Anda di halaman 1dari 104

Anncio de texto

O tipo padro de anncio do AdWords. Um anncio de texto inclui normalmente uma hiperligao para o seu web site e uma descrio ou promoo do seu produto ou servio.

Os anncios de texto incluem um ttulo, que tambm uma hiperligao clicvel para a sua pgina Web, uma ou duas linhas de texto e o endereo do seu Website a verde. Estes anncios podem ser apresentados nas pginas de resultados de pesquisa Google e na Rede Google. Os anncios de texto podero ter um aspeto diferente na Rede de Display. Por vezes, os anncios de texto so conhecidos como "links patrocinados", porque o ttulo apresenta um link para o Website anunciado. Seguem-se alguns aspectos que caracterizam os anncios de texto bem-sucedidos: realam o que torna o seu negcio ou produto nico; incluem preos, promoes ou ofertas exclusivas; tm um claro apelo ao; e utilizam, no mnimo, uma das suas palavras-chave no texto do anncio.

O que compe um anncio de texto


Todos os anncios online so mensagens essencialmente clicveis que ligam os clientes a um Website. Os anncios de texto, a verso mais simples de uma mensagem clicvel, contm trs componentes: um ttulo, um URL de visualizao e uma descrio. Vamos observar os componentes do anncio de exemplo abaixo:
Ttulo Anunciar com o Google URL de visualizao adwords.google.pt Descrio Quer resultados rpidos? Crie j uma campanha de publicidade!

Os anncios de texto no Google AdWords tm de cumprir os seguintes requisitos de comprimento: Anncio de exemplo Comprimento Mximo (maior parte dos idiomas) 25 caracteres 35 caracteres 35 caracteres 35 caracteres Comprimento Mximo (idiomas de largura dupla*) 12 caracteres 17 caracteres 17 caracteres 17 carateres

Ttulo: Linha de descrio 1: Linha de descrio 2: URL de Visualizao:

Website de exemplo Liquidao de vero Poupe 15% www.example.com

Sugesto Pode criar anncios de texto mais longos se estiver a segmentar determinados pases ou regies: Azerbaijo, Bielorrssia, Cazaquisto, China, Coreia do Sul, Federao Russa, Hong Kong, Japo, Quirguizisto, Taiwan, Tajiquisto, Turcomenisto, Ucrnia e Usbequisto. Saiba como criar anncios de texto mais longos.

Ttulo
A primeira linha do seu anncio aquela que os clientes tm maiores probabilidades de reparar. Se realmente pretender destacar o seu ttulo, considere a hiptese de incluir palavras-chave. As pessoas tm maiores probabilidades de reparar nos ttulos que corresponderem ao que esto a pesquisar. No nosso anncio de exemplo, a palavra-chave "faa publicidade" deve chamar a ateno das pessoas que procuram formas de anunciar online. O ttulo pode ter um mximo de 25 carateres.

URL de Visualizao
Esta linha do anncio, que aparece a verde, mostra o endereo do Website que est a promover. O AdWords permite-lhe escolher um URL de visualizao curto, mas com significado, para dar s pessoas que visualizam o seu anncio uma ideia clara do local para onde sero direcionadas quando clicarem no link. Nos bastidores, tambm pode atribuir aos seus anncios de texto um URL de destinomais longo, que direciona a pessoa que clica no anncio para uma localizao precisa no mesmo Website relevante para o prprio anncio. As pessoas podem ver apenas o URL de visualizao no seu anncio e no o URL de destino. URLs de visualizao longos Devido limitao de espao, s podemos mostrar at 35 carateres do URL de visualizao. Para os idiomas que utilizam caracteres de largura dupla, como chins (simplificado ou tradicional), japons ou coreano, podemos mostrar at 17 caracteres do URL de visualizao. Se o URL de visualizao for maior que o comprimento mximo de caracteres, encurtaremos o URL de visualizao quando mostrarmos o anncio. URLs de visualizao otimizados com links de Website Poder ver que o URL de visualizao do seu anncio de texto inclui um conjunto de links que indica as localizaes de pginas no seu Web site. Chamamos sugestes de navegao a estes links inspirados no trilho de migalhas que Joo deixou na floresta para encontrar o caminho de regresso a casa, no conto de fadas dos irmos Grimm "Joo e Maria". Estas hiperligaes de sugestes de navegao ajudam os clientes a navegar facilmente para seces relevantes do seu web site. Para alguns anunciantes, adicionaremos automaticamente sugestes de navegao a anncios apresentados na parte superior ou inferior dos resultados de pesquisa Google, tornando os seus anncios mais relevantes para os clientes. Os clientes podem clicar numa hiperligao de sugesto de navegao individual para navegar facilmente para a pgina ou a seco do seu web site que considerem relevante. Exemplo Suponhamos que uma cliente pretende adquirir umas sandlias e pesquisa "sandlias de mulher". Poderemos apresentar-lhe o seguinte anncio otimizado com sugestes de navegao:

Entretanto, ela decide que pretende ver mais artigos alm de sandlias e clica no link da sugesto de navegao "Sapatos de mulher". V as botas e as sandlias para venda, e encontra os sapatos que deseja. Ento, decide comprar um par de botas de couro castanhas e umas sandlias cor-de-rosa no seu Website. Como apresentar sugestes de navegao com os anncios Pode editar o cdigo do seu Website e adicionar notas de sugestes de navegao para apresentar o seu anncio com sugestes de navegao. Tenha em considerao que controla o cdigo utilizado no seu Website para criar sugestes de navegao. Uma vez que utilizamos as notas de sugestes de navegao da pgina de destino do seu anncio para criar os links de sugesto de navegao, tambm pode controlar se as sugestes de navegao so apresentadas com o seu anncio e se sim, quais. Saiba mais acerca de como pode modificar o seu cdigo do Website para mostrar sugestes de navegao. Sugestes de navegao e custos Efetuaremos a cobrana sempre que um cliente clicar em qualquer link do seu anncio, independentemente de esse link ser o ttulo do anncio ou um link de sugesto de navegao. Pode decidir o valor mximo que deseja pagar por um clique, ao definir um lance de custo por clique (CPC). Ver os dados de desempenho da sugesto de navegao Pode utilizar segmentos para ver o desempenho das sugestes de navegao. Para ver quantas vezes algum clicou nos links de sugesto de navegao para visitar o seu Website, selecione o separador Anncios e segmente os dados por "Tipo de clique". Os dados do desempenho sero includos no tipo de clique "Sugesto de Navegao".

Descrio
As linhas finais do seu anncio de texto so onde descreve o produto ou o servio que est a anunciar. O espao limitado, pelo que deve escolher as suas palavras com cuidado para realar os detalhes e as vantagens mais importantes. Podemos apresentar um mximo de 35 carateres para cada linha de descrio.

Tenha em ateno que os anncios de texto podem ter um aspeto diferente na Rede de Display da Google.

Utilizar carateres especiais nos anncios


Pode escrever os seus anncios em vrios idiomas suportados. A maioria dos caracteres no ingleses, incluindo o til, o trema e a cedilha, sero apresentados corretamente nos anncios, incluindo o URL de visualizao. Para os idiomas que utilizam caracteres de largura dupla, como o chins (simplificado ou tradicional), o coreano ou o japons, os anncios de texto sero apresentados nos resultados de pesquisa Google da mesma forma que so apresentados na sua conta. Tenha em ateno que o ttulo, as linhas de descrio e o URL de visualizao devem respeitar os nossos limites de caracteres. Recomendamos que efetue uma pr-visualizao dos seus anncios para se certificar de que esto de acordo com o que pretende. Alm disso, lembre-se de verificar os seus anncios atravs da utilizao da ferramenta Pr-Visualizao e Diagnstico de Anncios, em vez de os pesquisar no Google.

Sugestes para criar anncios de texto com sucesso


No fcil dizer tudo aquilo que gostaria sobre a sua empresa em apenas algumas palavras. Comece por pensar naquilo que pretende fazer com o seu anncio. Em seguida, utilize as sete sugestes deste artigo para criar um anncio que seja exato, objetivo, cativante e que, assim o esperamos, lhe traga muitos cliques!
Ver este vdeo Como escrever anncios que atraem os clientes Aprenda a escrever anncios que prendero a ateno de seu cliente. Veja dicas sobre como criar anncios para obter cliques e clientes. Acesse o Aprenda com o Google para obter uma planilha com a qual voc poder planejar e escrever seus prprios anncios atraentes. Faa download da planilha em www.gstatic.com/ads/learn/pt-BR/writegreatads.pdf Realar aquilo que torna a sua empresa, o seu produto ou a sua oferta nicos Envio gratuito? Grande seleo? Diga s pessoas! Realce as caratersticas ou as reas que diferenciam a sua empresa da concorrncia.

Incluir preos, promoes e ofertas exclusivas Se tiver algo especial a oferecer, certifique-se de que os seus clientes sabem. As pessoas efetuam normalmente pesquisas para tomarem decises sobre algo. D-lhes aquilo de que necessitam para os ajudar a tomar uma deciso. Por exemplo, se est a oferecer um desconto de 10% por tempo limitado, ou tem um produto exclusivo, no se esquea de avisar os seus clientes! Indicar aos clientes o que podem fazer Est a vender? Indique-lhes o que podem comprar. Oferece um servio? Indique-lhes o que recebero. Verbos fortes como Comprar, Ligar hoje, Encomendar, Procurar, Inscrever-se ou Obter um oramento indicam aos clientes o que podem esperar quando acedem ao seu Website. Incluir, pelo menos, uma das palavra-chave no texto do anncio Os anncios de texto com sucesso contm normalmente palavras que correspondem de forma exata pesquisa de uma pessoa. Incluir uma das palavras-chave no texto do anncio pode captar a ateno das pessoas que pesquisaram por palavrachave, e mostrar que o anncio est relacionado com aquilo que querem. Alm disso, a palavra-chave utilizada ser apresentada a negrito no seu anncio, tal como acontece nos resultados da pesquisa, o que destaca ainda mais a relevncia do mesmo. Suponhamos que inclui a palavra-chave cmaras digitais no ttulo do seu anncio, como "Comprar Cmaras Digitais" e um cliente pesquisa por cmaras digitais. O ttulo do seu anncio aparecer a negrito, como "Comprar Cmaras digitais". O ttulo do anncio poder tambm aparecer a negrito se um cliente pesquisou por comprar cmaras SLR, como "Comprar Cmaras Digitais", uma vez que "comprar" e "cmaras" correspondem a palavras includas no termo de pesquisa do cliente. Corresponder o seu anncio pgina de destino Observe a pgina do seu Website qual o anncio est a ligar, designada pgina de destino. Certifique-se de que as promoes ou produtos mencionados no seu anncio esto includos nessa pgina. Indique s pessoas o que elas podem esperar ao clicar no anncio. Se os visitantes no encontrarem aquilo que esperam ver quando acederem ao seu site, podero sair do mesmo.

Apelar aos clientes que visualizam o seu anncio num dispositivo mvel Quando os clientes esto em viagem, h determinadas informaes que podero ser mais teis (como a localizao ou o nmero de telefone da sua loja) ou uma mensagem em particular poder chamar a ateno dos mesmos. Pode mostrar aos clientes de telemveis o seu nmero de telefone ou um mapa com a localizao da empresa atravs de extenses de chamada(tambm conhecidas como clique para ligar) ou extenses de localizao para fornecer aos clientes as informaes de que necessitam para agirem quando esto em viagem. Alm disso, considere criar anncios adicionais personalizados para dispositivos mveis, como texto que realce promoes ou descontos especficos para telemveis ou um URL de visualizao otimizado para telemveis. Experimente Crie trs a quatro anncios por grupo de anncios para experimentar mensagens diferentes e ver quais tm o melhor desempenho junto dos seus clientes. O AdWords pode mostrar automaticamente e com maior frequncia os anncios com o melhor desempenho de um grupo de anncios. Isto permite ser mais objetivo e ajuda a criar com base no que aprendeu com as suas experincias. Por exemplo, se os trs aspetos que do destaque sua empresa so o envio gratuito, os descontos peridicos e as prencomendas exclusivas, crie anncios diferentes que realcem cada um desses elementos e veja qual resulta melhor. Sugesto Utilizar maisculas na primeira letra de cada palavra no ttulo do anncio ajuda a dar maior impacto s palavras. Exemplo proprietrio de uma loja de cmaras e quer vender as cmaras de 8 megapxeis em excesso de modo a ter espao para mercadoria nova. Para encontrar clientes que pesquisaram esta cmara especificamente, decide executar uma promoo de 20% de desconto. Este pode ser o aspeto do seu anncio: Cmaras de 8 Megapxeis www.example.com 20% de desconto em Cmaras Digitais. Entrega gratuita. Compre hoje!

Os anncios de texto com sucesso contm normalmente palavras que correspondem de forma exata pesquisa de uma pessoa e indicam-lhe o que pode esperar quando clicar no anncio. Repare como as letras em maisculas no anncio "Cmaras de 8 Megapxeis" realam as palavras.

Utilizar anncios do Shopping autnomos para os seus produtos


Os anncios de listagem de produtos so um formato de anncio nico que lhe permite incluir informaes variadas do produto, como uma imagem, um ttulo, um preo, uma mensagem promocional e o nome da sua loja ou empresa. Os anncios de listagem de produtos so apresentados na sua prpria caixa na Pesquisa Google, separados dos anncios de texto e no Google Shopping (em pases selecionados). Para comear a utilizar os anncios de listagem de produtos, necessita de uma conta do AdWords e de uma conta do Google Merchant Center. Em seguida, necessitar de associar as duas contas. A sua conta do Merchant Center permite-lhe gerir as informaes do produto, ao passo que a sua conta do AdWords o(a) ajuda a gerir os anncios e as campanhas. Pode agora criar e publicar anncios de listagem de produtos atraentes e relevantes para os potenciais clientes. Se ainda no possui uma, crie uma conta do Adwords hoje mesmo. Antes de criar anncios de listagem de produtos, saiba mais acerca dos seguintes aspetos: As vantagens da utilizao de anncios de listagem de produtos Como funcionam os anncios de listagem de produtos Qual o aspeto dos anncios de listagem de produtos Onde so apresentados os anncios de listagem de produtos Quanto custam os anncios de listagem de produtos Diretrizes de publicidade para anncios de listagem de produtos

Nota Os seguintes pases podem ser segmentados com anncios de listagem de produtos: Alemanha, Austrlia, ustria, Blgica, Brasil, Canad, Dinamarca, Espanha, Frana, ndia, Itlia, Japo, Mxico, Noruega, Pases Baixos, Polnia, Reino Unido, Repblica Checa, Rssia, Sucia, Sua, Turquia, E.U.A.

Vantagens dos anncios de listagem de produtos

Mais trfego e potenciais clientes: muitas empresas notam um aumento considervel nas taxas de cliques (CTR) com os anncios de listagem de produtos em comparao com os anncios de texto mostrados na mesma localizao para pesquisas do Google Shopping. Nalguns casos, os anunciantes obtiveram taxas de cliques (CTR) padro duas ou trs vezes maiores. Potenciais clientes de melhor qualidade: como comerciante, pode aumentar a qualidade dos seus potenciais clientes atravs do realce das informaes do produto nos seus anncios para ajudar os compradores a tomar decises de compra fundamentadas. Isto aumenta a probabilidade de os compradores efetuarem uma compra no seu site. Gesto fcil: em vez de palavras-chave, os anncios de listagem de produtos utilizam os atributos de produto definidos no feed de dados do Merchant Center para apresentar os seus anncios em pesquisas relevantes. Alcance mais alargado: possvel apresentar mais do que um anncio de listagem de produtos para uma determinada pesquisa de um cliente e, se for relevante, apresentar um anncio de listagem de produtos e um anncio de texto ao mesmo tempo. Isto significa que pode alcanar duas vezes mais compradores com uma nica pesquisa.

Como funcionam os anncios de listagem de produtos


Os anncios de listagem de produtos utilizam o feed de produtos do Merchant Center existente, e no palavras-chave, para decidir como e onde apresentar os anncios. Utilizaremos as informaes includas neste feed de produtos quando mostrarmos as suas listagens relevantes para a pesquisa de um cliente na Pesquisa Google e no Google Shopping, pelo que recomendamos que mantenha sempre o seu feed de produtos atualizado. Saiba mais acerca dos feeds de produtos do Merchant Center. Disponibilizamos duas formas de gerir os anncios de listagem de produtos no AdWords: Campanhas do Shopping - Recomendado Se procura uma forma simples e flexvel de organizar e promover o seu inventrio de produtos do Google Merchant Center no AdWords, recomendamos que utilize as campanhas do Shopping para gerir os anncios de listagem de produtos. As campanhas do Shopping fornecem-lhe ferramentas centradas no setor de retalho para agrupar e licitar os produtos pretendidos, bem como ferramentas de relatrios e de referncia eficazes para monitorizar e otimizar o desempenho. Saiba mais acerca de como funcionam as campanhas do Shopping. Campanhas de anncios de listagem de produtos normais Pode gerir os seus anncios de listagem de produtos atravs das definies de campanha do AdWords padro. Em vez de utilizar os dados do Merchant Center no AdWords para organizar os seus produtos, como acontece com as campanhas do Shopping, ir configurar segmentaes de produtos para controlar que produtos sero mostrados com os anncios para determinada campanha. Saiba mais acerca de como configurar uma campanha de anncios de listagem de produtos normal.

Qual o aspeto dos anncios de listagem de produtos


Os anncios de listagem de produtos apresentaro um conjunto de produtos relevantes para uma determinada pesquisa. Os produtos aparecem com informaes adicionais, como a imagem do produto, o preo e o nome do comerciante, sem necessidade de criar anncios nicos para cada produto vendido. O seu aspeto poder variar medida que experimentamos as melhores opes de visualizao para este formato. Por exemplo, este um aspeto possvel dos resultados de pesquisa dos anncios de listagem de produtos aps uma pesquisa Google de "aqurio para peixes":

Onde so apresentados os anncios de listagem de produtos


Os anncios de listagem de produtos so apresentados na sua prpria caixa na Pesquisa Google, separados dos anncios de texto e no Google Shopping (em pases selecionados). possvel que estes anncios sejam apresentados ao mesmo tempo que os anncios de texto, pelo que uma nica pgina de resultados da Pesquisa Google pode apresentar anncios de listagem de produtos e anncios de texto. Exemplo Se vender sapatilhas de ballet e tiver um anncio de texto para equipamento de ballet e um Anncio de Listagem de Produtos para sapatilhas de ballet, um cliente poder ver ambos os anncios na mesma pgina de resultados da Pesquisa Google. Permitimos a apresentao simultnea de um anncio de listagem de produtos e de um anncio de texto porque pretendemos que os compradores tenham acesso a uma variedade completa de produtos que correspondam s suas pesquisas. Quando um comprador pesquisa um artigo comercial online, como um par de sapatos, um jogo de vdeo ou um carro, normalmente tenta ver todas as possibilidades de compra do artigo procurado. Pretendemos que os anncios de listagem de produtos ofeream todas as variaes possveis disponveis para o artigo em questo, para ajudar os compradores a encontrar a melhor correspondncia antes de clicarem para fazer uma compra. Isto ajuda-o e aos seus colegas comerciantes a concretizar uma venda para uma pesquisa de cliente mais segmentada.

Quanto custam os anncios de listagem de produtos


Cobramos por cliques nos seus anncios de listagem de produtos numa base de custo por clique (CPC). Uma vez que os anncios de listagem de produtos no utilizam palavras-chave, utilizar atributos no seu feed de produtos do Merchant Center para definir segmentaes de produtos. Em seguida, definir lances de custo por clique (CPC) mximo para as suas segmentaes de produtos. Tal como acontece com os lances para formatos de anncio do AdWords, pagar apenas o valor mnimo necessrio para superar a posio do anncio abaixo do seu e pagar frequentemente menos do que o seu lance mximo.

Diretrizes de publicidade para Anncios de listagem de produtos


O contedo do seu anncio, incluindo o texto e as imagens (publicados de forma dinmica a partir das informaes da conta do Merchant Center), deve estar em conformidade com as nossas polticas. Nota As polticas do Merchant Center indicam que os links dos produtos no devem ter redirecionamentos. Contudo, pode utilizar redirecionamentos com o atributo "adwords redirect", que utilizaremos quando nos servirmos das informaes do produto para mostrar os seus anncios de listagem de produtos. Saiba mais acerca do atributo "adwords redirect".

Configurar a sua campanha de anncios de listagem de produtos normal


Assim que estiver familiarizado(a) com os anncios de listagem de produtos e como funcionam, est pronto(a) a configurar uma campanha para comear a promover o seu inventrio de produtos. Existem duas formas diferentes de gerir os seus anncios de listagem de produtos no AdWords: campanhas do Shopping (recomendado); campanhas de anncios de listagem de produtos normais. As campanhas do Shopping permitem-lhe utilizar os dados dos produtos do Google Merchant Center product data within AdWords to control which products are shown with your ads for a given campaign. Em contrapartida, as campanhas de anncios de listagem de produtos normais permitem-lhe gerir os seus anncios do produto atravs das definies de campanha do AdWords padro. Configurar segmentaes de produtos para controlar que produtos mostrar com os seus anncios. Mostraremos aqui como configurar uma campanha de anncios de listagem de produtos normal. Sugesto Se procura uma forma simples e flexvel de organizar e promover o seu inventrio de produtos do Google Merchant Center no AdWords, recomendamos que experimente as campanhas do Shopping em vez das campanhas de anncios de listagem de produtos normais. As campanhas do Shopping fornecem-lhe ferramentas centradas no setor de retalho para agrupar e licitar os produtos pretendidos, bem como ferramentas de relatrios e de referncia

eficazes para monitorizar e otimizar o desempenho. Saiba mais acerca de como funcionam as campanhas do Shopping. Clique numa das seces seguintes para comear a utilizar a sua campanha de anncios de listagem de produtos normal: Associar as suas contas do Google Merchant Center e do AdWords Configurar a sua campanha de anncios de listagem de produtos normal Criar segmentaes de produtos Configurar filtros de inventrio Gerir o feed de produtos do Merchant Center Nota Os seguintes pases podem ser segmentados com anncios de listagem de produtos: Alemanha, Austrlia, ustria, Blgica, Brasil, Canad, Dinamarca, Espanha, Frana, ndia, Itlia, Japo, Mxico, Noruega, Pases Baixos, Polnia, Reino Unido, Repblica Checa, Rssia, Sucia, Sua, Turquia, E.U.A.

Associar a sua conta do Google Merchant Center sua conta do AdWords


Para apresentarmos os anncios de listagem de produtos, ter de associar a sua conta do Google Merchant Center sua conta do AdWords. O Google Merchant Center uma ferramenta que ajuda a carregar as suas listagens de produtos para serem utilizadas no Google Shopping, nos anncios de listagem de produtos e no Google Commerce Search. Pode associar vrias contas do AdWords a uma nica conta do Merchant Center. Veja como associar a sua conta do Merchant Center sua conta do AdWords: 1. Na sua conta do Merchant Center, clique em Definies e, de seguida, em AdWords. 2. Introduza o seu ID de cliente do AdWords. Pode encontrar o ID de cliente na parte superior de qualquer pgina do AdWords quando tiver sesso iniciada, junto ao seu endereo de email. 3. Clique em Adicionar.

Tambm ter de associar a sua campanha do AdWords sua conta do Merchant Center. Mostrar-lhe-emos como na seco seguinte deste artigo. Configurar a sua campanha de anncios de listagem de produtos normal Criar uma nova campanha de anncios de listagem de produtos normal Depois de associar a sua conta do Merchant Center sua conta do AdWords, est preparado(a) para configurar uma nova campanha normal para os anncios de listagem de produtos: 1. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. 2. Clique no separador Campanhas. De seguida, clique em + Campanha e selecioneApenas na Rede de Pesquisa. Para apresentarmos os seus anncios de listagem de produtos, tem de incluir a sua campanha na Rede de Pesquisa da Google, j que os anncios de listagem de produtos s esto disponveis na Pesquisa Google e no Google Shopping (em pases selecionados).

3. Selecione o boto de opo junto a "Anncios de listagem de produtos" na seco do tipo de campanha da pgina. Se no vir a opo anncios de listagem de produtos, poder ser porque est disponvel para campanhas do tipo "Apenas na Rede de Pesquisa".

4. Desloque-se para a seco "Cdigo de comerciante" da pgina e escolha uma conta associada do Merchant Center para associar sua campanha. Se no existirem contas disponveis para associar, ter de voltar ao Merchant Center para concluir primeiro este passo.

