Anda di halaman 1dari 12

O DRAMA DA ESCRITA EM MEMRIAS DO SUBSOLO, DE DOSTOIVSKI

Joana Luiza MUYLAERT1


RESUMO: Procuro, neste texto, contornar alguns problemas tericos que, na escrita de Memrias do Subsolo, j esto postos pelo narrador na forma de intrincados paradoxos. Em sntese, sero tratadas as seguintes questes: a representao das memrias escritas como antiliteratura; a ambivalncia de seu modo narrativo; o apagamento deliberado e explcito do autor/pai do texto. PALAVRAS-CHAVE: Escrita. Memrias. Autoria. Narrativa hbrida. Dostoivski. A literatura uma dramtica da escrita, desse trajeto de letra desincorporada que pode tomar qualquer corpo. Jacques Rancire (1995, p.41). A literatura torna-se precisamente nomevel como a atividade especca daqueles que escrevem no momento em que a herana se desvanece. Ela no aquilo que sucede s belas-letras, porm aquilo que as suprime. H literatura quando os gneros poticos e as artes poticas cedem lugar ao ato indiferenciado e arte sempre singular de escrever. Jacques Rancire (1995, p.26).

Introduo H alguns anos, leio e releio as Memrias do subsolo. H alguns anos, escrevo e reescrevo sobre elas e guardava, sempre mais ou menos insatisfeita, as minhas anotaes na gaveta. H um momento, porm, em que preciso como escreve e faz efetivamente o homem do subsolo alinhavar o texto. Pois nesse gesto de escrita que vo assumindo algum contorno as perguntas que, com insistncia, nos paralisam. Durante esse processo de leitura e escrita, venho percebendo, sempre com mais nitidez, que no s as perguntas relacionadas ao campo terico da literatura eram a causa desse fascnio e dessa inquietao. O fascnio tambm se deve o que talvez ainda mais decisivo no caso constatao de que a escrita do homem
UFU Universidade Federal de Uberlndia. Instituto de Letras e Lingstica. Uberlndia MG Brasil. 38.440-100 muylaertj@triang.com.br
1

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

35

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

do subsolo, mais que literatura, um gesto vital de quem a redigiu, uma questo de vida ou morte, de acerto de contas consigo mesmo e por que no, apesar do que escreve o narrador? uma longa, hostil e quase indesejvel conversa com o pblico leitor. Nesse movimento de atrao e estranhamento, as questes, que nessas Memrias sempre me intrigaram, foram se entrelaando, tomando as formas a seguir relacionadas: a representao das memrias escritas como antiliteratura; a ambivalncia de seu modo narrativo; o apagamento deliberado e explcito do autor/ pai do texto. Decidi ento, auxiliada por alguns livros e escritores, tentar contornar esses problemas, para deles poder me esquecer e experimentar algum alvio, ensaiando uma forma de apresent-los, uma forma necessariamente inacabada e imperfeita. Um Icherzhlung2 singular: quem narra essas memrias? Em conhecido estudo sobre os gneros do discurso em Dostoivski, Bakhtin, embora reconhecendo o carter abstrato de toda classicao, prope um exame dos possveis modos de narrar, do ponto de vista da sua relao com o discurso do outro. Em conformidade com o esquema apresentado, Memrias do subsolo, arma Bakhtin (1997a, p.230), so um Icherzhlung de tipo confessional. Da passagem abaixo citada, parece que podemos extrair, para os objetivos de nosso estudo, um ncleo a partir do qual se preservam ainda que renadamente matizados os limites entre os gneros (no caso, memrias pessoais, do autor, e ccionais, obra de arte), opo terica assegurada na tradio crtica que, desde a primeira potica, procura organizar a co dentro da realidade:
Memrias do Subsolo so um Icherzhlung de tipo confessional. A idia inicial do autor era chamar-lhe Consso. E estamos realmente diante de uma autntica consso, que no entendemos em sentido pessoal. A idia do autor est aqui refratada como em qualquer Icherzhlung; no se trata de um documento pessoal mas de uma obra de arte. (BAKHTIN, 1997a, p.230).

Toda transmisso, particularmente sob forma escrita, tem seu m especco: narrativa, processos legais, polmica cientca, etc. Alm disso, a transmisso leva em conta uma terceira pessoa a pessoa a quem esto sendo transmitidas as enunciaes citadas. (BAKHTIN, 1997b, p.146).

Matizemos no entanto o que acabamos de armar. o mesmo Bakhtin quem nos oferece a chave para uma percepo mais aguda dessa aparente dualidade, particularmente na terceira parte de Marxismo e losoa da linguagem, em que trata das formas de transmisso das enunciaes de outrem. Em linhas gerais, a proposta do autor parte da constatao simples e evidente, nem sempre levada em conta, de que [...] h diferenas essenciais entre a recepo ativa da enunciao de outrem e sua transmisso no interior de um contexto. (BAKHTIN, 1997b, p.146).
2

O entendimento mais adequado das formas de discurso citado implica, por conseguinte, a estreita relao com o contexto narrativo que as engloba e abrange. Unidos por relaes dinmicas, complexas e tensas, formas de transmisso do discurso de outrem e contexto narrativo devem portanto ser estudados e avaliados a partir dessa inter-relao e nunca de maneira isolada. O autor sintetiza em duas as orientaes principais dessa inter-relao. A primeira denomina estilo linear, marcada por uma pretendida despersonalizao e pela preocupao com a objetividade do discurso citado. Autoritarismo e dogmatismo explicam em grande parte as fronteiras ntidas e inviolveis que isolam o discurso citado do resto da enunciao. Estilo pictrico, a segunda orientao, caracteriza-se, ao contrrio, pela diluio das fronteiras entre o contexto narrativo e o discurso citado. Nesse caso, destaca-se o discurso literrio pela sua permeabilidade transmisso das palavras alheias, pela posio do narrador, hesitante e uida, confundindo-se seu discurso com os dos demais personagens inversamente s vrias formas de discurso retrico (a retrica poltica, a linguagem jurdica etc.) que trazem a marca de [...] um sentimento agudo dos direitos de propriedade da palavra e uma preocupao exagerada com a autenticidade. (BAKHTIN, 1997b, p.153). Dogmatismo autoritrio, objetividade do relato, contornos precisos em torno do discurso citado, tudo tende a desaparecer em favor de [...] um certo relativismo das apreciaes sociais, o que muito favorvel a uma apreenso positiva e intuitiva de todos os matizes lingsticos individuais do pensamento, das opinies, dos sentimentos. Entre os diversos tipos de procedimento narrativo pictrico, destaca-se o discurso indireto livre, forma ltima de enfraquecimento das fronteiras do discurso citado (BAKHTIN, 1997b, p.151). Inter-relao completamente nova entre os discursos citado e narrativo, o discurso indireto livre, salienta o autor, no utilizado na conversao e serve apenas s representaes de tipo literrio. A relevncia concedida a essa nova forma correlata ao texto escrito e particularmente prosa literria moderna parece clara nas formulaes de Bakhtin (1997b, p.192):
[...] o prprio desenvolvimento do discurso indireto livre est ligado adoo, pelos grandes gneros literrios em prosa, de um registro mudo, ou seja, pela leitura silenciosa. Apenas a adaptao da prosa leitura silenciosa

Na traduo de Paulo Bezerra (BAKHTIN, 1997a, p.193), narrao da primeira pessoa.

36

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

37

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

tornou possvel a superposio dos planos e a complexidade, intransmissvel oralmente, das estruturas entoativas to caractersticas da literatura moderna.

