Anda di halaman 1dari 12

Introduo

Devido necessidade de uma melhoria de processos em ambientes extremamente agressivos, novos acabamentos vm sendo estudados com o intuito de aprimorar a qualidade do acabamento superficial de metais e de reduzir gastos com manuteno, alm de aumentar a vida til das peas submetidas ao tratamento galvnico. Uma forma de se minimizar a corroso em materiais metlicos revesti-los, atravs do processo de eletrodeposio, com outros materiais que apresentam caractersticas mais nobres. O nquel ento se apresenta como metal utilizado com frequncia, sozinho ou com outros elementos de liga, tais como, cromo ou molibdnio, para permitir tal desenvolvimento. Ele bastante empregado tambm na indstria automotiva, construo civil e aeronutica. Porm, uma caracterstica marcante da adio de nquel a diminuio da temperatura de transio dctil-frgil para os aos, geralmente empregados em equipamentos submetidos servios de baixas temperaturas. Assim as ligas de nquel vm ganhando destaque por apresentarem maior resistncia mecnica e corroso e, por isso, vem sendo empregadas de diversas formas como, por exemplo, em revestimento de poos, que so projetados para resistir a enormes tenses de trao axial bem como ao colapso e ruptura brusca, permitindo ainda ao projetista obter uma tubulao de poo mais leve. Outro exemplo de aplicao o ao inoxidvel que uma liga constituda principalmente por ferro, com 18% de crmio e 8% de nquel. Este ao usado nas mais diversas aplicaes desde o simples material de cozinha at material de construo para os caminhos-de-ferro ou a construo de plataformas petrolferas offshore.

O Nquel O nquel se apresenta como um metal branco prateado, similar em muitos aspectos ao metal ferro, porm com uma boa resistncia oxidao e corroso. utilizado principalmente na melhoria de resistncia mecnica a altas temperaturas, resistncia corroso e outras propriedades, para uma ampla faixa de ligas ferrosas e no ferrosas. o segundo elemento mais importante dos aos inoxidveis. Efetivo quanto regenerao da camada passiva (repassivao). Estabiliza a austenita temperatura ambiente, o que favorece a resistncia corroso, potencializando a trabalhabilidade do ao inoxidvel. Alm disso, o nquel tambm eleva a resistncia ao calor nesses aos. Possui tambm elevada capacidade de dissoluo de elementos. A estrutura de suas ligas formada por uma matriz austentica com os diversos elementos de liga em soluo slida Cr, Mo, W, Al, Ti,V, Mn. A adio de nquel ao ao carbono tem efeito semelhante ao do cobre com relao ao aumento da resistncia corroso atmosfrica. No entanto, necessria a adio de maiores quantidades de nquel para a obteno do mesmo efeito do cobre apresenta. Assim, por exemplo, verifica-se que para se conseguir o mesmo efeito da adio de 0,5% de cobre deve-se adicionar 1% de nquel. Quanto maior o teor de nquel, maior o seu efeito benfico, principalmente em condies de longa exposio. No entanto, a adio de altos teores aos aos aclimveis no desejvel sob o ponto de vista econmico, de modo que este elemento utilizado concomitantemente ao cobre com adio de ate 0,7%, uma vez que esta pratica causa diminuio sensvel da taxa de corroso dos aos ligados ao cobre. Alm disso, a adio de nquel a ao ligado ao cobre contendo outros elementos, como, por exemplo, silcio, fsforo e cromo tambm ocasiona uma diminuio sensvel na resistncia corroso atmosfrica dos mesmos. A ao do nquel na resistncia corroso dos aos aclimveis parece estar relacionada com a selagem dos poros da camada de ferrugem, pois este elemento forma sulfatos bsicos insolveis que so incorporados nesta camada tornando-a menos porosa e, portanto, mais efetivas. Visto ser um metal muito resistente corroso, no surpreendente que mais de metade da produo mundial de nquel seja destinada para a produo de ao inoxidvel. O ao inoxidvel uma liga constituda principalmente por ferro, com 18% de crmio e 8% de nquel. Este ao usado nas mais diversas aplicaes desde o simples material de cozinha at material de construo para os caminhos-de-ferro ou a construo de plataformas petrolferas offshore.

