna, o suporte didtico de Roca Dordal, baseada na palavrao. Apesar disso, para Brito, no deixa de ser uma das melhores cartilhas, mesmo apresentando alguns senes, pois baseada em um mtodo racional e lgico de ensino, o qual podia trazer importantes servios ao ensino da leitura. Outro artigo a ser destacado uma carta de autoria de Joo Kpke em resposta aos artigos de Brito e de Roca Dordal, intitulada Ensino da leitura. O primeiro ponto trabalhado por Kpke refere-se aos desenhos, os quais, para ele, so elementos corriqueiros que devem compor a histria, da mesma forma como a Cartilha moderna, de Roca Dordal, faz com suas gravuras tipografadas. Assim, os desenhos so apenas esboos, representaes ilustrativas do que est sendo falado, visto que o desenho, para Kpke, nada ensina, apenas auxilia, pois uma forma de concretizao da palavra, sendo ele
4

Neste momento, j h preocupao a respeito de um mtodo para proceder com o ensino coletivo - em contraposio ao ensino individualizado -, havendo uma necessria readequao da diviso do tempo e um rearranjo dos contedos.
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

187

secundrio ou, at mesmo, desprezvel. Posteriormente representao, prope que deva ser feita a traduo das ideias expressas pelos desenhos em palavras escritas, momento este caracterizado pelo ensino da leitura. Outro ponto retratado por Kpke, no que tange ao carter individual, como muitos dos autores retratam seu mtodo, sobre a eficincia dos mtodos. Nessa seara, Kpke diz que se um mtodo eficiente para uma pessoa, individualmente, eficiente para a coletividade. O autor ainda acrescenta que por seu mtodo usar de um instrumento de acesso coletivo, o quadro negro, e no usar o livro, que individual, teria mais mrito no trabalho em grupo. Cludia Silva (2006, p. 189) destaca que
o eixo de divergncia no estava no fato de ser mtodo analtico da palavrao inaplicvel s classes de ensino coletivo, nem to pouco na habilidade de desenhar dos professores. O eixo encontrava--se no fato de Roca Dordal e Brito entenderem que as palavras escolhidas para processar o mtodo deveriam ser monosslabas e disslabas, apresentando, assim, um mtodo analtico pela palavrao baseando nos procedimentos do mtodo sinttico pela silabao, enquanto para Kpke a escolha das palavras deveria considerar a composio das frases e sentenas independentemente do aspecto fontico, ou seja, por meio de um mtodo analtico pela palavrao partindo da elaborao coletiva do texto.

Arnaldo Barreto, por sua vez, publicou artigo homnimo Ensino de leitura em tom moderado e conciliador, no qual prope a tolerncia como soluo para os problemas relativos aos mtodos de ensino:
No meio termo, a nosso ver, que est a verdade; isto , se uns concederem iniciar-se o primeiro ensino da leitura pelas sentenas, auxiliando-se esse incio com estampas adequadas e sugestivas; e outros admitirem que em cada lio haja um fonema que lhe seja a base, ou por assim dizer, o seu pivot como o fez Meiklejohn; e que, em subseqentes lies se decomponham as sentenas em palavras e estas em seus elementos como o exige a natureza da lngua materna - para ns, repetimos, o problema naturalmente se resolve. (Barreto, 1902, p. 962)

Com vistas a modernizar a estrutura de ensino no Brasil que se observam experincias como a Revista de Ensino. Desse modo, percebe-se, neste primeiro momento de publicao da Revista de Ensino, anseio dos professores paulistas pela sistematizao do ensino pblico e a disputa a respeito dos mtodos. Em 1902, quando se iniciou a publicao dos artigos estudados, o Brasil comeava a colher os primeiros frutos da dcada de 1890, isto , das publicaes de livros escolares nacionais. Tal relao, entretanto, apenas se solidificou ao longo das primeiras dcadas do sculo 20. Os articuladores do peridico mostram-se muito influenciados por conceitos de educao publicados na Europa e nos Estados Unidos. Contudo, nota-se, tambm, a preocupao de se criarem materiais nacionais de ensino, com a condio de que fossem alinhados com a perspectiva da Escola Nova. Assim, por meio da leitura dos artigos da Revista de Ensino, verificam-se muitos debates do peridico sobre os dilemas da poca e o desejo de se criar uma unidade escolar brasileira. Pensar no comeo do sculo 20 com recorte temtico na alfabetizao consiste em debruar-se na anlise dos livros didticos, pois estes professavam valores que se
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

