Anda di halaman 1dari 10

Universidade de So Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas Departamento de Geografia

Disciplina: FLG 150 Fundamentos Naturais da Geografia

Formaes vulcnicas e seus aspectos gerais

So Paulo

De maneira genrica, os edifcios vulcnicos so formados a partir da emisso de rocha fundida e gases quentes a grande presso por um orifcio relativamente pequeno, s vezes chamado cratera, que coloca em contato a superfcie e algum depsito de magma que estava em profundidade. As erupes vulcnicas podem ser classificadas de acordo com dois grandes grupos: explosivas ou efusivas, relacionadas morfologia do edifcio vulcnico, mas tambm podem ser mistas, quando unem caractersticas dos dois tipos anteriores.

Em erupes explosivas, h dificuldade na fluidez da lava, que, com sua viscosidade, impede a livre sada dos gases e origina violentas exploses; quando isso ocorre, formam-se cones piroclsticos ou cones compostos. Nas erupes efusivas, o magma fluido, a libertao dos gases fcil e a erupo calma, com derramamento de lava a grandes temperaturas. Nestes casos, a lava pode fluir por meio de fissuras e, se os terrenos forem planos, encobrir grandes reas, originando o que se conhece por mantos de lava; ainda, no caso de declive acentuado, podem ser formadas correntes de lava ou escoadas lvicas. Este tipo de erupo, que tambm caracteriza o vulcanismo dos fundos ocenicos, d origem aos domos de lava.

Cones piroclsticos (ou de escrias)

Estes so os edifcios vulcnicos de menor tamanho, construdos por fragmentos de lava solidificada que foi expelida por uma cratera central. Ocorrem justamente quando existe uma grande quantidade de gases na lava, que violentamente empurrada para o exterior por conta da grande presso e faz com que os materiais expulsos se fragmentem e caiam solidificados ao redor da cratera. De forma genrica, estes materiais poderiam ser todos agrupados sob a designao de piroclastos, ou seja, fragmentos de rocha gnea, solidificados em algum momento da erupo (ou mais frequentemente durante o seu percurso areo) ou arrancados no estado slido por abraso do material geolgico existente ao longo das condutas eruptivas.

Figura 1 - Cone de materiais piroclsticos no Vulco dos Capelinhos, em Aores

Dentre os fragmentos, podemos destacar alguns maiores, que podem atingir vrias toneladas e so chamados de bombas vulcnicas; outros, de alguns centmetros, so chamados de lapilli, e se apresentam como os principais constituintes do cone vulcnico; por fim, temos as partculas finas, que formam as cinzas e o p vulcnico. Normalmente, estas cinzas caem como neve num raio de alguns quilmetros ao redor da cratera, alm de poderem ser transportadas pelos ventos para regies mais distantes ou permanecer durante muitos anos em suspenso na atmosfera.

Figura 2 - Nuvem de cinzas vulcnicas no vulco chileno de Lascar, que entrou em erupo em 19 de abril de 1993

Os cones de cinza raramente possuem altura superior a 150 ou 300 m. Seu crescimento rpido e normalmente esto presentes grandes crateras centrais por onde a lava predominantemente sai, o que faz com que dificilmente o formato do cone seja alterado neste caso.

Vulces compostos

A maior parte dos grandes vulces do mundo so compostos. Isto significa que eles so formados por estratos de lapilli e cinzas que se alternam com escoadas de lava, tambm sendo chamados por alguns autores de estratovulces. Dentre exemplos famosos de vulces deste tipo, podemos destacar o Fujiyama, no Japo, o Etna, na ilha da Siclia e o Mayon, nas Filipinas. Suas alturas atingem vrias centenas de metros, com um ngulo de vertente que varia entre 20 e 30. A erupo destes vulces pode ser acompanhada por exploses de material piroclstico em conjuno com mantos escoantes de lava, o que faz com que a cratera possa mudar rapidamente de forma, seja por demolio de uma parte interior ou por nova acumulao de materiais.

Figura 3 - Imagem area do vulco Etna em erupo, na ilha da Siclia

Muitos dos vulces compostos esto alinhados e formam o cinturo circumpacfico, que abrange dos Andes at o Japo, Insulndia e Nova Zelndia. Tambm

chamado de Crculo de Fogo do Pacfico, o agrupamento tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extenso e est associado com uma srie quase contnua de trincheiras ocenicas, arcos vulcnicos, e cintures de vulces e/ou movimentos de placas tectnicas. O Crculo de Fogo abriga 452 vulces e palco de mais de 75% de toda a atividade vulcnica ativa e dormente do mundo.

Figura 4 - Crculo de Fogo do Pacfico

Caldeiras

Se exploses destroem completamente a parte central de um aparato vulcnico, forma-se posteriormente uma grande depresso central chamada caldeira. Isto ocorre quando o edifcio vulcnico afunda por conta de uma cmara magmtica vazia aps intensa emisso de lava, j que a cmara no capaz de suportar o peso de crosta e material vulcnico acima dela. As caldeiras apresentam formas circulares a elpticas com dimetros que vo de pelo menos um quilmetro e podem ultrapassar dezenas de quilmetros, estando delimitadas por altas margens topogrficas (representadas por vulces marginais ou diques anelares, em geral). O processo de colapso ocorre com o esvaziamento da cmara magmtica durante uma grande erupo vulcnica, que poder lanar at 100 km de material magmtico (lava e piroclastos). As grandes quantidades

de cinzas e poeira vulcnica que permanecem na atmosfera e podem alcanar extenses de muitos quilmetros quadrados.

