Anda di halaman 1dari 28

Caderno de Prova Beab Tipo 007

MINISTRIO DA PREVIDNCIA SOCIAL PROJETO RETA FINAL INSS

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico do Seguro Social

N de Inscrio

N de Caderno

Caderno de Prova Beab Tipo 007

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO 1

N do Documento

00000000000000000 00001-0001-0001

S I M U L A D O 007
INSTRUES
- Verifique se esse caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

- Voc de ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A, B, C, D, E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo:

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso da mquina calculadora. - Voc ter 3 horas para responder todas as questes e preencher a FOLHA DE RESPOSTAS. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos reservados.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007

PROJETO RETA FINAL INSS


(D) os candidatos aprovados em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos e classificados dentro do limite de vagas oferecidas no edital possuem direito subjetivo a nomeao dentro do prazo de validade do concurso. (E) no se abrir novo concurso enquanto houver

Conhecimentos Gerais
Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal e Sistema de Gesto da tica

1. No que concerne as decises das comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, pode-se afirma I. devem ter ampla divulgao, com o nome do servidor infrator, para que sirvam de exemplo e medida educativa. II. devem ser resumidas em ementas, omitindo-se os nomes dos interessados. III. a Comisso de tica no poder se eximir de fundamentar o julgamento da falta de tica do servidor pblico ou do prestador de servios contratado, alegando a falta de previso neste Cdigo, cabendo-lhe recorrer analogia, aos costumes e aos princpios ticos e morais conhecidos em outras profisses; IV. devem ser encaminhadas s demais comisses de tica quando resumidas em ementas. Esto corretos os itens:

candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado.

3. Dilma, com 55anos de idade, ocupava cargo efetivo de Tcnica do Seguro Social e, aps quinze anos de servio pblico, aposentou-se por invalidez permanente. Dois anos aps a aposentadoria, submeteu-se a junta mdica oficial, a qual declarou insubsistentes os motivos da mesma. O instituto que ser aplicado ao caso de Dilma (A) reverso. (B) aposentadoria voluntria. (C) readaptao. (D) reintegrao. (E) aposentadoria compulsria.

(A) apenas I e III. (B) I, II e III. (C) II, III e IV. 4. Acerca das disposies gerais da administrao pblica e (D) nenhum. (E) Todos. aos servidores, incorreto afirmar (A) a remunerao dos servidores pblicos organizados em carreira poder ser fixada por meio de subsdio. (B) a lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios poder estabelecer a relao entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos, obedecido, em qualquer caso, o teto remuneratrio constitucional. (C) o membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados preferencialmente por subsdio fixado em parcela nica. (D) a fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar, dentre outros, os requisitos para a investidura. (E) a Unio, os Estados e o Distrito Federal mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo-se a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados.

Noes de Direito Constitucional

Normas Aplicveis aos Servidores Pblicos Federais


2. De acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 e a lei 8.112/90 que condicionam a investidura em cargo ou emprego pblico prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para os cargos em comisso, incorreto afirmar (A) a nomeao para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos a ordem de classificao e o prazo de sua validade. (B) os candidatos aprovados em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos devem comprovar a habilitao exigida no edital no momento de sua nomeao. (C) o prazo de validade dos concursos pblicos poder ser de at dois anos prorrogveis uma nica vez pelo mesmo prazo, iniciando-se a partir de sua homologao.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


5. Conforme o rol dos direitos fundamentais previstos na Constituio de 1988, assinale a alternativa que corresponde a uma afirmao verdadeira (A) o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais. (B) as entidades associativas tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, independentemente de expressa autorizao. (C) o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, ou seja, apenas quando a condenao fizer com que algum fique preso alm do tempo fixado na sentena. (D) o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico, organizao sindical, entidade de classe ou associao, exigindo-se de todos estes que estejam legalmente constitudos e em funcionamento h pelo menos um ano. (E) a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo, durante o dia em caso de flagrante delito, ou desastre, ou para prestar socorro, ou, em qualquer caso, por determinao judicial.

PROJETO RETA FINAL INSS


Noes de Direito Administrativo 7. Acerca das modalidades de extino administrativos, assinale a opo correta. dos atos

(A) a cassao configura modalidade de extino em que a retirada decorre de razes de oportunidade e de convenincia. (B) a caducidade configura modalidade de extino em que ocorre a retirada por ter sobrevindo norma jurdica que tornou inadmissvel situao antes permitida pelo direito e outorgada pelo ato precedente. (C) a revogao configura modalidade de extino cuja retirada ocorre por motivos de convenincia, oportunidade e ilegalidade. (D) a renncia modalidade de extino por meio da qual so extintos os efeitos do ato por motivos de interesse pblico. (E) a anulao sempre se d em carter ex nunc e respeita os efeitos produzidos durante a vigncia do ato .

6. Com relao aos direitos sociais e dos trabalhadores garantidos pela Constituio, I. so direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo infncia, a assistncia aos desamparados, na forma da Constituio. II. o direito moradia envolve no s a faculdade de ocupar uma habitao, mas tambm a habitao de dimenses adequadas, em condies de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar. III. os diversos direitos garantidos pela constituio aos trabalhadores so elencados de forma exemplificativa. IV. os diversos direitos garantidos pela Constituio aos trabalhadores so elencados de forma taxativa. V. a Constituio no conferiu uma garantia absoluta do emprego. Assinale a opo verdadeira. (A) I, III e V esto corretas. (B) I e IV esto incorretas. (C) I, IV e V esto incorretas. (D) I, II, III e V esto corretas. (E) I, II e IV esto incorretas.

8. Tendo o texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta acerca dos princpios da administrao. (A) o princpio da indisponibilidade objetiva a igualdade de tratamento que a administrao deve dispensar aos administrados que se encontrem em idntica situao jurdica. (B) o princpio da continuidade do servio pblico tem carter absoluto, o que permite a administrao, em qualquer hiptese, utilizar os equipamentos e instalaes de empresa que com ela contrate, para assegurar a continuidade do servio. (C) o ncleo do princpio da publicidade a procura da economicidade e da produtividade, o que exige a reduo dos desperdcios do dinheiro pblico, bem como impe a execuo dos servios com presteza e rendimento funcional. (D) o princpio da supremacia do interesse pblico tem como objetivo impor ao administrador pblico no dispensar os preceitos ticos que devem estar presentes em sua conduta, pois alm de verificar os critrios de convenincia e oportunidade, deve distinguir o que honesto do que desonesto. (E) pelo princpio da autotutela, a administrao pblica controla seus prprios atos, com a possibilidade de

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de provocao ao Poder Judicirio.

PROJETO RETA FINAL INSS


(D) os enunciados de smula vinculante s vinculam o Poder Judicirio, com exceo do STF, e a administrao direta, no abarcando as autarquias. (E) o INSS deve seguir o entendimento firmado na smula vinculante e adequar suas futuras decises ao enunciado da mesma.

9. Com relao ao tema da improbidade administrativa, analise as afirmativas a seguir. I. a ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. II. conforme a jurisprudncia prevalecente do STF, os agentes polticos no se submetem ao regime da lei de improbidade administrativa (Lei n. 8.429/92), sendo-lhes aplicvel o regime de responsabilizao jurdicoadministrativa especial. III. segundo a jurisprudncia prevalecente do STJ, as penas cominadas no art. 12 da Lei 8.429/92 devem ser aplicadas cumulativamente ao responsvel pelo ato de improbidade administrativa. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Lngua Portuguesa

11. Com referncia s estruturas lingsticas, s idias e aos modos e tipos textuais, assinale a opo correta com relao ao texto. (A) O perodo Para se fazer uma revista de divulgao cientfica hoje, trs diretrizes devem ser observadas (L.1-2) topicaliza o contedo do primeiro pargrafo. (B) Aps cada uma das expresses A primeira (L.2), A segunda (L.3) e A terceira (L.4), est implcita a expresso revista cientfica. (C) O emprego dos verbos na primeira pessoa do plural queremos (L.2) e temos (L.3) indicativo de que o texto se caracteriza pelo tratamento pessoal, subjetivo, do assunto. (D) No trecho os conhecimentos que podemos oferecer educao so elementos que contribuem para formar a opinio (L.9-11), o emprego do sinal indicativo de crase facultativo. (E) A opo pelo tempo verbal no presente mostra que o texto narrativo-descritivo.

O INSS, em processo administrativo, concluiu, com base em entendimento antigo e recorrente na autarquia, que a servidora pblica Dilma deveria ressarcir determinada quantia aos cofres pblicos. A referida servidora recorreu e, quando ainda pendente o julgamento do recurso administrativo, o INSS tomou cincia de deciso do STF proferida em sede de reclamao, na qual se consagrava o entendimento de que o servidor, em casos anlogos ao de Dilma, no tem o dever de ressarcir a quantia. Nessa deciso, o STF entendeu ter sido violado enunciado de smula vinculante. 10. Com referncia a essa situao hipottica e com enfoque nos reflexos da smula vinculante no processo administrativo, assinale a opo correta. (A) se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, no caber autoridade prolatora da deciso impugnada explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade. (B) ao julgar o processo administrativo, a autoridade pode proferir deciso sem abordar a questo relativa smula caso entenda que esta no seja aplicvel espcie. (C) a autoridade responsvel pelo julgamento do processo administrativo no se sujeita responsabilizao pessoal caso no ajuste a deciso administrativa reiteradamente aplicada ao comando da smula.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


13. No texto, verifica-se (A) a exposio de fatos. (B) a descrio de cenrios.

PROJETO RETA FINAL INSS

(C) a exposio de conceitos. (D) a instruo de procedimentos. (E) o dilogo entre interlocutores.

Pensador consequente, a Mateus no importavam as questes secundrias; interessavam-lhe os valores essenciais da conduta humana. 12. Em relao ao texto acima, assinale a opo incorreta. (A) A expresso "o Bear Stearns" (L.2) est entre vrgulas por ser um aposto. (B) A expresso "cenrios menos otimistas" (L.4) indica que as perspectivas financeiras so negativas. (C) A palavra "sade" (L.7) est sendo empregada em sentido figurado. (D) Em "a aumentar" (L.8), o emprego da preposio "a" deve-se regncia da palavra "desconfiana" (L.7). (E) Segundo o texto, a economia norte-americana a maior do planeta. 14. O sentido da orao acima permanecer inalterado caso ela seja introduzida por: (A) Conquanto fosse. (B) Muito embora sendo. (C) Ainda quando fosse. (D) Porquanto fosse. (E) No obstante ser.

Houve promessas de que o crescimento do PIB seria importante para reduzir a pobreza. As desigualdades econmicas se mantm. A cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres.

15. As frases acima articulam-se em um nico perodo com correo, clareza e lgica, em: (A) Houve promessas para que o crescimento do PIB seria importante em reduzir a pobreza, como as desigualdades econmicas que se mantm, sendo que a cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres. (B) As desigualdades econmicas se mantm a cada US$ 160 produzidos no mundo, onde s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres, sem dvida que as promessas do crescimento do PIB seriam importantes para reduzir a pobreza. (C) A cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres, com as promessas em que o crescimento do PIB seria importante para reduzir a pobreza, cujas desigualdades econmicas se mantm. (D) Apesar das promessas de que o crescimento do PIB seria importante para reduzir a pobreza, as desigualdades econmicas se mantm, tendo em vista

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


que a cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam efetivamente aos mais pobres. (E) As desigualdades econmicas se mantm, por que em cada US$ 160 produzidos no mundo, s US$ 0,60 chegam com efeito aos mais pobres, diante das promessas de que o crescimento do PIB seria importante para reduzir a pobreza. (E) III.