188

desejava fossem transmitidos e incorporados ao processo de gradual transformao do povo em cidados. A pesquisa de Elomar Tambara ressalta a articulao entre livros didticos, moral e civismo. Assim, os livros escolares tinham a funo de consolidar atitudes e comportamentos consentneos com a ordem moral vigente (Tambara, 2002, p. 50). Nesse sentido, as cartilhas so suportes que concretizam os mtodos de alfabetizao5. As cartilhas tinham duas caractersticas fundamentais, quais sejam, contedo e mtodo, dois aspectos que podem ser separados e que, no obstante isso, a todo o momento tornam a confundir-se. Assim, o livro didtico pode ser compreendido como ferramenta de preenchimento da lacuna social mediante a formao moral dos cidados, uma vez que ele tinha o intuito de transmitir modos moral e socialmente aceitos de falar e de agir medida que o aluno se apropriava do conhecimento. Revista de Ensino: segundo momento (1905-1910) O segundo momento, 1905-1910, de publicao do peridico paulista marcado por uma ruptura da Associao Beneficente do Professorado Pblico do Estado de So Paulo com o governo do Estado. Em virtude disso, a impresso da revista passou a acontecer em uma tipografia privada e, consequentemente, o peridico comeou a ser publicado de forma irregular, por falta de verba para publicao. Alm dessa mudana, outra modificao percebida por meio da leitura dos artigos a alterao de foco nos temas publicados. De 1905 at 1908 observa-se que muitos artigos so voltados para questes mais gerais, que debatem o tema da autoridade do professor, do uso de argumentos cientficos para amparar aes pedaggicas, da disciplina dos alunos e da instruo pblica como ideal. J a partir de 1909 tornam pauta da revista artigos voltados para o tema da alfabetizao e da leitura, sendo que a maioria dos artigos do segundo momento centra-se na leitura analtica. Fazendo um recorte temtico no que concerne aos temas ligados alfabetizao, um primeiro artigo sobre o tema pode ser destacado. Trata-se do artigo O atual programa de ensino dos grupos escolares e da Escola Modelo, de Augusto Carvalho, no qual o autor debate um tema que vrios articulistas da Revista de Ensino trazem tona: Em um pas novo, que nada, didaticamente, tem de seu, metodologia sempre uma tese em discusso, at que se firme uma orientao decisiva, emanada das necessidades do meio, ou do fim, que edifica um estabelecimento de instruo (Carvalho, 1909, p. 3). No comeo do sculo 20 no Brasil, percebe-se o dilema entre adotar mtodos estrangeiros ou produzir um mtodo nacional. Assim, os professores da poca colocam-se em confronto sobre qual postura tomar diante dessa situao e a Revista de Ensino se apresentou como palco dessas discusses. A escolha do mtodo analtico para a alfabetizao, em oposio ao mtodo sinttico, representava a posio dos grupos de professores defensores da escola laica: Os seguidores do mtodo analtico eram, em sua maioria, republicanos com o discurso voltado para uma democratizao do saber escolar e, contrrios ao esprito tradicional de
5

Alain Choppin (2004) faz uma importante sistematizao no que se refere aos livros didticos. A diviso composta de quatro elementos: referencial curricular - traduo do programa escolar; instrumental - prtica de mtodos e de tcnicas de aprendizado; ideolgica e cultural - transmitem a lngua, a cultura, os valores; documental - esprito crtico dos alunos (texto/imagem). Tal separao auxilia sobremaneira a constituio de um campo de estudos acerca das cartilhas como meio de se apreender o discurso pedaggico referente alfabetizao.
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

