Anda di halaman 1dari 34

INIRIOACINCIAECNOLOIAEINOVAO COIONACIONALEENERIANUCLEAR

CNEN

CONCUROLICO N

AN2 - Analista em Operaes Logsticas

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN CARGO:AN2ANALISTAEMOPERAESLOGSTICAS

TextoIpararespondersquestesde01a10.

Visocomunicativa

At pouco tempo atrs, a qualificao de empresrios, headhunters, executivos e CEOs e dos mais variados profissionais se fundava no domnio de outro idioma o ingls em particular. Num mundo globalizado, saber outra lnguasignoecondiocompetitiva. Dcadasrecentesdemonstraram,noentanto,quejdignadeatenoamaneiracomonossosrecursoshumanos buscamreciclaroprprioportugus.Aumentaanecessidadedeusaroidiomadeformarefinada,comoferramentanos negcios,oupelomenosdemodoanopraperderumnegcio. O mercado brasileiro avana em seus prprios terrenos, no s os globalizados. Vivemos hoje num pas em que mais de 800 milhes de mensagens eletrnicas dirias so trocadas, muitas das quais enviadas para tratar de questes empresariais. H mais relatrios, encontros entre empresrios, almoos de negcios, apresentaes em reunies de trabalho. Cresce o nmero de situaes em que as pessoas ficam mais expostas por meio da escrita e da retrica oral, expondo a fragilidade de uma m formao em seu prprio idioma. No por acaso, cresce tambm a procura por aulas delnguaportuguesa,destinadasaexecutivos,gerenteseosmaisdiversostiposdeprofissionais. A velocidade da mensagem eletrnica no perdoa desateno. Texto de correio eletrnico, de redes sociais com finscorporativosedeintranetsdevesersimples,masexigereleituraecuidadoparaacertarotomdamensagem.Sepor um lado a popularizao da tecnologia nos ambientes de trabalho fez com que as pessoas passassem a ter contato diriocomalnguaescrita,poroutroaenormequantidadedemensagenstrocadasnemsempredeixaclaroondeesto valordainformaorealmenteimportante.Asmensagenseletrnicasdomundoempresarialdoaindamuitamargema malentendidos, com textos truncados, obscuros ou em desacordo com normas triviais da lngua e da comunicao corporativa. Quem se comunica bem no mundo profissional no quem repete modelinhos e regras, ideias e frases feitas aprendidas em cursos prtporter de comunicao empresarial. Saber interagir num ambiente minado como o das organizaesajudaacarreira,masparaterrealefeitosignificadarvozaooutro,falarnoparaouviroquejsabia,mas descobriroquenosepercebiaporpurafaltadedilogo.
(LuizCostaPereiraJunior.LnguaPortuguesa.Ed.Segmento.Janeirode2014.)

01
Umdosargumentosutilizadospeloarticulistaparasustentaratesedefendidaestidentificadonotrecho A)[...]paraterrealefeitosignificadarvozaooutro,[...](5) B)[...]nemsempredeixaclaroondeestovalordainformao[...](4) C)Nummundoglobalizado,saberoutralnguasignoecondiocompetitiva.(1) D)Omercadobrasileiroavanaemseusprpriosterrenos,nososglobalizados.(3) E)Quemsecomunicabemnomundoprofissionalnoquemrepetemodelinhoseregras,[...](5)

02
Deacordocomasideiasexpressasnotexto,corretoafirmarque A)nasdcadasrecentes,aglobalizaovemdandolugarsnegociaesfeitasnomercadobrasileiro. B) o domnio de um segundo idioma deixou de ser relevante tendo em vista o atual contexto socioeconmico vivido no Brasil. C) o Brasil mostrase na contramo da globalizao, medida que prioriza negociaes em que a lngua materna utilizada. D)osucessodacomunicaonocontextoprofissionalestatreladoprticadeumdilogoeficienteemqueoidioma usadoparatalobjetivo. E) alinguagemutilizadanocontextodouniversovirtualpossuiumnveldeexigncia,quantonormapadrodalngua, maiorqueemqualqueroutrasituao.

03
Considerando a relao semntica indicada pela expresso no entanto (2), correto afirmar que h uma relao de ________________ em relao informao expressa no 1. Assinale a alternativa que completa corretamente aafirmativaanterior. A)oposio B)concluso C)acrscimo D)explicao E)alternncia

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 04
OelementodestacadoemAvelocidadedamensagemeletrnicanoperdoadesateno.(4)atribuiaoradicalda palavraumanovasignificao.Mantendoosignificadoatribudo,otermodesatenopodesersubstitudopor A)omododeateno. D)amudananaateno. B)aatenodispensada. E)adisposiodaateno. C)anegaodeateno.

05
Mantmse a correo gramatical da parfrase do trecho [...] a enorme quantidade de mensagens trocadas nem sempredeixaclaroondeestovalordainformaorealmenteimportante.(4),em A) [...]asmensagenstrocadasnemsempredeixaclaroondeestovalordainformaorealmenteimportante. B) [...]asmensagenstrocadasnemsempredeixamclaroondeestoovalordainformaorealmenteimportantes. C) [...]asmuitasmensagenstrocadasnemsempredeixamclaroondeestovalordainformaorealmenteimportante. D) [...]agrandequantidadedemensagenstrocadasdeixamclarasondeestovalordainformaorealmenteimportantes. E) [...] a enorme quantidade de mensagens trocadas nem sempre deixam claras onde est o valor da informao realmenteimportante.

06
Aoreferirseaoambientedasorganizaes,oautorocaracterizacomoumambienteminado(5)demonstrandoo usodeumalinguagem A)denotativa,prpriadalinguagemjornalstica. B)denotativa,emquehumacomparaoexplcita. C)conotativa,emqueaobjetividadedainformaoassegurada. D)conotativa,emquehumexageropropositalemtalqualificao. E)conotativa,emqueapalavraestsendoempregadaforadosentidousual.

07
Deacordocomasinformaeseideiasexpostasno4,corretoafirmarqueamensagemeletrnica A)produzescritorespotenciais. B)ummeiodecomunicaofracassado. C)dispensaousodeoutrosmeiosdecomunicao. D)noambientedetrabalho,deveserlimitadaatrocadeinformaesnooficiais. E)exigeumtratamentoadequadodalinguagemparaquesealcanceoobjetivodamensagem.

08
DeacordocomaestruturatextualapresentadaemVisocomunicativa,corretoafirmarquesetratadeumexemplo de texto _______________ em que ocorre a apresentao de uma ____________________. Assinale a alternativa que completacorretaesequencialmenteaafirmativaanterior. A)expositivo/opinio D)dissertativo/contraargumentao E)narrativo/sequnciadeacontecimentos B)argumentativo/tese C)descritivo/problematizao

09
Acoesoamanifestaolingusticadacoerncia;advmdamaneiracomoosconceitoserelaessubjacentesso expressos na superfcie textual. Responsvel pela unidade formal do texto, constrise atravs de mecanismos gramaticaselexicais. (MariadaGraaCostaVal.RedaoeTextualidade.)

Considerando esse aspecto, assinale a alternativa em que o termo destacado atua como elemento de coeso textual indicandoarefernciaaumtermoanterior. A)[]eosmaisdiversostiposdeprofissionais.(3) B)[]nemsempredeixaclaroondeestovalordainformao[](4) C)Cresceonmerodesituaesemqueaspessoasficammaisexpostas[](3) D)Noporacaso,crescetambmaprocuraporaulasdelnguaportuguesa,[](3) E)[...]fezcomqueaspessoaspassassematercontatodiriocomalnguaescrita,[](4)

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 10
Acerca da construo Num mundo globalizado, saber outra lngua signo e condio competitiva. (1), correto afirmarquepodeseridentificadauma A)oraosubordinadasubstantivaapositiva,apresentandoumconceito. B)oraosubordinadasubstantivaapositiva,apresentandoumaexplicao. C)oraosubordinadasubstantivaobjetivadireta,indicandoumaconclusodopargrafo. D)oraosubordinadasubstantivasubjetiva,tornandopessoalainformaoapresentada. E)oraosubordinadasubstantivasubjetiva,tornandoimpessoalainformaoapresentada.

TextoIIpararespondersquestesde11a20.

Jornalismorobotizado

Computadorestreinadosescrevemsobrejogos,terremotosecrimes.

O uso de algoritmos na confeco de textos no algo novo. A companhia americana Narrative Science treina computadores para escreverem sumrios de jogos de diferentes modalidades desde 2012 com grande sucesso. Os resumos so publicados online nos jornais que compram seu servio logo depois do fim do jogo, com uma velocidade impossvel para um redator humano. Embora sejam informativos, os textos com uma descrio dos gols da rodada ou dascestasmarcadasnoclssicoregionalsocorriqueirosepoucoimportantes. UmatecnologiacriadapeloLosAngelesTimespode mudarosrumosdorobjornalismo.Escritopelojornalistae programadorKenSchwencke,umalgoritmousadopelojornalcapazdegerarumtextosobreterremotoscombasenos dados divulgados eletronicamente pelo Servio Geolgico dos Estados Unidos (USGS) sempre que o tremor ultrapassa um limite mnimo de magnitude. Assim, o jornal foi capaz de colocar na sua pgina de internet um texto sobre o terremoto que atingiu Los Angeles na segundafeira 17, trs minutos depois de receber os dados do USGS. O jornalista conta que o terremoto o assustou e o fez levantarse da cama, quando caminhou at seu computador e encontrou o textopronto.OnicotrabalhoquetevefoiapertarobotoparapublicarotextonositedoLosAngelesTimes. Schwencke, que tambm criou um algoritmo que escreve notcias sobre criminalidade na regio de Los Angeles, disse revista eletrnica Slate (www.slate.com) que o robjornalismo no chegou para acabar com os jornalistas humanos. algo suplementar. As pessoas ganham tempo com isso e para alguns tipos de notcias a informao disseminada de um modo como qualquer outra. Eu vejo isso como algo que no deve acabar com o emprego de ningum, mas que deixa o emprego de todo mundo mais interessante, disse o jornalista. Assim a redao pode se preocupar mais em sair s ruas e verificar se h feridos, se algum prdio foi danificado ou entrevistar o pessoal do USGS, explicou Schwencke, acrescentando que o texto inicial foi atualizado 71 vezes por reprteres e editores at se (CartaCapital,26demarode2013.) tornaramatriadecapadodiaseguinte.

11
Quanto pontuao,indique aalternativaque apresentacorreo parao trecho:Schwencke,quetambmcriouum algoritmo que escreve notcias sobre criminalidade na regio de Los Angeles, disse revista eletrnica Slate (www.slate.com)queorobjornalismonochegouparaacabarcomosjornalistashumanos.(3). A)Schwencke que tambm criou um algoritmo que escreve notcias sobre: criminalidade na regio de Los Angeles, disse revistaeletrnicaSlate(www.slate.com)queorobjornalismonochegouparaacabarcomosjornalistashumanos. B) SchwenckequetambmcriouumalgoritmoqueescrevenotciassobrecriminalidadenaregiodeLosAngelesdisse revistaeletrnicaSlate(www.slate.com)queorobjornalismonochegouparaacabarcomosjornalistashumanos. C) Schwencke, que tambm, criou um algoritmo, que escreve notcias sobre criminalidade na regio de Los Angeles, disse revistaeletrnicaSlate(www.slate.com)queorobjornalismonochegouparaacabarcomosjornalistashumanos. D)Schwencke, que tambm criou um algoritmo que escreve notcias sobre criminalidade na regio de Los Angeles, disse revistaeletrnicaSlate(www.slate.com):queorobjornalismo,nochegouparaacabarcomosjornalistashumanos. E) Schwencke,que,tambmcriouumalgoritmo,queescrevenotciassobrecriminalidadenaregiodeLosAngeles,disse revistaeletrnicaSlate(www.slate.com)queorobjornalismonochegouparaacabarcomosjornalistashumanos.