Ligas de Nquel

Tanto o nquel quanto suas ligas apresentam excelente resistncia corroso e resistncia mecnica em temperaturas elevadas e baixas, mas os custos elevados das ligas de nquel fazem que estes matrias sejam pouco usados a baixa temperatura, onde se prefere usar materiais mais baratos como o alumnio e os aos austenticos. Normalmente emprega-se o nquel em ambientes corrosivos severos de custicos sendo o nquel 201 o mais empregado para esses servios em temperaturas de 300C. As ligas contendo cromo apresentam uma boa resistncia oxidao em temperaturas elevadas e tambm resistem corroso. Variedades contendo quantidades apropriadas de alumnio e titnio so endurecveis por precipitao e apresentam uma alta resistncia mecnica a temperaturas elevadas. Em relao ao sistema de classificao, o nquel se divide em cinco famlias: nquel comercialmente puro; ligas binrias, tais como Ni-Cu e Ni-Mo; ligas ternrias, tais como, Ni-Cr-Fe e Ni-Cr-Mo; ligas complexas, como Ni-Cr-Fe-MoCu (com a possibilidade de outros elementos adicionais); e as superligas. As ligas so melhores reconhecidas pelo seus nomes comerciais, tais como Monel, Hastelloy, Inconel, Incoloy, etc. De todas as ligas de nquel o metal monel o mais utilizado em equipamentos de processos, sendo usados para tubulaes e vlvulas de pequeno dimetro, para tubulaes de trocadores de calor e como material de revestimento anticorrosivo. Os Inconel e os Incoloys foram criados para servios severos: oxidantes ou redutores, em temperaturas elevadas. Os Hasteloy so ligas de nquel de alto custo com grandes quantidades de Mo, podendo tambm conter Cr, Co, W, V e outros metais, so classificados em tipos B, C, D, e G. Os hasteloy tipo B uma das ligas industriais mais resistentes corroso que existe. O custo extremamente elevado destas ligas inclusive ao custo do Titnio limita seu emprego em alguns casos excepcionais, quando no houver alternativas. So usados em trocadores de calor e peas pequenas.

Classificao das Ligas de Nquel Normalmente, dividem-se as ligas de nquel em 5 grandes grupos: Nquel comercialmente puro; Ligas binrias; Ligas ternrias; Ligas complexas; Super ligas. Alm da classificao pela composio bsica, os materiais metlicos a base de nquel podem ainda ser reunidos em dois grupos: a) ligas de nquel endurecidas pela formao de soluo slida; b) ligas de nquel endurecidas pelo tratamento trmico de solubilizao e precipitao. Entretanto, convm destacar que o nquel puro e as suas ligas podem ainda ser endurecidos pelo trabalho a frio (encruamento), e muitas vezes as especificaes indicam o grau de tmpera (encruamento) que exigido para uma determinada aplicao. As ligas tratadas nos itens seguintes so as ligas dcteis ou trabalhadas e as ligas para fundio. A designao do nquel e das ligas de nquel foi organizada pela Huntington Alloys Inc. e adotada por outras entidades de normalizao tcnica como a ASTM - American Society for Testing and Materials e a SAE - Society of Automotive Engineers. A designao composta de um sistema de trs dgitos acompanhados de um nome ou marca comercial (ver Tabela 1). Cada grupo de material, classificado pela composio, designado com esses trs nmeros, sendo que o primeiro, se for par, se refere a ligas endurecveis por formao de soluo slida e, se for mpar, indica que as ligas so endurecveis por tratamento trmico de solubilizao e precipitao. A primeira srie de trs nmeros, comea com 200 e reservada ao nquel tecnologicamente puro; o nquel ligado, suscetvel ao endurecimento por tratamento trmico, recebe a designao 301. A srie de nmeros vai at 999 mas nem toda ela usada. Para as ligas de nquel, os seguintes exemplos de designao podem ser mencionados:

As ligas de nquel com molibdnio tm apenas uma designao comercial (Hastelloy) seguida de um cdigo alfa numrico como B-2C, C-276, etc., estabelecido pela Cabot Corporation.