189

educao, cujo ensino era calcado em mtodo da igreja (Bittencourt, 2004, p. 484). No artigo O mtodo analtico: aplicado ao ensino das matrias dos cursos preliminares , de J. C. Jardim, verifica-se um roteiro de ensino, no qual o autor retrata cinco passos para a alfabetizao, sendo que o encaminhamento das lies de leitura elementar seria feito pelo mtodo analtico, segundo o plano de Oscar Thompson e baseado na Leitura analtica, trabalho original do professor Theodoro de Moraes. No que tange o tema da leitura, Joo Kpke, no artigo Crtica sobre trabalhos escolares, dedica o texto aos Ilustrssimos Senhores Arnaldo Barreto e Romo Puiggari (1902, p. 772). O autor apresenta a leitura no como uma habilidade mecnica, mas como um instrumento a ser manejado, porquanto ler pensar, visto que tal atividade tem componentes, tanto do discurso, quanto da palavra. Kpke escreve que a Cartilha das mes, de Arnaldo Barreto, tem como cordo umbilical a fontica e a palavrao, em vez de fazer a leitura por meio da ideia e do pensamento. J a Cartilha da infncia, de Galhardo, modificada por R. Puiggari, tem como base, para Kpke, o mtodo silbico, alm de ter lies ridas de leitura. Percebe-se, nesse debate, o impacto que o mtodo analtico proporcionou nos professores brasileiros no comeo do sculo 20. Outro artigo importante sobre a leitura de A. Aranha: Discurso. Nele, o autor diz: A Repblica s ser uma realidade quando o analfabetismo tiver desaparecido, quando cada cidado souber conhecer os seus direitos e os seus deveres (Aranha, 1907, p. 13). Esse excerto remete ao discurso republicano de civilizao do povo, pois que, para o autor, seria por meio do ensino da leitura e da escrita que as pessoas se esclareceriam a respeito dos seus direitos e, consequentemente, defenderiam a Repblica. A educao, nesse sentido, tem um propsito poltico de aprimorar aquilo que ainda est por vir. Nesse segundo momento de publicao do peridico paulista, constata-se outro tipo de enfoque, diferente daquele retratado no primeiro momento com os grandes embates das questes pedaggicas. O segundo momento foi muito influenciado pela mudana no processo de publicao da revista, por conta da ruptura com o governo Estado. Isso provocou uma maior articulao entre os professores como categoria, deixando de lado, de certa forma, dilemas sobre mtodos e passando a pensar a educao de forma mais ampla, envolvendo os debates acerca da sistematizao e implementao de uma escola brasileira. Consideraes finais A imprensa peridica pedaggica teve um papel fundamental no comeo do sculo 20 ao projetar mudanas no campo educativo a partir, de um lado, da prescrio das aes escolares por meio da publicao dos seus artigos e, de outro, pelo debate geral das questes educacionais da poca. A anlise histrica, pela ptica da cultura escolar, permite compreender a gradual constituio histrica das instituies escolares, da formao de professores, das concepes pedaggicas, dos mtodos de ensino. Pela leitura dos artigos da Revista de Ensino pode-se observar que neles perpassam concepes pedaggicas e vises de mundo aptas a transmitir parte da dimenso social da poca estudada. Naquele momento, os artigos representavam um meio inovador e dinmico de difuso dos temas abordados, sendo necessrio que o leitor desse tipo de material j tivesse previamente algum conhecimento e prtica sobre os assuntos educacionais.
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

