Anda di halaman 1dari 14

DT para Ed / Toolkit

24
DESCOBERTA

1
Descoberta

Fase

Foto: HUB Escola

ONDE VOC EST NO PROCESSO

O QUE ENCONTRAR NESTA FASE 1-1 Entenda o desafio 1-2 Prepare a pesquisa 1-3 Rena inspiraes 26 29 33

DT para Ed / Toolkit

25
DESCOBERTA

Fase

Descobertas constroem uma base slida para suas ideias. Criar solues significativas para estudantes, pais e familiares, professores, colegas e gestores comea com um profundo entendimento de suas necessidades. Descoberta significa estar aberto a novas oportunidades, inspirar-se e criar novas ideias. Com a preparao correta, essa fase pode ser um abrir de olhos e vai proporcionar um bom entendimento do desafio.

DT para Ed / Toolkit

26
DESCOBERTA

1-1

Fase - Passo

Entender o desafio
Revise o desao Compartilhe o que voc sabe Monte sua equipe Dena seu pblico Rene seu plano
TABELAS DE TRABALHO USE SEPARADO, SE PRECISAR

As tabelas de trabalho para essa etapa esto disponveis entre as pginas 16 a 19 do caderno de atividades para ajudar a compreender o desafio com sua equipe.
QUANTAS PESSOAS NA EQUIPE?

O guia para a esta fase pode ajudar tambm em outras situaes separadamente das demais fases como, por exemplo, para orientar os alunos para um trabalho de pesquisa de campo, entrevista ou reportagem.

Se voc tem um grupo de mais de 5 pessoas, o ideal dividi-lo em grupos menores para que todos passem pelas etapas simultaneamente e depois compartilhem os resultados no coletivo.

10 minutos Reflexivo 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Revisar o desafio
Um desao claramente denido vai guiar suas questes e ajudar a manter o foco durante o processo. Dedique tempo para criar um entendimento comum no grupo do motivo pelo qual se est trabalhando.
Colete pensamentos

ISSO PROPORCIONA Um desao comum claro, expresso em uma sentena. TENHA EM MENTE Um bom desao escrito como uma possibilidade. Ele precisa ser amplo o bastante para permitir que voc descubra reas de valor inesperado, mas restrito o bastante para tornar o tpico tangvel.

Em grupo, converse sobre o desafio que vocs escolheram. Colete e escreva pensamentos sobre seu desafio. Comece com uma viso ampla: pergunte a si mesmo quais seriam as necessidades das pessoas, o que elas querem ou como se engajam neste tema. Discuta como voc pode refinar o desafio se ele parecer muito amplo ou muito especfico. Revise as restries ou barreiras Revise a lista de critrios e restries para o desafio. Discuta com seu grupo: o que necessrio fazer para mudar essa lista?

Redefina o desafio Com base nos pensamentos coletados, redefina o desafio, se necessrio, incorporando o pensamento do grupo. Continue reescrevendo seu desafio at que ele parea acessvel, compreensvel e palpvel para todas as pessoas da equipe. Crie um lembrete visvel Exponha o desafio em um lugar onde toda a equipe possa ver e se lembrar do prprio foco no processo. Use a cartolina ou o papel pardo.

DT para Ed / Toolkit

27
DESCOBERTA

30 - 45 minutos Reflexivo 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Compartilhe o que voc sabe


As chances de voc j saber algo sobre o tema so grandes. Compartilhe o que voc sabe, para ento poder construir sobre essa base e focar-se nas descobertas do que voc ainda no sabe.

Compartilhe o que voc sabe


ISSO PROPORCIONA Uma viso ampla do conhecimento da equipe e das questes em aberto. TENHA EM MENTE Lembre-se de estar aberto a novas informaes, tente descobrir o que voc ainda no sabe.

Defina o que voc quer saber Escreva e compartilhe o que voc no sabe ou ainda no entendeu sobre o desafio. Exponha essas questes em uma rea diferente. Construa sobre o conhecimento que voc j tem e preencha as lacunas Agrupe os papis adesivos em temas e os utilize para planejar sua pesquisa nos passos seguintes.

Exponha o desafio em um lugar onde todo mundo possa ver. Com o grupo, escreva o que voc sabe sobre o novo tema. Coloque cada informao em um papel adesivo (tipo post-it). Leia cada um dos seus papis adesivos em voz alta, e os pendure abaixo do desafio de design. Pea feedback para as outras pessoas e discuta todos os aspectos que aparecerem.