PROJETO RETA FINAL INSS

18. Com o objetivo de levar seus alunos a resolverem


situaes-problemas que envolvem diferentes representaes de nmeros racionais, bem como o conceito de porcentagem, um professor pediu a eles que descobrissem qual foi o aumento percentual do preo de um cachorro-quente, quando passou de R$ 2,50 para R$ 3,50. Os alunos que resolveram corretamente o problema encontraram como resposta (A) 10% (B) 25%

16. Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo. Assinale a opo em que no foram inseridos erros gramaticais e o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta. (A) Os consumidores pagam juros maiores porque obtm crdito com prazos maiores e prestaes menores. Alguns fatos recentes esto contribuindo para um aumento da demanda, assim como, das presses inflacionrias. (B) A economia brasileira vive um processo de aquecimento que as ltimas modificaes da conjuntura esto agravando. O aquecimento tem sua origem no inchao cada vez maior da demanda domstica, que at agora no foi afetada pelo aumento da taxa Selic. (C) poltica de "bondades" do governo, em vigor nos ltimos meses, veio se acrescentar do Legislativo, que se aproveita do perodo eleitoral para propor medidas mais condescendentes. Isso aumenta perigosamente o poder aquisitivo da populao. (D) Chegamos, agora, a uma situao de quase pleno emprego, em que os salrios no so mais determinados pela qualificao da mo de obra, mas pela dificuldade de contratar os trabalhadores necessrios. O resultado um aumento salarial duradouro, cujo peso na formao de preos. (E) claro que a indstria tem dificuldades em acompanhar o ritmo de crescimento da demanda domstica, recorrendo para isso importaes, que nem sempre tm preos menores do que os apresentados pela produo nacional.

(C) 40% (D) 45% (E) 60%

19. Numa sala de 30 alunos, 17 foram aprovados em matemtica, 10 em historia, 9 em desenho, 7 em matemtica e em historia, 5 em matemtica e desenho, 3 em historia e desenho e 2 em matemtica, historia e desenho. Sejam: - v o numero de aprovados em pelos menos uma das trs disciplinas; - w o numero de aprovados em pelo menos duas das trs disciplinas; - x o numero de aprovados em uma e uma s das trs disciplinas; - y o numero de aprovados em duas e somente duas das trs disciplinas; - z o numero dos que no foram aprovados em qualquer uma das trs disciplinas. Os valores de v, w, x, y e z so respectivamente: (A) 30, 17, 9, 7, 2 (B) 30, 12, 23, 3, 2

Raciocnio Lgico
17. Considere as afirmaes abaixo:

(C) 23, 12, 11, 9, 7 (D) 23, 11, 12, 9, 7 (E) 23, 11, 9, 7, 2

I. O numero de linhas de uma tabela-verdade sempre um numero par. II. A proposio (10 < 10) (8 3 = 6) falsa. III. Se p e q so proposies, ento a proposio (pq) v (~q) uma tautologia. verdade o que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I e III. (C) I. (D) II. (A) A tecnologia WWWD (world wide web duo) substituir a WWW, acrescentando realidade virtual e acesso ultrarrpido. (B) HTTPS um protocolo que permite fazer upload de arquivos, para serem disponibilizados na Internet.

Noes de Informtica
20. Assinale a opo correta com relao a conceitos de Internet.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


(C) Para se disponibilizar arquivo de dados na Internet, necessrio comprimir os dados por meio do aplicativo ZIP. (D) O MP3 utiliza uma tcnica de compresso de udio em que a perda de qualidade do som no , normalmente, de fcil percepo pelo ouvido humano. (E) Para se transferir um texto anexado a um e-mail, devese utilizar aplicativo PDF.

PROJETO RETA FINAL INSS


(D) participao da populao na formulao e controle das aes em todos os nveis. (E) atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas.

23. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria. Nesta situao, o Regime Geral de Previdncia Social garante a cobertura de todas as seguintes situaes I. cobertura de eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada. II. proteo maternidade, especialmente gestante.

Conhecimentos Especficos
21. De acordo com os ditames do Decreto n. 3.048/99 I. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo sade e previdncia. II. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. III. A assistncia social a poltica social que prov o atendimento das necessidades bsicas, traduzidas em proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice e pessoa portadora de deficincia, independentemente de contribuio seguridade social. Marque a(s) incorreta(s) (A) I, apenas. (B) II e III. (C) II, apenas. (D) I e III. (E) todas esto incorretas.

III. proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio. IV. salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda. V. penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes. Marque a(s) incorreta(s) (A) III e IV, apenas. (B) I e V, apenas. (C) III, apenas. (D) II, III, IV e V, apenas. (E) todas esto incorretas.

24. O bolsista e o estagirio que prestam servios a empresa, o em desacordo com a Lei n 11.788, de 25 de setembro de 2008, sero considerados segurados obrigatrios da previdncia social, na qualidade de (A) trabalhador avulso. (B) empregado. (C) contribuinte individual.

22. As atividades de sade so de relevncia pblica, e sua organizao obedecer aos seguintes princpios e diretrizes, salvo (A) acesso universal e igualitrio. (B) provimento das aes e servios mediante rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema nico. (C) descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo.

(D) segurado especial. (E) facultativo.

25. Acerca da evoluo legislativa da Previdncia Social no Brasil, considere I. As santas casas da misericrdia foram as primeiras entidades a atuarem na seguridade social, prestando servios no ramo da assistncia social.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


II. A Lei 3.724/1919 instituiu o seguro obrigatrio de acidente de trabalho e uma indenizao a ser paga aos acidentados por seus empregadores. III. A Lei n. 8.212/91 instituiu a Lei Orgnica da Assistncia Social-LOAS. IV. A Constituio de 1988 reuniu as atividades de seguridade social do pas: sade, previdncia social e assistncia social. Marque a(s) incorreta(s) (A) III e IV, apenas. (B) I e V, apenas. (C) III, apenas. (D) II, III, IV e V, apenas. (E) todas esto incorretas.

PROJETO RETA FINAL INSS


IV. planejar, executar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimento das contribuies sociais (as das empresas, dos empregadores domsticos e dos trabalhadores incidentes sobre seus salrios-decontribuio) e das contribuies a ttulo de substituio. Marque a(s) incorreta(s) (A) I apenas. (B) somente I e III. (C) I, II e III. (D) todas esto incorretas. (E) IV apenas.

28. Considerando o amplo alcance conferido pela constante utilizao no Sistema nico de Sade, aplica-se na prestao de benefcios e servios com maior expresso na rea de sade, o princpio (A) da universalidade da cobertura e do atendimento. (B) da equidade na forma de participao de custeio.

26.

A responsabilidade pela arrecadao, fiscalizao, lanamento e normatizao de receitas previdencirias de competncia (A) do Ministrio da Previdncia Social MPS.

(C) da diversidade da base de financiamento. (B) da Secretaria da Receita Previdenciria SRP. (D) da irredutibilidade do valor dos benefcios. (C) do Instituto Nacional do Seguro Social INSS. (E) da distributividade e seletividade. (D) do Ministrio da Fazenda MF. (E) da Secretaria da Receita Federal SRF. 29. No que tange s competncias, alm das estabelecidas na legislao que lhe aplicvel, cabe ao INSS I. emitir certido relativa a tempo de contribuio. II. garantir a cobertura de seguro-desemprego. I. somente planejar e executar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimento das contribuies sociais (as das empresas, dos empregadores domsticos e dos trabalhadores incidentes sobre seus salrios-decontribuio). II. planejar, executar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana, ficando o recolhimento das contribuies sociais sob a responsabilidade do INSS. III. planejar, executar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimento das contribuies sociais (as das empresas, dos empregadores domsticos e dos trabalhadores incidentes sobre seus salrios-decontribuio), apenas. III. gerir o Fundo do Regime Geral de Previdncia Social. IV. gerir o Fundo do Regime Prprio de Previdncia Social. V. calcular o montante das contribuies e emitir o correspondente documento de arrecadao, com vistas no atendimento conclusivo para concesso ou reviso de benefcio requerido. Marque as corretas (A) somente I, III e V. (B) apenas III, IV e V. (C) todas esto corretas. (D) apenas I e III.

27.

Com o advindo da Lei n. 11.457/2007, cabe Secretaria da Receita Federal do Brasil

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


(E) I e IV esto corretas.

PROJETO RETA FINAL INSS


Nesta situao, sob o aspecto previdencirio, quanto ao exerccio da atividade pblica, o Conselheiro Tutelar quando no remunerado poder ser segurado ao Regime Geral de Previdncia Social na qualidade de (A) contribuinte individual. (B) empregado. (C) trabalhador avulso. (D) facultativo. (E) segurado especial.

30. Adalberto ocupou por muito tempo o cargo de gerente de uma indstria (montadora) de carros no ABC paulista. Recentemente, conquistou o posto de scio na referida indstria. Diante da nova situao de Adalberto, que agora se enquadra na sociedade de capital e indstria, segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social na condio de (A) empregado domstico. (B) trabalhador avulso. (C) segurado especial. (D) contribuinte individual. (E) empregado.

33. O Conselheiro Tutelar ser segurado facultativo junto ao Regime Geral de Previdncia Social quando no remunerado. Por outro lado, quando for remunerado, enquadra-se como (A) trabalhador avulso.

31. Perodo de carncia o tempo mnimo de contribuio que o trabalhador precisa comprovar para ter direito a um benefcio previdencirio. Nesta situao, considere I. Para o(a) empregado(a) domstico(a), o contribuinte individual e o facultativo a primeira contribuio a ser contada deve ter o seu pagamento efetuado dentro do prazo legal de vencimento II. Para o Segurado(a) Especial/Trabalhador(a) Rural, ser exigida a comprovao de exerccio de atividade rural por tempo igual ao nmero de meses de contribuio correspondentes carncia do benefcio pretendido. III. O tempo de recebimento de auxlio-doena ou de aposentadoria por invalidez, intercalado com perodo de atividade no computado para efeito de carncia e somente para tempo de contribuio. IV. O tempo de servio como trabalhador rural, anterior a 24/07/91, no computado para efeito de carncia. Marque as corretas (A) somente I, II e V. (B) apenas III, IV e V. (C) todas esto corretas.

(B) segurado especial. (C) empregado. (D) empregado domstico. (E) contribuinte individual.

34. Uma empresa de publicidade abriu vaga de estgio remunerado. O vnculo do estagirio com a empresa obedecer ao que dispe a Lei n. 11.788/2008, que disciplina os estgios de estudantes de estabelecimento de ensino superior e profissionalizante do ensino mdio. Nessa situao, o estagirio, caso queira (A) poder filiar-se ao RGPS na qualidade de segurado obrigatrio. (B) poder filiar-se ao RPPS na qualidade de segurado facultativo. (C) poder filiar-se ao RGPS na qualidade de segurado obrigatrio. (D) poder filiar-se ao RGPS na qualidade de segurado facultativo. (E) poder filiar-se ao Regime de Previdncia Complementar na qualidade de segurado obrigatrio.