5. Se pretender que a sua campanha do Google Shopping inclua produtos vendidos em lojas locais, e tiver um feed de Produtos locais validado configurado no Google Merchant Center, pode escolher essa opo na seco "Canais do Shopping" (disponvel apenas nos E.U.A.). Por predefinio, as campanhas de anncios de listagem de produtos so definidas como "Online", o que significa que os produtos vendidos no seu Website e submetidos ao Google Merchant Center atravs do feed Produtos sero apresentados com esta campanha. Selecione "Local" caso pretenda que a sua campanha apresente produtos locais vendidos em lojas fsicas e submetidos ao Google Merchant Center atravs do feed Produtos locais. Marque "Online" e "Local" para apresentar produtos de canais de compras online e locais. Saiba mais acerca da disponibilidade local para anncios de listagem de produtos (artigo disponvel apenas em ingls). 6. Clique em Guardar e continuar. 7. Agora, criar o seu primeiro grupo de anncios. Na seco "Criar um anncio", tem a opo para introduzir um texto promocional para o seu anncio. Apresentaremos o texto promocional com qualquer um dos produtos associados a este grupo de anncios, por isso, certifique-se de que o texto relevante para todos os produtos anunciados. Por exemplo, suponhamos que a sua promoo consiste no "Envio gratuito para encomendas superiores a 50 " e que pretende promover produtos referentes a sapatos da marca X e da marca Y. Esta oferta ter de ser relevante para o seu anncio de listagem de produtos, independentemente se este apresenta sapatos da marca X ou da marca Y. 8. Em seguida, adicionar por predefinio a segmentao "Todos os produtos" ao seu grupo de anncios. Pode adicionar posteriormente mais segmentaes de produtos a este grupo de anncios. (Ler mais acerca das segmentaes de produtos na seco seguinte deste artigo).

9. Introduza um lance predefinido para este grupo de anncios na seco "Lances de grupo de anncios". 10. Clique em Guardar grupo de anncios. Criar um novo anncio de listagem de produtos numa campanha existente Para configurar um anncio de listagem de produtos numa campanha de anncios de listagem de produtos normal existente, primeiro certifique-se de que a campanha estassociada sua conta do Merchant Center. Mostrar-lhe-emos como verificar se a campanha est associada sua conta do Merchant Center nos passos seguintes. Para criar um anncio de listagem de produtos numa campanha existente: 1. Inicie sesso na sua conta em https://adwords.google.pt. 2. Selecione a campanha na qual pretende criar o seu anncio. 3. Para se certificar de que a campanha est associada sua conta do Merchant Center, clique no separador Definies e desloque-se para a seco "Cdigo de comerciante". Dever ver as informaes da sua conta do Merchant Center. Se no vir a sua conta do Merchant Center, adicione-a ao clicar no menu pendenteSelecionar conta e ao escolher a conta do Merchant Center associada aos produtos anunciados nesta campanha de anncios de listagem de produtos. 4. Selecione o separador Grupos de anncios. 5. Clique em + Grupo de anncios e atribua um nome ao grupo de anncios. 6. Pode optar por introduzir um texto promocional para o anncio. Apresentaremos o texto promocional com qualquer um dos produtos associados a este grupo de anncios, por isso, certifique-se de que o texto relevante para todos

os produtos anunciados. Por exemplo, suponhamos que a sua promoo consiste no "Envio gratuito para encomendas superiores a 50 " e que pretende promover produtos referentes a sapatos da marca X e da marca Y. Esta oferta ter de ser relevante para o seu anncio de listagem de produtos, independentemente se este apresenta sapatos da marca X ou da marca Y. 7. Em seguida, adicionar por predefinio a segmentao Todos os produtos ao seu grupo de anncios. Pode adicionar posteriormente mais segmentaes de produtos a este grupo de anncios. (Ler mais acerca das segmentaes de produtos na seco seguinte deste artigo) 8. Introduza um lance predefinido para este grupo de anncios na seco "Lances de grupo de anncios". 9. Clique em Guardar. A apresentao dos Anncios de listagem de produtos poder demorar at 12 horas aps a atualizao das definies. Se estiver a submeter um feed de produtos pela primeira vez, a reviso dos novos feeds poder demorar at dois dias teis. Utilizar canais de compras para promover produtos vendidos em lojas locais Por predefinio, as campanhas de anncios de listagem de produtos mostram anncios de produtos vendidos num Website online. Se pretender que a sua campanha mostre os produtos vendidos numa localizao de loja fsica e tiver um feed Produtos locais validado configurado no Google Merchant Center, pode alterar a definio "Canais do Shopping" no separador de definies da campanha (disponvel apenas nos E.U.A.). Saiba mais acerca da disponibilidade local para anncios de listagem de produtos. Veja os canais de compras que pode utilizar: Online (esta a predefinio): marque esta caixa se pretender que a sua campanha mostre produtos vendidos no seu Website. Os produtos online so submetidos ao Google Merchant Center atravs do feed Produtos. Local: marque esta caixa se pretender que a sua campanha mostre produtos vendidos em lojas locais. Os produtos locais so vendidos em lojas fsicas e submetidos ao Google Merchant Center atravs do feed Produtos locais. A Google poder confirmar a exatido do inventrio na loja antes de mostrar produtos locais. Online e Local: marque estas caixas se pretender que a sua campanha mostre produtos dos canais local e online. Adicionar e editar canais de compras locais Destacar os anncios de listagem de produtos com uma mensagem promocional Pode adicionar texto promocional aos seus anncios de listagem de produtos, se pretender destacar informaes especiais aplicveis a todos os produtos que est a segmentar num determinado grupo de anncios. No deve utilizar estas mensagens como texto do anncio, mas antes como alertas acionveis que o(a) diferenciam da concorrncia. O texto promocional est limitado a 45 carateres e a insero de palavras-chave no funcionar com este texto ou com o texto de informaes do produto fornecido dinamicamente pela sua conta do Merchant Center. Certifique-se de que o texto promocional cumpre as polticas do AdWords em termos denormas editoriais e relevncia, clareza e preciso para evitar atrasos inesperados. Sugesto A apresentao da sua mensagem aos clientes poder sofrer atrasos, uma vez que o texto promocional do AdWords tem de passar por um processo de reviso. Pondere utilizar uma destas opes em vez do texto promocional do AdWords: Para promoes online, como ofertas e descontos especiais (apenas nos E.U.A.), inscreva-se nas Promoes (artigo disponvel apenas em ingls). Se disponibilizar o envio gratuito, pode especificar esta informao nas definies de envio do Merchant Center ou pode utilizar o atributo de envio. Seguem-se alguns erros comuns a evitar nas promoes: No utilize cdigos promocionais com zeros consecutivos No utilize palavras s em maisculas No utilize dois pontos de exclamao No utilize smbolos nem formas

Exemplos Texto promocional Permitido? Motivo

Utilize o cdigo de cupo HALZ para obter um desconto de 10 na altura do pagamento

Pode escrever todas as letras em maisculas no cdigo promocional

Ns somos os MELHORES!!

O texto promocional contm demasiadas letras maisculas e dois pontos de exclamao

Utilize o cdigo de cupo Z00LZ para poupar 20%

O cdigo promocional contm zeros consecutivos

Envio gratuito em 1 dia com qualquer compra igual ou superior a 100

Pode utilizar zeros consecutivos em valores monetrios

Preo mais baixo | Desconto em todos os produtos

O texto promocional contm um smbolo

Envio gratuito para encomendas superiores a 50

Pode utilizar o cifro ($) para indicar o valor monetrio no texto promocional

Compre um segundo produto com 50% de desconto

Pode utilizar o smbolo de percentagem (%) no texto promocional

Recomendamos a utilizao de texto promocional que inclua uma vantagem especfica para o seu potencial cliente se este clicar no seu anncio. Evite a utilizao de descries vagas ou gerais. Eis alguns exemplos de promoes de produtos menos teis: Satisfao garantida Certificado como o melhor retalhista de trajes da regio Preos baixos garantidos

Criar segmentaes de produtos


As segmentaes de produtos permitem selecionar os produtos elegveis para apresentao em anncios de listagem de produtos e permitem igualmente efetuar lances diferentes para conjuntos de produtos diferentes. No mnimo, necessitar de uma segmentao de produtos para apresentar anncios de listagem de produtos, uma vez que permitem saber que produtos pretende promover. Quando configura inicialmente a sua campanha de anncios de listagem de produtos normal ou adiciona um anncio de listagem de produtos a uma campanha existente, criada por predefinio uma segmentao de produtos para todos os produtos do seu feed de produtos. Pode criar segmentaes de produtos adicionais e geri-las no separador Segmentaes automticas, que ver assim que associar a conta do Merchant Center sua campanha.

Compreender segmentaes de produtos e palavras-chave Em vez de palavras-chave, as campanhas de anncios de listagem de produtos normaisutilizam segmentaes de produtos para determinar o momento de apresentao dos itens da sua conta do Merchant Center numa pgina de resultados de pesquisa. A definio de listas de palavras-chave para segmentao proativa no ter qualquer efeito nos seus anncios de listagem de produtos ou nas segmentaes de produtos neste momento. Contudo, pode utilizar palavras-chave negativas para limitar as pesquisas para as quais os seus anncios sero apresentados. possvel aplicar palavras-chave negativas ao nvel do grupo de anncios ou ao nvel da campanha. Utilizar a segmentao de produtos "Todos os produtos" (segmentao de produtos predefinida) Pode criar uma segmentao de produtos "Todos os produtos", que utiliza todos os produtos do seu feed de produtos do Merchant Center para segmentar os seus anncios, se no tiver de especificar um determinado subconjunto dos seus produtos. Esta segmentao "Todos os produtos" criada por predefinio em qualquer novo grupo de anncios numa campanha com um feed do Merchant Center associado. Utilizar atributos com as segmentaes de produtos para definir conjuntos de produtos As segmentaes de produtos so definidas atravs de atributos definidos nas suas contas do AdWords e do Merchant Center. Os atributos, como o tipo ou a condio de um produto, definem os seus produtos de uma forma nica. Se pretender definir lances diferentes para grupos de produtos distintos ou organizar simplesmente as suas campanhas com grupos de produtos especficos, ter de criar segmentaes de produtos atravs dos diferentes atributos permitidos. Pode definir grupos de produtos ao escolher atributos do seu feed do Merchant Center, bem como definir os valores que esses atributos devem ter para os produtos especificados. Poder ter de criar atributos adicionais no seu feed do Merchant Center para utilizar algumas definies da segmentao do produto. Assim que definir um grupo de produtos deste modo, os seus anncios de listagem de produtos no grupo de anncios sero elegveis para apresentao em todas as pesquisas de clientes relacionadas com os produtos especificados. Atributos Seguem-se exemplos dos atributos que pode utilizar:

id: o identificador (id) de cada produto da sua conta do Merchant Center. brand: a marca do produto tal como especificada na sua conta do Merchant Center. Exemplo: Google. product type: a categoria do produto. Exemplos: calado, sapatos de salto alto ou frigorfico. condition: a condio do produto. Exemplos: novo, usado e recondicionado. agrupamento do AdWords: um grupo de produtos definido de forma personalizada. Este atributo s aceita um valor por produto. Pode criar o seu prprio grupo de acordo com o que pretende. Exemplos de grupos personalizados so os que agrupam produtos por perodo, por criador, por fabricante, por ano, por modelo, etc. adwords labels: o mesmo que agrupamento do AdWords, mas aceita at 10 valores. Pode agrupar os seus produtos em dois grupos diferentes simultaneamente. Por exemplo, automveis agrupados por modelo e por fabricante.

Sugesto Se a sua campanha utilizar o mtodo de preos de CPC, recomendamos que utilizeadwords labels. Como configurar as segmentaes de produtos Veja como criar uma segmentao do produto: Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Selecione a campanha na qual pretende criar a segmentao. Clique no separador Segmentaes automticas. Clique em Adicionar segmentao do produto. Selecione o grupo de anncios no qual pretende criar a segmentao de produtos. Selecione um mximo de trs atributos do produto e introduza os valores correspondentes. Estes valores tm de corresponder exatamente aos valores no seu feed do Merchant Center ou os seus anncios no sero elegveis para apresentao para estas segmentaes. 7. Clique em Guardar. Sugestes Pode adicionar vrias segmentaes de produtos a cada um dos seus grupos de anncios. S deve considerar faz-lo se pretender ter mensagens promocionais diferentes para cada segmentao de produto. Como no caso dos lances nicos ao nvel do posicionamento e da palavra-chave, pode definir lances para as suas segmentaes de produtos. Isto permitir especificar o valor que est disposto a pagar quando um cliente clicar num Anncio de Listagem de Produtos acionado por uma determinada segmentao. Pode ler mais acerca dos lances e das segmentaes de produtos na seco seguinte. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Sugestes para configurar as campanhas de anncios de listagem de produtos normais


Consoante os objetivos da campanha, incluindo a estratgia de lance e as necessidades de mensagens promocionais, a configurao de campanhas de anncios de listagem de produtos normais de acordo com determinadas diretrizes poder . Configurar uma campanha de anncios de listagem de produtos normal com base na sua estratgia de lance e nas necessidades de mensagens Estratgia de lance Efetue lances no mesmo valor para todos os produtos Necessidades de mensagens No crie mensagens promocionais, ou crie uma que funcione para todos os seus produtos Mensagens promocionais diferentes para diferentes conjuntos de produtos Abordagem recomendada

1. Crie um grupo de anncios. 2. Crie uma segmentao de produtos definida para "Todos os Produtos" (ativada por predefinio durante a criao do grupo de anncios). 3. Crie um anncio de listagem de produtos. 1. Crie vrios grupos de anncios. 2. Para cada grupo de anncios, crie um conjunto de segmentao de produtos, com uma segmentao de produtos para cada um. 3. Crie um anncio de listagem de produtos correspondente por grupo de anncios com mensagens promocionais.

Efetue lances no mesmo valor para todos os produtos

4. Utilize o mesmo lance ou comisso para cada grupo de anncios. Lances diferentes para diferentes conjuntos de produtos No crie mensagens promocionais, ou crie uma que funcione para todos os seus produtos Merchant Center: Configure os dados do feed na sua conta do Merchant Center para definir os grupos de produtos (como por marca, por categoria, etc.).

AdWords: 1. Crie um grupo de anncios. 2. No grupo de anncios, crie as mesmas segmentaes de produtos para corresponderem aos diversos conjuntos de produtos com os lances (CPC) distintos pretendidos. 3. Atributos das segmentaes de produtos: utilize os atributos condition,brand, product type ou adwords labelspara criar as diferentes segmentaes de produtos. 4. Crie pelo menos um anncio de listagem de produtos correspondente para o grupo de anncios. Lances diferentes para diferentes conjuntos de produtos Mensagens promocionais diferentes para diferentes conjuntos de produtos Merchant Center: Configure os dados do feed na sua conta do Merchant Center para definir os grupos de produtos (como por marca, por categoria, etc.)

AdWords: 1. Crie vrios grupos de anncios. 2. Crie uma segmentao de produtos por grupo de anncios com um anncio de listagem de produtos correspondente que inclua uma mensagem promocional. 3. Atributos das segmentaes de produtos: utilize os atributos condition,brand, product type ou adwords labelspara criar as diferentes segmentaes de produtos. 4. Indique o lance ou a comisso para cada segmentao de produtos definida. Sugesto Se estiver a efetuar uma implementao de CPC, recomendamos a utilizao do atributo adwords labels porque mais flexvel. Prticas recomendadas para lances Veja algumas sugestes para o(a) ajudar na definio de lances para a sua campanha de anncios de listagem de produtos normal: Se estiver a utilizar o lance de custo por clique mximo (CPC mx.), experimente definir o mesmo lance de CPC mx. utilizado para os anncios de texto existentes e, em seguida, veja o desempenho dos seus anncios de listagem de produtos. Pode alterar os seus lances as vezes que pretender. Contudo, considere a hiptese de definir um valor de lance e, em seguida, veja o desempenho dos seus anncios de listagem de produtos. Assim que recolher dados suficientes, pode identificar a rentabilidade das segmentaes de produtos com os respetivos lances atuais. Em seguida, pode ajustar os lances em conformidade. Altere os lances de vrias segmentaes em simultneo no separador Segmentaes automticas. Primeiro, selecione a caixa de verificao junto a qualquer uma das segmentaes que pretende alterar. Em seguida, clique no menu Editar e selecioneAlterar lances de CPC mximo, Alterar percentagem de CPA ou Alterar URL de destino.

Utilize os filtros de inventrio para restringir os produtos da sua conta do Merchant Center que so apresentados com os seus anncios
O filtro de inventrio uma forma de definir os produtos da sua conta do Merchant Center que podem ser apresentados para os seus anncios de listagem de produtos. Por predefinio, faremos a correspondncia entre as pesquisas das pessoas e produtos relevantes da totalidade do seu feed de produtos do Merchant Center. Contudo, se criar um filtro de inventrio para um grupo de produtos includos no seu feed de produtos, apenas apresentaremos produtos do seu feed de produtos que correspondam aos filtros criados na sua campanha de anncios de listagem de produtos. Exemplo Suponhamos que a sua campanha est associada a uma conta do Merchant Center que inclui calado de corrida, vesturio de senhora, livros e uma gama variada de eletrodomsticos. Suponhamos tambm que categorizou corretamente os produtos atravs do atributo product type . Para esta campanha, pretende que os seus anncios do produto incluam apenas os produtos do seu feed includos na categoria "Vesturio de senhora", por isso, o filtro do inventrio deve ser: tipo de produto "Vesturio de senhora". Assim que definir este filtro do inventrio, apenas os itens de vesturio de senhora sero elegveis para apresentao nos seus anncios de listagem de produtos. Como configurar filtros de inventrio Inicie sesso na sua conta em https://adwords.google.pt. Selecione a campanha onde pretende adicionar filtros de inventrio. Selecione o separador Definies. Clique em Definies do Shopping (avanadas). Clique em Criar filtro personalizado. No menu pendente, selecione o atributo do produto (Tipo de produto, Marca, Agrupamento, Condio, Etiquetas) para determinar os produtos do seu feed que so elegveis para serem apresentados nos anncios desta campanha. 7. Introduza o valor para o filtro no campo de texto. Sugesto Os valores introduzidos nas condies tm de corresponder exatamente aos atributos de feed do Merchant Center, caso contrrio, as condies no correspondero a quaisquer produtos e os anncios de listagem de produtos no sero publicados para esta campanha 8. Para adicionar filtros adicionais, clique em + e siga os passos acima. 9. Para criar um filtro alternativo, selecione + OU e siga os passos acima. Pode selecionar at 10 instrues "OU" como requisitos. Pode especificar at cinco condies em cada instruo "OU". 10. Clique em Guardar. Definir o nome da empresa mostrado nos seus anncios 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Gerir o feed de produtos do Google Merchant Center


O feed de produtos do Merchant Center contm agrupamentos de atributos utilizados para descrever os seus produtos, como categoria, tipo de produto, marca, condio, ID do item e etiquetas do AdWords. Utilizamos esses atributos para determinar quando os seus anncios de listagem de produtos so elegveis para apresentao, pelo que importante que o contedo do feed do Merchant Center seja preciso e esteja atualizado. Pode obter as informaes mais recentes acerca de como configurar e manter o seu feed de produtos no Centro de Ajuda do Merchant Center. Seguem-se alguns dos artigos mais teis: Criar o seu feed de dados: saiba como criar e submeter dados do produto ao Merchant Center. Especificaes do feed de produtos: obtenha uma lista dos atributos necessrios para proporcionar, por pas de destino, que os seus produtos sejam listados no Google Shopping. Fornecer dados de alta qualidade: verifique os dados de produto submetidos ao feed de produtos para garantir que so dados de alta qualidade, atuais, precisos e abrangentes. Resumo dos requisitos de atributos: verifique os seus feeds de produtos para se certificar de que esto a utilizar os atributos necessrios. Polticas do Google Shopping: certifique-se de que os dados do produto cumprem as polticas do Google Shopping. Resoluo de problemas do seu feed de dados: encontre respostas para problemas especficos que poder encontrar ao utilizar o seu feed. O estado do meu produto: certifique-se de que os seus produtos esto identificados como ativos.

Prticas recomendadas para o seu feed de produtos do Merchant Center Veja algumas sugestes para ajudar a garantir que os seus feeds de produtos esto configurados corretamente: Configurar os atributos Verifique os feeds de produtos para garantir que esto a utilizar os atributos necessrios. Saiba mais acerca dos nossos requisitos de atributos. Verificar a qualidade dos dados do produto Verifique os dados de produto submetidos ao feed de produtos para garantir que so dados de alta qualidade, atuais, precisos e abrangentes. Para ter uma ideia de como pode melhorar a qualidade dos seus dados, inicie sesso na sua conta do Merchant Center e reveja as informaes de qualidade dos dados e de feeds de dados. Leia mais acerca da qualidade dos seus dados. Verificar os produtos no seu feed de produtos Os produtos do seu feed de produtos tm de estar identificados como "ativos" para que os seus anncios de listagem de produtos sejam apresentados. Saiba mais acerca dos produtos "ativos". Visite o Centro de Ajuda do Merchant Center para saber como resolver problemas relacionados com o seu feed de produtos. Utilizar a pgina do Merchant Center para rever as informaes do seu produto A pgina do Merchant Center no AdWords d-lhe acesso "s de leitura" a dados do produto para todas as contas do Merchant Center associadas sua conta do AdWords. A partir da pgina do Merchant Center, pode ver informaes, como o estado dos feeds de produtos e a qualidade das informaes dos produtos, que podem ser utilizados para melhorar os seus anncios de listagem de produtos. Nota Se gere alguma das contas do Merchant Center apresentadas na sua pgina do Merchant Center, tem de iniciar sesso na conta do Merchant Center para efetuar alteraes s informaes do produto. Se no gere nenhuma das contas do Merchant Center apresentadas na sua pgina do Merchant Center, ter de contactar o proprietrio de cada conta do Merchant Center e pedir-lhe que faa as alteraes s informaes do produto. Para comear, clique no menu pendente Ferramentas e anlise e, em seguida, clique em Google Merchant Center. Ver uma tabela com as colunas seguintes: Nome da loja do Merchant Center: uma lista de todos os nomes de lojas do Merchant Center associados sua conta do AdWords. Total de itens ativos em anncios do produto: o nmero de produtos ativos em cada loja do Merchant Center. Ativo significa que o produto foi submetido e aceite no Merchant Center. Se submeteu o produto recentemente, este poder no estar completamente processado nem ser elegvel ainda para apresentao nos seus anncios de listagem de produtos. Clique no link de cada nome de loja para ver informaes mais detalhadas sobre o produto. Assim que clicar no link, ver o separador Painel de Controlo e o separador Produtos. Leia as seces abaixo para saber mais acerca das informaes visualizadas em cada separador. Separador Painel de controlo No separador Painel de Controlo, ver trs seces com dados mais detalhados sobre o produto. Estas seces so o estado dos dados, os feeds de dados e a qualidade dos dados. Estado dos dados O grfico "Estado dos dados" mostra-lhe se os produtos so elegveis para apresentao ou se so atualmente apresentados nos seus anncios de listagem de produtos. No grfico, ver o nmero de produtos ativos, a aguardar reviso ou reprovados. Veja o que cada estado de produto significa:

Ativo significa que o produto foi submetido e aceite no Merchant Center. Se foi submetido recentemente, este produto poder ainda no ser elegvel para apresentao com anncios de listagem de produtos. Tenha em ateno que tem de criar anncios de listagem de produtos para que os seus anncios sejam apresentados. A aguardar reviso significa que estamos a rever o produto para garantir que est em conformidade com as nossas polticas antes de o aceitarmos no Merchant Center. Leia mais acerca das nossas polticas. Reprovado significa que o produto foi reprovado e no est ativo nos resultados de pesquisa. Por outras palavras, o produto no elegvel para apresentao com anncios de listagem de produtos

Feeds de dados A tabela "Feeds de Dados" mostra-lhe uma lista dos feeds de dados mais atualizados para o seu produto, incluindo a data e o estado do carregamento mais recente. Na tabela, ver o nome de ficheiro do feed de dados, a data do ltimo carregamento do feed e o nmero de produtos inseridos. Leia mais acerca de feeds de dados. Sinais da qualidade dos dados A tabela "Sinais da qualidade dos dados" mostra-lhe a qualidade dos dados do produto de determinado retalhista. Na tabela, ver o tipo de erro, alm da percentagem e do nmero de ocorrncias do erro durante a nossa ltima anlise dos dados do produto. No Merchant Center, categorizamos estes erros em nveis com base na sua gravidade. Se verificar um nmero elevado de erros, convm apurar se se tratam de erros crticos junto do seu contacto do Google Merchant Center. Leia mais acerca de cada tipo de erro. Separador Produtos No separador Produtos, ver uma tabela com uma lista dos produtos includos na conta do Merchant Center selecionada. Na tabela, ver mais informaes acerca de cada produto, incluindo a condio do produto, bem como o pas de destino e o idioma de segmentao do produto. Na coluna "Anncios do produto", os cones dar-lhe-o uma ideia sobre se o produto elegvel para apresentao nos anncios de listagem de produtos. Veja o que significa cada cone: A marca de verificao verde significa que o produto est ativo e elegvel para apresentao nos seus anncios do produto. Uma ampulheta amarela significa que o produto est em fase de reviso para garantir que est em conformidade com as nossas polticas. Um crculo vermelho significa que o produto foi reprovado. Tambm pode filtrar os produtos pelos respetivos estados ao clicar no menu pendente "Estado" (ser "Pesquisvel", por predefinio) e ao selecionar o estado pelo qual pretende filtrar. Veja o que cada estado de produto significa: Ativo significa que o produto foi submetido e aceite no Merchant Center. Pesquisvel significa que o Merchant Center e o AdWords processaram o produto e que o mesmo elegvel para apresentao em anncios de listagem de produtos. Inativo significa que estamos a rever o produto para garantir que est em conformidade com as nossas polticas, ou que o produto foi reprovado e no est ativo nos resultados de pesquisa. Leia mais acerca das nossas polticas. Nota Quando filtrar os produtos, nem todos podero apresentar o estado esperado. Tal acontece porque as atualizaes mais recentes s informaes do seu produto podem demorar vrias horas a aparecer na tabela. Aps rever as informaes do produto na tabela, pode clicar no link de um produto e ver mais informaes, como o URL, detalhes tcnicos acerca do feed de dados e de produtos, bem como quaisquer atributos de produtos que tenham sido adicionados ao Merchant Center. Em seguida, pode utilizar estas informaes para verificar os atributos de vrios produtos no seu feed do Merchant Center. Tenha em ateno que estes atributos afetam o modo como cria grupos de produtos para os seus anncios de listagem de produtos.

