Anda di halaman 1dari 42

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE

DOURADOS - UFGD

AUTOAVALIAO INSTITUCIONAL: RELATRIO GERAL/2013

Dourados - MS 2014

ADMINISTRAO DA UFGD REITOR DAMIO DUQUE DE FARIAS

VICE-REITOR WEDSON DESIDRIO FERNANDES

PR-REITORA DE PLANEJAMENTO E FINANAS SILVANA DE ABREU

PR-REITORA DE ENSINO DE GRADUAO GISELLE CRISTINA MARTINS REAL

PR-REITOR DE ENSINO DE PS-GRADUAO E DE PESQUISA CLAUDIO ALVES DE VASCONCELOS

PR-REITOR DE ADMINISTRAO SIDNEI AZEVEDO DE SOUZA

PR-REITORA DE EXTENSO E CULTURA CLIA REGINA DELCIO FERNANDES

PR-REITORA DE ASSUNTOS COMUNITRIOS E ESTUDANTIS CERES MORAES

PR-REITOR DE GESTO DE PESSOAS AMILTON LUIZ NOVAES

COORDENADORA DE ENSINO DE GRADUAO ANA PAULA GOMES MANCINI

COORDENADOR DE PLANEJAMENTO E AVALIAO INSTITUCIONAL GERSON BESSA GIBELLI

UNIDADES ACADMICAS Faculdade de Administrao, Cincias Contbeis e Economia / FACE Diretora: Prof Dr Alexandre Bandeira Monteiro da Silva Vice-Diretora: Prof. Dr. Madalena Maria Schlindwein Faculdade de Cincias Agrrias / FCA Diretor: Prof. Dr. Luiz Carlos Ferreira de Souza Vice-Diretora: Prof Dr Lilian Maria Arruda Bacchi Faculdade de Cincias Biolgicas e Ambientais / FCBA Diretora: Prof Dr Liane Maria Calarge Vice-Diretora: Prof Dr Rosilda Mara Mussury Franco Silva Faculdade de Cincias Exatas e Tecnologia / FACET Diretor: Prof. Dr. Ado Antnio da Silva Vice-Diretor: Prof. Dr. Lucas Pizzuti Faculdade de Cincias Mdicas e da Sade / FCS Diretora: Prof. Dr. Jlio Henrique Rosa Croda Vice-Diretora: Prof Dr Andra Pereira Vicentini Faculdade de Comunicao, Artes e Letras / FACALE Diretor: Prof. Dr. Rogrio Silva Pereira Vice-Diretora: Prof Dr Silvia Regina Gomes Miho Faculdade de Cincias Humanas / FCH Diretor: Prof. Dr. Joo Carlos de Souza Vice-Diretor: Prof. Dr. Jones Dari Goettert Faculdade de Direito e Relaes Internacionais / FADIR Diretora: Prof Dr Simone Becker Vice-Diretor: Prof. Dr. Alfa Oumar Diallo Faculdade de Educao / FAED Diretor: Prof. Dr. Reinaldo dos Santos Vice-Diretora: Prof Dr. Elisangela Alves da Silva Scaff Faculdade de Engenharia / FAEN Diretor: Prof. Dr. Clivaldo de Oliveira Vice-Diretora: Prof Dr. Eliete Medeiros Faculdade Intercultural Indgena Diretor: Antnio Dari Ramos Vice-Diretor: Levi Marques Pereira

COMISSO PRPRIA DE AVALIAO CPA COORDENADOR Csar Augusto Jacques Barrera (Tcnico-Administrativo) VICE-COORDENADORA Mara Nilza Teodoro Lopes (Docente) REPRESENTANTES DOCENTES Ariane Guerra Barros Elaine da Silva Ladeia Giselle Borges de Moura Hermes Moreira Jr. Juarez Marques Alves Leonardo Ribeiro Martins Linderval Augusto Monteiro Maria Alice de Miranda Aranda Mariana Lara Menegazzo Silvia Aparecida Oesterreich REPRESENTANTES TCNICO-ADMINISTRATIVOS Cleiton Rodrigues de Almeida Cristina Machado Casarotti Fernanda Ramos Langa Filipe Augusto Lins Martins Marcelo Matias de Almeida Maria do Carmo Caetano Robson Lubas Arguelho REPRESENTANTES DISCENTES Carolina Harumi Cavarson Ronise Nunes dos Santos Ilsyane do Rocio Kmitta REPRESENTANTE EXTERNO Marianne Pereira de Souza (UEMS)

INTRODUO

Em menos de uma dcada de funcionamento, no conjunto das Instituies de Ensino Superior Federais, a UFGD desfruta de um conceito de excelncia. Indicadores adotados pelo CNPq, INEP e SESu mostram que a instituio mantm excelentes resultados acadmicos e absorve uma forte demanda reprimida por vagas na educao universitria pblica no espao de sua atuao. Nos ltimos seis anos, de forma consecutiva, a UFGD foi considerada, pelo Ministrio da Educao, a melhor Universidade do Mato Grosso do Sul e a Terceira melhor da regio Centro-Oeste. A UFGD busca desenvolver e difundir, por meio do ensino, todas as formas de conhecimento terico e prtico, visando formao de pessoas capacitadas para o exerccio da investigao, bem como para o magistrio e os demais campos de trabalho nas reas culturais, artsticas, cientficas, tecnolgicas, polticas e sociais; estuda questes socioeconmicas, educacionais, polticas e culturais da sociedade com o propsito de contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, bem como para melhorar a qualidade de vida da populao. Alm de estabelecer formas de cooperao com os poderes pblicos e outras instituies cientficas, culturais e educacionais brasileiras e estrangeiras. Ademais, notrio o papel da UFGD no processo de desenvolvimento econmico regional. O complexo universitrio constitudo em torno da instituio movimenta dezenas de milhes de dlares, de maneira direta, por meio de seu oramento anual, ou indireta, atravs de servidores diretos e terceirizados, bem como de estudantes vindos de outras regies. Autoridades municipais e estaduais reconhecem o papel que a universidade vem exercendo no dinamismo da cidade de Dourados e sua macro-regio. Sob a responsabilidade comprometida pela Instituio, a autoavaliao consiste em um processo de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento, baseado nas diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES, 2004). A auto-avaliao institucional (AI) caracterizou-se como um desafio para a Instituio e tambm para a Comisso Prpria de Avaliao, criada pela Resoluo n 74 de 11/07/2008 do COUNI Conselho Universitrio da UFGD. Seus membros foram constitudos pela Portaria da Vice-Reitoria n 823 de 18/12/2008, conforme estabelecido pela Lei do SINAES, fundamentando-se na necessidade de

