Anda di halaman 1dari 15

CONVERSA ENTRE BAKHTIN E POE: A AUTORIA COMO VALOR ESTTICO

Jssica Cristina dos Santos Jardim1 Universidade Federal de Pernambuco


A divindade do artista est em sua comunho em uma distncia superior. Encontrar o enfoque essencial vida de fora dela eis o objetivo do artista. (Mikhail Bakhtin) Resumo: Esta anlise pretende estabelecer um dilogo entre as consideraes de Mikhail Bakhtin e Edgar Allan Poe sobre a questo do autor, particularmente na literatura, fundamentadas, em princpio, na existncia de uma atitude valorativa em relao ao objeto esttico. Tomando como ferramenta o prprio dialogismo do filsofo russo, tentaremos aproximar a terminologia de Poe de unidade de efeito do posicionamento axiolgico bakhtiniano. Palavras-chave: dialogismo; unidade de efeito; posicionamento axiolgico; teoria literria. Rsum: Cette analyse vise tablir un dialogue entre les considrations de Mikhal Bakhtine et Edgar Allan Poe sur la question de lauteur, en particulier dans la littrature, fondes, en principe, dans lexistence dune attitude valorative en ce qui concerne lobjet esthtique. En tenant comme outil le propre dialogisme du philosophe russe, nous essayerons dapprocher la terminologie de Poe de lunit deffet du positionnement axiologique bakhtinien. Mots-cls: dialogisme; unit deffet; positionnement axiologique; thorie littraire.

1. Este artigo foi parte da avaliao da disciplina de Leitura e produo de texto acadmico, ministrada pela Profa. Siane Gis Cavalcanti Rodrigues, e avaliao da disciplina Compreenso e produo de texto em Lngua Portuguesa, ministrada pela Profa. Maria Cristina Hennes Sampaio, no curso de graduao em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

1. Introduo Dentre os conceitos constitutivos da teoria bakhtiniana, h relativa nfase nas relaes entre autor e personagem, entendidas como um vivenciamento no processual do todo acabado, ou seja, o autor vivencia o produto cultural em formao, mas no o processo psicolgico interno responsvel por form-lo (BAKHTIN, 2003:5). Cada elemento da obra firmado nas respostas estticas, ticas e cognitivas dadas pelo autor. Essas respostas pretendem expor o todo da personagem, e so extradas na batalha travada pelo criador com sua prpria conscincia na busca por uma imagem definida do objeto criado. Para dar respostas concretas ao todo preciso, segundo Bakhtin (2003:12), manter certo distanciamento que garantir uma viso abrangente do sentido da personagem na obra. Mesmo considerando os momentos tcnicos da criao, Bakhtin (2003: 5-6) afirma que o autor no pode determinar com certeza os processos internos vividos por ele, j que tudo se firma no produto cultural acabado e, a partir da definio desse acabamento, a personagem se converter em conscincia externa do autor. Dessa conscincia j no se poder tirar qualquer sentido amplo no que diz respeito ao processo de autoria, porque nesse momento ser o autor-pessoa quem expressar sua opinio e seus valores de mundo diante das personagens e no o autor-criador, entendido como o processo que conduz ao acabamento da obra. Criticando a confisso de autor (BAKHTIN, 2003:5) como fonte no confivel de conhecimento do processo criativo em literatura, Bakhtin afirma:
[...] no se torna [o posicionamento do autor] objeto de exame e de vivenciamento reflexivo; o autor cria, mas v sua criao apenas no objeto que ele enforma, isto , v desta criao apenas o produto em formao e no o processo interno psicologicamente determinado. (BAKHTIN, 2003:5)
92 l Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