20 - 30 minutos Reflexivo 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Construa sua equipe


Muitas mentes brilhantes juntas so sempre mais fortes para responder a um desao. Centre esforos na compreenso das habilidades e motivaes de seus colaboradores para criar uma equipe forte.
Compartilhe quem voc Combine regras Defina as regras com cada um. Considere que cada membro da equipe possa se identificar com o que quer contribuir. Mantenha um aviso visual das conversas por meio de notas escritas ou fotografias. D feedback Revisite os acordos sobre a estrutura da equipe. Apoiem uns aos outros dando feedback construtivo das contribuies de todas as pessoas.

ISSO PROPORCIONA Um acordo do grupo baseado em regras. TENHA EM MENTE As vrias fases do processo de design demandam diferentes habilidades e respondem a diferentes paixes.

Dedique tempo para que as pessoas do grupo se conheam. Crie experincias casuais e amigveis. D alguns minutos para que todos possam escrever suas habilidades e depois compartilhar com toda a equipe. Use um crach ou papel adesivo para que todos possam se identificar com seu nome caso no se conheam. Defina seus objetivos individuais e de grupo Converse sobre as ambies de cada um. Continue a escrever e pendure os escritos na parede. Encontre objetivos que voc pode compartilhar. Combine habilidades e paixes com as necessidades do seu desafio.

DT para Ed / Toolkit

28
DESCOBERTA

20 - 30 minutos Mo na massa 1 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Defina seu pblico


Uma compreenso profunda das motivaes e necessidades das pessoas a melhor base para qualquer soluo de design. Considere um espectro amplo de pessoas que podero se sentir tocadas pela sua proposta. O desao escolhido vai impactar diretamente a vida de quem? O pblico pode ser tambm o prprio grupo, no caso de uma sala de aula.
Liste contatos imediatos Pense mais amplamente Adicione pessoas ou grupos que so perifericamente relevantes ou que estejam associadas a seus contatos diretos. Crie um lembrete visvel Mantenha um mapa das pessoas envolvidas em um lugar visvel para que voc possa revisitar ao longo do projeto.

ISSO PROPORCIONA Um panorama visual de todas as pessoas relevantes para o desao. TENHA EM MENTE Voc pode no conversar com todo mundo na primeira tentativa de abordar o desao.. Registre todas as pessoas agora para poder voltar a essa lista quando tiver mais questes em outras fases.

Em grupo, liste por escrito pessoas e grupos diretamente ligados ao tema. Voc est produzindo design para pais ou familiares? Voc precisa se conectar com gestores? Utilize papis adesivos para poder adaptar sua viso geral de acordo com a conversao. Se o pblico for o prprio grupo (sala de aula), vale entrar em contato com estudantes e professores de outras salas de aula.

20 - 30 minutos Mo na massa 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Refina o plano
Um plano slido ir ajud-lo a tomar decises ao longo do caminho. Voc comeou com um plano para o projeto, valide com sua equipe as metas e o prazo para se certicar de que todo mundo est alinhado. Faa combinados para que todos possam organizar o prprio tempo de maneira ecaz.
Esboce um cronograma

ISSO PROPORCIONA Um cronograma com o envolvimento das pessoas do grupo e a denio dos tempos. TENHA EM MENTE Esteja preparado para ajustar o plano com frequncia. Novas ideias vo lev-lo a direes diferentes das que foram planejadas de incio. O processo de planejar to importante quanto o resultado.

Esboce um grande cronograma de papel que todos possam ver. Anote as tarefas, as reunies e as datas de trmino em papis adesivos, para fix-los no calendrio de papel e ter mobilidade. Estabelea combinados Em grupo, defina os momentos nos quais vocs podem colaborar melhor. Coloque essas datas nas agendas de todos. Crie um lembrete visual Mantenha o seu calendrio de papel em um espao visvel para todo mundo, ou crie um documento on-line colaborativo com acesso para todos os membros da equipe.

Este cronograma de projeto inclui um plano para percorrer cada uma das fases, bem como grandes entregas e prazos
Foto: Shutterstock

DT para Ed / Toolkit

29
DESCOBERTA

1-2

Fase - Passo

Prepare a pesquisa
Identique fontes de inspirao Selecione participantes da pesquisa Elabore um roteiro de perguntas Prepare-se para o trabalho de campo
TABELAS DE TRABALHO

Tabelas de trabalho para este passo esto disponveis nas pginas 20 a 29 do caderno de atividades para ajud-lo a preparar a pesquisa com o grupo.