190

A partir do final do sculo 19, a leitura e a escrita passaram a ser tcnicas ensinveis submetidas ao ensino organizado, sistemtico e intencional, que demandavam preparao profissional. Os mtodos de alfabetizao so princpios tericos que organizam o trabalho pedaggico do professor em relao aos procedimentos de aquisio das competncias da leitura e da escrita. Pensar o tema do mtodo significa refletir sobre o caminho pelo qual a alfabetizao se perfaz. Como Berta Braslavsky (1971) aponta, o problema da metodologia aparece concomitantemente com a educao popular, ou seja, com a ampliao do acesso ao ensino. O mtodo passa a ser compreendido como meio facilitador da aquisio da leitura e da escrita: esse interesse pelo mtodo, que surge e cresce quando se encara a necessidade de ensinar a leitura grande massa (Ibid., p. 29). O mtodo, entretanto, no composto apenas por sua eficcia ou valorizao acadmica, mas pela orientao geral de cada sistema de educao. Trata-se, portanto, de um meio de suporte para o ensino. O mtodo tambm uma concepo educacional, pois subjacente aos mtodos de ensino sempre h uma perspectiva de educao. Assim, para refletir acerca da histria da alfabetizao no Brasil, precisa-se de pensar, necessariamente, nos mtodos de alfabetizao, tendo em vista as acirradas disputas e polarizaes em torno destes. A Revista de Ensino pode ser analisada como um suporte material que movimentou o debate educacional e que colocou em pauta a educao pblica da recente nao, fato que trouxe a intensificao de debates acerca dos mtodos e das tcnicas de ensino, em especial no tocante busca de instrumentos prticos para se ensinar. Nesse sentido, observa-se, no final do sculo 19 e no comeo do sculo 20, a busca da sistematizao de um mtodo, o qual seria, posteriormente, traduzido em uma cartilha. Isabel Frade (2003) retrata um aspecto importante das questes dos mtodos: estes nem sempre estiveram estritamente ligados a uma vertente metodolgica ou a uma cartilha. A pesquisadora explica que, sob uma perspectiva histrica, pode-se perceber que, na ausncia de livros para alfabetizar, os mtodos utilizados pelos professores no tinham ligao explcita com o material utilizado. Quando a vinculao mtodo/livro comeou a ser feita, os mtodos passam a ter visibilidade por meio dos livros didticos (Frade, 2003). Por outro lado, essa exacerbada relevncia dada ao mtodo e aos livros expressa um ngreme crescimento das instituies de ensino, ou seja, o mtodo pode ser compreendido como um dos elementos que deram centralidade institucionalizao da educao. Desse modo, no comeo do sculo 20, no Brasil, percebe-se o dilema entre adotar mtodos estrangeiros ou produzir um mtodo nacional. Assim, os professores da poca colocam-se em confronto sobre que postura tomar diante dessa situao e a Revista de Ensino apresentou-se como grande palco dessas discusses:
Foi, assim, ganhando adeptos o mtodo analtico para o ensino da leitura do todo para as partes -, baseado especialmente em moldes norteamericanos e utilizados na Escola-Modelo anexa Escola Normal. Inicialmente sem grandes disputas intestinas, os grupos de normalistas que se foram formando em torno dos propagadores da nova bssola passaram, no entanto, a produzir apropriaes diferenciadas, gerando-se as disputas em torno do melhor modo de se processar o mtodo analtico para o ensino da leitura. No mbito dessas disputas, foram-se impondo as
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

191

apropriaes de determinados grupos que assessoravam autoridades da administrao educacional e cujas propostas ganharam espao institucional, configurando-se como as primeiras normatizaes sobre o ensino da leitura. Essas normatizaes, por sua vez, tambm foram-se impondo, por meio da adoo oficial das cartilhas e da produo de artigos de combate, traduo de textos estrangeiros e relatos de experincias bem-sucedidas, publicados sobretudo na Revista de Ensino. (Mortatti, 2000b, p. 82)

