Anda di halaman 1dari 4

CURSO DE GRADUAO EM PEDAGOGIA YARA PEREIRA DA SILVA

DIVERSIDADE

GARANHUNS-PE 2013

YARA PEREIRA DA SILVA

GARANHUNS-PE 2013

INTRODUO

O termo diversidade est ligado aos conceitos de variedades, das diferenas encontradas com distino em cada ser humano, e que se disseminam entre os grupos sociais, se complementando e contribuindo para a formao macia de uma cultura miscigenada e rica em conhecimentos e ideias; O temo diversidade amplo na sua definio, Este artigo objetiva enfatizar a temtica em questo, de forma sistematizada ilustrar exemplos atravs da linguem escrita e ldica a fim de

informar os leitores do pblico alvo. Para se determinar o termo diversidade e categoriza-la se faz necessrio adentrarmos no contexto fazendo um diagnstico a nvel planetrio. O processo de construo da identidade de uma nao liga-se intimamente a tecnologia da lngua de um Povo. No se trata to somente de um mecanismo de transmisso de informao, porm, sobretudo atributo que determina o crescimento pessoal ou social dos indivduos no isolados, pertencentes a um grupo social, que se comuniquem. Segundo Anete Abramowicz (2006, p12) diversidade pode significar variedade, diferena e multiplicidade. A diferena qualidade do que diferente; o que distingue uma coisa de outra, a falta de igualdade ou de semelhana. Diante de relatos histricos das primeiras civilizaes, possvel perceber o frequente uso da lngua como instrumento de conquista, seguido de fora bruta entre os grupos sociais conflitantes, no objetivo de conquistar territrio. Assim a lngua pode ser considerada uma das primeiras formas de argumento convincente mediante o uso da lngua como elemento persuasivo e emotivo, reduzindo assim a resistncia do grupo rival. De acordo com:
Abraham Moles apud Jean Cloutier (1975) define comunicao como um processo de fazer participar um indivduo, um grupo de indivduos ou um organismo, situados numa dada poca e lugar, nas experincias de outros, utilizando elementos comuns.

DIVERSIDADE LINGUSTICA

A convivncia entre os povos colonizadores e os ndios, primeiros habitantes do Brasil, por exemplo, foi um evento decisivo para a construo de uma nao miscigenada, tornando ento o Brasil, um pas rico em diversidade lingustica. Cada regio no Brasil possui um sotaque, sua escrita e seu vocabulrio como forma

de identidade. Povos indgenas e portugueses se misturaram e assim formou uma linguagem e uma cultura diferente em cada regio. A diversidade lingustica est associada convivncia de lnguas diferentes realizadas pelos seus falantes, como est ilustrado nas charges n 01 e n 02. O conceito de lingustica deste artigo enfatiza a difuso das lnguas e como ela praticada por pessoas de regies diversas. Compreende-se diversidade lingustica como:
Diferentes modos de pensamento e aco, associados a diferentes lnguas, podem contribuir para o processo de criao, transmisso e aplicao do conhecimento Projecto Languages Dynamics and Management of Diversity DYLAN (2006-)

Anda mungkin juga menyukai