Anda di halaman 1dari 10

Fluidos Refrigerantes

Linha Suva de Fluidos Refrigerantes

Caso necessite de informaes sobre os distribuidores autorizados mais prximos de sua regio, ligue para o Tele DuPont, 0800-17-17-15.

Para aplicaes em Refrigerao e Ar Condicionado

Segurana no Manuseio:
Os Fluidos Refrigerantes Alternativos da famlia Suva foram desenvolvidos para substituir os CFCs e o HCFC-22. Eles proporcionam performance similar e, muitas vezes superior aos CFCs, tendo como principal diferencial, o fato de serem ambientalmente aceitveis e de serem mais econmicos. A famlia Suva to segura e confivel, quanto os antigos refrigerantes da DuPont, sempre que seguidas as orientaes quanto ao seu manuseio. Todavia, qualquer fluido refrigerante pode causar danos sade, quando mal utilizados. Antes de utilizar qualquer tipo de refrigerante, recomendamos a leitura das respectivas FISPs(Folha de Informao de Segurana do Produto). Para informaes detalhadas sobre propriedades, uso, armazenamento e manuseio dos refrigerantes Suva , sugerimos contatar um distribuidor autorizado DuPont. Caso necessite de informaes sobre os distribuidores autorizados mais prximos de sua regio, ligue para o TeleDuPont, 0800-17-17-15.

DuPont Lder Em Fluidos Refrigerantes Por Mais De 60 Anos:


Os Fluidos Refrigerantes da DuPont vm atendendo s necessidades do mercado nos ltimos 60 anos. Ns fomos os primeiros com a marca Freon e continuamos na liderana, com a marca Suva. Os Fluidos Refrigerantes da famlia Suva so a soluo definitiva, tanto para novos equipamentos, quanto para o processo de Retrofit , seja na Refrigerao Comercial, na residencial ou emAr Condicionados. A linha de produtos alternativos Suva proporcionar sua empresa a confiabilidade e a facilidade de uso que s a DuPont poderia lhe oferecer.

Linha De Fluidos Refrigerantes Alternativos Suva : A Soluo Definitiva Para Qualquer Necessidade Na Indstria De Refrigerao E Ar Condicionado:
Com a eliminao dos CFCs, a indstria de Refrigerao e Ar Condicionado se depara com a necessidade de substituio dos antigos refrigerantes prejudiciais camada de oznio, por Fluidos Alternativos, que proporcionem igual ou melhor performance, a custos competitivos e que sejam ambientalmente aceitveis. A experincia mostra que o Suva MP39 e o Suva 409A trabalham bem com o leo lubrificante mineral. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e de carga ideal. Qualquer que seja a substituio a ser efetuada, a DuPont garante a qualidade e os custos-benefcios dos Fluidos Refrigerantes por ela oferecidos.

Guia De Produtos Suva :


Este guia contm as principais informaes necessrias para a seleo do melhor Refrigerante Alternativo Suva , para a sua aplicao especfica. Informaes adicionais sobre nossos produtos, podero ser obtidas atravs de nossa rede de distribuidores autorizados, presentes em todas as regies do pas ou atravs de um contato direto com a DuPont, via nosso TeleDuPont, pelo telefone 0800-17-17-15. Portanto, quando voc necessitar de uma soluo confivel, econmica e rpida, conte com a linha de Fluidos Refrigerantes Alternativos Suva da DuPont: a soluo definitiva em Refrigerao e Ar Condicionado.

Suva 123
(R-123) Substituto do R-11
O Suva 123 um HCFC produzido pela DuPont, para a substituio do R-11, em centrfugas de baixa presso. Equipamentos originalmente desenvolvidos para trabalhar com o Suva 123, proporcionam excepcional eficincia energtica. Quando utilizado como substituto do R-11, principalmente em equipamentos com mais de 8 anos, modificaes so normalmente necessrias para aumentar a capacidade e evitar incompatibilidade de materiais(principalmente elastmeros). Em casos de Retrofit, recomendamos sempre consultar o fabricante do equipamento.

O Suva 123 recomendado pela maioria dos fabricantes de centrfugas. Novos equipamentos que utilizam o Suva 123, possuem baixo custo de operao. um produto ecologicamente correto, que possui baixo poder de degradao da camada de oznio.

Suva 410A
(R-410A) Substituto do R-22 (Conhecido como Suva 9100)
Suva 410A um HFC desenvolvido pela DuPont, indicado para a substituio definitiva do R-22, em equipamentos de Ar Condicionado residencial e comercial. O Suva 410A possui uma presso superior a do R-22 e deve ser utilizado em equipamentos especificamente desenvolvidos para este Fluido.