Em resumo, o comeo do sculo 20 foi marcado por intensos debates e pela articulao dos professores em torno da educao. Era o comeo do reconhecimento da categoria profissional dos professores, sobretudo com a criao da Associao Beneficente do Professorado Pblico de So Paulo e da Revista de Ensino, que promoveram espaos para debates sobre a organizao da escola pblica e, principalmente, sobre os mtodos de ensino. Foi nesse perodo meia-luz que se expandiu o debate sobre o mtodo intuitivo, o qual visava a ensinar do concreto para o abstrato, em contraposio aos mtodos de memorizao e silabao. O estudo da cultura escolar no um domnio da trivialidade e da mera descrio exaustiva, mas uma regio impregnada de um modo de vida, de passado e de experincia, de preservao de uma histria. Com este trabalho observou-se que a pesquisa histrica no consiste apenas em estudar as mudanas e feitos, mas tambm em estudar a preservao, com a devida cautela, evidentemente, de no naturalizar ou estagnar os processos histricos. Compreende-se, assim, que a escola, tal qual conhecemos hoje, uma construo histrica relativamente recente da histria da humanidade e justamente por esse carter histrico que se permite refletir e modificar a escola, pois ela no est dada. V-se que a escola tem, por excelncia, esse duplo sentido: de preservao e de mudana. Preservao porque ela lida a todo o momento com o conhecimento, o qual faz parte do legado cultural da humanidade. Mudana porque se acredita que educar transita no mbito do incontrolvel e do imprevisvel. Referncias ARANHA, Antonio Alves. Discurso. Revista de Ensino, n. 3, 1907, p. 11-3. AZANHA, Jos Mrio Pires. Uma idia de pesquisa educacional. So Paulo: Edusp, 1992. AZANHA, Jos Mrio Pires. Cultura escolar brasileira um programa de pesquisa. Revista da Universidade de So Paulo, So Paulo, n. 8, 1990/1991, p. 65-69. BARRETO, Arnaldo. Ensino de leitura. Revista de Ensino, n. 5, 1902, p. 961-966. BASTOS, Maria Helena. As revistas pedaggicas e a atualizao do professor: A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1952-1992). In: CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs.). Educao em revista: a imprensa peridica e a histria da educao. So Paulo: Escrituras, 2002, p. 47-75. BITTENCOURT, Circe. Autores e editores de compndios e livros de leitura (1810-1910). Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 30, n. 3, 2004, p. 475-491. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a08v30n3.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2006.

Hist. Educ. [Online]

Porto Alegre

v. 17

n. 41

Set./dez. 2013

p. 177-194

192

BOTO, Carlota. A civilizao escolar como projeto poltico e pedaggico da modernidade: cultura em classe, por escrito. Cadernos CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, 2003, p. 378397. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/ a08v2361.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2006. BOTO, Carlota. Ler, escrever e se comportar: a escola primria como rito do sculo XIX portugus (1820-1910). So Paulo: USP, 1997. 650f. Tese (doutorado em Histria Social). Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. BRASLAVSKY, Berta. Problemas e mtodos no ensino da leitura. So Paulo: Melhoramentos, 1971. BRITO, Joaquim Luiz. Cartilha moderna. Revista de Ensino, n. 2, 1902, p. 322-325. CARVALHO, Augusto. O atual programa de ensino dos grupos escolares e da escola modelo. Revista de Ensino, n. 2, 1909, p. 3-8. CARVALHO, Marta. A escola e a Repblica. So Paulo: Brasiliense, 1989. CATANI, Denice. Educadores meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associao Beneficente do Professorado Pblico de So Paulo 1902-1918. So Paulo: USP, 1989. 392f. Tese (doutorado em Educao). Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo. CATANI, Denice; SOUSA, Cynthia Pereira de. Imprensa peridica educacional paulista (1890-1996). So Paulo: Pliade, 1999. CASPARD, Pierre; CASPARD, Pnlope. A imprensa pedaggica e formao contnua dos professores (1815-1939). In: CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena (orgs.). Educao em Revista: a imprensa peridica e a histria da educao. So Paulo: Escrituras, 2002, p. 33-46. CHOPPIN, Alain. Histria dos livros e das edies didticas: sobre o estado da arte. In: Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 30, n. 3, 2004, p. 549-566. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2006. DVILA, Antonio. Poliantia Comemorativa - 1846-1946 do 1 Centenrio do Ensino Normal Superior de So Paulo. So Paulo: Grfica Brescia, 1946, p. 77-114. EDITORIAL. Revista de Ensino, 1902, n. 1, abril, p. 3-5. FERNANDES, Rogrio. Os caminhos do ABC. Porto: Porto Editora, 1994. FRADE, Isabel. Alfabetizao hoje: onde esto os mtodos? Presena pedaggica, Belo Horizonte, v. 9, n. 50, 2003, p. 17-29. Disponvel em: <http://fundelta.com.br/webroot/doc/ 40db1aaacb.pdf>. Acesso em: 24 ago., 2011. GINZBURG, Carlo. Sinais: razes de um paradigma indicirio. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 143-179. GOODY, Jack; WATT, Ian. Cultura letrada: algumas consideraes finais. In: GOODY, Jack; WATT, Ian. As conseqncias do letramento. So Paulo: Paulistana, 2006, p. 57-74. JARDIM, J. C. O mtodo analtico: aplicado ao ensino das matrias dos cursos preliminares. Revista de Ensino, n. 2, 1907, p. 35-39. JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histrico. Revista Brasileira de Histria da Educao, Rio de Janeiro, n. 1, 2001, p. 9-44, Disponvel em: <http://www.sbhe.org.br/ novo/rbhe/RBHE1.pdf>. Acesso em: 24 ago., 2006.
Hist. Educ. [Online] Porto Alegre v. 17 n. 41 Set./dez. 2013 p. 177-194

