Anda di halaman 1dari 10

INTRODUO FARMACOTCNICA

DEFINIO Farmacotcnica a parte da cincia farmacutica que trata da preparao de medicamentos, ou seja, da transformao de drogas (matrias-primas) em medicamentos; estuda o preparo, a purificao, as incompatibilidades fsicas e qumicas, e a escolha da forma farmacutica (xarope, soluo, suspenso, cpsula, etc) mais adequada finalidade pretendida. INTRODUO Farmcia Galnica: estuda a transformao em medicamentos dos produtos naturais (animais, vegetais e minerais), ou de sntese, tornando-os susceptveis de serem administrados aos seres vivos com fins profilticos, curativos ou de diagnstico das vrias doenas. Medicamentos apresentam-se sob diversas formas = formas farmacuticas Objetivo: Preparar, conservar, acondicionar e dispensar medicamentos, doseados com a maior preciso e apresentados sob uma forma que facilite a sua administrao. Evoluo da Farmcia Galnica Farmcia Galnica homenagem a Claudius Galenus (mdico-farmacutico que viveu em Roma durante o segundo sculo da nossa era.) Farmcia Galnica termo introduzido no sculo XVI. Foi criado para significar a Farmcia dos Medicamentos Complexos. Atualmente Farmcia Galnica compete a transformao de todas as substncias medicamentosas em medicamentos, quer sejam de natureza complexa, quer constitudas por produtos qumicos naturais ou sintticos perfeitamente definidos. Medicamentos Alopticos e Homeopticos Hipcrates, pai da medicina, enunciou dois axiomas 1.) Natura medicatrix medicus interpres et minister (o organismo cura a doena, o mdico no mais do que seu intrprete, auxiliando-o).

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009

Pgina 1

2.) expresso por duas leis: contraria contrariis curantur (curar provocando uma ao diferente no corpo) similia similibus curantur (curar provocando uma ao semelhante no corpo) * Das duas leis citadas nasceram 2 sistemas teraputicos: Alopatia e Homeopatia. DEFINIO DE TERMOS Farmcia de manipulao: estabelcimento de manipulao de frmulas magistrais e oficinais de comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos, compreendendo dispensao e atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistncia mdica. Manipulao: conjunto de operaes com finalidade de elaborar formulaes magistrais e oficinais, aditivar e fracionar produtos industrializados para uso humano ou veterinrio. Dispensao: ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medimentos, insumos farmacuticos e correlatos, a ttulo remunerado ou no. Produto magistral: aquele preparado na Farmcia, atendendo uma prescrio, que estabelece a composio, a forma farmacutica e a posologia. Produto oficinal: aquele inscrito na Farmacopia Brasileira. Matria-prima: substncia ativa ou inativa que se emprega na fabricao dos medicamentos e demais produtos abrangidos pelo regulamento tcnico de boas prticas de manipulao da ANVS (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria), tanto a que permanece inalterada, quanto a passvel de modificaes. Droga: substncia ou matria-prima de natureza animal, vegetal ou mineral empregado na preparao de medicamentos. Exemplos: mel, cera, banha, fenol, anilina, etc. Frmaco (do grego Pharmakon): toda a droga utilizada em Farmcia e dotada de ao farmacolgica ou, pelo menos, de interesse mdico. Medicamento: toda a preparao farmacutica contendo um ou mais frmacos, destinada ao diagnstico, preveno ou tratamento das doenas e seus sintomas ou correo ou modificao das funes orgnicas, quer no homem, quer nos outros seres vivos.