(D) apenas I e III. (E) nenhuma correta.

32. No que diz respeito ao ECA (Lei n. 8.069/90), o Conselho Tutelar rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, composto de 5 membros escolhidos pela comunidade de cada municpio.

35. Jos, durante o cumprimento de pena restritiva de liberdade, estava filiado ao Rebeca ao regime geral de previdncia social, perodo em que contribuiu regularmente. Em razo do trmino de sua pena, que ocorreu h dez meses, recebeu livramento e desde ento parou de efetuar recolhimento. Nesta situao, correto afirmar

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


(A) No deixou de ser segurado, uma vez que independente de contribuies, a condio de segurado permanece por at dez meses, no caso de segurado retido ou recluso. No deixou de ser segurado, uma vez que independente de contribuies, a condio de segurado permanece por at doze meses aps o livramento no caso de segurado retido ou recluso. No deixou de ser segurado, uma vez que independente de contribuies, a condio de segurado permanece por at quatorze meses aps o livramento no caso de segurado retido ou recluso. No deixou de ser segurado, uma vez que independente de contribuies, a condio de segurado permanece por at dezesseis meses aps o livramento no caso de segurado retido ou recluso. No deixou de ser segurado, uma vez que independente de contribuies, a condio de segurado permanece por at vinte meses aps o livramento no caso de segurado retido ou recluso.

PROJETO RETA FINAL INSS


(C) at 3 (trs) meses aps o licenciamento. (D) at 4 (quatro) meses aps o licenciamento. (E) at 5 (cinco) meses aps o licenciamento.

(B)

(C)

38. Recentemente a conceituao dos dependentes dos segurados da previdncia social sofreu significativas modificaes introduzidas pela Lei n. 12.470/2011. Neste caso I. ampliou as possibilidades de concesso de benefcios para filhos e irmos aps 21 anos, para incluir, alm dos invlidos, aqueles que tenham deficincia intelectual ou mental que os torne absolutamente ou relativamente incapazes. II. antes da mudana, frequentemente, os filhos ou irmos maiores de 21 anos com deficincia mental no conseguiam o benefcio, uma vez que por tratar-se de critrio subjetivo a percia mdica entendia que, em tese, havia capacidade para o trabalho. Hodiernamente, encontra-se amparado expressamente em lei o direito. III. as hipteses de dependncia tanto dos filhos quanto dos irmos, invlidos ou deficientes intelectual ou mental que os torne absolutamente ou relativamente incapazes, prescindem de declarao judicial. Marque as corretas (A) somente I, II e V. (B) apenas III, IV e V. (C) todas esto corretas.

(D)

(E)

36. Pela regra, a Lei assegura ao trabalhador segurado que sofreu acidente de trabalho, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa por certo perodo. Nesta situao I. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mnimo de 12 (doze) meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa. II. A referida manuteno se dar aps a cessao do auxlio-doena acidentrio. III. Para fazer jus manuteno do seu contrato, o trabalhador precisa estar percebendo auxlio-acidente. Marque a(s) incorreta(s) (A) somente I.

(D) apenas I e III. (E) I e IV esto corretas.

39. Acerca da Previdncia Social, considere (B) III, apenas. I. (C) todas esto incorretas. (D) apenas I e III. (E) I e II esto incorretas. Para fins de clculo do salrio de contribuio do segurado empregado, no se admite fracionamento, razo pela qual, quando a admisso, a dispensa, o afastamento ou a falta do segurado empregado ocorrer no curso do ms, o salrio-de- contribuio ser calculado considerando-se o nmero total de dias do ms.

37. Miguel era trabalhador segurado no RGPS quando, tendo atingido a idade para prestar servio obrigatrio militar, foi incorporado s Foras Armadas. Nesta hiptese, ter direito de continuar como segurado da previdncia social (A) at 1 (um) ms aps o licenciamento. (B) at 2 (dois) meses aps o licenciamento.

II. A Previdncia Social compreende apenas o denominado Regime Geral de Previdncia Social. III. O Regime Geral de Previdncia Social concede as seguintes prestaes aos segurados e dependentes: aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuio e especial), auxlio-doena, salrio-famlia, salrio-maternidade, auxlio-acidente e reabilitao profissional.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


Marque a(s) incorreta(s) (A) I, apenas. Marque a(s) incorreta(s) (B) II e III. (A) I e II. (C) todas esto incorretas. (B) II e III. (D) somente a II. (C) todas esto incorretas. (E) I e II, apenas. (D) somente a II. 40. Quanto ao custeio da Previdncia Social, considere I. Quanto ao financiamento da seguridade social, de acordo com o estabelecido na CF/88 e na legislao do respectivo custeio, as contribuies sociais criadas podem ser exigidas segundo o princpio da anterioridade. II. O direito da seguridade social de apurar e constituir seus crditos extingue-se aps dez anos contados do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o crdito poderia ter sido constitudo. III. Nas aes trabalhistas de que resultar o pagamento de direitos sujeitos incidncia de contribuio previdenciria, as sentenas judiciais ou os acordos homologados em que no figurarem, discriminadamente, as parcelas legais relativas s contribuies sociais s podero ser exigidas em nova ao judicial autnoma a ser ajuizada pela fazenda nacional. (E) III, apenas.

PROJETO RETA FINAL INSS


contribuio do segurado empregado e do trabalhador avulso a seu servio.

42. Quanto s contribuies Previdncia Social, o proprietrio de determinada empresa diante de limitaes financeiras optou pelo no repasse previdncia, apesar de descontar os recursos relativos s contribuies arrecadadas de seus empregados. Nessa situao (A) comprovadas as dificuldades insuperveis que motivaram a conduta do empresrio, suspensa a pretenso punitiva do Estado, durante o perodo em que a pessoa jurdica relacionada com o agente do aludido crime estiver includa no regime de parcelamento. comprovadas motivaram a consequncia, o havido ilicitude, Previdncia. as dificuldades insuperveis que conduta do empresrio e, em estado de necessidade, apesar de ter no responder por crime contra a

(B)

Marque a(s) incorreta(s) (A) I e II. (B) II, apenas. (C) somente a I (D) II e III somente. (E) todas esto incorretas.

(C)

embora sejam comprovadas as dificuldades insuperveis que motivaram a conduta do empresrio, responder por crime contra a Previdncia. comprovadas as dificuldades insuperveis que motivaram a conduta do empresrio, exclui-se sua culpabilidade no curso da persecuo penal.

(D)

(E) comprovadas as dificuldades, responder por crimes contra a Previdncia e contra a Ordem Social.

41. Analise as assertivas I. A seguridade social financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios e de contribuies sociais. II. vedado o parcelamento das contribuies previdencirias descontadas dos empregados e no repassadas previdncia social. III. A pessoa jurdica de direito privado beneficente de assistncia social que atenda aos requisitos legais e seja beneficiada pela iseno das contribuies previdencirias fica desobrigada de arrecadar e recolher a

43. No que se refere responsabilidade decorrente do descumprimento da obrigao principal do contribuinte I. Nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoas.

II. So solidariamente obrigadas as pessoas que tenham interesse comum na situao que constitua o fato gerador da obrigao principal e as pessoas expressamente designadas por lei.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


III. A solidariedade quanto responsabilidade decorrente do descumprimento da obrigao principal do contribuinte obedecer ao benefcio de ordem.

PROJETO RETA FINAL INSS


confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. (B) Para o crime de "Insero de dados falsos em sistema de informaes" a pena ser de recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (C) O crime de "Sonegao de contribuio previdenciria" se configura pelo ato de suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio. (D) No crime de Modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes, facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes. (E) Incorrer nas mesmas penas previstas para o crime de Apropriao Indbita Previdenciria, quem deixar de recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico.

Marque a(s) correta(s) (A) II e III, apenas. (B) II, somente. (C) todas esto corretas. (D) nenhuma est correta. (E) I e II, apenas.

44. Acerca dos Segurados da Previdncia Social, considere I. Aquele que exerce, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdncia Social - RGPS ter que optar por uma filiao. II. O exerccio de atividade remunerada sujeita a filiao obrigatria ao Regime Geral de Previdncia Social. III. O dirigente sindical mantm, durante o exerccio do mandato, o mesmo enquadramento no Regime Geral de Previdncia Social de antes da investidura no cargo. IV. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, V. Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o regime geral de previdncia social. Marque a(s) correta(s) (A) II, III, IV e V. (B) somente a I. (C) I, II e III, apenas. (D) somente a III. (E) todas esto corretas

46. A gratificao de Natal, ou subsdio de Natal, popularmente o conhecida como dcimo terceiro salrio (13 salrio), uma gratificao instituda a ser paga aos aposentados e pensionistas e ser calculada segundo (A) o valor dos proventos do ms de dezembro de cada ano. (B) o valor de 1/12 da soma dos valores dos proventos recebidos durante todo o ano. (C) a dcima segunda parte da soma composta dos vencimentos recebidos durante o ano. (D) a mdia aritmtica simples dos valores da remunerao recebidos durante o ano (E) a mdia aritmtica simples dos valores dos proventos recebidos durante o ano (B) o detentor de mandato eletivo.

47. Jair trabalhava como empregado de uma empresa de telecomunicaes, perodo em que manteve suas contribuies junto Previdncia em dia. Posteriormente, veio a ficar desempregado por 9 meses. Recentemente, conseguiu novo emprego em uma loja de convenincia, mas ficou impossibilitado de receber o salrio-famlia, segundo lhe informou seu empregador, em razo de ter perdida a qualidade de segurado, considerando que para fazer jus ao benefcio, precisar cumprir a carncia de 12 contribuies. Nessa situao, correto afirmar I. para cmputo do perodo de carncia, sero consideradas as contribuies referentes ao perodo a partir da data da filiao ao Regime Geral de Previdncia Social, no caso dos segurados empregados. II. no h que se falar em carncia, visto que o benefcio salrio-famlia no o exige.

45. Quanto aos crimes contra a Previdncia, incorreto afirmar (A) Na Apropriao Indbita Previdenciria, extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara,

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


III. o perodo de carncia para percebimento do salrio famlia de 10 contribuies. Marque a(s) incorreta(s) (A) I e II. (B) I, apenas. (C) todas esto incorretas. (D) III somente. (E) nenhuma incorreta.

PROJETO RETA FINAL INSS


(A) O exerccio de atividade remunerada sujeita a filiao obrigatria ao Regime Geral de Previdncia Social. (B) O magistrado da Justia Eleitoral mantm o mesmo enquadramento no Regime Geral de Previdncia Social de antes da investidura no cargo. (C) O dirigente sindical mantm, durante o exerccio do mandato, o mesmo enquadramento no Regime Geral de Previdncia Social de antes da investidura no cargo. (D) Considera-se pescador artesanal aquele que, individualmente ou em regime de economia familiar, faz da pesca sua profisso habitual ou meio principal de vida, que no utilize embarcao.

