Anda di halaman 1dari 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof.

Mrio Pinheiro Aula 00

AULA 00: Aula Demonstrativa


SUMRIO 1. Apresentao 2. Cronograma 3. Desenvolvimento 3.1. Regras Gerais da NR 6 3.2. Competncias 3.2.1. Competncias do MTE 3.2.2. Responsabilidades dos empregadores 3.2.3. Responsabilidades do fabricante ou importador 3.2.4. Responsabilidades dos empregados 4. Questes comentadas 5. Lista das questes comentadas 6. Gabaritos das questes 7. Concluso PGINA 01 06 07 07 11 11 13 16 18 20 35 41 42

1. Apresentao
Oi amigos (as), Iniciando a aula demonstrativa vou me apresentar brevemente. Meu nome Mrio Pinheiro, sou natural de Juiz de Fora-MG, tenho 30 anos de idade e sou formado pela Academia Militar das Agulhas Negras AMAN. Comecei minha vida de concurseiro concorrendo a uma vaga no Colgio Militar de Curitiba, onde felizmente cursei alguns anos do ensino mdio. Posteriormente entrei para o Exrcito, depois abandonei a caserna para assumir um cargo na Controladoria-Geral da Unio/Presidncia da Repblica (CGU/PR) e, hoje, trabalho no Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). Nestas idas e vindas, j morei nos estados de Minas Gerais, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e, atualmente, moro em Santa Catarina (ufa!). Atualmente sou Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) e integro os seguintes Projetos de Fiscalizao: Indstria Metalrgica e da Madeira, Indstria da Construo Civil e Indstria da Minerao.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 1 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 Segue um currculo resumido que mostra minha trajetria no servio pblico:

FORMAO: ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS - AMAN - Cincias Militares, concludo em 2003. EXPERINCIA PROFISSIONAL:

EXRCITO BRASILEIRO (EB) Patente: 1 Tenente de Intendncia Perodo: 1999 a 2008 CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO/PRESIDNCIA DA REPBLICA (CGU/PR) Cargo: Analista de Finanas e Controle Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), aprovado em 9 lugar. Perodo: 2008 a 2010 CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO/PRESIDNCIA DA REPBLICA (CGU/PR) Cargo: Chefe de Diviso na Coordenao-Geral de Auditoria da rea de Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Perodo: 2009 a 2010 MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE) Cargo: Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), aprovado em 23 lugar. Perodo: 2010 a atualmente. MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE) Cargo: Chefe do Setor de Inspeo do Trabalho da Gerncia Regional do Trabalho e Emprego de Passo Fundo - GRTE PASSO FUNDO Perodo: 2011 PROFESSOR DE DIREITO DO TRABALHO E SEGURANA E SADE NO TRABALHO (SST) NOS SITES Estratgia Concursos (cursos escritos) www.estrategiaconcursos.com.br Eu Vou Passar (videoaulas) www.euvoupassar.com.br

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 2 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

Com relao estruturao das aulas deste curso, iniciaremos pela exposio terica, seguida das questes comentadas, de modo a enxergar o modo como as Bancas Examinadoras exigem a matria Segurana e Sade no Trabalho (SST) em concursos. De uma forma geral, esta ser a estrutura de todas as nossas aulas: ESTRUTURA DAS AULAS DO CURSO - Introduo - Desenvolvimento (parte terica) - Questes comentadas de concursos anteriores (ESAF, FCC e diversas outras) - Lista das questes comentadas (para o aluno poder praticar sem olhar as respostas) - Gabaritos das questes - Concluso, com destaque para aspectos mais relevantes Bem, nosso curso ser composto de explanaes tericas seguida de questes comentadas, tendo como base o edital do AFT 2009/2010: abordaremos as NR 1, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 17 (inclusive anexos), 18, 31 e 32. Alm das NR que constaram do ltimo edital, iremos tambm aprofundar nosso estudo com outras Normas, pelo seguinte: j estamos no 2 semestre de 2012, e h grandes chances de que outras NR sejam exigidas no prximo concurso. Desta forma, alm das Normas citadas acima, incluirei neste curso, adicionalmente, as que julguei necessrias neste contexto. So elas: NR 2, 3, 4, 5, 28 e 35. Quem j teve contato com as NR sabe que o contedo imenso, e o estudo dessa matria demanda estratgia. Para preparar esse curso analisei dezenas de provas de SST (dos cargos de AFT, mdico do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurana do trabalho e tcnico de segurana do trabalho), e selecionei cerca de 380 (trezentas e oitenta) questes de mltipla escolha, aplicadas entre 2005 e 2011, para comentarmos nas aulas.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 3 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

Adicionalmente, nesta verso do curso de SST, filtrei, de cerca de 50 (cinquenta) provas aplicadas em 2012, mais algumas centenas de questes que permitiro tornar o curso ainda mais completo. Deste modo, alm da parte terica, teremos neste curso a resoluo de mais de 500 (quinhentas) questes de concursos anteriores. Em resumo, esta verso do curso ter as seguintes diferenas principais em relao s verses anteriores: 1- Alm das NR 1, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 17 (inclusive anexos), 18, 31 e 32, sero abordadas Normas Regulamentadoras que no constavam da verso anterior: NR 2, 3, 4, 5, 28 e 35. 2- Alm das 380 questes comentadas (2005 a 2011), a nova verso contar com mais questes de 2012 (no contabilizei, mas devem somar entre 150 e 250 questes). 3- A parte terica sofreu reformulaes, reescritas e insero de mais comentrios, quadros, imagens, esquemas e exemplos prticos. Com relao ao estudo de Segurana e Sade no Trabalho, vai uma dica importante: no estudem essa matria apenas por obrigao, e sim com prazer. Quem tiver a felicidade de conquistar uma vaga no concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) ir lidar com essa disciplina diariamente, durante vrios e vrios anos, e isso um privilgio. Para quem no busca apenas dinheiro, e sim realizao profissional, o cargo de AFT muito gratificante, pois possvel mudar a realidade das pessoas que sofrem com problemas relacionados rea trabalhista e de segurana e sade no trabalho. Pesa muito na rotina do AFT o lado humano, a vontade mudar a realidade de inmeras pessoas que dependem da atuao estatal, e no caso do AFT essas mudanas passam pelo conhecimento profissional do Auditor, notadamente nas disciplinas de Direito do Trabalho e Segurana e Sade no Trabalho. Dessa maneira, no estudem essas matrias de modo vago, abstrato. Procurem enxergar como cada detalhe funciona no dia-a-dia, imaginem-se como AFT fiscalizando as empresas. Assim fica muito mais fcil para entender e memorizar as regras da legislao trabalhista.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 4 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 Nosso objetivo ser nos tornarmos especialistas em NRs? No! Nosso objetivo ser preparao para passar no concurso de AFT. Para isso, esse curso foi direcionado para que estudemos a fundo o conhecimento que exigido em prova; no ficaremos nos aprofundando no que nunca caiu em concurso, pois precisamos jogar a nosso favor, sem perdermos tempo com o que pouco importante, no mesmo? Aproveito para destacar mais alguns aspectos quanto matria SST e o concurso de AFT. Existem atualmente mais de 30 (trinta) Normas, e a maioria delas no constou da ltima prova. E vale a pena estudar mais NR do que o ltimo edital exigiu? Bom, essa pergunta no tem resposta definida; isso depende da estratgia de cada um. Alguns colegas no vo estudar nada por enquanto, porque consideram que no vale a pena; outros iro estudar as NR exigidas no ltimo edital e, por fim, alguns j esto se preparando com a leitura de todas as NR vigentes. O meu conselho que voc tenha uma viso abrangente da preparao para o prximo concurso: defina o nvel de profundidade do estudo de SST com base na sua experincia com as demais matrias. Sendo assim, considero que estudar todas as NR no momento no a preparao ideal. Digo isto porque algumas Normas tm contedo muito extenso, no tm histrico de exigncia em provas e no fazem parte da rotina da imensa maioria dos AFT. Por estes motivos, entendo que no vale a pena, no momento, dedicar dezenas de horas de estudos a Normas como, por exemplo, a NR 22 (Segurana e Sade Ocupacional na Minerao), NR 30 (Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio) e 34 (Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo e Reparao Naval). Por estes motivos no abordarei estas NR no presente curso. Caso surjam no futuro edital, elaborarei material complementar. O outro aspecto que a matria SST - assim como Direito do Trabalho, Direito Administrativo e Direito Constitucional - foi exigida tambm na prova discursiva. No decorrer de 2012 pretendo elaborar um curso especfico de preparao para a prova discursiva do AFT.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 5 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