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009

Pgina 2

Remdio: todo meio usado com o fim de previnir ou de curar as doenas. * Agentes fsicos: - Aeroterapia ou climatoterapia - Helioterapia (tratamento pelos raios solares) - Radioterapia - Termoterapia - Hidroterapia - Ventiloterapia * Agentes Psquicos Especialidade farmacutica: produto oriundo da indstria farmacutica com registro no Ministrio da Sade e disponvel no mercado. B.P.M. (Boas Prticas de Manipulao): as BPM estabelecem requisitos gerais para a aquisio de drogas, insumos farmacuticos e materiais de embalagem, o armazenamento, a manipulao, a conservao, o transporte, a dispensao de frmulas magistrais e oficinais, a aditivao e/ou fracionamento de produtos industrializados. POP (Procedimento operacional padro): descrio pormenorizada de tcnicas e operaes a serem utilizadas na farmcia com manipulao, visando a proteo, a garantia de preservao da qualidade da frmula manipulada e segurana dos manipuladores. Termos gerais: qsp = quantidade suficiente para qs = quantidade suficiente FSA = faa segundo a arte a = do grego, significa partes iguais PO = per-os / VO via oral IV = intra-venoso IM = intramuscular

COMPOSIO DE UMA FRMULA


Princpio (s) ativo (s) = responsvel pela ao farmacolgica. Coadjuvantes tcnicos ou adjuvantes farmacotcnicos: substncias, em geral inertes, cuja funo estabilizar a frmula em nvel qumico, fsico ou microbiolgico. Veculo (lquido) ou excipiente (slido ou semi-slido): parte da frmula na qual so misturados os princpios ativos. Coadjuvantes tcnicos: Agentes acidificantes: Usados em preparaes lquidas para acidificar o meio com o objetivo de fornecer estabilidade ao produto.
Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009 Pgina 3

Ex: cido actico, cido ctrico, cido fumrico, cido clordrico, etc. Agentes alcalinizantes: Usados em preparaes lquidas para alcalinizar o meio com o objetivo de fornecer estabilidade ao produto. Ex: hidrxido de sdio, hidrxido de potssio, soluo de amnia, dietanolamina, monoetanolamina, borato de sdio (brax), trietanolamina, carbonato de amnio, etc. Adsorvente: Agente capaz de adsorver outras molculas em sua superficie por ao qumica ou fsica. Ex: carvo ativado, celulose p. Propelente (aerosol): Agente responsvel pelo desenvolvimento de presso em um frasco aerosol, permitido a expelio do produto quando a vlvula acionada. Ex: dixido de carbono (CO2), diclorodifluorometano, diclorotetrafluoroetano, tricloromonofluorometano. Desincorporante de ar: Agente empregado para desincorporar ar em um recipiente fechado ou formulao com o objetivo de aumentar a estabilidade do produto. Ex: Nitrognio (N2). Conservantes anti-fngicos: So usados em preparaes lquidas e semi-slidas (cremes, pomadas, etc) para prevenir o crescimento fngico. A efetividade dos parabenos normalmente aumentada quando eles so utilizados em combinao. Ex: cido benzico, butilparabeno, etilparabeno, metilparabeno (Nipagin), propilparabeno (Nipazol), propionato de sdio. Conservante antimicrobiano: So usados em preparaes lquidas e semi-slidas para a preveno de microorganismos (bactrias). Ex: cloreto de benzalcnio, cloreto de benzetnio, lcool benzlico, clorobutanol, fenol, nitrato fenilmercrico, timerosal, ete. Antioxidante: Agente que inibe a oxidao, sendo utilizados para prevenir a deteriorao de preparaes por processos oxidativos. Ex: cido ascrbico, ascorbil palmitato, BHA (butilhidroxianisol), BHT (butilhidroxitolueno), propilgalato, ascorbato de sdio, bissulfito de sdio, metabissulfito de sdio. Agente tampo: Usado para fornecer para a formulao resistncia contra mudanas de pH em casos de diluio ou adio de substncia de carter cido ou bsico. Ex: citrato de sdio anidro e dihidratado, metafosfato, de potssio, fosfato de potssio, acetato de sdio monobsico, tampo citrato, tampo borato, tampo fosfato. Agente quelante (sequestrante): Substncia que forma complexo estvel (quelato) com metais. Os agentes quelantes so utilizados em algumas preparaes lquidas como estabilizantes para complexar metais pesados, os quais podem promover instabilidade em formulaes. Ex: EDTA dissdico, EDTA tetrassdico, cido edtico.
Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009 Pgina 4

