Anda di halaman 1dari 36

Primeiros passos

Aprenda tudo sobre enquadramento, composio, foco e profundidade de campo

Conhea as diferenas entre cmeras analgicas, compactas, semi e prossionais

Como escolher

Empreendedorismo
Como ganhar dinheiro com fotograa

e tirar o mximo proveito de sua cmera digital

50 dicas para fotografar melhor

Modo de usar

Saiba para que servem os principais botes da cmera semiprossional

Fotomais Ed. 1 - R$ 8,90

Edio de lanamento

FOTOmais!
dicas truques tcnicas equipamentos
Revista de fotografia prtica, divertida e sem complicao!

FOTOmais!

EDITORIAL
VOC GOSTA DE FOTOGRAFIA, mas ainda se sente meio perdido em meio a tantas informaes como megapixels, velocidade do obturador, abertura do diafragma, profundidade de campo e outros conceitos? Ento esta edio de lanamento de Fotomais para voc, que utiliza cmera compactas digitais ou est migrando para semiprofissionais.
Araken Perez e Ceclia Bari

Entrevistamos diversos profissionais da rea de fotografia para trazer at voc 50 dicas para melhorar suas fotos, alm de explicar, de forma clara e didtica, os principais conceitos que norteiam a tcnica fotogrfica e as diferenas entre os tipos de cmera. Confira tambm as sees Guia de Compras, com sugestes de equipamentos e acessrios fotogrficos, e Raio x, em que dissecamos os principais botes de uma cmera semiprofissional. E se voc j um fotgrafo amador e quer comear a ganhar dinheiro com fotografia, no deixe de ler o artigo Lente Empreendedora. Boa leitura e boas fotos! A redao atendimento@caseeditorial.com.br

SUMRIO

4 O que
Raio x
Revista desenvolvida por www.ecoeditorial.com.br

Conhea os principais conceitos que norteiam a tcnica fotogrfica

Diretora de Redao: Ana Vasconcelos Redao: Juliana Lanzuolo, Olvia Freitas e Vanessa Prata Design e Diagramao: Patrcia Andrioli A ECO Editorial, CNPJ 04.146.546/0001-06, que criou e produziu esta publicao, tem inteira responsabilidade sobre seu contedo. E-mail: eco@ecoeditorial.com.br

Tiragem: 15.000 exemplares impressos na grfica Vox

9 Tipos de cmeras 10 12 50 dicas 25 Guia de compras: cmeras 28 Guia de compras: acessrios 32 Lente empreendedora 34 Ensaio
Como ganhar dinheiro com fotografia

Saiba o que e para que servem os principais botes da cmera

Compacta, analgica, semiprofissional ou profissional? Qual a mais indicada para voc? Confira as sugestes de especialistas para fotografar melhor

Veja os principais modelos de cmeras disponveis no mercado

Fique por dentro dos lanamentos de acessrios

Cmeras compactas tambm rendem belas fotos

O QUe

Fotografia sem segredos


Conhea os principais conceitos por trs da tcnica fotogrfica
FOTOGRAFAR no s sair por a clicando, sem imaginar como ficar a foto. H uma grande diferena entre o fotgrafo que clica apostando em acidentes fotogrficos e o fotografo consciente, que pensa, raciocina, planeja sua foto e consegue pr-visualizar seu resultado, comenta Enio Leite, diretor da Focus Escola de Fotografia e autor do livro Fotografia Digital Aprendendo a Fotografar com Qualidade (Ed. Viena, R$ 13,90). Alm de dominar as principais tcnicas, importante que o fotgrafo tenha em mente o quer transmitir com a imagem: A fotografia informa e evoca lembranas, consegue provocar sensaes e comunicar pontos de vista. isso que deve ser explorado por quem est fotografando, pois a reside o segredo para uma fotografia forte, memorvel, impactante, afirma Sylvia Sanchez, professora na Escola Panamericana de Arte e scia da empresa Aiye Design e Fotografia. Os conceitos referentes tcnica fotogrfica so os mesmos tanto para cmeras compactas como para cmeras semiprofissionais ou profissionais. A diferena que a maioria das cmeras compactas no dispe de meios para ajustar manualmente a abertura do diafragma e a velocidade do obturador nem permite a troca de lentes, mas mesmo com elas possvel fazer belas fotos. Conhea os principais conceitos e fotografe cada vez melhor!

Linha do tempo da fotografia


1515
O inventor e artista italiano Leonardo da Vinci comprova cienticamente o princpio da cmera escura, precursora das cmeras fotogrcas, a partir das observaes feitas por Plato em 375 a.C.

1527

O professor alemo Johann Heinrich Schulze constata acidentalmente que a luz provoca o escurecimento do nitrato de prata. Em meados do sculo seguinte, associada cmera escura, essa descoberta fornece a tecnologia bsica para o desenvolvimento da fotograa.

1826

O fsico francs Joseph Nicphore Nipce produz a primeira imagem fotogrca, colocando uma placa sensibilizada com betume da judeia dentro de uma cmara escura com orifcio para exposio luz, processo que levou, na poca, oito horas.

1835

O pintor francs Louis Daguerre utiliza placas de cobre cobertas com sais de prata para captar imagens, que podem se tornar visveis ao serem expostas ao vapor de mercrio. Isso o leva a inventar, em 1839, o daguerretipo, cmera que produz imagens com 30 minutos de exposio.

4 FOTOmais!

Voc sabia?
O termo fotografia vem das palavras gregas phos que significa luz e graphein que significa desenhar, sulcar, registrar. Fotografia a tcnica de criao de imagens atravs do registro da incidncia da luz sobre as superfcies e da fixao desse registro num suporte fsico (filme, papel, sensor).

1839 - 1840

O fsico britnico William Henry Fox Talbot cria uma base de papel emulsionada com sais de prata que registra uma imagem em negativo. A partir dela possvel produzir cpias positivas. Esse processo, chamado de caltipo e patenteado em 1841, mais barato do que o de Daguerre, tornando a fotograa mais acessvel e mais presente na vida das pessoas.

1840

Chega ao Rio de Janeiro o primeiro daguerretipo trazido por Abade Compte. Segundo o Jornal carioca Dirio do Comrcio de 16/01/1840, a primeira imagem do Largo do Pao foi registrada em menos de 9 minutos.

1851

O escultor britnico Frederick Scott Archer desenvolve o processo chamado de coldio mido, negativo feito sobre placas de vidro sensibilizadas com uma soluo de nitrocelulose com lcool e ter. O processo 20 vezes mais rpido que os anteriores.

O mdico britnico Richard Maddox cria as chapas secas de gelatina com sais de prata em substituio ao coldio mido. Fabricadas em larga escala a partir de 1878, marcam o incio da fotograa moderna.

1851

FOTOmais! 5

Fotos: Vanessa Prata

O QUe

Luz e sombra

O que abertura do diafragma?


O diafragma o dispositivo pelo qual a luz entra na cmera. Ele tem funcionamento similar pupila humana: pode abrir ou fechar. Quando o diafragma est bastante aberto, tem-se pouca profundidade de campo ou seja, apenas uma pequena parte da imagem fica ntida (lembre-se de quando voc vai ao oftalmologista e dilata a pupila: seu olho faz foco num ponto e tudo ao redor fica desfocado o mesmo que acontece quando o diafragma da cmera est bem aberto). desse modo que possvel desfocar o fundo da foto, porm nem todas as cmeras compactas permitem abrir muito o diafragma. A abertura do diafragma medida em nmeros f, que so escritos desta forma: f/2.1, f/5.6, f/22 etc., sendo que, quanto maior a abertura, menor o nmero.

Como a fotografia a escrita com a luz, dependendo do tipo de luz que usado numa foto, pode-se ter um clima mais dramtico ou mais suave, mais alegre ou mais triste. A sombra fundamental para dar contorno e volume para uma imagem e trabalhar com efeitos de contraste, alm de poder ser usada para esconder coisas que no se quer que apaream na foto. Relacionado ao conceito de luz e sombra est o conceito de fotometria, que a medio e o controle da quantidade de luz que ir entrar na cmera para registrar uma determinada imagem. Por meio da fotometria pode-se decidir se a imagem ficar mais clara ou mais escura alterando assim a sensao transmitida por cada foto (por exemplo: possvel escurecer uma imagem feita durante o dia, de modo que parea fim de tarde, assim como possvel clarear uma foto feita num fim de tarde, fazendo parecer que a foto foi feita num momento em que havia muita luz). Para trabalhar em situaes com mais ou menos luz no ambiente, podemos usar recursos como abertura do diafragma (que permite mais ou menos entrada de luz) e velocidade do obturador (que faz com que o sensor fique exposto luz por mais ou menos tempo), nas cmeras semiprofissionais e profissionais, ajuste do ISO (sensibilidade do sensor, sendo que um ISO mais alto permite registrar cenas mesmo em condies de pouca luz), disponvel mesmo nas compactas, alm do uso do flash e da seleo das cenas j programadas das cmeras, como o modo crepsculo ou noite, por exemplo.

A foto da esquerda foi feita com ISO 200, produzindo uma imagem sem rudo (a qualidade da imagem boa). Porm, com o ISO baixo, a cmera precisa de muita luz, abrindo o diafragma o mximo possvel e diminuindo a velocidade do obturador. Assim, a cmera registra o leve movimento das mos o que provoca a sensao de borrado presente na foto. A imagem da direita foi feita com ISO 1200 e est congelada, mas a qualidade no to boa (a aparncia mais grosseira). Numa situao de pouca luz, para conseguir uma imagem com boa qualidade (ISO mais baixo) e sem nada borrado, o ideal apoiar a cmera num trip ou em qualquer outro suporte fixo, desde que o assunto tambm esteja parado.

1880

Publicada a primeira fotograa pela imprensa, na capa do jornal Daily Herald, de Nova York (EUA). Incio da utilizao da emulso base de gelatina, que mantinha sua sensibilidade mesmo depois de seca, podendo ser aplicada em suportes exveis. Com isso, o advento do lme em rolo revolucionou a fotograa, tornado-as simples e acessveis a milhes de amadores.

1888

O norte-americano George Eastman desenvolve a primeira cmera porttil, a Kodak, vendida com um lme em rolo de papel para tirar 100 fotograas. O lema da Eastman Voc aperta o boto, ns fazemos o resto.

