Anda di halaman 1dari 10

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ

PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 1 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL BR0029 Utilizado como combustvel.

Nome do produto Cdigo interno de identificao Principais usos recomendados para a substncia ou mistura: Nome da empresa Endereo Telefone Telefone para emergncias 2 IDENTIFICAO DE PERIGOS

PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. Rua Correa Vasques 250 20211-140 Cidade Nova - Rio de Janeiro (RJ). 0800 78 9001 08000 24 44 33

Classificao de perigo do produto:

Lquidos inflamveis Categoria 2 Leses oculares graves/irritao ocular Categoria 2A Mutagenicidade em clulas germinativas Categoria 1B Toxicidade reproduo Categoria 1A Toxicidade para rgos-alvo especficos Exposio nica Categoria 3 Toxicidade para rgos-alvo especficos Exposio repetida Categoria 1 e 2

Sistema de classificao utilizado:

Norma ABNT-NBR 14725-2:2009 verso corrigida 2:2010. Sistema Globalmente Harmonizado para Rotulagem de Produtos Qumicos, ONU. a Classificao e

Outros perigos que no resultam em classificao:

Vapores podem formar misturas explosivas em contato com o ar.

ELEMENTOS APROPRIADOS DA ROTULAGEM Pictogramas

Palavra de advertncia: Frases de perigo:

PERIGO Lquido e vapores altamente inflamveis.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 2 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

Provoca irritao ocular grave. Pode provocar defeitos genticos, se ingerido. Pode prejudicar a fertilidade ou o feto, se ingerido. Pode provocar irritao das vias respiratrias. Pode provocar sonolncia e vertigem. Provoca danos ao fgado por exposio repetida ou prolongada, se ingerido. Pode provocar danos ao sistema nervoso central por exposio repetida ou prolongada, se ingerido. Frase de precauo: Mantenha afastado de calor [fascas] [e chama aberta] [superfcies quentes]. No fumar Manter o recipiente bem fechado. Evitar respirar as poeiras/fumos/gases/nvoas/vapores/aerossis. Eliminar todas as fontes de ignio, se for seguro faz-lo. Armazenar em local bem ventilado. Se inalado, remover a vtima para ar fresco e mant-la em repouso numa posio confortvel para respirar. No ponha nos olhos, na pele ou na roupa. Usar luvas de proteo/vesturio de proteo para os olhos e face.

COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES

>>> SUBSTNCIA Nome qumico comum ou nome tcnico: Etanol. lcool hidratado; AEHC CAS 64-17-5 Ingredientes Etanol gua: Gasolina Concentrao (%) 92,6 - 93,8 % (p/p). 6,2 - 7,4 % (p/p); mx. 30 mL/L (p/p). CAS 64-17-5 CAS 7732-18-5 8006-61-9

Sinnimos Nmero de registro CAS: Impurezas que contribuam para o perigo

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 3 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Remova a vtima para local arejado e mantenha-a em repouso. Monitore a funo respiratria. Se a vtima estiver respirando com dificuldade, fornea oxignio. Se necessrio aplique respirao artificial. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Remova as roupas e sapatos contaminados. Lave a pele exposta com grande quantidade de gua, por pelo menos 15 minutos. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Lave com gua corrente por pelo menos 15 minutos, mantendo as plpebras abertas. Retire lentes de contato quando for o caso. Procure ateno mdica imediatamente. Leve esta FISPQ. Lave a boca da vtima com gua em abundncia. NO INDUZA O VMITO. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Pode provocar irritao a pele com vermelhido e ressecamento. Provoca irritao ocular grave com vermelhido, lacrimejamento e dor. Pode provocar defeitos genticos por ingesto. Pode provocar abortos espontneos, defeitos congnitos e outros problemas de desenvolvimento. Pode provocar depresso do sistema nervoso central com tontura, sonolncia, vertigens, dores de cabea, incoordenao motora e perda de conscincia. Pode provocar irritao no trato respiratrio e gastrointestinal com tosse, dor de garganta, nuseas, sensao de queimao, dor abdominal e diarria. Pode provocar danoss ao sistema nervoso central com tremores, irritabilidade, perda de concentrao e confuso mental por exposio repetida ou prolongada. Provocar danos hepticos com acmulo de gordura no fgado e cirrose em caso de exposio crnica por ingesto. Pode causar ressecamento da pele aps contato repetido. Evite contato com o produto ao socorrer a vtima. Mantenha a vtima em repouso e aquecida. No fornea nada pela boca a uma pessoa inconsciente. O tratamento sintomtico deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correo de distrbios hidroeletrolticos, metablicos, alm de assistncia respiratria.