O que podemos vislumbrar na relao estabelecida entre discurso indireto livre, leitura silenciosa e prosa literria moderna a emergncia simultnea do leitor e do texto escrito, desestabilizando hierarquias de gneros, fronteiras entre autor, narrador e leitor, criando novos, frgeis modos de perceber e criar textos, nem por isso menos verdadeiros. Claro que esta uma inferncia nossa, uma vez que no se acha explcita no ensaio de Bakhtin sobre as formas do discurso citado. Por outro lado, no se trata de esclarecer um suposto sentido oculto, dizer o que o autor teria deixado de dizer. Antes, o que se prope no caso um desdobramento do que j est dito ou um suplemento de leitura, para usar as palavras de Derrida (1991, p.8). Mas esse um ngulo do problema mais geral, que ser retomado em momento oportuno. Ainda sobre o texto de Bakhtin, aqui estudado, alguns apontamentos nais. Destacando a importncia de se estudar a histria da palavra na palavra ou, dito de outro modo, as refraes do ser social nas estruturas da prpria lngua, Bakhtin termina o texto sobre as formas do discurso citado com a acusao do que chama reicao da palavra ou deteriorao do valor temtico da palavra. O alvo da crtica claro: so os movimentos formalistas em potica, lingstica e losoa da linguagem. Por outro lado, deve-se salientar o renamento e a complexidade implicados na perspectiva sociolgica dos estudos bakhtinianos. A atitude em favor da renovao da palavra ideolgica [...] a palavra que realmente signica e responsvel por aquilo que diz [...], rearma os laos indissociveis, na sua obra, entre conhecimento terico e compromisso tico, entre crtica literria e pensamento poltico (BAKHTIN, 1997b, p.196). Um dos desdobramentos mais surpreendentes dessa atitude o deslocamento das dicotomias mais consagradas pela tradio, entre as quais destacamos a separao dos discursos de verdade e discursos de co. Deslocamento provocado exatamente pela relevncia atribuda ao ponto de vista social responsvel, expresso em todas as manifestaes da criao verbal, o que nos leva a compreender melhor e relativizar a diviso, apresentada pelo escritor, entre estilo linear e estilo pictrico, entre palavra objetiva, dogmtica nos contextos cientcos e palavra subjetiva no universo das cincias humanas. Tudo indica que Bakhtin no endossava essa diviso, antes a ela recorreu por questo de mtodo. Retomada em seus diversos ensaios sobre literatura, qualquer dicotomia logo se desfaz em nome de um valor que atravessa todas as regras de diviso dos discursos. A separao, em campos prprios e excludentes, entre verdade e co no apenas no se sustenta por razes evidentes, como no se ajusta a toda a explanao sobre o assunto ao longo do estudo em pauta. A prpria 38 Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

insistncia sobre a signicao tica e poltica das formas no dogmticas de se transmitir o discurso de outrem promove a desestabilizao das divises, h longo tempo estabelecidas. Armar o contedo ideolgico e social da palavra, resgatar seu valor semntico, no signica reduzi-la a esta dimenso, menos ainda liber-la do comprometimento social inevitvel a que toda palavra destinada, incluindo a ccional. O que amplia as possibilidades dos nveis de entendimento, a respeito da armao recorrente nos mais variados contextos da obra do escritor: a de que [...] o sentido do discurso no existe fora de sua acentuao e entoao vivas. (BAKHTIN, 1997b, p.191). A palavra categrica/autoritria, a palavra assertiva tende ao apagamento dessa atitude valorativa inerente a todo ato de fala, a toda palavra viva, o que vem raticar o procedimento metodolgico de Bakhtin, ao separar os discursos: a palavra isolada e estvel, reinando soberana sobre a vida social e as marcas de subjetividade, apenas uma suposio no conjunto das formulaes tericas do escritor. Como procedimento dialgico que se explicita, que se expe na sua essncia aberta e inacabada, permevel pluralidade de orientaes apreciativas de personagens e narradores, o discurso indireto livre combina as entoaes da personagem (empatia) e as entoaes do autor (distanciamento) dentro dos limites de uma mesma e nica construo lingstica (BAKHTIN, 1997b, p.191). Por ele atravessam todos os tipos de palavras assertivas e ccionais numa espcie de radicalizao da natureza da linguagem; nele so extremas as conseqncias do dialogismo, princpio constitutivo do toda atividade verbal, postulado por Bakhtin. Plurilingismo, dialogismo e exotopia: noes para uma nova esttica dos gneros em prosa Opondo-se idia de uma lngua nica abstrata, um dos princpios bsicos das poticas tradicionais sobre o problema dos gneros, Bakhtin arma o plurilingismo real ou a dialogicidade interna, prpria a todo discurso ou texto, categoria, entre outras no menos decisivas, a partir da qual desenvolveu novas propostas de tipologia dos gneros discursivos/textuais. Dentre as questes levantadas pelo autor, interessa, neste trabalho, discutir a polmica distino entre discurso potico e discurso romanesco que, em linhas gerais, pode-se assim resumir: denido como monolgico, o texto potico estaria [...] convencionalmente privado de qualquer interao com o discurso alheio [...], ao contrrio do romance que se constitui como elaborao literria marcada pelo hibridismo e pela polifonia (BAKHTIN, 1997b, p.93). Embora possa parecer evidente, o esquema proposto deve ser interpretado com reservas, observando-se, sobretudo, o objetivo do escritor de armar a Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008 39

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

legitimidade do romance como gnero literrio devidamente reconhecido em suas particularidades. Desdobramentos mais esclarecedores da questo podemos buscar, ainda assim, nas prprias entrelinhas dos textos bakhtinianos, saturados, eles tambm, de sentidos nem sempre explicitados. Assim que os conceitos de dialogismo e polifonia puderam vir a ser reelaborados no cruzamento de campos diversos dos estudos da linguagem, como a teoria literria, apontando novos rumos para o problema em questo. a partir desse entrelaamento das reas que pretendo retomar o problema dos gneros, redenindo as bases que sustentariam as diferenas entre o texto em prosa e o texto potico, em busca de uma compreenso mais adequada dos argumentos do autor. Princpio constitutivo da linguagem e condio do sentido do discurso, o dialogismo no deve ser identicado polifonia, embora os termos, em diversas passagens dos textos do autor, apaream como sinnimos. Pode-se remeter o conceito de dialogismo s formas no-marcadas da presena do outro no discurso (o que J. Authier-Revuz (1982) chama de heterogeneidade constitutiva do discurso), em outras palavras, o dialogismo compreende uma alteridade radical, interna ao sujeito e ao discurso, no-localizvel e no-representvel explicitamente na superfcie do texto. O termo polifonia, por outro lado, deve ser referido a uma categoria no reitervel, signicativo, em ltima instncia, no caso nico e singular da prosa de Dostoivski. A respeito, Cristovo Tezza (2003, p.227) esclarece que nas obras dos anos 30 e 40, a polifonia desaparece, substituda pelo conceito muito mais amplo e funcional de plurilingismo3. Se ampliarmos, contudo, o emprego do termo polifonia, polifnicos seriam os textos em que o dialogismo aparece mostrado, circunscrito explicitamente sob as mais variadas formas (ainda segundo palavras de J. Authier-Revuz (1982), heterogeneidade mostrada do discurso), e monofnicos (ou monolgicos) os textos em que a dialogicidade constitutiva da linguagem seria silenciada. Simplicando, a polifonia constituiria uma das formas possveis de heterogeneidade marcada e a diferena realmente essencial residiria nos usos monolgico e polifnico do discurso. Nessa perspectiva, monolgicos podem ser considerados muitos textos em prosa e dialgicos outros tantos poticos. As diferenas assinaladas, particularmente no texto O discurso na poesia e o discurso no romance (BAKHTIN, 1998), estariam situadas [...] no terreno quantitativo das relaes necessariamente dialgicas da linguagem [...] e uma classicao qualitativa das formas no teria relevncia especial na perspectiva terica do autor,
3