48. Ana descobriu que est grvida de 4 meses, tendo sido dispensada a apenas 1 ms pela empresa em que trabalhava h 2 anos. No que diz respeito ao salrio-maternidade I. Ana no ter direito ao salrio-maternidade, devido sua condio de desempregada. II. Ana ter direito ao salrio-maternidade, mesmo na condio de desempregada, em razo de encontrar-se no perodo de graa. III. o benefcio ser pago diretamente pela previdncia social. IV. o benefcio ser pago pela empresa em que Ana tinha vnculo antes de ficar desempregada. Marque a(s) alternativa(s) correta(s) (A) I apenas. (B) II e IV. (C) II e III. (D) todas esto corretas. (E) somente a III.

(E) Descaracteriza a condio de segurado especial a explorao da atividade turstica da propriedade rural, inclusive com hospedagem, por at cento e vinte dias ao ano.

51. Salvo no caso de direito adquirido, no permitido o recebimento conjunto de alguns benefcios da previdncia social, inclusive quando decorrentes de acidente do trabalho. Nesta situao, facultado ao dependente optar pela penso mais vantajosa nos seguintes casos I. aposentadoria com auxlio-doena. II. auxlio-acidente com qualquer aposentadoria. III. mais de uma penso deixada por companheiro ou companheira. IV. mais de uma penso deixada por cnjuge. V. auxlio-acidente com qualquer aposentadoria. Marque a(s) correta(s) (A) III e IV. (B) III, apenas. (C) somente I e II.

49. Edna presta servio de natureza contnua, mediante remunerao, a pessoa ou famlia, no mbito residencial dessas, em atividades sem fins lucrativos. Nesta situao, sob o aspecto previdencirio, considerada (A) trabalhador avulso. (B) contribuinte individual. (C) segurado especial. (D) empregado domstico. (E) facultativo.

(D) V, apenas. (E) todas esto incorretas.

52. Quanto ao salrio-de-benefcio I. para os benefcios de aposentadoria por idade e aposentadoria por tempo de contribuio, consiste na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-decontribuio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio. II. para os benefcios de aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial, auxlio-doena e auxlio-acidente, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-

50. No que se refere aos segurados da Previdncia correto afirmar, salvo

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


contribuio correspondentes a sessenta por cento de todo o perodo contributivo. III. o valor do salrio-de-benefcio no ser inferior ao de um salrio mnimo, nem superior ao do limite mximo do salrio-de-contribuio na data de incio do benefcio. Marque a(s) incorreta(s) (A) I e II. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) nenhuma incorreta. (E) I, II e III.

PROJETO RETA FINAL INSS


54. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ser devida ao segurado nas seguintes condies I. que estiver ou no em gozo de auxlio-doena. II. que for considerado incapaz. III. que for considerado insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. IV. ser-lhe- paga enquanto permanecer nesta condio. V. a concesso depender da verificao da condio de incapacidade mediante exame mdico-pericial a cargo da Previdncia Social, ocasio em que o beneficirio no poder se fazer acompanhar de ningum, devendo comparecer sozinho. Marque a(s) correta(s) (A) I, II, III e IV. (B) III, apenas. (C) todas esto corretas. (D) II, apenas. (E) somente I.

53. No que se refere ao valor dos benefcios prestados pela Previdncia Social I. o valor dos benefcios em manuteno ser reajustado, semestralmente, na mesma data do reajuste do salrio mnimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de incio ou do ltimo reajustamento, com base no ndice Nacional de Preos ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. II. nenhum benefcio reajustado poder exceder o limite mximo do salrio-de-benefcio na data do reajustamento, respeitados os direitos adquiridos. III. os benefcios com renda mensal superior a um salrio mnimo sero pagos do primeiro ao quinto dia til do ms subseqente ao de sua competncia, observada a distribuio proporcional do nmero de beneficirios por dia de pagamento. IV. os benefcios com renda mensal no valor de at um salrio mnimo sero pagos no perodo compreendido entre o quinto dia til que anteceder o final do ms de sua competncia e o quinto dia til do ms subseqente, observada a distribuio proporcional dos beneficirios por dia de pagamento. V. a perda da funo pblica. Marque a(s) incorreta(s) (A) I, II e V. (B) III, IV e V. (C) todas esto incorretas. (D) I, apenas. (E) I e V esto incorretas.

55. Quanto ao valor da aposentadoria por invalidez, considere I. a aposentadoria por invalidez, inclusive a decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a 100% (cem por cento) do salrio-debenefcio. II. quando o acidentado do trabalho estiver em gozo de auxlio-doena, o valor da aposentadoria por invalidez ser igual ao do auxlio-doena se este, por fora de reajustamento, for superior a 100%. III. o valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de 20% (vinte por cento).

Marque a(s) incorreta(s) (A) I, apenas. (B) II e III. (C) todas esto incorretas. (D) II somente. (E) apenas III.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


56. Considerando que a gesto das aes na rea de assistncia social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema nico de Assistncia Social. Nesta situao I. O Suas integrado pelos entes federativos, pelos respectivos conselhos de assistncia social e pelas entidades e organizaes de assistncia social abrangidas por esta Lei. II. As aes ofertadas no mbito do Suas tm por objetivo a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice e, como base de organizao, o territrio. III. A vinculao ao Suas o reconhecimento pelo Ministrio da Previdncia Social que a entidade de assistncia social integra a rede socioassistencial. Marque a(s) incorreta(s) (A) todas esto corretas. (A) apenas I e II. (B) I, apenas. (B) III, apenas. (C) II e II, somente. (C) I e II esto incorretas (D) I, II e III, apenas. (D) apenas I e III. (E) apenas V. (E) todas esto incorretas. (E) apenas III.

PROJETO RETA FINAL INSS

58. Para fins de interpretao para a concesso do Benefcio de Prestao Continuada, desde que vivam sob o mesmo teto, a famlia composta I. pelo requerente. II. pelo cnjuge ou companheiro. III. pelo pais e, na ausncia de um deles, a madrasta ou o padrasto. IV. pelos irmos solteiros. V. pelos filhos e enteados solteiros e os menores tutelados. Marque a(s) correta(s)

57. A Unio apoiar financeiramente o aprimoramento gesto descentralizada dos servios, programas, projetos e benefcios de assistncia social, por meio do ndice de Gesto Descentralizada (IGD) do Sistema nico de Assistncia Social (Suas). Neste caso, para fins de fortalecimento dos Conselhos de Assistncia Social dos Estados, Municpios e Distrito Federal, percentual dos recursos transferidos dever ser gasto com atividades de apoio tcnico e operacional queles colegiados, na forma fixada pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, sendo vedada a utilizao dos recursos I. para pagamento de pessoal efetivo. II. para pagamento de gratificaes de qualquer natureza a servidor pblico estadual, municipal ou do Distrito Federal. III. responder pela concesso e manuteno dos benefcios de prestao continuada. Marque a(s) incorreta(s) (A) I, somente. (B) apenas II. (C) todas esto incorretas.

59. O Benefcio de Prestao Continuada no pode ser acumulado pelo beneficirio com qualquer outro no mbito da seguridade social ou de outro regime, salvo I. da assistncia mdica. II. da assistncia social. III. da penso especial de natureza indenizatria.

Marque a(s) incorreta(s) (A) II e III, apenas. (B) II, somente. (C) todas esto incorretas. (D) apenas I (E) I e II.

60. Acerca de responsabilizao civil, criminal e administrativa contra a Previdncia Social, no que diz respeito conduta Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, trata-se de I. contraveno penal.

(D) II e III somente.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


II. infrao administrativa administrativa. que acarreta sano

PROJETO RETA FINAL INSS


A letra C est correta, pois o art. 12, da Eli 8.112/90 reza que: O concurso pblico ter validade de at 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. Observe que no dispe de forma explicita que ser a partir de sua homologao, mas pacfica tal exigncia. A letra D est correta. O STF e o STJ entendem que quando publicado o edital do concurso com nmero especfico de vagas, o ato da Administrao que declara os candidatos aprovados no certame cria um dever de nomeao para a prpria Administrao e, portanto, um direito nomeao titularizados pelo candidato aprovado dentro do numero de vagas. A letra E est correta. Consoante as regras da lei 8.112/90, o 2 No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. 2. GABARITO DEFINITIVO: B

III. crime tipificado no Cdigo Penal. Marque a(s) incorreta(s) (A) apenas I. (B) III, apenas. (C) I e II esto incorretas (D) apenas I e III. (E) todas esto incorretas.

Conhecimentos Gerais
Gabaritos comentados
3. COMENTRIO: A alternativa E est correta. Dilma, com 55anos de idade, ocupava cargo efetivo de Tcnica do Seguro Social e, aps quinze anos de servio pblico, aposentou-se por invalidez permanente. Dois anos aps a aposentadoria, submeteu-se a junta mdica oficial, a qual declarou insubsistentes os motivos da mesma. O instituto que ser aplicado ao caso de Dilma ser aposentadoria compulsria. Essa questo muito maldosa, tenho certeza que voc marcou a letra A. Observe que Dilma tinha 55 anos + 15 anos de servio pblico + 2 anos aps a aposentadoria = 72 anos. Com isso, no haver a reverso (o retorno atividade de servidor aposentado), mas sim a aposentadoria compulsria: O doutrinador Ivan Kertzman diz que a aposentadoria compulsria a passagem obrigatria do servidor da atividade para a inatividade, por ter completado 70 (setenta) anos de idade, independentemente do sexo. Portanto, tem como requisito bsico ter completado 70 (setenta) anos de idade. Ressalte-se que a aposentadoria compulsria ser automtica, com vigncia a partir do dia imediato quele em que se atingir a idade-limite de permanncia no servio ativo, mesmo que j haja implemento das condies para aposentadoria por idade ou tempo de contribuio. 3. GABARITO DEFINITIVO: E

1. COMENTRIO: A letra correta D. Observe que essa questo a cara da FCC, uma vez que cobra do candidato (a) conhecimentos atuais, porquanto as referidas regras expressas nos itens da questo foram REVOGADAS em 2007 pelo Decreto 6.029/07. Fique de olho aberto, no caia nessas cascas de banana. Observe: Decreto 1.171:XXI - As decises da Comisso de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos interessados, divulgadas no prprio rgo, bem como remetidas s demais Comisses de tica, criadas com o fito de formao da conscincia tica na prestao de servios pblicos. Uma cpia completa de todo o expediente dever ser remetida Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica. (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007) A Comisso de tica no poder se eximir de fundamentar o julgamento da falta de tica do servidor pblico ou do prestador de servios contratado, alegando a falta de previso neste Cdigo, cabendo-lhe recorrer analogia, aos costumes e aos princpios ticos e morais conhecidos em outras profisses; (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007) 1. GABARITO DEFINITIVO: D

2. COMENTRIO: A alternativa B est incorreta. luz do STJ Smula n 266 - 22/05/2002: O diploma ou habilitao legal para o exerccio do cargo deve ser exigido NA POSSE e no na inscrio para o concurso pblico. A casca de banana da questo est na palavra NOMEAO. A letra A est correta. Segundo a lei 8.112/90, art. 10. A nomeao para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos ordem de classificao e o prazo de sua validade.