Utilizar Anncios de Pesquisa Dinmicos

Embora a maior parte dos anncios de pesquisa utilize palavras-chave para determinar quando so apresentados na Pesquisa Google, os Anncios de Pesquisa Dinmicos so diferentes porque no utilizam palavras-chave. Em vez disso, os Anncios de Pesquisa Dinmicos mostram automaticamente o anncio com base no contedo do seu Website. Isto significa que no tem de escolher palavras-chave, de nos informar quando adiciona ou retira uma pgina do seu Website, nem de criar um anncio para cada pgina de produtos do seu site. Por que motivo so teis os Anncios de Pesquisa Dinmicos? A respetiva manuteno fcil, so gerados automaticamente, podem ajud-lo(a) a obter trfego adicional e no tem de criar longas listas de palavras-chave.

Quem deve utilizar Anncios de Pesquisa Dinmicos


Seguem-se alguns exemplos dos tipos de empresas para os quais os Anncios de Pesquisa Dinmicos so uma boa opo:

O seu Website apresenta diferentes produtos ou servios. A sua empresa oferece listagens de servios ou produtos que mudam com frequncia. A sua empresa vende linhas de produto sazonais ou outras ofertas.

Tem curiosidade em saber como funcionaram os Anncios de Pesquisa Dinmicos no caso dos outros utilizadores? Pode consultar estes casos prticos para saber como funcionaram os Anncios de Pesquisa Dinmicos no caso destas empresas:

Holiday Check Qoo10 Soft32

Quem no deve utilizar Anncios de Pesquisa Dinmicos


Os Anncios de Pesquisa Dinmicos podero no ser o tipo de campanha mais adequado para determinadas empresas. Seguem-se alguns exemplos dessas empresas:

Websites de produtos e presentes personalizveis. O sistema de Anncios de Pesquisa Dinmicos utiliza contedo do seu Website para segmentar os anncios. No caso dos Websites que vendem produtos personalizveis ou especializados, o sistema poder ter dificuldade em corresponder o seu anncio ao termo de pesquisa mais relevante. Por exemplo, suponhamos que o seu Website vende t-shirts, canecas e psteres com imagens de cachorrinhos. Suponhamos que algum quer adotar um cachorrinho e pesquisa por cachorrinhos no Google. provvel que no queira mostrar o seu anncio a esta pessoa, que no dever estar interessada no que o seu Website oferece. Websites de comparao de preos e Websites afiliados. Normalmente, os Anncios de Pesquisa Dinmicos no so uma boa opo para os Websites que mostram aos clientes uma lista de produtos ou outras ofertas de retalhistas online e que geram trfego para Websites de terceiros. Websites de promoes dirias. Os Anncios de Pesquisa Dinmicos no so a melhor opo para os Websites que apresentam promoes dirias. No entanto, estamos a trabalhar no sentido de tornar os Anncios de Pesquisa Dinmicos mais adequados para os Websites de promoes dirias no futuro. Determinados Websites de pequenas dimenses. Os Anncios de Pesquisa Dinmicos no so uma boa opo para os Websites com um nmero reduzido de pginas de destino (por exemplo, apenas algumas centenas).

Porqu utilizar Anncios de Pesquisa Dinmicos


Seguem-se algumas das vantagens da utilizao de Anncios de Pesquisa Dinmicos:

Poupar tempo. J no necessrio mapear as palavras-chave, os lances e o texto do anncio para cada produto do seu Website. Em vez disso, utilizaremos o ndice de pesquisa orgnica do Google referente ao seu Website para determinar que pesquisas podero ser relevantes para os produtos do seu Website. Mostrar anncios relevantes. Quando a pesquisa de um cliente for relevante para o seu produto ou servio, geraremos dinamicamente um anncio com um ttulo que inclua palavras da expresso de pesquisa desse cliente e da pgina de destino do anncio. Controlar a campanha. Pode apresentar anncios baseados em todo o Website ou em determinadas categorias ou pginas. Em alternativa, pode impedir a apresentao dos seus anncios para produtos em rutura temporria de stock. Obter um incremento no trfego. Os Anncios de Pesquisa Dinmicos podem ajud-lo a obter um incremento no trfego e nas vendas ao promoverem a sua empresa junto de um maior nmero de clientes que pode alcanar com uma campanha segmentada por palavras-chave.

Como funcionam os Anncios de Pesquisa Dinmicos


Em vez de palavras-chave, utilizamos contedo do domnio do seu Website para segmentar os anncios para pesquisas. Para tal, utilizamos o ndice de pesquisa orgnica do Google referente ao seu Website para determinar que pesquisas podero ser relevantes

para os produtos e servios oferecidos no Website. Isto significa que no indexamos o seu Website separadamente. Ao criar segmentaes de anncios dinmicas, est a dizer-nos se devemos utilizar todas as pginas ou apenas seces especficas para segmentar os seus anncios. As segmentaes de anncios dinmicas podem ser a totalidade do seu Website ou seces especficas, como as seguintes:

Pginas que pertencem a categorias especficas Pginas com ttulos que contm determinadas palavras Pginas com URLs que contm determinadas sequncias de caracteres de texto Pginas que contm determinadas palavras

Quando encontramos pesquisas correspondentes s suas segmentaes de anncios dinmicas, geramos um ttulo do texto do anncio com um URL de destino associado pgina mais adequada do seu Website. O ttulo criado dinamicamente ao retirar palavras da expresso de pesquisa e contedo da pgina de destino escolhida para o anncio. O resto do anncio um modelo escrito quando configurou ou editou a sua campanha. Exemplo Anuncie com o Google www.adwords.google.pt Quer resultados rpidos? Crie j uma campanha de publicidade! ttulo, gerado dinamicamente modelo de anncio, escrito por si

Anncios de Pesquisa Dinmicos e a sua conta


Embora os Anncios de Pesquisa Dinmicos alterem o modo como os anncios so segmentados para pesquisas, no tero impacto na forma como os anncios so classificados, no desempenho dos seus anncios baseados em palavras-chave nem no nvel de controlo que tem sobre a sua conta.

A mesma classificao. Quando entra no leilo, a classificao de um anncio de pesquisa dinmico determinada da mesma maneira que os anncios baseados em palavras-chave. Baseia-se no lance de custo por clique (CPC) mximo especificado para a segmentao de anncios dinmica e nondice de qualidade do anncio de pesquisa dinmico que utiliza os mesmos clculos utilizados com outros anncios de pesquisa. O custo por clique baseia-se no ndice de qualidade do seu anncio e na Classificao de anncios do anncio imediatamente abaixo do seu, semelhana do que acontece com outros anncios de pesquisa. Funciona com as suas campanhas baseadas em palavras-chave. Os anncios de pesquisa dinmicos no sero apresentados quando o termo de pesquisa de um cliente corresponder exatamente a uma das suas palavras-chave (isto aplicase a todas as campanhas baseadas em palavras-chave e a contas que utilizam o mesmo domnio que a sua campanha de Anncios de Pesquisa Dinmicos). No entanto, poderemos mostrar o anncio de pesquisa dinmico, em vez do anncio segmentado por palavras-chave, quando o termo de pesquisa de um cliente for uma correspondncia ampla ou de expresso de uma das suas palavras-chave e quando o seu anncio de pesquisa dinmico tiver um ndice de Qualidade mais elevado. Alm disso, o desempenho dos seus Anncios de Pesquisa Dinmicos no influenciar os anncios baseados em palavras-chave e vice-versa, porque gerimos o histrico dos Anncios de Pesquisa Dinmicos separadamente dos outros anncios. O controlo ainda est nas suas mos. Com os Anncios de Pesquisa Dinmicos, controla as segmentaes de anncios dinmicas, os modelos de anncios, os lances e o oramento. Pode utilizar palavras-chave negativas, como gratuito ou devolues, precisamente como nas campanhas tradicionais, para evitar a apresentao dos anncios em pesquisas no convertveis em vendas. Tambm pode evitar anunciar quando aparecerem palavras ou expresses especficas na pgina, como rutura temporria de stock ou esgotado, quando adiciona excluses de segmentao de anncios dinmica para bloquear pginas que contenham essas palavras. Receber relatrios completos. Pode consultar um relatrio de termos de pesquisa para ver os termos pesquisados pelas pessoas no momento em que clicaram no seu anncio e ver os ttulos e as pginas de destino dinmicos escolhidos para esses termos de pesquisa. Tambm pode consultar um relatrio de categorias para ver o desempenho das vrias categorias do seu Website. Alm disso, pode ver a taxa de cliques mdia, o custo por clique e os dados de converso dos seus anncios. Funciona com extenses de anncio. Pode incluir qualquer das nossas extenses de anncionos seus Anncios de Pesquisa Dinmicos, que mostram informaes adicionais da empresa aos clientes, como outros links de pginas de Websites.

Criar segmentaes para Anncios de Pesquisa Dinmicos


Para apresentar Anncios de Pesquisa Dinmicos aos clientes, utilizaremos segmentaes de anncios dinmicas criadas com base no contedo do seu Website. Pode configurar uma segmentao de anncios dinmica completamente abrangente que inclua todas as pginas do domnio do seu Website. Mostraremos tambm 10 temas baseados no contedo do seu Website (denominados "categorias"), que poder pretender ter em conta quando segmentar os seus anncios. Pode tambm criar tipos adicionais de segmentao de anncios dinmica ou bloquear pginas com excluses de segmentao de anncios dinmica.

Siga os passos na sua conta


Clique neste link para ir para a sua conta e ver uma apresentao guiada. Forneceremos ajuda a cada passo para adicionar uma segmentao automtica sua campanha de anncios de pesquisa dinmicos.
Mostrar-me como

Em alternativa, pode ler as instrues abaixo.

Formas de segmentao
Os Anncios de Pesquisa Dinmicos apresentam automaticamente o seu anncio com base no contedo do seu Website. Significa portanto que, em vez de palavras-chave, utilizamos segmentaes de anncios dinmicas para apresentar os seus anncios aos clientes. Com segmentaes de anncios dinmicas, pode escolher a totalidade ou um subconjunto de pginas do domnio do seu web site a utilizar para segmentar os anncios para os clientes. importante ter em ateno que os Anncios de Pesquisa Dinmicos utilizam as pginas de destino do domnio do seu web site indexadas no ndice de pesquisa orgnica do Google. Seguem-se os cinco tipos de segmentao de anncios dinmica que pode utilizar para refinar a apresentao dos seus anncios:

Todas as pginas Web: cada pgina do domnio do seu Website. Exemplo Suponhamos que tem um web site de produtos eletrnicos: www.electronicsexample.com. Para segmentar todas as pginas em www.electronicsexample.com, selecione o boto Adicionar todas as pginas web na seco "Adicionar segmentao de anncios dinmica" do separador Segmentao automtica. Em seguida, clique em Guardar.

Categorias: o sistema de Anncios de Pesquisa Dinmicos utiliza o ndice de pesquisa orgnica do Google do seu web site para ver temas do contedo do web site. Assim que o nosso sistema identificar estes temas, criaremos "categorias" que pode segmentar. Introduzir a sua prpria categoria em vez de escolher entre as categorias do AdWords poder impedir o sistema de segmentar devidamente seces do seu web site. Isto acontece porque o nosso sistema necessita de corresponder as pginas de destino do seu Website s categorias criadas e, por vezes, pode ser difcil para o nosso sistema compreender essas categorias. Exemplo Suponhamos que tem um web site de produtos eletrnicos organizado em seces para os diferentes aparelhos, que o sistema de Anncios de Pesquisa Dinmicos poder identificar como categorias diferentes, como "cmara", "televiso" e "vdeo". Na categoria "cmara", poder tambm ver subcategorias em cada categoria, como "acessrios para cmaras" e "modelos de cmaras".

Para segmentar pginas por categorias, selecione o boto Adicionar um grupo de pginas web na seco "Adicionar segmentao de anncios dinmica" do separador Segmentao automtica. Selecione "CATEGORY" no menu pendente e ver uma lista de categorias identificadas pelo nosso sistema, como "cmara," "televiso" e "vdeo". Em seguida, clique em Guardar. Ver uma segmentao de anncios dinmica com o aspecto "CATEGORY contm cmara".

URLs: pginas com URLs que contm determinadas sequncias de carateres especificadas. Exemplo Suponhamos que pretende segmentar todas as pginas relacionadas com servios do seu web site de produtos eletrnicos com base na cadeia de URL apresentada quando navega no web site. Se o URL da pgina de destino da seco de servios for www.electronicsexample.com/services/main/id=64725, pode segmentar todos os URLs que contenham o termo "servicos". Para segmentar pginas por URL, selecione o boto Adicionar um grupo de pginas web na seco "Adicionar segmentao de anncios dinmica" do separador Segmentao automtica. Selecione "URL" no menu pendente e introduza "servicos". Em seguida, clique em Guardar. Ver uma segmentao de anncios dinmica com o aspecto "URL contm /servicos/". Ttulo da pgina: pginas com ttulos que contm determinadas palavras. No sabe o que o ttulo de uma pgina? Clique em google.pt e olhe para a parte superior da janela do seu navegador. Deve ver o ttulo da pgina "Google" na parte superior. Exemplo Poder pretender segmentar pginas com ttulos que contm determinadas palavras, como "cmaras". Para segmentar pginas por ttulo, selecione o boto Adicionar um grupo de pginas Web na seco "Adicionar segmentao de anncios dinmica" do separador Segmentao automtica. Selecione "PAGE_TITLE" no menu pendente e introduza "cmara". Em seguida, clique em Guardar. Ver uma segmentao de anncios dinmica com o aspecto "PAGE_TITLE contm cmaras".

Contedo da pgina: pginas que contm palavras especificadas. Exemplo

Suponhamos que pretende utilizar todas as pginas que contenham a palavra "cmaras digitais" para segmentar os seus anncios. Para segmentar pginas por contedo, selecione o boto Adicionar um grupo de pginas Web na seco "Adicionar segmentao de anncios dinmica" do separadorSegmentao automtica. Selecione "PAGE_CONTENT" no menu pendente e introduza "cmaras digitais". Em seguida, clique em Guardar. Ver uma segmentao de anncios dinmica com o aspecto "PAGE_CONTENT contm cmaras". Exemplo de como funcionam as segmentaes de anncios dinmicas Pense nas segmentaes de anncios dinmicas da mesma forma que pensa em operadores, que so comandos de pesquisa especiais utilizados pelas pessoas para refinar as suas pesquisas no Google ou noutros motores de pesquisa. Para o ajudar a compreender de que forma o sistema de Anncios de Pesquisa Dinmicos utiliza segmentaes de anncios dinmicas para apresentar os seus anncios, veja os exemplos seguintes de como os operadores funcionam na pesquisa do Google: Todas as pginas web Se algum utilizar o operador site:google.pt, o ndice de pesquisa orgnica incluir todas as pginas web do domnio google.pt. Para ver um exemplo, clique no link seguinte:https://www.google.pt/search?&q=site%3Agoogle.pt. URLs Suponhamos que algum pretende pesquisar pginas web com URLs que contm determinados termos. Se essa pessoa utilizar o operador inurl:adwords, o ndice de pesquisa orgnica incluir todas as pginas web com um URL que contenha o termo "AdWords". Para ver um exemplo, clique na hiperligao seguinte: https://www.google.pt/search?q=site%3Agoogle.pt+inurl%3Aadwords Ttulo da pgina Se algum pretender ver apenas pginas Web com um determinado ttulo da pgina, essa pessoa podia utilizar o operador intitle:"ajuda do adwords". Em seguida, o ndice de pesquisa orgnica incluir todas as pginas Web com um ttulo que contenha "Ajuda do AdWords". Para ver um exemplo, clique no link seguinte: https://www.google.com/search?q=site%3Agoogle.com+intitle%3A Contedo da pgina Suponhamos que algum apenas pretende ver pginas web com determinado contedo. Se essa pessoa utilizar o operador intext:"pesquisa dinmica", o ndice de pesquisa orgnica incluir todas as pginas Web com um contedo que contenha o termo "Pesquisa dinmica". Para ver um exemplo, clique na hiperligao seguinte: https://www.google.pt/search?q=site%3Agoogle.pt+intext:%22pesquisa+dinamica%22

Criar segmentaes de anncios dinmicas


Pode adicionar uma ou vrias segmentaes de anncio dinmicas sua campanha de Anncios de Pesquisa Dinmicos. No se esquea Tenha em ateno que s pode incluir trs atributos por segmentao de anncios dinmica. Por exemplo, se adicionar a segmentao de anncios dinmica de URL que inclua "cmara", s pode adicionar mais dois atributos a esta segmentao de

anncios. Ento, um atributo podia ser uma segmentao de anncios de ttulo da pgina que inclua "cmaras digitais" e o outro podia ser uma segmentao de anncios de contedo da pgina que inclua "venda". Veja como adicionar segmentaes de anncio dinmicas: 1. 2. Na sua campanha de Anncios de Pesquisa Dinmicos, clique no separador Segmentao automtica. Clique no boto +Adicionar segmentao de anncios dinmica.

3.

Escolha Adicionar todas as pginas Web ou Adicionar um grupo de pginas Web. Se escolher esta ltima opo, selecione se pretende segmentar por categoria, URL, ttulo da pgina ou contedo da pgina. Para ttulos de pgina ou contedo da pgina especficos, adicione aspas, como"cmara", aos termos que pretende incluir.

4. Clique em Guardar. Sugestes

Para combinar segmentaes de anncios dinmicas, clique na hiperligao Adicionar outroapresentada sob a primeira segmentao de anncios dinmica. Para segmentar um subdomnio, escolha segmentar por "URL" e introduza o subdomnio que pretende segmentar. Por exemplo, quando criar uma segmentao de anncios dinmica para segmentar um subdomnio, poder ter o seguinte aspecto: "URL contm subdomain.example.com". Crie segmentaes de anncios dinmicas definidas de forma mais ampla para ajudar a obter um incremento no trfego. Se criar uma segmentao de anncios dinmica com um nmero de pginas de destino indexadas demasiado baixo, os seus anncios podero no obter qualquer incremento no trfego. Pode definir ajustes de lance para aumentar ou reduzir os seus lances de segmentao de anncios dinmica por uma percentagem. Os ajustes de lance podem fornecer um maior controlo sobre o momento e o local de apresentao do seu anncio. Saiba mais acerca decomo utilizar ajustes de lance com as campanhas de Anncios de Pesquisa Dinmicos.

Bloquear pginas com excluses de segmentao de anncios dinmica

Crie segmentaes de anncios dinmicas que excluam pginas no seu Website que no pretende utilizar para gerar os seus anncios. Por exemplo, poder pretender excluir pginas que contenham palavras como "rutura temporria de stock" para impedir os clientes de verem pginas do seu web site que contenham produtos que no podem comprar. Veja como adicionar excluses de segmentao de anncios dinmica:

1. 2.

Na pgina "Todas as campanhas online", clique no separador Segmentao automtica. Clique em "Ver" e escolha Segmentaes de anncios dinmicas.

3.

Desloque-se para a parte inferior da pgina e clique em + Excluses.

4. 5. 6.

Na seco expandida, clique em +Adicionar. Atribua a excluso de segmentao de anncios dinmica a um grupo de anncios. Pode optar por excluir pginas por categoria, URL, ttulo da pgina ou contedo da pgina. Para ttulos de pgina ou contedo de pgina, adicione aspas aos termos que pretende excluir.

7. Clique em Guardar. A sua nova excluso de segmentao de anncios dinmica deve aparecer na seco "Excluses". Sugestes Recomendamos vivamente a criao de excluses para pginas que contenham palavras como "esgotado" ou "indisponvel". Isto impedir os clientes de verem pginas no seu Website que contenham produtos que no podero comprar. Adicionar palavras-chave negativas

Pode adicionar palavras-chave negativas sua campanha de Anncios de Pesquisa Dinmicos, como se estivesse a adicionar palavras-chave negativas a qualquer campanha na sua conta. Mesmo que os Anncios de Pesquisa Dinmicos no utilizem palavraschave, o nosso sistema tem em conta as palavras-chave negativas quando apresenta os anncios aos potenciais clientes. Veja como adicionar palavras-chave negativas: 1. Na pgina "Todas as campanhas online", clique no separador Palavras-chave.

2.

Desloque a pgina para baixo para localizar a seco das palavras-chave negativas sob a tabela das palavras-chave principais. Expanda a seco ao clicar em "+".

3.

Ver duas tabelas: "Ao nvel do grupo de anncios" e "Ao nvel da campanha".

Para adicionar palavras-chave negativas a um grupo de anncios, clique no boto +Adicionar na tabela "Ao nvel do grupo de anncios". Para adicionar palavras-chave negativas a uma campanha, clique no boto Adicionar na tabela "Ao nvel da campanha". 5. Adicione as palavras-chave negativas, uma por linha. No necessrio incluir um sinal negativo (-) antes de cada palavrachave. Se adicionar palavras-chave negativas de correspondncia ampla, ter de adicionar os respetivos plurais. Para adicionar uma palavra-chave negativa de correspondncia de expresso, coloque o termo entre aspas, como "usado". Para adicionar uma palavra-chave negativa de correspondncia exata, coloque o termo entre parnteses retos, como [usado]. 6. Clique em Guardar. Exemplo Suponhamos que pretende impedir que o seu anncio acerca de dispositivos eletrnicos seja apresentado a algum que pesquise por cmara usada ou televiso usada. Deve utilizar usada como palavra-chave negativa, uma vez que no provvel que essa pessoa compre cmaras ou televises novas.

4.

Extenses de localizao Apresentar as informaes de empresa local


Computador: as extenses de localizao integram o endereo e o nmero de telefone da sua empresa no texto do anncio.

Telemvel: as extenses de localizao permitem incluir um link para obter as direes da sua empresa e tambm podem mostrar a distncia do seu cliente em relao localizao da sua empresa. Os cliques nos anncios com extenses de localizao tero o mesmo custo por clique (CPC) each time a customer clicks any link in your ad.

Se a sua empresa possui uma localizao fsica, certamente pretender tornar mais fcil para as pessoas encontrarem e visitarem a sua localizao e no apenas o seu Website. De uma forma semelhante entrega de um carto de visita, as extenses de localizao nos seus anncios permitem partilhar facilmente o endereo e o nmero de telefone da sua empresa. Quer tenha apenas uma loja fsica, ou muitas, as extenses de localizao podem ajudar a atrair clientes que esto interessados em empresas na sua rea, quando utilizam o computador em casa ou o smartphone em viagem para encontrar uma empresa como a sua perto. Os cliques nos anncios com extenses de localizao tero o mesmo custo por clique (CPC) sempre que um cliente clique em qualquer link do seu anncio. Exemplo Suponhamos que o proprietrio de uma loja de reparao de bicicletas na baixa de Lisboa. Com as extenses de localizao, um cliente que esteja perto da sua loja e pesquise reparao de bicicletas pode ver o seu anncio, juntamente com as direes para a sua empresa, e dirigir-se sua loja para reparar um furo no pneu.

Comparar extenses de localizao atualizadas e antigas


As extenses de localizao atualizadas tornam mais rpida e mais fcil a importao e gesto das localizaes da sua empresa atravs da associao da sua conta do Google Places para Empresas. Tambm ter o controlo e a flexibilidade para utilizar extenses de localizao em todas as suas campanhas ou apenas em campanhas e grupos de anncios pretendidos. Entre algumas das principais vantagens das extenses de localizao atualizadas encontram-se: Escala e alcance: o Google Places para Empresas facilita a gesto das fichas de empresa e a importao de todas as suas localizaes para o AdWords. Anteriormente, as extenses de localizao antigas tinham de ser adicionadas a cada campanha individual, mas com as extenses atualizadas, pode adicionar todas as localizaes da empresa e, em seguida, especificar as que pretende utilizar com cada campanha. Controlos de dispositivo: escolha dispositivos onde pretenda mostrar as suas extenses de localizao, como smartphones, computadores e tablets, ou todos os dispositivos. Automatizao orientada: as localizaes da sua empresa sero apresentadas automaticamente como extenses de localizao de anncios em todas as suas campanhas. Pode decidir se pretende que apenas campanhas individuais e grupo de anncios mostrem as extenses, atravs das definies de extenses de localizao. Aps associar as contas do Google Places e do AdWords, todas as novas campanhas incluiro tambm as localizaes da sua empresa como extenses de localizao. As extenses de localizao antigas so adicionadas e geridas individualmente ao nvel da campanha. Se j tiver adicionado extenses de localizao ao nvel da campanha, estas continuaro a funcionar como habitualmente e continuar a poder edit-las ou elimin-las. Se decidir utilizar extenses de localizao atualizadas e associar a sua conta do Google Places para Empresas, no ativaremos as extenses de localizao atualizadas de uma determinada campanha at serem removidas todas as extenses ao nvel da campanha.