promover a melhoria da qualidade da Educao Superior e a melhoria permanente da eficcia institucional, da efetividade acadmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidade social, conforme estabelece o Sistema Nacional de Avaliao Superior. A Comisso Prpria de Avaliao prope, nesta edio, a quinta autoavaliao institucional da UFGD, replicar o modelo de questionrio com pesquisa de opinio, como j for a realizado nos anos de 2009, 2011 e 2012. Novamente, como prev todo processo avaliativo, foram realizadas adaptaes e alteraes nos questionrios propostos, sobretudo por meio da absoro de crticas e sugestes da comunidade acadmica advindas dos ciclos predecessores. O processo de Autoavaliao Institucional da UFGD que ora apresentamos iniciou seus trabalhos em setembro de 2013, com a instalao de nova Comisso Prpria de Avaliao e incio da divulgao dos resultados da avaliao realizada no ano anterior. Esta divulgao se deu com a apresentao do Relatrio Final de 2012 a todos os segmentos da comunidade acadmica da UFGD, docentes, tcnicos e discentes, com reunies da comisso nos auditrios das Unidades Acadmicas para a exposio de dados do relatrio final, bem como para contar com a viso e as contribuies dos segmentos em relao ao processo autoavaliativo. Esta programao foi estabelecida com base na disponibilidade de participao de todos os segmentos, sendo realizado nas dependncias da Unidade I (Reitoria e Administrao Central) e Unidade II (cmpus universitrio) e nos perodos matutino e noturno em diferentes dias da semana. Ademais, aps a divulgao dos resultados do ano anterior, a Comisso passou a se empenhar na reformulao dos questionrios apresentados comunidade acadmica, com vistas a adequ-los aos anseios da comunidade sem perder de vista as dimenses a serem avaliadas de acordo com as diretrizes do sistema nacional. Para tanto, subcomisses foram criadas dentro da CPA, em que tcnicos, docentes e discentes elaboraram propostas de reformulao que foram, posteriormente, debatidas pelo conjunto da comisso. Aps essa etapa, novo calendrio de coleta de dados da comunidade foi estabelecido para a elaborao do relatrio referente ao ano de 2013, a ser realizado no semestre letivo de 2013.2, devido ao novo calendrio acadmico institucional, luz, ainda, do trabalho de reajuste e reposio das atividades prejudicadas pela greve de 2012.

Este formato realizado na UFGD expressa, de modo eloquente, o amplo esforo da Instituio para acatar o que estabelece o SINAES, e principalmente, conhecer a sua prpria realidade pelo olhar de seus alunos, professores, tcnicos administrativos, ps-graduandos, egressos e sociedade civil. Este relatrio no um documento final, representa apenas uma das etapas com a qual a UFGD pretende estabelecer com a comunidade acadmica, INEP/MEC, direo e a sociedade o compromisso de aperfeioamento da Instituio como um todo, no momento em que a Universidade, mediante sua autoavaliao, conhece e reconhece suas fragilidades e suas potencialidades, sob o olhar e a participao de toda a comunidade interna. Nesse contexto, a autoavaliao complementa todos os esforos da Instituio para construir uma cultura de avaliao seja de cursos, de desempenho institucional, de estudantes o que possibilita rever sua misso, seus propsitos, suas estratgias, seus valores e as aes de ensino, pesquisa e extenso, mediante os conhecimentos gerados e externados nesse documento. A autoavaliao busca o aumento permanente da eficcia institucional e da efetividade acadmica e, especialmente, a promoo do aprofundamento dos compromissos e das responsabilidades sociais da Universidade, por meio da valorizao de sua misso pblica, da promoo dos valores democrticos, do respeito diferena e diversidade, da afirmao da autonomia e da identidade institucional, com a participao e o envolvimento de toda a comunidade acadmica, alm do apoio da gesto da UFGD. Assim, so objetivos propostos: Identificar a satisfao da comunidade interna, acadmicos, tcnicos administrativos e docentes, quanto ao atendimento de suas expectativas, nas diretrizes SINAES; Impulsionar um processo permanente de autocrtica que alimente o planejamento e a gesto institucional democrtica; Reforar o compromisso com a excelncia do saber e o desenvolvimento cientfico, tecnolgico e social. Alm de apresentar a satisfao e a avaliao da comunidade acadmica, que foram coletadas por meio de instrumento de avaliao prprio, este documento tambm apresenta as sugestes, crticas e recomendaes apontadas pela Comisso Prpria de Avaliao, como forma de contribuir para o desenvolvimento da UFGD.

CONSIDERAES SOBRE A CPA

Desde sua criao, em 2008, e incio dos trabalhos, no incio de 2009, a CPA vem trabalhando para a consolidao da autoavaliao na UFGD. Desde o incio a Comisso contou com 13 membros em sua composio, sendo 6 docentes, 4 tcnicos, 2 discentes, e 1 representante externo. No entanto, nos ltimos anos, notou-se uma baixa participao, principalmente, dos alunos no processo avaliativo. Vrios fatores podem ter contribudo para isto, como por exemplo, o perodo de disponibilizao dos questionrios, divulgao ineficiente do processo de avaliao, metodologia utilizada, formato dos questionrios, etc. Um dos efeitos da ltima avaliao, referente ao ano de 2012 e realizada no incio de 2013, foi a discusso em relao constituio da prpria Comisso, pois o corpo docente era representado por apenas seis professores. Como existem onze Unidades Acadmicas na UFGD, praticamente metade destas no contavam com representao na CPA. Aps vrias reunies envolvendo a Pr-Reitoria de Avaliao e Planejamento, a Coordenadoria de Planejamento e a prpria CPA, chegou-se a concluso que seria necessrio alterar a constituio da Comisso, para que todas as unidades acadmicas fossem representadas na CPA. No entanto, preciso respeitar o Art. 7, 2, inciso I, da Portaria 2.051/2004...

[...] necessria participao de todos os segmentos da comunidade acadmica (docente, discente e tcnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada, ficando vedada existncia de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados. [...]

Dessa forma, foi necessrio alterar tambm a quantidade de representantes dos servidores tcnico-administrativos e dos discentes. Assim, mantendo apenas um representante externo, a composio da CPA ficou distribuda da seguinte forma: - 11 (onze) representantes docentes um por Unidade Acadmica; - 08 (oito) representantes dos servidores tcnico-administrativos; - 04 (quatro) representantes discentes 02 (dois) da graduao e 02 (dois) da psgraduao; - 01 (um) representante da sociedade civil indicado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS. Outro ponto a ser destacado nesse ano de 2013, foi que a CPA apresentou junto Pr-

Reitoria de Avaliao e Planejamento, a demanda de confeco de um folder para divulgao da avaliao institucional, da prpria CPA e dos principais resultados da Autoavaliao 2012. Aprovada a demanda, foram confeccionados 6.000 folderes, para distribuio a toda comunidade acadmica.