4. COMENTRIO: A alternativa C est incorreta. A casca de banana est na expresso PREFERENCIALMENTE, pois o certo EXCLUSIVAMENTE. Conforme a CF/88, art. 39, 4 O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso, o disposto no Art. 37, X e XI.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


A alternativa A est correta. Segundo a CF/88, art. 39, 8 - A remunerao dos servidores pblicos organizados em carreira poder ser fixada nos termos do 4 (subsdio). A alternativa B est correta. De acordo com a CF/88, art. 39, 5 - Lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios poder estabelecer a relao entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos, obedecido, em qualquer caso, o disposto no Art. 37, XI (teto remuneratrio constitucional). A alternativa D est correta. De acordo com a CF/88, art. 39, 1 - A fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar : I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; II - os requisitos para a investidura; III - as peculiaridades dos cargos. A alternativa E est correta. Conforme a CF/88, art. 39, 2 - A Unio, os Estados e o Distrito Federal mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo-se a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados. 4. GABARITO DEFINITIVO: C

PROJETO RETA FINAL INSS


A alternativa E est incorreta, conforme preceitua a CF/88, art. 5, XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro. Atente que nestes casos poder ocorrer durante o dia ou noite. Agora, apenas durante o dia, quando for por determinao judicial. 5. GABARITO DEFINITIVO: A

6. COMENTRIO: A letra correta D. I est correto. Ainda que no estejam elencados todos os direitos sociais a questo est correta, uma vez que a FCC considera questo incompleta correta, a no ser que venha acompanhada de uma partcula restritiva, como por exemplo: s, somente, apenas. Isso no ocorreu na opo. O art. 6 da CF: direita social a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. II est correto. Jos Afonso da Silva ressalta que o contedo do direito moradia envolve no s a faculdade de ocupar uma habitao, mas tambm a habitao de dimenses adequadas, em condies de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar. III est correto. Infere-se da CF/88 em seu art. 7 caput: "Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social" (...). Por isso, exemplificativo, existe em outras partes da CF.

5. COMENTRIO: A letra correta A. A FCC adora esse tpico, leia com a ateno redobrada . Acerca da CF/88, art. 8, VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais. A letra B est incorreta, porque a CF/88, no art. 5, XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. A pegadinha da questo est na palavra INDEPENDENTEMENTE. A letra C est incorreta. No tocante ao art. 5, LXXV da CF/88 - o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena. Observe o termo restritivo APENAS. A alternativa D est incorreta, pois reza o art. 5, LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. A casca de banana da questo est localizada na afirmativa de que todos (partido poltico, organizao sindical, entidade de classe) estejam legalmente constitudos e em funcionamento h pelo menos um ano. Na verdade, s para a associao legalmente constituda cabe tal exigncia.

IV est incorreto. Como explicado no item III, o rol no taxativo. V est correto, haja vista o art.7, inciso I da CF/88 no ter conferido uma garantia absoluta do emprego, apenas protege essa relao contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar inexistente. 6. GABARITO DEFINITIVO: D

7. COMENTRIO: A letra correta B. Vejamos s demais assertivas: A alternativa A est incorreta, visto que a cassao uma sano para aquele particular que deixou de cumprir as condies para manuteno de um determinado ato. A alternativa B est correta. Caducidade: a retirada do ato em virtude da publicao de uma lei, posterior edio do ato administrativo, que torna inadmissvel a situao antes permitida por aquele ato. A alternativa C est incorreta, porquanto a revogao de atos perfeitos que se tornaram inconvenientes, inoportunos, desnecessrios.

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


A alternativa D est incorreta. A renncia do ato administrativo ocorre quando o prprio beneficirio a ele renuncia, abrindo mo do mesmo. A letra E est incorreta. A anulao, em regra, tem efeitos ex tunc, ou seja, retroativos. O ato j nasce eivado de ilegalidade e, com isso, haveria um contraste em admitir que um ato ilegal gerasse efeitos. 7. GABARITO DEFINITIVO: B

PROJETO RETA FINAL INSS


responsabilidade, no respondem por improbidade administrativa com base na Lei 8.429/92, mas apenas por crime de responsabilidade em ao que somente pode ser proposta perante o STF nos termos do art. 102, I, c, da CF. O item III est incorreto. No h obrigatoriedade alguma. Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato. 9. GABARITO DEFINITIVO: C

8. COMENTRIO: A alternativa E est correta. Vamos explanao: A letra A est errada, haja vista tal definio se referir ao princpio da Isonomia. A letra B est errada, pois o princpio da continuidade do servio pblico NO tem carter absoluto. Podemos reparar tal assertiva com base na lei de Servios Pblicos 8.987/95 art. 6, 3 No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade. A letra C est errada. A pegadinha aqui est alojada na troca de definies, porque a questo apresenta o princpio da eficincia e no da publicidade. A letra D est errada, j que explicita a definio do princpio da Moralidade e traz da supremacia do interesse pblico. A alternativa E est correta, uma vez que dispe a smula 473 do STF a administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. 8. GABARITO DEFINITIVO: E 10. COMENTRIO: A letra certa E. luz da lei 9.784/95, art. 56, 3. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. 3 Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. 10. GABARITO DEFINITIVO: E

11. COMENTRIO: A alternativa correta A. O perodo Para se fazer uma revista de divulgao cientfica hoje, trs diretrizes devem ser observadas (L.1-2) topicaliza o contedo do primeiro pargrafo. A alternativa B est incorreta. Aps cada uma das expresses A primeira (L.2), A segunda (L.3) e A terceira (L.4), est implcita a expresso revista cientfica. Na verdade as expresses A primeira, A segunda e A terceira se referem a DIRETRIZES. A alternativa C est incorreta. O emprego dos verbos na primeira pessoa do plural queremos (L.2) e temos (L.3) indicativo de que o texto se caracteriza pelo tratamento pessoal, subjetivo, do assunto. Os verbos esto no presente do indicativo que d a ideia de certeza, objetividade. O tempo verba do presente do subjuntivo, por exemplo: que eu passe no concurso. Apresenta uma subjetividade. A alternativa D est incorreta. No trecho os conhecimentos que podemos oferecer educao so elementos que contribuem para formar a opinio (L.9 -11), o emprego do sinal indicativo de crase facultativo. A crase obrigatria, visto que o verbo OFERECER VTI verbo transitivo indireto. Quem oferece, oferece alguma coisa A ALGUM. A alternativa E est incorreta. A opo pelo tempo verbal no presente mostra que o texto narrativo-descritivo. No, o certo argumentativo- opinativo. 11. GABARITO DEFINITIVO: A

9. COMENTRIO: A alternativa C est incorreta. O item I est correto. Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. O item II est correto. Aps fazer distino entre os regimes de responsabilidade poltico-administrativa previstos na CF, quais sejam, o do art. 37, 4, regulado pela Lei 8.429/92, e o regime de crime de responsabilidade fixado no art. 102, I, c, da CF e disciplinado pela Lei 1.079/50, entendeu-se que os agentes polticos, por estarem regidos por normas especiais de

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


12. COMENTRIO: A alternativa D est incorreta. O emprego da preposio A deve-se a palavra TENDE e no a desconfiana, porque quem TENDE, tende A alguma coisa. Sempre pergunte ao verbo para saber se h regncia ou no. 12. GABARITO DEFINITIVO: D

PROJETO RETA FINAL INSS


A letra C est errada, porquanto. No se usa crase. Veio se acrescentar poltica de "bondades" do governo a (poltica) do Legislativo. A letra D est errada. hfen. No se escreve mo - de - obra sem

13. COMENTRIO: A alternativa correta A. A evidncia de fatos localizados no tempo e no espao, alm disso, leva a informaes ao leitor. Portanto, trata-se de um texto informativo com passagens narrativas. 13. GABARITO DEFINITIVO: A

A letra E est errada, uma vez que a crase proibida antes de palavra no plural sem que haja artigo concordando em nmero recorrendo para isso a importaes. 16. GABARITO DEFINITIVO: B

17. COMENTRIO: A alternativa B est correta. A afirmao I esta certa j que o numero de linhas de uma tabela-verdade n 2. 14. COMENTRIO: A alternativa D est correta. A FCC d certa importncia para essa regra. No simulado 006 eu fiz uma explanao em relao ao valor semntico da conjuno causal X explicativa. Nessa questo, o examinador tenta confundir o candidato, principalmente, com duas conjunes aparentemente parecidas quanto grafia, mas totalmente diferentes quanto ao significado: Conquanto e Porquanto. A primeira e concessiva, equivale a no obstante, ainda que, embora, mesmo que, etc. A segunda tem valor causal e equivale a uma vez que, j que, porque, pois, visto que, que, como. Dessa forma, fica claro que a nica conjuno causal, nas opes, porquanto. Cuidado para no se deixar enganar pela aparncia. 14. GABARITO DEFINITIVO: D A afirmao II esta errada, pois no bicondicional se as duas proposies so falsas ento o bicondicional verdadeiro, veja: P: 10 < 10 = F Q: 8 3 = 6 = F P V V F F Q V F V F PQ V F F V

A afirmao III esta certa uma vez que na tabela-verdade a ultima coluna toda verdadeira (tautologia), veja: P V V F F Q V F V F ~Q F V F V (PQ) V F V V (PQ) v (~Q) V V V V

15. COMENTRIO: A alternativa D est correta. Olha, darei um dica que vale ouro para voc. Faa de conta que voc no saiba nada sobre gramtica e se depare com uma questo dessa, provavelmente vai se perguntar: O que eu vou fazer agora? Voc vai agir com muita calma, controlar a ansiedade e observar que a resposta est na sua CARA. Atente para o incio das opes, observou que a nica que diferente comea com Apesar de, que no est em nenhuma das trs frases dada como referncia para se formar um nico perodo. Assim, nota-se que o examinador da FCC, normalmente, deixa uma pista nesse tipo de questo. Ele mostrar o conectivo e voc ao ler a questo ir confirmar meus dizeres, ver que a orao a nica que mantem a correo gramatical, clareza e lgica. 15. GABARITO DEFINITIVO: D

17. GABARITO DEFINITIVO: B

16. COMENTRIO: A alternativa B est correta. A letra A est errada, porque o verbo obter concorda com sujeito "os consumidores, com isso, o correto obtm obtm.

