Anda di halaman 1dari 10

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Cartas e Corpos, de Antonin Artaud


Profa. Dra. Ana Kiffer1 (PUC-Rio)

Resumo:
O texto faz um passeio pela correspondncia no interior da obra de Artaud buscando compreender o porque de seu lugar privilegiado no seio de sua escrita.

Palavras-chave: carta, combate, vazio, esprito, corpo

Introduo
Gostaramos de propor ao leitor um breve passeio pelas cartas escritas por Antonin Artaud (1896-1948). A interrogao primordial diz respeito ao lugar mesmo que vem ocupar a correspondncia no interior de sua obra. Desse modo, intenta-se atravs dessa mesma obra uma reflexo inusitada e primordial desse autor que, apesar de situado na modernidade literria, aponta um certo nmero de questes relativas materialidade da escrita, s relaes entre corpo e letra e tradio dualista do pensamento ocidental, que iro adentrar as preocupaes centrais do mundo contemporneo. Sabe-se que aps Tric Trac du Ciel (ARTAUD, 1994, I*, p. 219-225), primeiro livro publicado de Antonin Artaud em 1922 seleo de poemas- o escritor se enderea Nouvelle Revue Franaise, ento dirigida por Jacques Rivire, na tentativa de fazer editar alguns de seus poemas. O editor recusa a publicao dos mesmos. Antonin Artaud responde recusa escrevendo longa carta onde pensa seu prprio fazer potico, carta esta que causar enorme impacto sobre o mesmo editor, que lhe prope ento a edio das mesmas. A partir da ter incio o evento singular e significativo que vai marcar toda a trajetria do poeta e ser conhecido posteriormente sob o ttulo Correspondncia com Jacques Rivire (ARTAUD, 1994, I*, p.21-45). Ou seja: ao poeta coube primeiro a edio de suas cartas e no de sua poesia! Antonin Artaud adentrou o mundo literrio e obteve o reconhecimento da, no menos, revista NRF atravs de uma correspondncia. De antemo, deve-se reconhecer que a carta ocupa aqui lugar fundador de uma obra. Mais que de uma obra de um processo de escrita, de uma autorizao para escrever. No por acaso, a relevncia de tal acontecimento se faz sentir vinte e dois anos depois, quando ento Artaud escreve o Prembulo (ARTAUD, 1994, I*, p.7-12) para publicao de suas Obras Completas, pela Editora Gallimard:
Voici le texte de la lettre que je reus de Jean Paulhan alors son secrtaire, vers le mois de septembre 1923:/ Cher Monsieur,/ voici vos pomes, auquels moi je trouve un grand charme. Il semble Jacques Rivire que ce charme ne soit ni assez ferme, ni encore assez assur./ A la suite de cette lettre, je travaillai encore un mois crire un pome verbalement, et non grammaticalement, russi. Puis jy renonai. La question ntant pas pour moi de savoir ce qui parviendrait sinsinuer dans le cadre du langage crit,/ mais dans la trame de mon me en vie (ARTAUD, I*, p. 8).

Temos aqui uma primeira dica do lugar que as cartas ocupariam ao longo de toda sua obra, posto que seria o verbo enquanto ao na trama da vida que interessaria a Artaud. Pode-se ento pensar que a carta se ofereceria como lugar de maior proximidade entre a escrita e a trama da vida, como disse o poeta. Ou ainda mais longe, entre a escrita e a ao. Quer dizer: deve-se retirar da trama da vida o contedo simplesmente narrativo para insuflar-lhe o sopro vital. Das cartas interessaria menos o tom confessional e mais sua potncia transformadora tanto daquele que escreve quan-

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

to daquele que l. De algum modo esta se alinharia ainda no interior da tradio ocidental, onde se trata de um suporte eminentemente ligado ao sujeito, s subjetividades. Mas, no entanto, dessa mesma tradio se desligaria para investir na materialidade mesma dessa escrita e na sua possibilidade de se enderear como um mssil, como arma desse combate espiritual que Artaud trava desde os primrdios de sua correspondncia com Rivire. Decerto, se poderia dizer ainda que todo um imaginrio da ao em Artaud se justifica atravs de sua prpria trajetria, por um lado, na fora do gesto teatral e, por outro, no engajamento em 1924 no grupo surrealista. Mas nem a vanguarda, nem o teatro buscado por Artaud parecem ser aqui os vetores de fora que fazem com que em 1946 ele se aproprie desse evento passado e o faa fato motor de toda sua obra:
Je ne suis pas critique, comme Brunetire ou Benjamin Crmieux, pour qualifier la sorte de travail que jai ralis en crivant ces lettres, et sil est vrai que cest toute la question de linspiration potique et de son verbe/ (et de son verbe, quoi donc son verbe, a sappelle, dit-on, prosodie/ que jai reprise dans cette crit. (...) Linspiration nest quun foetus et le verbe aussi nest quun foetus. Jai sais que quand jai voulu crire jai rat mes mots et cest tout./ Et je nai jamais rien su de plus (ARTAUD, I*, p. 9).

