Anda di halaman 1dari 34

Libras

Lngua Brasileira de Sinais

As lnguas de sinais so lnguas naturais, porque como as lnguas orais, surgiram espontaneamente da interao entre pessoas e porque devido sua estrutura permitem a expresso de qualquer conceito descritivo, emotivo, racional, literal, metafrico, concreto, abstrato - enfim, permitem a expresso de qualquer significado decorrente da necessidade comunicativa e expressiva do ser humano.

Projeto de Lei no 4857 / 1998 - Autor: Benedita da Silva PT/RJ. Dispe sobre a regulamentao da Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (lei para os surdos)
Fonte: Revista da FENEIS Art. 1o - reconhecida como meio legal de comunicao e expresso a Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS e outros recursos de expresso e a ela associados.

Pargrafo nico. Entende-se como Linguagem Brasileira de Sinais a forma de comunicao e expresso, em que o sistema lingstico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical prpria, constituem um sistema lingstico de transmisso de idias e fatos, oriundos de comunidades Surdas do Brasil.

Art. 2o - Deve ser garantido, por parte do poder pblico em geral e empresas concessionrias de servios pblicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difuso da Linguagem Brasileira de Sinais como meio de comunicao objetiva e de utilizao corrente das comunidades Surdas do Brasil.
Art. 3o - As instituies pblicas e empresas concessionrias de servios pblicos de assistncia sade devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficincia auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

Art. 4o - O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a incluso nos cursos de formao de Educao Especial de Fonoaudiologia e de Magistrio, em seus nveis mdio e superior do ensino da Linguagem Brasileira de Sinais, como parte integrante dos Parmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislao vigente. Pargrafo nico. A Linguagem Brasileira de Sinais no poder substituir a modalidade escrita da lngua portuguesa. Art. 5o - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Vamos conhecer agora o Alfabeto Libras...

Crditos:
LUCINDA FERREIRA BRITO Doutora em Lingstica - Departamento de Lingstica e Filologia da UFRJ http://www.ines.org.br/ines_livros/FASC7_INTRO.HTM

INCLUINDO.NET

E-MAIL inclui@terra.com.br

http://planeta.terra.com.br/educacao/surdez/legisla003.htm

Dicionrio Libras http://www.dicionariolibras.com.br/website/index.asp?start=1

Desenvolvimento da Apresentao : Sarah Coutinho E-mail - sarahcoutinho@yahoo.com.br

Anda mungkin juga menyukai