Anda di halaman 1dari 12

FACULDADE REA 1

Centro Baiano de Ensino Superior


Grupo DeVry

Instrumentao e Automao
Aprendizagem ativa com viso gerencial em controle de processo
Engenharia Mecatrnica Turma 08 5INAE-NT1 Instrumentao e Automao Ter (18:35 as 21:20) Sala 305

Professor

Geraldo Natanael
Salvador-Ba 2011.2

Temperatura

Medio de temperatura - Conceitos


Temperatura: um parmetro fsico (uma funo de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa s noes de frio e calor, bem como s transferncias de energia trmica, mas que se poderia definir, mais exatamente, sob um ponto de vista microscpico, como a medida da energia cintica associada ao movimento (vibrao) aleatrio das partculas que compem o um dado sistema fsico. Todas as substncias so constitudas de pequenas partculas, as molculas que se encontram em contnuo movimento. Quanto mais rpido o movimento das molculas mais quente se apresenta o corpo e quanto mais lento mais frio se apresenta o corpo. Ento se define temperatura como o grau de agitao trmica das molculas. Na prtica a temperatura representada em uma escala numrica, onde, quanto maior o seu valor, maior a energia cintica mdia dos tomos do corpo em questo.

Medio de temperatura - Conceitos


Energia trmica: a somatria das energias cinticas de um corpo , dos seus tomos, e alm de depender da temperatura, depende tambm da massa e do tipo de substncia. Calor: energia em trnsito ou a forma de energia que transferida atravs da fronteira de um sistema em virtude da diferena de temperatura. Existem trs meios distintos de transmisso de calor: Conduo: um processo pelo qual o calor flui de uma regio de alta temperatura para outra de temperatura mais baixa, dentro de um meio slido, lquido ou gasoso ou entre meios diferentes em contato fsico direto. Radiao: um processo pelo qual o calor flui de um corpo de alta temperatura para um de baixa, quando os mesmos esto separados no espao, ainda que exista um vcuo entre eles. Conveco: um processo de transporte de energia pela ao combinada da conduo de calor, armazenamento de energia e movimento da mistura. A conveco mais importante como mecanismo de transferncia de energia (calor) entre uma superfcie slida e um liquida ou gs.

Medio de temperatura - Conceitos


Termometria: significa medio de temperatura. um termo mais abrangente que inclui tanto a Pirometria, como a Criometria que seriam casos particulares de medio. Pirometria: medio de altas temperaturas, na faixa onde os efeitos de radiao trmica passam a se manifestar. Criometria: medio de baixas temperaturas, ou seja, aquelas prximas ao zero absoluto de temperatura.

Medio de temperatura - Conceitos


Escala de medida: tanto a escala Celsius como a Fahrenheit, so relativas, ou seja, os seus valores numricos de referncia so totalmente arbitrrios. Escala Celsius: tem aceitao universal. A escala Celsius definida atualmente com o valor zero no ponto de fuso do gelo e 100 no ponto de ebulio da gua. O intervalo entre os dois pontos est dividido em 100 partes iguais, e cada parte um grau Celsius. A denominao "grau centgrado" utilizada anteriormente no lugar de "Grau Celsius", no mais recomendada, devendo ser evitado o seu uso.
Celsius arbitrou a temperatura de 0 C ao ponto de fuso do gelo sob presso normal, e 100 C para a temperatura de ebulio da gua em condies normais de presso. Entre os limites citados, a escala foi dividida em cem partes iguais, cada uma das partes denominamos grau Celsius .

Medio de temperatura - Conceitos

Escala Fahrenheit: usada principalmente na Inglaterra e Estados Unidos da Amrica. definida atualmente com o valor 32 no ponto de fuso do gelo e 212 no ponto de ebulio da gua. O intervalo entre estes dois pontos dividido em 180 partes iguais, e cada parte um grau Fahrenheit.

Nesta escala relativa, a temperatura de vaporizao da gua de 212 C (presso normal), e a temperatura de fuso do gelo (presso normal) definida como 32 F. Entre esses dois pontos fixos, temos 180 partes iguais, cada uma delas correspondendo a 1 grau fahrenheit.

Medio de temperatura - Conceitos


Escala Kelvin: utilizada nos meios cientficos no mundo inteiro. Existem escalas absolutas de temperatura, assim chamadas porque o zero delas fixado no zero absoluto (273,15C) de temperatura,existem duas escalas absolutas atualmente em uso: a escala Kelvin e a Rankine.

Escala absoluta, na qual a variao de um grau absoluto (1 Kelvin ou 1 K) corresponde variao de 1 C na temperatura. O zero kelvin (0 K) corresponde a - 273,156 C, aproximadamente.

Medio de temperatura - Conceitos

10

Referncias Bibliogrficas
ALVES, Jos L., Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2006. BEGA, E. A., Instrumentao Industrial, Editora Intercincia, (2003); FIALHO, A. B., Intrumentao Industrial: Conceitos, Aplicaes e Anlises, 2 ed., Editora Erica, (2004); MIYAGI, P. E., Controle Programvel - Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos, Edgard Blcher, (1996); [629.89 M685C]; RIBEIR, Marco Antnio. Instrumentao - 8a Edio 1999 Tek Treinamentos Lta. CAMPOS, Mario Cesar M. M. & TEIXEIRA, Herbert C. G., Controles Tpicos de Equipamentos e Processos Industriais, So Paulo:Blucher, 2006. CAPELLI, Alexandre. Automao Industrial - Controle do movimento e processos contnuos. BALBINOT, Alexandre; BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas VOL.1 Editora: LTC BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao E Fundamentos De Medidas. Editora: Ltc SIGHIERI. L.; NISHIARI, A; Controle automtico de processos industriais Instrumentao

11

Referncias Bibliogrficas
http://www.instrumentacao.com - 02.07.09 http://www.levelcontrol.com.br - 02.07.09 http://www.cepa.if.usp.br

Instrumentao e Automao PE 5INAE


Copyright , voc pode:

12

Copiar, distribuir, exibir e executar a obra, sob as seguintes condies:


Atribuio: voc deve dar crdito ao autor original, da forma especificada pelo autor. Uso no-comercial: voc no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.

Vedada a criao de obras derivadas: voc no pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Qualquer uma destas condies pode ser renunciada, desde que voc obtenha permisso do autor.
Prof Geraldo Natanael

Anda mungkin juga menyukai