O evento assim retomado por Artaud, nesse momento simblico que a escrita inaugural de suas Obras Completas. Sua Correspondncia com Jacques Rivire estaria traada sob o signo de uma eroso da linguagem e do pensamento potico, ou como ele mesmo disse:
Et voil, Monsieur, tout le problme: avoir en soi la ralit insparable, et la clart matrielle dun sentiment, lavoir au point quil ne se peut pas quil ne sexprime, (...); et quau moment o lme sapprte organizer sa richesse, ses dcouvertes, (...), cette inconsciente minute o la chose est sur le point dmaner, une volont suprieur et mchante attaque lme comme un vitriol, attaque la masse mot-etimage, attaque la masse du sentiment, et me laisse, moi, pantelant comme la porte mme de la vie (ARTAUD, 1994, I*, p.42).

Sob o cone de sua falha com as palavras ("jai rat mes mots") o poeta pensa a poesia. Poderse-ia mesmo oferecer s Cartas, escritas por Artaud Rivire, o lugar privilegiado desse pensar potico. Desde que tal pensamento no se circunscrevesse na crtica, como disse posteriormente o prprio poeta. Mas, no sendo o destino crtico o do pensamento, qual seria ento a direo que Artaud busca oferecer em 1946 em torno do evento das Correspondncias escritas em 1923-24? E, ainda mais, se conhecemos, ns leitores, a presena significativa que as Cartas iro ocupar em toda a sua Obra? Mais alm: se tomamos, com Artaud, a falha como trao fundamental de sua potica que o faz at mesmo retom-la como a questo que apresenta suas Obras Completas- para onde ele estaria remetendo a noo mesma de Obra? Para tecer ainda mais essa trama: o Prembulo obra, assim como o Prefcio ao livro, no seriam essas Cartas dos autores destinadas aos seus leitores?

1 Lhomme qui pense se dpense


Esta frase na verdade escrita por Rivire Artaud no decorrer da Correspondncia. Mas, alm disso, ela parece aglutinar uma srie de signos que percorrem desde a Correspondncia at o momento ltimo de sua obra, quando da escrita e publicao de seu ltimo livro de poesias, Suppts et Suppliciations (ARTAUD, 1978, XIX), onde um dos captulos nada mais nada menos do que a reunio de um certo nmero de cartas escritas e enviadas pelo poeta. Como se encontra em toda a escrita de Artaud um trabalho etimolgico com as palavras, trao de sua escavao das palavras e matria dessa prpria eroso do pensamento que perfura e perfaz sua linguagem potica, gostaramos de sugerir que o pensar pensare, do latim clssico -penderevai aliar o pensar ao pesar: indicando que seria nessa raiz onde nos aproximaramos do dispndio dispendere que faz com que a poesia de Artaud esteja em suspenso na vida suspendere: Il y a donc un quelque chose qui dtruit ma pense; un quelque chose qui ne mempche pas dtre ce que

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

je pourrais tre, mais qui me laisse, si je puis dire, en suspens (ARTAUD, 1994, I*, p. 28) [grifo nosso]. Ademais, na apresentao de seu livro LOmbilic des Limbes (ARTAUD, 1994, I*, p.47-76), escrito aps a Correspondncia , e publicado pela primeira vez tambm na Nouvelle Revue Franaise em 1925, Artaud escrevia: Ce livre je le mets en suspension dans la vie, je veux quil soit mordu par les choses extrieures, et dabord par tous les sobresauts en cisaille, toutes les cillations de mon moi venir (ARTAUD, I*, p. 49) [grifo do autor]. Dessa mesma forma Artaud pensou Suppts et Suppliciations, livro em suspenso na vida, que reivindica, de um lado, esse confronto com "as coisas exteriores" e, de outro, toca em sutileza e preciso a intermitncia, o "piscar de olhos" de um devir. Devir que retoma a Correspondncia inicial com Rivire, onde trata-se de se fazer, de se construir, de se parir, instante fulgurante que destina criao esse lugar incmodo e paradoxal entre existir e no ser ainda. Passados vinte e um anos da Correspondncia , o poeta destina ao mesmo lugar suas Obras Completas: Ainsi donc les pomes de ce livre manqu sont de la teneur de ceux qui me furent refuss par Jacques Rivire pour la N.R.F. et au sujet desquels je lui crivis les lettres ci-aprs (ARTAUD, I*, p. 9). Gostaramos de pensar que essa falha acusada pelo prprio poeta no uso das palavras ("jai rat mes mots"), ou ainda, o livro "manqu", tambm rateado, falhado, ou, o movimento de "um piscar de olhos", a intermitncia e a freqncia, assim como a preciso, estariam ligados essa suspenso na vida prpria de um pensar que seria da ordem do pesar (pendere) e que se aproximaria mais do dispndio (dispendere - descrito por Rivire Artaud) do que de certa noo de falta, onde comumente se encerram as leituras que consideram apenas a doena do esprito descrita por Artaud a Rivire. Relembremos aqui, o texto fundamental, escrito por Maurice Blanchot propsito de Artaud. Blanchot (1959, p. 50-58) frisa o carter de evento significativo da Correspondncia com J. Rivire. Leitores posteriores, ns deveramos tambm frisar a importncia da leitura de Blanchot, que lana luz em fins dos anos cinqenta sobre o poeta dos anos trinta e quarenta. Leitura de certo modo fundadora, que far com que a Correspondncia se torne esse acontecimento primordial que as leituras posteriores de Artaud iro sempre revisitar. No ttulo mesmo desse livro de ensaios, Blanchot remete o leitor questo do devir. O Livro a Vir se desenha assim em torno questes que so tratadas como "essenciais" ao processo de criao:
Nous sommes donc aux abords dun phnomne auquel semblent lis la littrature et mme lart: sil nest pome qui nait pour sujet tacite ou manifeste son accomplissement comme pome, et si le mouvement do vient loeuvre est ce en vue de quoi loeuvre est parfois ralise, parfois sacrifie (BLANCHOT, 1959, p. 51).