Onde podem ser apresentadas as extenses de localizao


As extenses de localizao podem ser apresentadas em propriedades da Google, como Google.com, Google Maps e sites de parceiros da Rede de pesquisa. Tambm podem ser apresentadas com anncios em m.google.com e na Rede de Display para dispositivos mveis quando visualizadas em dispositivos mveis topo de gama com navegadores totalmente compatveis com a Internet, como dispositivos Android ou iPhone. Tenha em ateno que a elegibilidade global para apresentao dos seus anncios num determinado dispositivo ou rede poder ser influenciada pelas definies de oramento, segmentao, pelaclassificao de anncios ou pelo estado de aprovao do

anncio. As extenses de localizao podem ser apresentadas se detetarmos que o cliente est perto da localizao segmentada ou se detetarmos termos especficos da localizao na respetiva pesquisa, como pastelaria em Lisboa, que revela interesse na rea segmentada. Sites onde as extenses de localizao podem ser apresentadas

Rede de Pesquisa da Google: na Rede de Pesquisa da Google, os anncios com extenses de localizao podem ser apresentados como um anncio de texto padro com o endereo da sua empresa e um boto "Ligar" clicvel que permite aos clientes contact-lo(a) por telemvel. Sites parceiros da Rede de Pesquisa Google: nos sites parceiros de pesquisa Google, o aspeto dos anncios com extenses de localizao varia consoante o site e as suas definies da rede. Os parceiros de pesquisa Google podero mostrar verses com as suas informaes de endereo, incluindo num mapa. Se um parceiro de pesquisa Google no conseguir apresentar as informaes de endereo adicionais, os anncios sero apresentados sem a extenso de localizao. Google Maps: os anncios com extenses de localizao so elegveis para apresentao no Google Maps se tambm optar por incluir os nossos parceiros de pesquisa nas definies de rede da campanha para anunciar com eles. Obtenha mais detalhes acerca do aspeto dos anncios no Google Maps. Dispositivos mveis: Em dispositivos mveis com navegadores de Internet completos, como os telemveis iPhone e Android, os anncios de texto com extenses de localizao podem ser apresentados nas Redes de Pesquisa e Display da Google para telemvel, bem como no Google Maps para telemvel. Os anncios sero apresentados com a opo para Obter direes para a localizao da sua empresa.

Pases onde as extenses de localizao esto disponveis

As extenses de localizao esto disponveis para anunciantes do AdWords nos seguintes pases:

Argentina Austrlia ustria Blgica Brasil Bulgria Canad Chile China Colmbia Crocia Repblica Checa Dinamarca Egito Finlndia Frana Alemanha

Hong Kong Hungria ndia Irlanda Israel Itlia Japo Qunia Listenstaine Malsia Mxico Pases Baixos Nova Zelndia Nigria Noruega Polnia Portugal

Romnia Rssia Arbia Saudita Singapura Eslovquia frica do Sul Coreia do Sul Espanha Sucia Sua Taiwan Tailndia Ucrnia Emiratos rabes Unidos Reino Unido Estados Unidos Vietname

Vrias extenses de anncio


Pode adicionar mais do que um tipo de extenso ao seu anncio, mas tenha em ateno que algumas extenses, como sitelinks, podero substituir as extenses de localizao. Nestes casos, no mostraremos a extenso de localizao no seu anncio. No se esquea Para adicionar extenses de localizao, necessitar de utilizar um dos seguintes tipos de campanha:

"Apenas na Rede de Display - Todas as Funcionalidades" Se utilizar um tipo de campanha diferente dos listados acima, as extenses de localizao no estaro disponveis para a sua campanha. Saiba mais acerca dos tipos de campanha do AdWords.

"Redes de Pesquisa e Display - Padro" "Redes de Pesquisa e Display - Todas as Funcionalidades" "Apenas na Rede de Pesquisa - Padro" "Apenas na Rede de Pesquisa - Todas as Funcionalidades" "Apenas na Rede de Display - Aplicaes para Dispositivos Mveis"

Configurar extenses de localizao


Atraia potenciais clientes na sua rea ao utilizar extenses de localizao para adicionar o seu endereo e nmero de telefone aos seus anncios. Para configurar extenses de localizao para uma campanha nova ou criada anteriormente, pode: o Associar uma conta do Google Places ao nvel da conta (apenas atualizada) o Adicionar um endereo manualmente campanha (apenas antiga) o Partilhar uma extenso de outra campanha (apenas antiga)

O Google Places para Empresas facilita a importao das localizaes da sua empresa para o AdWords. Com o Google Places, poder adicionar todas as localizaes da sua empresa em simultneo, em vez de adicionar os endereos manualmente a cada campanha. O Google Places tambm lhe permite gerir e editar facilmente as fichas da sua empresa e manter as suas localizaes atualizadas no Google Maps. Para comear a utilizar as extenses de localizao, associe a sua conta do Google Places para Empresas ao AdWords. Se ainda no o estiver a utilizar o Google Places para Empresas,inscreva-se gratuitamente. Se no for proprietrio de uma empresa (e, por isso, no for elegvel para ter uma conta do Google Places), pode adicionar manualmente at 100.000 extenses de localizao antigas sua conta ou pode utilizar o AdWords Editor ou a API do AdWords para introduzir as suas extenses de localizao. Tenha em ateno Para adicionar extenses de localizao, necessitar de utilizar um dos seguintes tipos de campanha: "Redes de Pesquisa e Display - Padro"

"Apenas na Rede de Display - Todas as Funcionalidades" Se utilizar um tipo de campanha diferente dos listados acima, as extenses de localizao no estaro disponveis para a sua campanha. Saiba mais acerca dos tipos de campanha do AdWords.

"Redes de Pesquisa e Display - Todas as Funcionalidades" "Apenas na Rede de Pesquisa - Padro" "Apenas na Rede de Pesquisa - Todas as Funcionalidades" "Apenas na Rede de Display - Aplicaes para Dispositivos Mveis"

Como configurar extenses de localizao


Pode aceder e configurar extenses de localizao atualizadas ou antigas a partir do separador Extenses de anncio. As extenses de localizao atualizadas permitem adicionar todas as localizaes da sua empresa ao nvel da conta ao associar a sua conta do Google Places para Empresas. Deste modo, ter o controlo e a flexibilidade para utilizar extenses de localizao em todas as suas campanhas ou apenas em campanhas e grupos de anncios pretendidos. As extenses de localizao antigas so adicionadas e geridas individualmente ao nvel da campanha. Se j tiver adicionado extenses de localizao ao nvel da campanha, estas continuaro a funcionar como habitualmente e continuar a poder geri-las no AdWords. Adicionar ou remover extenses de localizao ao nvel da conta (apenas atualizadas)

1. 2. 3. 4.

Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Clique no separador Campanhas e selecione uma das suas campanhas. Clique no separador Extenses de anncio. Selecione Ver: extenses de localizao no menu pendente acima da tabela de extenses.

5.

Siga os passos para adicionar ou eliminar uma extenso de localizao. o Adicionar extenso: clique em + Extenso para associar uma conta existente do Google Places sua campanha. Quando associar a sua conta do Google Places, as suas localizaes de empresa do Google Places sero aplicadas a todas as suas campanhas, exceto se configurar um filtro para excluir qualquer das suas campanhas. o Eliminar uma extenso: selecione a caixa junto extenso e clique em Remover acima da tabela.

Adicionar, editar ou eliminar extenses de localizao ao nvel da campanha (apenas antigas)

Requisitos em funo do tipo de campanha: As extenses de localizao no esto disponveis para os tipos de campanha Apenas na Rede de Display - Remarketing ou Apenas na Rede de Display - Anncios de listagem de produtos. 1. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. 2. Clique no separador Campanhas. 3. Clique no nome da campanha que pretende editar.

4.

Clique no separador Extenses de anncio. Ver o estado atual das extenses de localizao da sua campanha.

5.

Selecione Ver: extenses de localizao no menu pendente acima da tabela de extenses.

6.

Siga os passos para adicionar uma nova extenso ou, em alternativa, paraeditar ou eliminar uma extenso existente. o Adicionar uma extenso: clique em Nova extenso numa das seguintes opes: Utilizar endereos de uma conta do Google Places: selecione esta opo paraassociar uma conta existente do Google Places sua campanha. Recomendamos a utilizao de uma conta do Google Places para que possa gerir facilmente as localizaes da sua empresa a partir de um nico local, em vez de adicionar cada localizao individualmente. Saiba mais acerca das vantagens da utilizao do Google Places. Utilizar endereos introduzidos manualmente: pode introduzir manualmente at 100 000 endereos de empresas. o Editar uma extenso: coloque o cursor sobre a conta do Google Places ou sobre a localizao que pretende alterar e clique quando o cone de lpis for apresentado.

Eliminar uma extenso: selecione a caixa junto conta do Google Places ou localizao e clique em Eliminar acima da tabela.

7. Clique em Guardar quando terminar. Extenses de localizao de clique para ligar: adicione um nmero de telefone clicvel Com as extenses de localizao de clique para ligar, os clientes com telemveis topo de gama com navegadores da Internet completos podem clicar no nmero de telefone no seu anncio com uma extenso de localizao para efetuar uma chamada telefnica para a sua empresa.

Para configurar extenses de localizao de clique para ligar, siga estes passos: 1. 2. Criar um anncio com uma extenso de localizao e com o seu nmero de telefone. Certifique-se de que optou por apresentar anncios em iPhones e noutros telemveis com navegadores da Internet completos. Verifique em que dispositivos est a anunciar a partir do separador Definies da sua campanha.

Filtrar as suas extenses de localizao


Embora a sua conta do Google Places possa conter todas as localizaes da sua empresa, poder haver alturas em que pretenda apenas utilizar um nmero limitado de endereos dessa lista. Isto permite-lhe apresentar apenas as fichas filtradas na sua conta do Google Places com os seus anncios. Exemplo Vamos supor que o proprietrio de dois restaurantes: Grelhados no Carvo e Rolinhos de Sushi. Gostava de executar uma campanha apenas para o seu restaurante de grelhados. Para o fazer, cria um filtro e inclui apenas o restaurante onde o Nome da empresa igual a "Grelhados no Carvo". Filtros: especifique localizaes de empresa (apenas atualizadas)

Para criar um filtro para as suas localizaes quando adicionar as suas extenses, siga estes passos: 1. 2. 3. 4. 5. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Clique no separador Campanhas e selecione uma das suas campanhas. Clique no nome da campanha que pretende editar. Clique no separador Extenses de anncio. Selecione Ver: extenses de localizao no menu pendente acima da tabela de extenses.

6.

7. 8.

Se estiver a adicionar uma conta do Google Places pela primeira vez, clique em + Extensopara associar uma conta existente do Google Places. Em primeiro lugar, siga estes passos para associar e confirmar a sua conta e, em seguida, adicione os seus filtros. Pode optar por filtrar as localizaes da sua conta por nome da empresa ou por categoria ao selecionar a opo apropriada no menu pendente. Para adicionar mais restries, clique em + E. Clique em Concludo.

Filtros: especifique localizaes de empresa (apenas antigas)

Configurar o filtro Para criar um filtro para as suas extenses de localizao, siga estes passos: 1. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt.

2. 3. 4.

Clique no separador Campanhas e selecione uma das suas campanhas. Clique no nome da campanha que pretende editar. Clique no separador Extenses de anncio. Ver o estado atual das extenses de localizao da sua campanha.

5.

Selecione Ver: extenses de localizao no menu pendente acima da tabela de extenses.

6.

Coloque o cursor sobre a extenso associada conta do Google Places que pretende filtrar e clique no cone de lpis apresentado.

7.

Clique na caixa de verificao Filtro para definir o filtro.

8.

Selecione as definies do filtro a partir dos menus pendentes. Pode definir vrias restries num nico filtro. Os filtros s funcionam se tiver introduzido informaes que correspondam de forma exata categoria que escolheu. Por exemplo, se introduzir uma restrio para o nome de empresa "Grelhados no Carvo", no eliminar as empresas com o nome "Os Verdadeiros Grelhados no Carvo" da filtragem.

9.

Para adicionar mais restries, clique em Adicionar outro. Para eliminar uma restrio, clique em Remover.

10. Clique em Guardar quando terminar. Visualizar localizaes que correspondam ao seu filtro Depois de criar um filtro de extenses de localizao, o AdWords sincronizar com a sua conta do Google Places e obter os endereos correspondentes. Aguarde algumas horas e siga estes passos para ver que endereos obtiveram correspondncia para a campanha em questo: 1. 2. 3. Clique em Ver: extenses de localizao a partir do separador Extenses de Anncio. Expanda a hiperligao em "Endereos do Google Places". O filtro ser listado para a campanha qual foi associado.

Melhorar o anncio com extenses


Compreender o modo como as extenses funcionam Ver onde as extenses podem ser apresentadas Escolher extenses adequadas aos seus objetivos de negcio Configurar e gerir as extenses

Vdeo: Exemplos de Extenses de anncio AdWords Veja como empresas como a Floricultura Central usam Sitelinks, Extenses de Chamada e de Locais para melhorar seus anncios. Adicionando um informao sobre seu negcio aos seus anncios, eles esto dando mais motivos para os clientes clicarem em seus anncios.

As extenses de anncio criam mais motivos para algum clicar no seu anncio
As extenses de anncio constituem um tipo de formato de anncio que apresenta informaes adicionais ("extenses" dos seus anncios de texto) acerca da sua empresa. Algumas podem ser adicionadas manualmente e outras so automatizadas. Visibilidade melhorada: as extenses de anncio tendem a melhorar a visibilidade do anncio. Com frequncia so apresentadas acima dos resultados da pesquisa, em vez de ao longo da barra lateral. Se dois anncios concorrentes tiverem o mesmo lance e a mesma qualidade, o anncio com o impacto previsto superior devido s extenses ser geralmente apresentado numa posio do anncio superior ao outro. Melhor retorno do investimento: as extenses podem ajudar a melhorar a taxa de cliques (CTR) dos seus anncios. Mais cliques significam mais trfego de clientes.

Como funcionam as extenses de anncio

O AdWords apresenta uma ou mais extenses com o seu anncio quando calcula que uma extenso (ou uma combinao de extenses) aumentar o desempenho da campanha e quando a sua classificao de anncios for suficientemente elevada para que esta seja apresentada. A adio de uma extenso no garante que esta seja apresentada com o seu anncio, mas pode acompanhar a apresentao das extenses no separador Extenses de anncio. Saiba os motivos pelos quais as extenses podem no ser apresentadas com o anncio. As notas so automatizadas: o AdWords cria e apresenta os formatos de notas (notas de classificao de vendedores, notas de redes sociais e notas de visitas anteriores) quando prev que estas melhoraro o desempenho do anncio. No necessria qualquer configurao. As notas de classificaes de vendedores e de visitas anteriores no so apresentadas no separador Extenses de anncio.

Custo das extenses de anncio


No existem custos para adicionar extenses campanha mas ser-lhe-o cobrados os cliques no seu anncio como habitualmente, bem como determinadas interaes proporcionadas pelas extenses. Por exemplo, ser-lhe-o cobrados os cliques num boto de transferncia (extenses de aplicao), num boto de chamada (extenses de chamada) ou num cone de direes (extenses de localizao) e assim sucessivamente. Os cliques em extenses de comentrios, notas de redes sociais e notas de classificao de vendedores constituem uma exceo, pois no so cobrados. O AdWords no cobra mais de dois cliques (por impresso) em cada anncio e respetivas extenses. O custo destes cliques definido da mesma forma que os cliques em ttulos: o mximo que pagar o montante mnimo necessrio para manter as suas extenses e a posio do anncio. Saiba mais acerca do custo por clique (CPC) real.

Onde podem ser apresentadas as extenses


As extenses de anncio so apresentadas com anncios na Rede de Pesquisa e, dependendo da extenso, podem ser igualmente apresentadas com anncios na Rede de Display. Consulte a tabela abaixo para ver quais as extenses que requerem a escolha do subtipo "Todas as funcionalidades".Saiba mais acerca de como escolher o tipo de campanha correto. A disponibilidade a nvel internacional depende de cada extenso. Extenso Extenses de aplicao Tipo de campanha Disponvel Em todo o mundo Dispositivos Apenas telemveis e tablets

Rede de Pesquisa com seleo de Display - Todas as funcionalidades Apenas na Rede de Pesquisa Todas as funcionalidades

Extenses de chamada

Rede de Pesquisa com seleo de Display Apenas na Rede de Pesquisa Apenas na Rede de Display Rede de Pesquisa com seleo de Display Apenas na Rede de Pesquisa Apenas na Rede de Display Rede de Pesquisa com seleo de Display Apenas na Rede de Pesquisa Rede de Pesquisa com seleo de Display - Todas as funcionalidades Apenas na Rede de Pesquisa Todas as funcionalidades Rede de Pesquisa com seleo de Display - Todas as funcionalidades Apenas na Rede de Pesquisa Todas as funcionalidades Rede de Pesquisa com seleo de Display - Todas as funcionalidades Apenas na Rede de Pesquisa Todas as funcionalidades Rede de Pesquisa com seleo de Display - Todas as funcionalidades Apenas na Rede de Pesquisa Todas as funcionalidades

Em todo o mundo

Telemveis/tablets Computador

Extenses de localizao

Em muitos pases

Telemveis/tablets Computador

Notas de visitas anteriores

Em todo o mundo

Telemveis/tablets Computador

Extenses de comentrios

Em todo o mundo (apenas em ingls)

Telemveis/tablets Computador

Notas de classificao de vendedores

Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Frana e Pases Baixos

Telemveis/tablets Computador

Extenses de sitelink

Em todo o mundo

Telemveis/tablets Computador

Notas de redes sociais

Em todo o mundo

Telemveis/tablets Computador

Tipos de extenso de anncios


Extenses de aplicao Apresente um link por baixo do texto do anncio que direcione as pessoas para a loja de aplicaes ou d incio transferncia da aplicao. Comece aqui.

Extenses de chamada Permita que as pessoas cliquem num boto para fazerem uma chamada telefnica. Adicionar um boto de chamada ao seu anncio.

Extenses de localizao Ajude as pessoas que se encontram nas imediaes a encontrar a sua loja mais prxima ou a fazerem uma chamada. Adicionar um alfinete de mapa, assistncia de navegao e uma opo de chamada ao anncio.

Notas de visitas anteriores Mostre s pessoas se estas j clicaram anteriormente para aceder ao seu Website a partir dos resultados de Pesquisa Google. Veja como funcionam as notas de visitas anteriores.

Extenses de comentrios Apresente comentrios positivos de terceiros provenientes de fontes respeitveis. Comece a adicionar comentrios.

Notas de classificao de vendedores Mostre as classificaes da sua empresa online com o anncio. Saiba mais acerca das notas de classificao de vendedores.

Extenses de sitelink Adicione links para ajudar as pessoas a encontrarem o que procuram. Escolha os sitelinks.

Notas de redes sociais Mostre quantos seguidores do Google+ tem. Adicione notas de redes sociais.

Criar novas extenses de anncio


Cada extenso possui instrues de configurao, mtodos de relatrios e prticas recomendadas diferentes: siga os links abaixo para saber como utilizar uma determinada extenso. As extenses denominadas "notas" no necessitam de qualquer configurao (notas de redes sociais e notas de visitas anteriores, por exemplo), se cumprir determinados critrios. Expanda os links abaixo para ver o aspeto geral da criao de extenses, quando cria uma nova campanha ou adiciona extenses a uma campanha existente. Escolher extenses de anncio ao criar uma nova campanha Inicie sesso no AdWords e clique em + Campanha. Escolha o tipo de campanha e as opes de segmentao e defina os lances. Em "Extenses de anncio", marque as caixas junto s extenses que pretende incluir. Ser-lhe- solicitado que preencha mais informaes, dependendo da extenso: um nmero de telefone para extenses de chamada, por exemplo. 4. Clique em Guardar e continuar e conclua a criao da campanha. Adicionar extenses a uma campanha existente 1. 2. 3. Na pgina Campanhas, clique no separador Extenses de anncio. Escolha o tipo de extenso que pretende adicionar no menu pendente Ver: na zona mais esquerda. Clique em + Extenso e escolha a campanha onde a pretende adicionar no menu pendente "Escolher que apresentado. Aps adicionar a extenso, os respetivos dados de desempenho sero apresentados aqui, no ecr Ver: Extenso. 1. 2. 3.

Gerir extenses de anncio


Seguem-se os conceitos bsicos da utilizao de extenses. Para uma viso mais aprofundada e uma melhor compreenso do desempenho da extenso do seu anncio, consulte esta introduo ao separador Extenses de anncio. Utilizar extenses existentes Aps criar uma extenso para uma campanha, pode reutiliz-la frequentemente para outras campanhas. Basta procurar o menu pendente "Selecionar extenso" quando adicionar uma nova extenso. Editar extenses A maioria das extenses pode ser editada ao escolher o nome da extenso no menu pendente Ver: no separador Extenses de anncio e clicar no cone de lpis junto entrada pretendida. Pode gerir as extenses de localizao a partir da sua conta do Google Places para empresas. Consulte este artigo para obter mais informaes acerca da gesto de extenses de localizao. Remover extenses Para remover extenses das suas campanhas, basta marcar a caixa esquerda da extenso que pretende remover e clicar no boto Remover. Ao remover uma extenso de uma campanha no ir eliminar a extenso de outras campanhas.

Apresentar anncios com recomendaes da pgina do Google+

O Google+ facilita a partilha de contedo da Web. Quando a sua pgina do Google+ e os seus anncios esto associados, o Google pode mostrar recomendaes sua empresa efetuadas pelos seus seguidores no Google+. Estas so chamadas de notas, tambm referidas como recomendaes partilhadas quando mostradas com o nome ou a fotografia de um utilizador do Google+. Os seus anncios podem mostrar notas de redes sociais sem ser necessrio efetuar qualquer configurao ou gesto. Se ainda no as conhece bem, consulte o Google+ para Negcios agora. Existem trs passos que tem de concluir antes de os seus anncios serem elegveis para mostrar notas de redes sociais: A sua pgina do Google+ tem de ter um URL confirmado. O domnio do URL da sua pgina do Google+ tem de corresponder ao domnio do URL do seu anncio. A sua pgina do Google+ tem de ter mensagens recentes de alta qualidade e um nmero significativo de seguidores. Cerca de 100 para a maioria das empresas.

Como funcionam as notas de redes sociais


Os anncios do AdWords apresentados no Google e nalguns parceiros de pesquisa so elegveis para mostrar notas de redes sociais quando o nosso sistema deteta uma pgina do Google+ ativa e confirmada. Estas notas sero apresentadas quando o sistema prev que podero melhorar o desempenho da campanha. Veja o aspecto das notas.

Exemplo proprietrio(a) de um restaurante e cria uma pgina do Google+ para o seu negcio. Tambm cria uma campanha do AdWords com alguns anncios. Quando 100 pessoas seguirem a pgina do Google+ do seu restaurante, os seus anncios mostraro uma nota de redes sociais a dizer que a sua pgina tem 100 seguidores. Funcionamento das notas de redes sociais com as funcionalidades do AdWords Veja como as notas de redes sociais funcionam com outros aspectos das suas campanhas de publicidade:

Preos: cobraremos por cliques padro nos seus anncios de texto quando os utilizadores clicarem no anncio para visitar o seu site. No cobraremos quando uma pessoa clicar num boto +1 ou num link para a sua pgina do Google+. Rede: as notas dos anncios so apresentadas em todos os formatos de anncio do AdWords no Google e nalguns parceiros de pesquisa. Os seus anncios podero no apresentar sempre as notas. Relatrios: segmente os seus dados de desempenho por "notas do +1" para ver o desempenho dos anncios quando so mostrados com tipos diferentes de nota de redes sociais.

Diretrizes de publicidade Certifique-se de que segue as polticas de publicidade padro, incluindo as polticas de incentivos interao social descritas no Centro de Polticas do AdWords. Determinados tipos de empresa no so elegveis para mostrar notas de redes sociais.

Adicionar notas de redes sociais a uma campanha


As notas de redes sociais podem ser mostradas automaticamente com os seus anncios, sem ser necessria qualquer configurao ou gesto. No entanto, existem alguns requisitos para que os seus anncios sejam elegveis para mostrar estas notas automticas:

A sua pgina do Google+ tem de estar associada ao seu Website. Siga estas instrues para associar a sua pgina do Google+ e o seu Website se ainda no estiverem associados. Isto permitir a apresentao das notas de redes sociais e tambm ajudar descoberta da sua pgina do Google+ e do seu Website na pesquisa do Google. O domnio do URL de visualizao do seu anncio tem de corresponder ao URL do Website adicionado sua pgina do Google+. o Por exemplo, o anncio do Jorge com o URL de bonspetiscos.pt/baixas-calo corresponder a uma pgina do Google+ que apresenta o URL do Website bonspetiscos.pt porque partilham o mesmo domnio.

Se tiver o mesmo site com diferentes domnios de nvel superior ou de nvel secundrio para diferentes pases, contactenos a pedir para efetuarmos a correspondncia entre eles. Por exemplo, os seus anncios conduzem a google.fr e a google.co.uk, mas a sua pgina do Google+ apresenta o URL google.com A sua pgina do Google+ tem de ter mensagens recentes de alta qualidade e um nmero significativo de seguidores, ou seja, um mnimo de 100 para a maioria das empresas.

