Anda di halaman 1dari 3

O texto de Severino trata do sentido antropolgico do interdisciplinar e sobre a relao do saber, enquanto conhecimento, com as questes de natureza tica

e poltica. O saber, na verdade, tem uma relao direta com o poder, no apenas com o ser ou com o fazer. Desde sua origem, a conscincia humana estava relacionada com a prpria prtica do homem, na luta contra a natureza para garantir sua existncia, retirando o pragmatismo tecnicista embutido na idia desta prtica. Revela-se aqui uma dimenso simbolizadora do agir humano.

(...) O que se tem, de fato, uma construo histrica e coletiva do objeto pelos sujeitos. O conhecimento individual se d sobre um fundo de uma experincia radicalmente histrica e coletiva que lhe anterior e que lhe serve de matriz placentria. (...) O conhecimento pressupe um solo de relaes sociais, no apenas como referncia circunstancial, mas como matriz, como placenta que nutre todo seu processamento. Mas (...) um elemento especfico interfere no social humano, o poder, tornando poltica a sociedade (SEVERINO, 1988, p.163).

A existncia humana em si um efetivo exerccio das prticas produtivas, polticas e culturais. Assim, a atividade da conscincia subjetiva, que produz o saber, permite tambm a alienao do ser, atravs do enviesamento ideolgico, instrumento do poder social. Mas tal enviesamento passvel da liberao dessa alienao, uma vez que outros discursos, no sentido contra-ideolgico, derrubando e desmascarando o primeiro discurso. No campo da educao, deve-se garantir uma mediao sobre a percepo das relaes situacionais, o que, segundo Severino (1988), possibilita a apreenso das intrincadas redes polticas da realidade social, pois s a partir da podero se dar conta tambm do significado de suas atividades tcnicas e culturais (p.168). Assim, a educao deixa de ser um mero instrumento de reproduo social e se torna uma fora real de transformao da realidade social. Contudo, h uma fragmentao e desarticulao da vida da escola com a vida da comunidade em que est inserida, distino esta que se d entre o micro e o macro-social, e que se s se comunicam apenas de maneira formal, burocrtica. neste momento que se

revela o compromisso necessrio do educador com o interdisciplinar, inclusive no plano da integrao curricular, pois a interdisciplinaridade condio tambm da prenunciada prtica social. Segundo Severino (1988), (...) o que est em jogo a formao do homem, mas o homem s pode ser efetivamente formado como humano se for formado como cidado (p.173-174). J o texto Integrao e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro, aborda a formao da interdisciplinaridade enquanto conceito. Embora esta seja um neologismo, no se deve interpret-la como campo recente de investigao. No sculo XIX, a expanso do trabalho cientfico passa a marcar a Histria do Saber, quando as diversas tecnologias de pesquisa acompanhariam a multiplicao das tarefas e o aparecimento da especializao do trabalho. As concepes atuais de interdisciplinaridade levam em conta a elucidao de diferentes significados, como disciplina, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Uma anlise que chamou a ateno da autora foi a de Heinz Heckhausen, que definia interdisciplinaridade como Cincia das Cincias.

O que se pretende na interdisciplinaridade no anular a contribuio de cada cincia em particular, mas apenas uma atitude que venha a impedir que se estabelea a supremacia de determinada cincia, em detrimento de outros aportes igualmente importantes (FAZENDA, 1979, p. 31).

Para Heckhausen, atravs do tipo Interdisciplinaridade Unificadora, possvel eliminar barreiras que originalmente existiam entre os diversos campos do saber, o que permite a abertura para novas dimenses do conhecimento humano. J para Boisot, possvel que a cincia do homem possa existir sem o prprio homem, partindo da idia de que a realidade vem a ser a estrutura para tal. Para Jantsch, deve ser levada em conta a anlise scioantropolgica da interdisciplinaridade, atravs do triplo papel da Universidade ensino, pesquisa e servio.

(...) a interdisciplinaridade para ele supe a organizao da cincia, segundo uma finalidade (contrria colocao anterior que pressupe uma estrutura desumanizada da realidade), em que as interaes dinmicas tm por fim exercer uma influncia determinante sobre o desenvolvimento da sociedade e suas circunstncias. Nesse sentido, o

saber aparece como uma maneira de fazer ou gerar tarefas, ou seja, o ensino constitui-se num meio de auto-renovao (FAZENDA, 1979, p.36).

Estas anlises permitem concluir que existe uma variao quanto ao nome, contedo e maneira de atuar sobre a interdisciplinaridade. H uma gradao entre esses diferentes conceitos, o que retratado na coordenao e cooperao entre as disciplinas. Para Fazenda (1979), essa colaborao entre as disciplinas conduz efetivao de trabalho interdisciplinar. (...) poder-se-ia dizer que a integrao ou a pluri ou a multidisciplinaridade seria uma etapa para a interao para a interdisciplinaridade, e esta, por conseguinte, uma etapa para a transdisciplinaridade (que, entretanto, no passa de uma idealizao utpica) (p. 40).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SEVERINO, A. J. O uno e o mltiplo: o sentido antropolgico do interdisciplinar. In: JANTISCHI, A.; BIANCHETTI, L. Interdisciplinaridade: para alm da filosofia do sujeito. Petrpolis: Vozes, 1988, 204 p.

FAZENDA, I. C. A. Integrao e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. So Paulo: Loyola, 1979, 107 p.

Anda mungkin juga menyukai