METODOLOGIA

Em 2013, a Comisso Prpria de Avaliao (CPA) da UFGD continuou seguindo as recomendaes do SINAES, e, tanto os dados coletados no processo de autoavaliao institucional como o tratamento dos mesmos, possuem carter quantitativo e qualitativo. Os instrumentos de coleta utilizados, se basearam em questionrios com perguntas fechadas e uma pergunta aberta. Com a nova composio da CPA, mais abrangente, foi possvel realizar uma divulgao e uma sensibilizao mais ampla, em todas as unidades acadmicas e administrativas. Todos os membros foram envolvidos nesse trabalho de divulgao, seja realizando-o em seu setor de trabalho, seja em sala de aula e nas unidades acadmicas. Paralelamente, foram utilizados outros meios de comunicao disponibilizados pela instituio, com apoio tcnico da Assessoria de Comunicao Social (ACS) da UFGD e da Coordenadoria de Informtica COIN, por meio da divulgao de campanha de sensibilizao autoavaliao atravs de chamada na pgina institucional da UFGD, alm do j consolidado espao da CPA no site da UFGD, que permite comunidade acadmica a identificao com a avaliao institucional, com a histria e constituio da CPA e com os trabalhos realizados pela Comisso desde sua criao. Cada docente, membro da CPA, ficou responsvel pela divulgao junto ao Diretor e aos Coordenadores de cursos de sua Unidade Acadmica, da importncia da avaliao institucional e da participao de todos os segmentos no processo. Alguns membros tambm compartilharam em seu perfil nas redes sociais, as informaes referentes ao perodo e a forma que se poderia participar da autoavaliao.

DIMENSES A SEREM AVALIADAS

Foram avaliadas, prioritariamente, trs dimenses apresentadas no Roteiro de

Autoavaliao Institucional 2004, do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES), conforme seguem: Dimenso 1 - A misso e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Identifica o projeto e / ou misso institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocao e insero regional e / ou nacional. Dimenso 2 - Polticas para o ensino, a pesquisa e a extenso. Explicita as polticas de formao acadmico-cientfica, profissional e cidad; de construo e disseminao do conhecimento; de articulao interna, que favorece a iniciao cientfica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extenso. Dimenso 3 - Responsabilidade social da instituio Contempla o compromisso social da instituio na qualidade de portadora da educao como bem pblico e expresso da sociedade democrtica e pluricultural, de respeito pela diferena e de solidariedade, independentemente da configurao jurdica da IES. Dimenso 4 - Comunicao com a sociedade Identifica as formas de aproximao efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida acadmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condies de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informaes que detm. Dimenso 5 - Polticas de pessoal Explicita as polticas e os programas de formao, aperfeioamento e capacitao do pessoal docente e tcnico-administrativo, associando-os a planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a ser desenvolvidas e a condies objetivas de trabalho. Dimenso 6 - Organizao e gesto da instituio Avalia os meios de gesto para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gesto democrtica, em especial nos rgos colegiados, as relaes de poder entre estruturas acadmicas e administrativas e a participao nas polticas de desenvolvimento e expanso institucional. Dimenso 7 - Infraestrutura fsica Analisa a infraestrutura da instituio, relacionando-a as atividades acadmicas de formao, de produo e disseminao de conhecimentos e s finalidades prprias da IES.

Dimenso 8 - Planejamento e avaliao Considera o planejamento e a avaliao como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partcipes do processo de gesto da educao superior. Esta dimenso est na confluncia da avaliao como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balano de fragilidades, potencialidades e vocao institucional. Dimenso 9 - Polticas de atendimento aos estudantes Analisa as formas com que os estudantes esto sendo integrados vida acadmica e os programas por meio dos quais a IES busca atender aos princpios inerentes qualidade de vida estudantil. Dimenso 10 - Sustentabilidade financeira Avalia a capacidade de gesto e administrao do oramento e as polticas e estratgias de gesto acadmica com vistas eficcia na utilizao e na obteno dos recursos financeiros necessrios ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

COLETA DE DADOS DA AUTOAVALIAO INSTITUCIONAL

Os esforos da divulgao da autoavaliao e da sensibilizao da comunidade acadmica foram, em parte, retribudos com o aumento da participao, principalmente dos alunos, no processo avaliativo deste ano. Comparando-se os nmeros da participao da comunidade acadmica no processo de autoavaliao institucional, dos anos de 2012 e 2013, verifica-se um acrscimo, com destaque para o segmento discente, que teve mais de 100% de aumento. Apenas o segmento dos tcnicos administrativos apresentou reduo de participao no processo.

Ano Segmento 2012 Avaliaes Matrculas Discente Docente '(cnico 2 1#% 1$% 00 3%$ 322 % Participao !"#% !2" % $"&% 2013 Avaliaes Matrculas $# 22! 23& %! !&$ !$% % Participao 10" % !#"%% !$" % 12 "%% 10"!% )1&"!% Evoluo

PERFIL DOS AVALIADORES

ALUNOS:

Sexo
Masculino 304 52%

Ano de ingresso na UFGD


2013 115 20% Antes de 2010 60 10% 2010 121 21%

2012 143 24%

Feminino 282 48%

2011 147 25%

$ardo(a)%Mulato( a) 146 25% #egro(a) 41 7% !nd"gena ou de origem ind"gena 2 0%

Como voc se considera?


Amarelo(a) - (de origem oriental) 26 5%

ranco(a) 371 63%

Local de Origem
&ourados 20' 36% (utro estado da )edera*+o 137 23%

(utro ,a"s (estrangeiro) 3 1%

(utro munic",io do M237 40%

Quanto atividade remunerada


./erce ati0idade remunerada com 0"nculo em,regat"cio em em,resa ,ri0ada ./erce ati0idade remunerada em institui*+o ,12lica ./erce ati0idade remunerada sem 0"nculo em,regat"cio (est3gios) ./erce ati0idade remunerada4 sem 0"nculo em,regat"cio (Aut5nomo ou ,ro)issional li2eral) #+o e/erce nen6uma ati0idade remunerada
54 '% 74 13% 77 13% 1' 3%

362 62%

Administra*+o

Partici a!"o dos alunos# or curso# em rela!"o ao taman$o da amostra

Agronomia Artes 78nicas iotecnologia 79 iol:gicas 79 7ont32eis

4% 3% 4% 3% 7%

4%

4%

3%

5%

4%

79 -ociais

1% 2% 7% 2% 3% 4%

&ireito .conomia .duca*+o F"sica .9 Agr"cola .9 de Alimentos .9 de .nergia .9 de $rodu*+o ;eogra)ia ;est+o Am2iental <ist:ria =etras

5% 2% 4% 3% 1% 3% 5% 4% 3% 7%

4%

Matem3tica Medicina #utri*+o $edagogia $sicologia >u"mica ?el9 !nternacionais -ist9 de !n)orma*+o @ootecnia

Ao se analisar a participao dos alunos levando-se em conta o nmero de matriculados, por Curso, e por Faculdade, temos a seguinte distribuio:

*ni+a+e Aca+,mica 2A-E 2-A 2A-A3E 2-4A 2-4A 2A-E 2-8 2AD9: 2A-E 2AED 2-A 2AE< 2AE< 2AE< 2-8 2-4A 2-8 2A-A3E 2A-E' 2-S 2-S 2AED 2-8 2A-E' 2AD9: 2A-E' 2-A 'otal =eral

-urso A+ministrao Agronomia Artes -,nicas 4iotecnologia -i,ncias 4iol5gicas -i,ncias -ont67eis -i,ncias Sociais Direito Economia E+ucao 2sica Engen;aria Agrcola Engen;aria +e Alimentos Engen;aria +e Energia Engen;aria +e Pro+uo =eogra>ia =esto Am7iental 8ist5ria 3etras Matem6tica Me+icina <utrio Pe+agogia Psicologia ?umica :elaes 9nternacionais Sistemas +e 9n>ormao @ootecnia 'otal =eral

Alunos .ue participaram +a Autovaliao 1 2% 2! $ 10 !0 10 1& 22 23 !1 1 2 31 20 & 20 23 % 30 3% 1 23 1% 2! 2! 23 $#

Alunos matricula+os no curso em 2013 23 2$1 13! 1$2 21& 2%% 1!# 2# 1%! 1$% 2!3 1$& 1$% 210 231 1%3 1 3 231 11# 30! 22! 1&% 2&3 1#2 200 1$& 1&0 %!