apenas utilizada em seus escritos sobre o romance como instrumento para denir uma tipologia histrica da prosa romanesca4. Em outras palavras, o que dene a natureza esttica do texto em suas formas genricas especcas potica e romanesca a intensidade das relaes estabelecidas entre o autor-criador e seu heri, bem como entre o poeta e seu objeto e no os traos formais abstrados dessas relaes5. , portanto, na direo contrria que foi assumida pelos formalistas russos que Bakhtin entrelaa os campos esttico, losco e tico na construo de uma teoria complexa e abrangente sobre os gneros literrios, num passo decisivo ao resgatar a importncia do autor dentro do quadro conceitual a respeito dos discursos potico e romanesco. O passo, audacioso e antecipador, foi inicialmente tratado no ensaio O autor e o heri (includo no volume Esttica da criao verbal, da Martins Fontes), com os conhecidos desdobramentos em obras posteriores (rero-me aos textos de 30-40, sobre a teoria do romance). Insistindo na conuncia dos vrios campos do conhecimento, o autor procurou traar as categorias fundadoras de uma esttica inseparvel de um conjunto de princpios ticos. Duas dessas categorias revelam-se decisivas para o entendimento do conjunto da obra de Bakhtin: a exotopia e o dialogismo, particularmente no estudo dos gneros. Pela primeira compreende-se o autor-criador e o autorcontemplador como partes integrantes do objeto esttico. Pela segunda, considerase a lngua como atividade verbal pluridiscursiva, [...] como fenmeno social da interao verbal, realizada atravs da enunciao ou das enunciaes. (BAKHTIN, 1997b, p.123). Exotopia e dialogismo, assim, complementam-se como princpios constitutivos da linguagem e da arte, observadas as diferenas quantitativas, e no substanciais, que em ambas se manifestam. Como foi observado no caso das formas composicionais, tambm aqui Bakhtin estabelece relaes indissociveis entre o acontecimento esttico e a vida social:
As noes no trecho mencionadas devem-se a Cristovo Tezza (2003, p.253): Observe-se como a denio estilstica do romance, nas mos de Bakhtin, tambm uma denio da realidade lingstica; o que dene o romance o modo como ele se relaciona com a vida da linguagem. Bakhtin no d nenhuma importncia questo composicional a diferena entre conto, romance ou novela, por exemplo, que tanto sono tira dos que vem na composio formal a essncia da literatura, para Bakhtin no tem relevncia especial; so apenas formas genricas que se estraticam na histria, e que ele usa em vrios momentos para denir estgios ou tipos de prosa romanesca.
5 Ainda nas palavras de Tezza (2003, p.241): O segundo ponto a clara compreenso de que a distino entre o estilo prosaico e o estilo potico se faz numa relao quantitativa para Bakhtin, no h nenhuma essncia potica ou prosaica, mas diferentes intensidades na relao do discurso na vida do momento verbal entre as diferentes vozes participantes. Se de um lado o trao plurilnge, isto , a incidncia viva de diferentes centros de valor no mesmo momento verbal, o motor da signicao prosaica, no seu limite mximo, de outro, no seu limite mnimo, a linguagem potica em seu sentido estrito requer uma uniformidade de todos os discursos, sua reduo a um denominador comum. 4

Na passagem em questo, o autor encaminha suas ponderaes para uma associao entre os conceitos de dialogismo e plurilingismo.

40

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

41

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

[...] um autor modica todas as particularidades de um heri, seus traos caractersticos, os episdios de sua vida, seus atos, pensamentos, sentimentos, do mesmo modo que, na vida, reagimos com um juzo de valor a todas as manifestaes daqueles que nos rodeiam [...] (BAKHTIN, 1997c, p.25).

Eu, vocs e os outros: vozes em cena Podemos, a essa altura, armar que a narrao das Memrias uma narrao sem perspectiva. Imediatamente prximo do heri e do acontecimento em processo, o narrador constri conseqentemente imagens instveis e inacabadas de ambos. Na fala monolgica desse anti-heri, escreve Bakhtin, [...] o que impressiona acima de tudo a dialogao interior extrema e patente: nela no h literalmente nenhuma palavra monologicamente rme, no-decomposta [...] (BAKHTIN, 1997a, p.230). Cada enunciao do narrador pressupe a palavra do outro, antecipando-a ou refutando-a. O cruzamento de vozes na voz do narrador verica-se nos vrios papis atribudos, respectivamente, aos textos evocados ou citados de escritores contemporneos de Dostoivski, ao interlocutor/leitor representado textualmente e ao prprio narrador, em cujo discurso imbricam-se, na forma de uma construo em abismo, a narrao e o comentrio, indissociveis, interminveis. Seguindo de perto a leitura de Bakhtin, Todorov (1980) quem nos apresenta as Memrias do subsolo como uma encenao da escrita, em que o narrador constitui-se como um eu desdobrado, voltando-se vertiginosamente sobre si mesmo, o que faz do texto um exerccio inndvel e radical de indagao sobre as inmeras imagens de si, incertas e contraditrias. Em sntese, entende o crtico por escrita encenada um texto explicitamente dramatizado, monlogo constitutivamente dialgico, em tensa polmica com os vrios discursos, assumidos, nas Memrias, pelos autores dos textos parodiados; pelo leitor, tratado como vs ou tu; todos sustentados por um narrador em primeira pessoa que, embora hostilize esses outros a quem se dirige, deles necessita para construir o seu prprio monlogo. So vozes em confronto dialgico, de onde emergem sentidos vrios e contraditrios, construdos em conformidade com as relaes de poder travadas entre as personagens, que emergem, pela palavra do narrador, para o palco por ele montado. O homem do subsolo fala e faz falar. O texto desse modo no um reexo ou uma representao da realidade, como supostamente seria uma narrativa realista do sculo XIX, mas constitui-se como reexo de outros textos em incessante jogo de espelhos, revelando uma das marcas da modernidade narrativa, que conta entre seus principais fundadores o escritor russo. Como em todo drama encenado, temos nas Memrias personagens representando alguns papis. Ao papel representado pelos discursos de outros escritores, Todorov denomina eles. Com eles interlocutores presentes no esprito dos leitores contemporneos (TODOROV, 1980, p.136) Dostoivki estabelece uma tensa e agressiva polmica sustentada pelos complexos recursos da ironia e da Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008 43

Mas em que ento consistiria a diferena quantitativa essencial na apreenso da forma esttica? Na obra de arte, escreve Bakhtin (1997c, p.25-26), ao contrrio do que se passa na vida em que nossas reaes so dspares, so reaes a manifestaes isoladas e no ao todo do homem, [...] haver uma reao global ao todo do heri cujas manifestaes isoladas adquirem importncia no interior do conjunto constitudo por esse todo, na qualidade de componentes desse todo. Na viso de Bakhtin, correlativos no todo de uma obra, autor e heri relacionamse como duas conscincias, situadas em perspectivas diferentes. Denominada exotopia, essa relao que fundamenta o acontecimento esttico:
A conscincia de um autor a conscincia de uma conscincia, ou seja, uma conscincia que engloba e acaba a conscincia do heri e do seu mundo [...] O autor no s v e sabe tudo quanto v e sabe o heri em particular e todos os heris em conjunto, mas tambm v e sabe mais do que eles, vendo e sabendo at o que por princpio inacessvel aos heris; precisamente esse excedente, sempre determinado e constante de que se benecia a viso e o saber do autor, em comparao com cada um dos heris, que fornece o princpio de acabamento de um todo o dos heris e o do acontecimento da existncia deles, isto , o todo da obra. (BAKHTIN, 1997c, p.32-33)6.