Evento tambm significativo ser esse que atribui escrita de Artaud o carter de "problema" face literatura e arte em geral. Dilogo fundamental, posto que retira o lugar asilar a que muito se destinou Artaud e sua obra. No entanto, seria tambm essa mesma leitura, que ao visar o "evento" como mostrao de uma essencialidade exemplar, destinaria escrita de Artaud o lugar de uma "falta essencial":
Il y a comme touch, malgr lui et par une erreur pathtique do viennent ses cris, le point o penser, cest toujours dj ne pouvoir penser encore: impouvoir, selon son mot, qui est comme essentiel la pense, mais fait delle une manque dextrme douleur (BLANCHOT, 1959, p. 53) [grifo nosso].

Se entendemos que a falha no exatamente a falta, ela deslizaria, por conseguinte, de qualquer "essncia" do pensamento para esse lugar de "desenraizamento" do pensamento, tambm nomeado "impouvoir". Ainda que Blanchot atrele o "impouvoir" a uma essencialidade do pensamento, acreditamos ser possvel pens-lo no como essncia e sim como movimento potico que

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

deshierarquiza as estruturas verticais e horizontais da linguagem. Afastada a essencialidade seramos levados a fisgar essa construo que se aproximaria das interjeies2 artaudianas. A interjeio evocaria esse movimento de tenso que deixa a obra em suspenso, violncia que conjuga o instante como tempo fecundo entre o nascer e o morrer. Ao invs de uma "ausncia de obra" fundada na falta a ser, uma obra que no se fixa no ser, desenraizando justamente essas noes investidas de "poder", remetendo-as para seu prprio "impouvoir". Outra noo que desta decorreria seria a de ao, algo em movimento, tambm aludido pela estreita implicao dos textos de Artaud com toda uma idia de devir, concebida num primeiro momento como devir do "eu" e, em seu ltimo momento, a partir de 1943, ainda interno no asilo de Rodez, at sua morte em 1948, j em Paris, no asilo de Ivry-sur-Seine, como devir de um corpo. A ao encontraria no verbo sua expresso potica, busca de um poema verbalmente, e no gramaticalmente, bem sucedido. Se dermos continuidade a tal hiptese, seremos levados a pensar sobre o que Artaud entende por um poema verbal. Para alm da ao que est intimamente relacionada poesia no separada da vida, o verbo, como parece ser retomado no Prembulo, busca tocar certa mecnica da criao:
Linspiration nest quun foetus et le verbe aussi nest quun foetus. (...)./ Que mes phrases sonnent le franais ou le papou cest exactement ce dont je me fous./ Mais si jenfonce un mot violent comme un clou je veux quil suppure dans la phrase comme une ecchymose cents trous (ARTAUD, I*, p. 10).