/Participantes 0 Matricula+os1 % #"!% 10"3% 1&"%% !"!% !"#% 13"!% #"$% #"!% 11"3% 12"2% 1#"%% $"0% 13"2% 1!"$% $"&% 3"#% 13"1% 10"0% &"$% %"%% 1&"!% $"!% $"!% 11"&% 12"0% 12"$% 13" % 10" %

*ni+a+e Aca+,mica 2-S 2A-A3E 2A-E 2A-E' 2AD9: 2AED 2AE< 2-A 2-4A 2-8 'otal =eral

Alunos .ue Participaram +a Autoavaliao #% !& && 2 !1 3$ &1 %3 2 &3 $#

Alunos Matricula+os no curso em 2013 2$ 3# &2$ !# !# 3#$ $# #%! %2 $03 %!

/Participantes 0 Matricula+os1 ) % por 2acul+a+e 13"1% 12"%% 10"#% 11"2% $"$% 10"3% 12"1% 13"!% !"2% %"1% 10" %

DOCENTES:

Sexo
Feminino '8 44%

Ano de %ngresso na UFGD s&


2011 23 10% 2012 8 4% 2010 27 12%

Masculino 126 56%

2013 57 25%

Antes de 2010 10' 4'%

Categoria Funcional na UFGD


(utros 3 1% -u2stituto 6 3% .m est3gio ,ro2at:rio 42 1'% Aisitante 0 0% .)eti0o 173 77%

'egime de (ra)al$o na UFGD


40 6oras 10 4% &edica*+o ./clusi0a 210 '4% 20 6oras 4 2%

*aior (itula!"o
Mestrado 50 22% &outorado 124 56%

.s,ecialiBa*+o 4 2%

;radua*+o

3 1% $:s-doutorado 43 1'%

Local de Origem
(utro munic",io do M27 12% &ourados 2' 13% (utro ,a"s (estrangeiro) 8 4% (utro estado da )edera*+o 160 71%

Partici a!"o dos docentes# or +aculdade# em rela!"o ao taman$o da amostra


F7A 13% FA.# '% F7 A 10% F7< 21%

FA.& 7% FA&!? 5% FA7A=. 7%

FA!#& 1% .A&%$?(;?A& 1% F76%

FA7.C '%

FA7. 11%

*ni+a+e Aca+,mica 2A-A3E 2A-E 2A-E' 2AD9: 2AED 2AE< 2A9<D 2-A 2-4A 2-8 2-S 'A'A3

Docentes .ue participaram +a autoavaliao 1# 2 20 11 1# 20 2 30 22 !# 13 221

Docentes lota+os na *ni+a+e Aca+,mica 3$ 3# #% 2% 3! 3# 1# 3 !# # # !&$

% +e Participao !2% #%% 2%% 3$% !&% #% 13% &% !$% &1% 23% !#%

TCNICOS ADMINISTRATIVOS: Sexo Ano de %ngresso na UFGD

Feminino 117 4'%

2011 15 6% 2012 3' 16%

2010 61 26%

Masculino 120 51%

2013 37 16%

Antes de 2010 85 36%

Classi+ica!"o do cargo , (-cnicos Administrativos


7lasse . 102 43% 7lasse A 3 1% 7lasse 0 0%

7lasse & 121 51%

7lasse 7 11 5%

.scolaridade , (-cnicos Administrativos

;raduado 54 23% #"0el Fundamental 0 0%


#"0el MDdio%CDcnico 38 16%

.s,ecialista 110 46%

Mestre ou &outor 35 15%

Local de Origem
(utro munic",io do M66 28% (utro estado da )edera*+o 58 24%

&ourados 113 48%

(utro ,a"s (estrangeiro) 0 0%

Plano de Desenvolvimento Institucional e Poltica Institucional

Conforme descrito na pgina virtual da UFGD...

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um perodo de 5 anos (2013-2017), o documento que identifica a Instituio de Ensino Superior no que diz respeito sua filosofia de trabalho, misso a que se prope, s diretrizes pedaggicas que orientam suas aes, sua estrutura organizacional e s atividades acadmicas que desenvolve ou que pretende desenvolver. Ou seja, um instrumento do planejamento institucional. Ele se presta formulao coletiva de objetivos e diretrizes claros. Ele necessrio para garantir empenho e perseverana na construo desses objetivos. Sabemos que a construo de uma dada realidade requer, primeiro, a deciso de constru-la e, segundo, a persistncia na construo. O PDI o escalonamento, num dado tempo, de aes que conduzam consolidao da realidade desejada.

O Plano de Desenvolvimento Institucional PDI da UFGD (2013-2017) est organizado em cinco eixos, quais sejam: - Ensino Pblico, Gratuito e de Qualidade; - Informao, Informatizao e Transparncia; - Desenvolvimento Social, Inovao e Incluso; - Mobilidade e Internacionalizao Acadmica; - Sustentabilidade e Eficincia dos Gastos Pblicos. A Comisso Prpria de Avaliao inseriu no instrumento de autoavaliao institucional, algumas questes para conhecer a avaliao da comunidade acadmica (docentes, discentes e tcnicos administrativos) em relao aos esforos da UFGD em tornar conhecido seu PDI, sua misso e suas prticas pedaggicas.