Contudo, a propsito da confisso de autor, o prprio Bakhtin considera que esse material pode adquirir tambm valor esttico, mas s depois de iluminado pelo sentido artstico da obra (2003:6). O que se pretende neste trabalho , tendo em vista um relativo aprofundamento desse sentido artstico da criao verbalizada, analisar os pontos de concordncia e discordncia entre a teoria bakhtiniana, no que diz respeito ao posicionamento axiolgico a ao de ver o outro a partir de um sentido valorativo que, em sua filosofia, define a atividade de autoria e a compreenso dada por Edgar Allan Poe ao seu prprio processo criativo, regido pela unidade de efeito. O objeto de anlise ser o ensaio A filosofia da composio, do escritor norte-americano, no qual ele pretende expor de maneira sistemtica todo o processo pelo qual uma de suas obras atingiu acabamento. Objetiva-se, portanto, comparar as concepes bakhtinianas de autoria compreenso de processo criativo em Poe. 2. Pressupostos tericos Quando, por dialogismo, Mikhail Bakhtin compreende as relaes de sentido institudas entre enunciados e, reforando a ideia de singularidade do ser e do evento, insiste na impossibilidade de reiterao destes (apud FIORIN, 2006:20), a prpria concepo de enunciado se mostra mais complexa. Ns a temos aqui completamente alm de qualquer aproximao com o conceito de enunciado como, apenas, um conjunto organizado e em uso de unidades da lngua, mas que, muitas vezes, no tem seu vnculo com outros enunciados enfatizado. Neste mbito, a palavra deixa de ser sentida como, meramente, palavra, como simples unidade, objeto de estudo do linguista principalmente o de base saussuriana para se tornar unidade dialogante, viva e integrante de discursos tambm dialogantes e vivos. Neste sentido, a afirmao do filsofo russo, citada por Fiorin (2006:18), de que a orientao dialgica naturalmente um fenmeno
Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

l 93

prprio a todo discurso, nos leva a considerar este ltimo no como o resultado de uma dialtica vazia, mas como o produto de uma atividade responsiva e crtica. Se cada elemento de uma obra nos dado na resposta que o autor lhe d (BAKHTIN, 2003:3), a questo do dialogismo abrange mesmo o prprio sentido de autoria, j que o fundamento dialgico tem por base a atividade puramente responsiva. Nesta acepo, o autor no indiferente s relaes dialgicas travadas tanto no plano da vida quanto no plano da obra. Ele o prprio agente da unidade esttica, aquele que, dialogando com o contedo da realidade emprica, molda-o de acordo com uma orientao axiolgica, em todos seus elementos e suas relaes de espao, tempo e sentido (BAKHTIN, 2003:173). O que, neste trabalho, chamamos posicionamento axiolgico, funciona como termo-sntese da concepo bakhtiniana da relao entre autor e personagem. De fato, em Esttica da Criao Verbal, o filsofo russo faz referncia a essa compreenso diversas vezes, entre as quais destacamos as categorias axiolgicas e o contexto axiolgico:
O autor vivencia a vida da personagem em categorias axiolgicas inteiramente diversas daquelas em que vivencia sua prpria vida e a vida de outras pessoas que com ele participam do acontecimento tico aberto e singular da existncia apreende-a em um contexto axiolgico inteiramente distinto (BAKHTIN, 2003:13, grifo nosso).

Esses conceitos se explicam na ao de ver o outro valorativamente, de compreend-lo de maneira emptica e se fundamentam igualmente nas respostas volitivo-emocionais ou seja, nas rplicas de possvel xtase, amor, surpresa, piedade, etc. do outro por mim (BAKHTIN, 2003:29). Nenhum objeto do mundo se encontra desprovido dessas apreciaes, desses juzos de valor, nenhuma palavra pode escapar do
94 l Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

eterno dilogo de ideias. O ser humano parte integrante do simpsio universal (FIORIN, 2006:28), exercendo nele papis sociais e individuais, quaisquer que sejam. Por isso, comparar as declaraes de Edgar Allan Poe e Mikhail Bakhtin o primeiro como crtico e autor literrio e o segundo como terico e historiador da literatura a respeito da autoria torna-se, a partir dos pressupostos tericos bakhtinianos, a tarefa de considerar, acima de tudo, que toda palavra sempre e inevitavelmente tambm a palavra do outro (FIORIN, 2006:19). Contudo, no se trata, no presente trabalho, de estabelecer um contato direto entre duas ideias, ou comprovar que um autor se inspirou no outro, por exemplo. Ao contrrio, o que se busca estabelecer a aplicabilidade de dois termos que aparentemente se tocam. Comparaes do primeiro tipo citado quase sempre soam como a determinao de pais e filhos ideolgicos, como se fosse exata ou necessria a um e outro autor a confirmao deste suposto vnculo. Aquele que compara duas obras no um fiscal do trnsito ou intercmbio intelectual (CARVALHAL, 2006:28). 3. Aproximao terica entre unidade de efeito e posicionamento axiolgico Para Bakhtin (apud FARACO, 2005:42), a figura do autor-criador , na verdade, processual. Ela diferencia-se da do autor-pessoa justamente pelo desempenho de uma funo esttica ativa na obra literria. O autor-criador alicera a imagem da personagem, d a ela forma material, configura-a a partir de um posicionamento axiolgico, ou seja, a partir de um modo de ver o mundo, um princpio ativo de ver que guia a construo do objeto esttico e direciona o olhar do leitor, (FARACO, 2005:42). Portanto, aquele que cria trabalha com noes axiolgicas que fornecem respostas ao todo da personagem e a caracterizam segundo certa diretriz composicional.
Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