1907

Os franceses Auguste e Louis Lumire, pais do cinema, introduzem o autochrome, o primeiro processo fotogrco colorido.

1942

A Kodak introduz o Kodacolor, negativo colorido que permite a confeco de cpias em cores. Em 20 anos, torna-se o lme mais popular entre os fotgrafos amadores.

6 FOTOmais!

Foco e profundidade de campo

Foco o ponto mais ntido de uma imagem. Quando se ajusta o foco num determinado ponto do quadro, tudo o que estiver no mesmo plano desse ponto tambm estar focalizado (muito ntido). Associado noo de foco est o conceito de profundidade de campo que a rea ntida numa imagem. O foco existe apenas em um nico plano. Porm, pode haver nitidez em uma parte da imagem para frente e para trs do plano onde est o foco. Essa rea ntida pode ser maior (quando tudo o que est na imagem parece ntido) ou pode ser menor (quando o fundo ou a frente fica desfocado). Nesses casos temos, respectivamente, muita profundidade de campo e pouca profundidade de campo. Ao produzir uma foto, o fotgrafo pode escolher se quer tudo ntido ou uma parte ntida e outra desfocada, controlando isso por meio da abertura do diafragma. As cmeras compactas, nas quais no possvel ajustar manualmente o diafragma, trazem alguns modos programados que priorizam uma maior ou menor abertura. O modo retrato tende a desfocar o fundo, j o modo paisagem mantm tudo em foco. O modo macro permite foco num objeto que est muito prximo de voc, resultando numa profundidade de campo muito pequena.

O modo macro permite foco num objeto muito prximo do fotgrafo, dando a sensao de ampliao desse objeto. Porm, esse modo tem uma profundidade de campo muito pequena. Assim, quase tudo o que estiver para frente e para trs do plano de foco no ficar ntido.

Composio

Composio a organizao dos elementos dentro do quadro. a deciso, por exemplo, sobre colocar um determinado objeto ou pessoa no centro da foto, no canto ou na parte superior. Envolve tambm outros conceitos como diagonais, formas geomtricas, perspectiva, texturas e equilbrio. A composio fundamental para uma fotografia: por meio dela que o fotgrafo consegue organizar o olhar de quem vai ver a imagem, destacando os elementos mais importantes e conduzindo o olho pelos vrios elementos presentes na imagem, provocando sensaes.

A diagonal formada pela ponte conduz o olho at o sol, cujo reflexo na gua se estende at a extremidade inferior. uma composio que leva o olho a percorrer a imagem, o que a torna interessante. Valeria a pena ter esperado um pouco mais para que o barquinho chegasse bem no meio, entre o sol e a ponte, onde ganharia mais destaque, e o horizonte poderia estar um pouco mais para baixo, de modo a agregar tenso visual imagem (a fora que uma imagem tem de atrair o olhar e reter seu interesse).

1948

O norteamericano Edwin Land desenvolve a cmera Polaroid, que tira fotos instantneas em preto e branco.

1975

Steve Sasson, em seu laboratrio na Eastman Kodak Company, cria o que se considera hoje a primeira cmera digital do mundo. Porm, a ideia no vingou, pois provavelmente a possibilidade de se fazer fotograa sem lme no deve ter animado os executivos da maior fabricante de lmes, papis e produtos qumicos para fotograa da poca.

Dcada de 90

Intensica-se o uso das cmeras digitais, principalmente no fotojornalismo e na publicidade. Aparecimentos de diversos modelos avanados de cmeras digitais: SinarScitex, PhaseOne, Dicomed, Kodak/Nikon, Canon, Epson etc.

2012

Em janeiro, a Kodak pede concordata. O imprio de seu fundador George Eastman, apesar de ter inventado a primeira cmera digital em 1957, no acreditou que a corrida pela fotograa digital seria rpida e que dizimaria aqueles que no estivessem tecnologicamente atualizados.

FOTOmais! 7

Fotos: Vanessa Prata

O QUe

Movimento

Mais um conceito o de movimento (borrado x congelado). O fotgrafo pode escolher se quer congelar uma cena ou se quer incorporar imagem certo movimento traduzido visualmente com o borrado. possvel ter uma imagem inteira congelada ou inteira borrada (quando o fotgrafo mexe a cmera enquanto fotografa ou quando todos os assuntos fotografados esto em movimento) ou ainda parte da imagem congelada e parte borrada (quando, por exemplo, alguns assuntos esto parados e outros esto em movimento). Geralmente esses efeitos so obtidos controlando-se a velocidade do obturador (velocidades mais baixas, como 1/30, borram o movimento e velocidades mais altas, como 1/250, congelam), mas algumas cmeras compactas podem oferecer recursos como o modo esporte, que congela o assunto fotografado .

O que velocidade do obturador?


O obturador uma espcie de cortina que fica na frente do sensor. Quando o disparador acionado, essa cortina se abre, para que a luz que entra pela lente chegue at o sensor, e depois automaticamente fechada. A velocidade do obturador, medida em segundos ou fraes de segundos, corresponde ao tempo que o obturador fica aberto para que a luz da cena chegue at o sensor e o sensibilize, registrando assim a imagem.

Velocidades mais baixas do obturador borram a imagem, dando a ideia de movimento

Enquadramento

Dica de leitura
8 FOTOmais!

Fotograa Digital Aprendendo a fotografar com qualidade Autor: Enio Leite. Editora: Viena. Preo mdio: R$ 13,90 Onde encontrar: www.editoraviena.com.br

Fotos: divulgao

Enquadramento a escolha do que se vai colocar dentro do quadro, ou seja, dentro do retngulo que a fotografia. Podemos ter enquadramentos abertos quando o fotgrafo escolhe mostrar muito da cena ou enquadramentos mais fechados quando o fotgrafo decide mostrar apenas um detalhe da cena. Se voc vai fotografar algum num parque, por exemplo, pode optar por mostrar a pessoa relativamente pequena e um pedao grande do parque (enquadramento aberto, que serve para mostrar o lugar onde a pessoa estava), ou pode optar por preencher o quadro principalmente com a pessoa, mostrando pouco do parque (enquadramento fechado, que mostra bem o rosto, mas que pouco fala sobre o lugar). Esses enquadramentos so obtidos aproximando ou afastando a cmera do assunto fotografado e com os recursos de zoom.

A pessoa est bem encaixada no fundo: entre a rocha e as rvores (e no na frente de uma ou de outra) e sua cabea no coincide com a linha da gua. Porm, na foto de cima h muito espao na frente preenchido apenas com areia, sem nenhuma informao relevante. O enquadramento da foto abaixo mais interessante, com o corte logo depois dos ps.

PARE de se perguntar para que servem tantos botes e o que acontece se apertar aqui ou mexer ali. Escolhemos o modelo semiprofissional da Samsung (NX11) para detalhar cada funo da cmera. Assim, voc pode conhecer melhor esse tipo de equipamento e extrair o melhor dele em suas fotos.

Para que serve esse boto?


Disco de seleo
Ajusta o valor de abertura ou velocidade do obturador em alguns modos de fotograa e altera o tamanho da rea do foco.

RAIO X

Boto verde Flash embutido Boto para ejetar o flash Alto-falante

Reinicia os valores de Program, Shift, Assistente de Imagem, Equilbrio do Branco, Temperatura da Cor, Cor da Tela, Temporizador, Flash EV, Seleo de AF (quando acionada, a rea do foco novamente movida para o centro) ou compensao da exposio em funes individuais do menu.

Suporte de flash Tampa para suporte de flash Luz de auxlio do AF timer Obturador

A cmera reconhece as condies ambientais e ajusta automaticamente os fatores que contribuem para exposio, como velocidade do obturador, valor da abertura, medio, equilbrio do branco e compensao da exposio. P Modo Programa - A cmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador A Modo Prioridade de Abertura S Modo Prioridade do Obturador M Modo Manual Modo Prioridade da Lente Modo som e imagem Modo Panorama Modo Cena Modo Filme

Disco de seleo de modo

Anel de foco Microfone Boto de acionamento de lente Lente Chave liga/desliga

Anel de zoom

FOTOmais! 9

TIPOS De CMeRAS

Faa a escolha certa


Antes de comprar a sua cmera, fique atento aos valores e, sobretudo, procure adequar a sua necessidade ao produto que procura
OS PREOS variam muito e os recursos tambm so capazes de confundir na hora comprar uma cmera fotogrfica. Antes de bater o martelo preciso ter clareza de seus objetivos com o equipamento. Que tipo de imagem voc pretende obter para, ento, estabelecer quais recursos sero imprescindveis ao seu equipamento. Em seguida, alinhe esses fatores tambm ao quanto voc pretende investir, alerta Leonardo Botelho, especialista de produto da Nikkon. Ao migrar do modelo compacto para o semiprofissional, por exemplo, h uma srie de ganhos. A velocidade do disparo aumenta, assim voc pode capturar mais de uma imagem por segundo. A faixa de ISO tambm aumenta e possvel fotografar em baixa luminosidade. Voc poder ainda usar acessrios como lentes e filtros, alm de capturar imagens em movimento, explica Wagner Battistel, gerente de vendas do mercado corporativo da Nikkon. J com a cmera profissional, ambos explicam que a capacidade de processamento aumenta, o que influencia diretamente na qualidade de imagem e de vdeos produzidos. O fotgrafo que atua em jornal ou revista consegue, por exemplo, alinhar o perfil de cor da cmera com o da publicao, complementa Leonardo. Sobre os modelos analgicos, os especialistas quebram a crena de que sejam defasados. Pelo contrrio, o aparelho no limita a tecnologia a ser empregada e ela pode ter at mais recursos do que algumas digitais. O digital passou na frente por conta da necessidade de mercado em que muitos profissionais tm demandas quase que instantneas, quando as fotos precisam chegar rapidamente ao jornal, revista. No entanto, h fotgrafos que preferem o tom artstico que a analgica permite, desde a nostalgia da revelao at a saturao de cor, que peculiar do equipamento e que funciona muito bem para fotos de arquitetura ou de vegetao, nas quais os tons tm mesmo que se destacar, comenta Leonardo. Compare alguns modelos e o que eles oferecem:

10 FOTOmais!

Samsung MV 800 (compacta) SLR Analgica Nikon MODELO:


Dimenses (L x A x P) (corpo): PESO (somente corpo, sem bateria): FUNES:

D-SLR Semiprofissional Nikon MV 800


92 x 56,2 x 18,3 mm 120 g Visor Flip touchscreen LCD de 3 e lente de 26 mm. Gravao de vdeo HD (720p) com ZNR (reduo do rudo de zoom), que ajusta e otimiza o som automaticamente. Zoom ptico de 5x e zoom digital de 3x. Disparo automtico no momento do sorriso. Filtro Inteligente (permite tornar a foto mais divertida. Exemplo: o filtro de desenho animado torna a imagem parecida com a de uma cena de filme). Funny Face (permite dobrar, esticar ou deformar as imagens da foto). Quadro Mgico (12 opes que permitem criar imagens que expressam o humor ou a personalidade do usurio. Exemplos: arte na parede, filme antigo, lua cheia, entre outros). Smart Auto (reconhecimento inteligente de cenas, que identifica as condies do ambiente e ajusta a imagem automaticamente a um dos modos pr-configurados paisagem a retrato) Duplo Estabilizador Digital de Imagem (proporciona imagens mais ntidas, independentemente da condio de luz) BeautyShot (permite que o usurio retoque a face da pessoa fotografada) Editor de Fotos (permite que as imagens sejam alteradas ou corrigidas no prprio visor da cmera) Memria interna: 10 MB Compatvel com carto microSD (at 2 GB) e carto microSDHC (at 32 GB) Cmeras compactas no permitem troca de lentes nem oferecem controles manuais de abertura e velocidade

D-SLR Profissional Nikon D4


16 x 15,6 x 9 cm 1,180 kg Cmera D-SLR de sensor CMOS formato FX (full frame), 51 pontos de AF sendo 15 tipo cruz e 11 compatvel com f/8, corpo construdo em liga de magnsio, disparo contnuo de 11qps, grava vdeos em Full HD, entrada estreo para microfone e fone de ouvido independentes, duplo compartimento para carto (CF + XQD)

FM10
14 x 8,6 x 5,1 cm 417 g Cmera SLR analgica 35 mm verstil e robusta. Sistema de fotometria com medidor de ponderao central para fotos com excelente exposio. Visor LED embutido, fotmetro +, 0 e -

D 7000
13,2 x 10,3 x 7,7 cm 690 g Cmera D-SLR de sensor CMOS formato DX, 39 pontos de AF, corpo construdo em liga de magnsio, disparo contnuo de 6 qps, grava vdeos em Full HD e entrada para microfone estreo externo, duplo compartimento para carto SD. Flash embutido e suporte de comando sem fio para Speedlight remotos

LIMITAES: PERMITE O USO DE FILTRO? PERMITE TROCA DE LENTE? PERMITE USO DE ACESSRIOS? DEFINIO EM PIXELS LIMITE: PREO:

No possui sensor de AF. No compatvel com as lentes da srie G (mais recentes)

Indicador de histograma ou exposio no disponvel em exibio ao vivo (live view) / gravao de filme Aplicvel lente Sim Sim 16.2 R$ 6.499 D300s (corpo) Aplicvel lente Sim Sim 16.2 Sob consulta D4 (corpo)

Aplicvel lente
Sim Sim n/a R$ 1.399 - kit: FM10 (corpo) + lente Nikkor 35-70mm

No No No 16.1 R$ 1099

f/3.5-4.8

FOTOmais! 11

50 DICAS

Acerte no clique!
Confira 50 dicas para fotografar melhor
12 FOTOmais!
SElECIOnAmOS um TImE de especialistas para tirar as principais dvidas dos iniciantes em fotografia e dar dicas para que voc melhore cada vez mais sua tcnica. Os profissionais convidados foram Enio Leite, diretor da Focus Escola de Fotografia e autor do livro Fotografia Digital Aprendendo a Fotografar com Qualidade, Sylvia Sanchez, professora da Escola Panamericana de

Foto: Ana Vasconcelos

Arte e scia da empresa Aiye Design e Fotografia, Wagner Battistel, gerente de vendas da Nikon, Fernando Santos, reprter fotogrfico, Angelo Dimitre, fotgrafo e mestre em Educao, Arte e Histria da Cultura, Juca Rodrigues, fotgrafo e editor de fotografia da agncia Isto, e Alex Mantesso, professor do IIF Instituto Internacional de Fotografia. Aprenda com eles!

PARA COMEAR
Conhecer fotgrafos clssicos, como Henri Cartier Bresson, Edward Weston, Enrst Haas, Man Ray, Paul Strand, Ansel Adams, e brasileiros como Sebastio Salgado e Araqum Alcantara, o primeiro passo que far com que voc enxergue a fotografia com outros olhos.

Cuidado com o fundo da sua foto. pela falta de ateno em relao ao fundo e como isso se relaciona com o que est na frente que, por exemplo, as pessoas ganham chifres (troncos de rvores que do a impresso de estar saindo da cabea), narizes compridos etc.

4 Olho no fundo! 5
Sem confuso

1 2

Referncias

Com relao tcnica, o fotgrafo pode controlar melhor o resultado das fotos selecionando o ISO, a abertura e a velocidade mais adequados para cada situao. Mas nada disso ter efeito se o fotgrafo no tiver um bom recado para transmitir com suas fotos. As informaes contidas na imagem, como um gesto, um sorriso, a relao entre o primeiro plano e o fundo e o sincronismo de seus elementos so to importantes quanto a tcnica.

Contedo

Encaixe o assunto principal numa parte mais neutra do fundo. Se voc tem um fundo com muitas informaes e coloca seu assunto principal na frente desse amontoado de informaes, a imagem fica muito confusa. Para resolver isso, h duas opes: uma delas desfocar o fundo. A outra buscar uma parte que seja mais neutra, com menos informaes, e posicionar o assunto principal na frente dessa parte mais limpa do fundo.

Tire o assunto principal do centro da foto. Ao coloc-lo mais para o canto (laterais, em cima e embaixo), ganhamos interesse visual, pois o olho tem que percorrer toda a imagem para chegar ao elemento mais destacado. Ou seja: quem est olhando a foto acaba dedicando mais tempo a ela. Quando o assunto principal est no meio, o olho bate na foto, j entende do que se trata e deixa de dedicar ateno imagem.

Mais para o lado

Quando fotografar pessoas, cuidado com o lugar em que corta a imagem. Se fizer o corte nas articulaes, ir provocar a sensao de que as pessoas no tm uma parte do membro que no aparece na foto. Ex.: se voc cortar a foto exatamente no cotovelo da pessoa, dar a sensao de que ela no tem o restante do brao. Se cortar a foto no meio do pescoo, dar a sensao de que fotografou apenas uma cabea, arrancada de seu corpo. O ideal, nesse caso, deixar aparecer pelo menos um pouquinho do ombro.

Cuidado com as articulaes

Se sua cmera possui os modos P, Av (ou A), Tv (ou S), d preferncia para eles ao invs do modo automtico (normalmente o quadradinho verde) ou das cenas pr-programadas. Nesses modos, voc tem mais autonomia sobre as configuraes da cmera, conseguindo escolher se vai deixar o fundo mais ou menos focado, se vai deixar a foto mais clara ou mais escura, se vai usar flash ou no etc. O modo Av ou A d prioridade abertura do diafragma, o modo Tv ou S prioriza a velocidade, e o P o modo Programado Automtico, no qual a cmera mostra qual a combinao de velocidade e de abertura do diafragma que ela est usando. Algumas cmeras permitem que o fotgrafo mude essa configurao at chegar velocidade ou abertura que deseja.

Modos programados

Foto: Vanessa Prata

FOTOmais! 13

50 DICAS

Para obter boas fotos preciso adotar uma postura adequada, a fim de estabilizar a cmera. Mesmo que voc segure a cmera corretamente, a postura incorreta pode fazer com que o equipamento trepide. Ento, permanea ereto e firme para constituir uma boa base para a cmera. Ao fotografar com uma velocidade de obturador lenta, prenda a respirao para minimizar o movimento corporal.

8 Olha a postura!

FLASH
Utilize o flash da cmera durante o dia quando for fotografar algum que est com sombras inadequadas no rosto (ex. sombras nos olhos, que deixam a pessoa monstruosa). O flash ajuda a matar sombras indesejadas.

11 12

Flash de dia

Evite armazenar suas fotos no seu carto de memria. Ele pode dar algum problema e voc perder tudo. Ou, depois de um tempo, voc ter tantas fotos no carto que no conseguir organiz-las de jeito nenhum. O ideal : toda vez que fotografar, descarregue as fotos do carto para o computador. Depois, coloque o carto novamente na cmera e faa sua formatao (normalmente voc encontra o comando de formatar no menu da cmera).

Armazenagem segura

noite, ou em situaes de pouca luz, utilize o flash da cmera para congelar o movimento do que estiver no primeiro plano (na frente) e para borrar o fundo isso produz resultados visuais interessantes e fora do comum. Para fazer isso, voc deve colocar a cmera em algum modo noturno e colocar o flash no modo on. Quando fotografar, o que estiver mais prximo da cmera ficar congelado (ou quase) e o restante do quadro ficar em movimento. Isso funciona melhor ainda quando as coisas ou pessoas esto em movimento.

Flash de noite

Os flashes das cmeras compactas geralmente tm baixo alcance (cerca de 2 a 4 metros em mdia). Assim, no adianta usar o flash para fotografar shows ou paisagens noturnas. O assunto a ser fotografado deve estar prximo da cmera, aproximadamente a 1 m ou 1,5 m.
Foto: Vanessa Prata

13 Curto alcance

Para fazer o foco, em primeiro lugar ajuste o modo de focagem para: no retngulo central (fuja dos modos de foco mltiplo, por exemplo). Escolha o assunto em que voc quer o foco, aponte o meio da cmera para esse assunto e pressione o boto disparador at metade (sem apert-lo at o final). Mantenha esse boto pressionado e mude a posio da cmera para, por exemplo, tirar o assunto principal do centro. Enquanto o boto disparador estiver pressionado at a metade, o foco continuar no assunto em que voc o havia colocado mesmo que ele no esteja mais no centro do quadro. Depois que a foto j estiver com o enquadramento que voc deseja, a sim, termine de pressionar o boto disparador para fazer a foto.

10 Em foco

Na foto acima, o flash iluminou apenas o que estava prximo da cmera, e o restante da imagem ficou mais escuro

14 FOTOmais!

CMERAS

14

Compactas ou profissionais?