O verbo/feto seria essa mquina primordial do fazer potico. precisamente essa mquina do fazer potico (e plstico) que substitui e impede, em seu funcionamento constante e sempre presente, qualquer referncia essencialista a uma origem primeira da criao perdida (e portanto localizada) em algum lugar do passado. Pois como ele colocou desde o incio, a Jacques Rivire, trata-se de uma "obra abortada"3. No Prembulo Artaud retoma, e no por acaso, as questes fundamentais da Correspondncia. A, a idia do aborto se apresenta atravs das correlaes entre verbo/feto e inspirao/feto. A mesma questo foi assim colocada por Artaud em 1924: Je voudrais que vous compreniez bien quil ne sagit pas de ce plus ou moins dexistence qui ressorti ce que lon est convenu dappeler linspiration, mais dune absence totale, dune vritable dperdition (ARTAUD, I*, p. 24). Pois ento no Prembulo temos o verbo e a inspirao enquanto fetos (donde a lngua pode ser o francs ou o "papou"), que remetem para essa idia de "obra abortada", ou, como manifesta a citao acima, a inspirao cederia ao dispndio, assim visto por Artaud em 1924. Dispndio ou desperdcio, desenraizamento ou "impouvoir", paralisia ou ausncia de seu prprio pensar. Decerto, Artaud retoma a questo da Correspondncia em seu Prembulo: questo do pensamento. No se tratando nem em um nem em outro texto de julgar "criticamente" a qualidade desses escritos "mal sucedidos" ou no, mas de penetrar na questo que pe a obra em movimento. Abordar a obra com a noo de totalidade implica ou em cair na busca de uma origem da obra, ou em consider-la fechada na materialidade desses escritos que podemos ter em mos. Nos dois casos, tornando-a imcompatvel com a falha. Pois, a noo de totalidade articula-se com o fechado e com a falta, mas no com a falha. O que Artaud vem oferecer ao leitor manifestao dessa crise - uma obra falhada - e sua apropriao em verso ou prosa4. Poderamos mesmo sugerir que a Carta se oferece assim como lugar privilegiado para enunciao dessa crise e materializao dessa falha. Nesse sentido, Blanchot foi preciso ao conseguir ler aquilo que Rivire, enquanto crtico-editor, no podia enxergar nas cartas de Artaud: Il sait, avec la profundeur que lexprience de la douleur lui donne, que penser, ce nest pas avoir des penses, et que les penses quil a lui font seulement sentir quil na pas encore commenc de penser [grifo do autor] (BLANCHOT, 1959, p. 53). A questo do pensamento (na sua relao com a ao, com a vida , com o verbo) a obra de Artaud. Um pensamento, no entanto, que quer desvencilhar-se da tradio francesa, de Pascal, de

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Descartes, na busca inquietante de um pensar sem esprito. Ora, trata-se portanto de uma interrogao sobre a possibilidade de pensar diferente de tudo aquilo que aprendemos como sendo prprio ao pensar. Isso que acusa Blanchot -o no ter ainda comeado a pensar- como sendo o prprio do pensamento, ns sugerimos em Artaud como sendo da ordem de uma reivindicao do corpo face falncia do esprito. Como pensar fora da tradio dualista?, interroga a obra do poeta. Obra que se localizaria, portanto, nesse paradoxo entre o fazer/pensar e o no ter ainda comeado a fazer/pensar. Aborto ou feto, essa obra mal nascida se caracterizaria em torno do que Artaud acusa como sendo sua "doena do esprito":
Il faut que le lecteur croie une vritable maladie et non un phnomne dpoque, (...)./ Une maladie qui affecte lme dans sa ralit la plus profonde, et qui en infecte les manifestations. Le poison de ltre. Une vritable paralysie. Une maladie qui vous enlve la parole, le souvenir, qui vous dracine la pense (ARTAUD, I*, p. 41).

A est a doena do esprito desenraizar do pensamento. importante assinalar que o momento onde Artaud busca circunscrever e descrever sua doena o mesmo onde ele reivindica uma dupla diferenciao: com as tendncias da poca e com seus possveis leitores. Sobre as tendncias: decerto Artaud alude diferena entre aquilo que para as vanguardas tornou-se atitude fundamental fazer da experincia criadora um processo de tabula rasa. H a uma importante diferena entre um pensar que se desenraiza e aquele que vai buscar criar outras razes, outras escolas. Ora, Artaud no parece estar buscando uma escola seno acusando que as razes do seu prprio pensar so arrancadas, que sua busca ser doravante esse pensamento esgarado, de direes mltiplas e entrecortadas, talvez nico pensamento possvel para o homem sem esprito. A base dessa reivindicao deveria poder se consolidar se determinado pacto se estabelecesse entre o autor e os leitores de sua Correspondncia: no se trata aqui de nenhum engano, h algum que no somente vos escreve, h algum que assim vive. Se sabe que o poeta no fazia de sua assinatura o fundamental desse pacto, mas sim o fato de que o leitor tivesse acesso a toda a Correspondncia, a todos os elementos do debate:
Porquoi mentir, porquoi chercher mettre sur le plan littraire une chose qui est le cri mme de la vie, porquoi donner des apparances de fiction ce qui est fait de la substance indracinable de lme, qui est comme la plainte de la ralit? Oui, votre ide me plat, elle me rjouit, elle me comble, mais condition de donner celui qui nous lira limpression quil nassiste pas un travail fabriqu. Nous avons le droit de mentir, mais pas sur lessence de la chose. Je ne tiens pas signer les lettres de mon nom. Mais il faut absolument que le lecteur pense quil a entre les mains les lments dun roman vcu. Il faudrait publier mes lettres de la premire la dernire et remonter pour cela jusquau mois de juin 1923. Il faut que le lecteur ait en main tous les lments du dbat (ARTAUD, I*, p. 40).