12
EmEmborasejaminformativos,ostextoscomumadescriodosgolsdarodadaoudascestasmarcadasnoclssico regionalsocorriqueirosepoucoimportantes.(1),otermodestacadoestabeleceumarelaode A)negao. B)oposio. C)concluso. D)concesso. E)explicao.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 13
A respeito dos termos grifados no trecho A companhia americana Narrative Science treina computadores para escreveremsumriosdejogosdediferentesmodalidadesdesde2012comgrandesucesso.Osresumossopublicados online nos jornais que compram seu servio logo depois do fim do jogo, com uma velocidade impossvel para um redatorhumano.(1),analiseasafirmativas. I. Desdeindicaumamarcatemporal,assimcomologo. II. Asduasocorrnciasdoparaindicamsentidoequivalente. III. Queatuacomoelementodecoesotextualretomandoumtermoanterior. Est(o)correta(s)apenasa(s)afirmativa(s) A)I. B)III. C)IeII. D)IeIII. E)IIeIII.

14
AcercadafinalidadediscursivadorecursoadotadonotrechoAssimaredaopodesepreocuparmaisemsairsruase verificarsehferidos,sealgumprdiofoidanificadoouentrevistaropessoaldoUSGS,explicouSchwencke[...](3), corretoafirmarqueoobjetivo A)contribuirparaacredibilidadeaotexto. B)identificaraespecialidadedoautordacitao. C)realizarumatransposioadaptadadafaladeSchwencke. D)caracterizarodiscursodeSchwenckecomoincisivoedeterminante. E)ampliaradiscussorealizadaemtodootextoacercadousodatecnologia.

15
ConsiderandoafunodoacentograveemdisserevistaeletrnicaSlate(3),corretoafirmarque A)diantedepalavrafemininasempreocorreofenmenodacrase. B)alterandoaordememqueaparecemnafrase,termoregenteetermoregido,aocorrnciadecraseanulada. C) o termo regente disse no indica obrigatoriedade quanto preposio, logo, a ocorrncia de crase facultativa nestecaso. D)o fenmeno da crase ocorre devido exigncia da preposio a pelo termo regente diante do termo regido femininoqueadmiteoartigoa. E) mesmo que o complemento verbal seja substitudo por outro termo qualquer, a ocorrncia de crase permanece determinadapelotermoregente.

16
EmAssim,ojornalfoicapazdecolocarnasuapginadeinternetumtextosobreoterremotoqueatingiuLosAngeles nasegundafeira17,trsminutosdepoisdereceberosdadosdoUSGS.Ojornalistacontaqueoterremotooassustoue o fez levantarse da cama, quando caminhou at seu computador e encontrou o texto pronto. (2), os termos destacadossoutilizadosanaforicamente.Assinaleoreferentedevidamenteidentificadoaseguir. A)terremoto. D)seucomputador. B)ojornalista. E)umtextosobreoterremoto. C)otextopronto.

17
Deacordocomocontedodotexto,corretoafirmarque,emrelaoaoinvento,soapresentadosmaisaspectos A)negativos,mostrandoinsuficinciadedados. B)positivos,resultandoemumaavaliaopositiva. C)negativos,resultandoemumaavaliaonegativa. D)positivos,mostrandoainviabilidadedaausnciadetalrecurso. E)negativos,contrariandoastendnciastecnolgicasdosculoXXI.

18
Releia o trecho apresentado a seguir: Embora sejam informativos, os textos com uma descrio dos gols da rodada ou das cestas marcadas no clssico regional so corriqueiros e pouco importantes. (1). Assinale a alternativa corretatendoemvistaosentidodapalavracorriqueirosnocontexto. A)Banais. B)Atpicos. C)Comuns. D)Vulgares. E)Informais.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 19
Analiseostrechosabaixo. I. [...]eofezlevantarse[...](2) II. [...]podesepreocuparmais[...](3) III. [...]everificarsehferidos,[...](3) Emrelaoaoempregodapalavrase,corretoafirmarqueem A)apenasdoistrechososeindicacondio. B)todosostrechososetemomesmoemprego. C)apenasumtrechooseumaconjunointegrante. D)todosostrechososeatuacomopronomereflexivo. E)apenasdoistrechososeatuacomopronomeapassivador.

20
Considerando os aspectos da concordncia verbal, indique a reescrita adequada de acordo com a norma padro para otrechootextoinicialfoiatualizado71vezesporreprtereseeditores(3). A)Reprtereseeditoresatualizaramotextoinicial71vezes. B)Reprtereseeditoresatualizamseotextoinicial71vezes. C)Otextoinicialatualizase71vezesporreprtereseeditores. D)Otextoinicial,foramatualizadas71vezes,porreprtereseeditores. E)Foramatualizadas71vezes,otextoinicial,porreprtereseeditores.

LNGUAINGLESA

ReadtextIIItoanswer21through25.

Acidrainandthefacts

www.acidrain.org.ca/OxfordChildrensEncyclopedia

Whatcausesacidrain? Acid rain is caused by air pollution. When fossil fuels such as coal and oil are burned, two gases, sulphur dioxide and nitrogen oxide, are released into the atmosphere. These two pollutants eventually react with the moisture in the air. Whenthispollutedmixturefallsontotheground,itiscalledacidrain. Rainmeasuringbetween0and5onthepHscale,isacidicthereforecalledACIDRAIN. Acid rain is harmful to the environment. It is hard to control because it may be blown by the wind, falling thousands of kilometers from where it was first formed. For example, much of the acid rain in Canada is caused by smoke from factoriesandpowerstationsintheUSA.TheacidraininScandinaviamaycomefromBritain. Whataretheeffectsofacidrain? Acid rain has many different effects. It has killed fish in the lakes of North America, Scandinavia, Scotland, and Wales. Vast areas of forest in northern and central Europe are dying because of it, while in many European cities statues and stonebuildingsarebeingeatenawaybytheacid.Acidraincorrodesmetalworksuchassteelbridgesandrailings;italso attackssometypesofconcrete.Eventhewaterthatwedrinkisslowlybeingpollutedbyacidrain. Whataretheeffectsontreesandsoil? One of the most serious impacts of acid precipitation is on forests and soils. Great damage is done when sulphuric acid falls onto the earth as rain. Nutrients present in the soils are washed away. Aluminium also present in the soils is freed and this toxic element can be absorbed by the roots of trees. Thus, the trees starve to death because they have been deprivedoftheirvitalnutrientssuchascalciumandmagnesium. Acid rain is one of the most serious environmental problems of our time. It is a global problems that is gradually affectingourworld. Howdoesacidraineffectlakes? Lakes that have been acidified cannot support the same variety of life as healthy lakes. As a lake becomes more acidic, various types of fish disappear. Other effects of acidified lakes on fish include: decreased growth, inability to regulate their own body chemistry, reduced egg deposition, deformities in young fish and increased susceptibility to naturally occurringdiseases.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN
Clean rain usually has a pH of 5.6. It is slightly acidic because of carbon dioxide which is naturally present in the atmosphere.Vinegar,bycomparison,isveryacidicandhasapHof3. WhatispH? Thisisameasureofhowacidicoralkalineasubstanceis.(SeeapHscalebelow). The initials pH stand for Potential of Hydrogen. Acids have pH values under 7, and alkalis have pH values over 7. If a substancehasapHvalueof7.Itisneutralneitheracidicoralkaline.

Because the pH scale is logarithmic, a difference of one pH unit represents a tenfold, or ten times change. For example, the acidity of a sample with a pH of 5 is ten times greater than that of a sample with a pH of 6. A difference of 2 units, from6to4,wouldmeanthattheacidityinonehundredtimesgreater,andsoon.

(ReinildesDias.ReadingCriticallyinEnglish,3rded.UFMG2002.Adaptado.)

21
AcidraindoesNOTcause A)immunesystemfault. B)damagetoyounganimals. C)miscarriagesandleukemia.

D)decayofconcreteandsteel. E)removalofearthnutrientes.

22
Accordingtothetext,apHof8 A)classifiesasubstanceasalkalis. B)characterizeshighlevelacidity. C)isindeedthepHwefindinmilk.

D)isawayfrombeinganeutralpH. E)representsonefifthofthescale.

23
Itistruethatcleanrain A)hascarbondioxide. B)issignificantlyacidic. C)fallswhereitsformed.

D)equalsthepHofvinager. E)comesdowntwicemore.

24
Adifferenceoffourunits,fromsixtotwo,meansthattheacidityis A)twohundredtimesgreater. D)twothousandtimesgreater. B)fourhundredtimesgreater. E)twelvehundredtimesgreater. C)tenthousandtimesgreater.

25
TheitemthatdoesNOTrelatetothetextissuesis A)bribery. B)deforestation. C)meltingglaciers.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

D)globalwarming. E)greenhouseeffect.

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN
ReadtextIVtoanswer26through30.

InvitationforBids(IFB)

1. The ECOWAS COMMISSION has allocated own funds towards the cost of the Supply, Deployment & Installation ofNetworkEquipmentattheECOWASCommissionHeadquartersDataCentre,Abuja. 2. The ECOWAS Commission therefore invites sealed bids for the Supply, Deployment & Installation of Network EquipmentattheECOWASCommissionHeadquartersDataCentre,Abujadescribedaboveinonelot. 3. The Bidding Document can be obtained at the Procurement Division, Directorate of General Administration, ECOWAS Commission, Plot 101, Yakubu Gowon Crescent, Asokoro District, Abuja, Nigeria, upon submission of a written request and payment of three hundred US Dollars (US$300.00) by Cash or Bank Draft made in favour of ECOWASCommission,Abuja. 4. For Bidders outside Nigeria, the Bidding Document can be mailed to interested Bidders upon payment (by Transfer) of nonrefundable fee of US$300.00 to the Commission (transfer charges born by the bidder). (AccountDetailsavailableonrequest.) 5. Interested Bidders may obtain further information at the address below, during office hours: Monday to Friday from 9.00am (8.00am GMT+1) to 4.00pm (3.00pm GMT+1), ECOWAS Commission, Directorate of General Administration, Procurement Division, 1st Floor, Plot 101, Yakubu Gowon Crescent, Asokoro District, PMB 401 AbujaNigeria. Email:procurement@ecowas.int 6. Bids shall be valid for a period of 120 (days) after Bid Opening and must be accompanied by a bid security of US$20,000.00(BankGuaranteeorInsuranceBond). 7. Bids shall be delivered in sealed envelope and deposited in the ECOWAS Tender Box located Office of the Executive Assistant of Commissioner of Administration & Finance, fifth (5th) floor of the ECOWAS Commission Building, 101, Yakubu Gowon Crescent Asokoro District, P. M. B. 401, Abuja, Nigeria on or before November 7, 2013 at 11.30am (10.30am GMT+1) and clearly marked International Competitive Bidding for the Production of ECOWAS BiometricLaissezPasserandSupplyofEquipmentDoNotOpen,ExceptinPresenceoftheCommittee. 8. Bids will be opened in the presence of the bidders who wish to attend on November 7, 2013 at 12.00 noon (11.00amGMT+1),Room523,EcowasCommission,Abuja,Nigeria.
(TheEconomist,September4th,2013.Page86.Adaptado.)

26
Itistrueaboutthetextthat A)allienbidderswillbegivenextratime. B)officehoursinNigeriaincludeovertime. C)biddersmightbepresentatbidsopening.

D)aninternationalcommitteewillassessbids. E)theopeningbidshouldbeaboveUS$300.00.

27
Abidsecurity A)shouldcomepriortoBidOpening. B)oughttofollowuppresentedbids. C)shallbevalidforatleastsixmonths.

D)mustterminatetheInsuranceBond. E)mightgetarefundafterBidOpening.

28
TheECOWASCommissionisinvitingbidsfora(an) A)grid. B)raffle. C)auction.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

D)contest.

E)drawing.

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 29
InBidswillbeopenedinthepresenceofbidderswhowish...therelativepronounmaybereplacedby A)that. B)while. C)when. D)those. E)which.

30
Awrittenrequestwillbeneededto A)providepaperwork. B)favorfasteroutcome. C)payacommissionfee. D)obtainanycancellation. E)getfurtherinformation.