2. Cronograma
Aula 00 (15/09) Aula 01 (28/09) Aula 02 (22/10) Aula 03 (29/10) Aula 04 (05/11) Aula 05 (12/11) Aula 06 (17/11) Aula 07 (24/11) Aula 08 (01/12) Aula 09 (08/12) Aula 10 (15/12) Aula 11 (23/12) Aula 12 (12/01) Aula 13 (17/01) Aula 14 (24/01) Aula 15 (31/01) Norma Regulamentadora n 06 - Equipamentos de Proteo Individual EPI (trecho) SST na CLT (artigos 154 a 201) e Norma Regulamentadora n 01 - Disposies Gerais Norma Regulamentadora n 04 - Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT) Norma Regulamentadora n 05 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) Norma Regulamentadora n 06 - Equipamentos de Proteo Individual (EPI) Norma Regulamentadora n 07 - Programas de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO) Norma Regulamentadora n 09 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) Norma Regulamentadora n 10 - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade Norma Regulamentadora n 12 - Segurana no Trabalho em Mquinas e Equipamentos Norma Regulamentadora n 13 - Caldeiras e Vasos de Presso Norma Regulamentadora n 17 - Ergonomia; Anexos I e II da NR-17 Norma Regulamentadora n 18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Norma Regulamentadora n 28 - Fiscalizao e Penalidades; Norma Regulamentadora n 02 - Inspeo prvia; e Norma Regulamentadora n 03 - Embargo ou interdio Norma Regulamentadora n 31 - Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria Silvicultura, Explorao Florestal e Aqicultura Norma Regulamentadora n 32 - Segurana e Sade no Trabalho em Estabelecimentos de Sade Norma Regulamentadora n 35 - Trabalho em Altura

Observao: caso o edital seja publicado neste meio tempo, o cronograma ser readequado para atend-lo.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 6 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

3. Desenvolvimento
Veremos na Aula Demonstrativa o estudo terico e a resoluo de questes envolvendo apenas trechos da NR-6, que trata dos Equipamentos de Proteo Individual EPI. O estudo na Norma Regulamentadora n 6 como um todo (que importantssima, diga-se de passagem) ocorrer durante o curso, em aula especfica. A NR 6 j foi alvo de 16 (dezesseis) alteraes, inclusive 2 (duas) em 2009, uma em 2010 e uma no final de 2011. O leitor que j possui material impresso sobre a matria deve ficar atento quanto atualizao de seus livros ou apostilas. Passemos parte terica, onde abordaremos os itens da NR e tambm o trecho da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) que trata dos equipamentos de proteo individual (artigos 166 e 167).

3.1. Regras Gerais da NR 6


Para comear nosso estudo da NR 6 vamos ler os conceitos de Equipamento de Proteo Individual EPI e de Equipamento Conjugado de Proteo Individual: Equipamento de Proteo Individual Equipamento Conjugado de Proteo Individual Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. Todo aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

O concurseiro experiente sempre acende a luz de alerta quando l as palavras sempre, nunca, nenhum, todo, em uma questo de prova. Geralmente elas trazem alguma armadilha, pois generalizam algo que possui excees. No caso das definies acima, percebam que, a teor do disposto nos itens 6.1 e 6.1.1 da NR, elas comeam com a palavra todo, e, sendo assim, esto corretas. No Anexo I da NR h uma lista dos produtos considerados equipamentos de proteo individual, separados de acordo com o tipo de proteo que oferecem (proteo da cabea, dos olhos e face, dos membros
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 7 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 superiores, etc.). interessante ler o Anexo para criar intimidade com o assunto. Apenas um alerta: acabamos de ler acima que a definio de EPI inclui a palavra todo, mas percebam que os produtos, para serem considerados EPI, precisam estar relacionados no Anexo I da NR 6! No comum questes de concurso exigirem conhecimento do Anexo I. Entretanto, ele foi alterado em dezembro de 2010, ento vamos falar brevemente sobre essas alteraes. Com a Portaria SIT n. 194, de 07 de dezembro de 2010, o Anexo teve sua redao alterada, com incluso e excluso de equipamentos. Como exemplo, podemos verificar que capuz para proteo do crnio e pescoo contra agentes abrasivos e escoriantes no estava explicitado na redao original do citado Anexo. J na parte dos EPI para proteo do corpo inteiro, foram excludos da lista os Conjuntos de Segurana, formado por cala e bluso ou jaqueta ou palet, para proteo do tronco e membros superiores e inferiores contra chamas, umidade, agentes trmicos e produtos qumicos. E os equipamentos conjugados de proteo individual, o que seriam? Podemos dizer que so um tipo especial de equipamento que protege o trabalhador contra mais de um risco. Existem, por exemplo, capacetes de segurana (aqueles utilizados pelos empregados em obras de construo civil) que so vendidos com protetores auriculares tipo concha acoplados. Neste caso, o equipamento protege o crnio contra impacto de objetos, e, simultaneamente, protege o sistema auditivo contra nveis de presso sonora (NPS) elevados. E quando a empresa deve fornecer EPI aos seus empregados? Essa pergunta importantssima, e pode ser respondida com a leitura do item 6.3 da Norma. So trs as circunstncias que obrigam os empregadores a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento; so elas: a) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho;
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 8 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situaes de emergncia. O EPI no a primeira medida a ser tomada para controlar riscos ambientais. Antes de lanar mo de EPI, o empregador deve comprovar a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva ou quando estas no forem suficientes ou ainda em carter complementar ou emergencial e mesmo assim depois de exauridas todas as possveis medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. Se a questo mencionar a existncia de medidas de ordem geral que ofeream completa proteo contra os riscos, no ser necessrio o fornecimento de EPI. Da mesma forma, se a questo propuser que medidas de proteo coletiva j tenham sido implantadas e eliminaram o risco, tambm no ser obrigatrio o fornecimento dos EPI. Caso a questo mencione que medidas de proteo coletiva esto sendo implantadas no estabelecimento (exemplo: instalao de placas absorventes de som em ambiente com mquinas ruidosas), a Banca tambm estar exigindo o conhecimento do citado item 6.3. O item 6.3. da NR 6 foi exigido no concurso de AFT 2010; vamos ver a questo: (ESAF_AFT/MTE_2010) Analise as proposies e assinale, a seguir, a opo correta. I. Considera-se precrio o sistema de gesto baseado em EPI dado que tais dispositivos s devem ser utilizados quando comprovado pelo empregador a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva ou quando estas no forem suficientes ou ainda em carter complementar ou emergencial e mesmo assim depois de exauridas todas as possveis medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. O item correto, pois o uso de EPI no a medida mais adequada. Primeiramente deve-se procurar eliminar, reduzir ou controlar os riscos atravs de medidas de proteo coletiva, que so mais eficazes do que um simples EPI. E quem vai recomendar ao empregador os EPI adequados aos riscos existentes em cada atividade desenvolvida dentro do ambiente laboral?
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 9 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

Em princpio a responsabilidade pela indicao do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT. Nesse caso, antes da referida indicao, o SESMT deve ouvir a CIPA e os trabalhadores usurios. Essa ltima condio (ouvir a CIPA e os trabalhadores) foi inserida na NR ao final de 2010. Porm, como veremos na aula 01, nem toda empresa obrigada a constituir o SESMT. Quando a empresa no tiver SESMT, caber ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta (pois nem todas as empresas so obrigadas a constituir CIPA), o designado e trabalhadores usurios. At o final de 2010 a NR trazia 3 possibilidades quanto a indicao, para o empregador, dos EPI adequados aos riscos: SESMT, CIPA ou designado, nessa ordem. Em dezembro de 2010 houve alterao da NR que modificou essa regra. Vamos traar um paralelo entre a redao nova e a antiga, pois as bancas podem inserir nas questes a redao antiga para tentar iludir o candidato. REGRA ANTIGA Responsabilidade de recomendar ao empregador o SESMT EPI adequado ao risco existente em determinada atividade REGRA NOVA
Responsabilidade

ou

CIPA (nas empresas desobrigadas de manter o SESMT)

ou

Empregado designado (nas empresas desobrigadas de constituir CIPA)

de recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade


Prof. Mrio Pinheiro

SESMT (ouvida a CIPA e trabalhadores usurios)

ou

Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usurios.
Pgina 10 de 42

www.estrategiaconcursos.com.br

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

3.2. Competncias
Trataremos neste tpico das atribuies conferidas pela NR ao Ministrio do Trabalho e Emprego, aos fabricantes e importadores de EPI, empregadores e empregados.