Inalao

Contato com a pele

Contato com os olhos

Ingesto Sintomas e efeitos mais importantes, agudos ou tardios:

Notas para mdico:

MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Apropriados: Compatvel com espuma resistente a lcool,neblina dgua, p qumico e dixido de carbono (CO2). Produto altamente inflamvel. Recipientes podem explodir quando aquecidos. Quando aquecido pode liberar vapores txicos e irritantes. Risco de exploso em ambientes fechados. Equipamento de proteo respiratria do tipo autnomo (SCBA) com presso positiva e vesturio protetor completo. Contineres e tanques envolvidos no incndio devem ser resfriados com neblina dgua

Meios de extino:

Perigos especficos da mistura ou substncia:

Medidas de proteo da equipe de combate a incndio:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 4 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precaues pessoais Para o pessoal que no faz parte dos servios de emergncia: Remova todas as fontes de ignio. Impea fagulhas ou chamas. No fume. No toque nos recipientes danificados ou no material derramado sem o uso de vestimentas adequadas. Evite inalao, contato com os olhos e com a pele. Utilize equipamento de proteo individual conforme descrito na seo 8.

Para pessoal de servio de emergncia:

Utilizar EPI completo, com luvas de proteo de PVC, borracha natural ou nitrlica, vesturio protetor adequado e culos de proteo ou protetor facial contra respingos. Em caso de grandes vazamentos, onde a exposio grande, recomenda-se o uso de mscara de proteo com filtro contra vapores orgnicos. Evite que o produto derramado atinja cursos dgua e rede de esgotos. No descarte diretamente no meio ambiente ou na rede de esgoto. A gua de diluio proveniente do combate ao fogo pode causar poluio. Colete o produto derramado e coloque em recipientes prprios. Adsorva o produto remanescente, com areia seca, terra, vermiculite, ou qualquer outro material inerte. Coloque o material adsorvido em recipientes apropriados e remova-os para local seguro. Para destinao final, proceder conforme a seo 13 desta FISPQ. No h distino entre as aes de grandes e pequenos vazamentos para este produto.

Precaues ao meio ambiente:

Mtodos e materiais para conteno e limpeza:

Diferenas na ao de grandes e pequenos vazamentos: 7 -

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MEDIDAS TCNICAS APROPRIADAS PARA O MANUSEIO Precaues para manuseio seguro: Manuseie em uma rea ventilada ou com sistema geral de ventilao/exausto local. Evite formao de vapores ou nvoas. Evite inalao e o contato com a pele, olhos e roupas. Evite respirar vapores ou nvoas do produto. Evite contato com materiais incompatveis. Utilize equipamento de proteo individual conforme descrito na seo 8. Medidas de higiene: No coma, beba ou fume durante o manuseio do produto. Lave bem as mos antes de comer, beber, fumar ou ir ao banheiro. Roupas contaminadas devem ser trocadas e lavadas antes de sua reutilizao.

Condies para armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade

Preveno de incndio e exploso:

Mantenha afastado do calor, quentes. No fume.

fasca, chama aberta e superfcies

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 5 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

Condies adequadas:

Mantenha o produto em local fresco, seco e bem ventilado, distante de fontes de calor e ignio. O local de armazenamento deve conter bacia de conteno para reter o produto, em caso de vazamento. Mantenha os recipientes bem fechados e devidamente identificados. O local de armazenamento deve ter piso impermevel, isento de materiais combustveis e com dique de conteno para reter em caso de vazamento. No especificado.