20 - 30 minutos Reflexivo 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Identifique as fontes de inspirao


Inspirao o combustvel para suas ideias. Planeje atividades para aprender a partir de mltiplas perspectivas e explorar contextos desconhecidos.
Imagine pessoas interessantes para conhecer Mapeie todas as pessoas envolvidas no tema. Pense nas caractersticas que as tornam pessoas interessantes de se conhecer. Em grupo, escolha quem so as pessoas com quem vocs querem aprender. Planeje como entrar em contato com elas. Pense em extremos Considere conhecer pessoas que representem extremos: pessoas que esto completamente familiarizadas e envolvidas com seu tema, ou que no tm nada a ver com ele. Participantes que estejam em posies extremas iro te ajudar a compreender comportamentos desarticulados, desejos e necessidades j que eles sentem ou expressam de maneira mais poderosa do que outras pessoas fora desses extremos. Faa uma lista de atividades que voc quer fazer Escolha quais atividades podem te ajudar mais a aprender e a se inspirar (encontre mais informaes sobre cada atividade a partir da pgina 33): Aprenda com usurios Aprenda com especialistas Aprenda com a observao de pares Aprenda com a documentao das pessoas sobre si prprias Mergulhe no contexto Busque inspirao em ambientes similares Incentive as pessoas a contar toda a sua histria e evite fazer perguntas que peam respostas sim / no.

ISSO PROPORCIONA Uma lista de atividades de pesquisa e pessoas com quem voc quer aprender. TENHA EM MENTE Inspirao encontrada em lugares que te estimulam. Ouse planejar atividades que podem revigorar a equipe, mesmo se voc no tiver certeza do que exatamente se pode aprender a partir delas. Neste ponto, voc est procurando inspirao, no validao.

DT para Ed / Toolkit

30
DESCOBERTA

Foto: HUB Escola

EXEMPLO

Uma equipe da Riverdale Country School, em Nova Iorque (Estados Unidos) estava trabalhando em desenhar novas possibilidades para professores colaborarem entre si. Decidiram visitar experincias diversas em que a colaborao entre colegas de trabalho acontecia, e consideraram alguns ambientes bem interessantes um posto do corpo de bombeiros, um escritrio e um estdio de design. Ao visitar a sede da empresa, aprenderam que os funcionrios se preparavam para reunies enviando uma pauta antes do encontro. Dessa forma, todos iam preparados. Em um compilado de muitas pequenas e preciosas inspiraes, essa histria especca chamou a ateno do grupo, uma vez que as reunies de professores comeavam normalmente com uma discusso sobre qual seria a pauta que acabava tomando a maior parte do tempo limitado que eles tinham juntos. Decidiram experimentar imediatamente essa ideia na escola.

20 - 45 minutos Interao 1 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Selecione entrevistados
As pessoas so, com frequncia, sua mais valiosa fonte de inspirao. Imagine caractersticas especcas das pessoas que voc gostaria de conhecer. Isso ir ajud-lo no processo de encontrar e interagir com indivduos interessantes.
Descreva as pessoas com quem voc quer se reunir Convide os entrevistados Conecte-se com as pessoas que voc deseja encontrar. Prepare um roteiro para as conversas iniciais que ajudem a compreender o propsito da entrevista. No tenha medo de acionar seu network pessoal: as pessoas costumam gostar de compartilhar o que sabem. Acompanhe o progresso do recrutamento Faa anotaes quando falar com as pessoas, para que voc lembre os detalhes de cada conversa. Crie um checklist que ajude a todos da equipe a manter uma viso geral do progresso dos agendamentos.

ISSO PROPORCIONA Encontros para aprender com pessoas interessantes. TENHA EM MENTE Ao planejar suas entrevistas, considere o nmero de pessoas a convidar. Muitos entrevistadores podem causar desconforto no entrevistado, especialmente quando forem adultos para falar com crianas.