Ocorre que nas Memrias do subsolo no se conrma o excedente de viso, responsvel pelo acabamento da obra. Autor e heri no se encontram em perspectivas diferentes, no h o distanciamento necessrio que permitisse ao autor ver e saber mais que o seu heri, pois o autor e o heri so um s personagem. Ser essa a razo que levou Bakhtin a separar, de um lado, as novelas de Dostovski, denindo-as como monolgicas, e de outro, os romances, polifnicos, dialgicos? Vejamos em que termos o crtico elabora a questo na anlise que apresenta das Memrias do subsolo. Ela nos levar, mais adiante, de volta pergunta sobre o autor da narrao.

Deve-se lembrar que ainda nesse mesmo ensaio que Bahktin (1997c, p.29) expe, com inequvoca clareza, severas restries aos mtodos biogrcos e sociolgicos, insucientes, nas suas palavras, para uma [...] compreenso formal-esttica aprofundada do princpio criador existente na relao do autor com o heri. A idia de autor em nenhuma passagem se confunde com o material biogrco, ou relacionada com a experincia social, de modo imediato e mecanicista, como costuma ocorrer nos mtodos citados.

42

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

pardia. Eles so os escritores romnticos, os positivistas/cienticistas, os liberais, os socialistas utpicos que formavam o conjunto de intelectuais que inuenciaram e dominaram o pensamento crtico/cultural da Rssia entre as dcadas de 40 e 70 do sculo XIX. Eles so ainda os chefes da repartio pblica, os seus superiores, eles so os outros: Eu sou sozinho e eles so todos, escreve o narrador, em imagem precisa da sua vasta solido (DOSTOIVSKI, 2000, p.58). O Senhor, Vocs, Vs so algumas das palavras com que o narrador se volta ao leitor de sua escrita, no para criar laos, buscar anidades, mas para hostilizlo, ou ainda dispens-lo. Anal no estamos diante de algum que, embora escreva como se dirigisse a um pblico, escreve na verdade s para si mesmo? Nas palavras do narrador, trata-se (sua escrita) de forma, unicamente de forma vazia, certo que est de que nunca haver de ter leitores. Com esta e outras consideraes sobre a razo de sua escrita, encerra-se a primeira parte de um singular relato, drama encenado na presumida ausncia do pblico. O que nos revela sobre ns mesmos essa hostilidade aos leitores dirigida? No lemos com curiosidade e prazer essas Memrias de um narrador, para ns, desconhecido? Podemos levar ao p da letra a armao de independncia em relao ao pblico leitor? E at que ponto no nos comprometemos com o que este narrador nos diz? At que ponto seramos estranhos um ao outro?
Sou um homem doente... Um homem mau. Um homem desagradvel. Creio que sofro do fgado. Alis, no entendo nquel da minha doena e no sei, ao certo, do que estou sofrendo. No me trato e nunca me tratei, embora respeite a medicina e os mdicos. Ademais, sou supersticioso ao extremo; bem, ao menos o bastante para respeitar a medicina. (Sou sucientemente instrudo para no ter nenhuma superstio, mas sou supersticioso). No, se no quero me tratar, apenas de raiva. Certamente no compreendeis isto. Ora, eu compreendo. (DOSTOIVSKI, 2000, p.15).

Como conseqncia dessa relao do homem do subsolo com a conscincia e o discurso do outro da dependncia excepcional em relao a ele e, simultaneamente, da extrema hostilidade em relao a ele e da no-aceitao do seu julgamento a sua narrao assume uma particularidade artstica sumamente substancial. (BAKHTIN, 1997a, p.233).

Bakhtin dene essa peculiaridade artstica como deselegncia do estilo, que, em poucas palavras, consiste em um prosasmo ao mesmo tempo agressivo e lrico, razo pela qual, ressalta Bakhtin (1997a, p.234), deva-se falar de um lirismo anlogo a uma dor de dente, fazendo referncia passagem em que o heri do subsolo quer provar sua convico de que o homem ama com paixo o sofrimento e, ainda mais inquietante, sente intenso prazer ao desagradar, ao irritar os outros expondo o seu prprio sofrimento, como na passagem a seguir:
Peo-vos, senhores: prestai um dia ateno aos gemidos de um homem instrudo do sculo XIX que sofra de dor de dentes, [...] os seus gemidos tornam-se maus, perversos, vis, e continuam, dias e noites seguidos. E ele prprio percebe que no trar nenhum proveito a si mesmo com os seus gemidos. Melhor do que ningum, ele sabe que apenas tortura e irrita a si mesmo e aos demais. Sabe que at o pblico, perante o qual se esfora, e toda a sua famlia j o ouvem com asco [...] e sentem, no ntimo, que ele poderia gemer de outro modo, mas simplesmente, sem garganteios nem sacudidelas, e que se diverte, por maldade e raiva. Pois bem, justamente em todos esses atos conscientes e infames que consiste a volpia. (DOSTOIVSKI, 2000, p.27).

Assim comea a narrao de suas memrias o homem do subsolo, j desde o incio pontuando o seu discurso a partir da provvel rplica do outro, diante do qual deve ele armar a ltima palavra. Reticncias, negativas, evasivas, parnteses, interrogaes, exclamaes, frases inacabadas, frases contraditrias, citaes diretas ou indiretas, essas so algumas marcas textuais de quem parece saber que no est falando apenas consigo mesmo, de quem parece saber que mesmo impossvel falar sozinho, ainda que rejeite a idia de escrever para um pblico, conforme j observamos acima. A propsito, Bakhtin j observara, em trabalho sobre Dostoivski referido acima, a ambigidade inerente ao discurso do heri de Memrias do subsolo, em relao ao discurso do outro:

Esse estilo das Memrias, lrica prosaica, lrica sui generis, anloga expresso lrica de uma dor de dente resulta de uma esttica do cinismo e da crueldade deliberada, [...] que tende para o insano, sendo a insnia uma espcie de forma, uma espcie de esteticismo, se bem que com marca inversa. (BAKHTIN, 1997a, p.234-235). Bakhtin chama a ateno ainda para o aspecto parodstico dessa esttica que, autoreexiva, autoconsciente, refere-se a si prpria sem o mnimo trao de complacncia ou generosidade:
Toda a consso do homem do subsolo tem um m: destruir sua prpria imagem no outro, denegri-la no outro, como ltima tentativa desesperada de libertar-se do poder exercido sobre ele pela conscincia do outro e abrir em direo a si mesmo o caminho para si mesmo. Por isso ele torna deliberadamente vil seu discurso sobre si mesmo. Procura destruir em si qualquer vontade de parecer heri aos olhos dos outros (e aos prprios) [...] Para tanto necessrio exterminar do seu discurso todos os tons picos e lricos, os tons heroicantes, torn-lo cinicamente objetivo. (BAKHTIN, 1997a, p.235).