18. COMENTRIO: A alternativa C est correta. De R$ 2,50 pra R$ 3,50 houve um aumento de R$ 1,00. Esse aumento foi em cima dos R$ 2,50, portanto agora s calcular isso em porcentagem, veja: 2,50 ----- 100% 1,00 ----- X 2,50X = 100 X = 100/2,50 X = 40% 18. GABARITO DEFINITIVO: C

19. COMENTRIO: A letra certa D. Representando o que foi dito no enunciado, temos:

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007

PROJETO RETA FINAL INSS


extenses PDF. Ele no realiza transferncia como afirmado na questo. 20. GABARITO DEFINITIVO: D

Conhecimentos Especficos
Gabaritos comentados

21. COMENTRIO: Incorreta Letra A. A positivao do termo Seguridade Social ocorreu com a juno dos ramos: Previdncia + Sade + Assistncia. Observa-se que a assertiva suprime assistncia social, tornando a questo, incompleta. Item I Incorreto. Art. 1 - A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo sade, previdncia e assistncia social. V = 7(s matemtica) + 3(matemtica e desenho) + 3(s desenho) + 5(matemtica e historia) + 2(matemtica, historia e desenho) + 1(historia e desenho) + 2(s historia) = 23 V pode ser uma, duas ou as trs matrias. W = 3(matemtica e desenho) + 5(matemtica e historia) + 2(matemtica, historia e desenho) + 1(historia e desenho) = 11 W pode ser duas ou as trs matrias. X = 7(s matemtica) + 3(s desenho) + 2(s historia) = 12 Y = 3(matemtica e desenho) + 5(matemtica e historia) + 1(historia e desenho) = 9 Z = 7(nenhuma matria) 19. GABARITO DEFINITIVO: D Item II Correto. Art. 2 A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Item III Correto. Art. 3 A assistncia social a poltica social que prov o atendimento das necessidades bsicas, traduzidas em proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice e pessoa portadora de deficincia, independentemente de contribuio seguridade social. 21. GABARITO DEFINITIVO: A

22. COMENTRIO: Incorreta a Letra D. A questo causa confuso entre as diretrizes da sade e as diretrizes da assistncia social. Letra A Correta. Decreto n. 3.048/99, Art. 2 A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Pargrafo nico. As atividades de sade so de relevncia pblica, e sua organizao obedecer aos seguintes princpios e diretrizes: I - acesso universal e igualitrio;. Letra B Correta. Decreto n. 3.048/99, Art. 2 A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Pargrafo nico. As atividades de sade so de relevncia pblica, e sua organizao obedecer aos seguintes princpios e diretrizes: II - provimento das aes e servios mediante rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema nico;.

20. COMENTRIO: A letra certa D. MP3 um padro de compactao de udio que so desprezadas frequncias no captadas pelo ouvido humano. A letra A est incorreta. A WWWDUO ou Internet 2.0 so diversos recursos que permitem que os computadores acessem as informaes de forma mais rpida, com uma mega velocidade. uma nova postura de uso dos recursos tecnolgicos na Internet - redes sociais. A letra B est incorreta, pois o HTTPS o protocolo de navegao em pginas web seguras por meio de criptografia SSL de 128 bits. A letra B est incorreta. A compresso de arquivos, nesse caso, opcional. A disponibilizao de arquivos na internet feita por meio do protocolo FTP. A alternativa E est incorreta, haja vista o aplicativo ACROBAT READER permite que se leia os arquivos com

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


Letra C Correta. Decreto n. 3.048/99, Art. 2 A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Pargrafo nico. As atividades de sade so de relevncia pblica, e sua organizao obedecer aos seguintes princpios e diretrizes: III - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo;. Letra D Incorreta. Decreto n. 3.048/99, Art. 3 A assistncia social a poltica social que prov o atendimento das necessidades bsicas, traduzidas em proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice e pessoa portadora de deficincia, independentemente de contribuio seguridade social. Pargrafo nico. A organizao da assistncia social obedecer s seguintes diretrizes: II participao da populao na formulao e controle das aes em todos os nveis. Letra E Correta. Decreto n. 3.048/99, Art. 2 A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Pargrafo nico. As atividades de sade so de relevncia pblica, e sua organizao obedecer aos seguintes princpios e diretrizes: IV - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas;. 22. GABARITO DEFINITIVO: D 24. GABARITO DEFINITIVO: B

PROJETO RETA FINAL INSS

25. COMENTRIO: Incorreta a Letra C. Item I Correto. Em 1543 as santas casas da misericrdia foram as primeiras entidades a atuarem na seguridade social, prestando servios no ramo da assistncia social. Item II Correto. Em 1919 a Lei n. 3.724 instituiu o SAT. Item III Incorreto. A Lei n. 8.212/91 instituiu o Plano de Organizao e Custeio da Seguridade Social-PCSS. A Lei n. 8.742/93 instituiu a Lei Orgnica da Assistncia SocialLOAS. Item IV Correto. A positivao do termo Seguridade Social ocorreu com a juno dos ramos: Previdncia + Sade + Assistncia, com o advindo da CF/88. 25. GABARITO DEFINITIVO: C

26. COMENTRIO: Letra A. A Medida Provisria n. 222, convolada na Lei n. 11.098/05, atribuiu ao Ministrio da Previdncia Social competncia relativa arrecadao, fiscalizao, lanamento e normatizao de receitas previdencirias e autorizou a criao da Secretaria da Receita Previdenciria SRP. 26. GABARITO DEFINITIVO: A

23. COMENTRIO: Letra C. Todos os itens encontram respaldo de cobertura pelo RGPS, consoante o disposto no Art. 5. do Decreto n. 3.048/99, com exceo do item III, conforme o mesmo diploma legal, em seu Art. 6., Pargrafo nico. O Regime Geral de Previdncia Social garante a cobertura de o todas as situaes expressas no art. 5 , exceto a de desemprego involuntrio, observado o disposto no art. 199-A quanto ao direito aposentadoria por tempo de contribuio. (Redao dada pelo Decreto n 6.042, de 2007). 23. GABARITO DEFINITIVO: C

27. COMENTRIO: Letra C, estando incorretos os itens I, II e III. Lei n. 11.457/2007, Art. 2. Alm das competncias atribudas pela legislao vigente Secretaria da Receita Federal, cabe Secretaria da Receita Federal do Brasil planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimento das contribuies sociais previstas nas alneas a, b e c do pargrafo nico do art. 11 da Lei n. 8.212, de 24 de julho de 991, e das contribuies a ttulo de substituio. Item I Incorreto. I. somente planejar e executar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimento das contribuies sociais (as das empresas, dos empregadores domsticos e dos trabalhadores incidentes sobre seus salrios-de-contribuio). Item II Incorreto. II. planejar, executar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana, ficando o recolhimento das contribuies sociais sob a responsabilidade do INSS. Item III Incorreto. III. planejar, executar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimento das contribuies sociais (as das empresas, dos empregadores domsticos e dos trabalhadores incidentes sobre seus salrios-de-contribuio), apenas.

24. COMENTRIO: Correta a Letra B. A situao do bolsista e do estagirio depender se a atividade se d conforme a Lei especial, ou se o enquadra como trabalhador. ESTAGIRIO OU BOLSISTA Decreto n. 3.048/99, Art. 9, Inciso I, Alnea h SEGURADO OBRIGATRIO COMO EMPREGADO ESTAGIRIO OU BOLSISTA Lei n. 11.788/2008, Art. o 12, 2 c/c IN RFB n 971/2009, em seu Art. 5., 3., Inciso II SEGURADO FACULTATIVO

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


Item IV Correto. IV. planejar, executar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimento das contribuies sociais (as das empresas, dos empregadores domsticos e dos trabalhadores incidentes sobre seus salrios-de-contribuio) e das contribuies a ttulo de substituio. 27. GABARITO DEFINITIVO: C

PROJETO RETA FINAL INSS


administrao de sociedade annima, o scio solidrio, o scio de indstria, o scio gerente e o scio cotista que recebam remunerao decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para cargo de direo em cooperativa, associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o sndico ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, desde que recebam remunerao;. 30. GABARITO DEFINITIVO: D

28. COMENTRIO: Correta a Letra A. Para fixar a lio: os princpios citados nas demais letras so cabveis Seguridade como um todo. Sade, especificamente, aplica-se o principio da Universalidade da cobertura e do atendimento, que tem o escopo de abranger todas as pessoas necessitadas, bem como atender todas as demandas sociais. Tal concluso encontra supedneo na Lei n. 8.212/91, Art. 2.. A Sade direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Pargrafo nico. As atividades de sade so de relevncia pblica e sua organizao obedecer aos seguintes princpios e diretrizes: a) acesso universal e igualitrio; (...) . 28. GABARITO DEFINITIVO: A

31. COMENTRIO: Correta a Letra C. Item I Correto. Arts. 24 a 27, Lei n 8.213/91 e Art. 30 da Lei n 8.212/91. Item II Correto. 2 do art. 48 e art. 142 da Lei 8.213/91. Item III Correto. Art. 55 da Lei n 8.213/91 e Art. 60 do Decreto n 3.048/99. Item IV Correto. 2, Art. 55, Lei n 8.213/91. 31. GABARITO DEFINITIVO: C

29. COMENTRIO: Correta a Letra A. o Art. 5 Alm das demais competncias Item I Correto. Item III Correto. estabelecidas na legislao que lhe Item V. Correto. aplicvel, cabe ao INSS: I emitir certido relativa a tempo de contrib uio; II gerir o Fundo do Regime Geral de Previd ncia Social; III - calcular o montante das contribuies referidas no art. 2 desta Lei e emitir o correspondente documento de arrecadao, com vistas mo atendimento conclusivo para concesso ou reviso de benefcio requerido. Item II Incorreto. Apesar de ser um benefcio integrante da Seguridade Social, a competncia pelo Seguro-Desemprego cabe ao Ministrio do Trabalho e Emprego. Item IV Incorreto. Aqui a pegadinha tenta criar confuso entre RGPS e RPPS. Cabe ao INSS gerir do Fundo do RGPS, mas quanto ao RPPS, caber ao respectivo ente federativo que o instituir, ou a quem este delegar a competncia. 29. GABARITO DEFINITIVO: A

32. COMENTRIO: Correta a Letra D. Se o membro do conselho tutelar no for remunerado e desde que no vinculado a qualquer regime de previdncia social, ser segurado facultativo. Segundo o Decreto n. 3048/99, Art. 11, 1 Podem filiar-se facultativamente, entre outros: VI - o membro de conselho tutelar de que trata o art. 132 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, quando no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social;. 32. GABARITO DEFINITIVO: D

33. COMENTRIO: Correta a Letra E. O candidato deve saber que apesar de no constar expressamente do edital da FCC a cobrana de Instrues Normativas, ocorre que nada impede que haja abordagem de seus contedos, caso contenham assuntos correlatos ao que foi exigido, como o caso do item editalcio Segurados (...). Consoante o disposto na Instruo Normativa n. 45/2011, Art. 6 segurado na categoria de contribuinte individual, conforme o inciso V do art. 9 do RPS: XIII - o membro do conselho tutelar de que trata o art. 132 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, quando remunerado;. CONSELHEIRO TUTELAR Remunerado Contribuinte Individual Instruo Normativa n. 45/2011, Art. 6 segurado na categoria de contribuinte individual, conforme o inciso V do CONSELHEIRO TUTELAR No remunerado Facultativo Decreto n. 3048/99, Art. 11, 1 Podem filiar-se facultativamente, entre outros: VI - o membro de conselho tutelar de que

30. COMENTRIO: Correta a Letra D. Prescreve a Lei n. 8.213/91, Art. 11. So segurados obrigatrios da Previdncia Social as seguintes pessoas fsicas: V - como contribuinte individual: f) o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor no empregado e o membro de conselho de

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


art. 9 do RPS: XIII - o membro do conselho tutelar de que trata o art. 132 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, quando remunerado; trata o art. 132 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990, quando no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social;

PROJETO RETA FINAL INSS


37. COMENTRIO: Correta a Letra C. Aqui a questo recebe amparo na Lei n. 8.213/91, Art. 15. Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: V - at 3 (trs) meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; 37. GABARITO DEFINITIVO: C

Vale lembrar que, apesar de no constar expressamente do edital da FCC a cobrana de Instrues Normativas, ocorre que nada impede que haja abordagem de seus contedos, caso contenham assuntos correlatos ao que foi exigido. 33. GABARITO DEFINITIVO: E