Corantes: Usados para dar cor s preparaes farmacuticas lquidas e slidas. Deve-se consultar a lista de corantes permitidos bem como a adequao de corantes alimentcios ou no. Sabe-se que alguns corantes alimentcios permitidos tais como o amarelo de tartrazina e vermelho pode causar manifestaes alrgicas e sintomas de intolerncia gastrointestinal em pacientes sensveis; isto acontece principalmente com a ingesto de cpsulas coloridas com algum destes corantes, neste caso usar cpsulas incolores ou brancas. Agente clarificante: Usado como auxiliar na filtragem devido suas propriedades adsorventes. Ex: bentonita. Agente emulsifcante: Usado para promover ou manter a disperso finamente subdividida em partculas de um lquido em um veculo no qual ele imiscvel. O produto final pode ser uma emulso lquida ou emulso semi-slida (ex: creme). Ex: accia, lcool cetlico, monoestearato de glicerila, monooleato de sorbitan, etc. Agente de revestimento: Usado com o propsito de formar uma fina camada com propsito de revestir a substncia ou a formulao para adequar sua administrao. Ex: gelatina, acetoftalato de celulose. Flavorizantes: Usados para fornecer sabor agradvel e tambm odor para preparaes farmacuticas. Ex:vanilina, mentol, leo de laranja, leo de canela, leo de anis, leo de menta, cacau Umectantes: Usados para prevenir o ressecamento de preparaes, principalmente pomadas e cremes, atravs de sua propriedade de reter gua. Ex: glicerina, propilenoglicol, sorbitol. Agente levigante: Um lquido usado como agente facilitador na reduo de partculas de uma droga em p com triturao concomitante com pistilo em um gral. Ex: glicerina, leo mineral. Base para pomada: Excipiente semi-slido no qual princpios ativos podem ser incorporados no preparo de pomadas farmacuticas. Ex: lanolina, pomada hidroflica, pomada de polietinoglicol (PEG), vaselina, unigel. Solvente: Agente usado para dissolver outra substncia farmacutica ou droga na preparao de uma soluo. O solvente pode ser aquoso ou no-aquoso como leos. Cosolventes, tal como gua e lcool (hidroalcolico) e gua e glicerina, podem ser utilizados quando necessrio. Os solventes precisam ser estreis quando utilizados em preparaes estreis (ex: colrios). Agente de consistncia: Usados para aumentar a consistncia e dureza de preparaes farmacuticas como cremes e pomadas. Ex: lcool cetlico, parafina, lcool estearlico, cera branca e amarela, steres cetlicos.