3.2.1. Competncias do MTE


As atribuies do MTE, como em outras NR, so dividas em atribuies dos rgos regionais (as SRTE) e as atribuies do rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho. Vejamos primeiramente as atribuies da SIT, que a Secretaria do MTE com as competncias de rgo nacional: Cabe ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho: a) cadastrar o fabricante ou importador de EPI; b) receber e examinar a documentao para emitir ou renovar o CA de EPI; c) estabelecer, quando necessrio, os regulamentos tcnicos para ensaios de EPI; d) emitir ou renovar o CA e o cadastro de fabricante ou importador; e) fiscalizar a qualidade do EPI; f) suspender o cadastramento da empresa fabricante ou importadora; e, g) cancelar o CA. Como detalharemos no tpico especfico sobre Certificado de Aprovao, sua concesso e renovao esto sujeitos a algumas regras estabelecidas na NR, e o importante aqui relacionar estas atribuies com o rgo nacional competente do MTE (e no com o rgo regional). O item 6.11.1.1 tambm estatui que o rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho poder requisitar amostras de EPI, sempre que entender necessrio. No caso do rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, as atribuies so mais fceis de identificar.
Prof. Mrio Pinheiro Pgina 11 de 42

www.estrategiaconcursos.com.br

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 Quando se falar em competncia para cadastrar e suspender cadastramento de empresa, emitir CA, renovar CA, cancelar CA, estabelecer regulamentos tcnicos para ensaios, intuitivo que se trata de atribuio no mbito nacional. A atribuio que pode suscitar dvida a da alnea e, visto que a mesma tambm atribuio das SRTE (o que bastante lgico, pois nas unidades descentralizadas, mais prximas das empresas, que a fiscalizao ser mais atuante no sentido de verificar a qualidade dos EPI). Ento, se a questo versar sobre fiscalizar a qualidade do EPI, fique atento, pois a alternativa pode estar se referindo a atribuio da SIT ou das SRTE. Passemos agora s competncias das atuais Superintendncias Regionais do Trabalho e Emprego - SRTE - no que tange aos EPI. Segundo a NR 6, cabe ao rgo regional do MTE: a) fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; b) recolher amostras de EPI; e, c) aplicar, na sua esfera de competncia, as penalidades cabveis pelo descumprimento desta NR. Nas aes fiscais realizadas pelos AFT nas diversas empresas, o Auditor deve verificar o uso adequado dos equipamentos de proteo individual, analisando a compatibilidade dos mesmos com os riscos existentes nos setores de trabalho. importante no confundir essa atribuio com a atribuio dos empregadores (item 6.6.1.d - orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao). Quanto aplicao de penalidades, vamos relembrar o que vimos na aula sobre a NR 1. O AFT, no trabalho de campo, verifica uma irregularidade. Ele vai autuar a empresa, conforme o descumprimento verificado, tipificando a infrao de acordo com as ementas existentes no Ementrio, documento que rene os elementos para lavratura dos Autos de Infrao. Exemplo:

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 12 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 Se na fiscalizao foi verificado que o empregador comprou os EPI, mas os empregados no esto usando os mesmo porque o patro no exige isso, tal conduta contraria o disposto no item 6.6.1.b ( competncia do empregador exigir o uso do EPI). Nesse caso, o AFT lavrar Auto de Infrao com um cdigo numrico (ementa) descrito como Deixar de exigir o uso dos equipamentos de proteo individual.

3.2.2. Responsabilidades dos empregadores


Cabe ao empregador quanto aos equipamentos de proteo individual: a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso; c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada; e h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico. Bem, podemos ver que as atribuies dos empregadores so simples e intuitivas, mas vamos tecer algumas consideraes sobre elas. ------------------------------------------a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; Quanto a esta primeira, como o empregador, que geralmente leigo no assunto segurana e sade no trabalho, vai saber qual o EPI adequado ao risco? Se existe rudo, que tipo de protetor dever ser adquirido? Se h contato com graxas, leos ou atividade de solda, que tipos de equipamentos sero os mais adequados?

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 13 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 Bem, vimos a regra no comeo da aula, quanto atribuio do SESMT ou do empregador, ouvida a CIPA ou designado, etc. Haver participao destes entes na indicao do EPI, mas a responsabilidade pela aquisio do empregador. ------------------------------------------b) exigir seu uso; Para que o EPI possa proteger o empregado, ele deve utiliz-lo sempre que o agente agressivo estiver presente. Desta maneira, no basta que o empregador fornea o equipamento adequado: ele deve exigir que o empregado o utilize. Aqui vamos abrir um parntesis para falar de Direito do Trabalho1: quando o empregado est exposto a agentes insalubres (rudo, calor, etc.) acima dos limites de tolerncia, ele faz jus ao adicional de insalubridade. Este adicional devido enquanto perdurar a condio mais gravosa de trabalho, ou seja, exposio ao agente insalubre. Caso a insalubridade seja eliminada ou neutralizada (quer seja por mudana de mtodos de trabalho, implantao de medidas de proteo coletiva eficazes ou uso de equipamentos de proteo individual) o respectivo adicional deixar de ser devido. Este o teor da Smula 80 do Tribunal Superior do Trabalho (TST): SUM-80 INSALUBRIDADE A eliminao da insalubridade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo rgo competente do Poder Executivo exclui a percepo do respectivo adicional. Voltando alnea em estudo, que confere ao empregador a atribuio de exigir o uso do EPI, verificamos que de nada adianta fornecer o equipamento se l empregado no us-lo, pois neste caso ele continuar exposto a nveis no tolerveis. Ocorrendo esta falta de uso do EPI, o problema da exposio ao agente insalubre no ser resolvida, e por isto o adicional continuar sendo devido. Este o sentido da Smula 289 do TST:
1

Aqui faremos comentrios sucintos para orientar o leitor; a abordagem completa feita no curso de Direito do Trabalho, tambm de minha autoria no site Estratgia Concursos.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 14 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 SUM-289 INSALUBRIDADE. ADICIONAL. FORNECIMENTO DO APARELHO DE PROTEO. EFEITO O simples fornecimento do aparelho de proteo pelo empregador no o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam diminuio ou eliminao da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado. ------------------------------------------c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; Para evitar a venda e o uso de equipamentos no eficazes, existe o controle feito com a correspondente emisso dos Certificados de Aprovao (CA). E como ele vai saber se os EPI que esto na prateleira da loja foram aprovados ou no pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho? Ele precisa verificar se consta dos mesmos o nmero do Certificado de Aprovao - CA. Em princpio todos os EPI venda devem ter sido previamente aprovados; caso no tenham sido, isso configurar infrao por parte do fabricante ou importador, e o empregador que adquirir os mesmos tambm poder vir a ser autuado. ------------------------------------------d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; De nada adianta fornecer um EPI ao trabalhador se este utiliz-lo de forma incorreta. Neste sentido, cabe ao empregador orientar e treinar os empregados para que eles saibam como usar o equipamento de proteo. Sem isso, o obreiro poderia acabar por utilizar o EPI indevidamente, o que comprometeria sua eficcia. ------------------------------------------e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Por motivos diversos o EPI pode rachar, quebrar, rasgar ou ser extraviado. Nestas condies caber ao empregador substituir o equipamento imediatamente, de modo a evitar que o empregado labore desprotegido.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 15 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 ------------------------------------------f) responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; e, Alguns EPI podem exigir higienizao e manuteno peridica (conforme orientaes tcnicas do fabricante), e estes procedimentos no podem ficar a cargo do trabalhador: o empregador que deve providenci-las. ------------------------------------------g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. Caso surja algum indcio de irregularidade, cabe ao empregador entrar em contato com o MTE para que o Ministrio adote as medidas cabveis. ------------------------------------------h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico. A atribuio de registrar o fornecimento do EPI ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico foi inserida na NR 6 em agosto de 2009, sendo a mais recente. Com essa alterao da NR o AFT, atualmente, pode solicitar que o empregador apresente comprovao de fornecimento de EPI aos empregados em relao ao perodo da fiscalizao (que tipos de EPI foram entregues a cada empregado). Caso o empregador no tenha meios de comprovar o fornecimento, descumpriu a NR e estar sujeito a autuao.