Conhea os tipos de cmeras para comprar a que melhor se adapta ao que voc precisa ou quer fotografar.

As cmeras COmPACTAS so mais portteis (leves e pequenas), menos resistentes, produzem imagens com qualidade um pouco inferior, tm o processamento um pouco mais lento (voc tem que esperar um pouco entre uma foto e outra) e possuem certo atraso entre o momento em que se aperta o boto disparador e o momento em que a foto feita. Algumas compactas possuem poucas opes de ajustes, outras permitem uma gama maior.

As cmeras SEmIPROFISSIOnAIS em geral permitem praticamente os mesmos tipos de ajustes que as cmeras profissionais, porm tm o corpo um pouco menos resistente e processamento de imagens um pouco mais lento (voc tem que esperar um pouco mais entre uma foto e outra). Em termos de qualidade de imagem, as cmeras semiprofissionais apresentam qualidade prxima das cmeras profissionais e bem superior das compactas (principalmente em situaes de pouca luz).

As cmeras PROFISSIOnAIS so mais resistentes, tm processamento mais rpido (a foto feita no mesmo instante em que se aperta o boto disparador) e a qualidade da imagem gerada bastante boa. Tanto as cmeras semiprofissionais quanto as profissionais so DSLRs, ou seja, permitem a troca de lentes (o que agrega versatilidade, pois o fotgrafo no fica preso ao zoom da cmera, como acontece nas compactas) e mostram no visor exatamente a mesma imagem que a lente est captando.

FOTOmais! 15

50 DICAS

A cmera de filme (analgica) ainda usada para trabalhos tcnicos que requerem qualidade elevada. O fotgrafo brasileiro Sebastio Salgado, por exemplo, conhecido mundialmente, continua fotografando com cmera Leica analgica. A analgica pode ser melhor em alguns aspectos, por apresentar um processo mais puro. Quanto praticidade, a digital leva vantagem, pois no h filme a ser revelado nem cpias em papel, e o ISO pode ser trocado com um boto, ao passo que na analgica precisamos trocar o filme.

15 A analgica ainda tem vez?

As cmeras compactas no permitem a troca de lentes. Para se afastar ou se aproximar de um assunto, o fotografo depende da capacidade de zoom da cmera. Nesse caso, importante diferenciar o zoom tico do zoom digital. Zoom tico aquele que feito por meio de lentes dentro da prpria cmera o zoom bom, que se pode usar sem medo. Zoom digital aquele que feito por meio de um corte na imagem: a prpria cmera corta fora um pedao da foto, para provocar a sensao de aproximao. Esse tipo de zoom deve ser evitado, pois compromete a qualidade final da imagem.

16 Zoom

A resoluo no est ligada qualidade de imagem e sim ao tamanho (fsico) que poder dar sada de impresso. Lembre-se de ajustar o tamanho dos arquivos da cmera digital para o que voc precisa. Se for s mandar as imagens por e-mail ou visualizar na tela do computador, elas podem estar em resoluo mais baixa (VGA ou 1 megapixel, por exemplo). Para imprimir as fotos, 2 MP suficiente para uma foto 10 x 15 cm com qualidade fotogrfica (300 dpi). Para imprimir acima desse tamanho, necessrio ajustar a cmera para tamanho e qualidade maiores. Se sua cmera faz fotos com at 12 megapixels, por exemplo, coloque nesse tamanho e a qualidade em mxima. Cabero menos fotos no carto, mas voc ter a certeza de que conseguir imprimir qualquer uma das imagens em diversos tamanhos. A tabela abaixo mostra a relao entre resoluo x tamanhos de impresso*.

19 Resoluo

Antes de migrar da cmera compacta para a semiprofissional, considere no apenas o tipo de equipamento, mas tambm o portflio de lentes. O acessrio determina a qualidade ptica da captura de imagem e a estabilidade.

17 Rumo semiprofissional 18 Versatilidade

2 MP (1200 x 1600) 3 MP (1536 x 2048) 5 MP (1944 x 2592) 8 MP (2448 x 3264) 12 MP (3000 x 4000) 14 MP (3240 x 4320) 16 MP (3456 x 4608)
*Tamanho padro minilab no Brasil com resoluo de 300 dpi.

10 x 15 cm 13 x 18 cm 15 x 21 cm 20 x 30 cm 24 x 30 cm 30 x 45 cm 40 x 50 cm

H modelos de lentes que se encaixam tanto na semiprofissional como na profissional. Se voc trocar de equipamento, poder manter o acessrio. Confira antes de comprar.

MODOS DE CENA
16 FOTOmais!

O mais importante nas cenas saber o que elas fazem e no se prender utilizao recomendada pela cmera. Por exemplo: se voc quer uma imagem com tudo ntido, utilize o modo paisagem mesmo que no esteja fotografando uma paisagem. Se quer aumentar o avermelhado de uma imagem, utilize o modo pr do sol, mesmo que voc esteja dentro de casa, durante o dia.

20 Ouse!

21

Acerte na escolha

Conhea os modos de cena disponveis mesmo nas cmeras compactas para saber escolher a melhor opo:

PAISAGEm: a prioridade colocar foco em tudo (deixar tudo ntido). Se houver pouca luz, sempre necessrio utilizar um trip ou apoiar a cmera em algum lugar. Nesses casos, utilize o timer para que voc no aperte o boto disparador no momento exato do clique. Em situaes de pouca luz, comum, quando apertamos o boto disparador, que nossa mo provoque um certo tremor na cmera. RETRATO: a prioridade desfocar o fundo (mas a quantidade desse desfoque depende de cada cmera). MODOS nOTuRnOS: a cmera automaticamente aumenta o ISO, que a sensibilidade da cmera. Quanto mais alto o ISO, mais a cmera consegue registrar uma cena com pouca luz. Porm, quanto mais alto o ISO, menor a qualidade da imagem. Crianas (e animais): a prioridade congelar o movimento. Pr do sol (crepsculo): a cmera intensifica um pouco a quantidade de vermelho e de amarelo presente na foto, para que o pr do sol fique ainda mais vivo. NASCER DO SOl: a cmera intensifica um pouco a quantidade de azul presente na foto, para ressaltar a colorao azulada do nascer do sol. Luz DE FunDO/COnTRAluz: a cmera ativa o flash automaticamente (o fotgrafo no tem a opo de desligar o flash) para iluminar o primeiro plano, j que o fundo est muito claro.
A primeira foto foi feita no modo normal, a segunda no modo crepsculo, com uma Cyber-shot Sony

22

Faa a mesma foto utilizando cada uma das cenas, assim voc conseguir entender visualmente a diferena entre elas.

Experincias

Fotos: Vanessa Prata

Para fazer essas fotos-teste, monte uma situao em que voc tenha um objeto na frente, um objeto no meio e outro atrs. Faa os testes das cenas/modos da cmera colocando o foco em cada um dos objetos para ver as diferenas.

23

Fotos-teste

ABUSE DA CRIATIVIDADE

Inove suas fotos utilizando photoshop natural nelas. O que isso significa? Busque objetos que provoquem algum tipo de distoro na imagem, por exemplo: copos ou qualquer outro objeto de vidro que no seja liso, panos, correntes ou outro objeto com furos. Coloque-os na frente da cmera na hora de fotografar. Voc vai conseguir efeitos bem diferentes. Mas ateno! Provavelmente voc precisar fazer o foco da sua foto sem o objeto na frente da cmera. Faa o foco e mantenha o boto disparador pressionado at a metade (para manter o foco no lugar colocado). Depois coloque o objeto na frente da lente (sem soltar o boto disparador). S ento termine de pressionar o disparador, para fazer a foto propriamente dita.
FOTOmais! 17

24

Photoshop natural

50 DICAS

Ao fotografar, brinque com as imagens tambm para criar fotos inusitadas ou curiosas. Na imagem ao lado, bastou colocar o dedo na frente da cmera compacta para dar a impresso de que a famosa Torre de Pisa estava apoiada e no estava mais prestes a cair.

25

Brinque com as imagens

26 Manipule suas imagens

Aprenda o bsico do Photoshop (programa para tratamento de imagens) e melhore suas fotos. Voc pode aplicar cor e contraste automticos, por exemplo, cortar a imagem para ter melhor enquadramento, eliminar sujeiras indesejadas, entre outras funes. Na segunda foto, foi aplicado maior saturao nas cores, para real-las.

Fotos: Vanessa Prata

27 Simetria

O reflexo dos assuntos fotografados em rios, lagos e espelhos dgua cria imagens interessantes, com o conceito de simetria (conformidade, em medida, forma e posio relativa, entre as partes dispostas em cada lado de uma linha divisria, um plano mdio, um centro ou eixo). Aproveite esses recursos naturais em suas fotos!

18 FOTOmais!

O enquadramento da foto abaixo est errado, no tem porque o brao aparecer. Para qualquer fotografia, sempre importante mostrar apenas aquilo que ir contribuir para o clima e para a histria de cada cena/situao. E tudo aquilo que for excesso deve ser deixado de fora, pois serve apenas para distrair a ateno.

28

Brao a mais

APRENDA COM OS ERROS


Na primeira foto abaixo, o horizonte est levemente torto, o que ruim. Para se conseguir uma boa organizao e fora visual para a imagem, o horizonte deve estar reto (paralelo com as linhas horizontais do retngulo da foto) ou bastante inclinado deixando claro que a sua inclinao foi proposital, e no apenas um acidente ou erro. Alm disso, o pedao de rocha que aparece no canto inferior esquerdo no acrescenta informao nenhuma, funcionando apenas como sujeira. O que aparece da pedra muito pouco para nos contar sobre a rocha. Seria mais interessante no mostrar a pedra e colocar o horizonte mais para baixo, como na segunda imagem.

30 Horizonte torto

Ainda na foto acima, seria mais interessante se o fotgrafo tivesse se abaixado: quando fotografamos uma cena de baixo para cima, aumentamos o tamanho percebido daquilo que fotografado, ou seja, a montanha iria parecer ainda maior e mais poderosa, aumentando a percepo do desafio a ser enfrentado por quem estava descendo de rapel. Alm disso, como o foco o rapel e consequentemente a rocha seria mais interessante fazer a foto na vertical, como nesta foto, pois seria possvel mostrar mais da rocha e de sua dimenso.