193

KPKE, Joo. Ensino da leitura. Revista de Ensino, 1902, n. 4, outubro, p. 772-793. MORTATTI, Maria. Cartilha de alfabetizao e cultura escolar: um pacto secular. Cadernos Cedes, Campinas, n. 52, 2000a, p. 41-54. Disponvel em: <http://www.scielo.br/ pdf/ccedes/v20n52/a04v2052>. Acesso em: 24 ago., 2011. MORTATTI, Maria. Os sentidos da alfabetizao. So Paulo: Unesp, 2000b. NAGLE, Jorge (org.). Educao e linguagem. So Paulo: Edart, 1976. NVOA, Antnio. A imprensa de educao e ensino: repertrio analtico sculos 19 e 20. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, 1993. PESSANHA, Eurize Caldas; DANIEL, Maria Emlia Borges; MANEGAZZO, Maria Adlia. Da histria das disciplinas escolares histria da cultura escolar: uma trajetria de pesquisa. Revista Brasileira de Educao, Rio de Janeiro, n. 27, p. 57-69, 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a04.pdf.> Acesso em: 24 ago., 2011. RAMOS, Graciliano. Infncia. Rio de Janeiro/So Paulo: Record, 1993. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, v. 1, n. 1-5, 1902. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, v. 2, n. 1-6, 1903-1904. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, v. 2, n. 6, v. 3, n. 1-5, 1904. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, v. 3, n. 6, v. 4, n. 1-4, v. 5, n. 1-2, 1905-6. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, v. 3, n. 6, v. 4, n. 1-6, v. 5, n. 1-2, v. 6, n. 3-5, 19051907. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, v. 11, n. 1-4, 1912-1913. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, n. 1, 1912-1914. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, v. 15-8, 1916-1918. REVISTA DE ENSINO. So Paulo, n. 1-4, 1918. ROCA DORDAL, Roman. Cartilha moderna. Revista de Ensino, 1902, n. 2, junho, p. 213225. SILVA, Claudia Panizzolo. Joo Kpke e a escola republicana: criador de leituras, escritor da modernidade. So Paulo: PUCSP, 2006. 358f. Tese (doutorado em educao). Faculdade de Educao, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. SILVA, Ilada. A Associao Beneficente do Professorado Pblico do estado de So Paulo e a construo de uma identidade scio profissional docente 1901-1910. So Paulo, USP, 2004. 316f. Tese (doutorado em Educao). Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo. SOUZA, Rosa Ftima de. Templos de civilizao: um estudo sobre a implementao de Grupos Escolares no estado de So Paulo (1890-1910). So Paulo: USP, 1997. 284f. Tese (doutorado em Educao). Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo. STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena. (orgs.). Histrias e memrias da educao no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2005. TAMBARA, Elomar. Trajetrias e natureza do livro didtico nas escolas de ensino primrio no sculo 19 no Brasil. Hist. Educ., Pelotas: UFPel, 2002, p. 25-51.

Hist. Educ. [Online]

Porto Alegre

v. 17

n. 41

Set./dez. 2013

p. 177-194

194

LOUISA CAMPBELL MATHIESON estudante do curso de doutorado em Educao na Universidade de So Paulo, onde tambm concluiu mestrado (2012) e se graduou em Pedagogia (2009). Endereo: Rua Comendador Elias Zarzur, 2266 - 04736-003 - So Paulo - SP Brasil. E-mail: louisa.mathieson@usp.br.

Recebido em 16 de julho de 2011. Aceito em 14 de dezembro de 2012.

Hist. Educ. [Online]

Porto Alegre

v. 17

n. 41

Set./dez. 2013

p. 177-194

Anda mungkin juga menyukai