Suva MP39
(R-401A) Substituto do R-12
Suva MP39 um HCFC desenvolvido pela DuPont, que viabiliza o processo de Retrofit de forma rpida e com excelente custobenefcio. Pode ser utilizado no segmento de Refrigerao e de Ar Condicionado, e em equipamentos tais como refrigeradores domsticos, balces frigorficos, bebedouros, vending machines e em uma extensa gama de equipamentos destinados refrigerao comercial. Suva MP39 est aprovado pela maioria dos fabricantes de compressores e possui o mais longo histrico de casos bem-sucedidos de Retrofit , dentre todos os Fluidos Refrigerantes desenvolvidos para a aplicao em equipamentos originalmente construdos para trabalhar com o R-12.

Benefcios:
No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva 410A, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. Equipamentos desenvolvidos para trabalhar com o Suva 410A, possuem capacidade 60% superior a equipamentos similares, que utilizam o R-22. O Suva 410A no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Proporciona um Retrofit fcil, rpido e com excelente custo-benefcio. Trabalha dentro de toda a faixa de operao do R-12 (melhor capacidade quando a temperatura do evaporador estiver acima de -26,11C). vlido ressaltar que o Suva MP66 o produto melhor indicado para aplicaes de baixa temperatura onde maior capacidade necessria. O Suva MP39 pode ser utilizado com leo mineral, na maioria das aplicaes. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. A experincia mostra que a quantidade de Suva MP39 utilizada dever ser de 10% a 25% menor do que a quantidade utilizada de CFC-12. Milhes de equipamentos em todo o mundo tm sido convertidos para o Suva MP39, proporcionando uma reduo no consumo de energia e aumento de capacidade do equipamento. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva MP39, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. O Suva MP39 no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Suva 409A
(R-409A) Substituto do R-12
Suva 409A, um HCFC produzido pela DuPont, que viabiliza o processo de Retrofit de forma rpida e com excelente custobenefcio. Pode ser utilizado no segmento de Refrigerao e Ar Condicionado, e em equipamentos tais como refrigeradores domsticos, balces frigorficos, bebedouros, vending machines e em uma extensa gama de equipamentos destinados Refrigerao Comercial. Suva 409A est aprovado pela maioria dos fabricantes de compressores e possui um longo histrico de casos bemsucedidos de Retrofit .

Suva 407C
(R-407C) Substituto do R-22 (Conhecido como Suva 9000)
Suva 407C um HFC desenvolvido pela DuPont, indicado para a substituio definitiva do R-22, em equipamentos de Ar Condicionado residencial e comercial e em bombas de calor. O Suva 407C apresenta performance similar do R-22, podendo ser utilizado para o Retrofit em equipamentos de Ar Condicionado.

Benefcios:
Proporciona um Retrofit fcil, rpido e com excelente custo-benefcio. Trabalha dentro de toda a faixa de operao do R-12(melhor capacidade quando a temperatura do evaporador estiver acima de -26,11C). vlido ressaltar que o Suva MP66 o produto melhor indicado para aplicaes de baixa temperatura, onde maior capacidade necessria. O Suva 409A pode ser utilizado com leo mineral, na maioria das aplicaes. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. A experincia mostra que a quantidade de Suva 409A dever ser de 10% a 25% menor do que a quantidade utilizada de CFC-12. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva 409A, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. O Suva 409A no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

O Suva 407C possui capacidade e eficincia energtica equivalente a do R-22. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva 407C, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. O Suva 407C no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Suva 95
95

Suva MP66
(R-401B) Substituto do R-500 e do R-12
Suva MP66, um HCFC desenvolvido pela DuPont, que viabiliza o processo de Retrofit em equipamentos originalmente desenvolvidos para trabalhar com o R-500, de forma rpida e com excelente custo-benefcio. Pode tambm ser utilizado como substituto do R-12 em equipamentos de baixa temperatura, tais como freezers comerciais, onde capacidades mais altas so necessrias(trabalha melhor com temperatura do evaporador abaixo de -26,11C). O Suva MP66 tambm utilizado na substituio do R-12, em equipamentos de transporte frigorificados.

(R-508B) Substituto do R-13, R-503 e do R-23


Suva 95, um PFC produzido pela DuPont, sendo internacionalmente reconhecido pela indstria como o fluido refrigerante padro na substituio definitiva do R-13, R-503 e R-23, em equipamentos destinados a trabalhos em

baixssimas temperaturas. O Suva 95 a melhor escolha para garantir uma perfeita confiabilidade dos equipamentos em aplicaes crticas.

Benefcios:
O Suva 95, proporciona uma temperatura de descarga mais baixa nos compressores, em relao ao R-23, aumentando a vida til dos mesmos. indicado para aplicaes em baixssimas temperaturas e para sistemas em cascata (abaixo de -40 C). O Suva 95 proporciona uma capacidade de resfriamento 30% maior que o R-13, sendo um substituto perfeito ao R-23.