44

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

45

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

Retornando questo dos papis em representao nesse drama da fala, restam algumas ltimas palavras sobre o narrador em primeira pessoa, ao mesmo tempo personagem-protagonista da narrao. Trata-se de um eu desdobrado, desdobrvel, ao innito, como vimos. O discurso desse sujeito da enunciao narrativa fraciona-se innitamente em outros eus, personas em cena que se contradizem, que se estranham, que se hostilizam. Da a ausncia de uma palavra conclusiva. O homem do subsolo [...] no pode chegar a um acordo consigo mesmo, assim como no pode deixar de falar sozinho [...] (BAKHTIN, 1997a, p.238), o estilo do seu discurso organicamente estranho concluso, ao acabamento. O autor precisaria estar bem mais distante para oferecer de si mesmo uma viso acabada, uma interpretao mais completa e estvel. O autor se conhece fragmentado, no v nem sabe mais do que seu heri. Como ento discernir quem fala daquele do qual se fala? Como terminar uma histria que no tem m? Como nalizar as Memrias, seno interrompendo-as bruscamente, mecanicamente? No haveria maneira to orgnica e to adequada ao heri do subsolo de encerrar um discurso inteiramente innito, Bakhtin (1997a, p. 238), mais uma vez, que escreve. Por m, gostaria de mencionar o que Bakhtin dene como [...] o momento de apelo inerente a todo discurso em Dostoivski, ao discurso da narrao no mesmo grau que ao discurso do heri. (BAKHTIN, 1997a, p.240). Dilogo interior consigo mesmo, entrelaado com a palavra do outro, inseparvel, indiscernvel desse outro, a narrao dessas memrias a de um homem ressentido, que rechaa no plano intelectual/racional a relao com os outros homens, mas que no plano das emoes no consegue libertar-se desse vnculo. Essa relao contraditria ao extremo expressa-se na forma como se desenvolve esse discurso narrativo voltado essencialmente para outros discursos, para o prprio discurso, um discurso em que no h objetos, referentes, h apenas sujeitos, razo pela qual, no universo de Dostoivski, encontramos apenas [...] o discurso-apelo, o discurso que contata dialogicamente com outro discurso, o discurso sobre o discurso, voltado para o discurso. (BAKHTIN, 1997a, p.240). Isso posto, perde relevncia o intervalo entre memrias inventadas e memrias autnticas, entre autor e narrador, entre o narrador e o seu personagem. So distncias, fronteiras que se tangenciam na trama de um singular discurso, desse anti-heri que no redigiu romance, nem sequer fez literatura. O que realizou, segundo palavras ao nal do relato, foi antes um castigo correcional, escreveu a sua vida, vida viva, e por isso talvez provoque as mais desagradveis reaes. Quando a vida se confunde com a escrita, no faz sentido perguntar sobre a diviso dos discursos. Ao homem do subsolo interessa anotar no papel uma incmoda recordao, porque assim acredita dela poder se livrar. V nesse exerccio um

trabalho que talvez o torne um homem bom e honesto. Sua escrita penosa, porque viva e, como muitos so os que se desacostumaram da vida, preferindo os livros, muitos so os que no podem tolerar uma escrita que, como uma passagem de vida, atravessa o vivvel e o vivido7. As ltimas palavras desse homem referem-se a um universo livresco que ele abomina e do qual parece ter-se libertado ao escrever suas recordaes. Digo parece, pois na oposio da literatura, letra morta, vida viva, vida verdadeira, h inscrito um sentimento de impasse: se samos dos livros perdemos nossas referncias, se permanecemos circunscritos s letras impressas estamos condenados morte; o que parece indicar que s resgatamos o hbito da vida escrevendo, inscrevendo a vida na escrita, cujo ponto nal apenas uma conveno a mais, uma das regras do contrato narrativo, apenas. Assim que, escritas no papel, as palavras do homem do subsolo ecoam para alm do texto, no ato da leitura, e para alm do leitor, na errncia prpria de toda escrita, letra rf procura de seu corpo de verdade (RANCIRE, 1995, p.41). A escrita rf das Memrias do subsolo: o problema do autor
Deixai-nos sozinhos, sem um livro, e imediatamente caremos confusos, vamos perder-nos; no saberemos a quem aderir, a quem nos ater, o que amar e o que odiar, o que respeitar e o que desprezar. Para ns pesado, at, ser gente, gente com corpo e sangue autnticos, prprios [....] Somos natimortos, j que no nascemos de pais vivos, e isto nos agrada cada vez mais. Fidor Dostoievski (2000, p.146-147). Mesmo agora, passados tantos anos, tudo isso me vem memria de modo demasiado mau. Muita coisa lembro agora realmente como um mal, mas... no ser melhor encerrar aqui as Memrias? Parece-me que cometi um erro comeando a escrev-las. Pelo menos, senti vergonha todo o tempo em que escrevi esta novela: que isto no mais literatura, mas um castigo correcional. Fidor Dostoievski (2000, p.145).

Se parece claro que a gura do autor no pode ser reduzida de um sujeito emprico, com suas histrias, suas idiossincrasias, por outro lado, no me parece que deva ser dele totalmente dissociada. Ao contrrio, o eu que escreve o texto

7 A propsito, lembro as palavras de Deleuze (1997, p.11), no texto A literatura e a vida: Escrever no certamente impor uma forma (de expresso) a uma matria vivida. A literatura est antes do lado do informe, ou do inacabamento [...] Escrever um caso de devir, sempre inacabado, sempre em via de fazer-se, e que extravasa qualquer matria vivvel ou vivida.

46

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

47

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

literrio inscreve-se na ambgua, ambivalente fronteira entre as subjetividades do autor e dos narradores/personagens. A esse respeito, talvez mesmo pela aparente obviedade do que informa, podenos fornecer preciosas pistas a nota explicativa, assinada por Dostoievski (2000, p.14), a respeito das relaes entre ele, o autor, e o narrador das Memrias do subsolo:
Tanto o autor como o texto destas memrias so, naturalmente, imaginrios. Todavia, pessoas como o seu autor no s podem, mas devem at existir em nossa sociedade, desde que consideremos as circunstncias em que, de um modo geral, ela se formou. O que pretendi foi apresentar ao pblico, de modo mais evidente que o habitual, um dos caracteres de um tempo ainda recente. Trata-se de um dos representantes da gerao que vive os seus dias derradeiros. No primeiro trecho, intitulado O Subsolo, o prprio personagem se apresenta, expe seus pontos de vista e como que deseja esclarecer as razes pelas quais apareceu e devia aparecer em nosso meio. No trecho seguinte, porm, j se encontraro realmente memrias desse personagem sobre alguns acontecimentos da sua vida.

O desdobramento autor/narrador, pessoa/personagem explicita-se nessa passagem, conforme uma das convenes da narrativa realista do sculo XIX. Nesse caso, as fronteiras discursivas relacionadas ao estatuto ccional ou documental de um texto so problematizadas, mas no chegam a se diluir. O locutor/narrador constituindo-se como instncia que assume a responsabilidade pelo ato de linguagem, pela narrao no coincide com o autor, Dostoivski: o locutor tambm personagem como as demais personagens que participam da trama narrativa. A nota explicativa um ndice de que o autor assume que os acontecimentos evocados so ctcios e se responsabiliza por esse discurso considerando-o imaginrio. Expostos de modo esquemtico, conforme acima, os problemas que dizem respeito relao autor/narrador podem parecer demasiadamente simples. Vejamos mais de perto a questo, acompanhando as sinuosas e labirnticas memrias do homem do subsolo. No estudo acima mencionado, sobre as Memrias de Dostoivski, Todorov assinala a composio dramtica do texto, concebido no apenas como um confronto de diversas concepes loscas, ticas e literrias o que sem dvida constitui tambm um dos aspectos centrais da obra mas percebido sobretudo em sua forma literria, no meio expressivo atravs do qual essas idias so expostas e debatidas, como uma encenao em que se dispe de vrios papis, incorporados pelos personagens em polmicas mais ou menos explcitas (TODOROV, 1980, p.135).