Crie descries especficas das pessoas com quem voc quer se envolver. Imagine as caractersticas de quem voc est procurando. Voc precisa falar com uma criana quieta? um gestor muito dedicado quem voc procura? Voc poderia aprender o mximo de algum que acaba de comear uma carreira? Certifique-se tambm da diversidade de gnero, de experincias, de etnia, etc. Trabalhe em grupo e construa uma viso geral dos pensamentos, utilizando um grande pedao de papel ou papis adesivos. Planeje a interao e a logstica Pense sobre exatamente o que voc quer fazer com cada participante. Onde voc quer encontr-los? Quanto tempo voc vai passar com eles? Existe uma atividade que vocs possam fazer juntos para enriquecer a conversao? O que voc vai pedir que eles mostrem? Escreva planejamentos para todas as atividades.

DT para Ed / Toolkit

31
DESCOBERTA

20 - 30 minutos Mo na massa 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Prepare uma lista de perguntas


Ter uma boa conversa com um estranho nem sempre fcil. Ao falar com os entrevistados, voc deve construir vnculo de conana e ajud-los a se sentirem confortveis, enquanto coleta informaes relevantes. Prepare-se cuidadosamente para suas conversas, a m de obter esse equilbrio delicado.
Identifique temas Organize suas perguntas Organize suas perguntas utilizando a seguinte estrutura: Inicie com o que especfico: abra com perguntas que deixem os entrevistados confortveis em responder. Amplie: faa perguntas mais profundas sobre esperanas, medos e ambies. V mais fundo: explore o seu desafio ou aprofunde qualquer tema interessante que tenha aparecido durante a conversa. Considere estimular o pensamento com cenrios e se... Depois, crie um roteiro de perguntas de leitura muito fcil para que voc possa olhar para ele rapidamente durante a sua conversa. Construir bons disparadores de conversa pode ser til para compartilhar ideias iniciais e conceitos, especialmente quando voc est trabalhando em um desafio abstrato. Voc pode criar um esboo, construir uma representao de papelo simples ou descrever um cenrio sobre os quais os participantes possam se expressar. Suas ideias no precisam ser realistas, o nico objetivo ajudar a compreender melhor o tema.

ISSO PROPORCIONA Um roteiro de perguntas para uma proveitosa entrevista. TENHA EM MENTE O mais valioso aspecto de um roteiro de perguntas o processo de formulao para escrev-lo. Durante a conversa em si, deixe a pessoa entrevistada dizer para voc o que mais importante pra ela. Utilize o roteiro de perguntas como um checklist para garantir que voc trate de tudo o que importante, mas no como uma obrigao de como conduzir a conversa.

Em grupo, debata os temas sobre os quais vocs querem aprender nas entrevistas. O que voc precisa saber sobre o seu desafio? O que voc busca entender sobre motivaes e frustraes das pessoas? O que voc quer aprender sobre as atividades dos entrevistados? o papel que eles costumam desempenhar na rede de pessoas que importa? Desenvolva perguntas Formule perguntas que exploram esses temas. Registre-as como questes abertas, tais como: Conte-me sobre uma experincia ... Quais so as melhores / piores partes sobre ...? Voc pode me ajudar a entender mais sobre ...? Incentive as pessoas a contarem toda a sua histria e evite fazer perguntas que peam respostas sim / no.

Foto: HUB Escola

Preparar um roteiro de perguntas vai ajud-lo a conduzir uma entrevista

DT para Ed / Toolkit

32
DESCOBERTA

15 - 25 minutos Mo na massa 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Prepare-se para o trabalho de campo


No importa se voc vai encontrar um grupo de estudantes no refeitrio ou se vai cruzar a cidade para visitar uma empresa, as atividades de campo vo correr bem com uma preparao cuidadosa. Atribua responsabilidades ao grupo com antecedncia pra que todos saibam o que fazer.
Confirme seus planos Prepare seu equipamento Certifique-se de reunir os materiais necessrios com antecedncia: Roteiro de perguntas Contato detalhado dos participantes Atribua funes Sugira uma pessoa para conduzir a conversa. Escolha uma segunda pessoa que pode se concentrar em assistir linguagem corporal dos entrevistados e expresses faciais. Decida qual membro do grupo vai fazer anotaes, e escolha um fotgrafo. Lembre-se de pedir permisso antes de tirar qualquer foto. Contato detalhado dos membros do grupo Endereo do lugar de encontro e explicaes de como chegar Caderno de anotaes e canetas Cmera (com a bateria carregada!) Celulares Presente de agradecimento para os participantes (se for o caso) Papis adesivos e marcadores

ISSO PROPORCIONA Um plano slido para o seu trabalho de campo. TENHA EM MENTE importante atribuir papis com antecedncia, mas ca mais natural para todo o grupo engajar-se de alguma maneira na conversa.