No se trata para Artaud de uma questo moral face mentira ou verdade, mas qui tica incidindo sobre o campo do literrio. Isso porque o que aqui est em jogo so as relaes entre o direito do autor e do leitor. Desse ltimo: ter em mos todos os elementos do debate, convencer-se de que se trata de um romance vivido. Vejamos bem: Artaud distingue entre um plano literrio ficcional e alguma outra coisa que continua sendo da ordem do literrio (posto que do convencimento), aludida enquanto romance vivido. O direito do autor, por sua vez, no se consolidaria na assinatura, seno naquilo que lhe autoriza falar, saber: "Je suis un homme qui a beaucoup souffert de lesprit, et ce titre jai le droit de parler" (ARTAUD, I*, p. 30). Ora, trata-se de uma reivindicao, aqui endereada ao editor. Mas ela visa campo mais amplo posto que o problema se coloca face literatura em geral, donde aquilo que preocupa Artaud seria da ordem tica do discurso: o direito palavra do autor e do leitor. Problema que circunda esse campo de foras que agem nas produes discursivas. Interessa saber, alm do que digo, quem diz, para quem diz e como diz. Esse quem no se restringe na falcia de uma assinatura. O nome aqui mais do que a assinatura. o direito

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

palavra, que s poderia se consolidar atravs dessa modalidade, desse como posso falar? Em primeiro: s posso falar se algum puder ouvir o que tenho a dizer. Da a importncia do processo, cujo leitor dever possuir todos os seus elementos, condio de sua escuta/leitura. Esse processo aquele que autoriza, que d o direito palavra. Nele o autor se constitui, assim como o leitor. A Correspondncia com Rivire , em parte, realizao desse processo que acompanhar Artaud em toda sua obra. Se entendemos que a Correspondncia esse "processo" atravs do qual Artaud se autoriza o direito palavra, tornar-se- lgico a apropriao que ele faz de tal evento na abertura de suas Obras Completas. Sabe-se, no entanto, que o direito reivindicado pelo autor verte sobre alguns pontos fundamentais, todos interligados. saber: a) o desenraizar do pensamento, b) o sofrimento avassalador, c) uma obra abortada. Por sua vez, a constituio do processo s pode se dar na exigncia de um leitor que pactue com todo o processo. Leitor, doravante, implicado na intensidade dessa reivindicao, conjugado com a impossibilidade mesma dessa obra que, no entanto, tem em mos. Tal implicao j foi at mesmo pensada em termos de uma modificao anatmica do leitor:
on peut penser que le poids de la publication intgrale de ses crits est lorigine dun dsarroi des lecteurs, crass par une masse inhumaine quon leur jette dun bloc la figure. Bonne occasion, il est vrai, pour "refaire le visage humain", comme le proposait Artaud (BONGIORNO, 1999, p. 150).

Nesse ponto, indicamos tambm a leitura de E. Grossman5, na aluso aos transtornos das referncias identitrias do leitor, exigindo novas recepes para a obra. Trata-se de uma implicao que recai sobre determinada compreenso de "uma presena do homem" na sua prpria escrita. verdade que tal presena vai aludir s relaes entre corpo e escrita, remetendo-nos para essa modificao anatmica entre autor e leitor. Mas, no momento primeiro manifesto pela Correspondncia com Jacques Rivire encontramos os vrtices da obra que em 1946 mal comea a ser publicada. Ao menos vinte anos sero necessrios para que os leitores de Artaud comecem a ter em mos os vinte e seis volumes hoje publicados e, ainda, para que esse "processo" buscado desde 1924 possa se constituir com todos os elementos no somente do debate, mas, e principalmente, do combate exigido por Artaud. A presena do combate, manifesto na Correspondncia, se esboa em torno s relaes entre a dor e o desenraizar - a eroso do pensamento. Debutando uma escritaabortada de metfora carnal: corpos da terra. Eroso que ser doravante a arma de seu prprio combate, da uma "palavra violenta como um prego que supura na frase como uma equimose de cem buracos" (ARTAUD, 1994, I*, p.9-10). assim que o combate em Artaud se faz como noo de crueldade, comunicao cruel com o leitor. Ele ser sempre uma apropriao das "armas inimigas" ou, dito de outro modo, abertura que aborta a obra, infectada por tudo o que esta acusa. Blanchot, mais uma vez, quem chama a ateno para um centro de deslocamento na escrita de Artaud, que passaria, portanto, a partir da Correspondncia com Rivire, a se caracterizar como uma escrita-combate: "Artaud crivait contre le vide et pour sy drober. Il crit maintenant en sy exposant et en essayant de lexprimer et den tirer expression" (BLANCHOT 1959, p. 56). Entendemos que a escrita combate se perfaz sempre tendo que passar por uma escrita contra; no entanto, ser somente no se fixando no contra que a expresso, mesmo abortada, ser possvel em Artaud. Diferentemente de Blanchot, no encontramos em nossa leitura de Artaud a presena de um "esquivar-se" da eroso desde sempre inevitvel. Isso porque a eroso no significa uma falta, que caracterizaria por sua vez, essa dvida aludida por Blanchot: "Le tourment vient de ce quil ne peut sacquitter de sa pense, et la posie reste en lui comme lespoir dteindre cette dette quelle ne peut pourtant qutendre bien au-del des limites de son existence" (BLANCHOT, 1959, p. 56). Se, como bem notou Blanchot, o vazio em Artaud um "vazio ativo", que em nada se relaciona descries de "estados psicolgicos"6, ele no ser falta ou perda de uma totalidade originria. O aborto