Tributria das anlises de Bakhtin a respeito da potica de Dostoivski, a nfase na forma teatral das vozes em interao repousa sobres as noes de polifonia e dialogismo, reelaboradas e desenvolvidas por Todorov, no artigo citado, como um drama da fala. Leitura que contorna, mas no enfrenta, o problema posto pela advertncia de Dostoivski ao leitor das Memrias, antes de iniciar o relato. Por que devemos conar na separao estabelecida pelo autor entre o real e o ctcio? De fato, como discernir esse eu que escreve nas margens do texto, em nota explicativa, assumindo a paternidade de umas poucas palavras, do narrador annimo que relata e comenta suas memrias? Em outras palavras, como separar Dostoivski do homem do subsolo, se o prprio escritor quem nos avisa que [...] pessoas como o seu autor no s podem, mas devem at existir em nossa sociedade, desde que consideremos as circunstncias em que, de um modo geral, ela se formou? (DOSTOIVSKI, 2000, p.14). Sabendo da complexidade relacionada ao problema da autoria, devo esclarecer que, para no perder o foco do trabalho, tratarei apenas o que considero estritamente indissocivel do tema central em pauta. Comecemos ento com o problema da assinatura. O nome prprio de um autor, escreve Foucault em conhecido texto, no funciona exatamente como os outros, e isso pelas razes, em sntese, destacadas: um nome de autor exerce com relao aos demais discursos um certo papel; serve para caracterizar um certo modo de ser do discurso (ele indica que o discurso [...] deve ser recebido de certa maneira e que deve, numa determinada cultura, receber um certo estatuto [...]); e nalmente [...] o nome de autor no transita, como o nome prprio, do interior de um discurso para o indivduo real e exterior que o produziu. (FOUCAULT, 1992, p.45). Analisando a funo autor, Foucault reconhece quatro aspectos que permitem caracteriz-la. Ressalto a terceira, assim descrita:
Ela no se forma espontaneamente como a atribuio de um discurso a um indivduo. antes o resultado de uma operao complexa que constri um certo ser racional a que chamamos autor. Provavelmente, tenta-se dar a este ser racional um estatuto realista: seria no indivduo uma instncia profunda, um poder criador, um projeto, o lugar originrio da escrita. Mas, de fato, o que no indivduo designado como autor (ou o que faz de um indivduo um autor) apenas a projeo, em termos mais ou menos psicologizantes, do tratamento a que submetemos os textos, as aproximaes que operamos, os traos que estabelecemos como pertinentes, as continuidades que admitimos ou as excluses que efetuamos. Todas as operaes variam consoante as pocas e os tipos de discurso. (FOUCAULT, 1992, p.45).

O autor nessa passagem percebido como o efeito de uma complexa construo histrica e social, cujas operaes so comumente apagadas. Entre todas, interessanos uma das mais consolidadas: o autor como o lugar originrio da escrita e, em Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008 49

48

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

conseqncia, da verdade. Em perspectiva inversa que parte da noo de sujeito como origem da verdade, Foucault arma ser to equivocado procurar o autor no escritor real quanto no narrador/locutor de co. Isso porque a distncia entre o sujeito emprico e o sujeito do discurso a ciso entre eles a condio para que a funo autor se efetue. Em outros termos, para que seja ecaz, a funo autor necessita de ser preservada em sua dimenso ccional. Lus Costa Lima (1990), em Persona e sujeito ccional, reavalia a anlise, por ele realizada, sobre os relatos memorialsticos, textos de co e a narrativa autobiogrca, na qual enfatizou antes os aspectos contrastivos nos discursos em questo. Recusa ento, no citado ensaio, o isomorsmo entre autor e nome prprio, como uma fbula do registro civil, ao mesmo tempo em que desenvolve uma concepo do eu como persona, proteo simblica a partir da qual o homem estabelece as relaes sociais, desdobra-se desempenhando variveis papis. Dentre esses papis (ou funes, retomando Foucault (1992, p.46)) [...] o memorialismo uma co naturalizada, isto , uma co (sobre a prpria vida) que entretanto se entende como registro de verdade. Mas ainda aqui reitera-se o propsito de pensar-se as diferenas entre memorialismo e co apostando o autor no rendimento do ccional, conforme o trecho abaixo citado:
Neste sentido, as memrias explcitas/implcitas de um autor so preciosas para o exame de sua recepo: elas preparam o retrato que o autor promove para a adoo do pblico. Ao contrrio dessa voluntria/invonluntria manipulao, note-se o contraste com o rendimento do ccional. Bentinho forja o processo de Capitu, no porque tivesse o plano de conden-la seno porque escrevia suas memrias segundo a tica do advogado que era. O leitor entretanto no se depara, no Dom Casmurro com o gnero memorialista porque, como poucos, Machado soube aproveitar o intervalo que lhe concedia a co para fornecer pistas desconstrutoras da auto-imagem do protagonista. As memrias assim se tornavam elemento para o exerccio no-naturalizado da co. O discurso desta portanto se distingue do memorialista por apresent-la a nu, pelo desnudamento de sua prpria ccionalidade. (LIMA, 1990, p.129-130).

A insistncia, portanto, nas delimitaes mais ou menos rgidas de fronteiras discursivas parece conduzir os estudos crticos e tericos a um beco sem sada. Mesmo no caso em que se atente para a fragilidade das tipologias demasiadamente fechadas, pode-se ainda indagar: qual a razo de se privilegiar um texto ccional? Estaria a co mais prxima da verdade? Assim sendo, que concepo de verdade acha-se implcita nessa hiptese? Eis o segundo problema, ao do autor tambm relacionado. Como se sabe, o debate sobre a diviso dos modos do discurso muito antigo, remonta aos dilogos platnicos, Repblica e a Fedro. Este ltimo, em que a escrita condenada como phrmakon, particularmente nos interessa, pois nele 50 Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

j no se trata apenas de recusar a mmese potica como mentira ou co, mas de sublinhar uma outra oposio, entre a voz viva (logos vivo) sustentada pelo seu autor-pai e a escrita morta, letra rf cuja legitimidade nenhum pai garante (RANCIRE, 1995, p.9). A questo da escrita em Fedro apresenta-se como um problema moral, inseparvel da verdade e da memria, como se pode ler nas seguintes palavras de Scrates dirigidas a Fedro: [...] s nos resta tratar da convenincia ou inconvenincia de escrever e de como nos desempenharmos dessa tarefa por modo decente ou desairoso. Na seqncia, o que se conrma no uma condenao de toda e qualquer escrita, mas de uma certa escrita, a que redigida pelos sostas, fazedores de discursos ou redatores de leis (PLATO, 1973, p.92 e p.98). No outro plo da diviso proposta, Scrates recomenda [...] os discursos escritos para serem estudados ou pronunciados com ns didticos, e que so verdadeiramente escritos na alma, tendo como tema o justo, o belo e o bom; so os nicos ecientes, perfeitos e dignos de considerao e merecedores de serem denominados lhos legtimos de seu autor [...] (PLATO, 1973, p. 92). No fundamento dessa partilha entre discursos legtimos e ilegtimos (escritos ou no, no disso que se trata quando Scrates se refere escrita), apropriados e imprprios, est a presena ou a ausncia do autor. Em outras palavras, para saber se belo ou vergonhoso escrever discursos ou pronunci-los (PLATO, 1973, p.96) preciso antes responder a outras perguntas: quem fala; de onde fala e com que autoridade fala. Na argumentao em defesa do verdadeiro saber o do sbio/lsofo (e que nem por isso deixa de ser um ponto de vista) Scrates recorre, como sempre, ao mito, para descart-lo em seguida como [...] lendas, histrias de antigamente, um conhecimento por ouvir dizer (PLATO, 1973, p.90). Eis em sntese o relato sobre o mito de Teute, o primeiro a descobrir os [...] os caracteres da escrita. Teute apresenta-se ao Rei Tamuz, representante de Amo, deus dos deuses, para presente-lo com suas invenes e a ele, ao Rei, compete a prerrogativa de apreciar, julgar e condenar, se for o caso, os presentes oferecidos por seu sdito. Dentre eles, a escrita, mostrada por Teute como remdio para o esquecimento e a ignorncia. A resposta do rei inequvoca:
Engenhosssimo Teute, uma coisa inventar as artes, e outra, muito diferente, discorrer sobre a utilidade ou desvantagem para quem delas tiver de fazer uso. Tal o teu caso, como pai da escrita: dada a afeio que lhe dedicas, atribuis-lhe ao exatamente oposta que lhe prpria, pois bastante idnea para levar o esquecimento alma de quem aprende, pelo fato de no obriglo ao exerccio da memria. Conante na escrita, ser por meios externos, com a ajuda de caracteres estranhos, no no seu prprio ntimo, e graas a

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

51

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

eles mesmos, que passaro a despertar suas reminiscncias. No descobriste o remdio para a memria, mas para a lembrana. (PLATO, 1973, p.92-93).