Percepes da Comunidade Acadmica:

Avalia!"o do Plano de Desenvolvimento %nstitucional /PD%0 da UFGD /divulga!"o# im lanta!"o# ro1etos# a!2es e cum rimento
#0% 0% !0% 30% 20% 10% 0% EBcelente 4om :egular Docentes :uim '(cC A+ministrativo P(ssimo <o se aplica 1 % % !% &% 1% 1% !% 22% 2#% 10% !% 1%

Avalia!"o da divulga!"o do Plano de Desenvolvimento %nstitucional /PD%0 aos alunos&


?egular 33% ?uim 13%

$Dssimo 5% #+o se a,lica '%

om 35%

./celente 5%

Avalia!"o dos es+or!os e das ol3ticas# da UFGD# no atendimento s necessidades e realidade local e regional# con+orme sua miss"o# esta)elecida no PD% , ALU4OS
?egular 36% ?uim '% $Dssimo 4% #+o se a,lica '%

om 37%

./celente 5%

Avalia!"o do incentivo da UFGD artici a!"o nos 5rg"os colegiados

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 11% 10% 16% 35% 24% 4%

&ocentes 3% 3% 6% 21% 48% 21%

CDc9 Adm 8% 4% 14% 33% 36% 4%

Polticas de pessoal, plano de carreira e Progresso funcional

Quanto aos servidores, os esforos em favor da contratao de docente, tanto em termos de quantidade como no que tange qualidade, tm sido exitosos para a maior parte dos concursos abertos. A maioria dos contratados so doutores ou mestres, o que permitiu UFGD crescer rapidamente em todos os setores de sua atividade acadmica e j ser reconhecida em Mato Grosso do Sul por sua alta taxa de contribuio aos conhecimentos cientfico, tecnolgico e cultural. Quanto ao tcnico-administrativo, alm de xito na contratao de pessoal qualificado, a UFGD investe na capacitao e qualificao. Semelhante situao dos

docentes, foi criado o Quadro de Referncia de Tcnicos Administrativos com objetivo similar ao banco de professores. O reduzido nmero de tcnico-administrativos , sem dvida, o principal ponto de estrangulamento da UFGD e se no for solucionado, poder se constituir em obstculo para desenvolvimento da Instituio. O Plano de Carreira dos Docentes e dos Tcnico-Administrativos estabelece os critrios para progresso funcional e de padro de vencimentos dos servidores. Aqui busca-se conhecer o pensamento, tanto dos docents quanto dos tcnicoadministativos, relacionados s polticas de pessoal da Universidade e ao plano de carreira.

Percepes da Comunidade Acadmica:

Avalia!"o das a!2es institucionais de assistncia e aten!"o aos servidores da UFGD&

Avalia!"o do Plano Plurianual de Ca acita!"o dos Docentes adotado ela UFGD&


?egular 22% ?uim 5% $Dssimo 1% #+o se a,lica 7% om 51% ./celent e 14%

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

&ocentes 11% 6% 6% 2'% 40% 8%

CDc9 Adm 4% 3% 11% 38% 35% '%

Avalia!"o da 6uantidade de servidores existentes na UFGD ara o atendimento das demandas institucionais# inclusive em seu setor , (7C4%COS
?uim 2'% ?egular 38% $Dssimo 15% #+o se a,lica 0% om 17% ./celente 1%

Avalia!"o dos crit-rios adotados ela UFGD ara a rogress"o +uncional con+orme esta)elecido no Plano de Carreira dos Docentes das Universidades Federais& #+o se a,lica ./celente 5% '% $Dssimo 4% ?uim 5% ?egular 27% om 50%

Avalia!"o dos crit-rios ara rogress"o +uncional esta)elecidos no Plano de Carreira dos t-cnico,administrativos nas Universidades Federais
?egular 30% ?uim 10% $Dssimo 3%

#+o se a,lica 3% om 46% ./celente 8%

Ensino, Pesquisa e Extenso

Qual seu grau de con$ecimento em rela!"o ao Pro1eto Pedag5gico do/s0 Curso/s0 em 6ue voc atua , (7C4%COS
$Dssimo 2% ?uim 5% ?egular 20% #+o se a,lica 42% ./celente 3% om 28%

Avalia!"o da ol3tica da UFGD de incentivo extens"o universit8ria em atendimento sua miss"o , DOC.4(.S
?egular 17% ?uim 3% $Dssimo 1% #+o se a,lica 1% om 53% ./celente 25%

Avalia!"o do er+il dos egressos / ro+issionais +ormados0 da UFGD# ro osto no PPC# ara o atendimento das demandas locais e regionais , DOC.4(.S
?egular 22% om 60% $Dssimo 0% ./celente 11% #+o se a,lica 4% ?uim 3%

Con$ecimento a res eito das a!2es de extens"o universit8ria da UFGD , (7C4%COS&


?uim 8% ?egular 24% $Dssimo 1% #+o se a,lica 16%

om 45%

./celente 6%

Avalia!"o do a oio +inanceiro da UFGD# via Faculdade# s es6uisas cient3+icas /investimentos ara o seus desenvolvimento e incentivo e a oio +inanceiro ara a resenta!"o de tra)al$os em eventos nacionais e internacionais0 , DOC.4(.S ?egular 35% ?uim 18% $Dssimo '% #+o se a,lica 1%

om 32%

./celente 5%

Avalia!"o da ol3tica da UFGD de incentivo rodu!"o cient3+ica# )em como sua articula!"o com as demais atividades acadmicas , DOC.4(.S
?egular 33% ?uim 13% $Dssimo 4%

om 36%

./celente 13%

#+o se a,lica 1%

Avalia!"o do curr3culo do curso e a organi9a!"o did8tico, edag5gica /m-todos# metodologias# lanos de ensino e de a rendi9agem e avalia!"o da a rendi9agem0# constantes no Pro1eto Pedag5gico do Curso /PPC0& ?egular 32% $Dssimo 4% om 44% ./celente 10% #+o se a,lica 1%

?uim '%

Avalia!"o das ol3ticas e o desenvolvimento de a!2es de extens"o# da UFGD# 6ue atendem a comunidade regional em termos sociais# culturais# da sa:de e outros&
?egular 32% ?uim 7% $Dssimo 2% #+o se a,lica 7%

om 44%

./celente 8%

Avalia!"o das ol3ticas de ensino da UFGD 6ue estimulam a mel$oria do ensino# a interdisci linaridade e as inova!2es did8tico, edag5gicas&
?egular 33% ?uim 13% $Dssimo 4% #+o se a,lica 2% om 41% ./celente 7%

Avalia!"o das r8ticas edag5gicas do curso /transmiss"o de in+orma!2es# rocessos artici ativos e utili9a!"o de recursos did8ticos0 ara constru!"o do seu con$ecimento e sua +orma!"o& ?egular 32% ?uim 12%

$Dssimo 3% #+o se a,lica 1%

om 42%

./celente 10%

Responsabilidade Social

Avalia!"o do atendimento s demandas de acessi)ilidade de ortadores de necessidades es eciais&

Avalia!"o das condi!2es de acesso ara essoas com de+icincias /ram as com inclina!"o ade6uada ou elevadores# instala!2es sanit8rias a ro riadas e vagas es eciais de estacionamento de acordo com as exigncias legais# entre outras0

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 8% 3% 8% 32% 37% 13%

&ocentes 4% 4% 8% 36% 41% 8%

CDc9 Adm 8% 5% 11% 44% 30% 2%

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 3% 3% 8% 28% 42% 16%

&ocentes 1% 4% 8% 34% 42% 10%

CDc9 Adm 7% 5% 11% 43% 31% 3%

Comunicao e Sistemas de Informao

Os avanos em TI, sem dvida, transformaram a vida das pessoas e vm produzindo expressivas mudanas na sociedade. Tais mudanas foram incorporadas ao nosso cotidiano, de modo que no se pode mais imaginar a possibilidade de vivermos sem sistema, sem conexo. Estas mudanas tm produzido muitos benefcios, embora tenham tambm gerado preocupaes diversas. As inovaes em Tecnologias de Informao tm originado novas frentes de trabalho, promovido o crescimento de novos mercados e propiciado aumento do comrcio, sobretudo transnacional e os investimentos internacionais. Mas tambm tem contribudo para a desestabilizao de muitos profissionais. Em relao utilizao dessa tecnologias de informao, buscou-se identificar a avaliao da comunidade acadmica em relao aos meios de comunicao e sistemas de informao utilizados na UFGD.