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009

Pgina 5

Base para supositrios: Usado como um excipiente para incorporao de substncias medicamentosas na preparao de supositrios. Ex: manteiga de cacau, polietilenoglicol (mistura). Agentes tensioativos: Substncias que reduzem a tenso superficial. Pode ser usado como agente molhante, detergente, emulsificante. Ex: cloreto de benzalcnio, polisorbato 80 (Tween 80), lauril sulfato de sdio, etc. Agentes suspensores: Agente doador de viscosidade utilizado para reduzir a velocidade de sedimentao de partculas (drogas) dispersadas em um veculo no qual elas no so solveis. As suspenses podem ser formuladas para uso oral, oftlmico, tpico, parenteral ou outras vias de administrao. Ex: gar, bentonita, carbmero (Carbopol), carboximeticelulose sdica (CMC-Na), hidroxietilcelulose (Natrosol), hidroxipropil celulose, hidroxipropil metilcelulose, caolim, metilcelulose, goma adraganta, Veegum, etc. Agente edulcorante: Usado para adoar (edulcorar) uma preparao farmacutica. Ex: aspartame, acesulfame, dextrose (glicose), glicerina, manitol, sorbitol, sacarina sdica, ciclamato sdico, acar. Agente antiaderente (lubrificante): Agente os quais previnem a aderncia do produto nas punes da mquina de comprimir durante a produo. Promove um deslizamento fcil da frmula, otimizando o processo. Ex: estearato de magnsio, lauril sulfato de sdio. Agente aglutinante: Substncias utilizadas para produzir adeso de partculas de p no processo de granulao. Ex: accia, cido algnico, carboximetilcelulose, etilcelulose, gelatina, soluo de glicose, metilcelulose, povidona. Agentes de tonicidade (isotonizantes): Usados para formar uma soluo com caractersticas osmticas semelhantes aos fluidos fisiolgicos. Formulaes de uso oftlmico, parenteral (injetvel) e fluidos de irrigao so exemplos de preparaes farmacuticas nas quais a tonicidade deve ser considerada. Ex: cloreto de sdio (NaCl) e dextrose. Veculo: um agente transportador para uma substncia farmacutica. utilizado em uma variedade de formulaes lquidas para uso oral, parenteral ou tpico. Ex: Veculos flavorizantes/edulcorantes: xarope de cereja, xarope de cacau, xarope simples, xarope de laranja; Veculos oleaginosos: leo de milho, leo mineral, leo de amendoim, leo de gergelim; Veculos estreis: soluo fisiolgica estril (NaCl 0,9%), gua bidestilada para injees. Agente de viscosidade: Usado para mudar a consistncia de uma preparao, fornecendo maior resistncia ao escoamento. Utilizados em suspenses para deter a sedimentao, em solues oftlmicas para aumentar o tempo de contato da droga com o local de ao (ex: metilcelulose), para tornar mais consistente cremes, xamps, etc.
Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009 Pgina 6

Ex: cido algnico, bentonita, carbmero (Carbopol), CMC-NA, metilcelulose, povidona, alginato de sdio, goma adraganta. Diluentes de cpsulas e comprimidos (excipiente): Substncias "inertes" utilizadas como agente de enchimento para criar um volume desejado, apresentando propriedades de fluxo e compresso caractersticas necessrias no processo de preparao de comprimidos e cpsulas. Ex: fosfato de clcio dibsico, caolim, lactose, manitol, celulose microcristalina, celulose pulverizada, carbonato de clcio, sorbitol, amido. Agente "coating": Usado para revestir o comprimido com o propsito de proteg-lo contra a decomposio pelo oxignio atmosfrico ou umidade, para liberao controlada da droga, para mascarar sabor ou odor desagradvel da droga ou finalidades estticas (aparncia do comprimido). O revestimento pode ser de vrios tipos, incluindo o revestimento com acar, film coating, revestimento entrico. Ex: Revestimento com acar: glicose lquida; Film coating.- hidroxietilcelulose, hidroxipropilcelulose, hidroxipropil metilcelulose, metlcelulose (Metocel), etilcelulose (Etocel); Revestimento entrico: acetoftalato de celulose, shellac, copolmero de cido metacrlico/metacrato de metila (Eudragit L 1 00). Excipiente para compresso direta de comprimidos: Utilizados para compresso direta em formulaes de comprimidos. Ex: Fosfato de clcio dibsico (Ditab). Desintegrante de comprimidos: Utilizado em forma slida para promover a ruptura da massa slida que contm no seu interior partculas menores as quais so rapidamente dispersadas ou dissolvidas. Ex: cido algnico, celulose microcristalina (Avicel), alginato sdico, amido, glicolato sdico de amido, carboximetilcelulose clcica. Agente opacificante: Usado para tomar o revestimento de comprimidos opacos. Pode ser utilizado sozinho ou em combinao com um corante. Ex: dixido de titnio. Agente de polimento: Usado para tomar atrativo (dar brilho) os comprimidos revestidos. Ex: cera de carnaba, cera branca.