Nquel comercialmente puro: Os principais exemplos so o Nquel 200 e o Nquel 201 que contm cerca de 99,5% de Ni. Ambos so particularmente resistentes atmosferas custicas, de halognios em altas temperaturas; meios onde contenha sais; e meios oxidantes. Para sofrer corroso, a soluo em contato com o metal precisa conter on oxidante mas, em algumas circunstncias, ocorre a formao de pelcula passivante que o protege contra a corroso; essa proteo , entretanto, limitada pois a pelcula passivante formada se desestabiliza provocando a corroso por pites quando, nas condies de meio oxidante, est presente o on cloreto. O Duranquel 301, uma liga endurecida por precipitao, possui cerca de 94% de Ni e apresenta excelentes propriedades elsticas a aproximadamente 300C. Durante seu tratamento trmico, partculas de Ni3AlTi precipitam-se atravs da matriz. A precipitao aumenta a resistncia mecnica da liga. Em termos de resistncia corroso, apresenta as mesmas propriedades do Nquel 200 e do Nquel 201, contudo sua particular resistncia aos gases que emanam do tratamento do vidro (fluoretos) torna-o indicado para a fabricao de moldes. Ligas binrias: Das categorias que compem as ligas binrias, a mais comum a liga Ni-Cu, tambm conhecida como Monel. A liga Monel tambm apresenta pequenas quantidades de Al, Fe e Ti. As ligas Ni-Cu diferem do Nquel 200 e do Nquel 201 pelo fato de sua resistncia mecnica e dureza aumentarem devido ao endurecimento por envelhecimento, embora possuam aspectos comuns em termos de resistncia corroso, aos nqueis comercialmente puro, sua resistncia aos cidos sulfrico e fluordrico e salmoura melhor, como
5

tambm devemos ressaltar sua resistncia ao trincamento atribudo corroso sob tenso em meios clorosos . Os equipamentos submetidos a gua salgada ou gua salobra, so as principais aplicaes. Outras ligas binrias comercialmente importantes so as de composio Ni-Mo. Destaca-se entre elas a liga Hastelloy B-2 que oferece uma excelente resistncia a cidos clordricos e tambm a qualquer meio redutor. Tambm possuem alta resistncia mecnica em atmosferas de gases inertes em temperaturas elevadas. Ligas ternrias: Do quadro de ligas ternrias, destacam-se as composies Ni-Cr-Fe e Ni-CrMo. Os principais componentes do sistema Ni-Cr-Fe so conhecidos comercialmente como Inconel 600, e Incoloy 800. O Inconel 600 tem boa resistncia tanto em meios oxidantes, quanto em meios redutores e podem ser trabalhados a altas temperaturas. O Incolloy 800 possui boa resistncia oxidao e carbonetao a temperaturas elevadas. As ligas Ni-Cr-Mo so altamente resistentes corroso alveolar. Elas retm grande resistncia mecnica e oxidao a elevadas temperaturas. Tm grande aplicao na indstria, principalmente em equipamentos submetidos a meios aquosos. Neste grupo, as principais ligas so o Hastelloy C-276, Hastelloy C-22 e o Inconel 625. Ligas complexas: O sistema Ni-Cr-Fe-Mo-Cu a composio bsica desta categoria. Elas oferecem boa resistncia corroso alveolar ("pitting"), corroso intergranular, corroso sob tenso em meios clorosos e corroso uniforme em uma larga escala de meios oxidantes e redutores. Estas ligas so geralmente usadas em aplicaes envolvendo cidos sulfrico ou fosfrico. Os principais componentes so: Hastelloy G-3, os Inconel 617, 625, e 718; e o Incolloy 825. Superligas: Ligas de nquel de grande importncia, especialmente desenvolvidas para servios sob condies de alta resistncia mecnica a altas temperaturas. A principal exigncia mecnica para tal servio a alta resistncia fluncia. O mecanismo da fluncia est relacionado ao movimento termicamente ativado das discordncias (defeitos cristalinos lineares) atravs da rede cristalina. Os principais requisitos para alta resistncia fluncia so: uma matriz que possua um alto valor de mdulo de elasticidade e uma baixa taxa de difuso a temperaturas elevadas.