Percepes da Comunidade Acadmica:

Avalia!"o dos sistemas de in+orma!"o utili9ados na UFGD /Sistema Acadmico# Portal UFGD# email# etc&0 , DOC.4(.S
?uim 30% $Dssimo 21% #+o se a,lica 0% ./celente 1%

?egular 34%

om 14%

Avalia!"o dos meios de comunica!"o da UFGD /comunica!"o interna e com a sociedade em geral# mar;eting# im rensa# etc0 , DOC.4(.S
?egular 34% ?uim '% $Dssimo 5%

#+o se a,lica 1% om 43% ./celente 8%

Avalia!"o das in+orma!2es dos cursos# constantes no site da UFGD# tais como disci linas# cr-ditos# $or8rios de +uncionamento# cor o docente# administra!"o# dentre outros , ALU4OS
?uim 15% ?egular 31%

$Dssimo 10%

#+o se a,lica 1% om 36% ./celente 7%

Avalia!"o dos meios de comunica!"o utili9ados ela UFGD ara divulgar suas a!2es 1unto comunidade acadmica

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 1% 5% 10% 33% 43% 8%

CDcnicos 0% 2% 8% 2'% 54% 7%

Avalia!"o da divulga!"o e a dis oni)ilidade dos rocedimentos institucionais da UFGD /estatutos# regimentos# organogramas# regulamentos internos# normas acadmicas e outros0& ?uim 15% ?egular 38% $Dssimo 7% #+o se a,lica 3% ./celente 3%

om 34%

Avalia!"o da divulga!"o das modalidades de ingresso na UFGD /vesti)ular# trans+erncia volunt8ria e a roveitamento de estudos de curso su erior0 , ALU4OS ?egular 24% om 52% $Dssimo 2% #+o se a,lica 2% ./celente 14%

?uim 6%

Relaes Institucionais e Interpessoais Considerando o setor em 6ue voc tra)al$a# avalie< (7C4%COS
&0% #0% 0% !0% 30% 20% 10% 0%
A relacionamento com a c;e>ia ime+iata A relacionamento com os +emais colegas A con;ecimento +as ativi+a+es >ins +o setor A a+e.uao +e sua >ormao pro>issional ao eBerccio +e seu tra7al;oC As con+ies gerais +e in>raestrutura >sica e conservao As materiais Permanentes +isponveis

EBcelente

4om

:egular

:uim

P(ssimo

<o se aplica

Avalia!"o das condi!2es de tra)al$o na UFGD , DOC.4(.S


&0% #0% 0% !0% 30% 20% 10% 0% #2% % 3&% 3$% 1&% 1$% 2% 1% 0%
:elacionamento com as -oor+enaes +e -urso e Direo

1&%

20% % 3% 0% % 11% $% 0%
:ecursos materiais e tecnol5gicos +isponveis

A+e.uao +e sua >ormao pro>issional ao eBerccio +e seu tra7al;o

EBcelente

4om

:egular

:uim

P(ssimo

<o se aplica

Infraestrutura fsica

Quanto sua estrutura fsica, a UFGD, desde sua implantao, vem trabalhando para colocar disposio da comunidade os recursos necessrios ao bom desempenho das atividades acadmicas. o caso de Bibliotecas, na Unidade 2 e no Hospital Universitrio, Restaurante Universitrio, Quadra Poliesportiva, Piscinas, Auditrios, Centro de Educao Infantil, todos j entregues e disposio da comunidade. Mas tambm outros esto com obras em andamento, como o caso do Centro de Convivncia, na Unidade 2, onde se busca atender as demandas de servios e de convvio da comunidade acadmica: lanchonetes, bancos, posto de atendimento de urgncia, entre outros. Em relao estrutura para as atividades propriamente acadmicas, vinculadas graduao e ps-graduao, conseguiu-se recuperar o imenso passivo que existia antes da criao da UFGD e foram viabilizadas razoveis condies para os cursos criados em 2006. No entanto, que algumas melhorias em infraestrutura ainda so necessrias, mas j se alcanou nveis de qualidade para atender aos propsitos e objetivos institucionais. No que diz respeito aos cursos criados em 2009, todos esto sendo atendidos nas demandas apresentadas por meio dos Projetos Pedaggicos dos Cursos, com todos os prdios de laboratrio licitados, alguns concludos e entregues (Clnica de Psicologia, Laboratrios de Artes Cnicas, Laboratrios de Educao Fsica, Laboratrios de Engenharia de Energia) outros em fase ainda de concluso de construo, como o caso dos prdios de Engenharia Agrcola e Laboratrios Multidisciplinares, alm da construo de dois blocos de faculdades criadas recentemente, a FAIND Faculdade de

Estudos Interculturais, com parte finalizada em complementao, e a FAEN Faculdade de Engenharia, em processo de licitao para finalizao da obra.

Percepes da Comunidade Acadmica: Avalia!"o das condi!2es da =i)lioteca da UFGD# em rela!"o aos seguintes as ectos , ALU4OS

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

>uantidade e a Eualidade de eEui,amentos (,ontos de consulta) 1% 4% 13% 35% 38% '%

(rganiBa*+o e acesso ao acer0o (in)ormatiBa*+o)9 1% 3% 8% 28% 48% 12%

>uantidade e adeEua*+o do acer0o 2i2liogr3)ico e digital9 3% 4% 12% 34% 40% 7%

<or3rio de atendimento9 1% 2% 6% 1'% 58% 15%

Avalia!"o das instala!2es +3sicas e de in+raestrutura , (7C4%COS

=a2orat:rios #+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente 46% 3% 5% 17% 27% 2%

Audit:rios 13% 1% 4% 1'% 57% 7%

?estaurante Fni0ersit3rio 46% 5% 10% 18% 20% 1%

i2lioteca 25% 1% 0% 11% 47% 15%

Avalia!"o da in+raestrutura /su+icincia# ade6ua!"o de es a!o# lim e9a e conserva!"o0 , DOC.4(.S

an6eiros #+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente 0% 11% 13% 26% 41% 8%

-ala de $ro)essor 4% 10% 13% 28% 33% 11%

-alas de aula 0% 2% 3% 33% 52% 11%

Audit:rios 1% 1% 7% 26% 54% 12%

i2lioteca 2% 2% 1% 20% 56% 042

=a29 de .nsino 7% 4% 13% 2'% 40% 041

=a29 de $esEuisa 17% 8% 12% 28% 28% 041

Avalia!"o da in+raestrutura /su+icincia# ade6ua!"o de es a!o# lim e9a e conserva!"o0 , ALU4OS

-alas de aula #+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente 0% 2% 8% 23% 50% 17%