Materiais para embalagens: 8 Parmetros de controle especficos Limite de exposio ocupacional

CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL

Ingredientes Nvoa de leo Indicadores biolgicos: Medida de controle de engenharia No estabelecidos.

TLV TWA (ACGIH) 1.000 ppm

TLV STEL (ACGIH) 1.000 ppm

Promova ventilao combinada com exausto local, especialmente quando ocorrer formao de vapores/nvoas do produto. recomendado tornar disponveis chuveiros de emergncia e lava olhos na rea de trabalho.

Medidas de proteo de pessoal Proteo dos olhos: Proteo da pele e corpo Proteo respiratria: culos de proteo ou protetor facial contra respingos. Luvas de proteo de PVC, Vesturio protetor adequado. borracha natural ou nitrlica.

Recomenda-se a utilizao de respirador com filtro para vapores orgnicos para exposies mdias acima da metade do TLV-TWA. Nos casos em que a exposio exceda 3 vezes o valor TLV-TWA, utilize respirador do tipo autnomo (SCBA) com suprimento de ar, de pea facial inteira, operado em modo de presso positiva. Siga orientao do Programa de Preveno Respiratria (PPR), 3 ed. So Paulo: Fundacentro, 2002.

Perigos trmicos: 9 -

No apresenta perigos trmicos. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS Lquido lmpido e incolor. Caracterstico,Limite de odor: 180 ppm 6,0 - 8,0. -118C

Aspecto Odor Ph Ponto de fuso/ponto de congelamento: Ponto de ebulio inicial e faixa de temperatura de ebulio:

77C a 101,325 kPa (760 mmHg)

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 6 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

Ponto de fulgor Taxa de evaporao Inflamabilidade Limite inferior/superior de inflamabilidade ou explosividade Presso de vapor Densidade de vapor Densidade Solubilidade Coeficiente de partio noctanol/gua Temperatura de auto-ignio Temperatura de decomposio Viscosidade Outras informaes:

15 C. No disponvel. Produto inflamvel Superior (LES): 19 % Inferior (LEI): 3,3 % 0,13 kgf/cm2 37,8C No disponvel. 0,8093. Solvel em gua e solventes orgnicos. Log Kow: -0,31

> 400 C. No disponvel. 1,20 cP @ 20 C No aplicvel.

10 - ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade e reatividade: Estvel sob condies usuais de manuseio e armazenamento. No sofre polimerizao. Possibilidade de reaes perigosas: Reage violentamente com oxidantes fortes como cido ntrico, nitrato de prata, nitrato de mercrio ou perclorato de magnsio com risco de incndio e exploso. Temperaturas elevadas. materiais incompatveis. Fontes de ignio e contato com

Condies a serem evitadas:

Materiais incompatveis:

cido ntrico, cido perclrico, cido permangnico, anidrido crmico, cloreto de acetila, hipoclorito de clcio, nitrato de prata, nitrato de mercrio, perxido de hidrognio, pentafluoreto de bromo, percloratos, xido de prata, amnia e oxidantes em geral. Em combusto libera vapores txicos e irritantes.

Produtos perigosos da decomposio:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 7 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

11 - INFORMAES TOXICOLGICAS Toxicidade aguda: Produto no classificado como txico agudo por via oral. Corroso/irritao da pele: DL50 (oral, rato): 7060 mg/kg Pode provocar irritao pele com vermelhido e ressecamento. Leses oculares graves/ irritao ocular:

Provoca irritao ocular grave com vermelhido lacrimejamento e dor. No esperado que o produto provoque sensibilizao respiratria ou pele.

Sensibilizao respiratria ou pele:

Mutagenicidade germinativas:

em

clulas

Pode provocar defeitos genticos, se ingerido. Informao referente ao: -Etanol: Resultados positivos para ensaios in vivo de mutagenicidade envolvendo clulas germinativas e somticas de mamferos.