RACIOCNIOLGICO

31
Considereverdadeirasasseguintespremissas: p1: se a energia nuclear for uma alternativa de obteno de energia pouco poluente, ento, sua utilizao crescer a cadadia; p2: se uma usina nuclear for instalada perto de um centro consumidor, ento, o custo de distribuio de energia ser reduzido; p3:autilizaodeenergianuclearvemcrescendoacadadia; p4:umausinanuclearfoiinstaladaprximoaumcentroconsumidor. Concluise,apartirdoargumentoapresentado,que A)aenergianuclearumaalternativadeobtenodeenergiapoucopoluente. B)autilizaodeenergianuclearvemcrescendoacadadia,masocustodedistribuionotemsidoreduzido. C)ocustodedistribuiodeenergiatemsidoreduzidoeautilizaodeenergiaelicavemcrescendoacadadia. D) autilizaodeenergianuclearvemcrescendoacadadiaouumausinanuclearnofoiinstaladaprximaaumcentro consumidor. E) aenergianuclearumaalternativadeobtenodeenergiapoucopoluenteeocustodedistribuiodeenergiatem sidoreduzido.

32
Considereasseguintesproposieslgicas: p:aconfernciafoiumsucesso,masosrepresentantesnogostaramdaproposta; q:ouampliamseosinvestimentosnosetor,ouosprojetosnoseroimplantados. Diantedoexposto,corretoafirmarque A)aproposioOsprojetosseroounoimplantadosumacontradio. B)anegaodepOsrepresentantesgostaramdapropostaouaconfernciafoiumsucesso. C)aproposioSeaconfernciafoiumsucesso,entoosrepresentantesgostaramdapropostaequivalenteap. D) aproposioSeosrepresentantesgostaremdaproposta,entoaconfernciatersidoumsucessoequivalenteap. E)a proposio Os projetos sero implantados se e somente se os investimentos no setor forem ampliados equivalenteaq.

33
Analiseasproposies: x:[p(qr)](p~q~r) y:(pq)(~q~p)

Acercadasproposiesxey,corretoafirmarque A)xcontingente. B)ycontingente. C)xumatautologia.

D)yumacontradio. E)xumacontradio.

34
Dentre o nmero de anagramas que podem ser formados com as letras da palavra ENERGIA, a probabilidade de se selecionar,aoacaso,umanagramacujasconsoantesNRGaparecemsemprejuntasenessaordem A)1/7. B)1/14. C)1/21. D)1/42. E)1/84.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 35
Considereaseguintesequncialgicanumrica:

4,2,6,4,12,10...

corretoafirmarqueoprximotermodasequnciaser A)umnmeronegativo. B)otriplodosextotermo. C)odobrodoquintotermo.

D)oquadradodoterceirotermo. E)igualsomadoscincoprimeirostermos.

36
Asomadetrsnmerosa,bec,inteirosepositivos,39.Oprodutodeaporbigualsomadeacomodobrodec. a Sabendosequebiguala9,ento,arazo iguala c A)1/3. B)1/4. C)2/3. D)5/3. E)5/4.

37
180 pessoas realizaram uma prova que continha duas disciplinas, A e B. Sabese que: 25 pessoas acertaram todas as questes da disciplina B; 31 pessoas acertaram todas as questes da disciplina A; e, 11 pessoas acertaram todas as questes da prova, isto , todas as questes das disciplinas A e B. Assim, selecionandose ao acaso uma pessoa, a probabilidadedeestateracertadotodasasquestesempelomenosumaprova A)0,09. B)0,20. C)0,25. D)0,35. E)0,45.

38
Em 2014, o Dia Internacional da Mulher, 8 de maro, ocorreu em um sbado. Maria realizou uma prova exatamente 25semanasapsodia8demarodoanode2012.Dessaforma,essaprovacaiuemum(a) A)sbado. D)quartafeira. B)sextafeira. E)segundafeira. C)quintafeira.

39
A pizzaria Quattro especializada na venda de pizzas quadradas, mas tambm vende as pizzas tradicionais (pizzas circulares).Atabelaaseguirsintetizaospreosedimensesdecadapizzadisponvel:

TamanhodaPizza Pequena Mdia Grande

20cm 30cm 40cm

Preo PizzaQuadrada PizzaTradicional R$9,20 R$6,60 R$18,90 R$14,85 R$32,00 R$22,80

Quando a pizza for quadrada, o tamanho representa a medida do lado da pizza. Quando a pizza for tradicional circular, o tamanho representa a medida de seu dimetro. Dessa forma, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresentaomelhorcusto/benefcioparaoclienteapizza
(Considere=3.)

A)quadradamdia. B)tradicionalmdia. C)quadradagrande.

D)tradicionalgrande. E)tradicionalpequena.

40
A soma dos nove termos de uma progresso aritmtica igual a 72. Sabese que a razo r da progresso igual a 3. Logo,sendoPoquintotermodessaprogresso,corretoafirmarque E)15<P19. A)P3. B)3<P7. C)7<P11. D)11<P15.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

10

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN ADMINISTRAOPBLICAFEDERAL

41
A Constituio Federal vigente, nos termos dos arts. 37 ao 41, estabelece normas de observncia obrigatria pela Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.Considerandoessasnormas,avalieasseguintesafirmativasearelaopropostaentreelas. I. A Comisso Nacional de Energia Nuclear sujeitase aos princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, PublicidadeeEficincia. PORQUE

II. AComissoNacionaldeEnergiaNuclearumrgopblicointegrantedaAdministraoPblicaFederalDireta. Assinaleaalternativacorreta. A)Asduasafirmativassofalsas. B)Aprimeiraafirmativafalsaeasegunda,verdadeira. C)Aprimeiraafirmativaverdadeiraeasegunda,falsa. D)Asduasafirmativassoverdadeiraseasegundaumajustificativadaprimeira. E)Asduasafirmativassoverdadeiras,masasegundanoumajustificativadaprimeira.

42
A Comisso Nacional de Energia Nuclear deve observar as normas previstas na Constituio Federal vigente, no que tange ao Captulo referente administrao pblica. De acordo com o texto constitucional, a remunerao do servidor pblico federal deve limitarse a um teto constitucional. Considerando esse teto constitucional remuneratrio, analise asafirmativas. I. Os servidores pblicos efetivos da Comisso Nacional de Energia Nuclear no podem receber remunerao maior que osubsdiodoPresidentedaRepblica. II. A verba que o servidor pblico efetivo receber a ttulo de indenizao ser computada para fins de limitao ao teto constitucionalremuneratrio. III. Caso um servidor pblico acumule licitamente dois cargos efetivos federais, as remuneraes de ambos os cargos serocomputadasparafinsdolimiteconstitucionalremuneratrio. IV. Um professor federal aposentado, que acumule os proventos com a remunerao de um cargo de Analista na Comisso Nacional de Energia Nuclear, estar sujeito ao teto remuneratrio de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Est(o)correta(s)apenasa(s)afirmativa(s) A)II. B)IeIII. C)IeIV. D)IIeIV. E)IIIeIV.

43
A Lei Federal n 9.784/99 dispe sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Quanto contagem de prazos prevista na norma, analise as afirmativas, considerando que as datas apresentadas sejamdiasteis. I. Umprazodeumano,quecomeceacorrerem13.03.2014,vencerem12.03.2015. II. Acontagemdoprazodeummsequivalecontagemdoprazode30dias. III. Umprazodeumms,quecomeceacorrerem31/01/2015,venceremfevereirode2015. IV. Osprazosnosprocessosadministrativos,emregra,ficamsuspensosnasfriasdejaneiro. Est(o)correta(s)apenasa(s)afirmativa(s) A)III. B)IeII. C)IeIV. D)IIeIV. E)IIIeIV.

44

Considere a hiptese de um servidor federal vir a ser condenado pela prtica de ato de improbidade administrativa que configure enriquecimento ilcito. Nos termos da Lei Federal n 8.429/92, dentre outras penalidades, o servidor estarsujeitoa A) suspensodosdireitospolticospor8a10anosemultacivildeatcemvezesaremuneraodoagente. B) suspensodosdireitospolticospor5a8anoseproibiodecontratarcomopoderpblicopor8a10anos. C) ressarcimentointegraldodano,multacivildeattrsvezesoacrscimopatrimonialeperdadafunopblica. D)perdadosdireitospolticoseproibiodecontrataroureceberincentivoscreditciosdopoderpblicopor10anos. E) ressarcimentoaoerrio,multa civil deatduasvezesodanoao errioeproibiodecontratarcomo poderpblico por5anos.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

11

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 45
A Lei Federal n 9.784/99 dispe sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Considerandoessasnormas,analiseasafirmativasearelaopropostaentreelas. I. Os rgos e entidades administrativas devero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importempretensesequivalentes. PORQUE

II. Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menorgrauhierrquicoparadecidir. Assinaleaalternativacorreta. A)Asduasafirmativassofalsas. B)Aprimeiraafirmativafalsaeasegunda,verdadeira. C)Aprimeiraafirmativaverdadeiraeasegunda,falsa. D)Asduasafirmativassoverdadeiraseasegundaumajustificativadaprimeira. E)Asduasafirmativassoverdadeiras,masasegundanoumajustificativadaprimeira.

46
O Cdigo Penal brasileiro trata dos tipos de conduta que configuram crime contra a administrao pblica, como o dispostono art.317:Solicitaroureceber,parasioupara outrem,diretaou indiretamente,aindaque foradafuno ou antes de assumila, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. O tipo penal descritoanteriormenterefereseaocrimede A)peculato. D)corrupopassiva. B)prevaricao. E)excessodeexao. C)corrupoativa.

47
A Lei Federal n 8.112/90 dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaespblicasfederais.Considerandoasregrassobreremooeredistribuio,assinaleaafirmativacorreta. A) Redistribuioodeslocamentodoservidor,apedidooudeofcio,nombitodomesmoquadrodepessoal. B) A remoo para acompanhar cnjuge ou companheiro deferida por prazo indeterminado e desde que no interesse daAdministraoPblica. C) Remooo deslocamentodecargodeprovimento efetivo,ocupadoouvagonombitodoquadrogeraldepessoal daAdministraoPblica. D)A remoo por motivo de sade de dependente que viva a expensas do servidor e conste do seu assentamento funcional,condicionase`acomprovaoporjuntamdicaoficial. E) Em caso de extino de rgo, o servidor que no for redistribudo deve ser colocado em disponibilidade ou em exercciopermanentenorgoresponsvelpelalotaodepessoalcivildaAdministraoFederal.

48
Determinadoservidorpblicofederaldirigiurequerimentoadeterminadaautoridade.Orequerimentofoiapreciado e indeferido pela autoridade competente. Nos termos do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, no quetangeaodireitodepetio,analise. I. O servidor, caso desejar recorrer, dever protocolar o recurso no prazo mximo de 90 dias, contados da cincia do indeferimentodopedidoinicial. II. A prescrio do direito de recorrer ser interrompida no caso de o servidor apresentar pedido de reconsiderao no prazolegal. III. Caso recorra, o servidor dever encaminhar o recurso por intermdio da autoridade mxima do rgo competente paradecidir. IV. O recurso interposto pelo servidor poder ser recebido com efeito suspensivo, a juzo da autoridade competente paradecidir. V. No caso de indeferimento de um pedido de reconsiderao, o servidor poder renovlo ou interpor recurso hierrquico. Estocorretasapenasasafirmativas A)IIeIV. B)IVeV. C)I,IIeIII. D)I,IIIeV. E)II,IVeV.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

12

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 49
Oart.319doCdigoPenalbrasileiro,quetratasobreostiposdecondutaqueconfiguramcrimecontraaAdministrao pblica, dispe um dos referidos crimes: Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou praticlo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. A pena prevista no Cdigo Penal paraaprticadocrimedescritoanteriormente: A)Recluso,de2a5anos,emulta. D)Deteno,de3mesesaumano,emulta. B)Recluso,de3a8anos,emulta. E)Deteno,de6mesesa2anos,oumulta. C)Recluso,de2a12anos,emulta.

50
A Lei Federal n 8.112/90 dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Considerando as normas relativas ao regime disciplinar, analise as afirmativas e a relao propostaentreelas. I. Ao servidor federal, vedado participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada,eexercerocomrcio,excetonaqualidadedeacionista,cotistaoucomanditrio.

