Anda di halaman 1dari 73

CAPITULO 6 PROPRIEDADES MECNICAS

1 Lei de Hooke 2- Tenso e Deformao de Engenharia 3- Coeficiente de Poisson 4- Diagrama TensoxDeformao - mdulo de elasticidade - tenso limite de escoamento - limite de resistncia trao - alongamento percentual 5- Ensaios de Dureza 6 Ensaios de Microdureza

INTRODUO -Materiais quando em uso, esto sujeito a cargas. -Projetista precisa conhecer propriedades mecnicas (Projeto e uso de mat. const. mec.) -Propriedades so determinadas em ensaios laboratoriais -Cargas aplicadas: Trao, Compresso, Cisalhamento. ( a cada tenso corresponde uma deformao) -Ensaios so padronizados (ASTM, SAE,DIN)

Toro Cisalhamento Deformao ( = tan ) Torque T e ngulo

Cabo sob um estado de tenso trativa unidimensional

Eixo rvores sob um estado de tenso cisalhante

Conceito de Tenso e Deformao


Compresso simples

F = Ao

Elemento estrutural sob compresso ( < 0).

Ensaio de Trao

-Ensaio de Tenso x Deformao realizado sob Trao -Amostra deformada at a fratura sob carga crescente -Seo reta da amostra circular ou retangular -No ensaio, a deformao fica confinada regio central -Ensaio executado em minutos, at ruptura da amostra.

ENSAIO DE TRAO

Corpo de Prova Padro


Seo Reduzida

Dimetro

Dimetro

Comprimento til

Raio

Dimetro 12.8 mm Comprimento da Seo Reduzida = 4 x D = 60 mm Comprimento til (clculos de dutilidade) = 50 mm

Mquina de Ensaios de Trao -Alonga corpo de prova em trao (taxa constante) -Mede continua e simultaneamente: - Carga instantnea aplicada (clula de carga) - Alongamentos resultantes (extensmetro) -Resultado do ensaio impresso em registrador grfico ou ou impressora (forma de Fora x Alongamento). -Tenso de Engenharia calculada em funo da seo reta da amostra.

MQUINA DE ENSAIO DE TRAO


Clula de Carga

Extensmetro

Amostra

Travesso Mvel

Curva Tenso - Deformao

LRT

Tenso

Deformao

Tenso de Engenharia = F A0 F = Carga Aplicada em Trao (N) A0 = Seo Reta original, antes da aplicao da carga (m2 ou pol2) = Tenso de Engenharia (MPa)

Deformao de Engenharia = li l0 l0 li = Comprimento Instantneo (m) l0= Comprimento Original (m) l = li l0 (m/m ou %)

TRAO

COMPRESSO

Ensaio de Compresso -Fora (Tenso) Negativas por conveno -Deformao Negativa (l0 > li) Ensaio de Cisalhamento F ) - Utiliza Fora Puramente Cisalhante ( = A0 F = Fora imposta nas Faces A0 =rea das Faces
Deformao de Cisalhamento = tan

Ensaio de Toro (eixos slidos ou tubos) -Variao do Cisalhamento Puro -Foras Torcionais produzem rotao de uma extremidade em relao outra.
Torque T ngulo

-Ocorrem em eixos de mquinas e brocas helicoidais. -Tenso cisalhante funo do torque aplicado T -Deformao de cisalhamento relacionada ao ngulo de cisalhamento

Conceito de Tenso e Deformao Deformao de Engenharia


- Deformao trativa /2 - Deformao cisalhante

x y
90 90 -

wo
L /2

Lo

= = L - Lo Lo Lo

L =L wo

= x/y = tan

DEFORMAO ELSTICA
Para Baixas Tenses Tenso e Deformao so Proporcionais

= E

LEI DE HOOKE

Tenso (MPa) E Mdulo de Elasticidade ou de Young (GPa ou psi) 6 Deformao (m)

DEFORMAO ELSTICA -Processo em que tenso e deformao so proporcionais -Inclinao (coef. angular) = Mdulo de Elasticidade (E) -E( Mdulo de Elasticidade) = Rigidez (resistncia de material a deformao elstica) -Quanto maior valor de E, maior a rigidez, menor a deformao elstica para uma mesma tenso aplicada. -Deformao Elstica No Permanente (Cessando a carga, - pea retorna posio original)

DEFORMAO ELSTICA

Descarregamento Tenso ( ()

Inclinao = Mdulo de Elasticidade (E =

Carregamento

Deformao ()

Deformao Elstica -Para alguns materiais (concreto, alguns polmeros,Ferro fundido) Poro inicial da curva tenso x deformao no linear.