l 95

A essa diretriz composicional, Edgar Allan Poe aparentemente nomeia efeito (POE, 1999:102). Antes de definir esse aspecto fundamental da obra poeiana, importante considerar, primeiramente, sua Teoria do Conto. Poe (1999:103) afirma que um autor no deve desconsiderar nenhum meio que o auxilie na elucidao de seus objetivos ao escrever. Um deles a categoria de unidade de impresso ou efeito , compreendida como a totalidade valorativa em que se fundamenta a obra literria e que no deve ser interrompida, reservando-se ao limite de uma assentada (POE, 1999:103). A obra no deve ter sua leitura suspensa porque os negcios do mundo interferem e tudo que se parea com totalidade imediatamente destrudo (POE, 1999:103). Essa unidade de impresso pretende abarcar o leitor em um sentimento, trabalhado esteticamente em toda a obra, e extrado do mundo concreto. O prprio Poe considera importante perguntar-se, em primeiro lugar: Dentre os inmeros efeitos, ou impresses a que so suscetveis o corao, a inteligncia ou, mais geralmente, a alma, qual irei eu, na ocasio atual, escolher? (POE, 1999:102). , portanto, o efeito definido como o resultado do conjunto de aspectos centrais da obra que so trabalhados visando elucidao de algum sentimento vivo e relativo ao ser humano enquanto tal, enquanto ser ativo e valorativamente presente no mundo. Tendo em vista esse efeito, Poe arquiteta sua obra com todos os aspectos estticos como respostas ao sentimento escolhido. Uma comparao entre o efeito em Poe e o fundamento de toda produo artstica para Bakhtin pode tornar-se clara se considerarmos a referncia ao vivenciamento axiolgico no mundo tido, na obra do filsofo russo, no apenas como a mais pura ao de agir. O critrio fortemente social e concreto da teoria bakhtiniana poderia levar um seu leitor a considerar, principalmente aos que seguissem concepes mais marxianas, que se posicionar axiologicamente , restritamente, inserir
96 l Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

no objeto artstico personagens de mbito social, ou o autor engajar-se efetivamente num movimento de luta social, por exemplo. Contudo, o prprio Bakhtin afirma:
[...] a diretriz axiolgica da conscincia no ocorre s no ato na verdadeira acepo do termo mas em cada vivenciamento e at na sensao mais simples: viver significa ocupar uma posio axiolgica em cada momento da vida, significa firmar-se axiologicamente. (2003:174, grifo nosso)

Assim, a referncia ao autor-criador duplamente marcada na teoria bakhtiniana, pois, ao mesmo tempo em que ele seria um posicionamento axiolgico extrado pelo sentido valorativo do autor-pessoa, ele separaria e reorganizaria de maneira esttica os eventos da vida (FARACO, 2005:39). O autor-criador como que uma instncia que se interpe entre o autorpessoa e o produto esttico; nessa concepo bakhtiniana, o criador tomado como uma relao, como um processo. Edgar Allan Poe mais uma vez concebe sua criao literria nesse sentido, porque, no que diz respeito ao seu trabalho esttico, ele o alicera em sensaes derivadas das relaes dialgicas travadas por seres humanos socialmente e as reordena no plano da obra segundo um princpio axiolgico, ou seja, segundo um princpio valorativo. Portanto o autor aquele que reordena esteticamente eventos de uma dada realidade e a pessoa verdadeiramente habilitada a uma criao verbal deve ter a capacidade de enfrentar sua prpria conscincia, e de criar outra que a transcenda, sem que desta se desvincule. O ser humano (autor-pessoa, para Bakhtin), desse modo, entendido como o centro organizador do contedo-forma da viso artstica, o eixo que preserva a diferena entre o eu e o outro, sem a qual no possvel um posicionamento axiolgico vlido. (BAKHTIN, 2003:173)
Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