3.2.3. Competncias do fabricante ou importador


Algumas das competncias dos fabricantes e importadores de EPI foram alteradas no final de 2010. As primeiras quatro responsabilidades sofreram alteraes em sua redao, e mais uma alnea foi acrescentada como responsabilidade. A NR 06, antes de dezembro de 2010, possua 3 Anexos, mas 2 deles foram revogados pela Portaria SIT n. 194, de 07 de dezembro de 2010 (o Anexo II e o Anexo III).

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 16 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 As responsabilidades de a a d remetiam ao Anexo II, e como este foi revogado, a Portaria apenas alterou a redao dessas alneas de forma a retirar a meno a tal anexo. J a alnea k relativamente recente (inserida em agosto de 2009), e merece leitura atenta. Nos termos do item 6.8.1 da NR, o fabricante nacional ou o importador dever: a) cadastrar-se junto ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; b) solicitar a emisso do CA; c) solicitar a renovao do CA quando vencido o prazo de validade estipulado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade do trabalho; d) requerer novo CA quando houver alterao das especificaes do equipamento aprovado; e) responsabilizar-se pela manuteno da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovao - CA; f) comercializar ou colocar venda somente o EPI, portador de CA; g) comunicar ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho quaisquer alteraes dos dados cadastrais fornecidos; h) comercializar o EPI com instrues tcnicas no idioma nacional, orientando sua utilizao, manuteno, restrio e demais referncias ao seu uso; i) fazer constar do EPI o nmero do lote de fabricao; e, j) providenciar a avaliao da conformidade do EPI no mbito do SINMETRO, quando for o caso. k) fornecer as informaes referentes aos processos de limpeza e higienizao de seus EPI, indicando quando for o caso, o nmero de higienizaes acima do qual necessrio proceder reviso ou substituio do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as caractersticas de proteo original.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 17 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 Esta ltima alnea explicita que o fabricante ou importador dever fornecer tais informaes, pois sem elas os empregadores ficam impossibilitados de proceder s higienizaes e substituies de modo a manter a eficcia dos EPI. Como veremos nos comentrios s questes de provas, a exigncia principal em concursos no confundir as atribuies de empregados com as de empregadores, as das SRTE com as da SIT, etc. No caso das atribuies a cargo dos fabricantes e importadores dos equipamentos de proteo individual no h alneas que gerem confuso, e por isso a leitura direta das mesmas j suficiente para nossa preparao.

3.2.4. Responsabilidades dos empregados


EPI: Resumem-se a quatro as atribuies dos empregados em relao aos

a) Utilizar o EPI apenas para as finalidades a que se destina; b) Responsabilizar-se pela guarda e conservao; c) Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; d) Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado. Importante alertar que guarda e conservao no sinnimo de higienizao e manuteno peridica (e nem de manuteno). Responsabilizarse pela guarda e conservao atribuio dos empregados, as outras duas so dos empregadores! Se o EPI se tornar imprprio para uso (como a luva de segurana para proteo das mos contra agentes biolgicos que se rasgou na quina da porta do armrio, por exemplo), atribuio do empregado comunicar o fato ao empregador, que dever providenciar substituio da mesma. Por fim, importante que o empregado cumpra as determinaes quanto ao uso do EPI. Se for verificado risco de queda de materiais em determinado setor da obra risco esse que constar do Programa de Preveno de Riscos Ambientais o empregado no poder se recusar a usar o capacete de segurana fornecido pelo empregador.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 18 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 Se a questo de prova objetiva citar determinada competncia e questionar de quem a mesma, algumas alneas podem gerar dvida. Para facilitar nossa memorizao das competncias em relao aos EPI, o que (em minha opinio) o assunto que mais gera dificuldades nas provas objetivas sobre a NR 6, fiz um quadro comparando as atribuies semelhantes dos rgos do MTE, dos fabricantes, importadores, patres e empregados. Segue abaixo: Palavra chave Guarda e conservao Atribuies e agentes envolvidos O empregador deve orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao Cabe ao empregado responsabilizar-se pela guarda e conservao O empregador deve responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica O empregado NO tem atribuies relacionadas higienizao e manuteno peridica (tem responsabilidade apenas quanto guarda e conservao dos EPI) O empregado deve comunicar ao empregador qualquer alterao que torne o EPI imprprio para uso O empregador deve comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada Cabe ao rgo regional do MTE fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI Cabe ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho fiscalizar a qualidade do EPI O rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho pode requisitar amostras de EPI Cabe ao rgo regional do MTE recolher amostras de EPI

Higienizao e manuteno peridica

Irregularidades no EPI

Fiscalizar a qualidade do EPI

Amostras de EPI

Para finalizar o tpico referente a responsabilidades vamos comentar o item 6.8.1.1, inserido na NR pela Portaria SIT n. 194/2010. Tal item diz que os procedimentos de cadastramento de fabricante e/ou importador de EPI e de emisso e/ou renovao de CA devem atender os requisitos estabelecidos em Portaria especfica. Tal disposio foi inserida na NR porque os Anexos II e III, que foram revogados, disciplinavam tais assuntos. Sendo assim, o novo regramento para cadastramento de fabricantes e emisso/ renovao de CA no mais disciplinado na NR 06, e sim em Portaria especfica.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 19 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

4. Questes comentadas
Agora vamos passar resoluo de algumas questes de prova, para vermos como as Bancas Examinadoras exigem a matria SST em concursos! 1. (AOCP_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ FESF/BA_2010) Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A NR6 Equipamentos de Proteo Individual define como EPI I. todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado Proteo de riscos susceptveis de ameaar a segurana e a sade do Trabalhador. II. todo dispositivo ou produto de uso coletivo utilizado pelo trabalhador para sua proteo e que deve ser adquirido pelo trabalhador. III. EPI Conjugado de proteo individual, todo aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam susceptveis de ameaar a segurana e a sade do trabalhador. (A) Apenas II e III esto corretas. (B) Apenas I e III esto corretas. (C) Apenas I e II esto corretas. (D) Apenas II est correta. (E) Apenas III est incorreta. O gabarito da questo a alternativa (B). Comeando pelas definies iniciais da NR-6 (itens 6.1 e 6.1.1), entendese como: Equipamento de Proteo Individual Equipamento Conjugado de Proteo Individual Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. Todo aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

Confrontando o texto da NR e a proposta do item I vemos que o mesmo est correto.


Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 20 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 J o item II est errado por 2 motivos: se de uso coletivo no de proteo individual, e os EPI devem ser adquiridos pelo empregador, no pelo empregado, como veremos de forma aprofundada nas prximas questes. O item III, por sua vez, est correto, pois traz a definio do Equipamento Conjugado de Proteo Individual. 2. (CETRO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_LIQUIGS_2007) Segundo a NR 6, Equipamento Conjugado de Proteo Individual todo aquele composto por vrios (A) Equipamentos de Proteo Individual. (B) Equipamentos de Proteo Individual, que apresentam CA individual, mas que so do mesmo fabricante. (C) Equipamentos de Proteo Individual, que apresentam CA individual, mas que so de diferentes fabricantes. (D) dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. (E) Equipamentos de Proteo Individual que apresentam CAs diferentes de diversos fabricantes. Conforme conceituao do item 6.1.1 da NR-6, o gabarito da questo a alternativa (D). 3. (UFF_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ DATAPREV_2009) Todo EPI dever apresentar em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricao e o nmero do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricao e o nmero do CA. Na impossibilidade de cumprir o determinado no item 6.9.3, o rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho poder autorizar forma alternativa de gravao, a ser proposta pelo fabricante ou importador, devendo esta constar do CA. Entende-se por CA o Certificado de: A) Aprovao; B) Autorizao; C) Aviso de Nvel Perigo; D) Ajuste s Normas; E) Liberao de Uso de Autoridade Competente. O gabarito da questo a alternativa (A). Questo fcil, que explorou o item 6.2 da NR, que trata do Certificado de Aprovao- CA:

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 21 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 6.2. O equipamento de proteo individual, de fabricao nacional ou importado, s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao - CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego. 4. (FEPESE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ UDESC_2010) No Brasil os equipamentos de proteo individual (EPI), de fabricao nacional ou importada, para a sua comercializao e utilizao devero possuir um certificado que indica a sua autorizao para aquisio. Assinale a alternativa que indica esse certificado. a. ( ) Certificado de Aprovao (CA) b. ( ) Certificado de Autorizao (CA) c. ( ) Certificado de Comercializao (CC) d. ( ) Certificado de Distribuio (CD) e. ( ) Certificado de Aceitao (CA) Mais uma questo simples cujo gabarito , conforme comentrios anteriores, a alternativa (A). 5. (NCE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ELETRONUCLEAR _2006) Com relao aos equipamentos de proteo, correto afirmar que: (A) os equipamentos de proteo individual possuem certificado de aprovao fornecido pelo INMETRO; (B) as caractersticas do capacete usado em servio com eletricidade devem ser iguais ao usado na construo civil; (C) as luvas para servios com eletricidade devem se usadas sem luva de cobertura; (D) a FUNDACENTRO fiscaliza o uso do equipamento de proteo individual; (E) o certificado de aprovao do equipamento de proteo individual exigncia do Ministrio do Trabalho. Apesar de abordar conhecimentos sobre EPIs especficos, possvel resolver a questo com a leitura do item 6.2 da NR-6, pelo qual se verifica a correo da alternativa (E), sendo esta o gabarito. O CA fornecido pelo MTE, e no pelo INMETRO. Da mesma forma, quem fiscaliza o uso dos EPI, conforme veremos adiante, o MTE, e no a FUNDACENTRO. As alternativas (B) e (C) so mais especficas. O capacete usado em construo civil representa segurana para proteo contra impactos de objetos sobre o crnio; j o utilizado em servio com eletricidade deve proteger contra choques eltricos, tendo classificao diferente do primeiro (vide Anexo I da NR).
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 22 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 A questo do uso de luva de cobertura em servios com eletricidade demanda conhecimento alm da NR 6, e foge ao escopo do nosso curso. Viram como so as coisas? Quem leu as alternativas e se apavorou deve ter errado a questo; quem manteve a calma e leu o item 6.2 da NR, acertaria a questo mesmo sem conhecer maiores detalhes tcnicos do Anexo. 6. (13 Concurso para Procurador do Trabalho_Ministrio Pblico do Trabalho_2007) Quanto aos equipamentos de proteo individual EPIs: I Equipamento Conjugado de Proteo Individual aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho; II compete ao Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT, nas empresas obrigadas a manter tal rgo, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade; III o EPI, nacional ou importado, s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego; IV o empregador, enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas, obrigado a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento. Analisando as asseres acima, pode-se afirmar que: ( ) a) apenas as de nmero I e III esto corretas; ( ) b) apenas as de nmero I e IV esto corretas; ( ) c) apenas as de nmero II e IV esto corretas; ( ) d) todas esto corretas; ( ) e) no respondida. O gabarito da questo a alternativa (D). O item I apresenta a definio de Equipamento Conjugado de Proteo Individual constante da NR-6, e, portanto, est correto. O item II abrange o contedo do item 6.5 da NR, que trata da competncia para recomendar ao empregador os EPI que devem ser adquiridos para proteo dos trabalhadores de acordo com as atividades desenvolvidas por esses em cada um dos estabelecimentos e setores da empresa. Lembram que comentamos sobre a alterao desse item em 2010? Vamos rever o antes e o depois:

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 23 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 REGRA ANTIGA Responsabilidade de recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco SESMT existente em determinada atividade REGRA NOVA Responsabilidade de recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade SESMT (ouvida a CIPA e trabalhador es usurios) Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado e trabalhadores usurios.

ou

CIPA (nas empresas desobrigadas de manter o SESMT)

ou

Empregado designado (nas empresas desobrigadas de constituir CIPA)

ou

Em face do exposto, o item II tambm est correto (com a mudana faltaria o ouvida a CIPA e trabalhadores usurios, mas no deixaria de estar correta). seja: O item III, tambm correto, traz disposio do item 6.2 da NR, qual

6.2. O equipamento de proteo individual, de fabricao nacional ou importado, s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao - CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego. A ttulo de conhecimento, o artigo 167 da CLT tambm dispe sobre o CA: CLT, art. 167 - O equipamento de proteo s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho. O item IV trata de situao onde o EPI deve ser fornecido ao empregador. fundamental compreender que a prioridade para proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho a aplicao de medidas de proteo coletiva.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 24 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

Vamos a um exemplo: na atividade de minerao, em que h a presena de poeiras minerais, deve-se providenciar sistema de ventilao local exaustora, que medida de proteo coletiva, ao invs de apenas fornecer EPI (mscaras) ao trabalhador. A NR-6 estabelece em seu item 6.3 quando a empresa deve fornecer EPI aos seus empregados: 6.3. A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias: a) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; e c) para atender a situaes de emergncia. Assim, o item IV est corretssimo. 7. (CETRO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_LIQUIGS_2007) A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequados ao risco I. enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas. II. para atender situaes de emergncia. III. sempre que as medidas e ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho. (A) Somente a afirmativa I est correta. (B) Somente a afirmativa II est correta. (C) Somente as afirmativas I e III esto corretas. (D) Somente as afirmativas II e III esto corretas. (E) As afirmativas I, II e III esto corretas. Outra questo que se resolve com o item 6.3 da NR; gabarito alternativa (E).

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 25 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 8. (CESGRANRIO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_CASA DA MOEDA_2009) A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, na seguinte circunstncia: (A) unicamente em situaes de alto risco. (B) mediante desconto do salrio do empregado. (C) uma nica vez, desobrigando-se de substituio. (D) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas. (E) sempre que as medidas de ordem geral oferecerem proteo contra riscos. Questo simples, cujo gabarito a alternativa (D). Quanto alternativa (E), faltou o no antes de oferecerem, pois, caso as medidas de ordem geral ofeream proteo contra riscos, a empresa no obrigada a fornecer EPI aos trabalhadores. 9. (ESAF_AFT/MTE_2010) Analise as proposies e assinale, a seguir, a opo correta. I. Considera-se precrio o sistema de gesto baseado em EPI dado que tais dispositivos s devem ser utilizados quando comprovado pelo empregador a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva ou quando estas no forem suficientes ou ainda em carter complementar ou emergencial e mesmo assim depois de exauridas todas as possveis medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. II. O EPI, de fabricao nacional ou importado, to-somente poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do MTE. III. Considera-se que os EPI(s), em algumas situaes, so responsveis por agravar as condies de trabalho quanto insalubridade, ainda que proteja contra riscos mecnicos; tal seria o caso das vestimentas de couro para corpointeiro submetido ao calor, pois, no obstante o reforo mecnico de tais roupas, h uma enorme sobrecarga trmica imposta pela reduo dos nveis de evaporao do corpo humano. IV. Equipamento Conjugado de Proteo Individual aquele composto por vrios dispositivos que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. a) Todas as proposies esto erradas. b) Apenas trs proposies esto corretas. c) Apenas uma proposio est correta. d) Apenas duas proposies esto corretas. e) Todas as proposies esto corretas. Trata-se de excelente questo, cuja resoluo demanda o conhecimento da NR-6 e tambm da NR-9 - PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS- PPRA.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 26 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