Audit:rios 2% 2% 4% 21% 52% 21%

=a2orat:rios .s,ec")icos 6% 4% 11% 26% 41% 12%

.s,a*os de 7on0i08ncia 27% 11% 13% 23% 23% 4%

an6eiros 1% 4% 10% 34% 40% 10%

i2lioteca 1% 1% 3% 16% 51% 28%

Avalia!"o dos recursos tecnol5gicos /com utadores e %nternet0 dis oni)ili9ados aos alunos# considerando velocidade# 6uantidade e inova!"o&
?egular 33% ?uim 23% $Dssimo 1'% ./celente 5%

#+o se a,lica 0%

om 20%

Avalia!"o da 6uantidade de la)orat5rios ara atender as necessidades da sua Faculdade em rela!"o aos cursos e 6uantidade de alunos&
?uim 21% $Dssimo 15% #+o se a,lica 2% om 25% ./celente 5%

?egular 32%

Avalia!"o do es a!o e seguran!a dos estacionamentos de ve3culos nas de endncias da UFGD&

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 8% 7% 15% 37% 2'% 4%

&ocentes 1% 13% 22% 36% 26% 1%

CDcnicos 8% 18% 1'% 35% 1'% 1%

Poltica de Atendimento aos Estudantes e Responsabilidade Social Esta dimenso tem como objetivo o relato e a avaliao dos esforos, das polticas, das estratgias, das potencialidades e fragilidades do atendimento ao estudante nos itens de polticas de assistncia estudantil, de Pesquisa, de extenso e formao curricular na UFGD. O Restaurante Universitrio (RU) um espao que visa consolidar a

poltica de atendimento comunidade acadmica da UFGD, no que diz respeito ao

Sistema de alimentao, consolidando com sua poltica de pessoal. O RU o local de produo de refeies, mas tambm de relacionamentos, conhecimentos, pesquisa ensino, onde alunos e professores se integram. A COAE/UFGD est sempre atenta qualidade das refeies e do atendimento sua comunidade, para possibilitar aos mesmos uma refeio balanceada, com qualidade, higiene e de valor acessvel. O atual Restaurante Universitrio terceirizado, visa atender s necessidades de refeies dos discentes, docentes e corpo tcnico-administrativo. Est localizado na Unidade II da UFGD, com capacidade atual para servir mais de 2.000 refeies/dia a preos acessveis. Para os alunos de baixa renda, disponibilizado o AuxlioAlimentao custeado pela UFGD. Visando a inovao e maior capacidade de atendimento sua comunidade acadmica, foi inaugurado em 2011 novo prdio, com capacidade de atendimento simultneo de 350 pessoas. As instalaes foram projetadas de forma a proporcionar melhor comodidade, espao, convivncia, localizao e qualidade no atendimento e das refeies. e

Percepes da Comunidade Acadmica:

Avalia!"o dos mecanismos de a oio acadmico# assistncia e orienta!"o ara os alunos 6ue a resentam di+iculdades acadmicas e essoais&
?egular 36% ?uim 12% $Dssimo 5% #+o se a,lica 8% om 34% ./celente 5%

Avalia!"o do 'estaurante Universit8rio , ALU4OS

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

>uantidade ser0ida 10% 8% '% 28% 37% 8%

>ualidade da re)ei*+o 10% 18% 1'% 33% 18% 2%

$re*o da re)ei*+o '% '% 10% 25% 33% 13%

Cem,o mDdio de es,era 10% 14% 17% 2'% 26% 4%

Aariedade do card3,io 11% 17% 18% 31% 20% 3%

Avalia!"o do 'estaurante Universit8rio , (7C4%COS

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

>uantidade ser0ida 51% 7% 5% 16% 18% 3%

>ualidade da re)ei*+o 51% '% 8% 1'% 12% 1%

$re*o da re)ei*+o 50% 5% 5% 18% 20% 2%

Cem,o mDdio de es,era 51% 8% '% 20% 10% 1%

Aariedade do card3,io 51% 5% 13% 1'% 11% 0%

Avalia!"o do 'estaurante Universit8rio , DOC.4(.S

>uantidad e ser0ida #+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente 38% 4% 7% 1'% 27% 5%

>ualidade da re)ei*+o 36% 8% 13% 24% 18% 0%

$re*o da re)ei*+o 34% 4% 7% 21% 30% 3%

Cem,o mDdio de es,era 37% 4% '% 25% 23% 1%

?ela*+o G 0ariedade do card3,io 38% 5% 10% 31% 15% 1%

Avalia!"o dos incentivos e aux3lios +inanceiros da UFGD aos alunos# ara a resenta!"o de tra)al$os cient3+icos em eventos nacionais e internacionais&
?uim 11% ?egular 2'% $Dssimo 7% #+o se a,lica 13% om 33% ./celente 7%

Poltica Ambiental

A Poltica Ambiental da UFGD foi aprovada para ser implementada por meio de um Plano de Gesto Ambiental, de carter executivo, contendo: Programa de Conservao Ambiental e Consumo Consciente; Programa de Comunicao e Educao Ambiental; Programa de Gerenciamento de Resduos; Programa de Eficincia Energtica; Programa de Urbanizao e Ocupao.

A partir dela, a UFGD precisa estruturar-se. Para tal, foi criada Diviso especfica para tratar da gesto ambiental e estratgica a sua viabilizao, sobretudo com a composio de profissionais servidores com competncia para dar vazo s demandas. muito importante o desenvolvimento de atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extenso e cultura, orientadas pela Poltica Ambiental, com base em princpios de sustentabilidade, visando a conservao ambiental e o consumo consciente, a educao ambiental, a efetiva gesto de resduos, a busca pela eficincia energtica e a ocupao racional do campus.

Percepes da Comunidade Acadmica:

Avalia!"o do controle de res3duos# reciclagem de materiais# ar)ori9a!"o&

Avalia!"o dos rogramas de orienta!"o de uso dos recursos naturais# 8gua# energia el-trica

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 8% '% 10% 30% 38% 6%

&ocentes '% 13% 18% 32% 27% 2%

CDcnicos 16% 10% 14% 32% 26% 1%

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 15% 10% 18% 30% 23% 4%

&ocentes 13% 16% 20% 30% 20% 0%

CDcnicos 18% 14% 1'% 30% 17% 1%

Prestao de Servios

Percepes da Comunidade Acadmica:

Avalia!"o da in+raestrutura de sa:de existente na UFGD&

Avalia!"o das condi!2es gerais da in+raestrutura de seguran!a existente na UFGD&

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 25% 34% 17% 16% 7% 1%

&ocentes 18% 28% 20% 25% '% 0%

CDcnicos 22% 26% 20% 20% 11% 2%

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 2% 3% 7% 34% 45% '%

&ocentes 2% 8% 11% 33% 3'% 7%

CDcnicos 4% 4% 13% 42% 34% 3%

Avalia!"o do atendimento e resta!"o de servi!os ALU4OS

i2lioteca #+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente 1% 2% 5% 22% 53% 17%

