Anda di halaman 1dari 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS ENGENHARIA DA COMPUTAO

CLAUDIO DIEGO SOUSA RAMOS 09932029 RAYSSA LOPES CAMPOS - 10092023 RENAN AMORIM PACHECO 1009205 VINICIUS GUILHERME RIBAS DE OLIVEIRA - 10092035

ESTUDO DE CASO DE SISTEMAS OPERACIONAIS DISTRIBUDOS: Shopping dos Importados

So Lus 2013

CLAUDIO DIEGO SOUSA RAMOS 09932029 RAYSSA LOPES CAMPOS - 10092023 RENAN AMORIM PACHECO 1009205 VINICIUS GUILHERME RIBAS DE OLIVEIRA - 10092035

ESTUDO DE CASO DE SISTEMAS OPERACIONAIS DISTRIBUDOS: Shopping dos Importados

Trabalho apresentado disciplina de Sistemas Operacionais Distribudos, ministrada pelo Prof. Luis Eduardo Pinheiro Neves, como requisito para obteno da nota referente terceira avaliao.

So Lus 2013

SUMRIO
1. Introduo 2. Campo de estudo 3. Infra estrutura tecnolgica 4. Sistemas operacionais e utilitrios 5. Infra estrutura Sistema distribudo 6. Sugestes e melhorias 7. Consideraes finais 8. Referencias Bibliogrficas

1 INTRODUO

Computao distribuda pode ser definida como a soma do poder computacional de diversas maquinas e O realizar de forma colaborativa, coerente e transparente, uma ou mais tarefas. Uma loja de variedades que usam vrios caixas ligados um servidor central, so exemplo de um SOD, pois esses computadores no possuem informaes dos produtos, os dados de cada material so requisitados do servidor em tempo real, evitando assim que um caixa venda um produto que j est esgotando vendido por outro caixa.

2 CAMPO DE ESTUDO

2.1 NOME DA EMPRESA:

Shopping dos importados

2.2 REA DE ATUAO

Presentes e Variedades

2.3 ORGANOGRAMA

Figura 1-Organograma

2.4 OBJETIVOS ATUAIS E FUTUROS

Essa empresa tem interesse nas melhorais de hardware e software e na organizao de seu estoque.

Seus objetivos futuros esto relacionados em abrir novas filiais em outros bairros, pois possui grande parte de sua estrutura no Joo Paulo, expandindo assim sua logstica para uma rea de atuao maior.

2.5 METAS, VISO E MISSO

Meta: torna-se lder no mercado de presentes e variedades na rea do Joo Paulo. Viso: Torna-se referencia no mercado de presentes e variedades. Misso: Atender sempre o cliente com presteza e praticidade para que o mesmo fique satisfeito.

2.6 OUTRAS INFORMAES

Nmero de filiais: 4 Nmero de funcionrios: Aproximadamente 60 funcionrios. Possui um armazm central que distribui materiais para as filiais.

3 INFRA ESTRUTURA TECNOLGICA DO CAMPO DE ESTUDO

3.1 APLICAES COM SEUS RESPECTIVOS OBJETIVOS

SAC,

controle do cadastro de funcionrios, produtos e fornecedores; controle de venda e compra; consulta de preos e impresso de relatrios. O sistema inicialmente apresenta uma tela de autenticao de usurio, para ento poder acessar o sistema. As permisses para os usurios so atribudas ao criar o usurio.

Figura 2 - Autenticao de usurio

Na tela, mostra na figura abaixo, temos as principais reas do sistema: 1-menu, onde o usurio ter acesso a todas as funcionalidades do sistema; 2- rea de atalhos, local que ter as funcionalidades mais usuais; 3 barra de status.

Figura 3- Tela principal

A prxima tela abordada ser a de cadastro de produtos, que possui as mesmas caractersticas dos outros cadastros. Est tela apresenta campos obrigatrios: o cdigo de controle do estabelecimento; o cdigo de barras; a referncia da fbrica; a descrio ou nome do produto; preo de custo e de venda.

Figura 4 - Tela de cadastro de produto Na tela de compra tem-se alguns campos obrigatrios como: nmero da nota; data de emisso; fornecedor, que deve estar previamente cadastrado; insero do cdigo do produto que tambm deve estar cadastrado.

Figura 5 - Tela de compra Na tela de venda assim como as anteriores tem-se alguns campos obrigatrios como: cdigo do vendedor, do cliente e dos produtos, que foram previamente cadastrados; insero da quantidade em cada um dos produtos.

Figura 6 - Tela de venda

3.2 ESTRUTURA DE HARDWARE

O Shopping dos Importados possui um CPD interligando 4 lojas cada uma tendo 3 ou 4 terminais de atendimento, possuindo modem, switch, servidor e nobreak. A configurao necessria para operar o sistema de gerenciamento de Supermercado, primeiramente de uma configurao de servidor com: Processador: Dual Core; Memria: 2GB DDR 3 e HD: 500GB. Em cada loja h a presena de um modem, para conectar com a internet e um switch para poder propagar essa internet para os terminais. Os terminais de atendimento possuem uma infraestrutura de hardware com: um monitor, gabinete, teclado e scanner de cdigo de barras. A configurao necessria para operar o sistema de gerenciamento nos terminais de atendimento : Processador: Dual Core; Memria: 2GB DDR 3; e HD: 160GB. O Switch usado para conectar os terminais ao servidor da marca I , NET 8 ; M , f

Figura 7 - Infraestrutura de Hardware

4 SISTEMA OPERACIONAL E UTILITRIOS

O sistema operacional utilizado pelo servidor o Windows NT 2003. O sistema possui algumas configuraes feitas pela empresa que instalou o software. Alm disso, conta com um BD Oracle e um sistema de automao (ERP).

