Anda di halaman 1dari 2

Entre 1918 e 1938, o mundo viveu um perodo chamado entreguerras: vinte anos que separaram as duas grandes guerras

mundiais. Com o fim da Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha, derrotada, encontrava-se em uma profunda crise. Para sair da guerra e manter o que restou de seu exrcito, assinou um acordo de paz chamado Tratado de Versalhes. Esse tratado, alm de responsabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra, proibia o pas de fabricar armas, tanques e avies; obrigava a devoluo de territrios conquistados e a reduo do exrcito alemo, alm de exigir o pagamento de uma indenizao aos pases vitoriosos, pelos danos de guerra. Essas imposies criaram na Alemanha um clima de revanchismo, revolta, por parte da populao que estava se sentindo humilhada. No final da guerra, o regime monrquico do Kaiser (imperador) caiu, dando incio Repblica de Weimar. (Davi)

Em 1917, a Rssia, comandada pelo socialista Lnin, derrubou o governo do Czar Nicolau II e instaurou uma nova forma de governo democrtico: o comunismo. Os pases que baseavam suas economias no capitalismo e na explorao do trabalhador se viram ameaados. Uma onda de movimentos antidemocrticos surgiu no cenrio mundial, com o intuito de conter o crescimento do comunismo. Na Itlia predominava o fascismo; em Portugal, o salazarismo; na Espanha, o franquismo; e na Alemanha, o nazismo. (Clara) A palavra nazismo vem de Nazi, que a abreviao de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemes, que de socialista no tinha nada. Seu lder chamava-se Adolf Hitler e o partido adotou como smbolo a sustica, uma cruz encontrada em diversas tribos. (Emanuel) Hitler nasceu em 20 de abril de 1889. Em 1923, Hitler, indignado com as pssimas condies que os alemes enfrentavam, oriundas da derrota na guerra, tentou um golpe de Estado em uma cervejaria, na Alemanha. Sem sucesso, foi preso. Na priso, escreveu um livro que se tornaria a cartilha para o nazismo: Mein Kampf (Minha luta). Nesse livro, Hitler defendia a hegemonia da raa ariana, alegando que a Alemanha s se reergueria quando os povos se unissem num s povo, num s imprio, num s lder. (Camila) Outras etnias, como judeus e negros, deveriam ser executadas. Hitler no gostava de judeus, pois afirmava que a Primeira Guerra s fora desastrosa por conta da traio dos judeus marxistas. Alm do dio contra outras etnias, Hitler tambm defendia o extermnio de testemunhas de Jeov e homossexuais. E comunistas, claro. Para executar suas ordens, foram criadas as Sees de Assalto (S.A), as Sees de Segurana (S.S.) e a Gestapo (polcia secreta) (Haama) Os alemes viam em Hitler uma salvao para a crise que o pas enfrentava. Rapidamente o partido cresceu. Agricultores, jovens, soldados, em todas as classes, tornaram-se adeptos do novo partido. Com a crescente do partido, o presidente alemo Hindenburg, amedrontado, ofereceu o cargo de chanceler a Hitler, que instaurou uma poltica de repreenso contra seus opositores: os lderes comunistas foram presos em campos de concentrao e, posteriormente, executados. Em agosto de 1934, o presidente Hindenburg

morreu e Hitler assumiu o cargo mximo, sem abrir mo do seu cargo antigo. Criou o Terceiro Reich (imprio) e se proclamou Fhrer (lder, em alemo). Sua primeira medida como ditador foi a execuo de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentrao. Esse episdio ficou conhecido como Holocausto. (Almrio) Uma figura fundamental na difuso do nazismo foi Joseph Goebbels. Hbil orador, cineasta e agitador, Goebbels foi nomeado ministro da propaganda nazista. Alm de censurar os veculos de imprensa, Goebbels fazia filmes que alienavam a populao, com promessas de um mundo melhor, com a supremacia ariana. Controlava o rdio, a televiso e os jornais, divulgando seus filmes e discursos panfletrios em prol do nazismo. (Fabiana)

Em 1939, teve incio a Segunda Grande Guerra. Hitler, colrico, enviou toda a tropa alem. Depois de inmeras derrotas, o exrcito alemo tentou a ltima cartada: em junho de 1941 invadiu a Unio Sovitica. Apesar das vitrias iniciais, Hitler no contava com o rigoroso inverno e suas tropas foram surpreendidas, ficando cercadas por tropas russas. Sem comida, sem gua e enfrentando um frio congelante, o exrcito alemo foi derrotado. Hitler, cercado pelo exrcito vermelho, em seu bunker (esconderijo militar), suicidou-se com um tiro na cabea.(Clara)

Anda mungkin juga menyukai