Anda di halaman 1dari 3

30/4/2014

Adolescente rebelde Como educar

Adolescente rebelde Como educar

Entrevista cedida pelo psiclogo Victor Dalla Nora para o site Ns Mulheres

Como educar um adolescente rebelde

Filho quer aumento de mesada - o que fazer


Psiclogo: A mesada serve para que as crianas aprendam a dar valor ao dinheiro. Mas antes uma pergunta: qual o valor que voc d ao dinheiro, como o encara? Claro, importante que a mesada seja proporcional ao padro de vida que leva, aos preos exercidos nos locais que a criana frequenta. Entretanto, nem sempre possvel ceder a mesma quantia mensalmente ou arcar com os reajustes implorados pelos filhos. O qu fazer? Converse sobre a situao financeira atual; faa com que entenda que suas principais necessidades esto sendo pagas; etc.

Pedidos para dormir na casa da amiguinha - como reagir


Psiclogo: Talvez seja um dos primeiros momentos em que os pais se deem conta que no so donos dos filhos. Mesmo que mil preocupaes venham tona, importante que a criana tenha esse espao para contato com outras coisas, novos ambientes, novos lugares e pessoas. Aos pais, sempre importante averiguar os detalhes de segurana, conversar com os pais da amiguinha e aquelas coisas tantas... E deixar com que a criana/adolescente v descobrindo, v vivendo.

O adolescente est discutindo cada vez mais, respondendo os pais e no respeitando as regras - o que fazer
Psiclogo: D espao para que o adolescente exponha e reflita sobre sua prpria rebeldia. Em alguns casos, pode ser um bom momento para buscar ajuda psicolgica. Em situaes mais descontroladas, imponha alguns limites, esclarecendo ao adolescente que respeito, em qualquer relao, fundamental.

Como impor horrio aos filhos, quanto s sadas e chegadas de passeios, festinhas, entre outras atividades
Psiclogo: Por mais questionveis que possam ser, regras existem em todas as famlias. Para que esses limites no sejam ultrapassados, importante dar espao ao adolescente para que se expresse e pedir espao para suas expresses: mais do que impor, importante explicar.

O filho est indo mal na escola


Psiclogo: Nem sempre ir mal na escola diz respeito vagabundagem. Mas para ter certeza do que est
http://www.marisapsicologa.com.br/adolescente-rebelde-como-educar.html 1/3

30/4/2014

Adolescente rebelde Como educar

havendo, converse com o filho e tente descobrir o que est ocorrendo, visto que uma conversa pode esclarecer muita coisa. Caso no esclarea, se aproxime de seu filho, se mostre disponvel a ouvi-lo, v tecendo novos pensamentos com o filho, mostrando novas situaes, at resolver a situao.

Os amigos do adolescente so de m ndole - como agir


Psiclogo: Apenas julgar e proibir no adianta. Tente faz-lo enxergar, por A mais B, que essas pessoas so ms companhias.

Qual a melhor hora para deixa-la iniciar um relacionamento?


Psiclogo: No h melhor momento para permitir que o filho namore, vale apenas o bom senso. E diante disso, importante pensar em como os pais encaram a questo da sexualidade.

Os filhos s pedem produtos de marca e caros - como fazer para eles entenderem que no posso comprar
Psiclogo: Inicialmente: com uma educao que no relacione felicidade/status/realizao com consumo de coisas caras e de grife. Depois: quando no for possvel comprar algo querido pelos filhos, abra o jogo, pois uma tima oportunidade para falar sobre valores, necessidade de consumo, etc.

A criana sempre faz birra quando no compram algo que ela no quer - o que fazer
Psiclogo: Deixe-a fazer birra. Talvez a criana tenha percebido que fazendo birra, te convena a ceder e fazer as vontades dela. Mas vale a pena ponderar e pensar em cada situao separadamente.

Victor Dalla Nora Araujo- Psiclogo Clnico CRP- 06/104201

Entrevista cedida pelo psiclogo Jose Mauro da Costa Pereira para Rede Record Jornal Folha Universal

Filhos que mentem


Psicologo: As crianas aprendem a se comportar no contexto do lar, escola, no seu relacionamento com outras pessoas. Crianas em torno dos 4/5 anos de idade tendem a confundir realidade com fantasia. Os pais devem buscar diferenciar esse comportamento. Lembrando que crianas mais velhas podem usar a mentira para fugir de responsabilidades, castigos ou culpa. A atitude dos pais deve ser sempre a de enfatizar a importncia de ser dita a verdade, inclusive com exemplos pessoais. E que a mentira pode trazer prejuzos para a prpria criana ou terceiros. Incluindo a desconfiana que pode ser gerada em relao criana que mente de forma contumaz. Contudo se a mentira se tornar um comportamento usual deve ser buscada a ajuda de um profissional para uma avaliao psicolgica.

http://www.marisapsicologa.com.br/adolescente-rebelde-como-educar.html

2/3

30/4/2014

Adolescente rebelde Como educar

A mentira seria um desvio de carter ou um outro problema


Psicologo: A mentira pode se constituir num desvio de carter e atingir nveis patolgicos. Essa avaliao, se necessrio, deve ser feita por um psicoterapeuta. Importante constatar o meio em que essa criana cresceu e foi educada.

http://www.marisapsicologa.com.br/adolescente-rebelde-como-educar.html

3/3

Anda mungkin juga menyukai