Tenso

= Mdulo Tangencial (em 2)

= Modulo Secante(entre origem e 1)

Deformao

Deformao Elstica em Cisalhamento E = Mdulo de Elasticidade em Trao e Compresso G = Mdulo de Cisalhamento (inclinao da regio elstica linear da curva tenso x deformao de cisalhamento) (Tambm denominado Mdulo de Elasticidade Transversal) = Tenso de Cisalhamento = Deformao de Cisalhamento

=G

Mdulo de Elasticidade Volumtrico -Quando corpo elstico submetido a estado triaxial e uniforme de tenses (tenses iguais em todas as direes) - a razo entre a tenso aplicada e a mudana relativa de volume denomina-se: Mdulo de Elasticidade Volumtrico (K) E K= 3 (1 - 2)

Problema
Um pedao de cobre originalmente com 305 mm de comprimento puxado em trao com um tenso de 276 MPa. Se sua deformao inteiramente elstica, qual ser o alongamento resultante ?

E cobre = 110 GPa

Problema Um pedao de cobre originalmente com 306 mm de comprimento puxado em trao com um tenso de 276 MPa. Se sua deformao inteiramente elstica, qual ser o alongamento resultante ?

E cobre = 110 GPa

Soluo
Regime elstico

= E l l0 = l0 = l l0 l0 E

Tenso proporcional deformao

l = l0 (276 MPa) (306mm) = 0.77mm l = 110 x 103 MPa

l =

l0z z 2 lz/2 = l0z -x 2 lx/2 = l0x

Material tracionado na direo z alongamento z Alongamento em z ir gerar contrao em x e y (perpendiculares a z). Se tenso for uniaxial e material isotrpico, ento: x = y Coeficiente de Poisson Razo entre as deformaes lateral (x e y) e axial (z) Mede a rigidez do material na direo perpendicular aplicao da carga x =z = y z (coeficiente positivo pois x e z possuem sinais opostos)

Maioria de materiais

coeficiente de Poisson entre 0.25 e 0.35 Mdulos de cisalhamento (G),

Para materiais isotrpicos

elasticidade (E) e coeficiente de Poisson () obedecem relao:

E = 2G(1-) - Maioria dos metais G ~ 0.4 E

Problema Uma tenso de trao deve ser aplicada ao longo do eixo refeente ao comprimento de um basto cilndrico de lato, que possui um dimetro de 10 mm. Determine a magnitude da carga exigida para produzir uma alterao de 2.5 x 10-3 mm no dimetro. Coeficiente de poisson do cobre = 0.34 E = 97 GPa = 97 x 103 MPa

d = -2.3 x 10-3 mm d0 = 10 mm

(tenso) = ? F (fora) = ?

= Ez

d = -2.3 x 10-3 mm d0 = 10 mm Na aplicao de F, cilindro alonga em z e reduz dimetro em x, no valor de 2.3 x 10-3 mm. d - 2.3 x 10-3 mm x = = = - 2.5 x 10-4 10 mm d0 Clculo da deformao em z (conhecendo e z) : z = x = -2.5 x 10-4 0.34 = 7.35 x 10-4

Clculo da tenso aplicada = Ez = (7.35 x 10-4) x (97 x 103 MPa) = 71.3 MPa Clculo da Fora d0 F = A0 = 2
2

= (71,3 x 106 N/m2)

10 x 10-3 m 2

F = 5600 N

DEFORMAO PLSTICA - permanente (no recupervel) -Ocorre normalmente para deformaes acima de 0.005 -A tenso no mais proporcional deformao ( lei de Hooke no mais vlida) -Corresponde a quebra de ligaes atmicas, seguidas de formao de novas ligaes. Materiais cristalinos Materiais amorfos coso deformao por escorregamento deformao por escoamento vis-

P Limite de Proporcionalidade O ponto sobre uma curva tenso x deformao em que cessa a proporcionalidade em linha reta entre a tenso e a deformao. onde inicia o escoamento.(Dificil definir este ponto com preciso) y Tenso Limite de Escoamento A tenso necessria para produzir uma quantidade de deformao plstica muito pequena, porm definida: utiliza-se um acrscimo de deformao de 0,002.