Tenha em ateno

Os seus anncios podem nem sempre mostrar as notas de redes sociais. A apresentao ou no das mesmas depende de vrios fatores, incluindo o tamanho da janela do navegador e outras extenses ou informaes que o seu anncio possa apresentar. Pode optar por excluir a apresentao das notas de redes sociais nos anncios associados sua pgina do Google+ atravs deste formulrio ou contactando-nos.

Relatrios de desempenho para notas de redes sociais


Pode ver o desempenho dos anncios quando so apresentados com diferentes tipos de nota de redes sociais, incluindo:

Pessoal (recomendaes partilhadas): quando o seu anncio aparece com uma nota pessoal, o visualizador v quantas pessoas dos respetivos crculos marcaram a sua pgina de destino ou a pgina do Google+ com +1. Por exemplo, a nota pessoal "(Maria e outras 28 pessoas marcaram isto com +1)" ser apresentada para Joo silva se Maria, que est num dos seus crculos, marcar a sua pgina de destino ou a pgina do Google+ com +1.

Bsica (notas agregadas): uma nota bsica mostra quantas pessoas em toda a Web marcaram a sua pgina de destino ou a pgina do Google+ com +1. Por exemplo, a nota bsica "(300 pessoas marcaram isto com +1)" ser apresentada para Joo Silva se 300 pessoas marcaram a sua pgina de destino ou a pgina do Google+ com +1, mas nenhuma das pessoas dos crculos do Joo marcaram a pgina de destino ou a pgina do Google+ com +1. Segue-se como ver relatrios para notas de redes sociais: 1. 2. Selecione a campanha que lhe interessa na barra de navegao lateral. Clique em Segmentar, de seguida, selecione Notas do +1 no menu pendente.

Associar o Google Places e o AdWords


Associe uma conta do Google Places para Empresas sua conta do AdWords para utilizar com extenses de localizao e outras funcionalidades relacionadas com a localizao. Associar estas contas permite-lhe incluir o endereo da sua empresa nos seus anncios do AdWords de modo a poder atrair mais clientes, em especial, os que esto perto e que pesquisam aquilo que est a oferecer.

Como associar uma conta do Google Places ao AdWords


Se tiver uma conta do Google Places para Empresas, pode associ-la sua conta do AdWords. Consulte os passos para associar a sua conta para utilizar extenses atualizadas ou antigas. Instrues para associar uma conta do Google Places (apenas atualizada)

1. 2. 3.

Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Clique no separador Campanhas e selecione uma das suas campanhas. Clique no separador Extenses de Anncio.

4. 5.

Selecione Ver: extenses de localizao a partir do menu pendente acima da tabela de extenses. Clique em + Extenso para associar uma conta existente do Google Places sua campanha. Quando associar a sua conta do Google Places, as suas localizaes de empresa do Google Places sero aplicadas a todas as suas campanhas, exceto se configurar um filtro para excluir qualquer das suas campanhas.

Instrues para associar uma conta do Google Places (apenas antiga)

1. 2.

Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Clique no separador Campanhas.

3.

Se for apresentado o separador Extenses de anncio na seco "Todas as campanhas online", clique no mesmo. Se no for apresentado o separador, clique no tringulo, selecione a caixa junto a "Extenses de anncio" e clique em OK. Em seguida, clique no separadorExtenses de anncio.

4. 5. 6.

Clique no menu pendente "Ver" e selecione "Extenses de localizao". Clique em "Endereos do Google Places". Clique em Nova extenso.

7.

Na seco "Selecionar uma campanha", escolha a campanha de publicidade que pretende associar sua conta do Google Places.

8.

Verifique se o email apresentado na seco "Adicionar conta do Google Places" aquele a que pretende associar esta campanha. Se no for, clique em Utilizar uma conta diferente.

9.

Se pretender associar apenas alguns endereos na sua conta do Google Places para ficarem associados a esta campanha, selecione a caixa junto a "Filtro" e, em seguida, selecione como pretende definir os endereos a incluir. Pode adicionar vrias condies ao clicar em + Adicionar outro. Por exemplo, pode criar filtros para um nome de empresa especfico numa regio para mostrar apenas um conjunto das suas lojas. 10. Clique em Guardar.

Pode repetir este processo para associar mais campanhas de publicidade a esta ou a outra conta do Google Places.

Vantagens do Google Places


Permita que milhes de utilizadores do Google descubram a sua empresa, de forma rpida e gratuita, com o Google Places Cada vez mais, as pessoas pesquisam as empresas on-line. Por conseguinte, importante que se certifique de que a ficha da sua empresa pode ser facilmente encontrada em Google.com e no Google Maps. Com o Google Places, criar uma boa ficha de empresa demora apenas alguns minutos e gratuito. Edite a ficha da sua empresa e fale por si provvel que a sua empresa j aparea no Google, mas, mesmo assim, dever confirmar a ficha da sua empresa para se certificar de que os detalhes esto correctos e completos. As melhorias que efectuar sero imediatamente apresentadas assim que as confirmar no Google Places. Tambm pode adicionar notificaes Prtico e fcil de gerir A ficha da sua empresa no Google constitui uma forma fcil de manter uma presena on-line, mesmo que no tenha um Web site. Pode visitar o Google Places em qualquer altura para editar as suas informaes ou visualizar quantas pessoas visitaram e clicaram na ficha da sua empresa. Opes do Google Premium, todas grtis Faa com que a ficha da sua empresa se destaque, utilizando fotografias e vdeos; categorias personalizadas, tais como a rea de servios que presta, as marcas que comercializa e como encontrar estacionamento; e cupes para encorajar os clientes a efectuarem a primeira compra ou para repetirem as compras.

Crie hoje mesmo a ficha da sua empresa em www.google.com/places seguindo os passos abaixo. muito fcil inscrever-se numa conta Google Places Se for proprietrio de uma empresa, provvel que j conhea os passos bsicos. Pode adicionar extras, tais como fotografias e descries caso as tenha disponveis, ou pode voltar e adicion-las posteriormente. Quando terminar a inscrio, iremos solicitar-lhe que confirme o seu envio por telefone ou correio postal. Fazemos isto para assegurar que apenas as pessoas adequadas conseguem alterar quaisquer dados pblicos sobre a sua empresa. Vamos saber mais sobrecomo dar os primeiros passos no Google Places!

Adicionar nmeros de telefone aos seus anncios


Se pretender incentivar os seus clientes a ligar para a sua empresa, as extenses de chamada(tambm conhecidas como clique para ligar em dispositivos mveis) permitem-lhe adicionar um nmero de telefone ao anncio para que o(a) possam contactar diretamente. As extenses de chamada tambm fornecem relatrios detalhados sobre as chamadas recebidas a partir dos seus anncios.
As extenses de chamada tm funcionalidades diferentes consoante o tipo de dispositivo onde so mostradas:

Em dispositivos mveis topo de gama (como iPhones e dispositivos Android com navegadores de Internet completos): o seu anncio incluir um boto "Ligar" clicvel, mostrado aos clientes que vejam o seu anncio na pesquisa em Google.pt, numa pesquisa por voz, na Google Mobile App ou no Google Maps para telemvel. Em computadores ou em portteis e tablets: o seu anncio ser apresentado com um nmero de telefone, mesmo que a extenso de chamada no utilize um nmero de reencaminhamento.

Quando um cliente clicar no nmero de telefone num dispositivo mvel com capacidade para fazer uma chamada telefnica, cobraremos o mesmo que para um clique padro no anncio. Tenha em ateno que a sua extenso de chamada s ser clicvel em dispositivos que permitam a um utilizador clicar e ligar (por exemplo, no ser clicvel em dispositivos iPod Touch). Para alm disso, quando adiciona uma extenso de chamada a uma campanha ou grupo de anncios, esta aplica-se a todos os seus anncios nessa campanha ou grupo de anncios. Exemplo proprietrio(a) de uma pizaria na baixa do Porto. Com as extenses de chamada, um cliente que pesquise pizas no telemvel pode clicar num boto junto ao seu anncio e ligar imediatamente para encomendar duas pizas de cogumelos tamanho familiar.

Vantagens das extenses de chamada


Eis algumas vantagens de utilizar extenses de chamada:

Medir e otimizar as converses de chamadas telefnicas: compreenda a eficcia dos seus anncios ao contabilizar as chamadas que geram converses. Recomendamos vivamente a utilizao desta funcionalidade se o trfego de chamadas for importante para o seu negcio. Saiba mais acerca de converses de chamadas. Medio de chamadas gratuitas com nmeros de reencaminhamento da Google: no h qualquer encargo pela utilizao de nmeros de reencaminhamento da Google em dispositivos mveis, computadores e tablets. Personalizadas para dispositivos diferentes: pode criar extenses de chamada otimizadas para telemveis para apresentao em dispositivos mveis ou desativar extenses de chamada especficas nos dispositivos pretendidos. Melhores relatrios de extenses: veja quantos cliques recebe em cada parte do seu anncio quando foi apresentada uma extenso de chamada, como cliques no ttulo do anncio em comparao com cliques na extenso de chamada. Analise detalhadamente estas estatsticas por campanha, grupo de anncios ou anncio. Flexibilidade: pode adicionar extenses de chamada a grupos de anncios, assim como a campanhas. Edio no local: edite a sua extenso de chamada sem repor as respetivas estatsticas de desempenho. Datas de incio/concluso e programao: especifique em que datas, dias da semana ou a que horas do dia a sua extenso de chamada deve aparecer.

Nota Pode utilizar extenses de chamada para campanhas que segmentem a Rede de Display. Seguem-se alguns aspetos a ter em conta: As extenses de chamada que segmentem a Rede de Display s sero apresentadas em telemveis topo de gama, e no em computadores, portteis ou tablets. Estas extenses no suportam a utilizao de nmeros de telefone de reencaminhamento da Google nem o controlo de chamadas como converses. Na Rede de Display, possvel definir as extenses de chamada para serem apresentadas como nmeros clicveis ou links, bem como com o formato apenas de chamada.

Siga os passos na sua conta


Clique neste link para aceder sua conta e receber indicaes passo a passo sobre como adicionar extenses de chamada ao seu anncio.
Mostrar-me como

Em alternativa, pode ler as instrues abaixo.

Como adicionar extenses de chamada

Veja como configurar extenses de chamada para todos os anncios da campanha ou do grupo de anncios que escolher: 1. 2. 3. 4. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Selecione a campanha ou o grupo de anncios a que pretende adicionar extenses de chamada. V para o separador Extenses de anncio. Se no conseguir visualizar este separador, leia como ativ-lo. No canto superior, selecione Ver: Extenses de chamada no menu pendente.

5. 6.

Junto a "Definio de extenso de chamada", clique em Editar. No formulrio apresentado, visualizar um selecionador com nmeros de telefone anteriormente configurados. Pode selecionar uma destas extenses ou criar uma nova ao clicar no boto +Novo nmero de telefone. Os passos seguintes gui-lo(a)-o ao longo do processo para adicionar uma nova extenso.

7. 8. 9.

10. 11.

12. 13.

14.

Introduza o nmero de telefone da empresa e o pas de origem do nmero. Em determinados pases, pode escolher o tipo de nmero de telefone que utilizar para a extenso de chamada: um nmero de telefone de reencaminhamento da Google ou o nmero de telefone da sua prpria empresa. Escolha se gostaria de incluir o nmero de telefone e o Website no seu anncio ou apenas o nmero de telefone. Esta opo afeta apenas os dispositivos mveis; em tablets e computadores ou portteis, poder continuar a apresentar o Website e o nmero de telefone juntos. Se estiver a utilizar um nmero de telefone de reencaminhamento da Google e pretender controlar as chamadas telefnicas do seu telemvel como converses, selecione a caixa junto a Registar converses de chamadas telefnicas. Especifique a durao de uma chamada para ser registada como uma converso. As chamadas de telemveis com uma durao superior durao especificada sero comunicadas como converses normais. As chamadas em anncios para computadores sero comunicadas como converses estimadas na coluna "Total de conv. est.". Pode selecionar este nmero de telefone como a extenso preferida a apresentar em dispositivos mveis. Para isso, marque a caixa "Telemvel" junto a "Preferncia de dispositivo". Se pretender limitar os perodos em que o nmero de telefone deve ser elegvel para apresentao no seu anncio (como em dias da semana ou horas do dia especficas), clique em Datas de incio/concluso, programao e selecione os perodos desejados. Clique em Guardar.
Experimente

Personalizar extenses de chamada para dispositivos mveis As extenses so apresentadas em todos os dispositivos por predefinio, mas existem duas formas de personalizar extenses de chamada para telemveis e para computadores e tablets:

Pode criar nmeros de telefone especficos para telemveis. Por exemplo, se pretender que as pessoas que veem o seu anncio para telemveis liguem para um nmero de telefone diferente das pessoas que veem o seu anncio num computador, basta adicionar o seu nmero de telefone especfico para telemvel e marcar a c aixa Telemvel junto a Preferncia de dispositivo na janela Novo nmero de telefone. Pode limitar os dispositivos nos quais os seus nmeros de telefone so apresentados ao nvel da campanha ou do grupo de anncios. Por exemplo, se pretender que os nmeros de telefone de uma campanha especfica sejam apresentados apenas em computadores e tablets, basta editar a Definio de extenso de chamada ao nvel da campanha e selecionar Apenas computadores e tablets junto a Mostrar esta extenso de anncio em.

Veja como criar nmeros de telefone especficos para telemveis: 1. Escolha a campanha que contm os nmeros de telefone que pretende editar. 2. Clique no separador Extenses de anncio. 3. No menu pendente Ver, escolha Extenses de chamada. 4. V para a seco Definio de extenso de chamada e clique em Editar. 5. Ver uma lista de todos os nmeros de telefone nesta campanha. 6. Localize os nmeros de telefone que pretende personalizar e clique na seta no lado direito para selecionar. 7. Nos nmeros de telefone selecionados, clique na seta para baixo junto ao cone de lpis e escolha Editar. 8. No formulrio apresentado, escolha Telemvel junto a Preferncia de dispositivo. 9. Altere os nmeros de telefone conforme necessrio para otimizar para telemveis. 10. Clique em Guardar. Sugesto Pode optar por acionar apenas as chamadas (e no o ttulo do anncio, por exemplo) quando o anncio for apresentado em dispositivos mveis. Selecione Apenas o nmero de telefone junto a "Apresentar os links seguintes". No entanto, quando apresentar o seu anncio noutros dispositivos, poder continuar a receber cliques em ttulos a partir de dispositivos, como computadores de mesa, portteis, tablets ou iPod Touch, os quais no podem efetuar chamadas. Nestes dispositivos, os utilizadores sero direcionados para o URL de destino no anncio. Os cliques na extenso de chamada do seu anncio ou no respetivo ttulo tero o mesmo preo de CPC. Nota

Os nmeros de telefone com a preferncia de dispositivo definida como telemvel tero preferncia sobre extenses de chamada padro em dispositivos mveis. As extenses de chamada padro tero preferncia sobre extenses de chamada otimizadas para telemveis do mesmo tipo em computadores e portteis. Se uma campanha ou um grupo de anncios s tiver extenses de chamada otimizadas para telemveis, estas podero ser mostradas em computadores e portteis. Para impedir que isto acontea, recomendamos que tenha extenses de chamada padro do mesmo tipo que as extenses de chamada otimizadas para telemveis na sua campanha.

Sugestes

Pode adicionar at 20 extenses de chamada a cada campanha ou grupo de anncios.

Se estiver na Alemanha, nos Estados Unidos, em Frana ou no Reino Unido, pode utilizar extenses de chamada com nmeros de telefone de reencaminhamento da Google. Descubra como adicionar extenses de chamada com nmeros de reencaminhamento. Obter informaes acerca das suas chamadas Pode obter relatrios sobre o desempenho dos anncios com extenses de chamada para cada campanha ou grupo de anncios. Para dispositivos mveis, veja o nmero de cliques no boto "Ligar". Se estiver a utilizar nmeros de reencaminhamento da Google, tambm poder ver detalhes acerca das chamadas vlidas estabelecidas, incluindo as chamadas que geraram converses (se optar por "registar converses de chamadas telefnicas" quando criar a sua extenso de chamada). Veja como pode rever o nmero de chamadas recebidas para cada grupo de anncios ou campanha: 1. 2. 3. 4. No separador Campanhas ou Grupos de Anncios na pgina Campanhas, clique no botoSegmentar por cima da tabela de estatsticas. Selecione Tipo de Clique para ver os cliques que resultaram em visitas ao seu Website ou em chamadas telefnicas. Utilize "Cliques para ligar para telemvel" para ver quantos cliques recebeu no nmero de telefone dos seus anncios. Se estiver a utilizar nmeros de telefone de reencaminhamento da Google, pode tambm optar por ver colunas de estatsticas adicionais para saber quantas chamadas tiveram uma ligao bem-sucedida. Clique no boto Colunas acima da tabela de estatsticas no separador Campanhas ou Grupos de Anncios, selecione "Personalizar colunas" e adicione colunas da categoria "Detalhes de chamada". Para ver dados de converso para as suas extenses de chamadas para telemveis ao utilizar nmeros de reencaminhamento da Google, clique no boto Colunas acima da tabela de estatsticas no separador Campanhas ou Grupos de Anncios, escolha Personalizar colunas e adicione colunas da categoria Converses. Como no possvel associar as chamadas efetuadas a partir de anncios para computadores aos cliques, estas so comunicadas como converses estimadas na coluna "Total de conv. est.".

5.

Lembre-se de que, para os dispositivos mveis, registamos um clique para ligar assim que o cliente clica para ligar para o seu nmero de telefone, independentemente de a chamada ser concluda ou no. Utilizar extenses de chamada com extenses de localizao As extenses de chamada e as extenses de localizao podem funcionar em conjunto ou de forma independente. Ambas as funcionalidades permitem adicionar um nmero de telefone ao seu anncio de texto para que os clientes o(a) contactem mais facilmente. Se estiver a utilizar extenses de localizao e tambm tiver includo um nmero de telefone na extenso de localizao, podemos mostrar o seu anncio com um boto "Ligar", assim como um link "Obter Direes". Exemplo Suponhamos que o(a) proprietrio(a) de uma cadeia de restaurantes com diversos estabelecimentos espalhados pelo pas. Para se ligar a clientes esfomeados, pode permitir aos clientes ligarem-se a si por telefone ou consultar direes para a localizao de um dos seus restaurantes e direcionar esses clientes para o restaurante mais prximo. Tenha em ateno que os nmeros de telefone de valor acrescentado esto disponveis para extenses telefnicas, mas no para extenses de localizao. Por "nmeros de telefone de valor acrescentado", referimo-nos normalmente a nmeros de telefone que podero no estar includos no plano tarifrio normal de um cliente e uma chamada para esses nmeros poder representar um encargo adicional. Se tiver as extenses de localizao e extenses de chamada ativadas para o mesmo anncio, os clientes prximos vero o link para o endereo da sua empresa listado na extenso de localizao e o boto "Ligar" clicvel ligar as pessoas ao nmero de telefone listado na extenso de chamada. Sugesto Para obter a melhor combinao de segmentao local e de alcance amplo, sugerimos que ative as extenses de localizao e as extenses de chamada nos seus anncios. As extenses de chamada so mais adequadas se tiver um centro de servio nacional ou se a sua empresa no tiver apenas uma localizao fsica especfica. Como funcionam os nmeros de telefone com as extenses de chamada possvel utilizar as extenses de chamada com nmeros de telefone gratuitos, nmeros de telefone padro, nmeros de telemvel, nmeros de telefone com custos repartidos ou nmeros de telefone de valor acrescentado. Seguem-se alguns aspetos a ter em conta:

Os nmeros de telefone com custos repartidos utilizam um mtodo de faturao onde as chamadas para um nmero de telefone internacional em particular so pagas parcialmente (mas no totalmente) pelo destinatrio. Se utilizar um destes nmeros para o seu anncio clique para ligar, ser apresentada uma excluso de responsabilidade a indicar que podero ser aplicadas taxas adicionais.

Nmeros de telefone de valor acrescentado so nmeros de telefone que podero no estar includos no plano tarifrio normal de um cliente e uma chamada para esses nmeros poder representar taxas adicionais. Como os anncios no referem o custo por minuto das chamadas e as taxas da operadora podem variar relativamente a estes nmeros, incluiremos uma breve excluso de responsabilidade Podero ser aplicadas taxas adicionais no texto do anncio se mpre que um nmero de valor acrescentado for mostrado num anncio. A excluso de responsabilidade s ser mostrada para nmeros de valor acrescentado e no para outros tipos de nmero apresentados em anncios clique para ligar, como nmeros de telefone gratuitos, nmeros de telefone padro ou nmeros de telemvel. Extenses de chamada no Brasil Para ativar extenses de chamada no Brasil, no se esquea de incluir o cdigo da operadora escolhida. Por exemplo, em vez de "11 5555-1234" utilize "0XX11 5555 1234" (onde "XX" indica o cdigo da operadora). Para nmeros gratuitos ou de valor acrescentado, como 4004 ou 0800, no so necessrios cdigos de operadora.

Mostrar classificaes de vendedores com os anncios


As classificaes de vendedores permitem s pessoas saberem que anunciantes receberam classificaes elevadas por apresentarem um servio de qualidade. Reunimos classificaes de vendedores de origens fidedignas que agregam avaliaes de empresas. Estas informaes ajudam as pessoas a tomar decises de navegao e de compra mais fundamentadas. As classificaes de vendedores tambm o(a) podem ajudar a conquistar potenciais clientes mais qualificados e a melhorar o desempenho do seu anncio.
Atualmente, as classificaes de vendedores so calculadas atravs da utilizao de servios de avaliao que licenciam as respetivas informaes para a Google, pelo que poder detetar alteraes no modo como estas so apresentadas para a sua conta. Esta melhoria na qualidade dos dados far com que as classificaes de vendedores sejam mais precisas.

Funcionamento das classificaes de vendedores


As classificaes de vendedores mostram uma combinao de informaes e de avaliaes junto aos seus anncios do AdWords (atualmente em pginas de resultados de pesquisa Google e em parceiros de pesquisa Google). Estas avaliaes e classificaes refletem principalmente a experincia de consumo geral dos clientes com as empresas em questo e no a respetiva resposta a determinados produtos. Fazemos a correspondncia dessas avaliaes com o seu anncio ao associar o domnio do URL de visualizao ao domnio do anunciante a partir da origem da avaliao no Google. As classificaes de vendedores podem ser apresentadas em computadores de mesa, portteis e dispositivos topo de gama com navegadores de Internet completos. Veja o aspeto que um anncio poder ter com classificaes de

vendedores:

Origem das classificaes


As classificaes de vendedores tm por base vrias origens. Essas origens incluem avaliaes doGoogle Shopping e do Google Trusted Stores, bem como feeds dos seguintes Websites de avaliao independentes:

Ausgezeichnet.org Avis-Verifies Bazaarvoice Bizrate eKomi E-Komerco EC The Feedback Company Feefo FIA-NET

Hardware.info KiyOh Klantenvertellen Poulpeo PriceGrabber ResellerRatings Reviews.co.uk Reevoo Shopper Approved ShopVote.de

Shopzilla (UK, DE, FR) ShopAuskunft StellaService Trusted Shops TrustPilot Yopi.de .com

Quando podero os anncios ser apresentados com classificaes de vendedores


Apenas determinados anncios so elegveis para apresentao com notas de classificaes de vendedores. Assim que cumprir os critrios seguintes, os seus anncios sero elegveis para apresentar classificaes de vendedores nos resultados de pesquisa Google e em parceiros de pesquisa Google. O tipo de campanha dever ser "Rede de Pesquisa com seleo de Display", "Redes de Pesquisa e Display" ou "Apenas na Rede de Pesquisa". O cliente tem de estar a pesquisar em Google.com, Google.co.uk, Google.de, Google.fr ou Google.nl. Na maioria dos casos, a sua empresa tem de ter pelo menos 30 avaliaes nicas criadas nos ltimos 12 meses e uma classificao composta de 3,5 estrelas ou superior. No entanto, podemos mostrar classificaes para comerciantes com menos de 30 avaliaes, se tivermos dados suficientes provenientes de outras origens para determinar uma classificao precisa. Pelo menos 10 destas avaliaes tm de estar no idioma da interface do Google do cliente. No necessita de uma conta do Google Merchant Center para que os seus anncios sejam elegveis para apresentar classificaes de vendedores. Se pretender optar por excluir esta funcionalidade, pode informar-nos atravs deste formulrio. Se mudar de ideias, pode sempre voltar a optar pela incluso com o mesmo formulrio.

Quanto custam as classificaes de vendedores


Nos navegadores de computadores e de telemveis, as pessoas podem clicar para verem a avaliao da sua empresa e confirmarem a origem e os comentrios que sustentam as classificaes. No cobraremos estes cliques. As classificaes de vendedores recebem normalmente menos cliques do que os ttulos de anncios, pelo que, na maior parte dos casos, as pessoas no correm o risco de ser desviadas do seu site. A vantagem desta funcionalidade o aumento das taxas de cliques (CTR) baseadas na classificao em estrelas do prprio anncio.