4.1 CARACTERSTICAS DO SISTEMA

Muitas

caractersticas

interessantes

foram

observadas:

1)

processamento dos procedimentos e funes feito pelo servidor (que muito mais rpido que os computadores de mesa), o que melhora consideravelmente o desempenho do sistema; 2) os procedimentos e funes ficam no banco de dados. Isso facilita o suporte, pois podem ser modificadas pelo cliente ou pelo suporte quando necessrio;

4.2 CARACTERSTICAS DOS UTILITRIOS

O ERP funciona em conjunto com o BD Oracle. Caractersticas relevantes foram observadas dentre as quais: 1) O ERP utilizado em seu mdulo de retaguarda participa, dentre outras coisas, dos processos bsicos de cadastro, movimentao de estoque e financeiro, oferecendo uma interface enxuta e funcional; 2) em seu mdulo de frente de caixa homologado para trabalho com PAC-ECF, tem opo TEF, mdulo de venda e emite cupom fiscal com CPF;3) Alta independncia das mquinas e rpida disponibilizao de novos pontos; 4) Sistema tolerante a falhas; 5) sistema de replicao de dados atualizados via banco de dados e; 6) servidores funcionando em stand by. A primeira caracterstica citada garante boa usabilidade e apenas um software que gerencia todas as atividades dentro da empresa. A segunda garante comunicao com a impressora fiscal, permitindo a emisso do cupom fiscal que deve ser entregue ao consumidor alm de emitir outros documentos fiscais e relatrios gerenciais e a homologao TEF que um padro utilizado pelas operadoras de carto de crdito. A terceira e a quarta dizem respeito ao funcionamento das mquinas em

caso de qualquer pane ou falha em qualquer das mquinas ou do sistema. E a quinta e a sexta dizem respeito a utilizao de sistemas de back up para segurana dos dados do supermercado.

4.3 INFRAESTRUTURA DE REDE

A estrutura do servidor, como j foi dito, composta de um modem, um servidor de produo, um servidor em espera e um no-break. O servidor se comunica com as demais mquinas atravs de uma antena localizada no depsito central que distribui as informaes.Apenas o servidor tem acesso Internet e fica a critrio do administrador o compartilhamento dessa com os demais clientes. O servidor faz, desta forma, funo de roteador. Esse servidor funciona tambm como servidor de arquivo e servidor DHCP. Em sua funo de servidor DNH vai distribuir os ips para as mquinas sem haver necessidade de coloc-los manualmente mquina a mquina. Utiliza uma arquitetura cliente-servidor. Assim, o gerenciamento centralizado. Segundo foi passado, o acesso a dados sensveis e propriedade intelectual controlado e mantido seguro dentro do data center da empresa. No tivemos acesso ao servidor, apenas algumas configuraes foram liberadas. O sistema possui horrios pr-programados para replicar tabelas distintas que foram atualizadas e sincronizar as atualizaes em todas as filiais. Como ERP trabalha com o Oracle DB em ambiente distribudo o horrio programado no prprio banco de dados. Com o servidor em stand-by, a o backup feito quase que instantaneamente no servidor de produo. Os terminais tm autonomia e podem trabalhar em modo offline em caso de queda de rede.

5 INFRAESTRUTURA SISTEMA DISTRIBUDO

5.1 SISTEMAS OPERACIONAIS UTILIZADOS

Como j foi dito, O Sistema Operacional utilizado no sistema o Windows NT. Ele foi escolhido pelo fato de seu desenvolvimento ter sido voltado ao meio corporativo. E tambm por possuir uma grande estabilidade e diversas outras vantagens.

5.2 ARQUITETURA

O sistema utiliza o modelo Cliente e Servidor. As maquinas esto conectadas atravs de uma rede de computadores, cujas especificaes j foram descritas. Foi-nos informado que o sistema utiliza estaes dedicadas prestao de alguns servios especficos. Juntas compem o servidor.

No tivemos acesso a Informaes detalhadas, tais como: o tipo de escalonamento e poltica de seleo do software utilizado pelo sistema. Porm, analisando a descrio superficial que foi passada, imaginamos que o software funcione de acordo com a figura1.

Figura 8 - Funcionamento do software utilizado pelo sistema.

6 SUGESTES E MELHORIAS

O sistema pesquisado aparenta ter sido bem dimensionado para as necessidades atuais.

No quesito Hardware: as especificaes de hardware do sistema so suficientes para a situao atual do sistema. Porm com uma futura expanso do negocio, poder exigir uma melhoria do hardware do sistema.

Quanto ao Software: no podemos estabelecer critrios conclusivos, Pois no temos dados suficientes. Assim, no possvel avaliar melhorias significativas para o sistema.

7 CONSIDERAES FINAIS

Apesar de ser uma pequena rede de lojas, a sistema pesquisado se mostrou bastante eficiente e implementa muito bem suas funes. Evidentemente que, a totalidade de dados obtidos foi pequena diante das muitas outras que poderiam ser catalogadas, mas isso se deveu principalmente poltica da empresa que em muito restringiu o acesso s informaes quistas e a um possvel despreparo do funcionrio indicado, dado que muitas das informaes solicitadas o mesmo no tinha conhecimento.

REFERNCIAS

Distributed Operating Systems. Tanenbaum, A.S.. Prentice-Hall International.

Distributed Systems - Concepts and Design. G. Colouris, J. Dollimore, T. Kindberg. Ed. Addison-Wesley.

Anda mungkin juga menyukai