.-A! 38% 1% 2% 17% 36% 6%

$?(A. 16% 3% 8% 25% 41% 8%

(u0idoria 35% 2% 5% 28% 26% 4%

Hero/ 4% 13% 14% 25% 34% 10%

-ecretaria Acad8mica 3% 3% 8% 31% 46% 041

7oordena*+ o de 7urso 1% 8% 8% 23% 44% 042

Avalia!"o do atendimento e resta!"o de servi!os DOC.4(.S

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

$?(;.-$ 4% 1% 4% 14% 60% 17%

$?(A$ 25% 5% 4% 20% 38% 8%

$?(.H 15% 1% 1% 13% 47% 23%

$?(;?A& 7% 1% 5% 13% 53% 20%

$?($$ 11% 0% 1% 11% 55% 21%

$?A& 21% 4% 6% 20% 42% 8%

$?(A. 2'% 0% 3% 17% 42% '%

Avalia!"o do atendimento e resta!"o de servi!os (7C4%COS

$?(;.-$ #+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente 1% 3% 4% 1'% 53% 20%

$?(A. 35% 1% 2% 13% 40% '%

$?(.H 32% 1% 0% 4% 48% 14%

$?(A$ 28% 1% 4% 12% 46% 8%

$?A& 21% 1% 6% 18% 45% 10%

$?($$ 2'% 0% 0% 7% 53% 10%

$?(;?A & 27% 0% 3% '% 4'% 13%

7(-.; 16% 2% 6% 22% 47% 8%

7(!# 3% 10% 14% 32% 38% 3%

Avalia!"o do atendimento e resta!"o de servi!os DOC.4(.S

7oorden9 de 7urso #+o se a,lica 0% $Dssimo 1% ?uim 2% ?egular 17% om 62% ./celente 18%

&ire*+o da Faculdade 0% 0% 1% 13% 61% 24%

7(!# 3% 18% 18% 2'% 2'% 2%

.-A! 42% 0% 1% 10% 3'% 8%

?eitoria 12% 0% 2% 15% 55% 16%

Avalia!"o do trans orte :)lico coletivo dis on3vel ara deslocamento ao cam us da UFGD&

#+o se a,lica $Dssimo ?uim ?egular om ./celente

Alunos 8% 58% 21% 11% 2% 1%

&ocentes 15% 36% 25% 18% 5% 0%

CDcnicos 27% 27% 1'% 17% 8% 2%

RECOMENDAES DA COMISSO PRPRIA DE AVALIAO

Todo processo de avaliao, independente da estrutura da Instituio, consiste em um processo de aprendizagem para todos os membros da comisso de avaliao ou da prpria Instituio. Na UFGD, essa realidade no diferente, pois a autoavaliao tem possibilitado o crescimento e o aprendizado de todos quando se avalia as dificuldades e as potencialidades da Instituio em se autoavaliar. O trabalho da CPA visa alimentar as discusses mais amplas de autoavaliao j estabelecidas pela administrao central da UFGD. Dessa forma, junta-se aos trabalhos rotineiros da PrReitoria de Avaliao e Planejamento (PROAP), aos relatrios anuais de Gesto, apresentados por todos os setores, s atividades da Auditoria Interna e do Conselho de Curadores, bem como s aes independentes de acompanhamento dos representantes de tcnicos, discentes e docents no conselhos representativos, bem como s atividades de cobrana dos sindicatos de tcnicos e docentes (SISTA e ADUF) e Diretrio Central dos Estudantes (DCE). A seguir, registra-se, portanto, nossa contribuio com as sugestes para a melhoria do processo de autoavaliao da UFGD: 1 - Criar uma rotina de Avaliao Institucional onde se possa congregar os dados de todas as avaliaes que a Instituio participa (avaliao externa, interna, de cursos e ENADE) com maior aproximao desta com a comunidade acadmica, se possvel, atravs da criao de uma Coordenadoria de Avaliao Institucional; 2 - Estimular o maior compromisso das unidades acadmicas com os trabalhos da CPA, desenvolvendo-se aes de autoavaliao junto aos cursos de graduao; 3 - Estabelecer uma cultura de avaliao como forma de construo de saberes e que, ao mesmo tempo, no traga em seu bojo a idia de envio de um documento ao INEP como a razo maior; 4 - Que a CPA estabelea um planejamento que permita que a realizao da autoavaliao possa transcorrer com tranqilidade e dentro do tempo hbil para reviso do que foi trabalhado e colhido; 5- A manuteno da utilizao do relatrio da autoavaliao seja adotada como instrumento de gesto pela reitoria; 6 - A manuteno da utilizao do relatrio da autoavaliao como instrumento para o planejamento institucional; 7 - O aprimoramento do sistema de avaliao na Instituio, sobretudo atravs da implementao de um sistema informatizado especfico para tal fim;

8 - O incentivo e o estmulo constante da comunidade acadmica no processo da autoavaliao; 9 - Aplicao dos saberes e conhecimentos obtidos na autoavaliao como forma de eliminar os reduzir as fragilidades identificadas; 10 - Estabelecer formas e caminhos para responder comunidade acadmica sobre as fragilidades identificadas. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004. Braslia: Governo Federal, 2004. Disponvel em: http://www.inep.gov.br/download/superior/2004/Legislacao/LEI_ n10861_14_4_04_SINAES.doc. Acesso em: 24 de maio de 2007. CONAES. Diretrizes para a avaliao das Instituies de Ensino Superior. Braslia: Ministrio da Educao, 2004. verso impressa. MEC. Portaria n 2.051, de 09 de julho de 2004. Braslia: Ministrio da Educao, 2004. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/conaes/arquivos/pdf/portaria_ 2051.pdf. Acesso em: 04 de junho de 2007. SINAES. Roteiro de Auto-Avaliao Institucional: Orientaes Gerais. Braslia: Ministrio da Educao, 2004. verso impressa. UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2008-2012. 2008. Disponvel em: < http://www.ufgd.edu.br/proap/coplan/downloads/pdi-ufgd/view?searchterm=pdi >. Acesso em: 14 de dezembro de 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, Conselho Universitrio. REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais: diretrizes gerais da Universidade Federal da Grande Dourados. Resoluo n 89 COUNI de 01-09-2008. 2008. Disponvel em: < http://www.ufgd.edu.br/reitoria/reuni>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Compilao dos dados da Autoavaliao Institucional UFGD 2009. 2010a. Verso impressa. UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Autoavaliao institucional 2009. 2010b. Disponvel em: < http://www.ufgd.edu.br/cpa/relatorios1>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Autoavaliao institucional 2010. 2011a. Disponvel em: < http://www.ufgd.edu.br/cpa/relatorios1>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Autoavaliao institucional 2011. 2012. Disponvel em: < http://www.ufgd.edu.br/cpa/relatorios1>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Autoavaliao institucional 2012. 2013. Disponvel em: < http://www.ufgd.edu.br/cpa/relatorios1>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. Plano de Ampliao da Universidade Federal da Grande Dourados 2011-2020. 2011b. 42 pag., verso impressa.

Anda mungkin juga menyukai