Como melhorar as avaliaes e classificaes de vendedores


Fornea um servio de excelncia A melhor forma de melhorar as suas classificaes consiste em certificar-se de que os seus clientes recebem um excelente apoio ao cliente. Clientes satisfeitos atraem mais clientes satisfeitos, dispostos a fazer uma boa avaliao da sua empresa e a falar dela ou dos seus produtos a outras pessoas. Leia as avaliaes da sua empresa e tome a iniciativa na resoluo de problemas levantados pelos clientes, para obter um resultado que satisfaa razoavelmente todas as partes, incluindo a sua empresa. Certifique-se de que o seu nome e o seu Website so coerentes Por vezes, as avaliaes realaro problemas sobre os quais a sua empresa no tem controlo direto. Por exemplo, os clientes podero ter um problema com a transportadora ou com a qualidade dos bens que vendeu, mas no fabricou. Como as classificaes de vendedores agregam classificaes de vrias origens, algumas classificaes como esta no devero afetar significativamente as suas classificaes gerais. Para ajudar a garantir que os clientes submetem classificaes para as empresas certas, confirme que os sites de avaliao do Google Shopping apresentam o nome da empresa e o URL do Website corretos para a sua ficha de empresa. O nome da empresa e o URL do Website devem ser coerentes em todos os sites de avaliao e tambm na sua conta do Google Merchant Center, se tiver uma. Isto ajuda os clientes a identificar as empresas certas e ajuda a evitar que classificaes de outras empresas sejam includas nas suas classificaes de vendedor.

Mostrar links adicionais abaixo do texto do anncio


A extenso de anncio de sitelinks permite-lhe mostrar links para pginas especficas do seu Website abaixo do texto dos seus anncios (alm da pgina de destino) principal, o que ajuda os clientes a encontrar o que procuram no seu site com apenas um clique. Os sitelinks so apresentados em anncios nas partes superior e inferior dos resultados de pesquisa do Google. Pode ativar sitelinks, quando selecionar as definies da sua campanha. Poder editar o texto e os URLs do link e ver o desempenho dos anncios com sitelinks, no separador Extenses de anncio da sua conta do AdWords.

Exemplo proprietrio de uma cadeia de pizarias e pretende facilitar ao mximo o processo das encomendas por parte dos clientes. Ao adicionar sitelinks ao seu anncio, pode ajudar os clientes a aceder diretamente a pginas do seu Website que eles procuram ou a pginas que geram mais vendas. Este anncio inclui quatro sitelinks que pode apresentar sob o texto do anncio.

Os anncios em pginas de resultados de pesquisa apresentados em computadores de mesa e tablets podem mostrar de dois a seis links, alm do URL de visualizao. Os anncios em pginas de resultados de pesquisa apresentados em telemveis com navegadores de Internet completos podem mostrar at quatro links adicionais (no disponvel para telemveis WAP). Em alguns casos, poderemos complementar os seus sitelinks com descries que tenha disponibilizado acerca dessas pginas. Pode ser o prprio utilizador a adicionar esses detalhes ao criar ou editar sitelinks ou podemos utilizar automaticamente as informaes da sua conta relacionadas com sitelinks individuais, como, por exemplo, a partir de vrios anncios na sua conta. Ao apresentar informaes adicionais com os sitelinks, os anncios podem tornar-se mais relevantes para potenciais clientes.

Motivo para utilizar sitelinks


Seguem-se alguns motivos para considerar a adio de sitelinks aos seus anncios:

Mostrar atalhos: os clientes veem e clicam rapidamente em seces populares ou de elevada converso do seu Website. Minimizar o trabalho: crie sitelinks independentemente dos anncios de texto ao ativ-los na pgina de definies da campanha. Por outras palavras, no tem de criar novos anncios de texto nem de os editar para incluir sitelinks. Atualizar com facilidade: altere o texto e os URLs do link sempre que quiser e mantenha os anncios atualizados para vendas e ofertas especiais. Flexibilidade: pode adicionar sitelinks a uma campanha ou um grupo de anncios, o que lhe d maior controlo sobre os anncios especficos apresentados conjuntamente. Relatrios detalhados: descubra o nmero de cliques ocorridos em qualquer parte do seu anncio sempre que um sitelink individual apresentado. Analise detalhadamente as estatsticas por campanha, grupo de anncios ou anncio. Segmente as suas estatsticas atravs de Esta Extenso vs. Outra para ver o nmero de cliques ocorridos no sitelink individual comparativamente com outra parte do anncio (por exemplo, o ttulo, outros sitelinks ou outra extenso). Reteno de dados: edite o seu sitelink sem repor as respetivas estatsticas de desempenho. Sitelinks personalizados para telemveis: crie sitelinks otimizados para telemveis para apresentao em dispositivos mveis ou desative sitelinks especficos nos dispositivos pretendidos.

Programao com datas de incio e de concluso: especifique as datas, os dias da semana ou as horas do dia em que os seus sitelinks so elegveis para apresentao. Tenha em ateno Os sitelinks tm um limite mximo de 25 carateres na maior parte dos idiomas ou 12 carateres em idiomas de largura dupla. Os idiomas de largura dupla so idiomas que utilizam carateres de largura dupla, como o chins, o coreano e o japons. Rever todas as polticas de extenses de sitelinks.

Siga os passos na sua conta


Clique no boto abaixo para ir para a sua conta e fazer uma apresentao guiada passo-a-passo acerca de como adicionar sitelinks ao seu anncio.

Mostrar-me como

Em alternativa, pode seguir as instrues abaixo.

Criar e gerir sitelinks Criar novos sitelinks Tenha em ateno No encontra os sitelinks? Esta funcionalidade s est disponvel para campanhas mostradas na Pesquisa Google. Isto significa que para utilizar os sitelinks, ter de escolher um destes tipos de campanha quando criar a sua campanha: "Rede de pesquisa com seleo de Display" "Redes de Pesquisa e Display" "Apenas na Rede de Pesquisa" Saiba mais acerca dos diferentes tipos de campanha disponveis. Para criar sitelinks ao nvel da campanha: 1. 2. 3. 4. 5. Escolha a campanha a que pretende adicionar a extenso. Clique no separador Extenses de anncio. Escolha Extenses de sitelinks no menu pendente Ver. Junto ao link Definies de sitelinks, clique em Editar. Ver todos os sitelinks desta conta. o Para utilizar um sitelink existente, clique no sitelink. o Para criar um novo sitelink, clique no boto Novo. Preencha o texto e o URL do sitelink. O campo Descrio opcional. Quando preencher ambas as linhas de descrio, o seu sitelink poder ser elegvel para ser apresentado com estes detalhes. Saiba mais na seco Sitelinks com detalhes adicionais abaixo.

6. 7.

Clique em Guardar para guardar a definio de sitelinks da sua campanha. Na parte inferior da janela de extenso de sitelink da campanha junto a Apresentar esta extenso em, selecione os dispositi vos nos quais pretende que os sitelinks da campanha sejam apresentados. Pode optar por apresentar sitelinks em Todos os dispositivos (esta a predefinio) ou especificar Apenas dispositivos mveis ouApenas computadores e tablets. 10. Clique em Guardar. Sugestes

8. 9.

Mantenha o texto do link curto. Isto aumenta o nmero de links que pode mostrar e d ao AdWords mais sitelinks para escolher. Observe as barras de navegao do Website para obter ideias de sitelinks facilmente. A ordem dos sitelinks e o seu desempenho contribuem para a frequncia de apresentao de um sitelink num anncio.

Sitelinks ao nvel do grupo de anncios Antes de criar sitelinks ao nvel do grupo de anncios, tenha em ateno o seguinte:

Por predefinio, um grupo de anncios utiliza sitelinks da campanha de que faz parte. Se criar um tipo de sitelink para um grupo de anncios, ele substituir o mesmo tipo de sitelink ao nvel da campanha. Pode tambm desativar um sitelink para um grupo de anncios. Isto elimina qualquer sitelink criado no grupo de anncios e impede a apresentao de qualquer sitelink ao nvel da campanha com esses anncios. Por outras palavras, no ser mostrado qualquer sitelink do tipo selecionado para o grupo de anncios.

Para criar um sitelink ao nvel do grupo de anncios: 1. 2. 3. 4. 5. Escolha o grupo de anncios a que pretende adicionar o sitelink. 1. Clique no separador Extenses de anncio. Escolha Ver: Extenses de sitelinks no menu pendente. Junto ao link Definies de extenses de sitelink, clique em Editar. Escolha Utilizar sitelink do grupo de anncios para criar sitelinks especificamente para o grupo de anncios. Ver todos os sitelinks desta conta. 1. Para utilizar um sitelink existente, clique na seta junto ao sitelink que pretende adicionar ao grupo de anncios. 2. Para criar um novo sitelink no grupo de anncios, clique no boto Novo. Preencha o texto e o URL do sitelink. O campo Descrio opcional. Quando preencher ambas as linhas de descrio, o seu sitelink poder ser elegvel para ser apresentado com estes detalhes. Saiba mais na seco Sitelinks com detalhes adicionais abaixo.

6. 7.

Clique em Guardar e volte janela de extenso de sitelink do grupo de anncios. Na parte inferior da janela de extenso de sitelink do grupo de anncios junto a Apresentar esta extenso em, selecione os dispositivos nos quais pretende que os sitelinks do grupo de anncios sejam apresentados. Pode optar por apresentar sitelinks em Todos os dispositivos (esta a predefinio) ou especificar Apenas dispositivos mveis ou Apenas computadores e tablets. 10. Clique em Guardar. Sugestes

8. 9.

Escolha Utilizar definio da campanha para utilizar os sitelinks da campanha. Tenha em ateno que utilizaremos por predefinio sitelinks ao nvel da campanha para os grupos de anncios. Deste modo, esta opo s til se pretender remover uma definio anterior.

Escolha Desativar extenses de sitelink para remover os sitelinks do grupo de anncios e ocultar os sitelinks da campanha para este grupo de anncios. Isto significa que o grupo de anncios no apresentar os seus sitelinks. Editar sitelinks Para editar sitelinks ao nvel da campanha ou do grupo de anncios: 1. 2. 3. 4. Escolha a campanha ou o grupo de anncios com o sitelink que pretende editar. Clique no separador Extenses de anncio. Escolha Ver: Extenses de sitelinks no menu pendente. Na seco Definies de extenses de sitelink, clique em Editar.

5. 6. 7.

Ver todos os sitelinks nesta campanha ou neste grupo de anncios. Desloque-se at aos sitelinks ao nvel da campanha ou do grupo de anncios para encontrar o sitelink que pretende editar. Clique na seta do lado direito para selecionar No sitelink selecionado, clique na seta para baixo apresentada junto ao cone de lpis e escolha Editar. Efetue as alteraes ao sitelink selecionado. o O campo Descrio opcional. Quando preencher ambas as linhas de descrio, o seu sitelink poder ser elegvel para ser apresentado com estes detalhes. Saiba mais na seco Sitelinks com detalhes adicionais abaixo.

8. Quando terminar a edio, clique em Guardar. 9. O sitelink ser editado para todos os grupos de anncios e todas as campanhas que o partilham. Sugestes Observe as barras de navegao do Website para obter ideias de sitelinks facilmente. A ordem dos sitelinks e o seu desempenho contribuem para a frequncia de apresentao de um sitelink num anncio. Eliminar um sitelink Para eliminar um sitelink ao nvel da campanha ou do grupo de anncios: 1. 2. 3. 4. 5. Escolha a campanha ou o grupo de anncios com o sitelink que pretende eliminar. Clique no separador Extenses de anncio. Escolha Ver: Extenses de sitelinks no menu pendente. V para a seco Definies de extenses de sitelink e clique na caixamais para expandir a seco. Ver todos os sitelinks nesta campanha ou neste grupo de anncios. Desloque-se at s extenses ao nvel da campanha ou do grupo de anncios, coloque o cursor do rato sobre o conjunto de sitelinks que contm o sitelink que pretende eliminar e clique no cone de lpis apresentado no canto superior. No cabealho Extenso de sitelink selecionada, clique na seta junto a cada extenso que pretende remover da campanha ou do grupo de anncios. Se remover o sitelink de uma campanha, remover tambm o sitelink de todos os grupos de anncios na campanha. Clique em Guardar quando terminar.

Mantenha o texto do link curto. Isto aumenta o nmero de links que pode mostrar e d ao AdWords mais sitelinks para escolher.

6.

7.

Para eliminar todos os sitelinks de um determinado tipo de uma campanha ou grupo de anncios: Escolha a campanha ou o grupo de anncios que contm os sitelinks que pretende eliminar. Clique no separador Extenses de anncio. Escolha Ver: Extenses de sitelinks no menu pendente. V para a seco Definies de extenses de sitelink e clique na caixamais para expandir a seco. Ver todos os sitelinks nesta campanha ou neste grupo de anncios. Desloque-se at aos sitelinks ao nvel da campanha ou do grupo de anncios que pretende eliminar e clique na caixa de verificao junto aos mesmos. 6. Clique em Eliminar. Personalizar um sitelink para dispositivos mveis As extenses so apresentadas em todos os dispositivos por predefinio, mas existem duas formas de personalizar extenses de sitelinks para telemveis e para computadores e tablets. 1. 2. 3. 4. 5.

Pode criar sitelinks especficos para telemveis. Por exemplo, se tiver pginas de produto especficas para telemveis no seu Website e pretender utilizar um sitelink especfico para telemveis para o qual pretende direcionar os utilizadores, basta criar o seu sitelink especfico para telemveis e selecionar a caixa Telemvel junto a Preferncia de dispositivo na janela Novo sitelink. Pode limitar os dispositivos nos quais as suas extenses de sitelink podem ser apresentadas ao nvel da campanha ou do grupo de anncios. Por exemplo, se pretender que os sitelinks de uma campanha especfica sejam apresentados apenas em computadores e tablets, basta editar as definies de extenso ao nvel da campanha e selecionar Apenas computadores e tablets junto a Apresentar esta extenso em.

Veja como criar sitelinks especficos para telemveis: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Nota Escolha a campanha que contm o sitelink que pretende editar. Clique no separador Extenses de anncio. No menu pendente Ver, escolha Extenses de sitelinks. V para a seco Definies de extenses de sitelink e clique em Editar. Ver uma lista de todos os sitelinks nesta campanha. Encontre o sitelink que pretende personalizar e clique na seta no lado direito para selecionar. No sitelink selecionado, clique na seta para baixo apresentada junto ao cone de lpis e escolha Editar. No formulrio apresentado, escolha Telemvel junto preferncia de dispositivo. Altere o sitelink, conforme necessrio, para otimizar para telemveis. Clique em Guardar. Os sitelinks com a preferncia de dispositivo definida como telemvel tero preferncia sobre os sitelinks padro em dispositivos mveis. Os sitelinks padro tero preferncia sobre sitelinks otimizados para telemveis do mesmo tipo em computadores e portteis.

Se uma campanha ou um grupo de anncios s tiver sitelinks otimizados para telemveis, estes podero ser mostrados em computadores e portteis. Para impedir que isto acontea, recomendamos que tenha sitelinks padro do mesmo tipo que os sitelinks otimizados para telemveis na sua campanha Programar um sitelink Veja como restringir o intervalo de datas ou de horas durante o qual poder apresentar um sitelink: Escolha a campanha que contm o sitelink que pretende editar. Clique no separador Extenses de anncio. Escolha Ver: Extenses de sitelinks no menu pendente. V para a seco Definies de extenses de sitelink e clique em Editar. Ver uma lista de todas as extenses nesta campanha. Coloque o cursor do rato sobre o sitelink que pretende programar. Clique na seta para baixo apresentada junto ao cone de lpis e escolha Editar. o Tenha em ateno que qualquer alterao afeta todas as campanhas ou todos os grupos de anncios que partilham este sitelink. Em alternativa, para efetuar a alterao apenas para esta campanha, escolha Copiar e editar. 7. No formulrio apresentado, clique na seco Datas de incio/concluso, programao. 8. Clique dentro das caixas das datas de incio e de concluso para escolher as datas a que o sitelink comea a ser apresentado e deixa de ser apresentado. 9. Utilize a seco Programao para definir os dias da semana e as horas do dia a que um sitelink dever ser apresentado. Todas as horas esto no fuso horrio da sua conta. 10. Clique em Guardar. Formato de sitelinks com detalhes adicionais Suponhamos que est a apresentar uma campanha com sitelinks. Em alguns casos, poderemos complementar os seus sitelinks com descries que tenha disponibilizado acerca dessas pginas, para que todo o seu bloco de anncios seja semelhante a este exemplo: 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Pode ser o prprio utilizador a adicionar esses detalhes ao criar ou editar sitelinks ou podemos utilizar automaticamente as informaes da sua conta relacionadas com sitelinks individuais, como, por exemplo, a partir de vrios anncios na sua conta. Ao apresentar informaes adicionais com os sitelinks, os anncios podem tornar-se mais relevantes para potenciais clientes.

Como adicionar descries aos seus sitelinks Quando criar um novo sitelink ou editar um sitelink existente, preencha ambas as linhas do campo "Descrio" para que os seus sitelinks sejam elegveis para apresentao com esses detalhes.

Consulte a seco acima para obter instrues acerca de como criar ou editar sitelinks. Como funcionam automaticamente os sitelinks com detalhes adicionais Exemplo Criou sitelinks para a campanha da sua pizaria e o anncio pode apresentar sitelinks semelhantes ao anncio seguinte:

Suponhamos que a sua conta tambm inclui os anncios de texto seguintes:

Visto que os anncios de texto da sua conta incluem informaes semelhantes aos sitelinks, poderemos adicionar algumas dessas informaes aos sitelinks e mostrar um bloco de anncios de sitelinks aos potenciais clientes que poder ter o aspecto seguinte:

Nota: importante lembrar-se de que complementaremos os sitelinks com as informaes fornecidas por si. Isto significa que controla as informaes, como o texto do anncio, apresentadas na sua extenso de sitelink. Tenha em ateno Apenas apresentaremos sitelinks com informaes adicionais se a sua campanha de sitelinks cumprir critrios especficos, incluindo os seguintes: Os anncios existentes so mostrados com duas ou trs linhas de sitelinks e acima dos resultados de pesquisa Google. Preencheu informaes adicionais para os seus sitelinks OU detetmos outros anncios na sua conta que correspondem aos seus sitelinks.

Quanto custam os sitelinks


O custo de um clique num sitelink igual ao custo de um clique no URL de visualizao do mesmo anncio. Por outras palavras, cobraremos o mesmo valor independentemente do link do anncio, do URL de destino ou do sitelink em que uma pessoa clique. Os sitelinks oferecem mais oportunidades para os seus clientes clicarem no e dentro do anncio, mas no cobraremos mais do que dois cliques por impresso do anncio. No entanto, caso algum clique rapidamente em mais do que um link durante a visualizao de um anncio, tal ser considerado como um clique duplicado ou invlido, pelo qual no ter de pagar.

Desempenho e relatrios
Suponhamos que pretende visualizar o desempenho dos seus sitelinks, como o nmero de cliques ou impresses ocorridos quando os sitelinks so apresentados com o seu anncio. Pode utilizar os dados de desempenho dos seus sitelinks para verificar quais os sitelinks com melhor desempenho e, em seguida, otimiz-los para o(a) ajudar a alcanar os seus objetivos de publicidade. Monitorizar o desempenho dos sitelinks Pode analisar o desempenho de anncios com sitelinks no separador Extenses de anncio. A coluna de cliques contabiliza os cliques nos sitelinks e no anncio quando os sitelinks so apresentados com ele. Siga este procedimento para ver os dados de desempenho dos sitelinks: 1. 2. 3. Selecione uma campanha com sitelinks. Em seguida, clique no separador Extenses de anncio. Escolha Ver: Extenses de sitelinks no menu pendente. Ver uma tabela de estatsticas com dados sobre o desempenho do bloco de anncios completo quando o sitelink apresentado. Por outras palavras, estes dados incluem o desempenho do sitelink, bem como do anncio e de quaisquer outros sitelinks com os quais foi apresentado. Analise os dados de desempenho para verificar quais os sitelinks com bom desempenho e otimizar os sitelinks em conformidade.

4.

Segmentar os dados de desempenho Utilize segmentos para analisar melhor o desempenho dos sitelinks individuais. Recomendamos que utilize o segmento "Esta Extenso vs. Outra" para comparar o nmero de cliques recebido pelo seu sitelink individual em relao a outros sitelinks ou ttulo apresentado no seu anncio. Veja como segmentar os seus dados por "Esta extenso vs. Outra": 1. 2. 3. 4. 5. Clique no separador Extenses de anncio de uma campanha com sitelinks. Clique em Ver: Extenses de Sitelinks no menu pendente. Clique no menu pendente Segmentar. Selecione "Esta Extenso vs. Outra". Na tabela, ver uma linha chamada "Outra" e uma linha chamada "Esta extenso". Pode comparar as estatsticas nestas duas linhas para ver o desempenho das suas extenses individuais e otimiz-las em conformidade.

Veja como pode comparar quantos cliques o URL de visualizao do anncio recebeu relativamente aos sitelinks: 1. 2. No separador Extenses de anncio de uma campanha com sitelinks, clique no menu pendente "Segmentar". Selecione "Tipo de clique".

Sugesto Personalize a tabela de estatsticas para discriminar o desempenho dos seus sitelinks por campanha ou grupo de anncios. Para o fazer, clique no menu pendente Colunas e escolha Personalizar colunas. Na seco Nvel de detalhe, pode adicionar tabela as colunas Campanha e Grupo de anncios separadas, ao clicar no link Adicionar. Controlo no Google Analytics A etiquetagem automtica dos lin far com que os URLs da pgina de destino fiquem registados com o parmetro de sitelink adicional. Isto significa que aparecer como uma entrada individual nos relatrios de Contedo Principal e estaro disponveis na seco Origens de Trfego do AdWords. Pode tambm analisar o desempenho deste URL da pgina de destino nas suas campanhas do AdWords. Utilize a dimenso secundria para ver que combinao de texto de anncio e pgina de destino (sitelink) funciona melhor. Nota: O separador Conjunto de Objetivos 1 est selecionado. No entanto, se o Controlo de Comrcio Eletrnico estiver ativado no seu site, poder ver os nmeros referentes a Receitas eTransao.

Motivo da no apresentao dos seus sitelinks


Tenha em ateno que os anncios no apresentaro sempre sitelinks. Alm disso, quando os anncios apresentam sitelinks, o formato apresentado pode variar. Por exemplo, podem ser apresentados entre dois a seis sitelinks nos anncios para computador Temos vrios fatores em considerao ao determinar os tipos de sitelink que apresentaremos com o seu anncio e se ser ou no apresentado um sitelink. Esses fatores incluem os seguintes:

O ndice de Qualidade da palavra-chave. A posio do anncio nas pginas de resultados de pesquisa Google. A pgina de destino dos anncios e sitelinks. Outras extenses de anncio ativadas na campanha. O termo de pesquisa utilizado por um potencial cliente. A relevncia de outros anncios na pgina.

As prticas recomendadas seguintes ajudaro a aumentar as hipteses de apresentao de sitelinks:

Os URLs dos seus sitelinks numa campanha ou num grupo de anncios devem direcionar para uma pgina de destino nica, com contedo exclusivo. No mostraremos sitelinks de uma campanha que apontem para o mesmo contedo. O seu anncio deve ser apresentado numa das posies diretamente acima ou abaixo dos resultados de pesquisa Google. A sua palavra-chave tem de ter um ndice de Qualidade muito elevado. Os URLs dos sitelinks tm de direcionar os clientes para pginas relevantes para o seu produto ou servio. Adicione o nmero mximo de sitelinks possvel sua campanha. A campanha necessita de um mnimo de dois sitelinks aprovados com pginas de destino diferentes para apresentar os sitelinks com os seus anncios em computadores ou tablets e um sitelink aprovado com uma pgina de destino diferente dos seus anncios para apresentao em telemveis. Mantenha o texto dos sitelinks curto. Certifique-se de que todos os seus sitelinks esto aprovados. Consulte a coluna Estado junto a cada sitelink para se certificar de que indica "Aprovado". Edite ou elimine todos os sitelinks que indiquem "Reprovado".


Nota

Depois de criar os seus sitelinks, estes podem ser apresentados com os seus anncios durante algumas semanas e, depois, deixar de ser apresentados. Esta mudana pode ocorrer devido a um atraso no processo de reviso que temos de fazer para garantir que os seus sitelinks cumprem as nossas polticas. Se os seus sitelinks deixarem de ser apresentados, verifique os URLs de destino dos sitelinks para se certificar de que cada sitelink da sua campanha direciona os clientes para uma pgina de destino nica.

Qualidade dos anncios e dos sites Verificar e compreender o ndice de qualidade


O ndice de Qualidade uma estimativa da relevncia que os seus anncios, as suas palavras-chave e a sua pgina de destino tm junto da pessoa que v o anncio. Ter um ndice de qualidade elevado significa que os nossos sistemas creem que o seu anncio, a sua palavra-chave e a sua pgina de destino so relevantes e teis para quem v o anncio. Pode saber qual o ndice de qualidade para qualquer uma das suas palavras-chave.
Exemplo Suponhamos que possui um Website especializado em meias e Sam, um cliente, procura meias s riscas. No seria estupendo se Sam escrevesse "meias s riscas" na pesquisa Google, visse o seu anncio acerca de meias s riscas, clicasse nele e comprasse meias novas e elegantes s riscas?