LOGO

II. vedadaaparticipaonosconselhosdeadministraoefiscaldeempresasouentidadesemqueaUniodetenha, diretaouindiretamente,participaonocapitalsocialouemsociedadecooperativaconstitudaparaprestarservios aseusmembros. Assinaleaalternativacorreta. A) Asduasafirmativassofalsas. B) Aprimeiraafirmativaverdadeiraeasegunda,falsa. C) Aprimeiraafirmativafalsaeasegunda,verdadeira. D)Asduasafirmativassoverdadeiraseasegundaumaconsequnciadaprimeira. E) Asduasafirmativassoverdadeiras,masasegundanoconsequnciadaprimeira.

DIREITOADMINISTRATIVO 51
AdoutrinaexplicaqueAtoAdministrativotodadeclaraounilateraldevontadedoEstado,noexercciodeprerroga tivas pblicas, manifestada mediante comandos complementares da lei, expedidos a ttulo de lhe dar cumprimento e sujeitosacontrolepeloPoderJudicirio,ficando,assim,excludos,osatosabstratoseosconvencionais.
(FernandaMarinela.DireitoAdministrativo.5.ed.Niteri:EditoraImpetus,2011.p.253.)

Sobreotema,analise. I. Soelementosdoatoadministrativo:sujeitocompetente,forma,motivo,objetoefinalidade. II. Nodireitoadministrativo,osilncioconsideradocomoconsentimentotcito. III. Omritoadministrativo,ouseja,adiscricionariedade,podeestarnosujeito,naformaenafinalidade. Est(o)correta(s)apenasa(s)afirmativa(s) A)I. B)II. C)III. D)IeII. E)IIeIII.

52
DeacordocomaLein8.666/93LeideLicitaeseContratos,corretoafirmarqueinexigvelalicitao A) para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde queconsagradopelacrticaespecializadaoupelaopiniopblica. B) nacontrataorealizadaporInstituioCientficaeTecnolgica(ICT)ouporagnciadefomentoparaatransferncia detecnologiaeparaolicenciamentodedireitodeusooudeexploraodecriaoprotegida. C) na contratao de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementao de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso gua para consumo humano e produo de alimentos, para beneficiar as famlias rurais de baixa rendaatingidaspelasecaoufaltaregulardegua. D)na aquisio de bens e contratao de servios para atender aos contingentes militares das foras singulares brasileiras empregadas em operaes de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preo e escolha dofornecedorouexecutanteeratificadaspelocomandantedafora. E) na contratao de instituio ou organizao, pblica ou privada, com ou sem fins lucrativos, para a prestao de servios de assistncia tcnica e extenso rural no mbito do Programa Nacional de Assistncia Tcnica e Extenso RuralnaAgriculturaFamiliarenareformaagrria,institudoporleifederal.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

13

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 53
Assinale a alternativa que, de acordo com a Lei n 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) referese a um ato quecausaprejuzoaoerrio. A) Percebervantagemeconmicaparaintermediaraliberaoouaplicaodeverbapblicadequalquernatureza. B) Realizaroperaofinanceirasemobservnciadasnormaslegaise regulamentaresouaceitar garantiainsuficienteou inidnea. C) Receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofcio, providncia oudeclaraoaqueestejaobrigado. D)Recebervantagemeconmicadequalquernatureza,diretaouindireta,paratoleraraexploraoouaprticadejogos de azar, de lenocnio, de narcotrfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilcita, ou aceitar promessadetalvantagem. E) Aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico,duranteaatividade.

54
Determinado agente de uma pessoa jurdica de direito pblico, nessa qualidade, causa danos a terceiros. A pessoa jurdicapoderserdemandadaapartirdaaplicaodateoriado(a) A)riscointegral. D)riscoadministrativo(objetiva). B)irresponsabilidade. E)culpaadministrativa(subjetiva). C)responsabilidadesubjetiva.

55
Acercadoprocessoadministrativo,assinaleaafirmativaINCORRETA. A) Podeiniciarsedeofcioouapedidodeinteressado. B) So capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previso especial em ato normativoprprio. C) Antes da tomada de deciso, vedado autoridade, mesmo diante da relevncia da questo, realizar audincia pblicaparadebatessobreamatriadoprocesso. D)A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casosdedelegaoeavocaolegalmenteadmitidos. E) Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formuladosemumnicorequerimento,salvopreceitolegalemcontrrio.

DIREITOCONSTITUCIONAL 56
SobreoProcessoLegislativo,INCORRETOafirmarque A) asleiscomplementaresseroaprovadaspormaioriaabsoluta. B) permitidaaediodemedidasprovisriasqueimpliqueminstituiooumajoraodetributos. C) ovetoparcialaprojetodeleisomenteabrangertextointegraldeartigo,pargrafo,deincisooudealnea. D)adiscussoeavotaodosprojetosdeleideiniciativadoSupremoTribunalFederalteroincionoSenadoFederal. E) vedadareedio,namesmasessolegislativa,demedidaprovisriaquetenhasidorejeitadaouquetenhaperdido suaeficciapordecursodeprazo.

57
EmrelaoaotratamentodadoaoPoderLegislativopelaConstituioFederal,analiseasafirmativas. I. Cadaterritrioelegerquatrodeputadosfederais. II. Cadalegislaturateraduraodequatroanos. III. CadaEstadoeoDistritoFederalelegerotrssenadores,commandatodeoitoanos. IV. A representao de cada Estado e do Distrito Federal no Senado Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente,porumedoisteros. Estocorretasasafirmativas A)I,II,IIIeIV. D)I,IIIeIV,apenas. B)I,IIeIII,apenas. E)II,IIIeIV,apenas. C)I,IIeIV,apenas.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

14

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 58
AcercadotratamentoqueaConstituioFederaldAdministraoPblica,assinaleaafirmativaINCORRETA. A) garantidoaoservidorcivilodireitolivreassociaosindical. B) Aproibiodacumulaodecargospblicosremuneradosestendeseaempregosefunes. C) Oprazodevalidadedoconcursopblicoserdeatdoisanos,prorrogvelumavez,porigualperodo. D) vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para efeito de remunerao de pessoal doserviopblico. E) Somente por lei especfica podero ser criadas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaespblicas.

59
SobreaorganizaopolticoadministrativadaRepblicaFederativadoBrasil,assinaleaafirmativaINCORRETA. A) Brasliaacapitalfederal. B) Essa organizao compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos daConstituioFederal. C) OsTerritriosFederaisintegramaUnio,esuacriao,transformaoemEstadooureintegraoaoEstadodeorigem, seroreguladasemleiordinria. D) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subven cionlos, embaraarlhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana,ressalvada,naformadalei,acolaboraodeinteressepblico. E) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios farseo por lei estadual, dentro do perodo determinadoporleicomplementarfederal,edependerodeconsultaprvia,medianteplebiscito,spopulaesdos Municpios envolvidos, aps divulgao dos estudos de viabilidade municipal, apresentados e publicados na forma dalei.

60
competnciacomumdaUnio,dosEstados,doDistritoFederaledosMunicpios: A)Concederanistia. B)Manteroserviopostaleocorreioareonacional. C)Organizar,mantereexecutarainspeodotrabalho. D)Protegeromeioambienteecombaterapoluioemqualquerdesuasformas. E)Exerceraclassificao,paraefeitoindicativo,dediversespblicasedeprogramasderdioeteleviso.

CONHECIMENTOSESPECFICOS 61
O Decreto n 7.983/2013 estabelece regras e critrios para elaborao do oramento de referncia de obras e servios deengenhariacontratadoseexecutadoscomrecursosdosoramentosdaUnio,edoutrasprovidncias.Considerando odispostoemreferidoDecreto,assinaleaalternativaINCORRETA. A) Aanotaoderesponsabilidadetcnicapelasplanilhasoramentriaseoscritriosdeaceitabilidadedepreosdevero constarnoprojetoqueintegraroeditaldelicitao,inclusivedesuaseventuaisalteraes. B) Entendese como critrio de aceitabilidade de preo, os parmetros de preos mximos, unitrios e global a serem fixados pela Administrao Pblica e publicados no edital de licitao para aceitao e julgamento das propostas dos licitantes. C) Emcasodeinviabilidadedadefiniodoscustos,aestimativadecustoglobalpoderserapuradapormeiodautilizao de dados contidos em tabela de referncia formalmente aprovada por rgos ou entidades da administrao pblica federal em publicaes tcnicas especializadas, em sistema especfico institudo para o setor ou em pesquisa de mercado. D) Na elaborao dos oramentos de referncia, os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal no podero adotar especificidades locais ou especificidades de projeto na elaborao das respectivas composies de custo unitrio,aindaque haja pertinncia dos ajustesparaaobraouservio deengenhariaaserorado emrelatrio tcnico elaboradoporprofissionalhabilitado. E) O custo global de referncia de obras e servios de engenharia, exceto os servios e obras de infraestrutura de transporte, ser obtido a partir das composies dos custos unitrios previstos no projeto que integra o edital de licitao,menoresouiguaismedianadeseuscorrespondentesnoscustosunitriosderefernciadoSistemaNacional de Pesquisa de Custos e ndices da Construo Civil (Sinapi), excetuados os itens caracterizados como montagem industrialouquenopossamserconsideradoscomodeconstruocivil.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

15

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 62
ODecreton7.174/2010regulamentaacontrataodebenseserviosdeinformticaeautomaopelaAdministrao PblicaFederal,DiretaouIndireta,pelasfundaesinstitudasoumantidaspeloPoderPblicoepelasdemaisorganiza essobocontrolediretoouindiretodaUnio.ConsiderandoodispostoemreferidoDecreto,analiseasafirmativas. I. A aquisio de bens e servios de tecnologia da informao e automao dever ser precedida da elaborao de planejamentodacontratao,incluindoprojetobsicooutermoderefernciacontendoasespecificaesdoobjeto asercontratado. II. Os instrumentos convocatrios para contratao de bens e servios de informtica e automao devero conter regraprevendoaaplicaodeprefernciaslegalmenteestabelecidas. III. Para o exerccio do direito de preferncia, os fornecedores dos bens e servios de informtica e automao devero apresentar, juntamente com a documentao necessria habilitao, declarao de que atendem aos requisitos legaisparaaqualificaocomomicroempresaouempresadepequenoporte,seforocaso,bemcomoacomprovao dequeatendemarequisitoslegalmenteestabelecidos. IV. Nas licitaes do tipo tcnica e preo, os licitantes cujas propostas no tenham obtido a pontuao tcnica mnima exigidanopoderoexercerapreferncia. Estocorretasasafirmativas A)I,II,IIIeIV. B)IeIV,apenas. C)IeIII,apenas. D)IIeIV,apenas. E)IIeIII,apenas.

63
O Decreto n 7.746/2012 regulamenta o art. 3 da Lei n 8.666/93, estabelecendo critrios, prticas e diretrizes para apromoododesenvolvimentonacionalsustentvelnascontrataesrealizadaspelaadministraopblicafederal, almdeinstituiraComissoInterministerialdeSustentabilidadenaAdministraoPblicaCISAP.SobreaComisso Interministerial de Sustentabilidade na Administrao Pblica (CISAP) e das diretrizes de sustentabilidade, assinale a alternativacorreta. A) A adoo de critrios e prticas de sustentabilidade dever ser justificada nos autos e poder suprimir o carter competitivodocertame. B) A comprovao das exigncias contidas em edital somente poder ser feita mediante certificao emitida por instituiopblicaoficial. C) Soexemplosdediretrizesdesustentabilidade,entreoutras,prefernciaparamateriais,tecnologiasematriasprimas deorigemlocalemaioreficincianautilizaoderecursosnaturais,comoguaeenergia. D)A administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional e as empresas estatais dependentes no podero exigiremeditalqueosbensaseremadquiridossejamconstitudospormaterialreciclado,atxicooubiodegradvel. E) A CISAP no poder propor Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto o estabelecimento de outras formas de veiculao dos critrios e prticas de sustentabilidade nascontrataes.