Confirme data, durao e local para suas atividades de pesquisa. Combine a logstica, incluindo o transporte, com seu grupo.

DICAS DE PESQUISA

Estabelea laos de confiana com os entrevistados Crie um ambiente no qual as pessoas se sintam confortveis o suficiente para se abrir. Utilize as habilidades que voc desenvolveu no contexto escolar. Oua com pacincia. No interrompa e respeite as pausas em silncio para dar tempo para os entrevistados pensarem. Utilize gestos no-verbais para mostrar que est ouvindo e interessado no que a pessoa diz: olho no olho, balanar a cabea e sorrir. Tire o mximo proveito das interaes Incentive as pessoas a compartilhar o que realmente importa para elas.

Saiba o que procurar Procure indicativos sobre com o que as pessoas se importam e lembre-se de que elas podem se contradizer. Procure pistas nas coisas que as pessoas carregam ou que deixam em volta delas. Repare em contornos e adaptaes feitas para adaptar um sistema ou ferramenta s necessidades delas, por exemplo, abaixar a altura do quadro de omunicados para que as crianas possam ler mais facilmente. Explore coisas que geram certos comportamentos. Por exemplo: uma linha pintada em um campo de corrida faz com que as pessoas corram dentro de certa rea. Documente o que voc v Faa muitas anotaes e tire fotos do que voc v, ouve, sente, cheira e experimenta durante uma visita de campo. Anote aspas diretas. Escreve seus pensamentos imediatos sem se preocupar com interpret-los.

H muitas impresses a registrar durante o trabalho de campo. Use as seguintes dicas para tentar conseguir histrias interessantes e manter-se no que importante.
Foto: Educadigital

Foto: Projeto Rondon

Pea aos participantes para que mostrem o objeto ou o espao sobre o que esto falando. Voc pode sugerir que os participantes desenhem o que esto falando. Pergunte por qu? continuamente em reao a respostas consecutivas.

DT para Ed / Toolkit

33
DESCOBERTA

1-3

Fase - Passo

Colete inspiraes
Mergulhe no contexto Procure inspirao em ambientes similares Aprenda com especialistas Aprenda com usurios
TABELAS DE TRABALHO

As tabelas de trabalho para este passo esto disponveis nas pginas 30 a 33 do caderno de atividades, para ajudar voc e seu grupo a coletar inspirao. Esta fase tambm chamada de empatia por alguns profissionais do Design Thinking.

30 - 60 minutos Mo na massa 2 - 6 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Mergulhe no contexto
Com uma mentalidade curiosa, possvel achar inspirao e novas perspectivas em vrios locais, sem muita preparao. Aguce sua habilidade de observao do mundo ao redor.
Planeje sua observao Escolha um lugar onde voc possa ter uma experincia relevante ao seu desafio. Por exemplo, se estiver procurando por novas ideias de chegada e sada para sua escola, dirija at a rea de desembarque como fazem os pais, e tente parar, esperar e sair. Pense em alguns aspectos da experincia que voc queira documentar, como: Que emoes voc experimentou (surpresa, frustrao, motivao, fatores de tomada de deciso) e por qu? Quais so os padres de movimento das pessoas no espao? Explore e tome nota Tente se misturar com os outros durante sua observao. Encontre um lugar fora do caminho. Tome notas e tire fotos. Documente aspasinteressantes. Desenhe esboos, planos e esquemas visuais Documente o que viu Imediatamente depois de sua observao, tire algum tempo para documentar as coisas que achou mais interessante e escrev-las em papis adesivos para poderem ser reorganizadas mais tarde.

ISSO PROPORCIONA A habilidade de aprender com o que est ao seu redor. TENHA EM MENTE Aborde sua observao de mente aberta, imaginando que a primeira vez que voc passa por essa experincia. Procure detalhes que voc possa ter deixado passar anteriormente.