Didaticamente seria ideal comentar cada Norma separadamente, mas em certas situaes, como essa, impossvel tratar de uma Norma sem comentar as inter-relaes entre elas. A alternativa (E) o gabarito da questo. O item I da questo, alm de dispor sobre EPI, tambm envolve conhecimento do item 9.3.5.4 da NR-9. interessante ler atentamente a proposio da questo para corroborar o que foi comentado anteriormente: o uso de EPI deve ocorrer quando inviveis outras medidas preferenciais, como as medidas de proteo coletiva, de carter administrativo e de organizao do trabalho. A proposio da alternativa est corretssima. J o item II demanda conhecimento do j comentado item 6.2 da NR, e tambm est correto. O item III, muito bem elaborado, no traz disposio literal das NR. O caso apresentado mostra uma disfuno, onde o EPI, que devia proteger o trabalhador, acaba por provocar uma situao de desconforto que prejudica o desempenho profissional do empregado. Quanto a isso, a mesma NR-9 dispe (item 9.3.5.5) que a utilizao do EPI, no mbito do PPRA, deve envolver a seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador est exposto e atividade exercida, considerando-se a eficincia necessria para o controle da exposio ao risco e o conforto oferecido segundo avaliao do trabalhador usurio. No caso proposto pela questo (uso de vestimenta de couro para corpo inteiro em ambiente laboral com presena de calor), o EPI tornou-se inadequado e agravou as condies de trabalho. Fechando a questo, o item IV, sobre Equipamento Conjugado de Proteo Individual, tambm est correto, trazendo a definio do item 6.1.1. 10. (ESAF_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_MPU_2004) A utilizao de EPI Equipamento de Proteo Individual no mbito do PPRA dever considerar as Normas Legais e Administrativas em vigor e envolver, no mnimo, algumas condies. Assinale a opo que no contenha uma condio obrigatria a ser seguida na utilizao de EPI dentro de um PPRA. a) Seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador est exposto e atividade exercida, considerando o conforto oferecido segundo avaliao do trabalhador usurio. b) Verificao sistemtica da eficincia e da eficcia do EPI na proteo do trabalhador ao risco, utilizando as Normas de Ensaio de EPI emitidas pela Fundacentro.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 27 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 c) Caracterizao das funes ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificao dos EPI a serem utilizados para os riscos ambientais. d) Estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, a conservao, a manuteno e a reposio do EPI. e) Programa de treinamento dos trabalhadores quanto a sua correta utilizao e orientao sobre as limitaes de proteo que o EPI oferece. Outra questo que demanda o conhecimento das disposies da NR-9, especificamente quanto ao seu item 9.3.5.5: 9.3.5.5 A utilizao de EPI no mbito do programa dever considerar as Normas Legais e Administrativas em vigor e envolver no mnimo: a) seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador est exposto e atividade exercida, considerando-se a eficincia necessria para o controle da exposio ao risco e o conforto oferecido segundo avaliao do trabalhador usurio; b) programa de treinamento dos trabalhadores quanto sua correta utilizao e orientao sobre as limitaes de proteo que o EPI oferece; c) estabelecimento de normas ou procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, a conservao, a manuteno e a reposio do EPI, visando garantir as condies de proteo originalmente estabelecidas; d) caracterizao das funes ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificao dos EPIs utilizados para os riscos ambientais. Comparando as 4 (quatro) alneas do item 9.3.5.5 com as alternativas propostas vemos que a disposio da alternativa (B) a incorreta, sendo o gabarito da questo. Vamos aproveitar a oportunidade para comentar brevemente as alneas deste item da NR-9. A seleo do EPI (seja com o auxlio dos profissionais do SEMT, CIPA ou mesmo o designado) deve considerar os riscos existentes no posto de trabalho no qual o equipamento ser utilizado. De nada adianta adquirir EPI com CA, em perfeitas condies de uso, se for inadequado ao risco qumico, fsico ou biolgico existente no ambiente de trabalho. Alm disso, pela previso da NR, deve ser levado em considerao o conforto oferecido pelo EPI, segundo avaliao do trabalhador usurio.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 28 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 Feita a aquisio do EPI, o empregador deve treinar os trabalhadores quanto ao seu uso, para evitar que, por desinformao, os empregados utilizem de forma equivocada o equipamento, o que pode impedir que o EPI proteja-os dos riscos laborais. Seguindo a mesma linha, o empregador deve orientar os empregados quanto s limitaes de proteo do EPI. Retornaremos a esse assunto na aula da NR 9. 11. (AOCP_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_PM _CAMAARI/BA_2010) Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. O Programa de Preveno de Riscos Ambientais, estabelece que quando comprovado pelo Empregador ou instituio a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva, ou quando estas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantao, ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas: em primeiro lugar medidas de carter administrativo ou de organizao de trabalho, e por ltimo a utilizao de Equipamento de Proteo Individual. Entretanto, se for feita a opo na utilizao do EPI, dever ser considerada as Normas legais e Administrativas em vigor e envolver no mnimo I. seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador est exposto e atividade exercida. II. considerar a eficincia necessria para o controle da exposio ao risco e o conforto oferecido segundo a avaliao do trabalhador usurio. III. a no caracterizao das funes ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificao dos EPI utilizados para os riscos ocupacionais. IV. estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, conservao, a manuteno e a reposio dos EPI, visando garantir as condies de proteo originalmente estabelecidas. (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II, III e IV. (D) Apenas I, II e IV. (E) Apenas III e IV. Para reiterar a importncia do conhecimento dessa relao entre NR-6 e NR-9, vemos uma vez mais a cobrana do entendimento da seqncia correta de eliminao de risco, onde o EPI, longe de ser prioridade, deve ser utilizado apenas quando invivel a eliminao dos riscos por outros meios. O gabarito da questo a alternativa (D), tendo em vista o no erroneamente inserido no texto do item III.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 29 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 12. (FEPESE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ CASAN/SC_2008) Quando comprovada pelo empregador ou instituio a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva ou quando essas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantao ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas obedecendo-se seguinte hierarquia: a. ( ) distribuio de Equipamento de Proteo Individual (EPI); medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. b. ( ) medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; utilizao de Equipamento de Proteo Individual (EPI). c. ( ) implementao do uso correto do Equipamento de Proteo Individual (EPI); medidas de carter administrativo que reduzam a exposio aos riscos. d. ( ) utilizao de Equipamento de Proteo Individual (EPI); medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. e. ( ) mudana no processo produtivo; implementao de Equipamentos de Proteo Coletiva, implementao de Equipamento de Proteo Individual. Segue o trecho da NR-9 relacionado questo, cuja leitura indica a alternativa (B) como o gabarito da questo: 9.3.5.4 Quando comprovado pelo empregador ou instituio a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva ou quando estas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantao, ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas, obedecendo-se seguinte hierarquia: a) medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; b) utilizao de equipamento de proteo individual - EPI. 13. (IESES_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ CREA/SC_2009_ADAPTADA) A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI com Certificado de Aprovao - CA, expedido pelo Ministrio do Trabalho, adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento: I. sempre que as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou no oferecerem completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho. II. sempre em alternativa das medidas de proteo coletiva tecnicamente viveis de proteo contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho. III. enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas. IV. independentemente das medidas de proteo coletiva terem sido implantadas. So concordantes com o item 6.2 da Norma Regulamentadora 6 - Equipamento de Proteo Individual (NR-6) as respostas:
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 30 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 a) II e III b) I e III c) II e IV d) I e IV Questo um pouco mais difcil, cujo gabarito a alternativa (B). Podemos verificar que as disposies dos itens I e III so corretas, e as demais no constam da NR. O item II prope algo que indevido, pois o EPI ser utilizado quando as medidas de proteo coletivas forem inviveis, ou estiverem em fase de implementao, ou ainda em carter complementar ou emergencial. Deste modo, incorreto falar que o EPI ser usado em alternativa das medidas de proteo coletiva tecnicamente viveis. Se a proposio fosse no sentido de que a empresa deve fornecer EPI gratuitamente ao empregado em alternativa das medidas de proteo coletiva tecnicamente inviveis de proteo contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho, a sim, estaria correto. Na mesma linha de raciocnio, a proposta do item IV tambm est errada, pois o uso de EPI depende da implementao das medidas de proteo coletiva. Tanto que o item 9.3.5.4 (da NR do PPRA) estabelece a relao de hierarquia entre as medidas a serem adotadas. 14. (FCC_ENGENHEIRO DE SEGURANA JUNIOR_METRO/SP_2010) A empresa obrigada a fornecer gratuitamente aos empregados EPI adequado aos riscos, em perfeito estado de conservao e funcionamento, (A) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho. (B) aps as medidas de proteo coletiva terem sido implantadas e desde que os equipamentos de proteo individual tenham sido adquiridos. (C) para atender a situaes previstas em programaes de produo em rea de parque de mquinas automatizadas ou de comando remoto. (D) quando se tratar de ambiente protegido por equipamentos de proteo coletiva e em situaes de eliminao de riscos. (E) mesmo aps orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao dos EPIs, nas reas que no ofeream riscos de acidentes. O gabarito da questo a alternativa (A). Mais uma questo que se resolve com a leitura do importantssimo item 6.3 da NR-6:
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 31 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