l 97

Edgar Allan Poe desempenha principalmente essa funo. Chegarse-ia, em anlise mais profundamente fundamentada, a afirmar que o elemento constitutivo da obra desse escritor o posicionamento axiolgico, nomeado por ele efeito. Compreende-se perfeitamente que esse elemento prprio de qualquer criao artstica; entretanto, importante considerar que o trabalho de Poe se alicera primordialmente na extrao de uma sensao universal que ser trabalhada com a preciso e a sequncia rgida de um problema matemtico (POE, 1999:103), como ele mesmo define, em todos os aspectos da obra seja na escolha de um cenrio, nas palavras ditas pelos personagens ou na mtrica de sua poesia para que no se perca essa impresso que advm da organizao artstica da criao. Tm-se, para Poe, como matria-prima os elementos do mundo, aos quais esto subordinados os eventos puramente tcnicos. Porque aps a escolha de um assunto novelesco e de um efeito vivo, Poe afirma:
[...] considero se seria melhor trabalhar com os incidentes ou com o tom com os incidentes habituais e o tom especial, ou com o contrrio, ou com a especialidade tanto dos incidentes quanto do tom depois de procurar em torno de mim (ou melhor, dentro) aquelas combinaes de tom e acontecimento que melhor me auxiliem na construo do efeito. (POE, 1999:102)

A esse respeito, corrobora Bakhtin: Pode-se dizer que, por meio da palavra, o artista trabalha o mundo, para o que a palavra deve ser superada por via imanente como palavra, deve tornar-se expresso do mundo dos outros e expresso da relao do autor com esse mundo. (BAKHTIN, 2003:180). No que concerne ao dialogismo presente na obra de Allan Poe, se se analisassem seus contos, com toda certeza, da se poderia extrair uma gama muito maior de relaes. Em se tratando de poesia como
98 l Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

o caso, pois sobre ela discorre Poe em seu ensaio, analisando a poesia O Corvo as relaes dialgicas ficam mais restritas, conforme o sentido potico da obra cresce. Mesmo o poeta sendo aquela segunda voz que refrata a realidade, na poesia no h, segundo Bakhtin, uma necessidade to explcita de se explicar o prprio mundo pela linguagem do outro. O poeta possui sua prpria linguagem e a ela est subjugado aquele que l. (TEZZA, 2008:204). Entretanto, como participante de uma dada realidade, o autor-pessoa, que direciona o autor-criador, no se pode desvincular totalmente das relaes valorativas que expressa em relao realidade. Os centros de valores presentes na obra tambm constituem uma classe interessante para se categorizar o dialogismo presente (muito embora mnimo) na poesia. Quando Allan Poe descreve aqueles sentimentos que seriam, a seu ver, os mais propriamente aplicveis em uma produo potica, h tambm de sua parte a preocupao em distingui-los daqueles mais prosaicos. Enquanto reserva ao poema o objetivo Beleza intensa e pura elevao da alma (POE, 1999:104) , aponta como mais atingveis na prosa os objetivos Verdade e Paixo, embora no as exclua por completo da poesia. Isso porque, A Verdade, de fato, demanda uma preciso, e a Paixo, uma familiaridade (POE, 1999:105). Neste ponto, podemos nos remeter ao mnimo dialogismo presente na poesia, definido como a ausncia da necessidade absoluta de justificao do eu pela linguagem do outro e por que no dizer? da necessidade de se tornar preciso e familiar ao outro. Mas, ainda imprescindvel elucidar uma questo que bem pode ser levantada quando de uma comparao entre o posicionamento axiolgico bakhtiniano e o efeito em Poe. Bakhtin no julga que o sentido valorativo da obra deva ser constante em uma obra, embora considere que a resposta do autor s manifestaes isoladas da personagem se baseiam numa resposta nica ao todo da personagem (BAKHTIN, 2003:4): para ele, o autor busca dar um sentido de totalidade personagem. Entretanto, esta
Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

l 99

totalidade no sugere uniformidade ou homogeneidade, no estabelece uma invariabilidade do sentimento inicialmente estabelecido (FARACO, 2005: 38). Poe, ao contrrio e este ponto parece afastar os dois tericos afirma trabalhar em um efeito invarivel e preciso durante a criao verbalizada (POE, 1999). Por essa razo, muitas crticas foram feitas Teoria do conto de Edgar Allan Poe, sintetizadas por Gotlib nas seguintes perguntas:
Todos os contos provocam um efeito nico no leitor? No haveria os que provocam nele diferentes efeitos, efeitos que podem, inclusive, ir sofrendo mudanas no decorrer da leitura, desde o extremo cmico ao extremo sentimental, por exemplo? (GOTLIB, 1998:41).