O Rei Deus experimenta a escrita como um produto que no seu, mas que vem de fora, alm de vir de baixo, de um seu vassalo, que aguarda a sua legitimao. O Rei no sabe escrever, ignorncia que testemunha sua soberana independncia: ele fala, ele diz, ele dita, e sua fala suciente. O escriba apenas acrescenta o suplemento de uma transcrio, por essncia secundria (DERRIDA, 1991, p.22). O esquema da argumentao claro: ao logos vivo e animado, [...] escrito com o conhecimento na alma de quem estuda, e que no somente capaz de defender-se, que de falar e de silenciar quando preciso [...], ope-se o seu simulacro, a escrita, muda e falante demais (nos termos de Rancire), discurso rfo, sem autoria, errando daqui dali, sem saber a quem deva dirigir-se ou no (PLATO, 1973, p. 92-94). Amigo da sabedoria, o lsofo aquele que conhece o justo, o belo, o bom e o verdadeiro, portanto reconhecido como autor legtimo dos discursos que engendra. Estes, por sua vez, lhos legtimos de seu autor-criador, escritos nas almas preparadas para acolh-los, engendram sucessivamente outros tantos discursos, formando-se desse modo uma genealogia legtima de discursos, bem distinta da disseminao desordenada dos escritos em terreno movedio. A origem do logos, sua autoridade e poder fundamentam-se portanto na paternidade reconhecida. O logos vivo tem um pai legtimo Deus e seu representante, o sbio/soberano. Aquele que conhece a verdade o mesmo que detm o poder, o mesmo tambm que exercita a memria no seu prprio ntimo, sem o auxlio dos caracteres estranhos e ameaadores da escrita. Vemos que junto com uma certa escrita, uma certa memria desqualicada, a memria escrita que, emancipada do seu autor, liberta-se tambm da palavra absoluta e soberana em poder do rei-lsofo. Na ausncia do pai, pode percorrer livre seu trajeto incerto de letra morta disponvel para assumir sua sempre singular, perturbadora verdade, que surge para embaralhar a as relaes legtimas de liao dos discursos. Assim apresentado, o discurso (vivo?) de Scrates parece irrefutvel. E de fato , no propriamente pela moral pedaggica que ostenta, mas pelo paradoxo no explicitado que o atravessa. Para afastar a ameaa da escrita e preservar a verdade do logos vivo, o lsofo teve que x-lo denitivamente na escrita, desfazendo com esse gesto a diviso antes estabelecida entre a escrita morta, muda e falante demais, e o logos vivo, que fala e silencia quando preciso. Porque, na verdade, uma vez entrelaada na escrita, a voz nunca ser nada alm de um suplemento de 52 Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

escrita (RANCIRE, 1995, p.12). Ao que parece, entre o lsofo e o loggrafo, fazedor de discursos, a distncia quase imperceptvel. Imitao do logos vivo, a forma platnica do dilogo seria uma mmese antimimtica, construda na ambivalncia resultante da recusa da escrita e do mito de uma escrita para alm da escrita, supostamente mais adequada aos princpios da verdade e da moral. Um preceito paradoxal portanto regula a composio do Fedro e talvez seja esse dispositivo da escrita [...] que abre o espao textual que os modernos chamaro de literatura [...], conforme hiptese de Rancire. Literatura que, como escrita, surge quando as artes e os gneros poticos tradicionais perdem eccia, cedendo lugar ao ato indiferenciado e arte sempre singular de escrever, quando emergem os [...] dois gneros atravs dos quais ela se conhece como tal [...] a poesia lrica, situada margem da grande poesia pica e dramtica , e o romance, situado margem da eloqncia. (RANCIRE, 1995, p.12 e p.26). ainda Rancire quem nos lembra os vnculos entre o dilogo losco e o romance, j examinados por outros crticos e escritores, entre os quais Bakhtin. O que interessa, porm, ao crtico salientar no a polifonia romanesca ou o hibridismo dos gneros do discurso, nem ainda o modo como Bakhtin relaciona o dialogismo com o literrio. O dialogismo, escreve ele, [...] no a invaso da monofonia do discurso nobre pela multiplicidade das vozes do baixo e pelo parodismo popular. Na leitura que prope a respeito, o que ameaa a forma platnica do dilogo e da dramaturgia do personagem socrtico na verdade, uma inveno do discurso nobre no [...] o vigor da palavra popular, mas a disperso e o desvio democrticos da escrita, a aventura do discurso mudo, circulando sem voz que garanta sua enunciao e a validade do que ele diz. (RANCIRE, 1995, p.12-13). Considerando a hiptese de Rancire (1995, p.13), para quem [...] a literatura o modo do discurso que se institui quando a recusa da mentira pura e simples da mmese potica leva discusso sobre a verdade ou a falsidade da escrita [...], estaramos falando de literatura ao tratar do dilogo platnico, particularmente de Fedro. As analogias defendidas por Scrates parecem claras: de um lado, paternidade, autoria e legtima liao na origem de todo discurso da verdade; de outro, orfandade e liao bastarda na disseminao desordenada de meras cpias do discurso vivo. Estamos diante, portanto, de uma discusso sobre a verdade e a falsidade da escrita, no mais propriamente da verdade ou falsidade da representao, no se tratando no caso da diviso entre o ccional e a realidade. A questo passa a ser, dessa perspectiva, um problema da escrita numa nova relao com a verdade, inversa que se xou no discurso nobre do lsofo. Assim sendo, toma outra, diversa direo, a pergunta que zemos sobre as relaes entre o eu que escreve no incio do texto, em nota de rodap, assumindo Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008 53