64
Sobreainfraestruturaemcincia,tecnologiaeinovaonoBrasil,apartirde1945,eosistemanacionaldeinovao, analiseasafirmativas. I. Entendeseporsistemadeinovao,oconjuntoderelaesexercidaspordiversosatoresqueformamumconjuntode instituies contribuindo para progresso tecnolgico, que poder, consequentemente, determinar o desenvolvimento socioeconmicodeumpas. II. Entendeseporsistemadeinovao,abuscadacompreensodecomoocorreoprocessoondeemergemasinovaes tecnolgicas, tanto em relao ao surgimento e difuso dos elementos do conhecimento quanto uma transformao destesemnovosprodutoseprocessosdeproduo. III. A complexidade da dinmica da inovao reside no fato de que ela no assumida como um processo linear da pesquisabsicaparaapesquisaaplicadaedepoisparaodesenvolvimentoeaimplementaonaproduo. IV. Uma inovao no existe de forma isolada, influenciada por instituies que proporcionam incentivos e limitam as aesdeinovao. V. Ainovaofrutodeumprocessoquespodeseranalisadoseconsiderarseucarterinterativo. Estocorretasasafirmativas A)IIIeV,apenas. D)I,IIeIV,apenas. B)I,II,III,IVeV. E)I,IVeV,apenas. C)I,IIeIII,apenas.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

16

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 65
O Decreto n 7.892/2013 regulamenta o Sistema de Registro de Preos previsto no art. 15 da Lei n 8.666/93. Conside randoodispostonoDecretoemquesto,sobreosistemaderegistrodepreos,marqueaafirmativaINCORRETA. A) o conjunto de procedimentos para registro formal de preos relativos prestao de servios e aquisio de bens, paracontrataesfuturas. B) A licitao ser realizada na modalidade de concorrncia, do tipo menor preo, ou na modalidade de prego. Em ambososcasos,serprecedidadeamplapesquisademercado. C) Esse sistema somente poder ser adotado quando for conveniente a aquisio de bens ou a contratao de servios paraatendimentoamaisdeumrgoouentidade,ouaprogramasdegoverno. D) Desde que devidamente justificada a vantagem, a ata, durante sua vigncia, poder ser utilizada por qualquer rgo ou entidade da administrao pblica federal que no tenha participado do certame licitatrio, mediante anuncia dorgogerenciador. E) vedada aos rgos e entidades da administrao pblica federal adeso a ata de registro de preos gerenciada por rgo ou entidade municipal, distrital ou estadual. Entretanto, facultada aos rgos ou entidades municipais, distritaisouestaduaisaadesoaataderegistrodepreosdaadministraopblicafederal.

66
Leiaotextoaseguir. Cincia,tecnologiaeinovaoimportnciaestratgica

Nastrsltimasdcadas,aeconomiamundialatravessouperododeintensadinmicatecnolgicaedeforteaumento daconcorrncia.Oprogressotcnicoeacompetiointernacionalimplicamque,seminvestimentosemcincia,tecnologia e inovao, um pas dificilmente alcanar o desenvolvimento virtuoso, no qual a competitividade no dependa da exploraopredatriaderecursosnaturaisouhumanos.precisocontinuarainvestirnaformaoderecursoshumanosde altonvelenaacumulaodecapitalintangvelaincorporaodeconhecimentonasociedadebrasileira.
(Disponvelem:http://www.sae.gov.br/brasil.)

Deacordocomotextoanteriorecomatrajetriarecentedacinciaetecnologianaeconomiaenapoltica,analise. I. Nos ltimos anos, o governo brasileiro tem concedido especial destaque ao desenvolvimento e fortalecimento de polticasdecincia,tecnologiaeinovao. II. Estudos sobre o papel da cincia, da tecnologia e da inovao demonstram a forte correlao entre o grau de desenvolvimentodeumpaseseuesforoemCT&I. III. Estudos sobre o papel da cincia, da tecnologia e da inovao demonstram a importncia do apoio governamental nospasesdesenvolvidosinovaonasempresas. IV. Estudos sobre o papel da cincia, da tecnologia e da inovao demonstram a articulao entre a poltica industrial e apolticadeCT&Icomocatalizadordamudanadopadrodedesenvolvimentoeconmicodealgunspases. V. Apartirdessaspremissas,edaconscinciadequeoBrasiltemcondiesdeatingirumpatamarqueseaproximeao dos pases desenvolvidos, foi lanado, em 2007, o Plano de Ao em Cincia, Tecnologia e Inovao 20072010 (PlanoCTI). Est(o)correta(s)apenasa(s)alternativa(s) A)V. B)IIIeIV. C)I,IIeIII. D)III,IVeV. E)I,II,IIIeIV.

67
Sobre o Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV), assinale a afirmativa INCORRETA. A) As transferncias de recursos federais feitas pela Unio para entidades privadas sem fins lucrativos devem estar obrigatoriamentecadastradasnoSICONV. B) Os rgos que possuem sistemas prprios de gesto de convnios, contratos de repasse ou termos de parceria devemintegrareletronicamentesuastransfernciasaoSICONV. C) O SICONV uma ferramenta eletrnica que rene e processa informaes sobre as transferncias de recursos de todososentesdaRepblicaFederativadoBrasilparargospblicoseprivadossemfinslucrativos. D) Os procedimentos de liberao de recursos, acompanhamento e fiscalizao, execuo e prestao de contas referentes a Convnios e Contratos de Repasse do Governo Federal, devem ser realizados diretamente em sistema disponibilizadopeloMinistriodoPlanejamento,OramentoeGesto(MPOG). E) OSICONVoinstrumentousadopelogovernofederalparaadministrarastransfernciasvoluntriasdosrecursosda Unio nos convnios firmados com estados, municpios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. AntesdaimplantaodoSICONVem2008,asauditoriasnoeramfeitaspormeiodigital.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

17

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 68
Analise a estrutura organizacional do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI) que se encontra parcial mentetranscrita: EstruturaOrganizacional IrgosdeassistnciadiretaeimediataaoMinistrodeEstado:[...] IIrgosespecficossingulares:[...] IIIunidadesdepesquisa:[...] IVunidadesdescentralizadas:[...] Vrgoscolegiados:[...] VIentidadesvinculadas: a)Autarquias: 1.AgnciaEspacialBrasileira; 2.ComissoNacionaldeEnergiaNuclear; b)Fundao: 1.ConselhoNacionaldeDesenvolvimentoCientficoeTecnolgico; c)EmpresaPblica: 1.FinanciadoradeEstudoseProjetos; 2.CentroNacionaldeTecnologiaEletrnicaAvanadaS.A.; 3.IndstriasNuclearesBrasileiras; 4.NuclebrsEquipamentosPesados; d)EmpresaBinacional: 1.AlcntaraCycloneSpace. Em relao estrutura organizacional do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI), assinale a afirmativa INCORRETA. A) As entidades vinculadas ao Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI) so exclusivamente entidades da administraoindireta. B) A CEITEC S.A. uma empresa pblica vinculada ao Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI) que atua no segmentodesemicondutores. C) A Finep uma empresa pblica vinculada ao MCTI. Foi criada em 1967, para institucionalizar o Fundo de Financia mentodeEstudosdeProjetoseProgramas,criadoem1965. D) A Agncia Espacial Brasileira (AEB) responsvel por formular e coordenar a poltica espacial brasileira. Tratase de autarquiafederalvinculadaaoMinistriodaCincia,TecnologiaeInovao(MCTI). E) AComissoNacionaldeEnergiaNuclear(CNEN)umaautarquiafederal,criadaem1962,vinculadaaoMinistrioda CinciaeTecnologia,comautonomiaadministrativaefinanceira,dotadadepersonalidadejurdicadedireitopblico, comsedeeforonoRiodeJaneiro/RJ.

69
Analiseasafirmativas. I. O_____________________________________ um sistema que tem como objetivo aprimorar o processo oramentriofederal. II. O_____________________________________ tem como principal produto o Projeto de Lei Oramentria enviado,anualmente,aoCongressoNacionalparaaprovaoeconsequentegeraodaLeiOramentriaAnual. III. O_____________________________________ est sofrendo um processo de desativao, sendo substitudo, aospoucos,peloSistemaIntegradodePlanejamentoeOramentodoGovernoFederal(Siop).

Assinaleaalternativaquecompletacorretaesequencialmenteasafirmativasanteriores. A) Sistema Integrado de Dados Oramentrios (Sidor) / Sistema Integrado de Dados Oramentrios (Sidor) / Sistema IntegradodeDadosOramentrios(Sidor). B) Sistema de Informaes das Empresas Estatal (Siest) / Sistema Integrado de Dados Oramentrios (Sidor) / Sistema IntegradodeDadosOramentrios(Sidor). C) Sistema Integrado de Dados Oramentrios (Sidor) / Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais (Siasg) / SistemaIntegradodeDadosOramentrios(Sidor). D)Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais (Siasg) / Sistema Integrado de Dados Oramentrios (Sidor) / SistemaIntegradodeAdministraodeRecursosHumanos(Siape). E) SistemaIntegradodeAdministraodeRecursosHumanos(Siape)/SistemaIntegradodeAdministraodeRecursos Humanos(Siape)/SistemadeInformaesdasEmpresasEstatal(Siest).
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

18

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 70
O Sistema de Informaes Organizacionais do Governo Federal (SIORG) contm informaes organizacionais do Poder Executivo Federal, (Administrao Direta, Autarquias e Fundaes), tais como: nomes, cdigos e endereos de rgos pblicosesuassubdivisesadministrativas. (Disponvelem:http://dados.gov.br/dataset/siorg.)

SobreoSistemadeInformaesOrganizacionaisdoGovernoFederal(SIORG),assinaleaafirmativaINCORRETA. A) OgestoroMinistriodaFazenda. B) TemcomocaractersticaousodaTopologiaClienteServidor,almdeoperarcombancodedadosrelacional. C) Temcomocaractersticaofatodequetodasasinformaesdisponibilizadassooficiaisededomniopblico. D) TemcomoobjetivomodernizarosSistemasdeInformaesOrganizacionaisdaAdministraoPblicaFederal. E) TemcomoobjetivopromovermaiortransparnciadaestruturaorganizacionaldaAdministraoPblicaFederalpara asociedade.

71
SobreoSistemadeInformaesGerenciaisdePlanejamento(SIGPLAN),assinaleaafirmativaINCORRETA. A) oinstrumentoqueorganizaeintegraarededegerenciamentodoPlanoPlurianual(PPA). B) uminstrumentoque contribuina elaborao, monitoramento,avaliaoerevisodosprogramas doPlanoPlurianual (PPA). C) ConstituiimportanteferramentadeapoiogestodosprogramasdoPPA,sendooelofundamentalentreoprograma, ogerenteedemaisagentesenvolvidosnaexecuodasaesdeGoverno. D) Suafinalidadeservircomomeiodecomunicaoeintegraoentreaspessoasresponsveisemexecutaremonitorar osprogramasgovernamentais,fornecendoasinformaesnecessriaseemtempo. E) Foi concebido para apoiar a execuo dos programas, refletindo as caractersticas do modelo de gerenciamento: a orientao por resultados, a desburocratizao, o uso compartilhado de informaes, o enfoque prospectivo e a transparnciaparasociedade,sendodeusoexclusivodoMinistriodoPlanejamentoOramentoeGesto(MPOG).

72
Analiseasafirmativas. o sistema que oferece suporte ao Departamento de Coordenao e Controle das Empresas Estatais (Dest), do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, na captao de propostas de investimentos das empresas estatais paraoexercciofinanceirosubsequente; um sistema constitudo de cinco mdulos: Programa de Dispndios Globais (PDG), Oramento de Investimento, CadastroGeraldasEmpresasEstatais,BalanosPatrimoniaiseEndividamento; o sistema que possibilita cuidar da manuteno de informaes cadastrais, contbeis e econmicofinanceiras das empresasfederais. Asafirmativasanterioressereferemao A)SistemaIntegradodeDadosOramentrios(Sido). B)SistemadeInformaesdasEmpresasEstatais(Siest). C)SistemaIntegradodeAdministraoPatrimonial(Siapa). D)SistemaIntegradodeAdministraodeServiosGerais(Siasg). E)SistemaIntegradodeAdministraodeRecursosHumanos(Siape).