Carcinogenicidade:

No esperado que o produto apresente carcinogenicidade. Informao referente ao:- Etanol: No classificado como carcinognico para humanos (IARC) - Gasolina: Possvel carcinognico para humanos (IARC Grupo 2B).

Toxicidade reproduo:

Pode prejudicar a fertilidade ou o feto, se ingerido. Informao referente ao: - Etanol: Pode provocar abortos espontneos, assim como congnitos e outros problemas de desenvolvimento. defeitos

Toxicidade para rgos-alvo especficos exposio nica:

Pode provocar depresso do sistema nervoso central com tontura, sonolncia, vertigens, dores de cabea, incoordenao motora e perda de conscincia. Pode provocar irritao no trato respiratrio e gastrointestinal com tosse, dor de garganta, nuseas, sensao de queimao, dor abdominal e diarria. Pode provocar danos ao sistema nervoso central com tremores, irritabilidade, perda de concentrao e confuso mental por exposio repetida ou prolongada. Provocar danos hepticos com acmulo de gordura no fgado e cirrose em caso de exposio crnica por ingesto. Pode causar ressecamento da pele aps contato repetido.

Toxicidade para rgos-alvo especficos exposio repetida:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 8 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

Perigo por aspirao: INFORMAES ECOLGICAS

No esperado que o produto apresente perigo por aspirao.

Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto Ecotoxicidade No classificado como perigoso para organismos aquticos. CL50 (Salmo gairdnerii, 96h): 13000 mg/L Persistncia e degradabilidade esperada rpida degradao e baixa persistncia. Apresenta baixo potencial de bioacumulativo em organismos aquticos. BCF: 3 Log kow: -0,31 Mobilidade no solo: Outros efeitos adversos: 13 Alta. No so conhecidos outros efeitos ambientais para este produto.

Potencial bioacumulativo

CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO

Mtodos recomendados para tratamento e disposio aplicados ao Deve ser eliminado como resduo perigoso de acordo com a legislao local. O tratamento e a disposio devem ser avaliados especificamente para cada produto. Devem ser consultadas legislaes federais, estaduais e municipais, dentre estas: Lei n12.305, de 02 de agosto de 2010 (Poltica Nacional de Resduos Slidos). Restos de produtos Manter restos do produto em suas embalagens originais, fechadas e dentro de tambores metlicos, devidamente fechados, de acordo com a legislao aplicvel. O descarte deve ser realizado conforme o estabelecido para o produto, recomendando-se as rotas de processamento em cimenteiras e a incinerao. Produto Embalagem usada Nunca reutilize embalagens vazias, pois elas podem conter restos do produto e devem ser mantidas fechadas e encaminhadas para serem destrudas em local apropriado. Neste caso, recomenda-se envio para rotas de recuperao dos tambores ou incinerao.

14

INFORMAES SOBRE TRANSPORTE

Regulamentaes nacionais e internacionais Resoluo n 420 de 12 de Fevereiro de 2004 da Agncia Terrestre Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos e suas modificaes. Hidrovirio DPC Diretoria de Portos e Costas ( Transporte em guas brasileiras) Normas de Autoridade Martima (NORMAM) NORMAM 01/DPC: Embarcaes Empregadas na Navegao em Mar Aberto. NORMAM 02/DPC: Embarcaes Empregadas na Navegao

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 9 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

Areo

Interior. IMO International Maritime Organization ( Organizao Martima Internacional) International Maritime Dangerous Goods Code (IMDG Code) Incorporating Amendment 34-08;2008 Edition. DAC -Departamento de Aviao Civil: IAC 153-1001. Instruo de Aviao Civil Normas para o transporte de artigos perigosos em aeronaves civis. IATA International Air Transport Association ( Associao Nacional de Transporte Areo) Dangerous Goods Regulation (DGR) - 51 1170

Nmero ONU

Nome apropriado para embarque Classe e subclasse de risco principal e subsidirio Nmero de risco Grupo de embalagem

ETANOL (LCOOL ETLICO HIDRATADO COMBUSTVEL) 3 33 II

15

INFORMAES SOBREGULAMENTAES

Regulamentaes Regulamentaes: Decreto Federal n 2.657, de 3 de julho de 1998 Norma ABNT-NBR 14725-4:2012

