Anda di halaman 1dari 6

Luz e Espectros

A Luz e o Espectro Electromagntico Na fsica moderna, a luz ou radiao electromagntica pode ser vista segundo uma de duas perspectivas, complementares e de acordo com as propriedades que pretendamos estudar: como uma onda, manifestando todas as caractersticas associadas aos fenmenos ondulatrios, ou como partculas desprovidas de massa em movimento, chamadas fotes. Em espectroscopia astronmica, toma especial relevncia o comportamento ondulatrio associado a um campo electromagntico em movimento. Desta forma torna-se necessrio conhecer algumas das grandezas que, estando associadas a este fenmeno, nos permitiro explicar e quantificar algumas das suas propriedades.

Representao de uma onda, evidenciando o seu comprimento de onda

A onda pode ser caracterizada atravs do seu comprimento de onda (distncia medida entre dois pontos sucessivos na mesma fase ou, por outras palavras, a distncia entre duas cristas ou entre dois vales sucessivos) ou pela sua frequncia (nmero de ondas nmero de vezes que o comprimento de onda passam por um ponto fixo por unidade de tempo) e pela energia que a ela se encontra associada. Para as ondas luminosas, a relao entre a energia (E) e a frequncia () ou o comprimento de onda () dada por: E = h = h(c/)

logo

c=x

onde c a velocidade da luz no vcuo, onde assume o valor constante de, aproximadamente, 3,0 x 1010 cm/s, e h a chamada constante de Planck cujo valor h = 6,625 x 10-27 erg.s (ou 6,625 x 10-34 J.s).

O conjunto das diferentes radiaes, que diferem quanto ao valor das suas grandezas E, e , constitui o espectro electromagntico, onde a luz visvel corresponde apenas a uma pequena regio dentro desta distribuio.

O espectro electromagntico, dos raio gama s ondas de rdio

A parte visvel do espectro electromagntico contm o conjunto das cores conhecidas, do vermelho radiao visvel de maior comprimento de onda ao violeta qual est associado o menor valor de comprimento de onda, no visvel.

O espectro visvel.

O tomo e a Absoro e Emisso de Luz A maior parte das propriedades atmicas e moleculares podem ser explicadas com recurso a uma imagem simplificada do tomo de acordo com o modelo de Bohr. Este modelo proposto por Bohr em 1915 no completamente correcto, mas em diversas situaes ele torna-se suficiente para a explicao e compreenso dos fenmenos associados.

No tomo de Bohr, os protes e os neutres ocupam uma densa regio central chamada ncleo e os electres orbitam esse ncleo, tal como os planetas orbitam o Sol, sem no entanto se encontrarem confinadas a um nico plano. Uma propriedade bsica da mecnica quntica aplicada ao tomo de Bohr, tem a Modelo do tomo de Bohr. ver com aquantificao da energia associada s diferentes partculas que o constituem, ou seja estas partculas s podem assumir determinados valores discretos de energia. Isto quer dizer que apenas determinadas rbitas, com certos raios sero permitidas, enquanto que rbitas entre estas simplesmente no existem. Torna-se assim mais correcto falar em nveis de energia associados aos electres em vez de rbitas. Os electres podem transitar entre as diferentes nveis, assumindo em cada caso um diferente estado (valor) de energia, absorvendo ou emitindo exactamente a radiao correspondente diferena de energia entre o valor associado a cada um desses nveis. Quando o electro absorve energia, transita para um estado de energia maior (menos negativo) ficando mais excitado, enquanto a emisso de energia acompanha a desexcitao do electro.

Esquematizao da excitao e desexcitao atmica.

Desta forma, o tomo s pode absorver ou emitir certos valores bem discretos de energia, calculada por:

E = Ej Ei
onde E corresponde energia do foto emitido ou absorvido, Ei energia do nvel na transio mais prximo do ncleo e Ej quantifica o valor da energia do nvel mais afastado do ncleo implicado na transio.

Espectros de Absoro e de Emisso Sabendo que os tomos podem absorver ou emitir radiao electromagntica com valores discretos de energia dependente da sua estrutura atmica, possvel fazer passar essa luz por um simples prisma de vidro ou por uma rede de difraco de forma a separar espacialmente as diferentes radiaes de acordo com o seu comprimento de onda.

A disperso da luz nas suas componentes por um prisma.

O registo dessas radiaes constituem o espectro atmico, que ser de absoro ou de emisso consoante o tipo de transies electrnicas associadas. O correspondente espectro pode apresentar simplesmente um contnuo, ou pode ter sobrepostas nesse contnuo um conjunto de riscas brilhantes (espectro de emisso) ou de riscas escuras (espectro de absoro).

Os vrios tipos de espectro no visvel.

As diferentes caractersticas apresentadas por cada um dos tipos de espectros anteriores, resultam directamente de particularidades relativas fonte que est na sua origem. Assim, um espectro contnuo resulta da coliso entre tomos no seio de gs denso, cujas energias resultantes no obedecem a qualquer quantificao, originando bandas de luz mais espraiadas e no individualizadas, onde se torna impossvel reconhecer onde comea e acaba cada cor. Um espectro de emisso produzido por gases rarefeitos, onde o nmero de colises entre os tomos constituintes muito reduzido devido baixa densidade; as riscas de emisso correspondem a fotes (quantos de energia) que so emitidos quando se verificam transies electrnicas de estados excitados para nveis de mais baixa energia. Um espectro de absoro ocorre quando a luz emitida por uma determinada fonte passa atravs de um gs frio e rarefeito, sendo absorvida radiao com determinados valores de frequncia bem especficos; a luz absorvida pode, posteriormente ser reemitida mas em diferentes direces daquela correspondente ao foto absorvido, da que as riscas negras no espectro no sejam mais do que ausncia de luz.

Origem dos vrios tipos de espectro.

O espectro do hidrognio particularmente importante em astronomia, tendo em conta que este de longe o elemento mais abundante no Universo. O processo de emisso ou absoro de radiao no hidrognio, d origem a sries, as quais so sequncias de linhas correspondentes a transies atmicas, cada uma delas acabando (emisso) ou comeando (absoro) num mesmo nvel energtico.

Anda mungkin juga menyukai