29 ngulo certo

FOTOmais! 19

50 DICAS

TCNICA FOTOGRFICA

Foto: divulgao

A foto acima tambm apresenta problemas de enquadramento: o topo da torre e as mos da pessoa foram cortadas. Alm disso, a imagem chapada, achatada, sem planos. Uma soluo seria afastar a pessoa da torre e aproximla da cmera. Com isso, seria possvel mostrar a torre inteira, e a pessoa, mais prxima da cmera, funcionaria como um primeiro plano, criando camadas para a imagem (o que a torna mais rica visualmente). Outra coisa que poderia tornar a imagem mais interessante seria colocar, por exemplo, a pessoa do lado direito e a torre do lado esquerdo da foto ao invs de concentrar todas as informaes no centro. Fazendo isso, a imagem levaria o olho a passear por ela, aumentando seu interesse. A rvore do lado esquerdo, cortada, tambm no agrega informao relevante e poderia ter sido excluda na hora do enquadramento.

31 Cad as mos?

primordial ter equipamento adequado e conhecimentos bsicos operacionais. Voc precisar de um bom trip e uma mquina fotogrfica que possua o modo manual de exposio (M) ou o modo de prioridade de velocidade (Tv ou S). O efeito vu de noiva ocasionado por um tempo de exposio maior (velocidade de ex-

fotografar cachoeira apli32 Como cando o efeito vu de noiva?

20 FOTOmais!

RETRATOS
posio mais lenta), capaz de registrar o rastro do movimento da gua. Entretanto, o tempo de exposio necessrio pode registrar, alm do movimento da gua, o movimento da prpria mo do fotgrafo, resultando em imagens tremidas. Exatamente por isso, o trip deve ser utilizado. Dessa forma, apenas os objetos que estiverem em movimento tero os seus rastros registrados, enquanto o restante da imagem (todos os elementos que tiverem estticos) ser congelada. Acompanhe o passo a passo: a) Fixe sua mquina em um trip adequado para sua mquina. b) Faa a composio da imagem. c) Focalize a imagem como desejar. d) Durante o dia, voc pode comear utilizando o ISO 100 e alter-lo posteriormente, se necessrio. e) Sua prioridade deve ser um tempo de exposio maior. Portanto, voc deve escolher uma velocidade de exposio lenta, como, por exemplo, 1 segundo. f) Fotometre a cena. g) Escolha a abertura do diafragma de modo a equilibrar o nvel de luz que ser registrada, tendo em vista a leitura do fotmetro. Havendo necessidade, modifique tambm a configurao dos outros elementos (ISO e velocidade de exposio). Contudo, lembre-se que a prioridade de exposio para esse tipo de imagem a velocidade de exposio. Portanto, ao aument-la, voc perder, aos poucos, o efeito pretendido. O assunto que rege a produo de um retrato com fundo desfocado profundidade de campo. Nesse caso, devemos escolher uma abertura do diafragma maior, como por exemplo f.1.8. Esse um importante recurso para evitar que o fundo desvie a ateno do elemento principal. Ao desfocar e suavizar o fundo, o elemento que estiver focalizado ganha ainda mais destaque. Para produzir esse tipo de imagem, voc ir precisar de uma mquina fotogrfica que possua o modo manual de exposio (M) ou de prioridade de abertura (Av). Veja o passo a passo: a) Faa a composio da imagem. b) Focalize a imagem conforme desejado. c) Durante o dia, voc pode comear utilizando o ISO 100 e alter-lo posteriormente, se necessrio. d) Sua prioridade deve ser uma abertura de diafragma maior, designada por um nmero menor, como, por exemplo, f.1.8. e) Fotometre a cena. f) Escolha a velocidade de exposio de modo a equilibrar o nvel de luz que ser registrado, tendo em vista a leitura do fotmetro. Havendo necessidade, altere a configurao dos outros elementos (ISO e abertura do diafragma). Contudo, lembre-se de que a prioridade de exposio para esse tipo de imagem a abertura do diafragma. Portanto, ao diminu-la (aumentando o nmero f.1.8, f.2.0, f.2.8... f.16 etc.) voc perder, aos poucos, o efeito pretendido.

fazer um retrato com 35 Como o fundo desfocado ?

33 Resultados diferentes

Teste vrios tempos de exposio para fotografar cachoeiras. Cada configurao proporcionar um efeito diferente do outro. Claro que, aps modificar o tempo de exposio, voc deve compensar o nvel de luz que ser registrada na configurao dos outros elementos.

Em dias ensolarados, para conseguir o efeito vu de noiva, indicado usar um Filtro de Densidade Neutra (ND), capaz de reduzir a entrada de luz por meio da objetiva, possibilitando maior tempo de exposio.
Foto: divulgao/IIF/Alex Mantesso

34 Filtro de densidade neutra

FOTOmais! 21

50 DICAS
Fotos: divulgao/IIF/Alex Mantesso

38 Fotos PB ou spia
No retrato de pessoas comuns muito importante deixar a pessoa retratada vontade. Geralmente isso mais fcil de conseguir em um ambiente conhecido pela pessoa. Fazer as fotos na casa dela ou no jardim do prdio onde mora acaba tornando o trabalho mais natural e espontneo, ao contrrio de um ambiente de estdio, normalmente mais frio e sem aconchego. Porm precisamos estar preparados para situaes inusitadas, pois controlaremos menos o ambiente e a prpria luz. O importante escolher bem o local onde fotografar, nunca se esquecendo do enquadramento e do fundo da foto. Para retratar a emoo nas fotos muito importante ter sintonia com o retratado, por meio da conversa e do bom humor. Mas esteja sempre atento e com o dedo no disparador, sem tirar os olhos da cmera. Cenas de emoo duram fraes de segundos, ou voc capta ou no.

36 Naturalidade

A seleo de um efeito de cor, como o PB, spia ou qualquer outro deve ser uma escolha criteriosa. Um erro comum prender-se a um efeito e us-lo indiscriminadamente diversas vezes, o que far com que observador da foto canse daquela tonalidade. Por outro lado impensvel trocar de efeito a cada foto.

37 Fotografando crianas

O retrato de crianas tem muitas peculiaridades, e uma delas a maior dificuldade em dirigi-las. Com elas fundamental ser paciente e criar um ambiente de confiana. Porm existe uma contrapartida tima: a emoo. Crianas so verdadeiros turbilhes de emoo, com poses e expresses a cada segundo. Esteja sempre pronto para clicar, com o olh0 na cmera. Elas no repetem uma expresso, nem sabem ao certo o que fizeram. Ento esteja sempre atento e clique bastante. Outra dica importante lembrar-se de dobrar os joelhos. muito comum ver adultos fotografando crianas sem se abaixar, o que deixar de fundo o cho do ambiente, e o retratado em posio de submisso. Abaixe-se e fotografe as crianas na mesma altura que elas, at mais baixo, isso faz muita diferena na percepo final da foto.

Eventos sociais so repletos de momentos de emoo. Apesar de alguns acontecerem de forma inesperada, a maior parte podemos prever. Em um casamento muito provvel que os pais e padrinho chorem nos comprimentos, em uma festa infantil isso certamente ocorrer na retrospectiva. Ficar muito atento a essas oportunidades que faz a diferena entre ter a foto da emoo e no ter. Um detalhe importante pensar que as coisas no acontecem em uma velocidade muito grande. Uma lgrima leva alguns segundos para escorrer, ento fotografe cada um deles e escolha o melhor depois. No se contente com apenas um clique.

39 Eventos sociais

22 FOTOmais!

a pena comprar uma cmera usada? 40 Vale


Comprar cmeras usadas s vale a pena se voc j tiver algum conhecimento. Se o modelo estiver fora de linha, voc ter muita dificuldade em um eventual conserto, por exemplo. preciso verificar se as partes mveis funcionam, se no h barulhos estranhos, oxidao de componentes, partes quebradas ou rachadas, lentes riscadas ou com fungos, mau contato dos componentes eletrnicos e, principalmente, saber quantos cliques o obturador j deu. Os obturadores tm vida til e ao final dela eles funcionam muito mal, prejudicando o registro das imagens. Eles no so baratos e os preos dependem do modelo e marca da cmera.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
voc quer fotografar. O modo P d um pouco mais de opes automticas ao fotgrafo, listando cenas possveis como esportes (velocidade alta), noturnas (velocidade baixa) e assim por diante. Escolha a que melhor se adapte situao e fotografe. Se voc gostar do resultado, continue no automtico. Mas s com o manual que aprendemos a ter controle sobre o equipamento.

apenas o motivo fica iluminado. Como fazer para tambm iluminar o fundo?

utilizar o flash da prpria 41 Ao cmera em ambientes escuros,


Voc pode utilizar o flash direto com uma velocidade mais baixa para captar a luz ambiente. Agora, se no houver luz ambiente, a luz vai ficar muito dura mesmo. Se o seu flash for profissional voc poder movimentar a cabea dele e rebater a luz em alguma superfcie branca, teto etc., e deixar a luz um pouco mais suave, amenizando o fundo preto.

deve ser feita a limpeza da 44 Como cmera, tanto do corpo quanto da objetiva?

Em shows fundamental ter uma pequena teleobjetiva, chamada de meia-tele, e outra teleobjetiva de maior alcance, j que geralmente o fotgrafo fica afastado e de frente para o palco. Se quiser mostrar bem os msicos ou fazer um detalhe de um msico, precisar de uma objetiva dessas. Alm das lentes normal e grande angular, o ideal ter pelo menos uma lente 100 mm e outra 200 mm, mas voc pode comprar objetivas zoom que contenham essas distncias focais, s que as zoom so mais caras.

tipo de lente mais recomen42 Que dado para fotografar shows ?

Com muito cuidado! Cmeras so equipamentos de preciso, ento no podemos forar nada, nem utilizar componentes inapropriados para a limpeza. Utilize pincis macios para remover a sujeira e a poeira da objetivas e depois apenas lquidos prprios para limpar lentes. Nunca use lcool comum ou gua. Para passar esses lquidos na objetiva e para sec-las, use delicadamente lenos de papel, que so macios e no vo risc-la. No utilize nenhum tipo de pano ou tecido. Use um pincel diferente para tirar a poeira de outras partes da cmera. Se for uma cmera de lentes intercambiveis, nunca toque com os dedos qualquer conexo de metal, no assopre nem borrife lquidos dentro do corpo da cmera. H sprays de ar comprimidos feitos especialmente para isso. Esses sprays podem ser utilizados tambm para limpar as lentes, mas no aproxime muito o jato de ar da cmera se estiver muito calor, pois o ar pode se condensar dentro da objetiva e ela ficar completamente embaada.