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

nasce em Artaud, reivindicando outras posies frente ao processo que autoriza um autor e sua obra. No entanto, certo que as imposies do vazio se manifestaro diversamente no decorrer do percurso criativo do poeta. Em seu combate, ele vai justamente "correr o risco" desse confronto "ativo" com o prprio vazio. Quando em setembro de 1924 a Nouvelle Revue Franaise n 132 edita as cartas entre Artaud e J. Rivire, elas aparecem sob o ttulo de Une Correspondance e, sobre a capa, no lugar normalmente destinado ao nome do autor, encontram-se apenas trs pequenas estrelas. No interior do livro as cartas escritas por Rivire possuem as iniciais de seu nome e as escritas por Artaud encontram-se com sua assinatura. No entanto, a apresentao do livro, assim como aquilo que diz Artaud sobre a questo entre autor e leitor, nos indica a diferenciao precisa entre nome e assinatura. Trata-se, portanto, de se nomear processo de autoria que Artaud vai experienciar em toda sua radicalidade. Os anos vinte poderiam ser considerados como o incio de todo esse processo que no se dar de forma linear. A questo posta na Correspondncia alude j ao movimento de um devir sob o signo de uma experincia de eroso. Desmoronar que coloca o devir num horizonte cataclsmico. Como sabemos, Artaud passa o entre-guerras, at 1936, em territrio europeu, onde se sucedem suas desavenas em 1927 com o grupo surrealista e todo o incio dos anos trinta dedicados principalmente s experincias teatrais. Tempos difceis para a Europa, que se fazem sentir nas dificuldades enfrentadas por Artaud para sobreviver de sua arte. A falncia do "velho mundo" visvel e palpvel para o escritor que busca em 1936 com sua viagem ao Mxico encontrar uma cultura desaparecida na Europa. Em 1937, j em Paris, Artaud escreve livro enigmtico que retoma sob outro plano as questes que o fizeram debutar na escrita da Correspondncia . So As Novas Revelaes do Ser (ARTAUD, 1982,VII, p.115-144), livro cujo autor assina "O Revelado". Em incio de junho 1937, durante o processo para publicao desse livro, em carta Jean Paulhan7, Artaud escrevia:
Cher ami,/ Il ne faut mme pas des initiales. Rappelez-vous. La correspondance avec Rivire avait paru avec trois toiles et de tout ce que jai crit cest peut-tre tout ce qui restera. Aprs 13 ans couls on dirait que jen reviens au mme point mais le tour que jai fait tait en spirale: il ma men plus haut (ARTAUD, 1982,VII, p. 180).

O mesmo ponto: o devir de um eu, j acusado por Artaud Rivire, no entanto, a, Artaud discernia entre o nome e a assinatura. A espiral do tempo fez com que em 1937 desaparecessem tanto um quanto outro. Para Artaud, em todo esse momento, que se estender, pode-se dizer, at 1943 (quando ele retomar a escrita atravs, de novo, das Cartas de Rodez), a eroso aparecer sob um signo ainda mais radical -o da separao:
Cest un vrai Dsespr qui vous parle et qui ne connat le bonheur dtre au monde que maintenant quil a quitt ce monde, et quil en est absolument spar./ Morts, les autres ne sont pas spars. Ils tournent encore autour de leurs cadavres./ Je ne suis pas mort, mais je suis spar (ARTAUD, 1982, VII, p. 121).

Trecho extrado do prefcio s Novas Revelaes do Ser, livro que nos introduz num plano de catstrofe do mundo atravs de uma escrita enigmtica que se utiliza da cabala e do tar para, por um lado, prever (representar) a catstrofe e, por outro, traar meios de "conscincia e revolta" frente inevitvel "destruio total". Nesse mesmo prefcio Artaud escreveria sobre a descida ao vazio. Signo da eroso primeira, o vazio que teria se apresentado como o espao possvel para debutar sua escrita enquanto combate, se torna agora o lugar para a expresso do Revelado: Voil longtemps que jai senti le Vide, mais que jai rfus de me jeter dans le Vide. Diferena fundamental se interpe nessa volta em espiral: se na Correspondncia esse vazio se indiciava na eroso, no desenraizamento, no impouvoir, ele agora se espacializa, assume sua estatura em maiscula e se abre

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

para que nele Artaud se lance. Como assinalou to bem Jean Michel Rey, esse vazio tambm um desejo expresso de anonimato:
En se pliant lobligation deffacer son propre nom du texte en cours de publication, Artaud revendique une sorte de droit lanonymat, pour un temps; dune certaine manire, il saffirme comme disparaissant, se prsente como devenant (ou: devenu) mconnaissable. Devenir sans figure assignable: ne plus tre mme de simposer comme auteur: tre en passe de se dissoudre soi-mme dans lcrit. Lenvers dun dsir dtre, dune volont de faire retour par lcriture (REY, 1991, p. 16).

