Anda di halaman 1dari 3

A Crtica de Joo Apolinrio, resenha por Tommy Della Pietra!

Quando o Teatro Ocina precisou sair do Brasil para continuar trabalhando, em setembro de 1974, quem arranjou parte das 19 passagens para o grupo chegar a Lisboa foi Joo Apolinrio. O crtico teatral portugus, exilado da ditadura salazarista no Brasil, oferecia aos brasileiros o exlio em seu pas, durante a Revoluo dos Cravos, para onde voltaria no mesmo ms.!

A biograa de Joo impressiona. Embora tenha se formado jurista, nunca gostou de atuar na rea e tornou-se reprter logo nos primeiros anos de vida prossional, escrevendo sobre o ps-guerra, a partir da Frana, a jornais espanhis. Na dcada de 50, de volta a Portugal, fundou o Teatro Experimental do Porto e o Grupo de Teatro Moderno, alm de secretariar a Sociedade Portuguesa de Escritores, entidade perseguida e extinta pela ditadura na dcada seguinte. Era tambm poeta e crtico teatral do Jornal de Notcias recebendo grupos do mundo todo em turn internacional. Foi assim que conheceu Cacilda Becker e Ruy Afonso, ator da primeira gerao do Teatro Brasileiro de Comdia e diretor do grupo Os Jograis de So Paulo.!

Em 1963 Joo foi preso e advertido por um diretor da PIDE, a polcia poltica do regime de Salazar, que, se continuasse com sua atuao intensa nos jornais, teatros e entidades de classe, toda sua vida cultural e econmica estaria prejudicada. Ele tambm estava condenado pela justia militar a 28 anos de priso por traio ptria aps ter subscrevido documento enviado a ONU pedindo o fechamento de portos africanos usados pelos portugueses como porta de entrada na Guerra Colonial que se iniciava. Para completar a situao insustentvel, seu lho, Joo Ricardo, ento com 14 anos, poderia ser obrigado a prestar servio militar e combater na frica, o que para ele era inadmissvel. A deciso de vir exilar-se no Brasil deu ao pas um grande crtico e militante cultural - Joo fundaria a APETESP em 1974 - e um grande msico, pois Joo Ricardo criaria em 1970 o Secos & Molhados, musicando poemas do pai.!

No mesmo ms em que chegou ao Brasil, dezembro de 63, caminhando pelas ruas de So Paulo, num lance de rara sincronia, Joo encontrou Ruy Afonso que o levou a ser redator no ltima Hora. O jornal de Samuel Wainer, que havia renovado a produo jornalstica nacional com sua linguagem moderna, era onde se produzia o melhor jornalismo da poca. Joo aceitou e cinco meses depois publicaria ali sua primeira crtica brasileira, dando incio a uma srie semanal que se encerraria apenas sete anos depois. o conjunto dessa obra vasta, organizada por Maria Luiza Teixeira Vasconcelos, viva do autor, em A Crtica de Joo Apolinrio, que acaba de ser lanado. !

Joo escreveu no ltima Hora sobre grande parte das peas encenadas em So Paulo entre 1964 e 1971 - perodo vibrante da dramaturgia nacional - e contribuiu para extrapolar a subcategoria jornalstica a que o crtico teatral estava mais ou menos condenado. Viu e criticou peas de todos os tipos: comdias ligeiras

comerciais, grandes clssicos da dramaturgia mundial e encenaes de textos nacionais recm-escritos.!

Deu a quase todas as crticas a unidade de seu sarcasmo arrebatador. So poucos os textos que no terminamos de ler com uma larga risada. Na crtica "comercialssima" pea "Putz", encenada em 71 na Aliana Francesa, recomenda: "V v-la. o teatro que voc merece. Feito s para voc, que gosta de dar uma risada, uma risada inconsequente e feliz.". E termina com: " um teatro pobre para milionrios."!