73
SobreoSistemaIntegradodeAdministraodeServiosGerais(SIASG),assinaleaafirmativaINCORRETA. A) FoidesenvolvidoparaoMinistriodoPlanejamento,OramentoeGesto(MPOG). B) umsistemainformatizadodeapoiosatividadesoperacionaisdoSistemadeServiosGerais. C) capaz de agilizar os processos de compra e promover a transparncia dos atos do governoao divulgar informaes sobreosprocessoslicitatrios. D) Tem sido uma ferramenta importante para a modernizao da rea de servios gerais na Administrao Federal, em especial, no cadastramento de fornecedores e de catlogo de materiais e servios e no registro de preos de bens e servios. E) Foi desenvolvido pelo SERPRO a pedido do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), para que pudesse dar apoio s atividades operacionais do Sistema de Servios Gerais dos Estados, Distrito Federal e Municpios.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

19

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 74
Analiseasafirmativas. umsistemadeabrangncianacional; umsistemacriadocomamissodeintegrartodasasplataformasdegestodafolhadepessoaldosservidorespblicos; umdosprincipaissistemasestruturadoresdogoverno; umsistemaquepossibilitaaintegraosistmicadosrgospertencentesaoSistemadePessoalCivildaAdministrao PblicaFederal; o sistema responsvel pelo envio das informaes referentes ao pagamento de seus servidores s Unidades Pagadoras dosrgos. Asafirmativasanterioressereferemao A)SistemaIntegradodeDadosOramentrios(Sidor). B)SistemadeInformaesdasEmpresasEstatais(Siest). C)SistemaIntegradodeAdministraoPatrimonial(Siapa). D)SistemaIntegradodeAdministraodeServiosGerais(Siasg). E)SistemaIntegradodeAdministraodeRecursosHumanos(Siape).

75
NO caracterstica nem se reporta a objetivo, ferramenta e finalidade do Sistema Integrado de Administrao Patrimonial(Siapa): A) FerramentaespecficadeapoioadministraodosimveisdominiaisdaUnio. B) PadronizarosprocedimentosoperacionaisdasGernciasRegionaisdoPatrimniodaUnio. C) PermitirogerenciamentodaarrecadaodereceitaspatrimoniaisdevidaspelousodosimveisdaUnio. D) Manteratualizadoeoperacionalocadastrodosimveiseseusrespectivosresponsveis,ocupantesouforeiros. E) Capaz de agilizar os processos de compra e promover a transparncia dos atos do governo ao divulgar informaes sobreosprocessoslicitatrios.

76
EmrelaoaoSistemaIntegradodeAdministraoFinanceira(SIAFI),analise. I. um sistema de informaes centralizado em Braslia, ligado por teleprocessamento aos rgos do Governo Federal distribudosnoPasenoexterior. II. Sistema concebido para se estruturar por exerccios. Cada ano equivale a um sistema diferente, ou seja, a regra de formao do nome do sistema a sigla SIAFI acrescida de quatro dgitos referentes ao ano do sistema que se deseja acessar. III. A Secretaria da Receita Federal definiu e desenvolveu, em conjunto com o SERPRO, o SIAFI, implantandoo em menos deumano. IV. O SIAFI, desde sua implantao, apresenta srios problemas de segurana e no se traduz em um Sistema moderno. Atualmente,estsendosubstitudopeloSistemaIntegradodePlanejamentoeOramentodoGovernoFederal(Siop). V. uma ferramenta poderosa para executar, acompanhar e controlar com eficincia e eficcia a correta utilizao dos recursosdaUnio. SoconcepesequivocadassobreoSIAFIapenasasafirmativas A)IIIeIV. B)IIIeV. C)IVeV. D)IIeV. E)IIeIII.

77
A Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal, criada pela Lei n 4.118, de 27 de agosto de 1962, vinculada ao Ministrio da Cincia e Tecnologia, com autonomia administrativa e financeira, dotada de personalidadejurdicadedireitopblico,comsedeeforonoRiodeJaneiro/RJ.Dentreasfinalidadesinstitucionaisda ComissoNacionaldeEnergiaNuclear(CNEN),analise. I. ColaborarnaformulaodaPolticaNacionaldeEnergiaNuclear. II. Executaraesdepesquisa,desenvolvimento,promooeprestaodeserviosnareadetecnologianuclear. III. Regular,licenciar,autorizar,controlarefiscalizaressautilizao. Est(o)correta(s)a(s)alternativa(s) A)I,IIeIII. B)I,apenas. C)II,apenas. D)IeIII,apenas. E)IIeIII,apenas.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

20

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 78
Considerando a legislao vigente, entendese como gestor do contrato o servidor indicado e designado por autoridade competente, com capacidade tcnica e gerencial para acompanhar a execuo de contratos e de outros instrumentos hbeis e promover as medidas necessrias ao alcance do seu objeto e no interesse da administrao pblica. No que se refere s inmeras atribuies do gestor de contratos administrativos, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Manter registro de todas as ocorrncias relacionadas execuo do objeto contratado, inclusive o controle do saldo contratual. B) Punir o fiscal de contrato em caso de irregularidades detectadas pelo mesmo, quando da realizao de conferncia documental. C) Encaminhar para pagamento as faturas ou notas fiscais atestadas pelo fiscal do contrato, desde que estejam devidamentedentrodalegalidade. D)Coordenar a atividade do fiscal do contrato, solicitandolhe todas as informaes que entender necessrias e adotandoasdevidasprovidnciasparaasquestesquevenhaatomarconhecimento. E) Zelar pela observncia dos termos constantes do edital, do projeto bsico ou equivalente, bem como dos contratos ou instrumentos hbeis de substitulos, e seus eventuais aditamentos, de modo a garantir a qualidade dos produtos fornecidoseofielcumprimentodasobrigaesassumidaspelaspartes.

79
A instruo normativa n 04, de 12 de novembro de 2010, dispe sobre o processo de contratao de solues de tecnologia da informao pelos rgos integrantes do Sistema de Administrao dos Recursos de Informao e Informtica (SISP) do Poder Executivo Federal. Considerando o disposto em referida instruo normativa, assinale a afirmativaINCORRETA. A) Podero ser objeto de contratao mais de uma soluo de tecnologia da informao em um nico contrato, desde queumadelasserefiragestodeseguranadainformao. B)vedadopreveremeditalexignciaqueosfornecedoresapresentem,emseusquadros,funcionrioscapacitadosou certificadosparaofornecimentodasoluo,antesdacontratao. C)Osuportetcnicoaosprocessosdeplanejamentoeavaliaodaqualidadedassoluesdetecnologiadainformao poderserobjetodecontratao,desdequesobasupervisoexclusivadeservidoresdorgoouentidade. D) Nos casos em que a avaliao, mensurao ou fiscalizao da soluo de tecnologia da informao seja objeto de contratao, a contratada que prov a soluo de tecnologia da informao no poder ser a mesma que a avalia, mensuraoufiscaliza. E) As contrataes de solues de tecnologia da informao pelos rgos integrantes do Sistema de Administrao dos Recursos de Informao e Informtica (SISP) do Poder Executivo Federal devero ser precedidas de planejamento, elaboradoemharmoniacomoPDTI,alinhadoaoplanejamentoestratgicodorgoouentidade.

80
Sobre a elaborao do Edital de um processo licitatrio, conforme determina a Lei n 8.666/93 e atualizaes posteriores,analise. I. vedado aos agentes pblicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao (editais), clusulas ou condiesquecomprometam,restrinjamoufrustremoseucartercompetitivo. II. vedado aos agentes pblicos admitir clusulas que estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante paraoespecficoobjetodocontrato. III. vedado aos agentes pblicos estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciriaouqualqueroutra,entreempresasbrasileiraseestrangeiras. IV. Os editais de licitao para a contratao de bens, servios e obras podero, mediante prvia justificativa da autoridade competente, exigir que o contratado promova, em favor de rgo ou entidade integrante da administrao pblica ou daqueles por ela indicados a partir de processo isonmico, medidas de compensao comercial, industrial, tecnolgica ou acesso a condies vantajosas de financiamento, cumulativamente ou no, na formaestabelecidapeloPoderExecutivoFederal. ConsiderandoestritamenteodispostonaLein8.666/93,estocorretasasafirmativas A)I,II,IIIeIV. D)IIIeIV,apenas. B)IeIV,apenas. E)I,IIeIII,apenas. C)IIeIII,apenas.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

21

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 81
ConformeodispostonaLein8.666/93,asseguintessanesadministrativaspoderoseraplicadasaocontratadono casodedescumprimentodeclusulascontratuaise/ouinexecuoparcialoutotaldecontrato,EXCETO: A)Advertncia. B)Multademora. C)Rescisounilateraldecontrato. D)Suspensotemporriadeparticipaoemlicitao. E) Suspenso indeterminada de participao em licitao e impedimento de contratar com a administrao, por prazo nosuperiora10anos.

82
O art. 24, inciso I, da Lei n 8.666/93, com redao dada pela Lei n 9.648/98, dispe que a licitao dispensvel paraobraseserviosdeengenhariadevalorat10%dolimiteprevistonaalneaadoincisoIdoartigoanterior,desde que no se refiram a parcelas de uma mesma obra ou servio ou ainda para obras e servios da mesma natureza e no mesmolocalquepossamserrealizadasconjuntaeconcomitantemente. O art. 24, inciso II, da Lei n 8.666/93, com redao dada pela Lei n 9.648/98, dispe que a licitao dispensvel para outros servios e compras de valor at 10% do limite previsto na alnea a do inciso II do artigo anterior, e para alienaes, nos casos previstos nesta Lei, desde que no se refiram a parcelas de um mesmo servio, compra ou alienaodemaiorvultoquepossaserrealizadadeumasvez.

Considerandoosartigoscomomotivadoresesobreoprocessolicitatrio,assinaleaafirmativaINCORRETA. A) No lcito destacar pequenas obras e servios de nfimo valor, de um conjunto de obras e servios necessrios ao bemcomum,salvosepresentesinafastveisrazesdenaturezatcnica,inclusiveparamaiorcompetitividade. B) No que se refere a aquisies simultneas de um mesmo objeto ou servio, no basta, pois, o pequeno valor do objeto a ser contratado ou a contnua e reiterada justificativa de se tratar de produtos perecveis, imprescindvel queestenosejaparceladeoutroquedevaserregularmentelicitado. C) A dispensa da licitao para contrataes de pequena monta se justifica em virtude do tempo despendido e dos recursos materiais e pessoais utilizados na realizao de um certame licitatrio, quando desproporcionais tais custos emrelaoaovalordocontratoaserfirmado.Nestecaso,obedecidososditameslegais,nohirregularidades. D)O administrador pblico, ao efetuar a realizao das despesas, deve planejar adequadamente os procedimentos licitatrios, segundo a disponibilidade de sua dotao oramentria. Assim, as aquisies por parte da administrao pblica devem ser precedidas de planejamento e ocorrer em oportunidades/perodos preestabelecidos, no se permitindo,emhiptesealguma,aquisiesparceladasdeummesmobemouservio. E) Na hiptese do inciso II do art. 24, que trata de servios diversos, compras e alienao, reza a Lei de Licitaes que o certame s pode ser dispensado para cada parcela se o servio, a compra ou a alienao no puder ser realizada de uma s vez. Nesses casos, deve ser devidamente apresentada, pela autoridade competente, justificativa adequada que contenha as razes pelas quais no foi possvel efetuar a compra ou alienao ou contratar a prestao de serviosdeumasvez.

83
Considerando o disposto no Decreto n 5.450/2005, que regulamenta o prego, na forma eletrnica, para aquisio debenseservioscomunsedoutrasprovidncias,assinaleaafirmativaINCORRETA. A)A modalidade delicitaoprego, naforma eletrnica, destinaseaquisiodebenseservioscomuns,nombito da Unio,dosEstados,doDistritoFederaledosMunicpios. B) O prego, na forma eletrnica, como modalidade de licitao do tipo menor preo, realizarse quando a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns for feita distncia em sesso pblica, por meio de sistema que promova a comunicaopelainternet. C) SubordinamseaodispostonesteDecreto,almdosrgosdaadministraopblicafederaldireta,osfundosespeciais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades controladasdiretaouindiretamentepelaUnio. D) Para o julgamento das propostas, sero fixados critrios objetivos que permitam aferir o menor preo, devendo ser considerados os prazos para a execuo do contrato e do fornecimento, as especificaes tcnicas, os parmetros mnimosdedesempenhoedequalidadeeasdemaiscondiesdefinidasnoedital. E) O prego, na forma eletrnica, ser conduzido pelo rgo ou entidade promotora da licitao, com apoio tcnico e operacionaldaSecretariadeLogsticaeTecnologiadaInformaodoMinistriodoPlanejamento,OramentoeGesto, queatuarcomoprovedordosistemaeletrnicoparaosrgosintegrantesdoSistemadeServiosGerais(SISG).
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

22

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 84
Analiseasafirmativas. I. ____________________ a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, nafase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. II. ____________________ a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas,observadaanecessriaqualificao.