Assim sendo, o Revelado, ou a presena de um Ser que se revela em Artaud no interior desse "Vazio", desfaz a estatura do ser ou do homem que, a partir de Rodez, e principalmente das Cartas, ele buscar refazer. Mais uma vez, valeria frisar a radicalidade da experincia de Artaud: lanando-se no vazio, levando ao extremo as questes que o autorizariam ou no a pensar, buscando o que seria escrever em conformidade com seu nome8, Artaud necessariamente (logicamente9) teria que se separar e, por conseqncia, desaparecer; no somente sua assinatura, seno que o prprio autor/ Artaud. Decerto, como lembra ainda Jean Michel Rey, a catstrofe anunciada permite a inevitvel associao com a destruio mais radical que a humanidade experimenta no sculo XX: a Segunda Guerra Mundial, a bomba atmica e os campos de extermnio. As aluses de Artaud, nesse livro enigmtico e de certo modo proftico, recaem sobre a fora mgica do fogo. Inspirado nas tradies mais antigas (bblicas e cabalsticas) Artaud passa nesse final dos anos trinta s experincias mgicas de dissoluo e transformao do homem. E desse modo que a catstrofe por ele anunciada vai realizar-se sobretudo em sua prpria experincia: Accepter de brler comme jai brl toute ma vie et comme je brle actuellement, cest acqurir aussi le pouvoir de brler (ARTAUD, 1982, VII, p. 189). Volta fundamental da espiral do tempo em Artaud, posto que o que se esboa com toda fora e que permanecer a partir de Rodez essa apropriao, essa infeco do mal que ele acusa. Ressaltaramos esse como ponto fundamental de sua espiral do tempo. Isso porque, mesmo que posteriormente ele negue ou abandone certa lgica mgica, dela restar a presena do vazio. Se, nesse momento, o vazio se espacializa em buraco absorvente, ele ser doravante abertura ativa de sua criao. Do vazio maisculo restar essa fora que se apodera do alheio, fora de que Artaud em sua separao e desaparecimento se preparou para dela apropriar-se:
Mon destin est cruel pour un but encore plus cruel auquel je sais quil me prpare. Et je serai BIENTT prpar. Votre ami, / Antonin Artaud. // P.S.- Jai dcid de ne pas signer le Voyage au Pays de Tarahumaras. Mon nom doit disparatre (ARTAUD, 1982, VII, p. 178) [grifo do autor].

Carta escrita em fins de maio 1937 a Jean Paulhan cujo anncio do desaparecimento do nome se realizar de maneira ainda mais radical com o desaparecimento do prprio Artaud, que, como sabemos, em sua viagem Irlanda nesse mesmo ano preso pela polcia e deportado para uma Frana j implicada no crescente nazi-fascismo europeu. O que nos parece importante salientar em torno ao desaparecimento ou separao de Artaud a fora de uma experincia "mgica" que, se nesse momento, assume uma discursividade mstica10, permanecer doravante enquanto vetor de fora que se apodera do "fogo destruidor" para com ele operar sua prpria construo. Ora, ainda importante seria observar que a realizao dessa fora se d preponderantemente atravs das cartas escritas por Artaud. Se elas so, ainda em Paris antes de embarcar para Irlanda o lugar por excelncia do anncio de seu desaparecimento, elas sero, da Irlanda em 1937, assim como do hospcio de Ville-vrard na Frana (onde Artaud localizado em 1939), expresso e materializao dessa mesma fora. Conhecidos como Sorts, essas cartas de atributos mgicos, escritas entre 1937 e 1939, buscam, como disse Paule Thvinin, mais do que transmitir uma mensagem ou pensamento, agir por elas mesmas e fisicamente11.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Assim sendo, atravs dessa volta aqui empreendida poderamos dizer que chegamos novamente ao ponto inicial: sua Correspondncia de 1924 j alertava para esse abandono do esprito. Sua busca atravs da escrita versar portanto sobre a possibilidade ou no de continuar a pensar fora do mbito do esprito. A tarefa de sua aventura estaria relacionada ao desejo de uma escrita que pudesse suportar essa perda do esprito oferecendo-lhe, em contrapartida, uma consistncia material. Da as quedas no vazio serem tambm, em seu processo de escrita, a busca por novos meios possveis de oferecer essa mesma consistncia material a um homem sem esprito. Quer dizer: dado o abandono do esprito, torna-se necessrio reinventar o prprio corpo12. Ora, como vimos, as cartas se ofereceram como lugar privilegiado para a realizao dessa materialidade, para a criao mesma de corpos possveis. Seja porque nelas se encarnam autor e leitor. Ou ainda: porque atravs delas se produz uma escrita mais prxima ao verbo e ao, escrita de combate. Ou porque as cartas so efetivamente a realizao de um espao corpreo da letra em Artaud. Leia-se em francs, lettre (letra) mas tambm lettre (carta).