Profundo conhecedor da arte teatral e combatente feroz na luta a favor de um teatro que fosse arma social poderosa, analisava as montagens a partir de algumas questes bsicas, sempre obrigando-se ao enfrentamento esttico, passando alm de julgamentos morais: a que pblico se dirige a pea? O que resulta do confronto entre as intenes do texto e a realizao do espetculo? Como os elementos tcnicos - cenrios, gurinos, iluminao - esto a servio das intenes dramatrgicas? E no se furtava a criticar individualmente os intrpretes, mas sempre relacionando suas performances ao contexto geral do espetculo.!

Em sua crtica a Medeia, protagonizada por Cleyde Yconis ("desesperadoramente envolvida nessa confuso"), levanta a questo complexa e difcil da popularizao do teatro. Para ele, o espetculo - de "pura especulao erudita" - mantinha o estado de tracncia dos clssicos, dados ao povo como privilgio. Apolinrio sugere a "simplicao que no destrua a pureza das essncias e formas", como forma de alcanar o povo, a classe mdia e a alta burguesia "igualados na mesma inteno dialtica". E conclui: "Espetculo inferior, antididtico, no aconselhvel para o povo."!

Atento s representaes dos atores, estava sempre em busca da verdade interior das personagens no palco e quando no a encontrava era capaz de escrever em trs pginas verdadeiros tratados sobre a arte de atuar, como em sua crtica a A Volta ao Lar, dirigido por Fernando Torres. Neste texto magnco Joo procura mostrar que a pea no realizava, porque as personagens no tinham preenchimento interior, a proposta mais importante da dramaturgia de Pinter: "H dois andamentos dramticos. Um esvazia a realidade visvel. O outro a preenche da realidade invisvel. A primeira falsa, embora confervel. A outra verdadeira, embora irreal e absurda".!

Na srie de crticas que fez ao Teatro Ocina o leitor encontrar um paradigma da arte de Apolinrio, talvez concebido exatamente neste processo de contato com as peas que viu montadas por aquele grupo.! Para Jos Celso Martinez Corra, o diretor do Ocina, Apolinrio o autor das melhores crticas sobre o grupo naquele perodo, quando estrearam peas como O Rei da Vela e Na Selva das Cidades. Na montagem de Inimigos, de Gorki, em 1966, Apolinrio viu o texto comumente realizado como "teatro de verdades", de mensagens polticas, transformar-se em "teatro de verdade", levando cena situaes tornadas presentes pelos atores, que incarnavam suas personagens

preenchendo-as de vida interior. E quando um incndio consumiu no apenas o edifcio do Ocina, mas tambm a interpretao realista que dominava o trabalho do grupo at ento, Apolinrio estava l para a reabertura do teatro, com O Rei da Vela, em 1967. Sua crtica a esse espetculo identica prontamente a "brasilidade" que surgia e dava unidade nascente Tropiclia. O crtico v na obra o esprito apolneo consubstanciado ao dionisaco, fazendo da arte teatral a sntese de todas as artes: ideias centrais da losoa do alemo Friedrich Nietzsche e da antropofagia proposta pelo poeta paulistano Oswald de Andrade, linhas mestras do trabalho do Ocina at hoje. Quando, no incio dos anos 70, para Joo e para Z o teatro estava morto e o Ocina partira para a radicalizao de Gracias Seor, pea de criao coletiva realizada atravs de experimentos cnicos em comunho com o pblico, o crtico destri a prpria forma de criticar para aproximar-se da substncia criativa do acontecimento, que era investigado pela polcia como mtodo de hipnose, em trs textos distintos. Por m considera a experincia fracassada, mero "exerccio retrico", embora apontasse para "o Homem Novo", "a Arte Nova" e "a Sociedade Nova". Talvez Apolinrio tenha intudo novamente com perfeio, quando buscou e encontrou os meios para o exlio e o renascimento do Ocina, que o sucesso desse Trabalho Novo dependia da realidade da Revoluo Portuguesa.!

Voltar a Portugal, tambm para ele, signicou uma guinada. Foi convidado a dirigir um jornal mas desistiu quando presenciou em uma das salas discusso interminvel, encabeada por rgos representativos de classes, com mais de 40 pessoas, para denir a manchete do jornal! Voltou a ser jurista, mas principalmente poeta, dedicando seus ltimos anos a publicar metade de seus dez livros de poesia.!

Anda mungkin juga menyukai