16

OUTRAS INFORMAES

Informaes importantes Esta FISPQ foi elaborada baseada nos conhecimentos atuais do produto qumico e fornece informaes quanto proteo, segurana, sade e ao meio ambiente. Adverte-se que o manuseio de qualquer substncia qumica requer o conhecimento prvio de seus perigos pelo usurio. Cabe empresa usuria do produto promover o treinamento de seus empregados e contratados quanto aos possveis riscos advindos do produto. Siglas ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Hygienists CAS - Chemical Abstracts Service DL50 - Dose letal 50% STEL Short Term Exposure Level TLV - Threshold Limit Value TWA - Time Weighted Average Bibliografia

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LCOOL ETLICO HIDRATADO E COMBUSTVEL


19/02/2014 N FISPQ:

Pgina 10 de 9 todas anteriores

BR0029

Verso:

Anula e substitui verso:

ECB] EUROPEAN CHEMICALS BUREAU. Diretiva 67/548/EEC (substncias) e Diretiva 1999/45/EC (preparaes). Disponvel em: http://ecb.jrc.it/. Acesso em: outubro de 2010. [EPI-USEPA] ESTIMATION PROGRAMS INTERFACE Suite - United States Environmental Protection Agency. Software. [HSDB] HAZARDOUS SUBSTANCES DATA BANK. Disponvel em: http://toxnet.nlm.nih.gov/cgibin/sis/htmlgen?HSDB. Acesso em: outubro de 2010. [IARC] INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER. Disponvel em: http://monographs.iarc.fr/ENG/Classification/index.php. Acesso em: outubro de 2010. [IPCS] INTERNATIONAL PROGRAMME ON CHEMICAL SAFETY INCHEM. Disponvel em: http://www.inchem.org/. Acesso em: outubro de 2010. [IPIECA] INTERNATIONAL PETROLEUM INDUSTRY ENVIRONMENTAL CONSERVATION ASSOCIATION. Guidance on the application of Globally Harmonized System (GHS) criteria to petroleum substances. Version 1. June 17th 2010. Disponvel em: http://www.ipieca.org/system/files/publications/ghs_guidance_17_june_2010.pdf. Acesso em: outubro de 2010. [IUCLID] INTERNATIONAL UNIFORM CHEMICAL INFORMATION DATABASE. [s.l.]: European chemical Bureau. Disponvel em: http://ecb.jrc.ec.europa.eu. Access in: outubro de 2010. [NIOSH] NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL AND SAFETY. International Chemical Safety Cards. Disponvel em: http://www.cdc.gov/niosh/. Acesso em: outubro de 2010. [NITE-GHS JAPAN] NATIONAL INSTITUTE OF TECHNOLOGY AND EVALUATION. Disponvel em: http://www.safe.nite.go.jp/english/ghs_index.html. Acesso em: outubro de 2010. [PETROLEUM HPV] PETROLEUM HIGH PRODUCTION VOLUME. Disponvel em: http://www.petroleumhpv.org/pages/petroleumsubstances.html. Acesso em: outubro de 2010. [REACH] REGISTRATION, EVALUATION, AUTHORIZATION AND RESTRICTION OF CHEMICALS. Commission Regulation (EC) No 1272/2008 of 16 December 2008 amending and repealing Directives 67/548/EEC and 1999/45/EC, and amending Regulation (EC) No 1907/2006 of the European Parliament and of the Council on the Registration, Evaluation, Authorization and Restriction of Chemicals. [SIRETOX/INTERTOX] SISTEMA DE INFORMAES SOBRE RISCOS DE EXPOSIO QUMICA. Disponvel em: http://www.intertox.com.br. Acesso em: outubro de 2010. [TOXNET] TOXICOLOGY DATA NETWORKING. ChemIDplus Lite. Disponvel em: http://chem.sis.nlm.nih.gov/. Acesso em: outubro de 2010.

Anda mungkin juga menyukai