45

grama) ou o Modo Automtico?

no h tempo de configurar a cmera manualmente, 43 Quando mais indicado o Modo P (pro-

muito difcil fazer boas fotos com cmeras compactas em jogos de futebol. A distncia o principal fator nesse caso. J com a semiprofissional, se o equipamento possuir a regulagem pr-programada esportes, s caprichar no enquadramento e boas fotos.

Quais as dicas para boas imagens em jogos de futebol e esportes em geral ?

Sempre d para se ajustar a cmera manualmente. Em situaes rpidas o segredo faz-lo antes de se comear a fotografar e j chegar ao local com a cmera ajustada. O modo automtico rpido, mas voc no tem controle sobre a cmera, ela que decide qual o melhor ajuste para a cena que

46

ISO a sensibilidade do sensor. Ele serve para que sua cmera consiga registrar cenas mesmo em condies de pouca luz. O ISO pode ser comparado pele: uma pele bem clarinha muito sensvel ao sol ou seja, mesmo se houver pouca luz, ela se queima. Isso seria o equivalente a um ISO alto, bastante sensvel, que consegue

O que ISO?

FOTOmais! 23

50 DICAS
registrar uma imagem mesmo que haja pouca luz no ambiente. Uma pele negra menos sensvel ao sol ou seja, ela precisa de mais luz para se queimar. Isso seria o equivalente a um ISO baixo, quando o sensor da cmera tem menos sensibilidade luz, precisando de uma situao bem luminosa para conseguir registrar a imagem. Quanto mais alto o ISO (ou seja, quanto mais sensvel), menor a qualidade da imagem. Porm, em situaes de pouca luz, vale a pena utilizar um ISO mais alto, ainda que em detrimento da qualidade da imagem, pois s com o ISO alto que ser possvel fazer a foto.

PARA IR ALM Sites e cursos


alguns SITES SObRE 50 Confira FOTOGRAFIA:
www.revistafotomania.com.br
Galeria de fotos, dicas e contedo extra das edies impressas da revista.

De maneira simples, podemos considerar profundidade de campo como a rea ntida dentro dos planos de uma fotografia. O principal fator que aumenta ou restringe a profundidade de campo a abertura do diafragma. Aberturas maiores, designadas por nmeros menores (f.1.8, f.2.8 e outros), oferecem pouca profundidade de campo. J aberturas menores, designadas por nmeros maiores (f.16, f.22), resultam em maior profundidade de campo. Existem outros fatores que influenciam na profundidade de campo, como a distncia da cmera com o assunto a ser fotografado. A profundidade de campo ser menor se o assunto estiver mais perto da cmera e maior com o assunto mais longe. Outro fator a distncia focal da lente. Quanto maior (teleobjetiva de 100 mm, por exemplo), menos profundidade de campo a imagem possuir.

47 O que profundidade de campo?

www.iif.com.br
Cursos, artigos e agenda cultural sobre mostras fotogrficas.

www.1000imagens.com
Seleo de fotos de assuntos variados.

www.dicasdefotografia.com.br
Artigos, dicas e tutoriais sobre fotografia.

www.ufrgs.br/fotografia/port/index.htm
Cursos, artigos e galeria de fotos.

http://atelliefotografia.com.br
Dicas de cursos, exposies e livros, galeria de imagens e entrevistas.

www.abaf.art.br
Associao Brasileira de Arte Fotogrfica cursos e oficinas no Rio de Janeiro (RJ).

48

Antes de ajustar abertura e velocidade voc precisa medir a luz. Ao aumentar uma, ter de diminuir a outra na mesma proporo. Se voc abrir o diafragma em um ponto, precisar aumentar a velocidade em um ponto; se diminuir a velocidade em um ponto, precisar fechar o diafragma tambm em um ponto e assim por diante.

Existe alguma frmula para ajuste da velocidade x abertura do diafragma?

http://focusfoto.com.br
Cursos em So Paulo (SP) e cursos online.

www.escola-panamericana.com.br
Cursos de formao e de curta durao, em So Paulo (SP).

www.senac.com.br
Cursos livres e de formao profissional em fotografia em vrios Estados.

49

Filtros so acessrios que possibilitam filtrar a luz adequando-a s caractersticas do filme ou sensor de imagem. Eles podem reduzir a presena de reflexos indesejveis e dar melhores resultados, ou resultados diferentes do que se teria sem os filtros. Experimente tirar fotos com e sem filtro para analisar e notar a diferena.

Como uso e para que servem os filtros?

24 FOTOmais!

Acerte na escolha
QuAnDO quEREmOS COmPRAR umA CmERA, seja compacta ou semiprofissional, percebemos a grande variedade de produtos. nesse momento que surgem mil dvidas de qual a melhor opo. O professor de fotografia e editor de ncleo de fotografia da revista Isto Gente Juca Rodrigues nos d algumas dicas de como acertar na compra. necessrios. 2. Saiba quanto tem ou est disposto a gastar. Depois de decidir isso, procure os modelos que se enquadrem nessas condies. 3. Para comprar um modelo compacto, a dica so os grandes hipermercados, que oferecem boa variedade de modelos e preos. Faa uma comparao de preos primeiro. Para comprar uma semiprofissional, as lojas especializadas em fotografia tm muito mais opes do que as grandes redes de varejo. 4. Compre equipamentos de fabricantes tradicionais no ramo de fotografia e eletroeletrnicos. Se for comprar online, consulte o site no Procon para ver se a loja no tem reclamaes. 5. Compre a cmera com a maior qualidade de imagem possvel, ou seja, com a maior resoluo em megapixels. 6. Preste ateno nos recursos que a cmera oferece, como fotos panormicas, flash, fotos 3D, zoom tico etc. Quanto mais houver, mais possibilidades de fazer fotos diferentes e criativas. 7. A cmera semiprofissional tem de permitir o uso mais variado possvel de objetivas, flashes e acessrios. 8. Zoom digital prejudica muito a imagem, no confie em fabricantes que o destaquem. D preferncia ao maior nmero do zoom tico. 9. Escolha uma cmera que grave vdeo pelo menos em alta definio (HD).

GUIA De COMPRAS: CMeRAS

15 dicas para voc comprar uma cmera compacta ou semiprofissional

1. Tenha um controle para no comprar itens caros e des- 10. Todos os fabricantes tradicionais oferecem servios de ga-

rantia, desde que o produto seja comprado legalmente com nota fiscal. Atente-se! 11. Preste ateno nas promoes e verifique se a cmera no est mais barata porque no acompanha algum item, como o carto de memria. 12. Prefira pegar a cmera na mo e manuse-la antes de comprar. Veja se tem uma boa resoluo. 13. S vale a pena comprar no exterior se voc for viajar. 14. Tanto para comprar uma compacta como semiprofissional, no se esquea de fazer essas perguntas: Qual a resoluo? Qual o tipo do carto de memria? Que acessrios vm com a cmera? Como carregar a bateria? Como ligar e desligar o flash? Como transferir as fotos do carto para o computador? Como fazer para imprimir as fotos nas lojas? Como limpar a cmera? Qual o tempo da garantia? E depois de tudo isso, qual o preo? 15. Pea tambm para ver outras marcas semelhantes e faa comparaes. Pergunte ao vendedor qual cmera melhor de cada modelo. Confira agora algumas opes de cmeras compactas, semiprofissionais e analgicas.

A fotografia est na cabea, no olhar. Da mesma maneira que uma Ferrari no vai melhorar um mau motorista, uma cmera cara e top de linha no far um mau fotgrafo tirar fotos sensacionais. Mas o fotgrafo com olhar apurado far boas fotos com qualquer cmera - Juca Rodrigues
FOTOmais! 25

GUIA De COMPRAS: CMeRAS

COMPACTAS

NOvA COmPACTA POWERShOT A nova cmera da Canon, a PowerShot Elph 520 HS, chega ao mercado cheia de novos recursos e com uma aparncia moderna. O modelo tem um sensor CMOS de alta sensibilidade e 10.1 megapixels. A lente tem um zoom tico de 12x e o ISO vai at 3200. A PoweShot Elph 520 HS tambm filma em Full HD 1080p e possui uma tela de 3 polegadas. O modelo aparece em trs cores: preto, prata e vermelho. O novo modelo da Canon tem previso de lanamento no Brasil ainda neste semestre. Preo: sob consulta

AlTO PODER DE GRAvAO A EX-FH20 uma compacta mais avanada e de alta velocidade da Casio, que tem como caractersticas a gravao de filmes em cmera lenta, at ento s disponveis em modelos profissionais. A cmera d a possibilidade de gravar momentos no visveis a olho nu com tima clareza, com o High Speed Exilim. Somente o udio dos filmes no gravado em alta velocidade. Com um toque no boto do obturador possvel capturar 40 quadros por segundo. O modelo possui zoom ptico de 20x, identificao de face, lente de 26 mm grande angular e 9.1 megapixels. Preo: R$ 1.400,00

TRAnSFORmE SuA FOTO A EX-ZR100, compacta da Casio, tem como um de seus diferenciais a funo HDR Art, que permite transformar a foto em arte, dando imagem um aspecto de pintura, por exemplo. A cmera tem como destaque tambm a combinao de CS (disparador contnuo) de alta velocidade e sensor CMOS de alta sensibilidade. A EX-ZR100 tambm grava filmes em cmera lenta em velocidades que ainda no estavam disponveis em modelos compactos. A previso de lanamento no Brasil no final do ms de abril. Preo: R$1.231,20

InOvADORA E ClEAn O modelo Nikon 1 J1 est disponvel nas cores branca, rosa, vermelha, prata e preta e conta com um monitor de LCD de 3 polegadas. Um dos destaques o sensor de formato CX, de 10,1 megapixels e de autofoco de alta velocidade capaz de fotografar 60 quadros por segundo. O mecanismo que comanda o processamento de imagem o Expeed 3, responsvel pela rapidez do equipamento, enquanto o processador dual-core Expeed 3 trabalha para maximizar a capacidade da bateria. Com o software Short Movie Creator, o usurio pode dar vrios efeitos s fotografias. A lente que acompanha a cmera a Nikkor VR 10-30 mm. Preo: R$ 3.499,00