Bem fundamentadas ou no porque devemos, antes de tudo, considerar uma diferenciao entre outros contos e os contos poeianos, com relao aplicabilidade da unidade de efeito2 essas crticas no desviam o principal foco do presente trabalho, ou seja, a compreenso do efeito como eixo valorativo ao redor do qual a obra funciona. Sua mais forte caracterstica, a de permitir um caminho para a obteno do acabamento da obra, aproxima-a do posicionamento axiolgico bakhtiniano, j que este ltimo basilar atividade esttica, que rene no sentido o mundo difuso e o condensa em uma imagem acabada e auto-suficiente (BAKHTIN, 2003:177). Dentro da atividade esttica, Edgar Allan Poe posiciona-se axiologicamente e se converte em autor, em agente da unidade tensamente ativa do todo acabado, do todo da personagem e do todo da

2. Allan Poe menciona durante o ensaio alguns efeitos, tais como efeito potico (p. 104), efeito artstico (p. 105), efeito da variao da aplicao (pp. 107-108), efeito rtmico (p. 109), efeito [de] [] originalidade de combinao, efeito do incidente insulado, efeito casual, efeito de contraste (p. 110), e efeito do desenvolvimento (p. 112). Contudo, talvez possamos consider-los como subgneros da unidade de efeito em que culmina a obra. 100 l Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

obra (BAKHTIN, 2003:10). Aps a definio de seu desiderato artstico, subordina a ele o material artstico. De fato, quando se observam suas consideraes a respeito da criao verbalizada, facilmente perceptvel que a escolha de qualquer elemento subjugada ao sentido valorativo da obra. Tratando-se da morte de uma bela mulher, o Amante despojado de seu amor compreendido como a boca mais capaz de desenvolver tal tema (POE, 1999:107). Quanto entrada do Corvo, ela mencionada como uma maneira de se inserir racionalmente o refro (estrutura que pode ser usada com ideia de repetio e monotonia) Nunca Mais em ingls, Never More , palavras escolhidas por conterem ideia e sonoridade montonas, desejadas para o efeito do poema. Primeiramente um papagaio, depois, enfim, um corvo, ave tambm capaz de falar e infinitamente mais em relao com o tom pretendido (POE, 1999:107). interessante que Poe, aproximando-se mais uma vez das futuras3 ideias bakhtinianas de autoria, chega a afirmar sobre o Corvo a seguinte caracterstica que, na obra, podemos considerar como tentativa de abranger o todo desta personagem: a ave do mau agouro (POE, 2003:107). Remetemo-nos ao fato de Bakhtin entender o procedimento de autoria como a pretenso s unidades valorativas que direcionam as personagens a uma integridade de sentido (BAKHTIN, 2003, p. 4). Mas, com relao autoria, ainda preciso que se faa um ltimo comentrio. O poeta Charles Baudelaire, principal tradutor da obra de Poe para lngua francesa, viria a escrever a respeito de Poe e suas personagens:
As personagens de Poe, ou melhor, a personagem de Poe, o homem de faculdades superagudas, o homem de nervos relaxados,

3. Poe viveu entre os anos de 1809 e 1849 e Bakhtin entre 1895 e 1975.
Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

l 101

o homem cuja vontade ardente e paciente lana um desafio s dificuldades [...] o prprio Poe. (POE, 1999:16) 4

Apesar da considerao bakhtiniana de que comparaes factuais entre autor e personagem no conseguiriam abranger o sentido esttico da obra pois se ignoraria o elemento essencial: a forma do tratamento do acontecimento, a forma do seu vivenciamento na totalidade da vida e do mundo (BAKHTIN, 2003:8) apesar dessa considerao, a opinio de Baudelaire no de todo invlida j que, por um lado, de fato, Poe seus personagens: a partir de sua conscincia que se geram as de seus personagens. Entretanto, Poe desloca a si mesmo e sua linguagem, ele se torna uma segunda voz que reformula os mais variados discursos, s personalidades de seus personagens (BAKHTIN, 2003:8-9) e, desse modo, no pode mais ser encarado como Edgar, como o autor-pessoa, mas como uma posio refratada e refratante (FARACO, 2005:39) da realidade. O dilogo com as concepes bakhtinianas de autoria torna-se mais uma vez evidente no momento em que o escritor norte-americano declara:
[...] o amante, arrancado de sua displicncia primitiva, pelo carter melanclico da prpria palavra, [...], fosse afinal excitado superstio e loucamente fizesse perguntas [...] cujas respostas lhe interessavam apaixonadamente ao corao, fazendo-as num misto de superstio e daquela espcie de desespero que se deleita na prpria tortura, fazendo-as no porque propriamente acreditasse no carter proftico, ou demonaco da ave (que a razo lhe diz estar apenas repetindo uma lio aprendida rotineiramente), mas porque experimentaria um frentico prazer em organizar suas perguntas