As superligas de nquel normalmente contm elementos como cromo, cobalto, ferro, molibdnio, tungstnio e nibio. O efeito destes elementos solutos o fortalecimento da matriz que depende da diferena de tamanho do nquel e do soluto com a finalidade de conter o movimento das discordncias. Dentre as superligas destacam-se Waspaloy, Udimet 700, Astroloy, Rene 95 e a classe Nimonic. Uma grande aplicao para as superligas est relacionada produo de componentes de turbinas gs e na indstria aeronutica.

Aplicaes do Nquel e das Ligas de Nquel

Os materiais metlicos a base de nquel, tanto na forma trabalhada como fundida, tem os seus principais empregos nos equipamentos de processamento qumico, onde os meio agressivos comumente lquidos, cidos e bsicos no permite a utilizao de outros materiais metlicos de custo de aquisio menor. Contudo a necessidade de reduzir os custos de manuteno e elevar a confiabilidade dos equipamentos em operao, para minimizar as perdas decorrentes das paradas de produo, tem elevado a aplicao desses materiais mesmo nas reas onde possvel a utilizao de outras ligas metlicas de custo de aquisio menor. Para condio de uso possvel encontrar um material que melhor se adapte dentro da grande variedade de ligas a base de nquel. A listagem a seguir apresentada apenas indica algumas aplicaes tpicas resumidamente: Nquel Equipamento de processamento de produtos alimentares e de substncias custicas; componentes de dispositivos eletrnicos; indstria petroqumica; construo de mquinas.

Ligas nquel - cobre Equipamento de processamento de produtos de petrleo e petroqumico; aquecedores de gua e trocadores de calor; componentes de dispositivos eltricos e eletrnicos; componentes de equipamentos que entram em contato
7

com atmosfera e gua do mar; vlvulas, bombas, eixos, parafusos, hlices e fixadores;

De um modo geral as ligas de nquel com cobre so menos resistentes corroso do que o nquel; para as condies de resistncia a oxidao, s temperaturas elevadas, as ligas com cromo ou cromo e ferro so mais utilizadas; e as ligas mais resistentes s solues cidas so as que contm molibdnio. Ligas nquel - cromo Equipamentos de processamento qumico; equipamentos de tratamento trmico; geradores de vapor, trocadores de calor, componentes de fornos; equipamentos de controle de poluio; componentes de turbinas a gs; componentes de dispositivos eletrnicos; so constituintes comuns nas resistncias de torradeiras e fornos.

Ligas nquel ferro cromo Equipamentos de processamento qumico; geradores de vapor; componentes de fornos; equipamentos de controle de poluio;

Ligas nquel - molibdnio Componentes de turbinas a gs e de motores aeronuticos; equipamentos de processamento qumico.