Benefcios:
Proporciona um Retrofit fcil, rpido e com excelente custo-benefcio. Trabalha dentro de toda a faixa de operao do R-500 com melhor capacidade de resfriamento. O Suva MP66 pode ser utilizado com leo mineral, na maioria das aplicaes. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva MP66, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. O Suva MP66 no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Suva 134a
(R-134a) Substituto do R-12
Suva 134a, um HFC produzido pela DuPont, indicado para a substituio definitiva do R-12, sendo o produto escolhido pela maioria dos fabricantes de equipamentos, como o melhor substituto definitivo ao mesmo. Dentre estas aplicaes, podemos citar Ar Condicionados automotivos, equipamentos de Refrigerao Comercial de mdia e altas temperaturas e Chillers.

Suva 507
(R-507) Substituto do R-502
O Suva 507 um HFC fabricado pela DuPont, indicado para a substituio definitiva do R-502, em equipamentos de Refrigerao Comercial, podendo ser utilizado em equipamentos novos ou j existentes. Devido necessidade de utilizao de leo Poliol ster, os custos de Retrofit, neste caso, devero ser mais elevados.

Benefcios:
O Suva 134a atualmente o Fluido Refrigerante padro para a fabricao de Ar Condicionados novos, no segmento automotivo e Retrofit , bem como para novas aplicaes. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. Ele possui as mesmas caracterstics de segurana e manuseio do R-12, com potencial zero de destruio da camada de oznio.

Benefcios:
O Suva 507 trabalha dentro de toda a faixa de operao do R-502, sendo um substituto definitivo para este produto. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva 507, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. O Suva 507 no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Suva HP62
(R-404A) Substituto do R-502
Suva HP62 um HFC desenvolvido pela DuPont, sendo internacionalmente reconhecido pela indstria como o Fluido Refrigerante padro na substituio definitiva do R-502, em equipa-mentos de Refrigerao Comercial. Tambm indicado para equipamentos novos e para equipamentos de transporte frigorificados. Embora possa ser utilizado para Retrofit de equipamentos originalmente desenvolvidos para o R-502, a necessidade de leo lubrificante Poliol ster adicionar custos de material e mo-de-obra neste processo. Portanto, recomendamos o Suva HP80, ou o Suva HP81, como a melhor opo para o Retrofit do R-502.

Suva HP80
(R-402A) Substituto do R-502
Suva HP80, um HCFC desenvolvido pela DuPont, sendo o produto mais indicado para o Retrofit do R-502, em equipamentos de refrigerao comercial, de baixa e mdia temperaturas. O Suva HP80 oferece a melhor combinao de propriedades e aprovado pela maioria dos fabricantes de compressores, como substituto do R-502.

Benefcios:
Aumento da vida til dos compressores, devido temperatura de descarga mais baixa. Possui melhor capacidade de resfriamento que o R-502. Reduo de 10% a 25% em relao carga original, com R-502. No necessita utilizao de leo Poliol ster, sendo necessrio apenas o uso de leo Alkilbenzeno. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva HP80, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. O Suva HP80 no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Benefcios:
O Suva HP62 trabalha dentro de toda a faixa de operao do R-502, sendo um substituto definitivo a este. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva HP62, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. Aumenta a vida til dos compressores, devido temperatura de descarga mais baixa. O Suva HP62 no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Suva 408A
(R-408A) Substituto do R-502
Suva 408A, um HCFC, sendo indicado para o Retrofit do R-502, em equipamentos de Refrigerao Comercial de baixa e mdia temperaturas. O Suva 408A uma opo ao Suva HP80, onde presses de trabalho mais baixas sejam necessrias, tais como antigos equipamentos, com capacidade de condensao limitada. Todavia, o Suva 408A eleva a temperatura de descarga do compressor.

Suva HP81
(R-402B) Substituto do R-502
Suva HP81, um HCFC desenvolvido pela DuPont, sendo o produto mais indicado para o Retrofit do R-502, em aplicaes onde um aumento de temperatura de descarga do compressor entre 6C e 11C, seja aceitvel, tais como em mquinas de fazer gelo e de sorvete.

Benefcios:
O Suva HP81 pode ser utilizado com leo mineral, na maioria das aplicaes. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. O Suva HP81 proporciona uma excelente eficincia energtica e timo retorno de leo. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva HP81, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. O Suva HP81 no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Benefcios:
Reduo de 10% a 25% em relao carga original, com R-502. No necessita utilizao de leo Poliol ster, sendo necessrio apenas o uso de leo Alkilbenzeno. No caso de um vazamento, pode-se completar a carga com o Suva 408A, no havendo a necessidade da troca completa do Fluido Refrigerante. Recomendamos verificar as orientaes do fabricante do equipamento quanto ao tipo de leo e carga ideal. O Suva 408A no inflamvel e possui a mesma classificao de segurana que o R-12.

Anda mungkin juga menyukai