4. Trata-se de um texto introdutrio ao livro, escrito por Baudelaire. 102 l Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

para receber, do esperado Nunca mais, a mais deliciosa, porque a mais intolervel, das tristezas. (POE, 1999:108)

Isso porque, Edgar Allan Poe consegue, neste trecho, dar o carter de sua relao com essa personagem, baseada no conhecimento de sua interioridade a partir de um referencial externo. Em momento algum Poe age como se ele fosse a prpria personagem, mas consegue entend-la esteticamente como conscincia exterior, ele agora demonstra sua prpria posio em face da personagem (BAKHTIN, 2003:5). Observe-se, a esse respeito, que ele julga as aes da personagem, por exemplo, o ato de proferir as perguntas, baseado em suas possveis concepes pessoais, como em considerar que o amante dirigiria perguntas ao corvo para experimentar o delicioso sentimento de tristeza. O enfoque axiolgico permanece a, agora no mais como princpio fundador da obra, mas como sentido que pode ser apreendido durante a leitura e apreciao do poema O Corvo. 4. Consideraes finais A questo do vivenciamento valorativo dos elementos da obra, como princpio basilar da concepo de objetos estticos, pode ser considerada como, pelo menos, duplamente mencionada no mbito da teoria literria5. Isso porque, tanto Mikhail Bakhtin quanto Edgar Allan Poe argumentam suas teorias de criao verbal tendo sempre em vista o pressuposto de autoria como valor esttico. Bakhtin, com seu posicionamento axiolgico, fundamenta a autoria como o olhar valorativo do autor para a personagem. Partindo

5. Obviamente, no restringimos aqui a apenas estas duas menes. Acreditamos plenamente na possibilidade de serem encontradas comparaes desta espcie com outros autores.
Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

l 103

do conhecimento interno da conscincia desta ltima at um referencial externo, o autor garantiria para si mesmo um excedente de viso propriamente esttico que lhe permitiria apreender a personagem em sua totalidade. Allan Poe baseia sua autoria na unidade de efeito, um eixo de valor e impresso atravs do qual a obra giraria, considerando-a pontochave de sua criao literria e dando-lhe particular destaque em A filosofia da composio. Destacamos a nfase j no ttulo do ensaio no termo filosofia a um sistema de fundamentos inter-relacionados visando a uma indicao de princpio. Ressaltemos ainda uma vez que o objetivo desta anlise no foi o de comprovar arbitrariamente uma relao entre dois autores, ou torn-la slida teoricamente, mas o de preservar a aplicabilidade dos conceitos bakhtinianos e poeianos. Justificamos, aqui, um pelo outro j que consideramos que as palavras dos dois tericos encontram eco umas nas outras. No se nega a possibilidade de influncia, mas a nfase no presente trabalho est nas relaes dialgicas que os enunciados dos dois autores travam por discorrerem sobre o mesmo objeto, no caso a criao verbalizada, objeto este presente no mundo dos seres humanos e encontrando nele integridade e sentido.

Referncias bibliogrficas
BAKHTIN, Mikhail (2003). Esttica da Criao Verbal. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes. CARVALHAL, Tnia Franco (2006). Literatura Comparada. 4. ed. So Paulo: tica. FARACO, Carlos Alberto (2005). Autor e autoria. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin: conceitos-chave. 2. ed. So Paulo: Contexto, pp. 37-60.

104 l Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

FIORIN, Jos Luiz (2006). Introduo ao pensamento de Bakhtin. So Paulo: tica. GOTLIB, Ndia Battella (1998). Teoria do conto. 8. ed. So Paulo: tica. POE, Edgar Allan (1999). A filosofia da composio. In: Edgar Allan Poe: Poemas e Ensaios. So Paulo: Globo, pp. 101-114. TEZZA, Cristovo. Poesia (2008). In : BRAIT, Beth (org.). Bakhtin : outros conceitoschave. So Paulo : Contexto, pp. 195-217.

Revista Ao p da Letra Volume 12.2 - 2010

l 105

Anda mungkin juga menyukai