34. COMENTRIO: Letra D. Se o candidato for atento, j pelo enunciado mata a questo, quando diz caso queira. Tal expresso j deixa clara a facultatividade do estagirio. Conforme descreve a Instruo Normativa INSS/PRESS n. 45/2010, Art. 9. Podem filiar-se como segurados facultativos os maiores de dezesseis anos, mediante contribuio, desde que no estejam exercendo atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatrios do RGPS ou de RPPS, enquadrando-se nesta categoria, entre outros: (...). c/c a Lei n 11.788/2008, que dispe sobre o estgio de estudantes, em o. seu Art. 12, 2 Poder o educando inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdncia Social. ESTAGIRIO OU BOLSISTA Lei n. 11.788/2008, Art. 12, o 2 c/c IN RFB n 971/2009, em seu Art. 5., 3., Inciso II SEGURADO FACULTATIVO 34. GABARITO DEFINITIVO: D

38. COMENTRIO: Correta a Letra C. Com base no que dispe a nova redao, houve significativa ampliao do conceito de dependentes, e ainda, consagrou direito objetivo que antes era discutvel. Com o advindo da Lei n. 12470/2011, a Lei n. 8.213/91, passou a vigorar com a seguinte redao: Art. 16. I - o cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido ou que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; III - o irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido ou que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;. 38. GABARITO DEFINITIVO: C

39. COMENTRIO: Correta a Letra C. Item I Incorreto. Segundo a Lei n. 8.212/91, Art. 28, 1 Quando a admisso, a dispensa, o afastamento ou a falta do empregado ocorrer no curso do ms, o salrio-de-contribuio ser proporcional ao nmero de dias de trabalho efetivo, na forma estabelecida em regulamento. Item II Incorreto. Lei n. 8.213/91, Art. 9 A Previdncia Social compreende: I - o Regime Geral de Previdncia Social; II - o Regime Facultativo Complementar de Previdncia Social. Item III Incorreto. O item cria confuso das prestaes concedidas apenas aos segurados com as prestaes concedidas aos seus dependentes. Aduz a Lei n. 8.213/91, Art. 18. O Regime Geral de Previdncia Social compreende as seguintes prestaes, devidas inclusive em razo de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefcios e servios: I - quanto ao segurado: a) aposentadoria por invalidez; b) aposentadoria por idade; c) aposentadoria por tempo de servio; c) aposentadoria por tempo de contribuio; (Redao dada pela Lei Complementar n 123, de 2006) d) aposentadoria especial; e) auxlio-doena; f) salrio-famlia; g) salrio-maternidade; h) auxlio-acidente; i) abono de permanncia em servio; (Revogada pela Lei n 8.870, de 1994) II - quanto ao dependente: a) penso por morte; b) auxlio-recluso; III - quanto ao segurado e dependente: a) peclios; (Revogada pela Lei n 9.032, de 1995) b) servio social; c) reabilitao profissional. 39. GABARITO DEFINITIVO: C

35. COMENTRIO: Correta a Letra B. A questo tem arrimo legal na Lei 8.213/91, Art. 15. Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: IV - at 12 (doze) meses aps o livramento, o segurado retido ou recluso;. 35. GABARITO DEFINITIVO: B

36. COMENTRIO: Incorreta a Letra B. Aqui a questo cobra a letra da lei. Protege a Lei n. 8.213/91, Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mnimo de 12 (doze) meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente de percepo de auxlioacidente. 36. GABARITO DEFINITIVO: B

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


40. COMENTRIO: Correta a Letra E. Item I Incorreto. aplicvel s contribuies sociais o Princpio da Noventena, segundo o qual a norma surte efeitos aps decorridos 90 dias da data da publicao da respectiva lei. Reza a CF, Art. 195. 6 - As contribuies sociais de que trata este artigo s podero ser exigidas aps decorridos 90 dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, "b". Item II Incorreto. Antes era de dez anos o prazo aplicvel, porm decidiu a Smula Vinculante n 8, Constitucionalidade - Prescrio e Decadncia de Crdito Tributrio So inconstitucionais o pargrafo nico do artigo 5 do decreto-lei n 1.569/1977 e os artigos 45 e 46 da lei n 8.212/1991, que tratam de prescrio e decadncia de crdito tributrio. Portanto, o prazo prescricional a ser aplicado o do Art. 174 do CTN, que de 5 anos e no de 10 anos como sugere a questo. Item III Incorreto. Lei n 8.212/91, Art. 43. Nas aes trabalhistas de que resultar o pagamento de direitos sujeitos incidncia de contribuio previdenciria, o juiz, sob pena de responsabilidade, determinar o imediato recolhimento das importncias devidas Seguridade Social. 40. GABARITO DEFINITIVO: E
o o

PROJETO RETA FINAL INSS


e 2 da Lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990, e nos arts. o 168A e 337A do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, durante o perodo em que a pessoa jurdica relacionada com o agente dos aludidos crimes estiver includa no regime de parcelamento. 42. GABARITO DEFINITIVO: A

43. COMENTRIO: Correta a Letra E. Item I Correto. CTN, Art. 134. Nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis: VII - os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoas. Item II Correto. CTN, Art. 124. So solidariamente obrigadas: I - as pessoas que tenham interesse comum na situao que constitua o fato gerador da obrigao principal; II - as pessoas expressamente designadas por lei. Item III Incorreto. CTN, Art. 124, Pargrafo nico. A solidariedade referida neste artigo no comporta benefcio de ordem. 43. GABARITO DEFINITIVO: E

41. COMENTRIO: Letra E. Item I Correto. A assertiva est diretamente ligada ao princpio da Diversidade da Base do Financiamento. CF, Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais. Item II Correto. A resposta encontra esteio no Regulamento da Previdncia Social - Decreto 3.048/99, Art. 244, 1 No podero ser objeto de parcelamento as contribuies descontadas dos segurados empregado, inclusive o domstico, trabalhador avulso e contribuinte individual, as decorrentes da sub-rogao de que tratam os incisos I e II do 7 do art. 200 e as importncias retidas na forma do art. 219. Item III Incorreto. Decreto n. 3.048/99, (Regulamento), Art. 216 - 4 A pessoa jurdica de direito privado beneficiada pela iseno de que tratam os arts. 206 ou 207 obrigada a arrecadar a contribuio do segurado empregado e do trabalhador avulso a seu servio, descontando-a da respectiva remunerao, e recolh-la no prazo referido na alnea "b" do inciso I. 41. GABARITO DEFINITIVO: E

44. COMENTRIO: Correta a Letra A. Item I Incorreto. Decreto n. 3.048/99, Art. 9., 13. Aquele que exerce, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdncia Social RGPS ter que optar por uma filiao obrigatoriamente filiado em relao a cada uma dessas atividades (...). Item II Correto. Decreto n. 3.048/99, Art. 9., 12. O exerccio de atividade remunerada sujeita a filiao obrigatria ao Regime Geral de Previdncia Social. Item III Correto. Decreto n. 3.048/99, Art. 9., 10. O dirigente sindical mantm, durante o exerccio do mandato, o mesmo enquadramento no Regime Geral de Previdncia Social de antes da investidura no cargo. Item IV Correto. CF, Art. 40, 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o regime geral de previdncia social. Item V Correto. CF, Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas (...). 44. GABARITO DEFINITIVO: A

42. COMENTRIO: Correta a Letra A. Neste sentido, temos a previso da Lei 10.684/2003, Art. 9. suspensa a pretenso o punitiva do Estado, referente aos crimes previstos nos arts. 1

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


45. COMENTRIO: Incorreta Letra D. Letra A Correta. "CP, Art. 168-A. 2 extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal." Letra B Correta. "Insero de dados falsos em sistema de informaes" "CP, Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: "Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa." Letra C Correta. "CP, Sonegao de contribuio previdenciria, Art. 337-A. Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: (...)" Letra D Incorreta. Tal faculdade s aplicada nos casos de o Sonegao de contribuio previdenciria (Art. 337-A. 2 ) e o Apropriao indbita previdenciria (Art. 168 3 ). Letra E Correta. "CP, Art. 168-A. 1 Nas mesmas penas incorre quem deixar de: I recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico;". 45. GABARITO DEFINITIVO: D
o o

PROJETO RETA FINAL INSS


48. COMENTRIO: Letra C. Decreto n. 3.048/99, Art. 97. O salrio-maternidade da segurada empregada ser devido pela previdncia social enquanto existir relao de emprego, observadas as regras quanto ao pagamento desse benefcio pela empresa. (Redao dada pelo Decreto n 6.122, de 2007) Pargrafo nico. Durante o perodo de graa a que se refere o art. 13, a segurada desempregada far jus ao recebimento do salrio-maternidade nos casos de demisso antes da gravidez, ou, durante a gestao, nas hipteses de dispensa por justa causa ou a pedido, situaes em que o benefcio ser pago diretamente pela previdncia social. 48. GABARITO DEFINITIVO: C

49. COMENTRIO: Correta a Letra D. luz do que reza o Decreto/99, Art.9. So segurados obrigatrios da previdncia social as seguintes pessoas fsicas: II - como empregado domstico - aquele que presta servio de natureza contnua, mediante remunerao, a pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos;. 49. GABARITO DEFINITIVO: D

50. COMENTRIO: Incorreta a Letra E. Letra A Correta. Decreto n. 3.048/99, Art. 9., 12. O exerccio de atividade remunerada sujeita a filiao obrigatria ao Regime Geral de Previdncia Social. Letra B Correta. Decreto n. 3.048/99, Art. 9., 11. O magistrado da Justia Eleitoral, nomeado na forma do inciso II do art. 119 ou III do 1 do art. 120 da Constituio Federal, mantm o mesmo enquadramento no Regime Geral de Previdncia Social de antes da investidura no cargo. Letra C Correta. Decreto n. 3.048/99, Art. 9., 10. O dirigente sindical mantm, durante o exerccio do mandato, o mesmo enquadramento no Regime Geral de Previdncia Social de antes da investidura no cargo. Letra D Correta. Decreto n. 3.048/99, Art. 9., 14. Considera-se pescador artesanal aquele que, individualmente ou em regime de economia familiar, faz da pesca sua profisso habitual ou meio principal de vida, desde que: (Redao dada pelo Decreto n 3.668, de 2000). Letra E Incorreta. Decreto n. 3.048/99, Art. 9., 18. No descaracteriza a condio de segurado especial: (Redao dada pelo Decreto n 6.722, de 2008). II - a explorao da atividade turstica da propriedade rural, inclusive com hospedagem, por no mais de cento e vinte dias ao ano;. 50. GABARITO DEFINITIVO: E

46. COMENTRIO: Correta a Letra A. A regra do Art. 40 da Lei 8.213/91 acabou por ganhar status constitucional, devido insero do 6 no Art. 201 da CF: A gratificao natalina dos aposentados e pensionistas ter por base o valor dos proventos do ms de dezembro de cada ano. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 1998). 46. GABARITO DEFINITIVO: A