De acordo com a Lei n 8.666/93 e atualizaes posteriores, assinale a alternativa que completa correta e sequenci almenteasafirmativasanteriores. A)Prego/Concorrncia D)Tomadadepreos/Concorrncia B)Concorrncia/Convite E)Concorrncia/Tomadadepreos C)Tomadadepreos/Prego

85
Conforme disposto na Lei n 8.112/90,a Unio manter Plano de Seguridade Social para o servidor e sua famlia. No que se refere Seguridade Social do Servidor Pblico Federal, conforme disposto na Lei n 8.112/90, assinale a afirmativacorreta. A) No ser assegurada, ao servidor licenciado ou afastado sem remunerao, a manuteno da vinculao ao regime doPlanodeSeguridadeSocialdoServidorPblico. B) O servidor, ocupante de cargo em comisso, que no ocupe cargo ou emprego efetivo na administrao pblica direta,autrquicaoufundacionalterdireitoatodososbenefciosdoPlanodeSeguridadeSocial. C) O Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos o servidor e sua famlia, e compreende um conjunto de benefcios e aes que atendam, dentre outras finalidades, a de garantir meios de subsistncianoseventosdedoena,invalidez,velhice,acidenteemservio,inatividade,falecimentoerecluso. D)O servidor afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem direito remunerao, inclusive para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo ou com o qual coopere, no ter suspenso o seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico, assistindolhe os todos os benefcios legalmente cabveis. E) A Unio manter Plano de Seguridade Social para o servidor e sua famlia. Os benefcios do referido Plano de Seguridade Social concede, tanto ao servidor quanto aos seus familiares, benefcios como, por exemplo, a aposentadoria, licena por acidente em servio. Entretanto, no que se refere ao dependente de Servidor Pblico Federal,nolheserconcedido:pensovitalciaetemporria,auxliofuneral,auxlioreclusoeassistnciasade.

86
ALein8.112/90descreveasformasdeprovimentodoServidorPblicoFederal.Analiseas. I. Areintegraoareinvestiduradoservidorestvelnocargoanteriormenteocupado,ounocargoresultantedesua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todasasvantagens. II. Areversoainvestiduradoservidoremcargodeatribuieseresponsabilidadescompatveiscomalimitaoque tenhasofridoemsuacapacidadefsicaoumentalverificadaeminspeomdica. III. Areadaptaooretornoatividadedeservidoraposentado. IV. A nomeao para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concursopblicodeprovasoudeprovasettulos,obedecidosaordemdeclassificaoeoprazodesuavalidade. Est(o)correta(s)apenasa(s)afirmativa(s) A)I. B)IV. C)IeIV. D)I,II,IV. E)I,IIIeIV.

87
Soconsideradasvantagensquemotivamaformaodeestoques,EXCETO: A)Existnciadeprocessosinflacionrios. B)Expectativasdegreve,comoointernaouiminnciadeconflitos. C)Fragilidadedoprodutoaseradquiridoeimobilizaodocapitaldegirodaempresaadquirente. D)Elevadocustodetransporteeconsiderveldistnciadofornecedordoprodutoqueestsendoadquirido. E)Acompradegrandequantidadefavorece,consideravelmente,areduodepreosdeaquisiodosprodutos.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

23

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 88
Acercadaadministraodemateriais,analise. I. No que se refere aquisio e manuteno de estoques de insumos e bens intermedirios, bem como de produtos finaisdestinadosvenda,seporumladooexcessodeestoquesrepresentacustosoperacionaisedeoportunidadedo capitalempatado,poroutro,nveisbaixosdeestoquepodemoriginarperdasdeeconomiasecustoselevadosdevidoa faltadeprodutos. II. A gesto de estoques um procedimento adotado desde a antiguidade, assim como na atualidade. Desde o incio da sua histria, a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivncia. III. Dependendo do nicho de mercado, as empresas podem ficar motivadas a constituir estoques com finalidade especulativa,comprandoosprodutosempocadepreosbaixospararevendlos,nofuturo,apreosmaiselevados. IV. A existncia de estoques elevados podese justificar apenas pela legtima preocupao em fazer face s variaes de demandapeloproduto. Referemseadministrao/gestodeestoquesasafirmativas A)I,II,IIIeIV. B)IeII,apenas. C)IeIV,apenas. D)IIeIII,apenas. E)I,IIeIII,apenas.

89
DeacordocomaLein10.520/2002,sobreoprocessolicitatriodePrego,assinaleaafirmativacorreta. A) Poder ser realizado, por meio da utilizao de recursos de tecnologia da informao, nos termos de regulamentao especfica. B) amodalidadedelicitaoentrequaisquerinteressadosparaavendadebensmveisinservveisparaaadministrao oudeprodutoslegalmenteapreendidosoupenhorados. C) a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, medianteainstituiodeprmiosouremuneraoaosvencedores. D) a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidadosemnmeromnimodetrspelaunidadeadministrativa. E) A cada novo certame, realizado para objeto idntico ou assemelhado, obrigatrio, no mnimo, mais um interessado, enquantoexistiremcadastradosnoparticipantesnasltimaslicitaes.

90
Sobreasatribuiesdopregoeironamodalidadelicitatriapregoeletrnico,analise. I. Coordenaroprocessolicitatrio,almdereceber,examinaredecidirasimpugnaeseconsultasaoedital. II. Conduzir a sesso pblica na internet e verificar a conformidade da proposta com os requisitos estabelecidos no instrumentoconvocatrio. III.Dirigiraetapadelances,verificarejulgarascondiesdehabilitao. IV. Indicarovencedordocertame,adjudicaroobjeto,quandonohouverrecursoeconduzirostrabalhosdaequipede apoio. V. Encaminharoprocessodevidamenteinstrudoautoridadesuperioreproporahomologao. Estocorretasasafirmativas A)I,II,III,IVeV. D)IIeIV,apenas. B)IeII,apenas. E)I,IIeIII,apenas. C)IeIII,apenas.

91
ConformedispeaLein8.112/90,assinaleaalternativaINCORRETA acerca dos direitos e vantagens do servidor pblicofederal. A) Direitoaindenizaes,asquaisnoseincorporamaovencimentoouproventoparaqualquerefeito. B) Direitoaovencimento,quearetribuiopecuniriapeloexercciodecargopblico,comvalorfixadoemlei. C) Direito a gratificaes e adicionais, os quais no podem ser incorporados, em hiptese alguma, ao vencimento ou provento. D) Direito remunerao, que o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidasemlei. E) As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimospecuniriosulteriores,sobomesmottuloouidnticofundamento.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

24

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 92
ConformedispostonaLein8.666/93,oscontratosfirmadoscomaAdministraoPblicapoderoseralterados,nos casospermitidosnaLei,comasdevidasjustificativas,EXCETO: A) Poracordodaspartes,quandoconvenienteasubstituiodagarantiadeexecuo. B) Unilateralmente pela administrao,quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequaotcnicaaosseusobjetivos. C) Unilateralmentepelaadministraoquandonecessriaamodificaodovalorcontratualemdecorrnciadeacrscimo oudiminuioquantitativadeseuobjeto,noslimitespermitidosporestaLei. D) Por acordo das partes, quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do mododefornecimento,emfacedeverificaotcnicadainaplicabilidadedostermoscontratuaisoriginrios. E) Unilateralmente pela administrao, quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipao do pagamento, com relao ao cronogramafinanceirofixado,semacorrespondentecontraprestaodefornecimentodebensouexecuodeobraou servio.

93
Considerandooprocessolicitatrionamodalidadedepregoeletrnico,assinaleaalternativacorreta. A) Deveserutilizadonaformapresencial,salvonoscasosdecomprovadainviabilidade,aserjustificadapelaautoridade competente. B) Na forma eletrnica se aplica s contrataes de obras de engenharia, bem como s locaes imobilirias e alienaesemgeral. C) Nas licitaes para aquisio de bens e servios comuns no ser obrigatria a adoo da modalidade de prego, sendoumadecisodiscricionriadogestorpblico. D)Os participantes de licitao nessa modalidade, na forma presencial, tm direito pblico objetivo, sendo restrito aos servidorespblicosacompanharoseudesenvolvimentoemtemporeal,pormeiodainternet. E) condicionada aos princpios bsicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, eficincia, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio e do julgamento objetivo, bem como aos princpioscorrelatosdarazoabilidade,competitividadeeproporcionalidade.

94
DeacordocomosditamesconstitucionaisdaCartaMagnade1988,art.37,arespeitodeprocessolicitatrio,analise. I. Nos processos licitatrios, seja na administrao direta ou indireta, devero ser observados os princpios de legalidade,impessoalidade,moralidade,publicidadeeeficincia. II. Obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdadedecondiesatodososconcorrentes. III. Os contratos firmados com a Administrao Pblica devero conter clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias dequalificaotcnicaeeconmicaindispensveisgarantiadocumprimentodasobrigaes. Est(o)correta(s)apenasa(s)afirmativa(s) A)I,IIeIII. B)I,apenas. C)II,apenas. D)III,apenas. E)IeIII,apenas.

95
O Decreto n 93.215/86 dispe sobre o controle e a fiscalizao das atividades a cargo das unidades organizacionais integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Federal (SIPEC), e d outras providncias. A respeito do SIPEC,INCORRETOafirmarque A)constitudoporrgocentral,rgossetoriaiseseccionais. B) na efetivao do Controle e da Fiscalizao no mbito do SIPEC, no se faz necessria a observao da subordinao administrativaassinalada,emleiouregulamento. C) o controle e a fiscalizao das atividades de administrao de pessoal, de que especificamente incumbidas as unidades organizacionaisintegrantes,seroexercidossobaformadeauditoriainterna. D) as atividades bsicas de administrao de pessoal so as relativas a classificao e retribuio de cargos e empregos, arecrutamentoeseleo,acadastroelotao,aaperfeioamentoealegislaodepessoal. E) a critrio do rgo central e para atender a peculiaridades de servios, podero ser criadas unidades regionais, por propostadorgosetorialesubunidadesseccionais,vistadeproposiodergoseccional.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

25

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 96
Emrelaoaossubsistemastpicosdeadministrao(gesto)demateriais,relacioneadequadamenteascolunas. 1.Controledeestoque. () Subsistemaresponsvelpelagesto,negociaoecontrataodecomprasde materialatravsdoprocessodelicitao,nocasodeAdministraoPblica. () Planejamento e programao de material, compreendendo a anlise, a previ 2.Classificaodematerial. so,ocontroleeoressuprimentodematerial. () Subsistema responsvel pela gesto fsica dos estoques, compreendendo as 3.Aquisio/compradematerial. atividades de guarda, preservao, embalagem, recepo e expedio de material,segundodeterminadasnormasemtodosdearmazenamento. 4.Armazenagem/almoxarifado. () Subsistema responsvel pela identificao (especificao), classificao, codificao,cadastramentoecatalogaodematerial. Asequnciaestcorretaem A)3,1,4,2. B)1,2,3,4. C)3,4,1,2. D)4,2,1,3. E)2,1,4,3.

97
Emrelaoadministraogeralgestodemateriaisedistribuiodosmateriais,analise. I. Uma viso simplificada sobre logstica empresarial permite admitir a existncia de dois subsistemas de atividades: administrao (gesto) de materiais e distribuio fsica. Cada um desses subsistemas envolve o controle da movimentaoeacoordenaodemandasuprimento. II. definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou no, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessrios ao desempenho normal das respectivas atribuies. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos rgos requisitantes, at as operaes gerais de controledeestoquesetc. III. Visagarantiadeexistnciacontnuadeumestoqueorganizado,demodoafaltarnenhumdositensqueocompem, semtornarexcessivooinvestimentototal. IV.umafunocoordenadoraresponsvelpeloplanejamentoecontroledofluxodemateriais,apartirdofornecedor, passandopelaproduoatoconsumidorfinal. Estocorretasasafirmativas A)I,II,IIIeIV. D)IIIeIV,apenas. B)IeIII,apenas. E)I,IIeIII,apenas. C)IIeIV,apenas.