FACIlIDADE PARA InICIAnTES A JX420, da Fujifilm, apresenta novo design em formato slim. O modelo indicado para iniciantes na fotografia e possui o recurso Estabilizao Digital de Imagem, que evita e reduz as imagens tremidas. Traz tambm a tecnologia de Sorriso e Disparo, que acionada quando h um sorriso e a opo de Deteco de Piscada, que alerta quando uma pessoa pisca. O equipamento grava vdeos em HD e possibilita fazer uploads diretos para a web, conectado a um PC. A JX420 tem uma grande angular de 28 mm, zoom ptico de 5x, resoluo de 16 megapixels, zoom digital de 7,2x, LCD de 2,7 polegadas e ISO de at 3200. Preo: R$ 379,00

PARA GRAnDES AvEnTuRAS A Panasonic desenvolveu uma cmera especialmente para os amantes dos esportes radicais, a Lumix TS3. O equipamento resistente gua, choque, poeira e congelamento. Alm disso, ela d a possibilidade ao aventureiro de visualizar suas fotos em 3D, possui GPS embutido, bssola altmetro e barmetro. A TS3 revestida de borracha e resinas reforadas de vidro e carbono no seu interior, o que a torna resistente queda de at 2 metros e a uma profundidade de at 12 metros, possibilitando fotografar debaixo dgua. A Lumix TS3 tem 12.1 megapixels, grava vdeos em Full HD e possui Dolby Digital Creator, que grava udio em alta qualidade. Preo: R$ 1.999,00

26 FOTOmais!

SEMIPROFISSIONAIS

ElEGnCIA COm PRATICIDADE A Canon apresenta o novo modelo semiprofissional da PowerShot, com 14.3 megapixels e sensor CMOS de 1,5 polegada, o maior j usado pela linha, que tem nove vezes mais sensibilidade luz e ajudar a criar imagens com alta qualidade e uma incrvel profundidade, mesmo em ambientes com baixa luminosidade. A G1X incorporou o processador de imagens DIGIC 5, que d maior qualidade na imagem em caso de baixa iluminosidade, operao mais rpida e grande poder de reproduo das cores. O processador tambm permite utilizar o High-Speed Burst HQ2, para que voc tire fotos em grande velocidade com resoluo mxima para capturar imagem em movimento. O ISO vai at 12800, a lente possui zoom ptico de 4x e a a abertura vai de f/2.8 a f/16. A previso de lanamento da G1 X no Brasil neste primeiro semestre. Preo: sob consulta

PARA OS APAIxOnADOS POR lOmO A cmera La Sardina - Beluga o destaque da linha Metal Editions da Lomografy. Toda feita em bronze e cheia de estilo, essa lomo tem seu formato inspirado nas formas de uma lata de sardinha. Ela possui lente grande angular, dois botes para avanar e rebobinar o filme, que facilita a dupla exposio, e tambm o modo bulb, indicada para longa exposio e fotos noturnas. A Beluga vem acompanhada do livro The Caviar Diaries, que narra uma jornada pelos mares europeus na busca pelos principais pontos de produo de caviar, narrada pelo famoso Lomgrafo Wil6ka, com sua cmera lomogrfica. O foco dela fcil de configurar, pois tem apenas duas posies simples, o filme usado padro de 35 mm, a abertura do diafragma fixa em f/8 e a distncia focal da lente de 21 mm. Preo: R$ 429,00

MAnTEnDO AS TRADIES H quem prefira os modelos analgicos por hobby ou simplesmente pela paixo de relevar um filme e se surpreender em cada foto. Para esses fins, o modelo indicado da Nikkon a FM10, que tem compatibilidade com o sistema de lentes Nikkor. Seu sistema de fotometria preciso e verstil, que guia o fotgrafo a tirar excelentes fotos. Ela possui visor embutido de LED e seu flash de mtodo controlado no TTL de Speedlight, foco manual de 35 mm com obturador de plano focal e inclui lente Nikkor 35-70 mm. A FM10 tem modo de exposio manual, com velocidade de obturador de 1 s a 1/ 2000 e o ISO deve ser selecionado manualmente, numa faixa que vai de 25 a 3200. Preo: sob consulta

AlTA vElOCIDADE A Nikon 1 V1 marcada pela modernidade, pela leveza e por ser compacta. Nesse modelo possvel fotografar at 60 quadros por segundo ao toque do boto do obturador, desenvolvido para que o usurio no perca nenhum detalhe da cena. Com essa mesma funo possvel captar uma imagem enquanto se est gravando um vdeo em Full HD. O modo Foto em Movimento permite a juno dessas duas imagens, a fotografada e a gravada, para criar uma fotografia que se move. Esse modelo da Nikon vem com lentes intercambiveis, novo autofoco contnuo que proporciona ao fotgrafo velocidade mxima na captura das imagens e lente Nikkor VR 10-30 mm. Preo: R$ 4.799,00

ClSSICA O modelo M7 da Leica uma cmera profissional analgica de 35 mm, disponvel nas cores prata e preta, com obturador controlado eletronicamente e duas velocidades de obturador controladas mecanicamente. Traz visor grande com compensao automtica de paralaxe. Escolha de ajuste automtico de ISO 25 a 5000 para filmes DX codificados ou ajuste manual de ISO 6 a 6400. Como alternativa ao mtodo manual de ajuste de exposio que, claro, ainda pode ser usado a Leica M7 oferece um conveniente e continuamente varivel modo de prioridade de abertura com uma trava de exposio liberada pelo obturador. Isso permite que voc foque mais facilmente, componha rapidamente e, assim, dedique toda a sua ateno para tirar a fotografia. Preo: sob consulta

FOTOmais! 27

ANALGICAS

GUIA De COMPRAS: ACeSSRIOS

Um leque de opes para voc


Nem s da cmera vive um fotgrafo. Confira outros itens que podem fazer a diferena na hora de fotografar

MOChIlA PRTICA E ACOlChOADA A mochila Deluxe Bag Pack 200EG da Canon toda feita em nylon, o que torna mais durvel, alm de resistente poeira. Suas alas so destacveis e todas as divises so acolchoadas. A Deluxe Bag possui dois compartimentos laterais externos, um frontal externo e dois compartimentos principais, ideal para armazenar cmeras, lentes e demais acessrios de pequeno porte. Preo: R$ 249,99

28 FOTOmais!

MAIS IlumInAO O flash externo para cmeras NEX - HVL-F20S da Sony amplia o alcance da iluminao do flash j incluso na cmera. Ele permite imagens sem sombras da iluminao indireta e possui um difusor embutido, indicado para fotografar imagens amplas ou telefoto. Sua cobertura tem a distncia focal de 50 mm na posio TELE e 24 milmetros na posio STANDARD. No necessita de pilha, a energia fornecida no corpo da cmera. Preo: R$ 599,00

PRATICIDADE E InOvAO O Party-Shot IPT-DS1da Sony transforma sua Cyber-shot no seu fotgrafo particular. Esse novo acessrio capta automaticamente fotografias descontradas, com uma disposio natural de todos os presentes na imagem, inclusive voc. ideal para aqueles momentos em famlia, nos quais sempre algum acaba ficando de fora.Possui compatibilidade com as cmeras Cyber-shot DSC-TX1 e DSC-WX1, reconhece at oito rostos numa mesma composio e pode ser colocado numa mesa ou trip. Preo: R$499,00

FCIl mAnuSEIO A EF 24 mm f/2.8 da Canon uma grande angular, indicada para iniciantes na fotografia ultragrande angular. Essa objetiva extremamente ntida e oferece uma boa correo superior de distoro linear. Sua abertura de f/2.8 torna-a fcil de manusear com cmeras com ISO elevado ou com pouca luminosidade. A lente tem distncia mnima de foco de 25 cm, proporcionando a combinao de um olhar grande angular sem distoro excessiva da perspectiva.Preo: R$ 1.799,99

FIlmE LOmOGRAPhY TunGSTEn ISO 64 Esse o novo filme da linha X-Pro de 35 mm da Lomografy. Com qualidade profissional e ISO 64, um filme color-slide que vai dar uma cara totalmente diferente s suas fotos. Fotografando nas condies corretas, voc ter um efeito de tons azuis e vibrantes em suas imagens. O Tungsten ideal para puxar ou baixar os pontos de luz na hora da revelao. Cada embalagem vem com trs roles de filmes. Preo: R$ 69,00

COlETE 962 DA BAllYhOO Feito 100% em poliamida e de fcil secagem, esse colete possui oito bolsos externos, sendo dois com zperes, ideais para o fotgrafo guardar desde a tampa de sua cmera aos mais variados assessrios, facilitando seu dia a dia. O acabamento feito com zperes YKK especiais e envelhecidos (estilo vintage), todos forrados. Preo: R$ 148,80

FOTOmais! 29

GUIA De COMPRAS: ACeSSRIOS


Para o campo ou estdio O flash Speedlight AF SB-910 da Nikon foi projetado para os formatos FX e DX das cmeras das sries D-SLRs e COOLPIX P7000. Esse flash indicado tanto para uso no campo quanto em estdio, com desempenho de iluminao eficiente para os dois casos. Por meio do verstil i-TTL (intelligent through-the-lens) da Nikon, que controla o flash da cmera, o SB-910 funciona como um speelight independente montada na sapata hot-shoe, unidade remota ou comando sem fio. Esse flash ainda inclui botes iluminados para uso em locais de baixa luminosidade e melhor proteo de corte trmico. Preo: R$ 2.599,00

FlASh PARA lOmO Agora o flash para lomo tambm vendido separadamente, podendo ser usado com os modelos LC-A+, Diana F+ ou qualquer outro que tenha encaixe para trip e adaptadora para sapata de flash. O Fritz The Blitz tambm acompanha as cmeras La Sardina El Capitan e Fischers Fritze. Preo: R$ 169,00

PARA vIAGEnS E PAISAGEnS A lente AF-S Zoom - Nikkor 17-35mm f/2.8D IF-ED da Nikon padro para o fotojornalismo, indicada para viagens e paisagens. O elemento de cristal de Disperso Extrabaixa (ED) desse modelo reduz as aberraes cromticas, proporcionado elemento tico superior, mesmo se utilizada a abertura mxima dessa objetiva. Possui interruptor M/A, que permite ao fotgrafo mudar mais rapidamente entre o foco manual e automtico. Preo: R$ 7.799,00