DT para Ed / Toolkit

34
DESCOBERTA

20 - 90 minutos Mo na massa 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Procure inspirao em ambientes semelhantes


Procurar inspirao em um contexto diferente fora do mundo educacional abre sua mente e pode ajud-lo a encontrar uma nova perspectiva. Ouse sair da sua zona de conforto e explorar.
Pense em analogias que tenham a ver com seu desafio Com seu grupo, liste todas as atividades, emoes e comportamentos que compem a experincia de seu desafio. Ao lado de cada uma dessas reas, anote outras situaes onde ocorram experincias similares. Como grupo, selecionem cenrios que gostariam de observar. Por exemplo, se estiver procurando rever os procedimentos de chegada e sada da sua escola, considere observar o lobby de um hotel cheio, mas elegante. Organize suas atividades Planeje a logstica. Entre em contato com as pessoas que voc quer visitar e explique o motivo de sua busca por inspirao. Absorva a experincia Durante sua visita, primeiro observe as atividades das pessoas e o ambiente. Depois, quando for apropriado, faa perguntas sobre o que observou.

ISSO PROPORCIONA Uma nova perspectiva sobre o desao no qual voc est trabalhando, inspirao e energia. TENHA EM MENTE Explore com a mente aberta, mesmo se no entender imediatamente como fazer uso de suas experincias. Depois de voltar, passe algum tempo relacionando o que achou interessante ao desao em que est trabalhando.

EXEMPLO

Um grupo que tentava redesenhar a biblioteca foi loja da Apple para coletar inspirao. Eles observaram como a experincia na loja apresenta os consumidores a novos produtos, alm de como a disposio do ambiente permite que as pessoas naveguem pelo espao e encontrem facilmente o que querem. O grupo cou muito inspirado com a visita e incorporou a experincia de estar dentro da loja em sua soluo nal.

Foto: Divulgao

1 - 2 horas Interao 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Aprenda com os especialistas


Especialistas podem oferecer informao em profundidade sobre um assunto e ser especialmente teis quando voc precisa encontrar muita informao em um curto perodo de tempo.
Escolha os participantes Escolha especialistas com base em seu objetivo: voc est procurando aprender sobre o campo de trabalho deles? Gostaria da opinio de algum que tenha muito conhecimento sobre o contexto de seu desafio? Prepare-se para uma conversa produtiva Planeje cuidadosamente como voc quer que a conversa flua. Considere pedir aos especialistas para ajud-lo ativamente a trabalhar num conceito inicial.

ISSO PROPORCIONA Acesso a conhecimento em profundidade sobre uma rea especca. TENHA EM MENTE Encontre o equilbrio entre usar especialistas para ter um bom entendimento sobre a situao atual e preservar espao para pensar alm dos modelos existentes.

DT para Ed / Toolkit

35
DESCOBERTA

45 - 90 minutos Interao 2 - 3 Pessoas em cada grupo Dificuldade

Aprenda com os usurios


H muitas formas diferentes de aprender com usurios, incluindo entrevistas individuais, o aprendizado por meio da documentao das pessoas sobre si mesmas, entrevistas em grupo, e o aprendizado por meio da observao de pares. Cada tipo de pesquisa de usurio precisa de uma organizao diferente para garantir boas descobertas, bem como conforto e disposio para dividir. Escolha uma das seguintes categorias e diretrizes para apoiar sua pesquisa.

ISSO PROPORCIONA Uma profunda percepo sobre as necessidades e as motivaes dos usurios. TENHA EM MENTE Atividades de pesquisa de campo so oportunidades para uma nova perspectiva. Trate seu parceiro de conversa como um especialista. Tente no fazer com que os participantes sintam que voc sabe mais que eles, especialmente se estiver falando com crianas.

Aprenda com os indivduos


Conviver com as pessoas em seu meio permite que voc interaja profundamente e aprenda com elas. Guie a conversa para ganhar um entendimento mais rico sobre seus pensamentos e comportamentos.
Crie uma atmosfera de confiana Comece a conversa num tom casual. Fale primeiro sobre um assunto que no tenha relao com sua pesquisa para fazer o participante se sentir vontade. Tenha respeito pelo ambiente em que est e garanta que haja nvel apropriado de privacidade. Preste ateno ao ambiente Tente fazer o encontro no contexto do participante sala de aula, casa, escritrio ou espao de trabalho. Durante a conversa, mantenha os olhos abertos para o que est ao redor. Pergunte sobre objetos ou espaos que achar interessante e pea que ele te mostre o lugar. Documente suas observaes imediatas Tome notas rpidas na voz dos participantes. Anote aspas interessantes. No se preocupe em interpret-las por enquanto. Tente documentar suas observaes no momento. Receba um feedback contnuo Considere tornar um ou mais participantes de sua pesquisa como membros do seu grupo, para ter continuamente feedbacks e ideias deles.