Figura 5 - Esquema demonstrativo do processo de formao de uma caldeira

Sobre a violncia deste processo h o exemplo de Krakatoa, uma ilha vulcnica da Indonsia, que em 1883 entrou em erupo e colapsou, dando origem a uma caldeira. Estima-se que na exploso desapareceram 75 km de rocha, cinza foi lanada a uma altura de 80 km e grandes tsunamis provocados pela exploso causaram a morte de mais de 36 000 pessoas que viviam nas reas costeiras de Java e Sumatra. Alm disso, o barulho da exploso considerado o mais alto som j ouvido em nossa histria moderna, com relatos de ter atingido cerca de 4800 km de seu ponto de origem. Suas ondas de choque (de presso) foram captadas por barmetros ao redor do mundo at 5 dias depois. As mdias de temperatura globais caram at 1,2 graus Celsius aps o fenmeno, no se normalizando at o ano de 1888. Novas ilhas de lava formaram-se no local aps o retorno de atividade vulcnica.

Domos de lava ou vulces-escudo

Morfologicamente diferente dos outros tipos de vulces j vistos, temos os vulces-escudo, cujos melhores exemplos esto nas ilhas do Hava, formadas totalmente por vulces deste tipo.

Os domos de lava se caracterizam pela suavidade de suas vertentes e por apresentar o teto do edifcio vulcnico quase horizontal. No caso do Hava, h alguns que alcanam alturas de 4000 m acima do nvel do mar, mas se incluirmos a extenso de sua poro basal esta altura ultrapassa o dobro. A formao destes domos se d pela sucessiva acumulao de lava, atravs de erupes efusivas e quase sem exploses nem emisses de material slido, como acontece nos cones de escrias ou em vulces compostos. A lava de tipo basltico extremamente fluida, de alta temperatura, e desce por vertentes de grandes extenses antes de se solidificar.

Em vez de uma cratera de exploso, os domos de lava apresentam uma larga depresso central de paredes escarpadas que podem atingir a largura de mais de 3 km e dezenas de metros de profundidade. Estas grandes depresses se originam da mesma forma que as caldeiras, depois do esvaziamento de uma cmara magmtica. A maior parte da lava emitida por fissuras nas ladeiras do vulco.

No Hava esto domos de lava em diferentes nveis de eroso. Os vulces


Figura 6 - As ilhas do Hava esto sobre diversos domos de lava em diferentes estgios de eroso; A Domo inicial B Fase de juventude C Fase madura

ativos como o Kilauea e o Mauna Loa esto em sua fase inicial, apresentando vertentes suaves. Outros, como o East Maui, tem o cone parcialmente escavado em forma de canhes, mas ainda conserva grande poro de sua superfcie original. Outros, como o West Maui, esto totalmente abarrancados. Ainda podem ser encontradas acumulaes de lava prximas ao nvel do mar, que representam vestgios de domos muito antigos, e tambm existem bancos submarinos a uma profundidade aproximada de 75 m abaixo do nvel do mar.

Figura 7 - Grande vertente de lava do vulco Kilauea, no Hava

Vulces submarinos e subglaciais

Os vulces submarinos so os que se encontram no solo ocenico. Alguns so ativos e, em guas rasas, podem lanar vapor e material slido acima da superfcie do mar, mas a maioria est localizada a grandes profundidades. Perto de vulces submarinos possvel encontrar ventos hidrotermais, stios de abundante atividade biolgica.

A presena de gua altera consideravelmente as caractersticas das erupes vulcnicas neste caso. Por exemplo, a maior condutividade trmica da gua faz com que o magma esfrie e se solidifique muito mais rpido do que numa erupo terrestre, sendo frequentemente transformado em vidro vulcnico. Alm disso, em profundidades abaixo de 2200 metros, onde a presso excede 218 atmosferas (presso crtica da gua), a gua se torna um fluido supercrtico e no pode mais entrar em ebulio. Pela falta dos sons de bolhas, vulces ocenicos a grandes distncias so mais dificilmente localizados com os hidrfonos.

Tambm existem os vulces subglaciais, formados por erupes que ocorrem embaixo de camadas de gelo. Durante o processo, o calor da lava responsvel por derreter o gelo superior, e a gua resultante rapidamente esfria a lava (de modo semelhante ao que ocorre em erupes submarinas), dando origem a um lago.

Figura 8 - Desenho esquemtico de uma erupo subglacial

Bibliografia

DECKER, Robert Wayne; DECKER, Barbara. Mountains of Fire: The Nature of Volcanoes. Cambridge University Press, p. 7 15.

EUROPEAN Space Agency. Space for our climate Volcanoes. Disponvel em: <http://www.esa.int/Our_Activities/Observing_the_Earth/Space_for_our_climate/Volca noes>

STRAHLER, Alan H.; STRAHLER, Arthur N. Geografia Fsica. Barcelona: Omega, 1989, p. 654 664.

Anda mungkin juga menyukai