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

a autoria nessa pequena passagem e o narrador annimo que relata e comenta suas memrias ou ainda entre Dostoivski e o homem do subsolo. Se aceitamos a idia de literatura como dramtica da escrita, no podemos ingenuamente subscrever a delimitao entre memrias autnticas, de um suposto autor presente, e memrias ngidas, de um tambm suposto autor, apenas oculto, escondido pela persona do narrador em primeira pessoa. No pretendo com isso negar que tenha existido o autor Dostoivski, anal a fbula do registro civil tem preservado sua eccia e relevncia, embora no mais, claro, conforme o chamado biograsmo determinista do sculo XIX. O inquietante da questo sobre o autor reside na sua quase nula pertinncia, sempre que uma escrita se nos apresenta. Leiamos ainda uma vez as passagens em que o homem do subsolo, rfo, annimo, natimorto escritor de suas memrias, se refere sua escrita.
[...] e eu escrevo unicamente para mim, e declaro de uma vez por todas que, embora escreva como se me dirigisse a leitores, fao-o apenas por exibio, pois assim me mais fcil escrever. Trata-se de forma, unicamente de forma vazia, e eu nunca hei de ter leitores. J declarei isto uma vez... (DOSTOIVSKI, 2000, p.53). Fica ainda uma pergunta: para que, em suma, quero eu escrever? Se no para um pblico, no se poderia recordar tudo mentalmente, sem lanar mo do papel? Assim ; mas, por escrito, isto sair, de certo, mais solene. O papel tem algo que intimida, haver mais severidade comigo mesmo, o estilo h de lucrar. Alm disso, possvel que as anotaes me tragam realmente um alvio. (DOSTOIVSKI, 2000, p.54). Mesmo agora, passados tantos anos, tudo isso me vem memria de modo demasiado mau. Muita coisa me lembro agora realmente como um mal, mas... no ser melhor encerrar aqui as Memrias? Parece-me que cometi um erro comeando a escrev-las. Pelo menos, senti vergonha todo o tempo em que escrevi esta novela: que isto no mais literatura, mas um castigo correcional. De fato, contar, por exemplo, longas novelas sobre como eu z fracassar a minha vida por meio do apodrecimento moral a um canto, da insucincia do ambiente, desacostumando-me de tudo o que vivo por meio de um enraivecido rancor no subsolo, por Deus que no interessante: um romance precisa de heri e, no caso, foram acumulados intencionalmente todos os traos de um anti-heri, e, principalmente, tudo isto dar uma impresso extremamente desagradvel, porque todos ns estvamos desacostumados da vida, todos capengamos, uns mais, outros menos. Desacostumamo-nos mesmo a tal ponto que sentimos por vezes certa repulsa pela vida viva, e achamos intolervel que algum a lembre a ns. Chegamos a tal ponto que a vida viva autntica considerada por ns quase um trabalho, um emprego, e todos

concordamos no ntimo que seguir os livros melhor. (DOSTOIVSKI, 2000, p.145-146, grifo do autor). Deixai-nos sozinhos, sem um livro, e imediatamente caremos confusos, vamos perder-nos; no saberemos a quem aderir, a quem nos ater, o que amar e o que odiar, o que respeitar e o que desprezar. Para ns pesado, at, ser gente, gente com corpo e sangue autnticos, prprios; temos vergonha disso, consideramos tal fato um oprbrio e procuramos ser uns homens gerais que nunca existiram. Somos natimortos, j que no nascemos de pais vivos, e isto nos degrada cada vez mais. Em breve, inventaremos algum modo de nascer de uma idia. Mas chega; no quero mais escrever do Subsolo... (DOSTOIVSKI, 2000, p.146-147, grifo do autor).

So pginas de literatura, ato indiferenciado e arte sempre singular de escrever. Nem apenas drama ou encenao da fala, segundo Todorov, ou ainda Icherzhlung de tipo confessional, arte literria distinta do documento pessoal, como props Bakhtin, as Memrias no so, para quem as escreveu, sequer literatura, mas um castigo correcional. Escrita que, [...] ao separar o enunciado da voz que o enuncia legitimamente e o leva a destino legtimo [...], [...] vem perturbar a ordem das classicaes entre os modos e os gneros do discurso [...], desmanchar as relaes estveis entre nomes, idias e coisas (RANCIRE, 1995, p.27). Sendo prpria noo de literatura essa disjuno do autor e sua criao, parece no fazer sentido tentar o impossvel caminho de volta: fazer funcionar o princpio de liao que permitiria identicar o pai do discurso. Quanto ao gnero discursivo das Memrias do subsolo, podemos at deni-lo como castigo correcional, de acordo com o narrador. Podemos ainda, entendendo por literatura uma escrita devidamente codicada em formas xas, com seus temas e heris adequados s regras dos gneros, endossar o que escreve o homem do subsolo, ao armar que isto (a novela, outro nome para o que acabou de escrever) no mais literatura. Ocorre que Memrias literatura, no sentido que lhe atribui Rancire, escrita deriva, disposio, de um lado para o outro sem saber a quem se destina, a quem deve, ou no, falar. Letra rf procura de seu corpo de verdade, que pode tomar qualquer corpo, o relato do homem do subsolo se constri desconstruindo as formas consagradas do memorialismo, forma em movimento, embaralhando os modos do discurso, mas reassumindo sem cessar uma certa gura, uma certa forma, necessariamente uma forma hbrida. literatura ainda porque, abandonadas pelo seu autor Dostoivski, essas Memrias passaram a se movimentar numa espcie de territrio de fronteira, zona de vizinhana, de indiscernibilidade ou de indiferenciao (DELEUZE, 1997, p.11), em que o escritor, ainda quando diz eu, fala de um outro, estranho, estrangeiro para si mesmo. Escrever sofrer um abalo provocado por um estranhamento radical, desalojar-se de si, habitar nos Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008 55

54

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

Joana Luiza Muylaert

O drama da escrita em Memrias do subsolo, de Dostoivski

arredores da cidade (DOSTOIVSKI, 2000, p.18). A escrita se d no exlio, em terra estranha. De l nos interpela o homem do subsolo a continuar a sua/nossa escrita sempre inacabada.

DOSTOIVSKI, F. Memrias do subsolo. Traduo de Boris Schnaiderman. So Paulo: Ed. 34, 2000. FOUCAULT, M. O que um autor? 2.ed. [Lisboa]: Vega, 1992.

MUYLAERT, J. L. The drama of writing in Notes from the Underground, by Dostoyevsky. Itinerrios, Araraquara, n. 26, p. 35-57, 2008.
ABSTRACT: This article discusses some theoretical problems intrinsically proposed by the narrator of Notes from the Underground as complex paradoxes. The topics that were examined were: the representation of written memories as anti-literature, the ambivalence of the narrative mode and the deliberate and explicit erasure of the author/ father of the text. KEYWORDS: Writing. Memoirs. Authorship. Hybrid narrative. Dostoyevsky.

LIMA, L. C. Persona e sujeito ccional. In: CONGRESSO DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA, 2., 1990, Belo Horizonte. Literatura e memria cultural: anais... Belo Horizonte: Ed. UFMG: ABRALIC, 1990. v.1, p.114-133. PLATO. Fedro. Traduo de Jos Ribeiro Ferreira. Lisboa: Verbo, 1973. RANCIRE, J. O corpo e a letra. In: ______. Polticas da escrita. Traduo de Raquel Ramalhete et al. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. p.24-102. TEZZA, C. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. TODOROV, T. Notas de um subterrneo. In: ______. Os gneros do discurso. So Paulo: Martins Fontes,1980. p.129-153.

Referncias
AUTHIER-REVUZ, J. Htrognit montre et htrognit constitutive: lments pour une approche de lautre dans le discours. DRLAV 26, Paris, n.34, p.91-151, 1982. BAKHTIN, M. O discurso na poesia e o discurso no romance. In: ______. Questes de literatura e esttica: a teoria do romance. So Paulo: Ed. UNESP, 1998. p.85-106. ______. Problemas da potica de Dostoivski. 2.ed. Traduo de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997a. ______. Marxismo e losoa da linguagem: problemas fundamentais do mtodo sociolgico na cincia da linguagem. Prefcio de Roman Jakobson; Apresentao de Marina Yaguello; Traduo de Michel Sahud e Yara Frateschi Vieira; Com a colaborao de Lucia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 8.ed. So Paulo: Hucitec, 1997b. (Linguagem e cultura, 3). ______. O autor e o heri. In: ______. Esttica da criao verbal. 2.ed. So Paulo: M. Fontes, 1997c. p.23-220. DELEUZE, G. A literatura e a vida. In: ______. Crtica e clnica. So Paulo: Ed.34, 1997. p.11-16. DERRIDA, J. A farmcia de Plato. So Paulo: Iluminuras, 1991.

56

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

Itinerrios, Araraquara, n. 26, 35-57, 2008

57

Anda mungkin juga menyukai