Por outro lado, o que aconteceria se Sam simplesmente visse um anncio acerca de "meias" ou "roupas," especialmente se o visse em conjunto com o anncio de um concorrente acerca de "meias s riscas"? No primeiro caso, o clientes pesquisa e encontra exatamente aquilo que procura. o que consideramos uma excelente experincia do utilizador e pode valer-lhe um ndice de qualidade elevado. Alm disso, os anncios relevantes tendem a receber mais cliques, a aparecer numa posio mais elevada e a proporcionar maior xito. Ver este vdeo O que o ndice de qualidade e por que ele importante? Saiba por que o ndice de qualidade da palavra-chave importante para exibir seus anncios para os clientes. Descubra o que o ndice de qualidade, como calculado, onde fica e como melhor-lo. Acesse o Aprenda com o Google para obter respostas para as principais perguntas sobre o ndice de qualidade e dicas sobre como melhor-lo. Faa download do documento em www.gstatic.com/ads/learn/pt-br/qualityscore.pdf

Verificar o seu ndice de Qualidade


Pode verificar o ndice de qualidade atravs do separador Palavras-chave. H vrias formas de verificar o ndice de Qualidade, conforme mostrado abaixo.

Executar um diagnstico de palavras-chave: 1. 2. 3. Clique no separador Campanhas na parte superior. Selecione o separador Palavras-chave. Clique no balo branco junto do estado de qualquer palavra-chave para ver detalhes acerca do ndice de Qualidade dessa palavra-chave. Poder ver as classificaes para a taxa de cliques prevista, a relevncia do anncio e a experincia da pgina de destino.

Outra forma de ver o ndice de Qualidade ativar a coluna ndice qual.: Clique no separador Campanhas na parte superior. Selecione o separador Palavras-chave. Procure a coluna ndice qual. na tabela de estatsticas. Se no visualizar esta coluna na tabela, pode adicion-la da seguinte forma: o Clique no menu pendente Colunas na barra de ferramentas acima da tabela de estatsticas. o Selecione Personalizar colunas. o Selecione Atributos. o Clique em Adicionar junto a ndice qual.. o Clique em Guardar. Cada palavra-chave obtm um ndice de Qualidade numa escala de 1 a 10, em que 1 corresponde ao ndice mais baixo e 10 corresponde ao mais alto. Recalculamos o ndice de Qualidade sempre que os anncios so elegveis para o leilo de anncios, o que poder ocorrer muitas vezes por dia. Em vez de mostrarmos ndices de Qualidade diferentes durante o dia, mostramos um nico ndice de Qualidade que fornece uma estimativa da qualidade global dessa palavra-chave. 1. 2. 3.

Como calculado o ndice de Qualidade


Sempre que algum efetua uma pesquisa que aciona o seu anncio, calculamos um ndice de Qualidade. Para o clculo do ndice de Qualidade, consideramos vrias coisas diferentes relacionadas com a sua conta. Ao melhorar os seguintes fatores pode ajudar a melhorar o seu ndice de qualidade:

A taxa de cliques (CTR) esperada da sua palavra-chave (CTR): a CTR esperada baseada em parte na CTR passada da palavra-chave, ou na frequncia com que essa palavra-chave levou a cliques no seu anncio CTR anterior do URL de visualizao: a frequncia com que recebeu cliques com o URL de visualizao Histrico da conta: CTR global de todos os anncios e palavras-chave na sua conta Qualidade da pgina de destino: grau de relevncia, transparncia e de facilidade de navegao da sua pgina Relevncia da palavra-chave/anncio: grau de relevncia da palavra-chave em relao aos anncios Relevncia da palavra-chave/pesquisa: grau de relevncia da palavra-chave em relao pesquisa do cliente Desempenho geogrfico: grau de sucesso da conta nas regies segmentadas Desempenho do anncio num web site: grau de desempenho do anncio neste web site e em web sites semelhantes (caso esteja a segmentar a Rede de Display) Os seus dispositivos segmentados: o desempenho dos seus anncios em diversos tipos de dispositivos, como computadores/portteis, dispositivos mveis e tablets; obtm ndices de Qualidade diferentes para diferentes tipos de dispositivos

De que modo afetado(a) pelo ndice de qualidade


O ndice de Qualidade utilizado de vrias formas diferentes e pode afetar o seguinte na sua conta:

A elegibilidade do leilo de anncios: os ndices de qualidade superiores fazem com que a entrada de uma palavra-chave no leilo de anncios seja mais fcil e mais barata. O custo por clique (CPC) real da sua palavra-chave: os ndices de Qualidade superiores conduzem a CPCs mais baixos. Significa que paga menos por clique quando a palavra-chave tem um ndice de Qualidade superior. A estimativa de lance de primeira pgina da sua palavra-chave: ndices de Qualidade superiores conduzem a estimativas de lance de primeira pgina inferiores. Significa que mais fcil o anncio ser apresentado na primeira pgina dos resultados de pesquisa quando a palavra-chave tem um ndice de qualidade superior. A estimativa de lance no topo da pgina da sua palavra-chave: ndices de Qualidade superiores conduzem a estimativas de lance no topo da pgina inferiores. Significa que mais fcil o anncio ser apresentado no topo da pgina quando a palavrachave tem um ndice de Qualidade superior. A posio do anncio: ndices de Qualidade superiores conduzem a posies do anncio superiores. Significa que o anncio pode ser apresentado numa posio superior da pgina quando a palavra-chave tem um ndice de qualidade superior.

Elegibilidade para extenses de anncios e outros formatos de anncios: alguns formatos de anncios requerem um ndice de qualidade mnimo para serem apresentados. Alm disso, a sua classificao de anncios determina se o seu anncio ou no elegvel para apresentao com extenses de anncios e outros formatos de anncios, como os sitelinks. Devido ao facto da classificao de anncios ser uma funo do seu ndice de qualidade, um ndice de qualidade mais elevado pode aumentar as probabilidades do seu anncio ser apresentado com extenses e outros formatos.

Resumidamente, ndices de qualidade superiores conduzem normalmente a custos mais baixos e a posies do anncio melhores. O sistema do AdWords funciona melhor para todos (anunciantes, clientes, publicadores e para a Google) quando os anncios apresentados so relevantes e correspondem s necessidades dos clientes da melhor forma possvel. Os anncios relevantes tendem a receber mais cliques, a aparecer numa posio mais elevada e a proporcionar maior xito.

Noes bsicas sobre a experincia na pgina de destino


Experincia na pgina de destino refere-se a nossa opinio sobre a qualidade da experincia do usurio ao chegar a sua pgina de destino (a pgina da Web acessada depois de clicar em seu anncio). Voc pode melhorar a experincia na pgina de destino ao: fornecer contedo relevante, til e original, promover a transparncia e a confiabilidade em seu site (por exemplo, explicando seus produtos ou servios antes de pedir que os usurios preenchem formulrios com informaes pessoais) e facilitar a navegao dos clientes em seu site (inclusive sites para celular).
A experincia na pgina de destino afeta no s seu ndice de qualidade, mas tambm seus custos de publicidade e a posio do anncio.

Por que a experincia na pgina de destino importante


As pginas de destino so como carros: se receberem a manuteno adequada, voc ter um desempenho melhor e economizar no futuro. Rode mais quilmetros com sua pgina de destino simplificando o processo de compras, inscrio em boletins informativos ou outras aes que voc deseja que os visitantes realizem em seu website.

Como melhorar a experincia na pgina de destino


Usamos uma combinao de sistemas automatizados e a avaliao humana para determinar a experincia na pgina de destino do seu site. Seus anncios podem ser exibidos com menos frequncia se direcionarem para websites que oferecem uma experincia ruim ao usurio. Se voc estiver tentando melhorar sua experincia na pgina de destino, talvez seja hora de otimizar suas pginas de destino. Leia as diretrizes gerais abaixo para ajudar voc a imaginar maneiras de melhorar sua experincia na pgina de destino e fazer com que suas pginas de destino apresentem um desempenho melhor no futuro. 1. Contedo relevante, til e original o Lembre-se de que sua pgina de destino diretamente relevante para o texto do anncio e a palavra-chave. o Fornea informaes teis em sua pgina de destino sobre o que voc est anunciando. o Tente oferecer recursos teis ou um contedo que seja exclusivo do seu site. Transparncia e confiabilidade o Facilite a localizao dos dados de contato pelos visitantes. o Se voc solicitar informaes pessoais dos clientes, deixe claro o motivo pelo qual precisa delas e o que far com elas. o Destaque a diferena entre links patrocinados, como anncios, e o restante do contedo do site. o Compartilhe abertamente informaes sobre sua empresa e defina claramente o que sua empresa faz. Facilidade de navegao o No force as pessoas a "caarem" as informaes de que precisam. o Agilize e facilite a compra do produto mencionado em seu anncio. o No incomode os clientes com janelas pop-up ou outros recursos que interfiram na navegao em seu site. o Garanta que as pessoas consigam encontrar facilmente mais informaes sobre o produto anunciado.

2.

3.

O sistema do Google AdWords acessa e avalia regularmente as pginas de destino. Se voc tiver feito alteraes significativas para melhorar sua experincia na pgina de destino, isso pode resultar em ndices de qualidade maiores com o passar do tempo. possvel que voc no veja um impacto imediato, mas poder ver resultados em alguns dias ou semanas. Sua pgina de destino ajuda a fechar o negcio? Saiba como ir dos cliques aos clientes direcionando visitantes pgina certa de seu website. Descubra o que uma pgina de destino, como selecionar a pgina de destino ideal para seu anncio e obtenha dicas sobre como criar pginas de destino que atraem

clientes. Acesse o Aprenda com o Google para obter um guia de incio rpido sobre como criar pginas de destino que fecham negcios. Faa download do guia em www.gstatic.com/ads/learn/pt-br/landingpage.pdf Como excluir suas pginas de destino da reviso

Por padro, o sistema do Google AdWords revisa as pginas de destino anunciadas para avaliar a experincia na pgina de destino. Se voc no quiser que algumas de suas pginas de destino sejam revisadas, siga as etapas abaixo para impedir que o sistema do Google AdWords visite essas pginas. No entanto, se voc fizer isso, poder observar uma queda significativa no ndice de qualidade porque no teremos muitas informaes para determinar a experincia e a relevncia da pgina de destino. Isso significa que seus anncios podero ser exibidos com menor frequncia, a menos que voc aumente consideravelmente seu custo mximo por clique (ou seja, seu lance). No entanto, mesmo com lances mais altos, pouco provvel que seus anncios sejam exibidos com muita frequncia, e eles podem at no ser exibidos. Alm disso, se voc restringir o acesso a seu site inteiro ou a grande parte de suas pginas de destino, o sistema do Google AdWords no conseguir revisar sua conta adequadamente, e seu site ser suspenso. Embora no seja recomendvel restringir a anlise automtica de suas pginas de destino pelo sistema, voc pode editar o arquivo robots.txt de seu site, conforme mostrado abaixo, para impedir a reviso.

Para impedir que o sistema do Google AdWords acesse seu site inteiro, adicione o cdigo abaixo ao arquivo robots.txt: User-agent: AdsBot-Google Disallow: / Talvez algumas partes de seu site no funcionem como pginas de destino ativas para anncios, e voc tenha motivos para impedir que o sistema do Google AdWords acesse essas pginas. Para impedir que o sistema do Google AdWords acesse algumas partes do seu site (por exemplo, dentro do diretrio chamado "/shopping_cart/"), adicione o cdigo abaixo ao arquivo robots.txt: User-agent: AdsBot-Google Disallow: /shopping_cart/
Essas instrues aplicam-se apenas a AdsBot-Google. H outros bots do Google que tambm revisam websites (googlebot, por exemplo). Para evitar a reduo do ndice de qualidade e o aumento dos CPCs (custo por clique) para anunciantes que no pretendem restringir visitas do Google AdWords a suas pginas, o sistema ignorar excluses gerais e caracteres curinga (por exemplo, User-agent: *) em arquivos robots.txt. Visitas a sua pgina de destino a partir de celulares

O sistema do Google AdWords tambm visita sua pgina de destino para avaliar como seu site visualizado em iPhones e outros dispositivos mveis com navegadores de Internet completos. Atualmente, usamos o cabealho de User-Agent HTTP a seguir para identificar visitas do Google AdWords feitas a partir de celulares: AdsBot-Google-Mobile (+http://www.google.com/mobile/adsbot.html) Mozilla (iPhone; U; CPU iPhone OS 3 0 like Mac OS X) AppleWebKit (KHTML, like Gecko) Mobile Safari Se voc possuir uma verso de seu site diferente e otimizada para celular, recomendamos que configure o servidor para exibir o site otimizado para celular quando o User-Agent do Google AdWords para celular for detectado.

Como visualizar a experincia na pgina de destino do seu website


Voc pode visualizar a experincia na pgina de destino de qualquer um de seus sites de destino acessando a guia Palavraschave e passando o cursor do mouse sobre o balo de dilogo ao lado do status de uma palavra-chave. A experincia na pgina de destino pode ser:

Acima da mdia ou Mdia: se vir um desses dois status, voc est no caminho certo. Seu ndice de qualidade no ser afetado negativamente por sua experincia na pgina de destino. Abaixo da mdia: isso significa que sua experincia na pgina de destino precisa de melhorias e que seu ndice de qualidade pode ser menor em decorrncia disso. Convm considerar algumas alteraes para melhorar a pgina de destino de seu website usando os fatores discutidos neste artigo como guia.

Experincia na pgina de destino x polticas do site


Quando revisamos pginas de destino, algumas vezes encontramos pginas que no seguem nossaspolticas de publicidade. Por exemplo, se sua pgina de destino contiver malware (como um vrus), certamente ser uma pgina de destino muito ruim. Em vez de receber um status de experincia na pgina de destino "Abaixo da mdia", voc no receber uma avaliao. Voc ver "No aplicvel" como status da experincia na pgina de destino, e todas as palavras-chave ou anncios que direcionarem a esse website recebero o status Site suspenso. Esse status significa que seu website no pode ser anunciado no Google AdWords porque no segue uma ou mais das polticas do site.

Polticas do site so as polticas de publicidade que precisam ser seguidas em suas pginas de destino e websites para que voc possa anunciar no Google AdWords. Se sua pgina de destino ou seu website apresentar algo que no permitimos, como malware ou produtos ilegais, poderemos suspender seu website para proteger nossos clientes. Quando um website suspenso, voc impedido de anunciar esse website suspenso at solucionar todas as violaes de poltica.

Criar um site eficaz para celular


Pessoas que usam dispositivos mveis de ltima gerao, como o iPhone ou telefones Android, podem ver anncios padro do Google AdWords e websites padro. S porque clientes em potencial podem visualizar sei website para computador em um celular no significa que ele otimizado para celular. Para alcanar o maior nmero possvel de clientes que usam celulares, til criar um website para celular que seja adaptado a telas pequenas e que facilite para os usurios realizarem uma compra ou executarem outra ao em seu site. Ao desenvolver seu site, lembre-se das prticas recomendadas para celular, como simplificar a navegao e destacar as opes locais de sua empresa. Para alcanar clientes com telefones WAP, voc tambm precisar usar o cdigo otimizado para celular para criar seu site.

Como alcanar clientes que usam celular com um website HTML


Independentemente de voc ter ou no um website para celular, o Google AdWords permitir a exibio de anncios de texto para clientes que usarem a Pesquisa do Google em um dispositivo mvel de ltima gerao, como um iPhone ou um telefone Android. Esses smartphones tm navegadores de Internet completos (como os de um computador). Assim, os clientes que clicarem em seu anncio de texto na pgina de resultados de pesquisa podero visitar seu website padro. Observaes importantes Se voc ativar essa opo, sua pgina de destino no poder conter contedo em Flash. No momento, no h suporte para contedo Flash em iPhones ou iPads e o suporte limitado em aparelhos Android e outros dispositivos mveis de ltima gerao. Se nosso sistema detectar que sua pgina de destino apresenta uma grande quantidade de contedo em Flash, a exibio de seus anncios ser automaticamente limitada em dispositivos mveis de ltima gerao.

Atualmente, muitos dispositivos mveis tm navegadores padro, mas alguns celulares simples no tm navegadores completos e podem exibir apenas pginas da web criadas especificamente para celulares. Para alcanar os clientes nesses dispositivos, voc precisar criar um anncio para celular WAP e um website para celular otimizado para WAP. Falaremos mais sobre esse tipo de website abaixo.

Prticas recomendadas para desenvolver um site para celular


Ao criar um website para celular, til ter em mente algumas estratgias para melhor aproveitar o tamanho pequeno da tela do celular e o comportamento dos usurios que usam celulares. Essas estratgias podem ajudar a garantir que seu site para celular oferea uma excelente experincia aos clientes e a lev-los a executar as aes desejadas em seu site. Seja rpido 1. Reduza grandes blocos de texto e use itens com marcadores. 2. Compacte imagens para que o site seja carregado com mais rapidez. Os usurios devem fazer compras ou entrar em contato com facilidade 1. Reduza o nmero de etapas necessrias para concluir uma transao. 2. Mantenha os formulrios pequenos com o menor nmero de campos possvel. 3. Use caixas de seleo, listas e menus de rolagem para facilitar a insero de dados. 4. Use a funcionalidade "clique para ligar" para todos os nmeros de telefone. Simplifique a navegao 1. Minimize a rolagem e mantenha uma visualizao apenas vertical. 2. Use uma hierarquia clara em menus e evite rollovers. 3. Ajude os clientes a navegar entre os nveis com botes "voltar" e "pgina inicial" em destaque. 4. Use at sete links por pgina de navegao. Ajude as pessoas a encontrarem e acessarem seus sites locais 1. Exiba seu endereo ou localizador de lojas na pgina de destino. 2. Inclua mapas e rotas. Use GPS para personalizar sempre que possvel. 3. Permita que os clientes verifiquem o estoque de lojas prximas. 4. Verifique se seu website para celular est sendo indexado para a Pesquisa na web do Google.

Como desenvolver sites para celulares WAP


Embora websites para computador geralmente sejam desenvolvidos em HTML, uma pgina de destino para um dispositivo WAP deve ser desenvolvida em uma linguagem de codificao diferente. Websites para celular otimizados para WAP podem ser desenvolvidos em algumas linguagem de marcao diferentes, incluindo XHTML, CHTML e WML. Cada idioma compatvel com dispositivos mveis diferentes. Ao avaliar em quais dispositivos deseja exibir seu anncio, voc poder planejar melhor qual linguagem ou linguagens usar para criar seu website para celular. Instrues detalhadas sobre como criar um website em cdigo otimizado para celular esto disponveis na Central de Ajuda para webmasters. Observao Depois que seu website para celular estiver pronto, verifique se os anncios para celular WAP criados esto configurados para serem exibidos nas linguagens de marcao corretas em que seu site para celular foi desenvolvido. Voc ver essa etapa ao criar ou editar um anncio WAP, em "Especificar a linguagem de marcao na qual seu website para celular foi desenvolvido".

Sobre trfego invlido


Trfego invlido refere-se a cliques e impresses nos anncios do Google AdWords sob suspeita de no serem resultado de interesse genuno do cliente. Exemplos de trfego invlido incluem cliques e impresses gerados por ferramentas automatizadas, como o que acontece se algum clica em seu anncio duas vezes. No cobramos por cliques e impresses invlidos porque consideramos que eles tm pouco ou nenhum valor.

Tipos de trfego invlido


Veja a seguir alguns tipos de cliques e impresses que consideramos invlidos:

Cliques acidentais que no agregam valor, como o segundo de um clique duplo Cliques manuais que visam aumentar os custos de publicidade de algum Cliques manuais que visam aumentar os lucros dos proprietrios de websites que hospedam seus anncios

Cliques e impresses realizados por ferramentas automatizadas, robs ou outro software que gere cliques ou impresses invlidos Impresses que visam diminuir artificialmente a CTR (taxa de cliques) de um anunciante

Como o Google protege voc do trfego invlido


Ajudamos a proteger os anunciantes contra o trfego invlido trabalhando para isolar e filtrar possveis cliques invlidos antes que eles alcancem os relatrios de sua conta. Todos os cliques em um anncio do Google AdWords so examinados por nosso sistema. O Google observa diversos pontos de dados de cada clique, incluindo endereo IP, horrio do clique, cliques duplicados e vrios outros padres de clique. Em seguida, o sistema analisa esses fatores para tentar isolar e filtrar possveis cliques invlidos antes que eles apaream em sua conta. Mais informaes sobre a proteo do Google contra cliques invlidos

Como o Google gerencia o trfego invlido


Quando nosso sistema detecta cliques invlidos em seus anncios, ele os filtra automaticamente de seus relatrios para que voc no seja cobrado por eles. No entanto, voc poder visualizar os dados de cliques invlidos, se quiser. Veja a seo abaixo sobre "Como visualizar dados de cliques invlidos" para obter informaes sobre como visualizar dados de cliques invlidos em sua conta. Se descobrirmos cliques invlidos que, por algum motivo, escaparam de nossa deteco automatizada nos ltimos dois meses, concederemos a voc um crdito por esses cliques. Para ver esses crditos para cliques invlidos, clique na guia Faturamento. Os crditos de cliques invlidos que voc recebeu sero rotulados como "atividade invlida" na pgina de histrico de transaes e sero creditados em sua conta. Se encontrarmos impresses invlidas em sua conta, esses dados no afetaro a CTR usada para determinar o ndice de qualidade da palavra-chave.

Como visualizar dados de cliques invlidos


Voc pode ver o nmero de cliques invlidos que seus anncios receberam adicionando as colunas Cliques invlidos e Taxa de cliques invlidos ao visualizar as estatsticas da campanha. Lembre-se de que voc no cobrado por esses cliques. Portanto, eles no afetam as estatsticas de sua conta. 1. Clique na guia principal Campanhas. 2. Voc pode visualizar os dados de cliques invlidos de cada uma de suas campanhas ou visualizar dados por perodo. o Para visualizar os dados por campanha, clique na guia Campanhas. o Para visualizar os dados por perodo, clique na guia Dimenses. Selecione a visualizao adequada clicando no menu suspenso Visualizar na barra de ferramentas acima da tabela de estatsticas. Escolha um perodo, como "Dia da semana".

3.

Clique em Colunas e depois em Personalizar colunas.

4.

5.

Clique em Desempenho e em Adicionar ao lado das seguintes opes: o Cliques invlidos: veja o nmero de cliques invlidos filtrados durante o perodo selecionado. o Taxa de cliques invlidos: veja a porcentagem do total de cliques que foram filtrados durante o perodo selecionado. Clique em Aplicar.

Agora, os dados de cliques invlidos devem aparecer na tabela. Se quiser fazer download dos dados, clique no ferramentas acima da tabela. Mais informaes sobre como criar relatrios

na barra de

Como voc pode monitorar os cliques invlidos


Se estiver preocupado com cliques invlidos em sua conta, h vrias coisas que voc pode fazer para monitorar a atividade de sua conta.

Acompanhe cliques invlidos nas estatsticas de sua conta: conforme descrito na seo acima, adicione as colunas de dados de cliques invlidos tabela de estatsticas da campanha para ver o nmero e a porcentagem de cliques invlidos em sua conta. Lembre-se de que voc no cobrado por esses cliques. Portanto, eles no afetam as estatsticas de sua conta. Otimize sua conta: sua primeira linha de defesa contra atividades invlidas otimizar a conta para que os anncios recebam somente as impresses e os cliques mais segmentados. Tenha em mente que a taxa de converso um dos melhores indicadores de publicidade de sucesso. A identificao e a correo de reas de baixa converso em sua conta tambm ajudaro a identificar possveis reas de atividade invlida. Monitore sua conta com o Google Analytics: o Google Analytics uma ferramenta gratuita que ajuda voc a monitorar vrios aspectos de sua conta do Google AdWords, incluindo a taxa de converso, o comportamento do visitante e o desempenho da campanha. O Google Analytics fornece relatrios que voc pode usar para refinar o trfego para seus anncios. Voc tambm pode usar a codificao automtica para ajudar a acompanhar o desempenho de suas palavras-chave.

Monitore as taxas de converso na Rede de Display: para campanhas includas na Rede de Display, monitore as taxas de converso dos anncios em sites da Rede de Display com o Relatrio de canais. Se voc perceber que os cliques da Rede de Display no esto gerando converses de forma to satisfatria quanto os cliques provenientes do Google ou da Rede de Pesquisa, avalie a possibilidade de reduzir seus lances para a Rede de Display. Se descobrir que determinado site da Rede de Display no est gerando converses de modo satisfatrio, considere exclu-lo de sua campanha. Taxas de converso baixas Uma taxa de converso baixa nem sempre significa que voc est recebendo cliques invlidos. Vrios fatores diferentes podem resultar em altos nveis de trfego, mas em relativamente poucas vendas. Veja a seguir algumas causas e solues comuns para baixas taxas de converso:

As alteraes nas condies de mercado, no comportamento do usurio e no contedo da web podem afetar o desempenho da campanha. Alguns de nossos anunciantes apresentam um ROI (retorno do investimento) menor, pois seus setores enfrentam uma concorrncia crescente no mercado de publicidade na Internet. Recomendamos que voc monitore de perto o ROI de todos os seus anncios e palavras-chave e ajuste os lances adequadamente dentro do oramento apropriado para sua empresa. Saiba como definir lances de modo estratgico pode maximizar o ROI. Sites de navegao difcil podem afastar clientes em potencial. Avalie o design geral, o layout e a funcionalidade de seu site. Com o Google Analytics, voc pode ver se os visitantes normalmente saem de seu website em um determinado ponto, antes de fazer uma compra.