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009

Pgina 7

SEGURANA EM LABORATRIOS DE FARMACOTCNICA


ACIDENTES E INTOXICAES NO LABORATRIO Riscos: - Exposio a agentes agressivos ou txicos - Leses com produtos custicos e corrosivos - Queimaduras com produtos inflamveis - Acidentes com vidrarias e materiais cortantes - Acidentes com equipamentos eltricos Sintomas de intoxicao aguda provocada por solventes: - tontura - descoordenao dos movimentos - dores de cabea - cansao - nuseas - anorexia - diarria - perda de conscincia - morte Sintomas de intoxicao crnica provocada por solventes: - perda de memria e capacidade de concentrao - cansao - tontura - dores de cabea apatia - impotncia e reduo da libido - ansiedade - depresso - intolerncia ao lcool

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009

Pgina 8

ALGUMAS REGRAS BSICAS DE SEGURANA Quando for trabalhar em algum laboratrio pela primeira vez, verifique o local onde se encontram os equipamentos de segurana (extintores, chuveiros de emergncia e lavaolhos); Utilizar equipamento de proteo individual (EPI) adequado; Somente realizar experimentos aprovados pelos professores; No trabalhar com material imperfeito; Quando fechar as torneiras, verificar se no existe vazamento; Nunca deixar material quente em local de fcil acesso e sem sinalizao; Jamais trabalhar com substncias inflamveis (ter, lcool, acetona, etc.) ao fogo; Nunca aquecer substncias em sistemas fechados; Dedicar especial ateno a operaes que necessitem aquecimento prolongado ou que desenvolva grande quantidade de energia; Evitar o contato de qualquer substncia com a pele; Nunca provar ou inalar substncias desconhecidas; Nunca trabalhar com substncias volteis fora da capela; Quando utilizar, faz-lo sempre com o exaustor ligado; Nunca adicionar gua sobre cidos vidos; Nunca banque o heri!!!

PRIMEIROS SOCORROS Ferimentos * Superficiais Limpar o ferimento com gua e utilizar anti-sptico adequado, protegendo o ferimento com material limpo (gaze ou pano). Se necessrio, encaminhar o acidentado a um hospital. * Ferimentos profundos/hemorrgicos: - Nunca lave com gua. - Nunca retire objetos empalados. - Controlar a hemorragia utilizando pano limpo, compresso local ou torniquete. - Se o ferimento for nos membros, elevar o membro ferido. - Proteger o local e encaminhar o acidentado para um hospital.

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009

Pgina 9

Queimaduras por material quente * Primeiro grau (epiderme vermelhido e dor local) pode-se lavar o local com visando aliviar a dor. gua

* Segundo grau (epiderme e derme dor local, vermelhido e formao de bolhas) e terceiro grau (todo o tecido de revestimento, alcanando o tecido gorduroso, msculo e, s vezes, os ossos) recomenda-se que no se aplique qualquer tipo de produto sobre o local, encaminhando-se o acidentado a um hospital para tratamento adequado. No caso de queimaduras de terceiro grau, algumas vezes a roupa pode aderir leso. Neste caso, recomenda-se cort-la ao redor da rea queimada. Queimaduras por substncias custicas * cidos e lcalis: secar o local e, em seguida, lav-lo com gua abundante, tomando cuidado com respingos nos olhos * Fenis: NO lavar o local com gua. Secar o local e, em seguida, lavar a regio com lcool em abundncia. Ingesto de cidos ou lcalis * Proceder a diluio com gua, administrando volumes adequados e previnindo a emese. Encaminhar o acidentado a um hospital. * No utilizar gua em caso de ingesto de derivados fenlicos. Inalao de gases ou vapores * Transferir o acidentado para um local ventilado e, se necessrio, encaminh-lo a um hospital.

Acidentes oftlmicos * Ferimento com material perfurante no retirar o material do local. Proteg-lo, evitando que o acidente se agrave e encaminhar o acidentado a um hospital. * Substncia custica lavar com gua corrente abundante por 15 minutos. Se dor ou outro tipo de desconforto persistirem, procurar um oftalmologista.

Prof. Ms. Nilson Oliveira Gonalves Pita Tpicos de Farmacotcnica UNIP Sorocaba/2009

Pgina 10

Anda mungkin juga menyukai