47. COMENTRIO: Letra D. O segurado empregado tem direito ao benefcio salrio-famlia, independentemente de qualquer perda da qualidade de segurado ou cumprimento de perodo de carncia. Item I Correto. Lei n 8.213/91, Art. 27. Para cmputo do perodo de carncia, sero consideradas as contribuies: I referentes ao perodo a partir da data da filiao ao Regime Geral de Previdncia Social, no caso dos segurados empregados e trabalhadores avulsos referidos nos incisos I e VI do art. 11;. Item II Correto. Lei n 8.213/91, Art. 26. Independe de carncia a concesso das seguintes prestaes: I penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente. Item III Incorreto. Lei n 8.213/91, Art. 26. Independe de carncia a concesso das seguintes prestaes: I penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente. 47. GABARITO DEFINITIVO: D

51. COMENTRIO: Letra A. Decreto n. 3.048/99, Art. 167. Salvo no caso de direito adquirido, no permitido o recebimento conjunto dos

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


seguintes benefcios da previdncia social, inclusive quando decorrentes de acidente do trabalho: I - aposentadoria com auxlio-doena; II - mais de uma aposentadoria; III aposentadoria com abono de permanncia em servio; IV salrio-maternidade com auxlio-doena; V - mais de um auxlio-acidente; VI - mais de uma penso deixada por cnjuge; VII - mais de uma penso deixada por companheiro ou companheira; VIII - mais de uma penso deixada por cnjuge e companheiro ou companheira; e IX - auxlio-acidente com qualquer aposentadoria. 1 No caso dos incisos VI, VII e VIII facultado ao dependente optar pela penso mais vantajosa. 51. GABARITO DEFINITIVO: A

PROJETO RETA FINAL INSS


nem superior ao do limite mximo do salrio-de-contribuio na data de incio do benefcio. 52. GABARITO DEFINITIVO: B

53. COMENTRIO: Incorreta a Letra D. A pegadinha aqui se refere periodicidade do reajuste, que anual, e no, semestral, como sugere a assertiva. Item I Incorreto. Lei n. 8.213/91, Art. 41-A. O valor dos benefcios em manuteno ser reajustado, semestralmente anualmente, na mesma data do reajuste do salrio mnimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de incio ou do ltimo reajustamento, com base no ndice Nacional de Preos ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Item II Correto. Lei n. 8.213/91, Art. 41-A. 1 Nenhum benefcio reajustado poder exceder o limite mximo do salrio-de-benefcio na data do reajustamento, respeitados os direitos adquiridos. Item III Correto. Lei n. 8.213/91, Art. 41-A. 2 Os benefcios com renda mensal superior a um salrio mnimo sero pagos do primeiro ao quinto dia til do ms subseqente ao de sua competncia, observada a distribuio proporcional do nmero de beneficirios por dia de pagamento. Item IV Correto. Lei n. 8.213/91, Art. 41-A. 3 Os benefcios com renda mensal no valor de at um salrio mnimo sero pagos no perodo compreendido entre o quinto dia til que anteceder o final do ms de sua competncia e o quinto dia til do ms subseqente, observada a distribuio proporcional dos beneficirios por dia de pagamento. Item V Correto. Lei n. 8.213/91, Art. 41-A. 5 O primeiro pagamento do benefcio ser efetuado at quarenta e cinco dias aps a data da apresentao, pelo segurado, da documentao necessria a sua concesso. 53. GABARITO DEFINITIVO: D
o o o o

51. COMENTRIO: Letra B. A pegadinha aqui a supresso da reabilitao profissional, no item III. Item I Correto. Decreto n. 3.048/99, Art. 171. Quando o segurado ou dependente deslocar-se por determinao do Instituto Nacional do Seguro Social para submeter-se a exame mdico-pericial ou a processo de reabilitao profissional em localidade diversa da de sua residncia, dever a instituio custear o seu transporte e pagar-lhe diria no valor de R$ 24,57 (vinte e quatro reais e cinqenta e sete centavos), ou promover sua hospedagem mediante contratao de servios de hotis, penses ou similares. Item II Correto. Decreto n. 3.048/99, Art. 172. Fica o Instituto Nacional do Seguro Social obrigado a emitir e a enviar aos beneficirios aviso de concesso de benefcio, alm da memria de clculo do valor dos benefcios concedidos. Item III Correto. Decreto n. 3.048/99, Art. 173. O segurado em gozo de aposentadoria por tempo de contribuio, especial ou por idade, que voltar a exercer atividade abrangida pelo Regime Geral de Previdncia Social, somente ter direito ao salrio-famlia e reabilitao profissional, quando empregado ou trabalhador avulso (...). 51. GABARITO DEFINITIVO: B

52. COMENTRIO: Incorreta a Letra B. Item I Correto. Lei n. 8.213/91, Art. 29. O salrio-de-benefcio consiste: I - para os benefcios de que tratam as alneas b e c do inciso I do art. 18, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio;. Item II Correto. Lei n. 8.213/91, Art. 29. O salrio-de-benefcio consiste: II - para os benefcios de que tratam as alneas a, d, e e h do inciso I do art. 18, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo. Item III Incorreto. Lei n. 8.213/91, Art. 29. 2 O valor do salrio-de-benefcio no ser inferior ao de um salrio mnimo, 54. COMENTRIO: Correta a Letra A. Aqui a assertiva sugere que o beneficirio deva comparecer sozinho ao exame pericial da Previdncia, quando a norma autoriza que se faa acompanhar de mdica de sua confiana. Itens I, II, III e IV Corretos. Lei n. 8.213/91, Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena, for considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe- paga enquanto permanecer nesta condio. Item V Incorreto. Lei n. 8.213/91, Art. 42, 1 A concesso de aposentadoria por invalidez depender da verificao da condio de incapacidade mediante exame mdico-pericial a cargo da Previdncia Social, ocasio em que o beneficirio no

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


poder se fazer acompanhar de ningum, devendo comparecer sozinho podendo o segurado, s suas expensas, fazer-se acompanhar de mdico de sua confiana. 54. GABARITO DEFINITIVO: A

PROJETO RETA FINAL INSS


manuteno do BPC, no podendo assim, ser objeto de vedao a utilizao de recursos neste sentido. Item I Correto. Conforme reza a Lei n 8.742/93, Art. 12A, o 4 Para fins de fortalecimento dos Conselhos de Assistncia Social dos Estados, Municpios e Distrito Federal, percentual dos recursos transferidos dever ser gasto com atividades de apoio tcnico e operacional queles colegiados, na forma fixada pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, sendo vedada a utilizao dos recursos para pagamento de pessoal efetivo e de gratificaes de qualquer natureza a servidor pblico estadual, municipal ou do Distrito Federal. Item II Correto. Conforme reza a Lei n 8.742/93, Art. 12A, o 4 Para fins de fortalecimento dos Conselhos de Assistncia Social dos Estados, Municpios e Distrito Federal, percentual dos recursos transferidos dever ser gasto com atividades de apoio tcnico e operacional queles colegiados, na forma fixada pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, sendo vedada a utilizao dos recursos para pagamento de pessoal efetivo e de gratificaes de qualquer natureza a servidor pblico estadual, municipal ou do Distrito Federal. o Item III Incorreto. Lei n 8.742/93, Art. 12. Compete Unio: I - responder pela concesso e manuteno dos benefcios de prestao continuada definidos no art. 203 da Constituio Federal;. 57. GABARITO DEFINITIVO: E
o o

55. COMENTRIO: Letra E. Nesta questo ocorre erro na meno de 20%, e no, de 25%, conforme prev a norma, para acrscimo no valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa. Item I Correto. Lei n. 8.213/91, Art. 44. A aposentadoria por invalidez, inclusive a decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a 100% (cem por cento) do salrio-de-benefcio, observado o disposto na Seo III, especialmente no art. 33 desta Lei. Item II Correto. Lei n. 8.213/91, Art. 44. 2 Quando o acidentado do trabalho estiver em gozo de auxlio-doena, o valor da aposentadoria por invalidez ser igual ao do auxliodoena se este, por fora de reajustamento, for superior ao previsto neste artigo. Item III Incorreto. Lei n. 8.213/91, Art. 44. Art. 45. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de 20% (vinte por cento) 25% (vinte e cinco por cento). 55. GABARITO DEFINITIVO: E

56. COMENTRIO: Letra B. A pegadinha da questo est no fato do item III mencionar o Ministrio da Previdncia Social, quando a coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social cabe ao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (Lei n. 8.742/93, Art. 6., 3.). Item I Correto. Lei n. 8.742/93, Art. 6., 2 O Suas integrado pelos entes federativos, pelos respectivos conselhos de assistncia social e pelas entidades e organizaes de assistncia social abrangidas por esta Lei. Item II Correto. Lei n. 8.742/93, Art. 6., 1 As aes ofertadas no mbito do Suas tm por objetivo a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice e, como base de organizao, o territrio. o Item III Incorreto. Lei n. 8.742/93, Art. 6.-B, 1 A vinculao ao Suas o reconhecimento pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome de que a entidade de assistncia social integra a rede socioassistencial. 56. GABARITO DEFINITIVO: B
o o

58. COMENTRIO: Correta a Letra A. o o Lei n 8.742/93, Art. 20, 1 Para os efeitos do disposto no caput, a famlia composta pelo requerente, o cnjuge ou companheiro, os pais e, na ausncia de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto. 58. GABARITO DEFINITIVO: A

59. COMENTRIO: Incorreta a Letra B. O erro da questo est no Item II, pois apesar da lei em comento versar sobre a organizao da assistncia social, o dispositivo no menciona o a hiptese suscitada pela assertiva. Lei n 8.742/93, Art. 20, o 4 O benefcio de que trata este artigo no pode ser acumulado pelo beneficirio com qualquer outro no mbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistncia mdica e da penso especial de natureza indenizatria. (Redao dada pela Lei n 12.435, de 2011). 59. GABARITO DEFINITIVO: B

57. COMENTRIO: Letra E. A casca de banana se deve ao fato de que competncia da Unio a concesso e

60. COMENTRIO: Incorreta Letra C. Preliminarmente, esclarecemos que, como dispe o edital da FCC, a questo contempla mais de uma habilidade de conhecimentos relativos

www.beabadoconcurso.com.br

Caderno de Prova Beab Tipo 007


a mais de uma rea de conhecimento, estando aqui agregados conhecimentos acerca de matria previdenciria e penal, ao mesmo tempo. Quanto ao mrito da questo, trata-se de crime contra a Previdncia de Apropriao Indbita Previdenciria, tipificado no CP em seu Art. 168-A. Primeiramente, cumpre-nos dizer que a Lei n. 8.212/91, j previa em seu Art. 95, d, a conduta de deixar de recolher, na poca prpria, contribuio ou outra importncia devida Seguridade Social e arrecadada dos segurados ou do pblico, criada com a finalidade de coibir a prtica comum de os empregadores recolherem ou reterem as contribuies sociais e no repass-las Previdncia. Diante das inmeras falhas e imperfeies, mostrou-se prejudicada em sua aplicabilidade a referida norma. Com o advindo da Lei n. 9983/00, mencionado dispositivo foi revogado e o citado delito passou a ser reconhecido como tipo autnomo, classificado como crime omissivo puro (ou prprio), revigorado, e passando a viger com a seguinte redao: CP, Art. 168-A - Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional; Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. 1 Nas mesmas penas incorre quem deixar de:I - recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico; II recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios; III - pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsadas empresa pela previdncia social; 60. GABARITO DEFINITIVO: C

PROJETO RETA FINAL INSS

www.beabadoconcurso.com.br

Anda mungkin juga menyukai