Outras Aplicaes Recobrimento: O recobrimento conta com mais ou menos 9% do consumo do nquel puro, com a finalidade de melhorar a proteo contra a corroso e dar um acabamento decorativo (associado com cromo) a substratos, incluindo aos, alumnios e plsticos. Outras aplicaes funcionais em relao camada de nquel s superfcies podem ser identificadas como o aumento da resistncia ao desgaste ou tambm alterar as propriedades magnticas do substrato. O recobrimento de nquel possui um balano consumido por fundies e uma infinidade de outras aplicaes incluindo qumicas, catalticas, baterias, varetas de soldagem, cunhagem de moedas, pigmentos ( esmaltes, vidro e cermicos ), eletrnicas, e tintas de impresso.

Um cilindro de laminador recoberto por uma fina camada de nquel de aproximadamente 0,05mm Niquelagem: Mais um exemplo da utilizao do nquel como um elemento pouco susceptvel corroso o processo designado por niquelagem. Este processo consiste na aplicao de uma camada fina de nquel sobre uma superfcie que se quer proteger dos efeitos da corroso. Hoje em dia o nquel aplicado directamente em cima da superfcie e aplicada depois uma camada (de 0.3 m) de crmio para dar brilho. A niquelagem pode ser efectuada sobre diversos materiais mas entre os mais comuns esto as ligas de ao e ligas de cobre. Materiais que podem ser niquelados: Ao carbono, inox, alumnio, bronze, cobalto, cobre, ligas de estanho, ferro, ferro fundido, lato e zamack.

Taxas de corroso: As taxas de corroso expressam a velocidade do desgaste verificado na superfcie metlica. A avaliao correta das taxas de corroso , de modo geral, de grande importncia para a determinao da vida til provvel de equipamentos e instalaes industriais. Os valores das taxas de corroso podem ser expressos por meio da reduo de espessura do material por unidades de tempo, em mm/ano ou em perda de massa por unidade de rea, por unidade de tempo, por exemplo, mg/dm2/dia (mdd). Pode ser expressa ainda em milsimos de polegada por ano (mpy). Abaixo so mostrados algumas situaes e grficos onde o nquel tem seu desempenho avaliado.

10

Acima mostra que quanto maior for o teor de nquel, menor a taxa de corroso em solues custicas.

11

Acima mostrada a taxa de corroso de trs ligas de nquel em NaOH 30% em funo da temperatura. A Figura 1 mostra a taxa de corroso de vrios ligas de ebulio uma soluo de NaOH 50%. O maior o teor de nquel na liga, mostra uma menor taxa de corroso. A resistncia corroso de nquel uma consequncia da formao de metal insolvel hidrxidos e sais, que retardam a taxa de dissoluo da liga. A Figura 2 mostra a taxa de corroso de trs ligas em 30% NaOH em funo da temperatura. Ni-200 oferece o melhor resistncia corroso, especialmente s temperaturas mais elevadas. O hipoclorito de sdio (lixvia) pode ser considerado um sal oxidante levemente alcalino que pode ser tratado com sucesso por uma liga de nquel, em especial do Ni-Cr-Mo grupo (C-276 ou C2000 ligas).

Concluso

Ligas de nquel possuem a capacidade de suportar condies muito severas em termos de corroso, temperatura elevada, elevadas tenses de servio, ou uma combinao destes fatores incluindo o econmico. Visto ser um metal muito resistente corroso, no surpreendente que mais de metade da produo mundial de nquel seja destinada para a produo de ao inoxidvel. O fenmeno da corroso nos aos contendo ligas de nquel ou mesmo aos niquelados se mostra menos acentuados ou mesmo desprezveis em alguns casos.

Bibliografia

http://www.elinox.com.br/aco-inox/tipos-de-corrosao http://www.guiametalica.com.br/ARTIGOS/Prote%E7%E3o%20contra%20corro s%E3o.htm http://www.cesec.ufpr.br/~metalica/patologias/corrosao/corrosao-texto.htm Ramanathan,L.V., "Corroso e seu controle", Hemus Editora (1988) Zehbour Panossian Corroso e Proteo contra Corroso em Equipamentos e Estruturas Metlicas, IPT, 1 edio, 1993.

12

Anda mungkin juga menyukai