- Para materiais com regio elstica no linear (concreto) Tenso limite de escoamento ocorre em deformao = 0.005

Elstico Plstico Limite Escoamento Superior

Tenso

Tenso

Limite Escoamento Inferior

Deformao

Deformao

-Para os casos de escoamento imperceptvel : -Convencionou-se adotar deformao padro, que corresponda ao limite de escoamento (limite n de escoamento)

-ASTM E8-69 estabelece critrios para determinao de limite n = 0.2%: 1- Obter curva tenso-deformao de engenharia em trao. 2 Construir uma linha paralela regio elstica da curva, partindo de uma deformao 0,002 ou 0,2%. 3 Definir e na interseo da reta paralela com a curva tenso- deformao

Elstico Plstico Limite Escoamento Superior

Tenso

Tenso

Limite Escoamento Inferior

Deformao

Deformao

-Materiais com Tenses limites de escoamento Inferior e Superior: a ) Na tenso superior: Def. plstica inicia-se, com diminuio real da tenso. b) Deformao subsequente flutua em torno de valor constante de tenso, denominado Tenso Limite de Escoamento Inferior. c) O valor da tenso aumenta novamente, at a ruptura. d) O valor da Tenso Limite de Escoamento o mesmo que o da Tenso Limite de Escoamento Inferior. y aluminio y ao alta res. 35 MPa 1400 MPa

LIMITE DE RESISTNCIA TRAO


-Limite de resistncia trao(LRT) ponto mximo da curva x -Corresponde a tenso mxima que pode ser sustentada pela estrutura em trao (se mantida, leva fratura)

-Quando a tenso atinge o LRT, comea a formao do pescoo Toda deformao subsequente fica confinada a esta regio.

LRT
Tenso

Deformao

Valores de LRT para metais: a) Al - 50 MPa b) Aos de Alta Resistncia 3000 MPa

Em projetos Usamos Tenso Limite de Escoamento!!

Ao atingir LRT, estrutura ter deformado demasiadamente

A partir do comportamento tenso-deformao em trao para a amostra de lato mostrada na figura seguinte, determine o seguinte: a)Mdulo de elasticidade. b)A tenso limite de escoamento a um nvel de pr-deformao de 0.002. c)A carga mxima que pode ser suportada por um corpo de prova cilndrico com um dimetro original de 12.8mm. d)A variao no comprimento de um corpo de prova originalmente com 250 mm que submetido a uma tenso de trao de 345 MPa.

a) E = coeficiente angular =

2 1 2 1

Como segmento passa pela origem, 1 e 1 iguais a zero Tomando-se 2 = 150 MPa, temos 2 = 0.0016 E= (150 0 ) MPa 0.0016 - 0 = 93,8 GPa (valor tabelado = 97GPa)

b) Pela figura, a interseo da linha que passa pela pr-deformao de 0.002 com a curva tenso-deformao ocorre em 250 MPa (tensao de escoamento do lato)

c) Carga mxima a ser suportada = F A0 Na carga mxima, = limite de resistncia trao = 450 MPa
2

F = A0 =

d0 2

12.8 x = (450 x 106 N/m2)

10-3

F = 57900 N

d) Variao no comprimento (l) l = l0 Forma grfica: identificar na curva tenso deformao o valor da deformao correspondente tenso de 345 MPa -No ponto A (345MPa), deformao = 0.06 -l = (0.06)(250 mm) = 15mm

DUTILIDADE Dutilidade Medida do grau de deformao plstica quando da fratura Materiais Dteis Grande deformao at a fratura Materiais Frgeis Pequena ou nenhuma deformao at a fratura. Representaes quantitativas da dutilidade: a) Alongamento percentual: l0 = comprimento til lf l0 original (50 mm) x 100 L % = lf = comprimento na fratura l0 b)Reduo de rea percentual A0 - Af x 100 RA% = A0 A0 = rea original da seo reta(m2) Af = rea na fratura(m2)

DUTILIDADE -Aplicaes da dutilidade: a) Indica ao projetista o grau de deformao que a estrutura alcanar antes da fratura. b) Indica deformao possivel nos processos de fabricao.

Exemplo Seja a laminao a frio de chapas com espessura inicial t0, largura w0 e comprimento l0. A chapa dever passar entre um par de cilindros laminadores, para reduzir a espessura t. Admitindose que no ocorre aumento de largura na chapa, determine em que condies o processo de laminao ser vivel.