TEnhA ImAGEnS InCRvEIS A AF DX Fisheye-Nikkor 10.5mm f/2.8G ED da Nikon uma objetiva olho de peixe ultragrande angular de preenchimento de quadro. feita exclusivamente para o formato de DX da Nikon, sendo capaz de produzir imagens com ngulo de viso de 180 graus. A Correo de Faixa Prxima proporciona alto desempenho para imagens mais ntidas ao fotografar em close-up. O diafragma arredondado faz com que os elementos que esto fora de foco paream mais naturais. Preo: R$ 3.499,00

PARA O DIA A DIA A objetiva (lente) AF-S Nikkor 50 mm F/1.8G da Nikon clssica, porm moderna e ideal para fotografias do dia a dia, com situaes de baixa luminosidade. Permite imagens com desfoques de fundo com seu diafragma de sete lminas arredondadas. indicada para cmeras DSLR de formato FX, mas tambm compatvel com os modelos DSLR de formato DX, ambas da Nikon. Preo: R$ 549,00

30 FOTOmais!

Proteo para sua Cyber-shot A LCS-THS uma bolsa para transporte de Cyber-shot, feita de poliuretano com fecho de m e acabamento interno de camura. A Sony a disponibiliza em duas cores: dourada ou branca e com uma ala de mo. A bolsa compatvel com os seguintes modelos da Sony: DSCJ10 e DSC-T110D. Preo: R$119,00

GRAnDE PODER DE IlumInAO O Flash Speedlite 320EX da Canon d aos fotgrafos a possibilidade de um alcance de at cinco metros, com cabea giratria com definies de zoom de 24 e 50 mm e disparo remoto. O Speedlite 320EX tem como caractersticas ser leve e porttil, alm de grande poder de iluminao. O produto da Canon tambm possui luz de vdeo incorporada, flash externo sem fios para flash TTL a distncia, boto de controle remoto e reciclagem rpida e silenciosa. Preo: R$ 1.299,99

PARA vRIOS mOmEnTOS Essa teleobjetiva da Canon, a EF 75-300 mm f/4-5.6 USM, possui zoom de 4x e ideal para fotografar esportes, retratos e vida selvagem. Leve e compacta, seu sistema de foco silencioso USM permite ao fotgrafo uma focagem muito mais rpida que as demais. A teleobjetiva tambm possui ngulo de viso diagonal 32 11 - 8 15 e sistema de zoom tipo giratrio. O tamanho do filtro 58 mm e seu dimetro x comprimento mximo de 71 mm x 122 mm. Preo: R$ 999,99

FOTOS SubAquTICAS A caixa de proteo impermevel para mergulho MPK-WG da Sony Cyber-shot para fotos subaquticas, em profundidade de at 40 metros. Seu design elegante e resistente oferece manuseio e utilizao confortvel mesmo debaixo dgua. Feita com plstico (PC, ABS) e vidro, suporta de 0 a 40C e possui compatibilidade para cmeras digitais Cyber-shot DSC-W570. Preo: R$749,00

APARnCIA nATuRAl A TS-E45 f/2.8 da Canon uma objetiva que possui movimentos de inclinao e desvio. Seu sistema de flutuao e focagem posterior fornece delineao ntida e estvel a partir de 0,4 m at o infinito. A distncia focal de 45 mm permite ao fotgrafo obter uma perspectiva com aparncia natural. Suas caractersticas principais so: ngulo de viso diagonal 51 (sem inclinao ou desvio), dimetro do crculo da imagem 58,6 mm, ajuste do foco manual e sistema de focagem posterior. Sua menor distncia focal de 0,4 m, o tamanho do filtro de 72 mm e seu dimetro x comprimento mximo de 81,0 x 90,1 mm. Preo: R$ 6.599,99

FOTOmais! 31

ARTIGO

Lente em
Saiba como ganhar dinheiro com fotografia
Por Alex Mantesso*

Quanto cobrar?
VOC J FEz CuRSOS de fotografia, aperfeioou sua tcnica, comprou um bom equipamento, mas ainda no sabe muito bem como comear a trabalhar como fotgrafo? Saiba que h vrias opes para os iniciantes. Alm de trabalhar com fotgrafo assistente em estdios, ser freelance em veculos de comunicao ou at montar seu prprio estdio, voc tambm pode pensar em outras reas que vo alm da fotografia, como montagem de lbuns, tratamento de imagens, diagramao e criao de layouts. Isso no significa que voc quem precisa fazer tudo isso, basta ter parceiros profissionais de outras reas e oferecer o trabalho deles, ganhando uma porcentagem em cima. Claro que fundamental conhecer a qualidade do trabalho desses profissionais e negociar valores com eles. Para se lanar no mercado de fotografia, importante ainda saber o que voc gosta de fotografar. Voc pode querer fotografar produtos, por exemplo, por acreditar que h um bom mercado, j que muitas empresas precisam de um site com fotos e de catlogos, mas pode perceber que isso exige uma tcnica e pacincia que talvez voc no tenha, e se saia melhor fotografando pessoas. Ou pode achar que fotografar eventos sociais o melhor caminho, mas perceber que no quer trabalhar quase todo de fim de semana, o que seria inevitvel nesse caso.

Uma dvida comum de muitos fotgrafos iniciantes que trabalham por conta prpria quanto cobrar. Os valores podem variar muito e dependem de diversos fatores, como o tipo de fotografia que voc far, o pblico que vai atender, a regio em que est etc. Pesquise o mercado em que voc quer atuar e cobre dentro dessa faixa. No porque voc est comeando que deve desvalorizar seu trabalho. Seno, depois que tiver uma clientela j acostumada a um valor mais baixo ser difcil aumentar para os preos de mercado. Ainda na questo financeira, principalmente se voc for freelance, fundamental saber separar a vida profissional da vida pessoal. Seu trabalho como fotgrafo precisa cobrir seus custos profissionais (equipamentos, deslocamentos, alimentao durante o horrio de trabalho, manuteno e/ou seguro de cmera, entre outros itens), sendo dissociado do que voc precisa para viver. Como autnomo, lembre-se ainda de pensar no futuro, quando pretender se aposentar, investindo numa previdncia privada. importante tambm desenvolver o marketing de relacionamento com seus clientes, ou seja, entrar em contato aps um trabalho para saber o que eles acharam, saber a data de aniversrio para mandar uma mensagem e conhecer o volume de compras para poder oferecer mais servios, isto , se perceber que um cliente faz um novo catlogo a cada seis meses, programa-se para ligar a cada cinco meses. Ou, ainda, se fizer fotos de uma festa de criana, por exemplo, lembre-se de ligar para os pais no ano seguinte, alguns meses antes da data.

32 FOTOmais!

mpreendedora
PF ou PJ?
Ao comear a trabalhar, provavelmente voc atender seus clientes como pessoa fsica e isso no costuma ser um problema ao atender outras pessoas fsicas tambm. Porm, quando trabalhar mais para empresas, pode ser necessrio tornar-se pessoa jurdica. Confira as formas como voc pode atuar, destacadas pela consultora do Sebrae-SP Sandra Fiorentini: O profissional da rea de fotografia poder atuar como:

EquIPARADO PESSOA JuRDICA


Empreendedor Individual EI, formalizando-se por meio do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), onde ir obter CNPJ e inscrio municipal. Para comear a atuar, o profissional de fotografia dever escolher umas das formas acima mencionadas, e como critrios para sua deciso deve levar em conta quem so seus clientes, pessoas fsicas ou jurdicas, se exigem Nota Fiscal, expectativa de faturamento etc. Se prestar servios somente para pessoas fsicas, poder optar por se constituir como Autnomo e emitir Recibo de Pagamento de Autnomo (RPA), ou como Empreendedor Individual EI, desde que seu faturamento bruto anual no ultrapasse R$ 60.000,00. Caso preste servios para pessoas fsicas e jurdicas, poder optar por se constituir como Empresrio Individual, Sociedade Empresria ou Empreendedor Individual (faturamento bruto anual de at R$ 60.000,00), sendo que nessas trs possibilidades ter CNPJ e poder emitir Nota Fiscal.

Pessoa Fsica
Autnoma, devendo solicitar seu registro na prefeitura de seu municpio, a fim de obter o Cadastro de Contribuinte Mobilirio CCM.

Pessoa Jurdica
Empresrio Individual (no tem scio), com registro na Junta Comercial, Receita Federal (CNPJ) e Prefeitura (servios).

Sociedade Empresria tipo LTDA . (duas ou mais pessoas) Necessrio Registro na Junta Comercial, Receita Federal (CNPJ) e Prefeitura (servios)

*Alex Mantesso fotgrafo e atua h mais de 14 anos em marketing, gerenciamento de produtos, consultoria administrativa e desenvolvimento para web, alm de ministrar cursos de gerenciamento e administrao de estdio para fotgrafos, atualmente no IIF Instituto Internacional de Fotografia, em So Paulo (SP).

FOTOmais! 33

eNSAIO

Cmeras compactas tambm podem render belas fotos, como deste entardecer em Salvador
A composio se encaixa na regra dos teros: a parede e a lmpada ocupam o tero esquerdo da imagem, e a lmpada se encontra num dos pontos de ouro. A grade funciona como uma espcie de diagonal, dando movimento imagem, conduzindo o olho pela foto (do canto superior esquerdo at o canto inferior direito). O fato de ter um formato circular e ter vrias linhas diagonais aumenta ainda mais a noo de movimento, comenta Sylvia Sanches, professora da Escola Panamericana de Arte.

Pr do sol

Autora: Vanessa Prata Data: 27/12/2011 Local: Salvador (BA), ao lado do Elevador Lacerda Cmera: Cyber-shot Sony, 7 megapixels, ISO 200

34 FOTOmais!

e r b o s Tudo a fi a r g foto a r a p l digita s e t n a i inic


SAIBA cOmO eScOLHeR UmA cmeRA FOTOGRFIcA

50 DIcAS pARA meLHORAR SUA TcNIcA, INcLUSIVe cOm cmeRAS cOmpAcTAS

ApReNDA O QUe eNQUADRAmeNTO, cOmpOSIO, FOcO, ABeRTURA DO DIAFRAGmA e mUITO mAIS

w w w. c a s e e d i t o r i a l . c o m . b r

Anda mungkin juga menyukai