6.3. A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias: a) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; e c) para atender a situaes de emergncia. 15. (UNAMA_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_ CEA/AP_2006) Os Equipamentos de Proteo Individual (E.P.I.), nos termos da Norma Regulamentadora (NR) 6, so os dispositivos ou produtos, de uso individual, destinados proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e sade do trabalhador. Assinale a alternativa que contm uma das circunstncias em que o empregador dever, obrigatoriamente, fornecer o E.P.I.: A) para atender a situaes de emergncia. B) para compor o uniforme de trabalho. C) para identificao do trabalhador. D) para especificar quais os riscos esto presentes na tarefa. ltima questo envolvendo o item 6.3 da NR, cujo gabarito a alternativa (A). 16. (FGR_ENGENHEIRO DO TRABALHO_PM_LAGOA DA PRATA_2012) Atendendo ao disposto da NR-6 EPI. Equipamento de Proteo Individual, marque a alternativa INCORRETA, quanto s obrigaes do empregador: (A) Responsabilizar-se pela guarda e conservao. (B) Exigir do empregado seu uso. (C) Fornecer somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho. (D) Comunicar ao MTE qualquer irregularidade. O gabarito (A), pois ela indica uma atribuio do empregado, e no do empregador. Relembrando, resumem-se a quatro as atribuies dos empregados em relao aos EPI:

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 32 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 a) Utilizar o EPI apenas para as finalidades a que se destina; b) Responsabilizar-se pela guarda e conservao; c) Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; d) Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado. 17. (CONSULPLAN_ENGENHEIRO SEG TRABALHO_PM PORTO VELHO_2012) Com base no Item 6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI, da NR 6, EXCETO: A) Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica. B) Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina. C) Responsabilizar-se pela guarda e conservao. D) Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso. E) Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado. Gabarito (A), pois higienizao e manuteno peridicas so atribuies do empregador. Cabe ao empregador quanto aos equipamentos de proteo individual: a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso; c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada; h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 33 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 No podemos confundir a guarda e conservao com higienizao e manuteno peridica. Segue abaixo o quadro comparativo com atribuies semelhantes que podem gerar dvidas: Palavra chave Guarda e conservao Atribuies e agentes envolvidos O empregador deve orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao Cabe ao empregado responsabilizar-se pela guarda e conservao O empregador deve responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica O empregado NO tem atribuies relacionadas higienizao e manuteno peridica (tem responsabilidade apenas quanto guarda e conservao dos EPI) O empregado deve comunicar ao empregador qualquer alterao que torne o EPI imprprio para uso O empregador deve comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada Cabe ao rgo regional do MTE fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI Cabe ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho fiscalizar a qualidade do EPI O rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho pode requisitar amostras de EPI Cabe ao rgo regional do MTE recolher amostras de EPI

Higienizao e manuteno peridica

Irregularidades no EPI

Fiscalizar a qualidade do EPI

Amostras de EPI

18. (FAUEL_ENGENHEIRO SEG TRABALHO_PM_CASTRO_2012) Segundo a NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL EPI, cabe ao empregador quanto ao EPI algumas obrigaes, EXCETO: a) Adquirir o adequado ao risco de cada atividade. b) Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado. c) Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica. d) Responsabilizar-se pela guarda e conservao. O gabarito (D), pelo que comentamos anteriormente: guarda e conservao atribuio do empregado.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 34 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

5. Lista das questes comentadas


1. (AOCP_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_FESF/BA_2010) Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A NR6 Equipamentos de Proteo Individual define como EPI I. todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado Proteo de riscos susceptveis de ameaar a segurana e a sade do Trabalhador. II. todo dispositivo ou produto de uso coletivo utilizado pelo trabalhador para sua proteo e que deve ser adquirido pelo trabalhador. III. EPI Conjugado de proteo individual, todo aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam susceptveis de ameaar a segurana e a sade do trabalhador. (A) Apenas II e III esto corretas. (B) Apenas I e III esto corretas. (C) Apenas I e II esto corretas. (D) Apenas II est correta. (E) Apenas III est incorreta. 2. (CETRO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_ LIQUIGS_2007) Segundo a NR 6, Equipamento Conjugado de Proteo Individual todo aquele composto por vrios (A) Equipamentos de Proteo Individual. (B) Equipamentos de Proteo Individual, que apresentam CA individual, mas que so do mesmo fabricante. (C) Equipamentos de Proteo Individual, que apresentam CA individual, mas que so de diferentes fabricantes. (D) dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. (E) Equipamentos de Proteo Individual que apresentam CAs diferentes de diversos fabricantes. 3. (UFF_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ DATAPREV_2009) Todo EPI dever apresentar em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricao e o nmero do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricao e o nmero do CA. Na impossibilidade de cumprir o determinado no item 6.9.3, o rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho poder autorizar forma alternativa de gravao, a ser proposta pelo fabricante ou importador, devendo esta constar do CA. Entende-se por CA o Certificado de: A) Aprovao; B) Autorizao; C) Aviso de Nvel Perigo;
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 35 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 D) Ajuste s Normas; E) Liberao de Uso de Autoridade Competente. 4. (FEPESE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ UDESC_2010) No Brasil os equipamentos de proteo individual (EPI), de fabricao nacional ou importada, para a sua comercializao e utilizao devero possuir um certificado que indica a sua autorizao para aquisio. Assinale a alternativa que indica esse certificado. a. ( ) Certificado de Aprovao (CA) b. ( ) Certificado de Autorizao (CA) c. ( ) Certificado de Comercializao (CC) d. ( ) Certificado de Distribuio (CD) e. ( ) Certificado de Aceitao (CA) 5. (NCE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ ELETRONUCLEAR_2006) Com relao aos equipamentos de proteo, correto afirmar que: (A) os equipamentos de proteo individual possuem certificado de aprovao fornecido pelo INMETRO; (B) as caractersticas do capacete usado em servio com eletricidade devem ser iguais ao usado na construo civil; (C) as luvas para servios com eletricidade devem se usadas sem luva de cobertura; (D) a FUNDACENTRO fiscaliza o uso do equipamento de proteo individual; (E) o certificado de aprovao do equipamento de proteo individual exigncia do Ministrio do Trabalho. 6. (13 Concurso para Procurador do Trabalho_Ministrio Pblico do Trabalho_2007) Quanto aos equipamentos de proteo individual EPIs: I Equipamento Conjugado de Proteo Individual aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho; II compete ao Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT, nas empresas obrigadas a manter tal rgo, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade; III o EPI, nacional ou importado, s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego; IV o empregador, enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas, obrigado a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento. Analisando as asseres acima, pode-se afirmar que: ( ) a) apenas as de nmero I e III esto corretas;
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 36 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 ( ( ( ( ) ) ) ) b) apenas as de nmero I e IV esto corretas; c) apenas as de nmero II e IV esto corretas; d) todas esto corretas; e) no respondida.