Referncias Bibliogrficas
[1] ARTAUD, Antonin. Oeuvres Compltes I*, Paris: Gallimard, 1994. [2] ARTAUD, Antonin.Oeuvres Compltes VII. Paris: Gallimard, 1982. [3] ARTAUD, Antonin.Oeuvres Compltes XIV*, Suppts et Suppliciations. Paris: Gallimard, 1978. [4] ARTAUD, Antonin.Oeuvres Gallimard,1978. Compltes XIV**, Suppts et Suppliciations. Paris:

[5] BLANCHOT, Maurice. Le Livre Venir. Paris: Folio Essais, 1959. [6] BONGIORNO, Giorgia. La loi de lclipse. La posie natre dAntonin Artaud. Paris: Tese de Doutoramento, 1999. [7] REY, Jean-Michel. La Naissance de la Posie - Antonin Artaud. Paris: ditions Mtaili, 1991. [8] THVENIN, Paule. La Recherche du monde perdu. Antonin Artaud Dessins et Portraits. Org. : Paule Thvenin et Jacques Derrida. Paris, Gallimard, 1986.

Autora
1

Ana KIFFER, Profa. Dra. Pontifcia Universidade Catlica (PUC-Rio) Departamento de Letras akiffer@uninet.com.br 2 Subttulo tambm de um dos captulos de seu ltimo livro de poesias Suppts et Supplicciations. 3 Car je ne puis pas esprer que le temps ou le travail remdieront ces obscurits o ces dfaillances, voil pourquoi je rclame avec tant dinsistance et dinquitude, cette existence mme avorte (ARTAUD, 1994, I*, p. 25). 4 Relembremos aqui como Artaud termina sua carta de 5 junho 1923 Rivire : Cest tout le problme de ma pense qui est un jeu. Il ne sagit pour moi de rien moins que de savoir si jai ou non le droit de continuer penser, en vers ou en prose (ARTAUD, 1994, I*, p. 25). 5 Remeto aqui para os seminrios ministrados por Evelyne Grossman em Paris 7 no ano letivo de 1999-2000 que versaram sobre o tema dos Apagamentos identitrios nas escritas limites do sculo XX: Cline, Artaud, Beckett, Michaux. 6 Il ne faut pas commettre lerreur de lire comme les analyses dun tat psychologique les descriptions prcises, (...). Descriptions, mais celles dun combat. Le combat lui est en partie impos. Le vide est un vide active (BLANCHOT, 1959, p. 57).

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias


7

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Jean Paulhan, que era em 1924 o secretrio de Jacques Rivire, seria agora o diretor da Nouvelle Revue Franaise. 8 Como disse J.M. Rey, - jentends les textes du moment du Rodez -, comme lamorce dun tour de spirale qui, avec le temps, permet son auteur de sortir de la perspective de la sparation, cest--dire dcrire en conformit avec son nom, qui lautorise (au terme de lpoque de Rodez) dire, en toute connaissance de cause, moi, Antonin Artaud (REY, 1991, p.14). 9 A lgica aqui aludida faz referncia ao texto de Artaud sobre van Gogh. Lembramos que nesse texto Artaud faz aluso a uma sociedade que teria se recusado a ouvir o pintor, em conseqncia ele afirma : Quant la main cuite, cest de lhrosme pur et simple,/ quant loreille coupe, cest de la logique directe (ARTAUD, 1983, XIII, p. 19). 10 Entendemos por discursividade mstica a apropriao de discursos sistematizados que pretendem justamente dar conta do oculto, do mgico, do desconhecido, atravs de toda uma construo lgica devedora da racionalidade ocidental. Tais discursos, em Artaud, versam sobretudo - acerca do Taro, da Cabala e do Catolicismo. 11 Cest de Dublin aussi que partiront ces premires missives conjuratoires et protectrice ou, au contraire, offensives et vindicatives quil appelle des sorts. Lcriture ny a plus pour seule fonction de transmettre un message, une pense, elle doit agir par elle-mme et physiquement (THVENIN / DERRIDA, 1986, pp. 24-25). 12 J que na nossa tradio ocidental e dualista o lugar do corpo vem sendo (e ainda hoje assim se observamos discursos majoritrios da cincia e da mdia) produzido pelo esprito.

Anda mungkin juga menyukai