Anda di halaman 1dari 13

EMPREENDEDORISMO

Tema 2 - Identificando Oportunidades Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Dicas na identificao oportunidades

de

novas

Tcnicas de brainstorming; Conversar com pessoas de todos os nveis e idades e sobre diversos temas; Pesquisar novas patentes e produtos na rea em que o empreendedor pretende atuar.

Regras para estruturar o Brainstorming


Ningum pode criticar outras pessoas do grupo; Quanto mais rodadas entre os participantes melhor; Podem-se dar ideias baseadas em ideias anteriores; A sesso deve ser divertida.

Dicas na identificao oportunidades

de

novas

Uma ideia sozinha no vale nada. O que importa saber desenvolve-las, implementa-las e construir um negcio de sucesso.

Fracasso e Sucesso
Quem no tem esprito para a vida de empresrio desiste aps o primeiro fracasso. Quem leva jeito para a coisa segue adiante, apesar dos reveses iniciais. E muitas vezes obtm sucesso.

Fracasso e Sucesso
Uma pesquisa do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD, mostra que o pequeno empresrio experimenta em mdia trs fracassos antes de consolidar seu negcio. "O empreendedor de sucesso aprende com seus erros e no desanima diante dos tropeos iniciais.

Planejar imprescindvel
Problema - pequenas empresas no Brasil no fazem planejamento. A maioria das empresas prefere agir conforme os incndios vo surgindo. Os empreendedores aprendem logo no incio que o sucesso depende de saber enxergar a longo prazo.

Lies que o empreendedor precisa aprender


O sucesso s vezes chega depois do segundo ou terceiro fracasso. A jornada de trabalho no comeo costuma ser bastante puxada, no mnimo dez horas por dia.

Lies que o empreendedor precisa aprender


O empreendedor deve ter coragem de trocar um emprego que lhe rende um bom salrio, por uma oportunidade que s ser rentvel amanh; necessrio conhecimento tcnico do setor.

Competncia de empreendedores bem sucedidos


Proatividade. Orientao para realizao. Compromisso com os outros.

Experincias
Criar negcios em reas que voc conhece. No aplique tudo em negcios cuja dinmica de mercado e forma operacional voc desconhece.

Avaliando uma oportunidade


Qual mercado ela atende? Qual retorno econmico que ela proporcionar? Quais vantagens competitivas que ela trar ao negcio?

Avaliando uma oportunidade


Qual equipe transformar essa oportunidade em negcio? At que ponto o empreendedor est comprometido com o negcio?

Mercado
De maior potencial. Observar o nmero de competidores. Tipos de produtos e servios.

Analise econmica
O fluxo de caixa positivo s ocorrer quando a empresa retornar o investimento inicial e estiver andando com as prprias pernas.

Vantagens competitivas
Esto ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor. As barreiras de entrada para novos competidores.

Equipe gerencial
Experincia prvia no ramo. Formao de equipe.

Critrios pessoais
Identificar-se com a ideia e a oportunidade de negcio. Voc est disposto a largar o emprego atual para encarar o desafio?

Roteiro para anlise de oportunidades


Conhecido como 3Ms, so definidos: Demanda de mercado; Tamanho e estrutura do mercado; Anlise de margem.

Roteiro para anlise de oportunidades


Ajudar voc a entender a sua cadeia de valor: Cortar custos; Remodelar os processos internos; Atingir maiores margens.

Para abrir um negcio importante que se tenha paixo pelo segmento que se vai abrir ou somente saber que o negcio rentvel?

Diferenciando Ideias de Oportunidades


Quando um empreendedor tem uma ideia que acredita ser interessante, alguns questionamentos devem ser feitos para determinar se essa ideia pode vir a ser uma boa oportunidade de negcios: Quais so os clientes que compraro o produto ou servio de sua empresa?

Estudo de caso
Jlio Worcman empreendedor de sucesso. Presidente da Synapse Brazil, especializada em distribuio das produes audiovisuais independente brasileiras para o mercado internacional. No deixa de estar atento a novos mercados, novas ideias e no se cansa de trabalhar.

Estudo de caso
Fez faculdade de Jornalismo, conseguiu um emprstimo com a famlia para fazer um curso em Nova York. L ele conseguiu um estgio numa ONG e fez diversos cursos. Percebeu interesse do mercado por computadores e vdeo, isso na dcada de 1980.

Estudo de caso
Quais as caractersticas empreendedoras que podem ser identificadas?

FINALIZANDO: Identificando Oportunidades na Internet


Negcios sem limites, no mundo das empresas pontocom. O sinnimo de sucesso era conseguir o dinheiro do capitalista de risco. Mas, quem vai tornar a empresa lucrativa?

Modelos de negcios na web


Um modelo de negcio basicamente descreve como a empresa gerar receita e quais os custos e investimentos necessrios para tal. Exemplo: Intermediao de Negcios. Comercializao de Propaganda. Mercado Virtual. Empresarial.

10

Intermediao de negcios subdivide-se em:


Portais verticais B2B; Compra coletiva; Distribuidor; Shopping vertical; E outros.

Comercializao de propaganda
uma extenso do modelo tradicional de propaganda e foi um dos primeiros modelos a se consolidar na internet.

Mercado Virtual
Um dos modelos mais clssicos, baseia-se na construo de revendas ou de empresas de varejo na web, que vendem produtos ou servios.

11

Empresarial
So empresas existentes no mundo real que passam a expor e comercializar seus produtos na web.

Tendncias
A internet deixou de ser privilgio de modelos de negcios puramente virtuais e que nem sempre comprovaram eficazes.

Tendncias
Muitos negcios puramente on-line vo continuar a surgir, mas o mais comum ser a juno de competncias do mundo real com complementos possveis apenas no virtual.

12

O Banco Mundial possui uma metodologia especfica que avalia o ambiente de negcios dos pases:
Abrir e fechar uma empresa. Comrcio exterior. Alvars de construo. Contratao de funcionrios. Registro de propriedades. Acesso a crdito. Proteo a investidores. Pagamento de impostos. Cumprimento de contratos.

A Importncia da Definio do Negcio


1. Pense no negcio com os olhos da concorrncia ampliada e de produtos substitutos. 2. Pense no s no produto, mas nos servios que esse produto presta ao cliente.

A Importncia da Definio do Negcio


3. Pense no s no produto, mas no uso do produto pelo cliente. 4. Pense no produto como um meio de satisfazer o cliente.

13

Anda mungkin juga menyukai