98
A Lei n 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito FederaledosMunicpios.SoprincpiosedefiniesconstantesnaLeideLicitaes,EXCETO: A) Consideramse bens e servios comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padres de desempenho e qualidadepossamserobjetivamentedefinidospeloedital,pormeiodeespecificaesusuaisnomercado. B) Asobras,servios,inclusivedepublicidade, compras,alienaes, concesses,permissese locaes da Administrao Pblica, quando contratadas com terceiros, sero necessariamente precedidas de licitao, ressalvadas as hipteses previstasnestaLei. C) Para os fins desta Lei, considerase contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblicaeparticulares,emquehajaumacordodevontadesparaaformaodevnculoeaestipulaodeobrigaes recprocas,sejaqualforadenominaoutilizada. D)SubordinamseaoregimedestaLei,almdosrgosdaAdministraoDireta,osfundosespeciais,asautarquias,as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ouindiretamentepelaUnio,Estados,DistritoFederaleMunicpios. E) A licitao destinase a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada emestritaconformidadecomosprincpiosbsicosdalegalidade,daimpessoalidade,damoralidade,daigualdade,da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos quelhessocorrelatos.

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

26

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 99
NOcondizcomconceituaoexistentenaLein8.666/93: A) Alienao:todatransfernciadedomniodebensaterceiros. B) Execuodireta:execuofeitapelosrgoseentidadesdaadministrao,pelosprpriosmeios. C) SeguroGarantia: seguro que garante o fiel cumprimento das obrigaes assumidas por empresas em licitaes e contratos. D) Projeto bsico: conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normaspertinentesdaAssociaoBrasileiradeNormasTcnicasABNT. E) Sistemas de tecnologia de informao e comunicao estratgicos: bens e servios de tecnologia da informao e comunicao,cujadescontinuidadeprovoquedanosignificativoadministraopblicaequeenvolvampelomenos um dos seguintes requisitos relacionados s informaes crticas: disponibilidade, confiabilidade, segurana e confidencialidade.

100
A Estrutura Organizacional do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI), encontrase parcialmente transcrita: EstruturaOrganizacional I. rgosdeassistnciadiretaeimediataaoMinistrodeEstado:[...] II. rgosespecficossingulares:[...] III. unidadesdepesquisa:[...] IV. unidadesdescentralizadas:[...] V. rgoscolegiados: a)ConselhoNacionaldeCinciaeTecnologia; b)ConselhoNacionaldeInformticaeAutomao; c)ConselhoNacionaldeControledeExperimentaoAnimal; d)ComissoTcnicaNacionaldeBiossegurana; e)ComissodeCoordenaodasAtividadesdeMeteorologia,ClimatologiaeHidrologia; VI. entidadesvinculadas:[...] Sobre a competncia do Conselho Nacional de Cincia e Tecnologia (CCT) rgos colegiados, marque a alternativa correta. A) Proporplanos,metaseprioridadesdegovernosestaduais,distritalemunicipais,referentesCinciaeTecnologia. B) Propor a poltica de Cincia e Tecnologia para os pases do Mercosul, como fonte de integrar os pases de referido blocoeconmico. C) Efetuar avaliaes e fiscalizar aes relativas execuo da poltica nacional de Cincia e Tecnologia de todos os entesdaFederao. D) rgo de assessoramento superior do Presidente da Repblica para a formulao e implementao da Poltica NacionaldeDesenvolvimentoCientficoeTecnolgico. E) Opinar sobre propostas ou programas da Poltica Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico dos pases vizinhos,hajavistaanecessidadedeoBrasilseprepararparaenfrentaracompetitividadedeprodutosestrangeiros.
Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

27

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN

PROVADISCURSIVA

ORIENTAESGERAIS

AProvaDiscursivaconstade02(duas)questesabertas/discursivas,sobretemarelacionadoaocontedoprogram ticoassociadoaosconhecimentosespecficosdocargo/perfil. Para a redao de cada questo, o candidato dever formular texto com extenso mnima de 10 (dez) e mxima de 30(trinta)linhas,emqueconsterespostaconcisacadaquestoformulada. AProvaDiscursivadeversermanuscrita,emletralegvel,comcanetaesferogrficadetintaazuloupreta,fabricada de material transparente, no sendo permitida a interferncia e/ou a participao de outras pessoas, salvo em caso de candidato inscrito na condio de pessoa com deficincia que o impossibilite de redigir textos, como tambm no caso de candidato que solicitou atendimento especial para este fim, nos termos do Edital. Nesse caso, o candidato ser acompanhado por um fiscal do IDECAN devidamente treinado, para o qual dever ditar o texto, especificando oralmenteagrafiadaspalavraseossinaisgrficosdepontuao. O candidato receber nota zero na Prova Discursiva em casos de fuga ao tema, de no haver texto, de manuscrever em letra ilegvel ou que o contedo esteja grafado por outro meio que no o determinado no item anterior, bem comonocasodeidentificaoemlocalindevido. Ser desconsiderado, para efeito de avaliao, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ouquenoatingiraextensomnimaouultrapassaraextensomximapermitida. AProvaDiscursivaterovalorde100(cem)pontos. ParaefeitodeavaliaodaProvaDiscursivaseroconsideradososseguinteselementosdeavaliao:

ELEMENTOSDEAVALIAODECADAITEMDAPROVADISCURSIVA ElementosdaAvaliao Observncia das normas de ortografia, pontuao, concordncia, regncia e flexo, paragrafao, estruturao de perodos,coernciaelgicanaexposiodasideias. Pertinnciadaexposiorelativaaotema,ordemdedesenvolvimentopropostoeaocontedoprogramticoproposto. Relaolgicaentreasideias,objetividade,ordenaoeclareza. TOTALDEPONTOS Totaldepontos porcritrio 30pontos 30pontos 40pontos 100pontos

01 Um mercado competitivo, bem como a prestao de servios pblicos, exige uma operao eficiente, com garantia de reduo de custos e melhoria no nvel e qualidade de servio, itens que esto sempre no topo da lista de objetivos dos profissionais de logstica. Em busca da eficincia operacional, cada vez mais, as empresas e entidades da Administrao DiretaeIndiretaestoinvestindoemplanejamentoegestodasuacadeiadesuprimentos.Normalmente,omercado uma tima forma de organizar a atividade econmica. Por meio dele podemse analisar as interaes de oferta e demandanabuscapeloequilbrio.Podemseobservar,ainda,osganhoseperdasdosatoresneleenvolvidos,bemcomo osimpactosdelegislaesvigentesnagestodosnegcios.

Considerando que o texto anterior apresenta, unicamente, carter motivador, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente,osseguintesaspectos: espciedevnculodaComissoNacionaldeEnergiaNuclear(CNEN)comaAdministraoPblicaFederal; finalidadesinstitucionaisdaComissoNacionaldeEnergiaNuclear(CNEN); exigncias legais a serem observadas pela Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no processo de Planeja mentodeaquisiesealienaesdebenseservios.


Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

28

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN 02
ALein12.349,de15/12/2010efetuouinclusodenovafinalidadeaoprocedimentolicitatrio,conformetranscrioa seguir: Lein8.666/93 CaptuloIDASDISPOSIESGERAIS SeoIDosPrincpios Art.1Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito FederaledosMunicpios. Pargrafonico.SubordinamseaoregimedestaLei,almdosrgosdaadministraodireta,osfundosespeciais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladasdiretaouindiretamentepelaUnio,Estados,DistritoFederaleMunicpios.[...] Art. 3 A licitao destinase a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamentoobjetivoedosquelhessocorrelatos.

Essas inovaes tm srios impactos no ordenamento jurdico brasileiro, alm de refletir seriamente no processo de aquisioporpartedeempresasqueatuememnichosespecficosdemercado,comoocasodaComissoNacionalde Energia Nuclear (CNEN) e, principalmente, em toda rea de atuao do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI).

Considerando as inovaes legislativas no mbito do procedimento licitatrio, responsveis por inserir margens de preferncias na aquisio de bens e servios brasileiros em detrimento dos estrangeiros, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente, as finalidades do estabelecimento das margens de preferncia para produtos manufatu radoseparaserviosnacionaisqueatendamsnormastcnicasbrasileiras.


Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

29

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN QUESTO01

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30


Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

30

CONCURSOPBLICOCOMISSONACIONALDEENERGIANUCLEARCNEN QUESTO02

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo:AN2AnalistaemOperaesLogsticas
Provaaplicadaem27/04/2014Disponvelnoendereoeletrnicowww.idecan.org.brapartirdodia28/04/2014.

31

INSTRUES 1. Material a ser utilizado: caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados em localindicadopelofiscaldasala,inclusiveaparelhocelulardesligadoedevidamenteidentificado. 2. No permitida, durante a realizao das provas, a utilizao de mquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotaes, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lpis, borracha, corretivo. Especificamente, no permitido que o candidato ingresse na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificao, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, ipad, ipod, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, calculadora, cmera fotogrfica, controle de alarmedecarro,relgiodequalquermodeloetc. 3. Duranteaprova,ocandidatonodevelevantarse,comunicarsecomoutroscandidatosenemfumar. 4. A durao da prova de 06 (seis) horas, j incluindo o tempo destinado entrega do Caderno de Provas e identificaoqueserfeitanodecorrerdaprovaeaopreenchimentodoCartodeRespostas(Gabarito)eFolha deRespostas(ProvaDiscursiva). 5. Somente em caso de urgncia pedir ao fiscal para ir ao sanitrio, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista atravs de detector de metais. Ao sair da sala no trmino daprova,ocandidatonopoderutilizarosanitrio.Casoocorraumaemergncia,ofiscaldeversercomunicado. 6. OCaderno deProvasconstade100(cem)itensde mltiplaescolhae uma provadiscursivaconstituda de02 (duas) questesabertas/discursivas.Leiaoatentamente. 7. Os itens das provas objetivas so do tipo mltipla escolha, com 05 (cinco) opes (A a E) e uma nica resposta correta. 8. Ao receber o material de realizao das provas, o candidato dever conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo a que est concorrendo, bem como se os dados constantes no Carto de Respostas (Gabarito) e Folha de Respostas (Prova Discursiva) que lhe foram fornecidos esto corretos. Caso os dados estejam incorretos, ouomaterialestejaincompleto,outenhaqualquerimperfeio,ocandidatodeverinformartalocorrnciaaofiscal. 9. Osfiscaisnoestoautorizadosaemitiropinioeprestaresclarecimentossobreocontedodasprovas.Cabenica eexclusivamenteaocandidatointerpretaredecidir. 10. O candidato poder retirarse do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos aps o incio de sua realizao, contudo no poder levar consigo o Caderno de Provas, sendo permitida essa conduta apenas no decursodosltimos30(trinta)minutosanterioresaohorrioprevistoparaoseutrmino. 11. Os3(trs)ltimoscandidatosdecadasalasomentepoderosairjuntos.Casoocandidatoinsistaemsairdolocalde aplicao das provas, dever assinar um termo desistindo do Concurso Pblico e, caso se negue, dever ser lavrado Termo de Ocorrncia, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade. RESULTADOSERECURSOS As provas aplicadas, assim como os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas sero divulgados na Internet, nositewww.idecan.org.br,apartirdas16h00mindodiasubsequenteaodarealizaodasprovas. O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas dispor de 02 (dois)diasteis,apartirdodiasubsequentedivulgao,emrequerimentoprpriodisponibilizadonolinkcorrelatoao ConcursoPbliconositewww.idecan.org.br. AinterposioderecursospoderserfeitaviaInternet,atravsdoSistemaEletrnicodeInterposiodeRecursos,com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes sua inscrio apenas no prazo recursal, ao IDECAN, conforme disposiescontidasnositewww.idecan.org.br,nolinkcorrespondenteaoConcursoPblico.

Anda mungkin juga menyukai