Foto: Fora do Eixo

Deixar o usurio confortvel essencial para o sucesso de uma entrevista. Com crianas, importante car olho a olho com elas

DT para Ed / Toolkit

36
DESCOBERTA

TENHA EM MENTE Muitas vezes adolescentes e jovens se sentem menos intimidados que os adultos pelo exerccio de documentar a si mesmos e gostam de se expressar de novas maneiras.

Aprenda com a documentao das pessoas sobre si mesmas ou sobre seus projetos
Pedir para os participantes gravarem suas prprias experincias permite que voc aprenda sobre eles durante um perodo de tempo maior. Guie-os na captura e no compartilhamento de pensamentos, decises e emoes. A leitura e o estudo de documentos e materiais previamente preparados sobre um projeto que tenha sido realizado ou no tambm pode entrar nessa categoria.
Planeje as atividades de documentao Decida o que voc gostaria que as pessoas documentassem: sentimentos, atividades, comportamentos? Escolha a melhor forma de coletar essa informao: fotografias, dirios, registro de voz, vdeos? Convide e instrua os participantes D aos participantes ferramentas e instrues para documentar-se por vrios dias ou semanas. Explique explicitamente como e por que gravar suas atividades. Revise Olhe o material junto com os participantes aps a fase de documentao. Pergunte a eles no s o que documentaram, mas tambm por que escolheram aqueles detalhes e como se sentiram com isso.

Pedir a um aluno para documentar seu dia, por exemplo, pode ajudar a entender seu modelo mental do cotidiano escolar. Isso pode ajudar a esclarecer suas prioridades e escolhas

Foto: Chamko Rani

TENHA EM MENTE Sesses em grupo te daro um bom panorama sobre um assunto. Se voc est tentando entender melhor as motivaes das pessoas, porm, opte por uma entrevista individual. Especialmente ao trabalhar com crianas, as entrevistas em grupo podem ser um timo formato para ajud-las a sentirem-se confortveis com um grupo de adultos.

Aprenda com grupos


Juntar grupos de pessoas permite observar as interaes entre elas, reconhecer as dinmicas e os problemas da comunidade e entender as diferenas de opinio.
Escolha os participantes Considere o que est buscando: para fazer os participantes se sentirem confortveis o bastante para dividir detalhes sobre suas paixes, junte grupos de pessoas que pensam parecido. Para descobrir opinies individuais, convide pessoas com vises contraditrias. Organize uma atmosfera prpria para a conversa Prepare um espao acolhedor para que os participantes se sintam vontade para entrar na discusso. Vale ter algumas comidas e bebidas disposio. Para quebrar o gelo, comente primeiro algum assunto sem relao direta com a pesquisa, mas que seja de conhe-cimento de todos, assim a conversa pode fluir. Oua a conversa do grupo Encoraje a conversa entre participantes e considere dividir as pessoas em grupos menores para facilitar essas discusses. Capte suas observaes imediatas Procure documentar suas percepes sobre o que os participantes esto apontando. Notas rpidas, termos, palavras, frases importantes. O foco agora no interpretar, apenas captar. Receba um feedback contnuo Considere criar um painel de participantes com quem voc interaja continuamente durante o projeto, para receber feedback sobre suas ideias.

DT para Ed / Toolkit

37
DESCOBERTA

TENHA EM MENTE Este mtodo especialmente til quando voc tenta aprender sobre um grupo do qual no faz parte. Pode te ajudar a aprender sobre crianas: elas dividiro informaes bem diferentes umas com as outras do que com um adulto. Tome cuidado para no dar a impresso de que seus pesquisadores esto espionando os colegas!

Aprenda com a observao entre pares


H um nvel de entendimento entre pares que no se pode atingir imediatamente como observador externo. Faa com que participantes selecionados se tornem parte do seu grupo e pea que conversem e observem seus colegas.
Selecione seus parceiros de pesquisa Identifique pessoas em quem os pares confiam um no outro e se respeitam. E que estejam animadas e motivadas para participar. Convide-as para fazer parte do seu grupo. Escolha uma recompensa Decida como vai agradecer seus parceiros de pesquisa e se prepare para isso. Guie a pesquisa Junto com os novos membros de seu grupo, defina o que est tentando aprender e pense em atividades para gerar e registrar essa informao. Encontrem-se regularmente Crie interaes regulares com seu grupo de pesquisa e integre-os de maneira estruturada.

Anda mungkin juga menyukai