Talvez as palavras-chave e o texto do anncio no sejam especficos o suficiente. Se voc usar um texto de anncio ou palavras-chave genricos, algum poder acessar seu site esperando encontrar algo que voc no oferece. Palavras-chave e textos de anncio altamente segmentados ajudaro a garantir que os anncios sejam exibidos somente para clientes interessados em seu produto ou servio. Sua campanha pode no estar otimizada para a Rede de Display: se sua campanha estiver ativada para a Rede de Display, mas no estiver otimizada, seus anncios podero ser exibidos em sites da Rede de Display irrelevantes para os produtos ou servios que voc est anunciando. A probabilidade de os visitantes fazerem uma compra em seu website ser maior se os anncios forem relacionados aos sites nos quais eles estiverem navegando no momento. Para conseguir os melhores resultados, importante que cada um de seus grupos de anncios contenha uma lista de palavras-chave breve e especfica com foco em somente um produto ou servio. Saiba mais sobre como otimizar para a Rede de Display. Mais informaes sobre como entender melhor o trfego de anncios Vrios cliques do mesmo endereo IP Vrios cliques do mesmo endereo IP no sugerem necessariamente atividade invlida. Existem vrios possveis motivos pelos quais isso acontece:

Visitas de retorno: indivduos podem clicar em seu anncio mais de uma vez ao pesquisar preos ou ao retornar ao site para obter mais informaes. Endereos IP compartilhados: vrios cliques provenientes de uma nica origem podem ser registrados se um Provedor de Servios de Internet atribuir endereos IP idnticos a vrios usurios. Alguns provedores, como o AOL, distribuem um nmero relativamente pequeno de endereos IP rotativos e compartilhados a um grande nmero de usurios. Como consequncia, vrios visitantes podem acessar seu site a partir de um endereo IP idntico, dando a impresso de que um nico usurio foi responsvel por cliques repetidos. Registros do servidor da web: os registros do servidor da web do site incluem dados de todos os visitantes, no apenas daqueles que chegaram depois de clicar em um anncio do Google AdWords. Voc pode ver os URLs de referncia do Google.com.br dos visitantes que acessaram seu site atravs dos resultados de pesquisa do Google, e no atravs de seu anncio. Sua conta cobrada somente pelos cliques que seus anncios receberem.

Software de terceiros: detectamos que alguns softwares de gerao de relatrios registram cliques entre pginas medida que um visitante navega em seu website. Como consequncia, pode parecer que voc recebeu um grande nmero de cliques do mesmo visitante em um curto perodo. Para conhecer uma maneira mais precisa de acompanhar somente os cliques do Google AdWords, recomendamos o uso da codificao automtica. Cliques do Google Algumas pessoas nos perguntaram se so cobradas pelos cliques originados de endereos IP do Google. No se preocupe com isso. Os cliques nos anncios do Google AdWords provenientes do Google no so cobrados de sua conta. Voc pode ver essa atividade nos registros do servidor da web, mas no cobrado por ela. Isso se aplica tambm aos robs indexadores da web do Google.

Motivos comuns do aumento do trfego


Um pico no nmero de cliques ou impresses na conta no significa sempre que os anncios so afetados por trfego invlido. Na maioria dos casos, esses picos no trfego so causados por outros fatores. Veja alguns exemplos de motivos de possveis aumentos no trfego:

Alteraes no oramento dirio: se voc aumentar o oramento dirio de suas campanhas, os anncios podero receber mais impresses e, naturalmente, mais cliques. Alteraes no CPC mximo das palavras-chave: aumentar o CPC mximo de uma ou mais palavras-chave pode permitir que seus anncios sejam exibidos mais vezes. Isso tambm pode fazer com que os anncios sejam exibidos em uma posio mais alta do que antes. Isso tambm se aplica a anncios exibidos na Rede de Display: um CPC mais alto pode resultar em uma posio mais alta e, portanto, em mais impresses e cliques. Adicionar novas palavras-chave: adicionar novas palavras-chave a sua campanha, especialmente se elas forem muito genricas ou corresponderem a consultas de pesquisa populares, pode aumentar o nmero de impresses e cliques obtidos. Os anncios so exibidos em novos sites da Rede de Display: se sua campanha publicitria usar canais automticos e tiver oramento dirio suficiente, o trfego dos anncios poder aumentar significativamente se eles comearem a ser exibidos em sites de novos editores. Tendncias sazonais ou eventos de notcias:s vezes, um aumento repentino no interesse em um tpico especfico pode causar um aumento no trfego. Por exemplo, se for um feriado especial ou se algum famoso postar em um blog ou falar sobre determinado tpico. Mais informaes sobre motivos vlidos para aumentos de trfego

Como denunciar cliques invlidos


Conforme mencionado na seo acima, h muitos motivos comuns para o aumento do trfego que no envolvem os cliques invlidos. No entanto, se voc suspeitar que sua conta est sendo realmente afetada por atividades de cliques invlidos, ns a investigaremos. Nossa equipe de especialistas usar uma srie de sinais diferentes, incluindo informaes de cliques e impresses, para identificar fontes de atividades invlidas. Devido ao grande nmero de pontos de dados que observamos, a investigao de sua conta pode levar vrios dias teis para ser concluda. Ao solicitar uma investigao, compartilhe todas as informaes que tiver sobre o trfego com o qual est preocupado. Saiba mais sobre como solicitar uma investigao de cliques

Ferramentas do AdWords Descrio geral das ferramentas do AdWords


As ferramentas do AdWords podem ser utilizadas para diversas funes.

As ferramentas de gesto de contas ajudam a ver, a editar e a atualizar a sua conta. As ferramentas de palavras-chave proporcionam recursos para escolher palavras-chave eficazes. As ferramentas de refinamento de posicionamentos permitem otimizar onde o anncio apresentado. As ferramentas de gesto de lances e de oramento ajudam a tirar o melhor partido do oramento de publicidade, poupando-lhe tempo ou fornecendo informaes detalhadas sobre os lances que deve efetuar para a sua publicidade. As ferramentas de criao de anncios permitem criar anncios personalizados para promover a sua empresa. As ferramentas de resoluo de problemas ajudam a perceber como se podem resolver problemas que surgem na sua conta. Por exemplo, a utilizao do filtro de anncios reprovados ajuda a localizar rapidamente e a atualizar anncios que no esto a ser apresentados por motivos de poltica.

As nossas expectativas no so as de que a totalidade dos anunciantes considerar teis todas as ferramentas do AdWords, mas esperamos que valorize a utilizao das ferramentas que funcionam bem para a sua conta. A utilizao das ferramentas certas para a sua conta como utilizar as ferramentas certas quando se constri uma casa: facilitam o trabalho e melhoram a qualidade do produto final. A utilizao das ferramentas certas do AdWords pode ajudar a melhorar o seu ROI e a poupar tempo de gesto da conta.

Consultar o histrico da conta


Alguma vez juntou uma srie de ingredientes para fazer uma refeio extraordinria, talvez na companhia de outros cozinheiros, e desejou poder regressar no tempo para registar a receita?

A sua conta do AdWords contm um histrico das alteraes que permite ver o que fez no passado para poder compreender a receita que conduziu ao sucesso e procurar resultados ainda melhores no futuro. Ao consultar as estatsticas da conta juntamente com as alteraes efetuadas em todas as suas campanhas, pode compreender que eventos acionaram as mudanas no desempenho dos seus anncios. Pode personalizar as alteraes que pretende ver: por intervalo de datas, campanha ou grupo de anncios, utilizador e tipo de alterao. Se verificar que as alteraes efetuadas no esto a ajudar a alcanar os seus objetivos publicitrios, pode reverter essas alteraes com a funcionalidade "Anular".
Como ver o histrico de alteraes da sua conta Neste vdeo, vamos mostrar como visualizar as alteraes de sua conta usando o "Histrico de alteraes".

Como consultar e utilizar o histrico de alteraes


1. 2. 3. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Clique no separador Ferramentas e selecione Histrico de alteraes. Na pgina apresentada, escolha os tipos de alterao que pretende ver. Pode filtrar as alteraes a visualizar de quatro formas: Perodo de tempo: veja as alteraes para um determinado intervalo de datas com o menu pendente junto parte superior do ecr. mbito: escolha se pretende ver alteraes em toda a conta ou escolha uma campanha ou um grupo de anncios especfico atravs da lista na barra de navegao lateral. Para ver as alteraes efetuadas a nvel da conta (como, por exemplo, adicionar um novo utilizador), clique em Alteraes na conta. o Para ver as alteraes efetuadas em todas as campanhas, clique em Todas as alteraes. o Clique no nome de uma campanha para ver apenas as alteraes que afetam essa campanha. o Numa campanha, clique no nome de um grupo de anncios para ver apenas as alteraes que afetam esse grupo de anncios. Utilizador: se vrios utilizadores com diferentes incios de sesso gerirem a sua conta, pode utilizar o menu pendente da seco Alterado por para ver as alteraes efetuadas por um determinado utilizador. Tipo de alterao: utilize as caixas de verificao para filtrar por tipo de alterao. Marque Todas para ver todas as alteraes efetuadas ou marque um ou mais tipos de alterao para restringir os resultados. Abordaremos os detalhes de cada tipo de alterao na seco seguinte. Para ver mais informaes sobre cada alterao, clique em Mostrar todos os detalhes. Para simplificar a visualizao, clique em Ocultar todos os detalhes. Exporte o histrico de alteraes ao clicar no boto Transferir.

4. 5.

Aes da conta acompanhadas no seu histrico de alteraes


Eis os diversos tipos de alterao acompanhados no histrico:

Anncio: aes efetuadas para criar, editar, colocar em pausa, retomar ou eliminar um anncio Oramento: ajustes ao oramento da campanha CPC: ajustes aos lances de custo por clique (CPC) mximo Rede: alteraes s definies da rede escolhidas para uma campanha Palavra-chave: aes efetuadas para adicionar, colocar em pausa, retomar ou eliminar palavras-chave; ajustes a um lance de custo por clique (CPC) mximo ao nvel da palavra-chave ou ao URL de destino Estado: aes efetuadas para colocar em pausa, retomar ou eliminar uma campanha ou um grupo de anncios

Segmentao: ajustes segmentao por idioma ou regional de uma campanha Alm das alteraes efetuadas diretamente na conta do AdWords, o seu histrico de alteraes mostrar alteraes efetuadas atravs de regras automatizadas, da API do AdWords e do AdWords Editor. O seu histrico de alteraes no acompanha o seguinte:

A aprovao ou reprovao de anncios Alteraes palavra-passe (por motivos de segurana)

Exemplo Imagine que o seu assistente, Stu, ultimamente, tem estado um pouco distrado em relao a dinheiro. Por este motivo, pretende ver todas as alteraes que ele efetuou ao seu oramento dirio e aos lances de custo por clique (CPC) na semana passada. Primeiro, na lista de campanhas, na barra lateral da pgina, certifique-se de que selecionaTodas as alteraes.

Em seguida, no menu pendente da data, defina-a para a semana anterior. Na seco "Tipos de alterao", marque as caixas identificadas como Oramento e CPC. Certifique-se de que escolhe Stu no menu pendente Alterado por.

No v quaisquer alteraes?

Podero no existir quaisquer alteraes para esse perodo de tempo, com base nos limites definidos. Experimente alargar as suas opes para ver as alteraes. Acabou de efetuar uma alterao. Se apenas tiverem passado alguns minutos, aguarde um pouco mais e tente de novo.

Utilizar o grfico no histrico de alteraes


Se linha aps linha de alteraes listadas o puserem tonto, observe o grfico no seu histrico de alteraes. As alteraes so mapeadas para o grfico e pode escolher as estatsticas a apresentar.

Ver mtricas diferentes: pode ver uma ou duas estatsticas no grfico. Escolha uma no primeiro menu pendente e adicione outra para comparao atravs da utilizao do segundo menu pendente, se pretender. Ver nmeros exatos: desloque o cursor do rato sobre um ponto do grfico e mostraremos as mtricas especficas para esse ponto de dados.

Sugesto

Gosta de listas? Oculte o grfico ao clicar no cone de grfico.

Anular alteraes no histrico da conta


Poder no conseguir viajar no tempo, mas a funcionalidade "Anular" permite-lhe reverter as alteraes efetuadas na sua conta durante os ltimos 30 para a respetiva data anterior. Pode anular alteraes efetuadas sua conta na pgina Histrico de alteraes, indicadas por um boto em forma de seta junto a cada conjunto de aes. Se efetuou vrias alteraes num determinado dia e a uma determinada hora e se encontram listadas na mesma linha na pgina Histrico de alteraes, a funcionalidade "Anular" anular todas as alteraes em conjunto.

possvel anular a maior parte das alteraes, mas no todas. Se no for possvel anular uma alterao, no ver um boto em forma de seta junto a ela. Em raras ocasies, no poderemos anular as alteraes mesmo que clique no boto em forma de seta (inform-lo(a)-emos se isso acontecer). Isto pode dever-se ao facto de o item associado ter sido eliminado desde que efetuou a alterao ou outra pessoa com acesso sua conta j ter anulado a alterao desde a ltima vez que atualizou a pgina, por exemplo. Veja como anular alteraes no histrico da conta: 1. 2. 3. Identifique a linha com o conjunto de alteraes que pretende anular e clique no boto em forma de seta no final da linha (note que s possvel anular as alteraes efetuadas nos ltimos 30 dias). Ser apresentada uma confirmao em como possvel anular a alterao. Nesse caso, clique no boto Anular alteraes para continuar. Retroceder para a pgina Histrico de alteraes. Se a alterao tiver xito, ser apresentada uma caixa amarela a confirmar o nmero de alteraes que acabou de anular. A coluna "Anular" na linha de alteraes que acabou de reverter apresentar o estado "Anulada".

4.

Ser apresentada uma nova linha na sua pgina Histrico de alteraes que indica as aes de anulao que acabou de realizar. No entanto, as alteraes podem demorar entre 30 minutos e 3 horas a aparecer na sua conta e na pgina Histrico de alteraes, por isso, esteja atento(a) caixa amarela descrita no passo 4 para obter uma confirmao imediata.

Adicionar palavras-chave negativas campanha


As palavras-chave negativas podem ajudar a alcanar os clientes mais interessados, reduzir os seus custos e aumentar o retorno do investimento (ROI). Quando adicionar termos como palavras-chave negativas (disponveis para campanhas "Apenas na Rede de Pesquisa" e "Redes de Pesquisa e Display") ou como excluses de palavras-chave (para campanhas "Apenas na Rede de Display"), no mostraremos o seu anncio a pessoas que pesquisem esses termos ou que visitem sites que contenham esses termos.
As palavras-chave negativas permitem:

Impedir a apresentao do seu anncio a pessoas que pesquisem ou visitem Websites acerca de produtos que no oferece. Apresentar os anncios a pessoas com maior probabilidade de clicarem nos mesmos. Reduzir custos ao excluir palavras-chave com as quais poder estar a gastar dinheiro sem obter retorno.

Quando selecionar palavras-chave negativas, convm escolher termos de pesquisa semelhantes s suas palavras-chave, mas assinalar que as pessoas procuram um produto diferente. Exemplo Suponhamos que um optometrista que vende lentes de contacto e culos. Poder pretender evitar que o anncio aparea a algum que pesquise ou visite pginas Web que contenham termos como "lentes para microscpio" e "binculos", uma vez que no provvel que essa pessoa compre lentes de contacto ou culos. Como adicionar palavras-chave negativas Aprenda como palavras-chave negativas podem ajudar voc a atingir o pblico certo.

Siga os passos na sua conta


Clique neste link para aceder sua conta e ver uma apresentao guiada que lhe mostrar passo a passo como adicionar palavraschave negativas para alcanar os clientes certos. Tenha em ateno que estas instrues passo a passo esto disponveis para campanhas "Apenas na Rede de Pesquisa" e "Redes de Pesquisa e Display".
Mostrar-me como

Em alternativa, pode ler as instrues abaixo.

Adicionar palavras-chave negativas (campanhas "Apenas na Rede de Pesquisa" ou "Redes de Pesquisa e Display") 1. 2. 3. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Clique na campanha ou no grupo de anncios a que pretende adicionar palavras-chave negativas. Selecione o separador Palavras-Chave.

4.

Desloque a pgina para baixo para localizar a seco das palavras-chave negativas, abaixo da tabela das palavras-chave principais. Expanda a seco ao clicar em "+".

5.

Vai ver duas tabelas: "Ao nvel do grupo de anncios" e "Ao nvel da campanha".

6.

7.

Para adicionar palavras-chave negativas a um grupo de anncios, clique no boto + Adicionarna tabela "Ao nvel do grupo de anncios". Para adicionar palavras-chave negativas a uma campanha, clique no boto Adicionar na tabela "Ao nvel da campanha". Adicione as palavras-chave negativas, uma por linha. No necessrio incluir um sinal de menos (-) antes de cada palavrachave. Se adicionar palavras-chave negativas de correspondncia ampla, ter de adicionar os respetivos plurais, como "microscpios". Para adicionar uma palavra-chave negativa de correspondncia de expresso, coloque o termo entre aspas. Para adicionar uma palavra-chave negativa de correspondncia exata, coloque o termo entre parnteses retos. Saiba mais acerca da utilizao de palavras-chave negativas com tipos de correspondncia. Nota

Certifique-se de que no h qualquer sobreposio entre as palavras-chave negativas e as normais, porque isto far com que o seu anncio no seja mostrado. 8. Clique em Guardar. Editar, eliminar ou transferir palavras-chave negativas (campanhas "Apenas na Rede de Pesquisa" ou "Redes de Pesquisa e Display") Assim que adicionar palavras-chave negativas s suas campanhas, poder editar, eliminar ou transferir as mesmas. Para comear, siga estes passos: 1. Selecione a campanha ou o grupo de anncios que inclui as palavras-chave negativas que pretende editar, eliminar ou transferir. 2. Selecione o separador Palavras-Chave.

3.

Desloque a pgina para baixo para localizar a seco das palavras-chave negativas, abaixo da tabela das palavras-chave principais. Expanda a seco ao clicar no link +Palavras-chave negativas.

4.

Vai ver duas tabelas: "Ao nvel do grupo de anncios" e "Ao nvel da campanha".

Siga estes passos para editar as suas palavras-chave negativas: 1. Selecione as caixas de verificao junto s palavras-chave negativas que pretende editar. 2. Clique em Editar na tabela "Ao nvel do grupo de anncios" ou na tabela "Ao nvel da campanha". Efetue as alteraes em cada palavra-chave negativa individual nas caixas apresentadas. Selecione um tipo de correspondncia a partir do menu pendente para alterar o tipo de correspondncia de cada palavra-chave negativa.

3. Clique em Guardar. Siga estes passos para eliminar as suas palavras-chave negativas: 1. Selecione as caixas de verificao junto das palavras-chave negativas que pretende eliminar. 2. Clique em Eliminar na tabela "Ao nvel do grupo de anncios" ou na tabela "Ao nvel da campanha".

Siga estes passos para transferir as suas palavras-chave negativas: 1. Selecione as caixas de verificao junto s palavras-chave negativas que pretende transferir. 2. Clique em Transferir na tabela "Ao nvel do grupo de anncios" ou na tabela "Ao nvel da campanha". 3. Ser apresentada a seco "Transferir e agendar relatrio". Introduza um nome para o seu relatrio na caixa "Nome do relatrio". Selecione um formato para o seu ficheiro a partir do menu pendente "Formato".

4. Clique em Criar. Excluir palavras-chave (campanhas "Apenas na Rede de Display") Pode limitar a visibilidade dos seus anncios na Rede de Display da Google ao excluir palavras-chave. Quando exclui palavras-chave da campanha ou do grupo de anncios, o AdWords evita mostrar os seus anncios em sites da Rede de Display que contenham esses termos. As suas palavras-chave negativas no tm de ser abrangentes. Por exemplo, para evitar mostrar anncios em posicionamentos acerca de lentes para microscpio, ser suficiente adicionar a palavra-chave negativa -microscpio. As palavras-chave compostas, como "amor-perfeito", so uma exceo a esta regra. Se utilizar apenas a palavra-chave negativa amor, o seu anncio poder continuar a aparecer em pginas que contenham o termo "amor-perfeito", porque o significado muda quando combina "amor" e "perfeito". Se excluir palavras-chave de um grupo de anncios com posicionamentos, os anncios tero menor probabilidade de aparecer em posicionamentos relacionados com as palavras-chave excludas selecionadas. No entanto, as palavras-chave excludas no so to precisas na Rede de Display quanto na Rede de Pesquisa, pelo que o seu anncio poder continuar a aparecer ocasionalmente em pginas que contenham esses termos, dependendo das outras palavras-chave no seu grupo de anncios. Exemplo Suponhamos que seleciona cinco Websites de compras diferentes como posicionamentos e, em seguida, adiciona a palavrachave negativa -microscpio ao grupo de anncios. O seu anncio pode aparecer em qualquer um dos cinco Websites, mas ser menos provvel que aparea em pginas relacionadas com lentes para microscpio. Veja como excluir palavras-chave: 1. 2. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. No separador Campanhas, v para o separador Rede de Display e clique em + Segmentao , localizado por cima do grfico.

3. 4. 5.

Selecione um grupo de anncios. Clique no menu pendente "Adicionar excluses de grupo de anncios" ou "Adicionar excluses de campanha" e selecione "Palavras-chave da Rede de Display". Adicione as palavras-chave, uma por linha. Nota: Certifique-se de que as palavras-chave excludas no se sobrepem s palavras-chave normais, pois isso faria com que o anncio no fosse apresentado.

6. Clique em Fechar e, em seguida, em Guardar. Sugesto Experimente excluir Websites ou categorias para limitar a visibilidade dos seus anncios. Obter ideias de palavras-chave negativas Pode executar um relatrio de termos de pesquisa para obter ideias de palavras-chave negativas. O relatrio de termos de pesquisa apresentar todas as pesquisas que fizeram com que o seu anncio fosse acionado e clicado. Veja como executar um relatrio de termos de pesquisa: 1. 2. 3. 4. Inicie sesso na sua conta do AdWords em https://adwords.google.pt. Clique na campanha ou no grupo de anncios para que pretende obter ideias de palavras-chave negativas. Clique no separador Palavras-Chave. Selecione as caixas de verificao junto s palavras-chave para as quais pretende executar um relatrio de termos de pesquisa. Tambm pode executar um relatrio de termos de pesquisa para todas as palavras-chave. Recomendamos que defina o intervalo de datas "ltimos 14 dias" ou "ltimos 30 dias" no menu localizado no canto superior da pgina. Desse modo, dever receber informaes suficientes para o(a) ajudar a escolher ideias. Clique no boto Detalhes de palavra-chave. Clique em Selecionadas para gerar o relatrio para as palavras-chave com as caixas de verificao marcadas. Caso contrrio, selecioneTodas para gerar o relatrio para todas as palavras-chave listadas.

5.

6.

A pgina mostrar uma lista dos termos de pesquisa. Selecione as caixas junto das palavras-chave que pretende adicionar como palavras-chave negativas e clique no boto Adicionar como palavra-chave negativa.

Nota Certifique-se de que no h qualquer sobreposio entre as palavras-chave negativas e as normais, porque isto far com que o seu anncio no seja mostrado. Pode optar por adicionar as palavras-chave negativas ao nvel do grupo de anncios ou ao nvel da campanha. Clique em Guardar.

7. 8.

Tenha em ateno

Escolha cuidadosamente as palavras-chave-negativas. Se utilizar demasiadas palavras-chave negativas, os seus anncios podero aparecer a menos clientes. Os seus anncios podem continuar a aparecer em pesquisas e pginas que contenham variaes dos termos selecionados como palavras-chave negativas. Podem tambm continuar a aparecer em pesquisas que contenham apenas um dos termos da palavra-chave negativa se os termos forem compostos por mais do que uma palavra. Suponhamos que adiciona a palavrachave negativa "objetiva grande-angular". O anncio poder continuar a aparecer para pesquisas e pginas com "lentes grandeangulares", "grande-angular profissional" ou "lente fotogrfica". No entanto, o anncio no aparece para pesquisas com "objetiva grande-angular barata", "estojo para objetiva grande-angular" ou "grande-angular com objetiva para profissionais". Ainda possvel que apresentemos o seu anncio quando algum pesquisar uma expresso com mais de 10 palavras e a sua palavra-chave negativa surgir aps essa dcima palavra. Suponhamos que a sua palavra-chave negativa "desconto". O seu anncio pode ser apresentado quando algum pesquisar "quartos de hotel limpos em Portimo perto da praia com desconto", uma vez que a sua palavra-chave negativa a dcima primeira palavra na expresso. Por outro lado, no apresentaremos o seu anncio quando algum pesquisar "quartos de hotel limpos em Portimo na praia com desconto", uma vez que a sua palavra-chave negativa a dcima palavra na expresso.

Anda mungkin juga menyukai