Soluo -Admitindo-se que no ocorre o aumento de largura, a seo transversal aps laminao ser: S = t.w0 - Deformao na seo transversal ser: S0 - S S0 A0 - Af A0 Se < RA, o processo vivel t0w0 tfw0 t0w0 tf 1 = t0

Este valor deve ser comparado com reduo de rea em trao RA =

RESILINCIA Resilincia Capacidade do material absorver energia quando deformado elasticamente, e libera-la quando descarregado. -A medida desta Propriedade dada por: Mdulo de Resilincia (Ur) Energia de deformao por unidade de volume, exigida para tensionar um material, desde a ausncia de carga at o limite de proporcionalidade (substitudo na prtica pelo limite de escoamento)

Ur = integral (0 e) d

Se considerar regio elstica linear: Ur = 1 2 e e onde e a deformao no escoamento

RESILINCIA - Resilncia dado em J/m3 (absoro de energia por unidade de volume) -Dado que = E, ento: Ur = 1 2 e e = 1 2 e e E = e 2 2E

-Materiais resilientes so os que possuem: - limites de escoamento elevados e - mdulos de elasticidade pequenos (utilizados em molas)

Material Acrlico

Ao alto C

Ao mdio C

Borracha

Cobre

E (GPa)

3,4

206

206

0,001

118

p (MPa) 14

965

310

28

ur 0,029 (MJ/m3)

2,26

0,23

2,1

0,0033

TENACIDADE -Tenacidade Medida da habilidade de um material em absorver energia at a fratura. Propriedade de interesse em materiais sujeitos a

choques,impactos e que no possam romper de forma brusca (engrenagens, correntes,vaso de reatores,ps de turbinas etc.) -Para condies de carregamento dinmicas (elevada taxa de deformao) e na presena de entalhe uso de ensaio de impacto -Situao esttica Tenacidade pode ser determinada por meio do ensaio tenso- deformao (rea sob a curva x at o ponto de fratura)

(molas)

(estruturas)

p Tenso Limite de proporcionalidade r Tenso de ruptura Tenacidade rea sob a curva, at a ruptura

TENACIDADE - Materiais dteis so mais tenazes que materiais frgeis

-Ausncia de expresso analtica para variao de com -Para determinao de valores de tenacidade, no ensaio de trao, utilizam-se expresses convencionadas a) Materiais dteis esc + LRT . f ( N.m/m3) Ut = 2 b) Materiais frgeis Ut= 2/3 . LRT. f (N.m/m3)

TENSO VERDADEIRA E DEFORMAO VERDADEIRA

Real

Tenso

Convencional (Dimenses originais do cp


que variam com o tempo)

Deformao

Tenso Verdadeira x Deformao Verdadeira -Deformao verdadeira (real) dada como funo da variao infinitesimal da deformao: dv = dl

l - Integrando dentro dos limites inicial (l0) e instantneo (l) temos: l dl v = integral (l0 l) = ln l l0 l-l0 c = l0 l -1 = l0

v = ln (1 + c)

v = deformao verdadeira c Deformao convencional

-Tenso Verdadeira v = F Ai F Ai Carga aplicada rea instantnea da seo reta

v = c( 1 + c)

Equaes vlidas at o surgimento do pescoo, no corpo de prova. A partir da, tenses e deformaes verdadeiras teriam que ser calculadas via medies de carga, da rea da seo reta e do comprimento til reais.

Relaes Curva Tenso Verdadeira x Deformao Verdadeira -Na regio elstica (AO) v = E.v

-Na regio plstica (AU) ( do inicio da regio plstica at o incio do pescoo) v = k.vn k n coeficiente de resistncia (Pa) coeficiente de encruamento (adimensional) (sempre < 1)

Ken

constantes de cada material, dependentes de tratamentos trmicos.

Um corpo de prova cilindrico de ao, com dimetro original de 12, 8 mm testado sob trao at sua fratura. O referido material possui uma resistncia a fratura f , expressa em termos de tenso de engenharia de 460 MPa. Se o seu dimetro da seo reta, no momento da fratura de 10,7 mm, determine: a) A dutilidade em termos de reduo da rea percentual. b) A tenso verdadeira no momento da fratura. RA % = F v = Ai A0 - Af A0 X 100

RA % =

12,8 mm 2

10,7mm 2

x 100

12,8 mm 2 2

RA% =

128,7 mm2 89,9 mm2 128,7 mm2

x 100 = 30 %

b) Tenso verdadeira F v = onde Ai = Af Ai F (carga na fratura) calculada a partir da resistncia a fratura f = F A0 1 m2 106 mm2

F = A0f = (460 x 106 N/m2)(128,7mm2)

F = 59.200 N

Tenso verdadeira dada por: v = F Af 59.200 N = (89,9 mm2) 1 m2 106 mm2

v = 6,6 x 108 N/m2 = 660 MPa

Calcule o expoente de encruamento n para uma liga cuja tenso verdadeira de 415 MPa produz uma deformao verdadeira de 0,10. Suponha um valor de 1035 MPa para K.

v = Kvn

n=

log v log K log v

n=

log (415 MPa) log (1035 MPa) log(0,1)

= 0,40

Anda mungkin juga menyukai