7. (CETRO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_ LIQUIGS_2007) A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequados ao risco I. enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas. II. para atender situaes de emergncia. III. sempre que as medidas e ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho. (A) Somente a afirmativa I est correta. (B) Somente a afirmativa II est correta. (C) Somente as afirmativas I e III esto corretas. (D) Somente as afirmativas II e III esto corretas. (E) As afirmativas I, II e III esto corretas. 8. (CESGRANRIO_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_CASA DA MOEDA_2009) A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, na seguinte circunstncia: (A) unicamente em situaes de alto risco. (B) mediante desconto do salrio do empregado. (C) uma nica vez, desobrigando-se de substituio. (D) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas. (E) sempre que as medidas de ordem geral oferecerem proteo contra riscos. 9. (ESAF_AFT/MTE_2010) Analise as proposies e assinale, a seguir, a opo correta. I. Considera-se precrio o sistema de gesto baseado em EPI dado que tais dispositivos s devem ser utilizados quando comprovado pelo empregador a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva ou quando estas no forem suficientes ou ainda em carter complementar ou emergencial e mesmo assim depois de exauridas todas as possveis medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. II. O EPI, de fabricao nacional ou importado, to-somente poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do MTE. III. Considera-se que os EPI(s), em algumas situaes, so responsveis por agravar as condies de trabalho quanto insalubridade, ainda que proteja contra riscos mecnicos; tal seria o caso das vestimentas de couro para corpointeiro submetido ao calor, pois, no obstante o reforo mecnico de tais roupas, h uma enorme sobrecarga trmica imposta pela reduo dos nveis de evaporao do corpo humano.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 37 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 IV. Equipamento Conjugado de Proteo Individual aquele composto por vrios dispositivos que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. a) Todas as proposies esto erradas. b) Apenas trs proposies esto corretas. c) Apenas uma proposio est correta. d) Apenas duas proposies esto corretas. e) Todas as proposies esto corretas. 10. (ESAF_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_MPU_2004) A utilizao de EPI Equipamento de Proteo Individual no mbito do PPRA dever considerar as Normas Legais e Administrativas em vigor e envolver, no mnimo, algumas condies. Assinale a opo que no contenha uma condio obrigatria a ser seguida na utilizao de EPI dentro de um PPRA. a) Seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador est exposto e atividade exercida, considerando o conforto oferecido segundo avaliao do trabalhador usurio. b) Verificao sistemtica da eficincia e da eficcia do EPI na proteo do trabalhador ao risco, utilizando as Normas de Ensaio de EPI emitidas pela Fundacentro. c) Caracterizao das funes ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificao dos EPI a serem utilizados para os riscos ambientais. d) Estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, a conservao, a manuteno e a reposio do EPI. e) Programa de treinamento dos trabalhadores quanto a sua correta utilizao e orientao sobre as limitaes de proteo que o EPI oferece. 11. (AOCP_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ PM_CAMAARI/BA_2010) Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. O Programa de Preveno de Riscos Ambientais, estabelece que quando comprovado pelo Empregador ou instituio a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva, ou quando estas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantao, ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas: em primeiro lugar medidas de carter administrativo ou de organizao de trabalho, e por ltimo a utilizao de Equipamento de Proteo Individual. Entretanto, se for feita a opo na utilizao do EPI, dever ser considerada as Normas legais e Administrativas em vigor e envolver no mnimo I. seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador est exposto e atividade exercida. II. considerar a eficincia necessria para o controle da exposio ao risco e o conforto oferecido segundo a avaliao do trabalhador usurio.
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 38 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 III. a no caracterizao das funes ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificao dos EPI utilizados para os riscos ocupacionais. IV. estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, conservao, a manuteno e a reposio dos EPI, visando garantir as condies de proteo originalmente estabelecidas. (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II, III e IV. (D) Apenas I, II e IV. (E) Apenas III e IV. 12. (FEPESE_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO _CASAN/SC_2008) Quando comprovada pelo empregador ou instituio a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva ou quando essas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantao ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas obedecendo-se seguinte hierarquia: a. ( ) distribuio de Equipamento de Proteo Individual (EPI); medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. b. ( ) medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; utilizao de Equipamento de Proteo Individual (EPI). c. ( ) implementao do uso correto do Equipamento de Proteo Individual (EPI); medidas de carter administrativo que reduzam a exposio aos riscos. d. ( ) utilizao de Equipamento de Proteo Individual (EPI); medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. e. ( ) mudana no processo produtivo; implementao de Equipamentos de Proteo Coletiva, implementao de Equipamento de Proteo Individual. 13. (IESES_ENGENHEIRO DE SEGURANA DO TRABALHO_ CREA/SC_2009_ADAPTADA) A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI com Certificado de Aprovao - CA, expedido pelo Ministrio do Trabalho, adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento: I. sempre que as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou no oferecerem completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho. II. sempre em alternativa das medidas de proteo coletiva tecnicamente viveis de proteo contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho. III. enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas. IV. independentemente das medidas de proteo coletiva terem sido implantadas. So concordantes com o item 6.2 da Norma Regulamentadora 6 - Equipamento de Proteo Individual (NR-6) as respostas: a) II e III
Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 39 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 b) I e III c) II e IV d) I e IV 14. (FCC_ENGENHEIRO DE SEGURANA JUNIOR_METRO/SP_2010) A empresa obrigada a fornecer gratuitamente aos empregados EPI adequado aos riscos, em perfeito estado de conservao e funcionamento, (A) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho. (B) aps as medidas de proteo coletiva terem sido implantadas e desde que os equipamentos de proteo individual tenham sido adquiridos. (C) para atender a situaes previstas em programaes de produo em rea de parque de mquinas automatizadas ou de comando remoto. (D) quando se tratar de ambiente protegido por equipamentos de proteo coletiva e em situaes de eliminao de riscos. (E) mesmo aps orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao dos EPIs, nas reas que no ofeream riscos de acidentes. 15. (UNAMA_TECNICO DE SEGURANA DO TRABALHO_ CEA/AP_2006) Os Equipamentos de Proteo Individual (E.P.I.), nos termos da Norma Regulamentadora (NR) 6, so os dispositivos ou produtos, de uso individual, destinados proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e sade do trabalhador. Assinale a alternativa que contm uma das circunstncias em que o empregador dever, obrigatoriamente, fornecer o E.P.I.: A) para atender a situaes de emergncia. B) para compor o uniforme de trabalho. C) para identificao do trabalhador. D) para especificar quais os riscos esto presentes na tarefa. 16. (FGR_ENGENHEIRO DO TRABALHO_PM_LAGOA DA PRATA_2012) Atendendo ao disposto da NR-6 EPI. Equipamento de Proteo Individual, marque a alternativa INCORRETA, quanto s obrigaes do empregador: (A) Responsabilizar-se pela guarda e conservao. (B) Exigir do empregado seu uso. (C) Fornecer somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho. (D) Comunicar ao MTE qualquer irregularidade.

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 40 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00 17. (CONSULPLAN_ENGENHEIRO SEG TRABALHO_PM PORTO VELHO_2012) Com base no Item 6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI, da NR 6, EXCETO: A) Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica. B) Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina. C) Responsabilizar-se pela guarda e conservao. D) Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso. E) Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado. 18. (FAUEL_ENGENHEIRO SEG TRABALHO_PM_CASTRO_2012) Segundo a NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL EPI, cabe ao empregador quanto ao EPI algumas obrigaes, EXCETO: a) Adquirir o adequado ao risco de cada atividade. b) Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado. c) Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica. d) Responsabilizar-se pela guarda e conservao.

6. Gabaritos das questes

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

B D A A E D E D E B

11 12 13 14 15 16 17 18

D B B A A A A D

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 41 de 42

Segurana e Sade no Trabalho p/ AFT Teoria e Questes Comentadas Prof. Mrio Pinheiro Aula 00

7. Concluso
Bem pessoal, concluindo a presente aula, podemos ressaltar os aspectos abaixo. Em primeiro lugar, o item 6.3 da NR precisa ser decorado e muito bem entendido, pois cai em prova aos montes. Alm disso, podemos concluir que a NR 6 no de difcil estudo (comparativamente a outras Normas), e deve ser estudada com um todo, lembrando sempre de sua relao com a NR 9 (aprofundaremos esse aspecto na aula do PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais). Ressalto tambm que, como vimos, nem todas as disposies sobre EPI esto na NR ora em estudo, visto que h dispositivos sobre EPI em diversas NR (como na NR 18 e na NR 31). Por fim, importante lembrar que a NR 6 foi alterada em dezembro de 2010, e os dispositivos modificados, inseridos e excludos devem ser objeto de especial ateno em nossos estudos, dado o gosto das Bancas Examinadoras por novidades. Espero que tenha gostado desta aula demonstrativa, e conto com a sua participao neste curso! Grande abrao e bons estudos, Prof. Mrio Pinheiro http://www.facebook.com/mario.pinheiro.18

Prof. Mrio Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 42 de 42

Anda mungkin juga menyukai